Вы находитесь на странице: 1из 5

Audiovisual & informao: princpios elementares

Ronni Oliveira
Professor e Coordenador do Projeto Informao Audiovisual Gestor de Informao e Documentao

Existe uma relao indissocivel entre audiovisual e informao. Se levarmos em considerao um conceito das dezenas existentes em torno dessa questo de informao ligada produo de sentidos, aos processos de significao, conseguiremos compreender essa relao, pois o audiovisual, enquanto expresso plena de sensaes e percepes, objeto de significados. O conceito de informao, nesta proposta, est na essncia dos processos de permanente produo de sentidos, transformao de um fenmeno, evento, objeto cultural humano. A estruturao da informao para a sua insero nos sistemas informacionais no ocorre num vazio, como tem conseqncias na oferta de sentidos, na possibilidade de apropriao e de transformao da informao. (LARA, 2009, p. 15) Informao como um objeto de significao, de produo de sentidos, de representao. Informao signo. Ela existe e ressignificada. Dessa forma, no audiovisual, a informao algo que gera um significado, que representa (chega a confundir-se com o prprio objeto representado, algumas vezes), da vazo construo de novas idias, leituras e interpretaes. A informao enquanto um objeto, um elemento, um evento de sensaes e percepes. Vejo, ouo e sinto. Um olhar, um ouvir, um tocar, um sentir que podem provocar novos significados: a informao audiovisual. Informao audiovisual compreendida como um conjunto de elementos diversificados de sensaes, percepes e produo de sentidos, materializados em meios e canais de comunicao, mdias impressas e digitais, linguagens hbridas, polifnicas e sinestsicas, articuladas em contedo e formas expressivas plurais. Segundo SANTAELLA (2001), a linguagem produto do pensamento humano, caracterizada por trs matrizes:
a) Visual b) Sonoro c) Verbal

As trs matrizes, com suas variaes, so muito importantes para se compreender o universo da informao audiovisual, pois nos colocar em permanente dilogo com a
1

natureza especifica de cada uma dessas expresses, evidenciando o que de singular cada uma possui, proporcionando percepes e sensaes diferenciadas que devem ser levadas em considerao durante os processos de gesto significativa da informao e mediao cultural. A informao audiovisual um misto de produo de sentidos: unidade, conjunto, complexo envolvendo contedo, expresses, formas e sensaes. Cada um desses elementos que constitui o complexo informacional no audiovisual objeto de significao, ressignificaes: o tempo, o espao, os corpos, as cores, as formas, as curvas, a profundidade, o discurso, as falas, as dimenses, os planos, os cortes, a durao, o movimento, o timbre, a intensidade, os ngulos, os enquadramentos, a seqncia, a harmonia, a iluso, sensao de realidade, o grau de imerso, o toque, a interao, a construo e a desconstruo, a leveza das estruturas digitais... A informao audiovisual polifonia e sinestesia visual, sonora, verbal e hbrida. No poderia ser diferente. Por qu? Porque estamos diante de um objeto presente ou no que agua a nossa percepo e sentido, nos faz olhar, observar, analisar, sentir algo que pode no ser necessariamente o que imaginamos ser. Muitas vezes o seu potencial de sugesto nos engana. real? o prprio objeto? A sua pista, de fato, remete ao que estou pensando? Trabalhar com informao audiovisual tudo isso: jogo de significados. Polissemia. Cada um pode construir a sua unidade de sentido, o seu conjunto, o complexo de sentido. E cada sentido advm de um contexto de percepo. A informao pode ser a cor azul turquesa observada na imagem fotogrfica de uma praia em Macei, no estado de Alagoas. A cor. Pode ser contexto social, o discurso histrico, sociolgico, os elementos geogrficos, o fator antropolgico, cultural... Existe um objeto (um referente) presente nessa expresso, algo que mexe com a nossa percepo visual, auditiva, ttil, cognitiva. O jogo de significados muito amplo e variado.

Observe a imagem a seguir:

- O que pode ser significativo? - A informao (a produo de sentidos) pode ser representada por quais elementos, unidades, complexos? Cores? Formas? ngulos? Enquadramentos? Gestos? Temas? Contextos? Detalhes? So muitos os atributos de significao e informao.

E quanto a essa outra imagem, logo a seguir?

Tomando como base a proposta apresentada, o que pode ser objeto de significao nessa imagem?

2.1 Tipologia da informao audiovisual


Fotografia, msica, programas de TV, sons, filmes publicitrios, filmes de fico, tomografias computadorizadas, infografias, games, dana, gravaes sonoras, pinturas, filmes documentrios, telejornal, novelas, programas de rdio, jogos eletrnicos, trilhas sonoras, shows, expresso corporal, poticas digitais, efeitos especiais, eventos sonoros, ultrassonografias, minissries, spot, jingle, realidade virtual, trailer, reality show, espetculos, teatro, animao, videoclipes, ressonncia magntica, desenhos animados, rudos, mdias digitais... Em um de seus trabalhos, SMIT (2002) caracteriza o universo da informao e documentao audiovisuais da seguinte forma:

A) Informao iconogrfica

B) Informao sonora C) Informao cinematogrfica D) Multimdia Na prxima aula, sero abordadas com abrangncia as relaes entre informao e linguagens, visando a sua anlise (representao da informao e indexao) e recuperao em sistema de pesquisa e busca.

Referncias

LARA, Marilda Lopes Ginez de. Linguistica documentria: seleo de conceitos. 2009. Tese (Livre docncia), Escola de Comunicaes e Artes, Universidade de So Paulo, So Paulo. SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e do pensamento: visual, sonoro e verbal. So Paulo: Iluminuras, 2001. SMIT, Johanna W. Documentao audiovisual. In: LIMA, Yedda Dias; SMIT, Johanna W. (coord.). Organizao de arquivos. So Paulo: USP/IEB/ECA, 2002, p. 79-94, v.3

Вам также может понравиться