Вы находитесь на странице: 1из 24

DIREITO E LINGUAGEM: OS ENTRAVES LINGUSTICOS E SUA REPERCUSSO NO TEXTO JURDICO PROCESSUAL

Daniel Roepke Viana* Valdeciliana Da Silva Ramos Andrade**

Resumo: A pesquisa aborda a relao entre Direito e Linguagem, visto que a linguagem se materializa por meio da palavra que a ferramenta mor do profissional da rea jurdica. Observa como os entraves lingustico-gramaticais interferem na compreenso textual e dificultam o andamento processual, busca-se tambm diagnosticar em que medida tais entraves interferem na construo da comunicao jurdica, produzida em textos processuais, alm de se observar qual a responsabilidade do profissional de direito nesta rea. Assim, foram verificados os problemas mais correntes, por meio da anlise de peas processuais, e foram verificados problemas tanto da perspectiva gramatical quanto da perspectiva estrutural de construo de sentidos do texto jurdico.
Palavras-chave: Linguagem Jurdica. Juridiqus. Advogado.

Advogado, Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, ex-aluno da FDV, bolsista de iniciao cientfica. E-mail: daniel_roepke@hotmail.com. Doutora em Lngua Portuguesa pela UERJ, mestre em Lingustica e Filologia pela UNESP.

**

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

Abstract: The research deals with the relationship between Law and Language, because the language is materialized through the word which is the main tool of the Law professionals. It observes how the linguistic and grammatical obstacles affect the reading comprehension and hinder the procedural progress, It also seeks to diagnose to what extent these barriers affect the legal communication, produced in procedural texts, in addition to observe what is the responsibility of the Law professional in this area. Therefore, the most common problems were checked, through the analysis of procedural documents, and problems were observed both from the perspective of structural and grammatical construction of meanings of legal text.
Keywords: Legal Text. Juridiqus. Lawyer.

INTRODUO linguagem o instrumento de trabalho do operador do Direito. Logo, o profissional da rea jurdica deve dominar o seu instrumento de trabalho a lngua portuguesa, neste estudo especificamente, a modalidade escrita. Alm dos conhecimentos gramaticais, importante saber articular as palavras e materializar argumentos em um texto de forma coerente, alm de ser capaz de transmitir a mensagem ao receptor de forma clara e concisa. Assim, Direito e linguagem so indissociveis, mantm uma relao de interdependncia, visto que o direito se concretiza efetivamente por meio da linguagem, neste sentido Calmon de Passos (2001, p.63-64) declara que:
[...] o Direito, mais que qualquer outro saber, servo da linguagem. Como Direito posto linguagem, sendo em nossos dias de evidncia palmar constituir-se de quanto editado e comunicado, mediante a linguagem escrita, por quem com poderes para tanto. Tambm linguagem o Direito aplicado ao caso concreto, sob a forma de deciso judicial ou administrativa. Dissociar o Direito da Linguagem ser priv-lo de sua prpria existncia, porque, ontologicamente, ele linguagem e somente linguagem.

38

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

Importante esclarecer que o texto jurdico sempre foi marcado por construes fraseolgicas complexas e por um elevado grau de conhecimento da lngua, no s no processo de estruturao textual, mas tambm no conhecimento profundo da gramtica da lngua portuguesa. Em virtude disso, o profissional do Direito destacou-se, por sculos, como referncia na tradio de produzir bons textos e na tradio de ter amplo domnio da norma culta, no entanto essa imagem positiva tem sido depreciada por uma vasta quantidade de erros bsicos referentes utilizao da lngua e estruturao da linguagem. No bastassem os percalos decorrentes dos vcios de linguagem, eles esto sendo potencializados devido ao uso indiscriminado de arcasmos e de latinismos. Na verdade, os textos jurdicos tm sido afetados pela fraseomania dos operadores do direito, que possuem o vcio de formular frases rebuscadas sem contedo relevante. Isso remete ao to falado juridiqus que, ao invs de aproximar o jurisdicionado, cria um abismo entre quem busca seus direitos e a concretizao do direito em si. Na verdade, esse prejuzo no s para o cidado comum que se v distante do direito almejado, mas tambm para o profissional do direito, visto que h o descrdito da justia e, por consequncia, do prprio operador jurdico. Essas falhas inviabilizam destroem a estrutura textual e, consequentemente, a coerncia no texto. Logo, ao se empregar entraves gramaticais e lingusticos, o profissional do Direito inviabiliza a compreenso textual, ou permite uma verso s avessas do que foi enunciado. Esta pesquisa, financiada pela Faculdade de Direito de Vitria, como atividade de Iniciao Cientfica, averigua a relao entre Direito e linguagem, neste processo, busca vislumbrar se h entraves lingusticos no texto jurdico. Para tanto, emprega o mtodo de abordagem hipotticodedutivo (LAKATOS, 1991, p. 95), pois pressupe um problema os textos jurdicos processuais apresentam entraves lingusticos e gramaticais para o qual se ofereceu uma soluo provisria nos textos jurdicos processuais, h determinadas construes que so exigidas pela linguagem jurdica clara, objetiva e bem estruturada , disso produzimos um falseamento como deve ser a estrutura textual da linguagem jurdica em textos processuais e qual o papel do advogado no processo de produo de um texto jurdico-processual. Isso o que se pretende averiguar por meio da pesquisa documental. 39

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

Nesse sentido, a pesquisa documental constituda por peties e contestaes, as quais formam um corpus de anlise. Neste, foram catalogadas 138 ocorrncias, que foram selecionadas a partir da anlise dos entraves gramaticais e dos casos de transgresso coerncia.

A PALAVRA
palavra um signo lingustico artificial que um representante. Para cumprir essa sua funo, o signo se compe de duas partes, quais sejam, significante e significado. O primeiro diz respeito forma como o signo se materializa (que pode ser sonora, visual, olfativa, dentre outras) e o segundo refere-se imagem mental que se forma a partir deste significante e essa imagem uma conveno. Assim, as palavras so signos lingusticos e, como expe Jos Carlos de Azevedo (2004, p. 139), so [...] o mais elaborado, o mais verstil, o mais abrangente instrumento de criao, circulao e assimilao de representaes do conjunto de nossas experincias da realidade e, em sua peculiaridade, permite aos homens materializar conceitos que povoam as suas mentes e vestir de significados e caractersticas os objetos que os cercam. Alm disso, elas so capazes de retratar todos os demais signos, revestindo-os de conceitos. A palavra, como signo, seja na forma escrita ou na falada, evoca em nossa mente, quando a lemos ou ouvimos, um conceito, ou seja, um significado. Um mesmo vocbulo, no entanto, pode ter vrios significados convencionados em dicionrio. Um exemplo tpico e oportuno de se mencionar a palavra justia. Manifestamente polissmico, o termo pode, dentre as suas diversas acepes, significar equidade, honestidade e at mesmo o prprio poder judicirio. Da mesma forma, um significado pode ser representado por mais de um significante. Nesse caso, est-se diante de palavras sinnimas, ou quase sinnimas. Embora sejam palavras fisicamente diferentes, podem, em determinado casos, evocar a mesma ideia, como ocorre com os vocbulos pensar, arrazoar, refletir, raciocinar e ponderar. Para sabermos qual o significado pretendido pelo escritor do texto, ao escrever a palavra, imprescindvel considerar o contexto em que ela se encontra inserida. Levar em considerao o contexto

40

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

implica, necessariamente, compreender as demais palavras com as quais a palavra em questo se relaciona no texto, pois umas fornecem elementos para a compreenso das outras e todas unidas formam o texto. Com isso, tambm se pretende dizer que o significado do texto depreendido do todo, levando em considerao todas as palavras que o constroem. Assim, o texto s pode ser compreendido em sua plenitude, quando todas as palavras que o compem interligam seus significados, formando uma rede, enfim, um todo significativo. Como uma nica palavra pode ensejar diversos significados, de suma importncia que o escritor seja prudente ao escrever seu texto. Ele deve tomar todas as precaues necessrias para que as palavras sejam compreendidas. Isso significa que o texto deve ser o mais claro possvel para que as palavras contidas no mesmo sejam claras. Na verdade, isso o que possibilita ao destinatrio alcanar a mensagem transmitida pelo texto, na forma mais prxima da que foi concebida pelo emissor. Desta forma, imprescindvel que o receptor conhea as palavras utilizadas pelo emissor e tenha possibilidade de aferir-lhes os significados que lhes so apropriados, a fim de que a mensagem seja apreendida adequadamente. Do contrrio, haver significante, uma vez que as palavras esto postas no texto, no entanto o outro no abstrair delas o significado ou, ento, poder conferir-lhes significado diverso do idealizado pelo produtor do texto. Tendo em vista que o texto um todo significativo, construdo pelos significados entrelaados das palavras que o compem, a presena de termos desconhecidos do leitor ou inadequados torna a compreenso do texto lenta e incompleta. Em determinados casos, tais palavras mal empregadas so capazes de tornar o texto incompreensvel por completo para o leitor.

O advogado e a palavra
O profissional do Direito , por excelncia, o profissional da palavra. Ela o seu instrumento de trabalho, conforme se depreende da prpria Lei, no artigo 156 do Cdigo de Processo Civil Brasileiro: Em 41

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

todos os atos e termos do processo obrigatrio o uso do vernculo. O termo vernculo, utilizado no referido dispositivo legal, alude pureza idiomtica, clareza e correio no falar e no escrever pertinentes ao texto jurdico processual. O art. 156 do Cdigo de Processo Civil, por si s, j suficiente para justificar o zelo que profissional do Direito deve ter pelo uso correto das palavras. Alm disso, soma-se a essa exigncia legal a prpria realidade vivida por esses profissionais, uma vez que, em seu cotidiano, lidam com interpretao de textos, problemas de linguagem e polissemia de palavras. Ao advogado, destaque-se, devido um esmero maior ao lidar com as palavras, pois ele tem por dever legal e tico defender o(s) direito(s) de seu(s) cliente(s). Assim, a produo textual, alm de fazer parte essencial de seu dia a dia, um instrumento de se fazer justia, na medida em que os seus textos visam garantir pessoa por ele defendida em juzo a proteo/reivindicao de seu(s) direito(s). Nesse ponto, importante ressaltar que a prpria Constituio confere s pessoas direitos que lhes so fundamentais e que, devido a isso, no so passveis de disposio. Tais direitos, como a liberdade, a vida e a dignidade do indivduo so oponveis contra qualquer pessoa que os infrinja. O advogado, como procurador de seu cliente, responsvel por impedir que o direito de seu cliente seja ameaado ou, em caso de j haver ameaa, que esta cesse de imediato para que, na medida do possvel, no agrave mais o seu cliente. Para tanto, o advogado deve utilizar todo o seu conhecimento jurdico e legal, bem como de sua desenvoltura lingustica, para que possa produzir um texto apto a atingir aos objetivos pretendidos. Dessa forma, apenas conhecimento do Direito no o bastante para refutar os argumentos contrrios aos seus e convencer o magistrado de que o direito pertence ao seu cliente. Pode haver diversas provas e argumentos que defendam o direito ameaado, porm s h um meio de se convencer o juiz de que o seu posicionamento est correto. Essa via a palavra. As palavras so, portanto, imprescindveis ao advogado, na medida em que elas, bem selecionadas e devidamente agrupadas, interligam seus significados e transmitem ao magistrado a narrao 42
Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

dos fatos, as provas e os argumentos capazes de possibilitar ao juiz a compreenso dos fatos e dos motivos pelos quais ele alega ter o seu cliente o direito. Elas conferem ao advogado poder de persuaso, de convencimento e, de certa forma, at mesmo de seduo no processo, a partir do momento em que ele consegue tornar o seu texto aceitvel e aprazvel ao seu destinatrio. Enfim, o saber jurdico aliado ao bom manejo do vernculo, por parte do advogado, so instrumentos capazes de transpor a barreira da imparcialidade do juiz, conduzindo-o ao convencimento de que h um direito e de que esse direito pertence ao seu cliente.

O MAU USO DA PALAVRA PELO ADVOGADO


Ai, palavras, ai, palavras, Que estranha potncia, a vossa!. Este um verso de Ceclia Meireles (1967, p.560), em seu poema Romance das Palavras Areas, o qual trata da importncia das palavras no contexto da Inconfidncia Mineira, de como elas so poderosas, sendo capazes de determinar o destino de um homem. Na conjuntura da Inconfidncia, foram suficientes para levar Tiradentes forca. O mesmo poema, trazido ao mundo jurdico, serve de base para justificar a prudncia, imprescindvel ao advogado, no momento de elaborar um texto jurdico processual. Palavras so armas. Bem manejadas levam vitria, mal empregadas derrota. O advogado hbil no seu manejo capaz de defender seu cliente com eficcia. Todavia, o advogado desleixado, que negligencia o cuidado devido com a linguagem, prejudica por completo a defesa de seu cliente e ter, por consequncia, a runa e o descrdito de suas alegaes. Desta forma, o advogado deve primar pela linguagem que utiliza, pois ele exerce uma funo pblica essencial administrao da Justia, nos termos do artigo 2 da Lei 8906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB) O advogado indispensvel administrao da Justia e do art. 2 do Cdigo de tica e disciplina da OAB: O advogado, indispensvel administrao da justia, defensor do estado democrtico de direito, da cidadania, da moralidade pblica, da justia e da paz social, subordinando a atividade do seu ministrio privado elevada funo pblica que exerce.

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

43

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

Consciente da relevncia da atividade que exerce, o advogado deve saber manusear adequadamente o seu instrumento de trabalho, ou seja, a palavra, e empenhar-se no seu aperfeioamento. Neste sentido, dispe o Cdigo de tica e Disciplina da OAB, no art. 2, pargrafo nico, IV: So deveres do advogado: [...] empenhar-se, permanentemente, em seu aperfeioamento pessoal e profissional. Destaca-se que o referido dispositivo legal no faz referncia apenas ao aperfeioamento jurdico. O artigo utiliza o termo aperfeioamento profissional, de modo que abrange tambm o aprimoramento lingustico e a prudncia na produo do texto adequado ao ato processual. Tal zelo indispensvel, visto que a palavra, no cenrio de tessitura textual, possibilita ao advogado defender, acusar, afirmar, instigar, indagar, sugerir, persuadir e convencer. Enfim, o seu instrumento de trabalho, de modo que a sua m utilizao pode depreciar consideravelmente o seu trabalho. Vale frisar que a Lei impe determinados deveres, como o aprimoramento e o esmero lingustico, em virtude disso tambm estabelece sanes em caso de descumprimento. Nesse sentido, dispe o art. 32 do Estatuto da Advocacia e da OAB: O advogado responsvel pelos atos que, no exerccio profissional, pratica com dolo ou culpa. O referido artigo faz aluso responsabilidade do advogado pelos atos por ele praticado, com dolo ou culpa, que resultem em dano para o cliente ou para o processo. Isso significa que a responsabilidade do advogado subjetiva, de modo que depende de verificao de culpa, conforme dispe o art. 14, 4, do Cdigo de Defesa do Consumidor: A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais ser apurada mediante a verificao da culpa. Portanto, para que o advogado seja responsabilizado, necessria a comprovao de que a sua conduta lesiva esteve eivada de culpa. Cumpre esclarecer que a culpa, em seu sentido amplo, pode se manifestar na forma de dolo ou de culpa em sentido estrito. O ato lesivo praticado com dolo aquele que se comete tencionando o dano ou simplesmente assumindo o risco de que ele pode vir a ocorrer. Por sua vez, o ato perpetrado com culpa no sentido estrito no tem por finalidade ocasionar o dano. Este ocorre involuntariamente devido

44

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

conduta viciosa do agente e pode ser praticado nas modalidades: negligncia (quando se omite a praticar um ato que deveria, a fim de evitar a ocorrncia do dano); imprudncia (ocasio em que se age precipitadamente, sem as devidas cautelas, ocasionando o dano) ou impercia (quando o dano provocado em virtude da inabilidade tcnica do profissional na realizao do ato). A responsabilidade do advogado se d, deste modo, mediante a comprovao de existncia de culpa, haja vista que a sua obrigao para com o cliente de meio, via de regra. Nesse sentido, entendem Gagliano e Pamplona Filho (2003, p. 252):
A prestao de servios de servios advocatcios , em regra, uma obrigao de meio, uma vez que o advogado no tem como assegurar o resultado da atividade ao seu cliente.

Assim, da mesma forma como o ofcio do mdico, demanda uma responsabilidade civil subjetiva, com fundo contratual que, no caso do processo judicial, decorre do mandato. Afirmar que o advogado exerce atividade-meio implica dizer que ele no tem o compromisso de obter o xito da causa, at mesmo porque a deciso final acerca do provimento dos pedidos formulados atribuio exclusiva do magistrado. A sua obrigao ser diligente na utilizao dos expedientes para alcanar o objetivo final, ou seja, a vitria em prol do seu cliente no pleito judicial, que no necessariamente acontecer. Portanto, a obrigao do advogado fazer uso adequado dos instrumentos judiciais, sob pena de, se comprovado o seu agir com culpa, ser responsabilizado na esfera civil e ser condenado a pagar indenizao ao seu cliente. Soma-se a isso o dever do operador do Direito de manejar adequadamente a linguagem, pois, conforme j explicitado, a palavra o instrumento profissional do advogado, sem a qual seria impossvel a realizao de qualquer atividade jurdica. No caso de falha grotesca relativa utilizao da palavra por parte do advogado, que ocasiona leso administrao da justia, est-se diante de manifesta impercia1, visto que se trata de deficincia no aperfeioamento tcnico-lingustico do profissional, que torna deficitria a prestao de seu servio. 45

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

Vale dizer que se trata de impercia e no de simples negligncia, decorrente de omisso, pois o advogado, no seu exerccio profissional, necessita de uma habilidade especfica no que concerne linguagem, tal qual o domnio da gramtica ptria e de tcnicas de argumentao, o que o diferencia dos profissionais de outras reas. Logo, assim como um cirurgio plstico necessita de aptido para o manejo de um bisturi, analogicamente, o advogado precisa dominar a palavra, que o seu instrumento de trabalho, sem o qual o seu servio no pode ser prestado. O manejo inadequado da palavra, desta maneira, a exteriorizao da falta de habilidade tcnica do profissional do Direito, ou seja, manifesta impercia. Um exemplo incontroverso de impercia decorrente de inabilidade lingustica a pea processual que se segue, redigida abaixo em sua ntegra2:
MAXLENE DOS SANTOSE WARLEY DOS SANTOS, SO FILHOS DE GEDALVA M DOS SANTOS BRASILEIRA, VIVA, DO LAR, RESIDENTE da DOMICILIADA A RUA GUARAPES NUMERO 258 ALECRIM VILA VELHA por sua advogada abaixo assinada inscrita na OAB/ES sob o n. ___ com escritrio na rua _________________________ Vila Velha, onde receber as intimao. A requerente IRM do WARLEY DOS SANTOSCARLOS ,falecido no dia 11 DE NOVEMBRO DE 2003, nesta cidade Vila Velha. 2- Entretanto GERDALVA PENSIONISTA CVRD, ENTO MAXLENE DOS TEM O DIREITO DE RECBER O IMPOSTOS DE RENDA QUE ESTADEPOSITADO NO BANCO DO BRASIL DE VILA VELHA., PODENDO VERIFICADO DOCUMENTO ANEXO.. QUE REQUERENTE ESTA PASANDO POR DIFICULDADE FINANCEIRA ENTO RAZO DO EXOSTOREQUERA VOSSA EXCELENCIA QUE APS DE OUVISUA FILHA MAXLENE DOS SANTOS, A REQUERENTE MINISTRIO PBLICO PETICIONAR AUTORIZAO , VIA DE ALVAR JUDICIAL E LEVANTAR A IMPORTNCIA R$484,33.. ASSIM DOCUMENTO A TRI BUIDO PARA E FEITO.

46

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

QUE A REQUERENTE VEM PEDIR ASSSISTENCIA JUDICIARIA BASEADA NUMERO 1060/50 . VALOR DASCUSTA R $100,00 VILA VELHA , 29 DE JANEIRO DE 2005.

AUXILIO NA LEI

Com a leitura desta pea processual, percebe-se o quanto um texto mal redigido pode atravancar a atividade jurdica e prejudicar o cliente. O texto encontra-se de tal modo mal redigido, que plausvel questionar se o profissional responsvel pelo escrito acima de fato cursou cinco anos de Direito e foi aprovado no exame da OAB. Pela leitura, praticamente impossvel identificar com clareza o autor da ao, os fatos, os argumentos jurdicos e os pedidos. Logo de incio, percebe-se a impreciso quanto ao requerente que figura na pea. Primeiramente, o advogado posta no sentido de que Maxlene dos Santos e Warley dos Santos so os autores. Depois, no segundo pargrafo, dado a entender que Warley (que j no mais apenas Warley dos Santos, mas Warley dos Santos Carlos) falecido e que a sua irm seria a requerente. Mas no s isso, o texto segue num processo desenfreado de erros em todos os nveis gramaticais regncia, concordncia, ortografia, etc. Alm disso, parecer que a prpria inabilidade no atinge s a parte gramatical e a parte estrutural, que abarca a coeso e a coerncia, mas tambm atinge a prpria apresentao do texto, uma vez que, o autor do texto prossegue num processo descomedido de engolir letras recber (receber), pasando (passando) e velh (velha) e de espaos entre as palavras Santose (Santos e), SantosCarlos (Santos Carlos), estadepositado (est depositado), exostorequera (presume-se significar pelo exposto requer a), ouvisua (ouvir sua), dascusta (das custas). Em alguns desses casos, a compreenso da expresso resulta prejudicada, como o caso da sequncia de letras exostorequera. No bastasse o advogado ter juntado trs palavras (exposto e requer a), tambm omitiu duas letras (p e i).

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

47

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

A pea processual acima constitui aglomerado de palavras e de frases desconexas. O fragmento seguinte um claro exemplo disso: A REQUERENTE MINISTRIO PBLICO PETICIONAR AUTORIZAO , VIA DE ALVAR JUDICIAL E LEVANTAR A IMPORTNCIA R$484,33. Ante a leitura do seguimento acima, difcil (se no impossvel) extrair um significado. Erros crassos concernentes linguagem, como os cometidos pelo advogado acima, infelizmente no so to raros como se pode imaginar. Eles acontecem com frequncia e ocasionam dano para o cliente e para o processo. Tal inabilidade lingustica, alm de gerar responsabilizao civil por parte do advogado junto ao cliente, pode resultar em responsabilizao junto Ordem dos Advogados do Brasil, conforme foi notcia no Fantstico, programa dominical da Rede Globo, do dia 20 de outubro de 2002. Na reportagem foi relatado o caso de um advogado que, devido inadequao gramatical de suas peties, teve seu registro suspenso pela OAB, sendo obrigado a fazer outro exame da Ordem para recuperar o direito de advogar. Um dos problemas mais frequentes referente ao uso inadequado da linguagem, diz respeito a termos e a expresses ambguas e vagas. As palavras, como signos, evocam um ou diversos conceitos. A multiplicidade de significados que cada palavra possibilita deve ser restringida no texto em concreto para evitar ambiguidades e a vagueza de sentidos. H de se destacar que essas duas palavras no so sinnimas. A vagueza caracterizada pela impreciso de sentido deixado por uma palavra ou expresso. A ambiguidade, por sua vez, est contida na vagueza, porm com ela no se confunde. Enquanto uma palavra vaga traz um nmero de significados indeterminados, uma palavra ou expresso ambgua evoca significados determinados, passveis de aplicao no texto. Na realidade, enquanto na vagueza impossvel assegurar se a postura de A ou de B que est correta; na ambiguidade, possvel dizer que A est correta do mesmo modo que B tambm est. importante ressaltar que a utilizao de palavras vagas e ambguas pode prejudicar por completo a pea processual, desvirtuando a narrao dos fatos, retirando as foras dos argumentos e deixando os pedidos imprecisos. No caso de peties iniciais, pode 48
Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

ensejar a inpcia da pea e seu consequente indeferimento, neste sentido dispe o art. 295, inc. I, do CPC.

ANLISE: O TEXTO JURDICO PROCESSUAL


abe alertar os advogados sobre o descaso para com a linguagem jurdica, despertando-os para os problemas decorrentes dessa negligncia, que, ao afetar a compreenso do texto, desencadeia diversos prejuzos: o fracasso no pleito do cliente, a mcula na imagem do advogado e a contribuio para a lentido do trmite processual. necessrio que a imagem distorcida, que muitas pessoas trazem consigo, acerca do advogado, seja desfeita. O caminho propcio a desmistificar essa m impresso a linguagem. Em outras palavras, ao invs de buscar palavras bonitas e pomposas para impressionar o leitor da pea processual, o advogado deve procurar empregar as palavras adequadas ao que ele pretende comunicar. A linguagem ostentosa pode atravancar a compreenso textual e denotar arrogncia, enquanto que a linguagem clara e acessvel favorece a comunicao e mais atrativa ao leitor. Diante disso, a anlise dos textos jurdico-processuais contempla problemas lingustico-gramaticais e de coerncia, que podem levar alterao do sentido da informao a ser transmitida ou completa inviabilidade da comunicao. OS ENTRAVES LINGUSTICO-GRAMATICAIS Eles correspondem a 69% dos entraves vistos e so diversos: grafia errada; m disposio de palavras na frase; omisso de termos; impreciso vocabular; pontuao incorreta; excesso de intercalaes; ambiguidades, etc. por isso sero abordados apenas alguns que foram mais frequentes.

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

49

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

Ortografia
A ortografia um elemento gramatical bsico da lngua, sendo objeto de estudo, nas escolas primrias, logo no incio, antes de se aprender a formar e a pontuar as frases. Em virtude disso, cometer deslizes graves concernentes grafia das palavras manifesta o reduzido conhecimento lexical do advogado, o que inaceitvel para um profissional do Direito, que cursou a disciplina de lngua portuguesa por, pelo menos, oito anos no ensino fundamental e trs anos no ensino mdio, alm, obviamente, de ter cursado cinco anos do curso de Direito. Apesar de todos esses anos de estudo, palavras escritas com grafia errada nos textos processuais so mais comuns do que se esperava, o que demonstra despreparo tcnico do advogado, como podemos ver em:
Brasileiro, casada de fato, garson, CTPS [...] (Reclamao trabalhista, proc. n 0420.2005.013.1700-2, grifo nosso)

Esses entraves, quando permeiam o texto jurdico-processual, mesmo que no atrapalhem a compreenso do texto, maculam a imagem do advogado e comprometem seus argumentos.

Regncia
Um dos problemas mais usuais, concernentes regncia verbal, no texto forense, escrever residente . Das dez peas processuais examinadas, oito foram perpassadas por esse equvoco. O verbo residir pede o uso da preposio em, pois essa preposio serve para indicar localizaes exatas. Em contrapartida, a preposio a indica localizao aproximada. Assim, este tipo de regncia, com a preposio a, indica que a localizao no precisa, ou seja, que fica nas imediaes do endereo dado e no essa a inteno pretendida pelo advogado ao redigir a pea. A importncia da regncia se deve ao fato de ela ser responsvel por estabelecer a relao de dependncia gramatical entre os termos de uma sequncia frsica. Por essa razo, nas frases com problemas de 50

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

regncia, em diversas ocasies, as palavras ficam desconectadas, o que pode gerar a incompreenso do texto.

Concordncia
Assim como a regncia, a concordncia de grande essencial ao texto, pois auxilia, em sua organizao, sentido e clareza. Com relao a esse item, a gramtica especifica diversos casos de concordncia, de maneira que o elevado nmero de hipteses dificulta a assimilao das regras. Cumpre advertir, todavia, que os problemas averiguados na presente anlise no so de grande complexidade, mas de conhecimento primrio, como a concordncia entre sujeito e verbo ou substantivo e adjetivo, tal qual o exemplo a seguir:
[...] pois o que levou a empresa nessa situao foi concorrncias acirradas supermercados [...] (Contestao, proc. n 00736.2003.006.17.0-4, grifo nosso)

Neste caso, o correto seria que estivesse escrito foram concorrncias, desta forma o verbo concordaria com o sujeito concorrncias.

Pontuao
A pontuao fundamental para que o autor expresse suas ideias de forma correta e precisa. Em virtude disso, erros desta natureza so responsveis por causar graves entraves na redao forense, como mistura de ideias, perodos muito complexos devido ao tamanho da frase, quebra de encadeamento lgico, dificuldade no ritmo de leitura, dentre outros. oportuno fixar que o emprego de vrgulas no deve seguir a respirao, como preconizam algumas pessoas. Este um dos equvocos mais comuns e que acarretam, algumas vezes, na separao entre sujeito e verbo pela vrgula, como neste exemplo:

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

51

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

A empresa-r, possui no Estado do Esprito Santo, 02 (duas) gerncias INDIVIDUALIZADAS [...]. (Contestao, proc. n 0029.2002.005.17.00-8, grifo nosso)

Importante deixar claro que nunca se deve separar o sujeito Empresa-r do verbo possui. Na dvida, sempre conveniente consultar as regras gramaticais.

Latinismo
O discurso jurdico, por se tratar de um discurso tcnico, exige um acervo terminolgico prprio. Sendo assim, algumas palavras e expresses estrangeiras, especialmente em latim, so teis ao texto jurdico, em virtude de no haver, na lngua portuguesa, vocbulos que exprimam os significados de tais termos com a perfeio e com a conciso das palavras latinas. So exemplos de expresses latinas teis: erga omnes, corpus, habeas corpus, habeas data, ex nunc, ex tunc e outras. A utilidade dessas expresses/termos evidente, pois tais vocbulos esto presentes nos bons dicionrios de lngua portuguesa no s com a definio desses termos, mas tambm com a transcrio fontica que permite a pronncia adequada. Contudo, muitos advogados tm cometido excessos no uso de termos em latim. No corpus em anlise, foram encontradas vinte e nove ocorrncias desnecessrias de expresses latinas, como ad argumentandum tantum, in casu, in fine, ad cautelan, ab ovo. No h motivo real para us-las no texto jurdico, pois tais expresses possuem equivalentes na lngua portuguesa, que exprimem o mesmo sentido com perfeio. Veja que muito distinto das demais expresses aduzidas anteriormente estas expresses no trazem nenhuma informao nova ou mesmo tcnica para o texto, possuem somente o objetivo de obscurecer o que se est proferindo no texto.

52

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

OS ENTRAVES NA COERNCIA
No universo discursivo-textual, o qual construdo pelo produtor e reconstrudo pelo receptor, a coerncia um elemento basilar, pois ela que permite a percepo adequada do texto por parte do receptor. Da advir a afirmao de que a coerncia como um princpio bsico de textualidade se constitui num elemento fundamental para a interpretabilidade do texto. Neste sentido, a coerncia ultrapassa a mera juno de frases corretas do ponto de vista da lngua, ela ultrapassa a noo gramatical e mesmo a noo coesiva de um texto, pois a funo dela justamente transformar as sequncias frasais em texto com unidade de sentido, por isso que ela um pilar fundamental em um texto. Com vistas a isso, Mira Mateus (2003, p.115) aduz que a coerncia um factor de textualidade que resulta da interaco entre os elementos cognitivos apresentados pelas ocorrncias textuais e o nosso conhecimento do mundo. Assim, uma condio cognitiva sobre a coerncia de um texto a suposio da normalidade do(s) mundo(s) criado(s) por esse texto. Alm disso, Costa Val (1994, p.5) tambm a v como um fator fundamental da textualidade, visto que ela determina o sentido do texto. Alm disso, ela envolve no somente aspectos lgicos e semnticos, mas tambm cognitivos, na medida em que depende do partilhar de conhecimento entre os interlocutores. Assim, necessrio que se ressalte que a coerncia no um mero trao presente nos textos, mas, sim, o resultado de processos cognitivos entre produtor e receptor. Isso ocorre porque ela construda por uma operao de inferncia, uma vez que o texto no tem sentido em si, mas faz sentido pela interao entre os conhecimentos que apresenta e o conhecimento de mundo de seus usurios. Desta forma, a coerncia imprescindvel ao texto, pois todo leitor espera que o texto se desenvolva, mantenha uma continuidade temtica e apresente uma sequncia de ideias, de forma a atingir um objetivo prestabelecido. Ela se manifesta no texto por meio dessas caractersticas e exatamente isso que proporciona a unidade de sentido no texto.

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

53

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

Na realidade, quando um texto atinge este propsito de tornar claros os objetivos a que se props, ele caminha no sentido de se tornar mais acessvel para o receptor. Em suma, a coerncia , de fato, um princpio de interpretabilidade, uma vez que o texto incoerente impede a adequada reconstruo dos sentidos por parte do receptor. Concernente existncia da coerncia em textos, Charolles (2002, p. 49 e seguintes) menciona quatro metarregras que revelam os traos de coerncia em uma realidade textual. Assim, para que um texto seja considerado coerente, o mesmo deve conter: a) REPETIO: elementos de recorrncia estrita (pronominalizaes, referncias diticas, substituies lexicais, etc.) b) PROGRESSO: contribuio semntica constantemente renovada. c) NO-CONTRADIO: ausncia de elemento semntico que contradiga o contedo posto ou pressuposto por uma ocorrncia anterior. d) RELAO: fatos que se denotam no mundo representado devem estar relacionados com aquilo que nos cerca. Notamos que tais metarregras trazem em si todos os aspectos pragmticos que abarcam a construo do discurso. Por isso, possvel dizer que a coerncia no pertence ao texto, mas aos usurios do texto, visto que ela pode estar pautada na adequao do que comunicado em cada fragmento do texto associado inteno comunicativa. Assim, quando h falha na coerncia do texto, podemos ter obras totalmente incompreensveis. O nmero de trechos incoerentes constatados nas peas processuais examinadas corresponde a 31% do total das ocorrncias que compem a presente anlise. Isso evidencia que o texto jurdico-processual dos advogados tem sido severamente prejudicado pela deficincia na construo de sentidos. Ao se considerar a coerncia um fator essencial para a interpretabilidade do enunciado, sem a qual no h veiculao de sentido, tem-se que a quantidade de incoerncias levantada evidencia que 31% das peties so imprprias comunicao eficiente, em

54

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

outras palavras, 31% desses textos descartvel. Vale esclarecer que os problemas referentes coerncia foram separados de acordo com a proposta de anlise preconizada por Charolles, a saber: relao, no contradio, progresso, repetio. Assim, pautados nestes princpios de anlise, podemos vislumbrar o seguinte quadro, que ser visto especificamente nos itens a seguir:

Relao
Das metarregras de coerncia apresentadas por Charolles, a que apresentou mais problemas foi a relao, representando 59% do total das ocorrncias referentes aos problemas de coerncia. Tal fato demonstra que os advogados encontram dificuldades para expor as ideias e articular os argumentos, conforme destaca o exemplo a seguir:
HORRIO : Cumpria horrio das 15:00 AS 22,30 de 2feira a sbado, Domingo das 11 hs as 23hs., recebia Adc Noturno com 25%., teve folga 07 de setembro. Pra efeito de horrio de descanso, tinha que assinar ponto das 19hs as 20hs, sem gozar de tal horrio integral, porem subia para fazer as refeies no piso superior da loja,setor de produo, em 10 a 15 minutos, sem o devido descanso, continuando a trabalhar, atento ao atendimento da clientela, reclamando nos termos do art 71 as horas de descanso a serem apuradas em todo o perodo trabalhado, assi como as horas extras trabalhadas com 50%, a serem apuradas.

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

55

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

- Que os pagamentos eram efetuados sempre com atraso de 5 dias ou mais, tendo que assinar a data de lei, concluindo que o Rte. pagava suas dvidas com atraso. (Reclamao trabalhista, RT 0420.2005.013.1700-2)

O texto apresentado deixa claro que a falta de relao nem sempre fruto do pequeno contedo informativo a ser comunicado. Muitas vezes, como ocorre nesse caso, existem diversas informaes a serem repassadas, no entanto o advogado no capaz de organiz-las estabelecendo, entre elas, um elo que as disponham em forma de texto inteligvel. Nem mesmo que tenham relao coerente com o mundo externo.

Progresso
Um texto processual, para ser bem sucedido, deve apresentar uma introduo, um desenvolvimento e uma concluso. Trazendo para o contexto processual, deve apresentar os fatos, progredir na argumentao e finalizar com a formulao de pedidos. Para tanto, necessrio que o texto evolua em seu contedo, com a adio de informaes novas. No basta que sejam acrescentadas palavras novas, essas palavras devem servir com uma contribuio semntica nova. Na ocorrncia seguinte, no bastasse a ausncia de renovao semntica, o advogado reproduz as mesmas palavras:
O horrio contratual do reclamante de 12:00 s 18:00 hs, todavia na realidade chega em mdia s 11:30 e sai por volta das 18:30 hs. Todavia, trabalha diariamente de 11:30 hs s 18:30 hs... (Reclamao trabalhista, proc. n 109.2005.013.17.0-3).

Neste caso, o segundo fragmento repete as mesmas palavras contidas no primeiro e no acrescenta nenhum dado novo que contribua para a progresso textual. Assim sendo, o referido segmento completamente dispensvel.

56

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

No-contradio
Esse tipo de entrave consiste em permear o texto com elementos que contradigam um contedo posto pressuposto ou dedutvel. preciso que se diga que o ato de se contradizer revela despreparo argumentativo capacidade que se pressupe que qualquer profissional do direito deva possuir, afinal a linguagem jurdica , por excelncia, o campo da argumentao, da dialtica. Ora, se o operador jurdico incapaz de construir uma proposio e depois desconstruir o que ele mesmo enunciou, isso se avulta como uma incapacidade notria de ser representante de algum. Este realidade pode ser vista no exemplo seguinte:
No que respeita ainda ao dano moral, temos por fim que autor teria sido caluniado, o que tambm se repele e nega com vigor. (Contestao, proc. 0029.2002.005.17.00-8)

Inicialmente, o advogado diz que o autor foi caluniado, no momento seguinte, nega o que acabou de afirmar. Assim, o advogado levanta uma proposio e a desmente na mesma frase. Como no pode haver, no texto, uma proposio que seja ao mesmo tempo verdadeira e falsa, est-se diante de um vcio.

Repetio
Um dos casos encontrados o que se segue:
Venia concessa, tal comportamento no reflete aquele do ser humano normal. Que se resista investidas e insinuaes, segundo o autor, com medo de ser demitido, ainda plausvel. Mas que com elas aquiesa e sabe-se l por quanto tempo, posto que no informado na inicial, vai de encontro ao comportamento normal de qualquer pessoa... (contestao, proc. n 0029.2002.005.17.00-8).

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

57

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

Acima, encontram-se trs pargrafos curtos subsequentes, mas que no apresentam elementos de recorrncia restrita que estabeleam uma sequncia entre eles. Est-se diante, portanto de trs pargrafos soltos, desconectados, sem a existncia de uma unidade temtica que garanta a continuidade do que se est discutindo.

CONSIDERAES FINAIS
ste estudo confirma o imprescindvel papel que a linguagem exerce no Direito. Para o advogado exercer sua profisso adequadamente, no basta o conhecimento tcnico para produzir uma pea processual. Ele deve ter o conhecimento das estruturas lingusticogramaticais para a produo de um texto coerente. A deficincia na linguagem do advogado foi confirmada pela quantidade exorbitante de entraves que permeiam as peas processuais que foram o objeto do diagnstico realizado. Essa carncia denota o descaso do advogado com a linguagem, o que constitui um desrespeito ao magistrado, que ter que ler um texto escrito de forma lamentvel, e ao cliente, que sofrer as consequncias do despreparo lingustico de seu patrono. Na verdade h um abismo lingustico que cobe o processo comunicacional pleno, impede o acesso justia e desqualifica os profissionais envolvidos no ato de comunicao. Consoante os dados desta anlise, nenhuma das peas processuais saiu ilesa aos problemas lingusticos e gramaticais. Tal realidade inaceitvel, pois no se trata de produes realizadas por amadores, mas por profissionais da palavra. Esse diagnstico deve servir de alerta OAB e s faculdades de Direito em geral. Na tentativa de reverter esse quadro, a OAB deve tomar providncias para aperfeioar os seus filiados e tambm para evitar que bacharis despreparados linguisticamente adentrem ao rol de advogados. As faculdades, ao visar qualidade dos profissionais, precisam reformular o ensino da linguagem, firmando a disciplina de linguagem jurdica como uma das prioridades do curso. Sobretudo, deve haver um repensar do profissional acerca da necessidade de aprimoramento da linguagem, numa busca incessante 58
Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Daniel Roepke Viana | Valdeciliana da Silva Ramos Andrade

de sempre atualizar-se. preciso que o profissional do direito entenda que o processo de produo e de correo gramatical inesgotvel e que o conhecimento obtido pelo operador jurdico nunca demais para a consolidao do conhecimento e de maturidade na linguagem. REFERNCIAS AZEREDO, J. C. S.. Texto, sentido e ensino de portugus. In: Claudio Cezar Henriques; Darclia Simes. (Org.). Lngua e cidadania: novas perspectivas para o ensino. 1 ed. Rio de Janeiro: Europa, 2004, CALMON DE PASSOS, J. J. Instrumentalidade do processo e devido processo legal. Revista de processo, v. 102, So Paulo, 2001. COSTA VAL, Maria das Graas. Redao e Textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 1994. CHAROLLES, Michel. Introduo aos problemas da coerncia dos textos. In: ______. O texto: leitura e escrita. 3. ed. Campinas: Pontes, 2002. GAGLIANO, Pablo Stolze; PAMPLONA FILHO, Rodolfo. Novo curso de direito civil: responsabilidade civil. So Paulo: Saraiva, 2003, v. 3. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1991. MEIRELES, Ceclia. Obra Potica. 2 ed. Rio de Janeiro: Jos Aguilar Editora, 1967. MIRA MATEUS, Maria Helena et. al. Gramtica da Lngua Portuguesa. 5.ed. rev. e aument. Lisboa: Editorial Caminho, 2003. KOCH, Ingedore Villaa; TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Coerncia Textual. 11. ed. So Paulo: Contexto, 2001.

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

59

Direito e linguagem: os entraves lingusticos e sua repercusso no texto jurdico processual

NOTAS
1

De acordo com Gagliano e Pamplona Filho, a impercia [...] decorre da falta de aptido ou habilidade especfica para a realizao de uma atividade tcnica ou cientfica. (2003, p. 144) O nome, o endereo, o nmero da OAB do advogado, bem como o nmero da petio foram omitidos por questes ticas.

Artigo recebido em: 02/06/2009 Aprovado para publicao em: 10/06/2009

60

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais - n 5, 2011

Вам также может понравиться