Вы находитесь на странице: 1из 14

RESILINCIA: UM NOVO PARADIGMA QUE DESAFIA A REFLEXO EA PRTICA PASTORAL Susana M. Rocca L.

1 Introduo Os esforos das pessoas para vencer as adversidades e situaes traumticas acompanham a histria do ser humano. No campo da Psicologia, durante um longo tempo e, especialmente no campo da psicologia, foi necessrio descobrir e analisar as repercusses negativas, por exemplo, da ausncia de figuras significativas que deveriam propiciar os cuidados necessrios para o desenvolvimento fsico, emocional e mental da criana, bem como as feridas provocadas por fatores como o abuso e os maus tratos, entre outros. O estudo dos fatores traumticos chamados, hoje, de fatores de risco, adquiriu relevncia e significao considerando a abordagem tanto dos efeitos negativos, como das possibilidades teraputicas. Os estudos de Freud e de autores2 posteriores conseguiram destacar a relevncia do tema, significando um grande avano cientfico. Olhando somente desde este ponto de vista, poderia inferir-se que os episdios pessoais e sociais traumticos ocasionam, quase necessariamente, conseqncias negativas na psicologia e no desenvolvimento normal, pessoal e coletivo. Nas ltimas dcadas, porm, alguns pesquisadores comearam a observar indivduos e grupos que, sendo expostos a situaes traumticas, pessoais, familiares e sociais, conseguiam desenvolver-se bem e continuar crescendo, apesar desses acontecimentos adversos. Seriam seres invulnerveis? Como explicar que essas pessoas contradigam o paradigma da lgica do trauma? Que fatores, internos e externos, ajudaram para que essas crianas, adolescentes, ou adultos conseguissem superar essas fortes adversidades e continuassem projetando-se sadiamente ao futuro? O presente artigo pretende apresentar a influncia da f crist diante deste novo paradigma que estuda a capacidade das pessoas e dos grupos de superarem as situaes adversas e traumticas e que, hoje, conhecido como resilincia. Este paradigma, sem desconhecer a relevncia dos estudos anteriores, prope uma mudana de tica, centrando a observao nas capacidades dos indivduos e grupos, de resistir e refazer-se aps experincias de grandes sofrimentos. Em lugar de focar a observao nas fraquezas, sintomas, doenas, carncias, tenta-se descobrir quais so os fatores de proteo e os pilares de resilincia que propiciam a promoo de foras do ambiente circundante e de capacidades pessoais para reagir e superar as adversidades da vida. Qual o papel da crena num ser superior? A religio poderia contribuir nesse processo de recuperao de situaes difceis? Considerando o contexto latino-americano de pobreza extrema, de excluso social, violncia e injustia, interessa pensar de que maneira as religies podem promover a resilincia para contribuir numa resposta melhor a estes desafios e quais as implicncias prticas desta nova maneira de conceber. Como afirma Jos Tavares, desafio das instituies e organizaes de formao, diante das duras situaes pelas que passam os jovens, os grupos submetidos a altos riscos, alto nvel de desestruturao e estresse,
1

Susana Mara Rocca Larrosa graduada em Psicologia pela Universidad Catlica del Uruguay, Especialista em Aconselhamento e Psicologia Pastoral, e Doutoranda em Teologia Prtica pelas Faculdades EST-So Leopoldo/RS. Coordena os Servios de Atendimento Espiritual presencial e on-line do Instituto Humanitas Unisinos-So Leopoldo/RS (www.unisinosbr/ihu). E-mail: srocca@unisinos.br Mesmo considerando a importncia relevante da contribuio das mulheres na Igreja e no mundo, neste artigo ser usado quase exclusivamente o gnero masculino para simplificar a leitura do texto.

promoverem atividades e experincias que ajudem a enfrentar as duras situaes do diaa-dia (Tavares. In. Tavares, 2001, p. 43). A reflexo desta temtica ser feita dentro de um marco interdisciplinar, considerando as contribuies de socilogos, pedagogos, psicanalistas, mdicos, neuropsiquiatras, etlogos, e telogos que realizaram estudos em diferentes contextos: norteamericano, europeu e latino-americano. Cientes de que, como diz o psicanalista Claude De Tychey, todos os trabalhos srios sobre a resilincia insistem na dificuldade de definila com preciso, de delimitar o conceito e decifrar seus processos (Tychey, 2003, p. 198), o artigo apresentar algumas aproximaes ao conceito, tentando ajudar a pensar aplicaes da resilincia no campo individual e social, assim como desafios e implicaes deste paradigma no campo da Teologia Prtica. 1 Origem, definies e contextos H trs dcadas comearam os primeiros estudos que deram origem ao que atualmente se conhece como resilincia. O conceito nasceu e comeou a desenvolver-se com Michael Rutter, na Inglaterra e Emmy Werner, nos Estados Unidos, espalhando-se depois pela Frana, Pases Baixos, Alemanha e Espanha. A viso norte-americana teve uma orientao principalmente comportamental, pragmtica, e centrada no individual. A viso europia apresentou uma viso preferencialmente psicanaltica e assumiu uma perspectiva tica. Mais tarde, o conceito entrou na Amrica Latina assumindo uma dimenso comunitria, desafiada pelos problemas do contexto social (Surez Ojeda, 2004, p. 18-9). As psiclogas norte-americanas Emmy Werner e Ruth Smith (1992, 1993), durante 32 anos, realizaram estudos na ilha de Kauai (Hawai), acompanhando 550 pessoas, que tinham padecido por pobreza extrema. Uma terceira parte delas sofreu tambm a dissoluo do vnculo parental, alcoolismo, abuso, estresse etc. Apesar disso, 72 das 201 crianas observadas desde os dois anos de idade conseguiram superar as situaes traumticas vividas e desenvolver-se sadiamente. Considerando as que conseguiram ser resilientes mais tarde, na etapa adulta, houve quase 80% de evolues positivas no total. A palavra resilincia tomada da fsica dos materiais. uma fora de resistncia ao choque e de recuperao. Significa a capacidade elstica de um material para recobrar sua forma original depois de ter sido submetido a uma presso deformadora. Na psicologia,
resiliar [rsilier] recuperar-se, ir para a frente depois de uma doena, um trauma ou um estresse. vencer as provas e as crises da vida, isto , resistir a elas primeiro e super-las depois, para seguir vivendo o melhor possvel. [...] Implica que o indivduo traumatizado se sobrepe [rebondit (se desenvolve depois de uma pausa)] e se (re)constitua (Theis, 2003: 50).

a capacidade para desenvolver-se bem, para continuar projetando-se no futuro apesar dos acontecimentos desestabilizadores, de condies de vida difceis e de traumas s vezes graves. a capacidade humana universal de lidar, superar, aprender ou mesmo ser transformado com a adversidade inevitvel da vida. Esta capacidade de proteo permite a uma pessoa, um grupo ou uma comunidade impedir, diminuir ou superar os efeitos nocivos da adversidade (Theis, 2003, p. 50). Implica tentar transformar intempries, momentos traumticos e situaes difceis e inevitveis, em novas perspectivas (Assis, 2006, p. 57). Para o mdico e psicanalista Aldo Melillo, a capacidade dos seres humanos de superar os efeitos de uma adversidade qual esto submetidos e, inclusive, de sair fortalecidos da situao (Melillo, 2004, p. 63). Os estudos sobre resilincia sugerem uma mudana de paradigma ao propor uma tica de observao centrada nas capacidades dos indivduos e grupos para a superao das experincias traumticas, uma perspectiva de esperana. Em lugar de priorizar o

enfoque dos aspectos negativos, isto , das fraquezas, sintomas, doenas, carncias e meios de compens-los, tenta descobrir e promover as foras e capacidades para reagir e superar as adversidades da vida. Como afirmam Nan Henderson3 e Mike Milstein4, o fundamento do paradigma da resilincia questiona duramente a idia de que os fatores de risco e as realidades traumticas inevitavelmente condenam as pessoas a contrair psicopatologias ou a perpetuar ciclos de pobreza, abuso, fracasso escolar ou violncia (Henderson, 2003, p. 20). Mesmo que a formulao do conceito de resilincia seja relativamente nova, as buscas de superar as adversidades e a obteno significativa de bons resultados so tentativas do ser humano e inquietaes das religies de todos os tempos. O primeiro que usou, em sentido figurado, o termo resilincia, foi o conhecido psiclogo John Bowlby (1992) e definiu-a assim: recurso moral, qualidade de uma pessoa que no desanima, que no se deixa abater (Manciaux, 2003, p. 20).
No incio dos estudos, alguns autores comearam utilizando o termo invulnerabilidade, pois se observava que algumas crianas pareciam recuperar-se das adversidades, voltando a um estado anterior como se no tivessem sido atingidas. Porm, logo se considerou o termo incorreto, pois o ser humano , por condio, vulnervel e, sob o ponto de vista psicolgico, nunca fica igual aps uma experincia dura de vida. Uma expresso significativa e mais exata seria a que Grunspun5 prope ao falar em resilincia como a capacidade humana de ser imune psicologicamente diante da violncia de outros ou diante ao estresse provocado por catstrofes naturais (Grunspun, 2005, p. 1). A resilincia, conceito j amplamente estudado sob o ponto de vista das capacidades da pessoa, ampliou-se. No contexto latino-americano, especialmente no CIER,6 estuda-se resilincia em projetos sociais e recentemente resilincia comunitria, isto , a capacidade de um povo, dos integrantes de uma cidade ou nao de superar coletivamente situaes adversas.

O paradigma da resilincia no uma tcnica nem uma soluo mgica. um saber interdisciplinar no qual convergem diferentes reas e setores: cincias humanas, cincias da sade, e administrao entre outras. H, no entanto, poucos autores que se detm para descrever como a f, a espiritualidade, ou a pertena a um grupo, comunidade ou instituio religiosa influenciam na hora da superao das dificuldades e sofrimentos pessoais e sociais. verdade que h vrios trabalhos nas reas da pedagogia, psicologia, sade, etc. com menes ao assunto, mas h pouca literatura relacionado especificamente ao campo religioso.
2 Caractersticas da resilincia

A resilincia uma capacidade que todo ser humano tem, em maior ou menor medida. um recurso que , em parte, inato, mas tambm se adquire ao longo do tempo, pois a resilincia, como diz Cyrunlik7 (1999), se tece durante todo o ciclo vital. Pode ir crescendo, ajudada pelas situaes e condies externas, isto , por um entorno que a favorea. As atitudes resilientes podem ser promovidas, com o apoio de pessoas ou instituies (famlia, igreja, escola, centro de sade, organizaes ou associaes sociais
3 4

5
6

Henderson professora universitria, Mestre em Trabalho Social. Milstein professor emrito de Liderazgo Educacional no Mxico. Escreveu onze livros e colaborou ativamente em projetos relativos a resilincia. Gruspun professor de Psicopatologia da Infncia na PUC-SP. CIER Centro Internacional de Informacin y Estudios de Resiliencia, que funciona na Universidade de Lans, Buenos Aires, Argentina. Cyrulnik neuropsiquiatra, psicanalista, etlogo. Aos seis anos de idade, fugiu de um campo de concentrao.

ou polticas etc.), que se preocupam em motivar a ativao das capacidades de superao das dificuldades. Pensa-se na ao preventiva e na promoo, ou seja, como foment-la no ambiente familiar, social, de trabalho e de misso mediante a educao, das intervenes sociais, das polticas pblicas, assim como dos projetos comunitrios civis ou eclesiais. A resilincia no uma realidade alcanada para sempre, no absoluta, mas dinmica. Por isso, no se deveria dizer que uma pessoa resiliente, ou no resiliente, j que cada um tem momentos e circunstncias da vida em que consegue lidar melhor com as dificuldades. Depende de vrios fatores, entre outros o ciclo vital, o apoio externo, a cultura. Ao observar a resilincia de algum, percebe-se que certos processos de recuperao e superao podem ser mais rpidos que outros, dependendo das situaes e das pessoas. Inclusive, alguns traumas que parecem menos graves podem mobilizar outros conflitos anteriores ainda no resolvidos, ocasionando o efeito chamado gatilho. Por isso, as capacidades de superao dependem de como a pessoa vivenciou e elaborou outras experincias traumticas. As fortalezas ou vulnerabilidades tambm variam conforme o tipo de problema que se apresenta, pois a percepo do que pode ser considerado grave ou sofrido subjetiva. Da a importncia de ouvir o relato de como cada adversidade sentida, interpretada e contada pelo prprio indivduo, pois apenas ele prprio pode narrar e avaliar o que lhe aconteceu (Assis, 2006, p. 2). Alm da linguagem verbal, a narrativa passa tambm por outras fontes, [...] como os gestos e os sentidos manifestos e ocultos presentes na interao humana (Assis, 2006, p. 2). Considera-se que a superao de algum trauma ou adversidade faz crescer a prpria resilincia, mas mesmo que, para algumas pessoas, determinadas adversidades chegam a contribuir no amadurecimento como ser humano, na descoberta de um sentido mais profundo dado s coisas e a vida, assim como a percepo dos valores e a viso do mundo, contudo, precisa afirmar-se que as adversidades isoladamente so insuficientes para promov-la (Assis, 2006, p. 57). As capacidades resilientes dos seres humanos e dos grupos, por mais promovidas e desenvolvidas que estejam, no so ilimitadas. Todo ser humano tem um limite pessoal para lidar com a adversidade. Conforme as afirmaes do psicanalista Claude de Tychey, citando Bourguignon, diante de sucessos massivamente destruidores no h imunidade ao estresse, porm s diferentes modelos de resposta melhor ou pior adaptados [...] mas, mesmo conseguindo reagir essa sobrevivncia tem um preo (Lecomte, 2003, p. 191). Para potencializar a resilincia de um grupo ou de uma pessoa, preciso descobrir os chamados pilares de resilincia, isto , os recursos prprios da pessoa, e os fatores de proteo do meio circundante, ou seja, as capacidades que h na famlia, no ambiente ou na instituio educativa, social, poltica ou religiosa. Esse processo de fortalecimento e capacitao conhecido hoje como empoderamento (empowerment) e preocupa-se em identificar os recursos, revel-los a quem os possui que freqentemente no sabe que os possui e ajud-lo a aplic-los (Henderson, 2003, p. 20).
A resilincia considerada como o resultado final de processos de proteo que no eliminam os riscos experimentados, mas encorajam o indivduo a lidar efetivamente com a situao sofrida e a sair fortalecido dela. Os processos de proteo tm quatro funes principais: reduzir o impacto dos riscos experimentados, alterando a exposio da pessoa situao adversa; reduzir as reaes negativas em cadeia que seguem a exposio do indivduo situao de risco; estabelecer e manter a auto-estima e a auto-eficcia pelo estabelecimento de relaes de apego seguras e o cumprimento de tarefas com sucesso; criar oportunidade para reverter os efeitos de estresse (Rutter, 1987. Apud. ASSIS, 2006, p. 63).

3 Espaos para a promoo da resilincia

Em 1995, o socilogo e demgrafo Stefan Vanistendael, do BICE,8 baseando-se em pesquisas e experincias prticas, enunciou os cinco mbitos principais para a promoo da resilincia em crianas e que esto inter-relacionados entre si. So os seguintes: redes de apoio social, em especial a aceitao incondicional da criana; o sentido da vida, vinculado vida espiritual e f religiosa; as aptides e o sentimento de controle da prpria vida; a auto-estima; e o senso de humor. O autor tambm esclarece que esses itens podem ser ampliados (Vanistendael, 1995, p. 6). Em 1996, para que fosse mais bem compreendido o tema, Vanistendeal criou uma metfora que chamou la casita (a casinha) e assim, sem traduzir o termo, foi transmitido para as diferentes lnguas. Com esse forte smbolo, ele quis sintetizar de uma maneira simples e grfica a compreenso dos resultados de estudos, observaes e experincias por meio de um modelo confrontado em quinze pases, com diferentes culturas, de quatro continentes. LA CASITA Uma sntese de alguns elementos para a construo da Resilincia (Stefan Vanistendael - casitafr BICE 1996)

Sto

Outras experincias a descobrir Auto-estima Aptides e competncias Humor

Primeiro andar Trreo Jardim

Capacidade de descobrir um sentido, uma coerncia: referncias, responsabilidades, f no-sectria, histria de vida, projetos, hobbies... Redes de contatos informais: famlia, amigos, vizinhos Aceitao fundamental da pessoa (no do comportamento!) Solo: necessidades fsicas bsicas (segurana fsica, sade, alimentao, sono etc.)

Alicerces

O desenho de cada casita dinmico e varia conforme as culturas e as realidades pessoais e coletivas. Pode aplicar-se anlise de um determinado grupo religioso, auxiliando a discernir em que domnio, ou pea da casa, seria importante incentivar os esforos, o que permitiria enxergar tanto os elementos que podem ser construdos quanto visualizar os elementos da casita, que foram fragilizados ou destrudos. Descreveremos brevemente alguns destes elementos que poderiam ser considerados fatores de proteo, pois ajudam na superao das dificuldades, isto , favorecem a resilincia. 3.1 Figuras significativas e promotoras de resilincia O aspecto mais especial e original do enfoque da resilincia, como afirma Aldo
8

Vanistendael secretrio do Bureau International Catholique de l Enfance, uma ONG que defende a dignidade e o interesse superior da criana.

Melillo a nfase na necessidade do outro como ponto de apoio para a superao da adversidade (Melillo, 2004, p. 64). Tanto na observao quanto nos depoimentos de crianas, jovens e adultos resilientes, h um dado comum e significativo: todos e todas reconhecem o apoio irrestrito de pelo menos uma pessoa significativa. Pode ser tanto um jovem como um adulto, membro da famlia, quanto um amigo, educador, religioso, ou agente de sade. Um trao comum destas figuras significativas na vida da pessoa que sofre o fato de elas transmitirem sua aceitao incondicional da pessoa que passa por uma situao difcil, mas aceitao da pessoa no significa aceitar todo e qualquer comportamento. Esse dado coincide com as observaes no campo da psicologia do desenvolvimento, pois, nos primeiros tempos de vida, constata-se a importncia da figura que ocupa o papel principalmente materno (me biolgica ou no) para garantir o crescimento sadio, a formao da identidade e o aprendizado da elaborao das frustraes. O ser humano influenciado pelas expectativas e pelo olhar dos outros, no s da me, mas tambm de outros familiares, dos amigos, dos vizinhos, dos educadores e da sociedade. John Bowlby salienta que o apoio, a confiana, o amor so indispensveis ao longo da vida, e que esse entorno afetivo um aspecto determinante para se proteger das adversidades, no s na infncia. Afirma esse autor: Acumulam-se evidncias de que seres humanos de todas as idades so mais felizes e mais capazes de desenvolver seus talentos quando esto seguros de que, por trs deles, existem uma ou mais pessoas que viro em sua ajuda caso surjam dificuldades (Bowlby, 2001, p. 139). O psiclogo ingls Donald Winnicott, falando do papel da figura materna, afirma que no deve ser perfeita, e sim suficientemente boa. Assis precisa que o entorno afetivo e material para proteger uma criana deveria ser estvel, amoroso, confivel, flexvel, aberto, firme o suficiente para facilitar a introjeo de limites e normas culturais, respeitoso, porm esse entorno nunca perfeito nem invulnervel (Assis, 2006, p. 61). Isso s acontece quando h pelo menos uma ou mais pessoas significativas que mantm com a criana, adolescente ou adulto que sofre, um vnculo positivo forte com algum que acredita no potencial da pessoa, que sabe ouvi-la e ter com ela um vnculo suficientemente emptico para ajud-la a desenvolver suas capacidades de superao. s pessoas que do esse apoio incondicional so chamados por Cyrunlik e outros autores de tutores de resilincia ou tutores de desenvolvimento, pois permitem que o processo continue sem que fiquem traumas que atrapalhem o crescimento ou a vida adulta. No se entende por tutor uma figura paternalista, mas algum que, aceitando incondicionalmente a pessoa que est numa situao dolorosa, promove nela a confiana, a segurana e a esperana de que possvel superar a dificuldade, de que vale a pena lutar, de que possvel encontrar outra forma de lidar com o problema e at de achar um sentido, um motivo para melhorar. Usando um termo winnicottiano, esse apoio irrestrito opera como continente (holding), que motiva o crescimento exatamente no meio da situao conflitante, pois se trata de uma figura que promove a liberdade e a responsabilidade da pessoa que est em estado mais vulnervel, para ela poder superar a situao difcil. Outras vezes, no s uma pessoa, mas uma rede de proteo [filet de protection], um invlucro [envoltura] (Michaud, 2003, p. 82) composto por vrias pessoas que garantem uma continuidade no apoio social, cuidando para que a rede no seja demasiado apertada com o risco de tornar rgido e limitar, nem to frouxa que no consiga dar suporte, conteno. Em vrios mbitos, sobretudo religiosos, constatam-se vrios depoimentos de pessoas que passaram por situaes difceis e que, sentindo-se acolhidas com carinho e compreenso, escutadas, valorizadas, aceitas sem condies, encontram conforto, capacidade e esperana para assumir com sentido e esperana as dificuldades e os sofrimentos. Vrias delas relatam que a experincia de sentir-se reconhecidas, amadas e cuidadas, por Deus, pelas pessoas, pelo grupo ou comunidade

religiosa, foi fonte de fortalecimento humano e espiritual, de superao da adversidade, e uma ajuda que potencializou o processo de cura interior. Tambm nos relatos bblicos podem descobrir-se exemplos de resilincia. A parbola do filho prdigo, to bem representada na pintura de Rembrandt, expressa o significado profundo desta aceitao incondicional (Vanistendael, 1994, p. 4-5). Analisando-se casos de pessoas que conseguiram superar as situaes adversas e outras que no, observa-se a importncia da acolhida na escuta. Aqueles que sofreram violncia, mas, ao falar, tiveram a sensao de no serem escutados, reviveram a sensao do trauma; ao contrrio, aqueles que sentiram receptividade na escuta, quando narraram o que padeceram, comearam a perceber um sentimento de auto-estima, pertena e conteno (Melillo, 2004, p. 74). A falta de apoio pode acontecer seja por no conseguirem solicit-lo, seja por realmente no contarem com uma rede de proteo (Assis, 2006, p. 59). 3.2 Aptides pessoais Quase sempre, a resilincia est associada a uma boa auto-estima. Algumas pesquisas parecem demonstrar que a aceitao de si uma das poucas condies quase indispensveis para o desenvolvimento da resilincia. A convivncia com o sentimento de desvalorizao pessoal parece ser um dos poucos eventos adversos que, por si s, tm capacidade de afetar o potencial de superao de problemas (Assis, 2006, p. 49). Para o filsofo e telogo protestante Eric Fuchs,9 considerando a importncia da aceitao e do reconhecimento dos outros, a resilincia um sinal da importncia estruturadora da confiana, pois a auto-estima se baseia na estima que o prximo lhe demonstra (Fuchs, 2003, p. 286). Cabe perguntar como no mbito de cada religio cultivada a confiana e auto-estima. As pessoas que so mais sociveis e que conseguem estabelecer diferentes relaes formais e informais de apoio com pessoas, at de diferentes ambientes e idades, esto em melhores condies para encontrar ajuda, sempre que possam eventualmente estabelecer um vnculo de suficiente confiana. So pessoas que, com certa naturalidade, despertam simpatia nos outros e que mais facilmente conseguem apoio social. Alm do temperamento e da personalidade de cada um, pode promover-se a resilincia, motivando as pessoas que sofrem a no se isolar a fim de compartilhar com outros as preocupaes, assim como alent-las a pedir ajuda (Michaud, 2003, p. 82). Um instrumento significativo para isso so os grupos de apoio de pessoas que padecem um mesmo tipo de sofrimento, seja por situaes pessoais diretas, seja por vnculos bem prximos, por exemplo, imigrantes, sobreviventes de tragdias naturais ou guerras, doentes de um tipo semelhante de enfermidades ou dependncias, portadores de deficincia, enlutados, familiares de alcolatras, entre outros. Muitos destes grupos so promovidos e funcionam nos locais das igrejas e casas religiosas. No processo de desenvolvimento psicolgico, so as figuras parentais e posteriormente os educadores os que possibilitam o aprendizado dos limites, do controle dos impulsos, da aceitao dos erros, e a tolerncia das frustraes, isto , a introjeo de normas de conduta tanto para um convvio social sadio como para possibilitar um crescimento pessoal e o desenvolvimento das virtudes, como o controle de si. Por isso, um fator protetor, que deve ser promovido desde a idade infantil, o da assuno de responsabilidades e o estabelecimento de expectativas suficientemente elevadas, claras e compatveis com o ciclo vital e as possibilidades de pessoa. As capacidades de iniciativa, protagonismo e criatividade para resolver as situaes adversas mostram-se como elementos favorecedores para a superao das dificuldades. Trata-se de valores e
9

Fuchs catedrtico emrito da Faculdade de Teologia Protestante da Universidade de Genebra, Sua.

atitudes promovidos em alguns grupos religiosos, porm, no em todos. Por ltimo, e no menos importante, um pilar de resilincia o senso de humor diante da adversidade. No deve ser confundido com um simples mecanismo de evaso, pois o senso do humor tem a capacidade de trazer a realidade dolorosa e incorpor-la ao quotidiano, convertendo-a em algo mais suportvel e mais positivo (VANISTENDAEL, 1995, p. 26). Trata-se de um realismo otimista que demonstra esperana mesmo diante de uma situao trgica na qual possvel encontrar algo absurdo, incongruente e at cmico. Essa capacidade de aceitar e at rir do que imperfeito demonstra a faculdade psquica de tomar distncia do assunto, permitindo lidar melhor com a dificuldade, pois olhando deste outro ngulo possvel enxergar diferente e com menos sentimento a realidade que faz doer. Para isso importante o clima afetivo e de confiana que h no entorno. Essa capacidade de criatividade na leitura e na verbalizao dos fatos com bom humor, tambm se v favorecida pelas atividades artsticas e ldicas, sendo a dana, a msica, a poesia, o esprito celebrativo, assim como o jogo de palavras, ou outro tipo de jogos, instncias propcias para a promoo da resilincia. Essas observaes aplicam-se tanto para as dificuldades quotidianas como para situaes mais dramticas. Por exemplo, no caso dos sobreviventes de terremotos, destaca-se que uma das caractersticas para detectar as crianas e adolescentes com maior capacidade de se recompor aps a tragdia, o senso do humor. Geralmente, aqueles que mostram esta atitude pessoal coincidentemente so mais resistentes s dificuldades e tambm mais capazes de se tornarem lderes e promotores de resilincia em outras pessoas. Como caracterstica social, o humor de um grupo ou de um povo tem ajudado tambm em situaes de falta de liberdade, por exemplo, em realidades polticas opressivas, possibilitando uma fala das adversidades, contribuindo para a exteriorizao do sofrimento, e para a busca criativa de estratgias e de sadas melhores. Na literatura sobre resilincia, no foram encontrados estudos sobre o humor nas diferentes religies. Contudo, Vanistendael, fala do humor em Jesus dizendo: Esse dom que coloca os homens vontade com o universo e com Deus, que os impulsiona para procurar mais longe, para regozijar-se com o mundo e com Deus (VANISTENDAEL, 1995, p. 26). Jacques Lecomte10 se interessou pelo estudo de outro fator importante a ser analisado na resilincia: como administrar uma funo to presente diante da adversidade: a memria. Tanto na educao de crianas e jovens como no acompanhamento de pessoas que passam por momentos difceis ou traumticos, parece ser necessrio ter um manejo especial tanto da memria quanto do esquecimento. Observa-se que quem consciente e lembra do sofrimento vivido tentar evitar reproduzilo em outras situaes. No entanto, no so poucos os casos de pessoas que descobriram nessa dor um incentivo para servir a outras pessoas que passam por situaes traumticas. Certo esquecimento se faz necessrio para no cair no perigo de dar demasiada importncia s lembranas dolorosas, pois poderiam levar ao desespero e sede de vingana (Lecomte, 2003, p. 212), assim como a uma excessiva tristeza e falta de criatividade para continuar na caminhada. preciso esquecer um pouco das lembranas dolorosas, para que no invadam a vida psicolgica nem interfiram na vida do grupo.
3.3 Espiritualidade e sentido

10

Lecomte ex-jornalista cientfico, doutorando em Psicologia ambiental na Universidade de Paris V, Frana.

A literatura sobre resilincia ainda pouco exaustiva ao falar de religiosidade, f ou espiritualidade. Nem todos os autores abordam a temtica. No entanto, alguns, em especial Vanistendael, desenvolvem com marcada nfase esse aspecto. Consideram que o sentido da vida como pilar de resilincia pode estar vinculado a uma filosofia de vida e, muitas vezes, vida espiritual e f religiosa. Vrios autores concordam em que a vivncia da religio e a participao na Igreja so fatores de proteo, pois ajudam tanto a assumir com aceitao as adversidades inevitveis, quanto a lutar com esperana por uma transformao (Assis, 2006, p. 106). Grunspum salienta que [a] espiritualidade com suporte congregacional permite suportar crises e superar com recuperao, j que na confiana na presena divina possvel at crescer com a adversidade, sentindo que no tem somente a fora dos homens, mas uma fora superior (Grunspun, 2005, p. 143). Para Walsh, a religio e a espiritualidade podem ser recursos teraputicos poderosos para recuperao, cura e resilincia (Walsh, 2005, p. 7). Grunspun afirma, que crer, acreditar, perdoar em nome de Deus a construo de escudo protetor importante para adquirir resilincia na vida (Grunspun, 2005, p. 159). Observa que a famlia resiliente compartilha valores alm dos seus interesses imediatos, que esto fundamentados numa moral e numa tica e que correspondem ao bem-estar grupal, tradio sociocultural, em costumes morais e leis transmitidas por geraes. Ele destaca o efeito positivo do tempo compartilhado em famlia destinado para a orao e as celebraes religiosas como o shabat, a missa, culto e a escola dominical, entre outras atividades (Grunspun, 2005, p. 136). Vanistendael salienta que as pesquisas cientficas logo constataram correlaes positivas entre a f religiosa e a resilincia (Vanistendael, 2005, p. 11-12). Contudo, ele sugere ter prudncia na hora de afirmar este correlato, especialmente quando se trata de uma f que ele chama sectria, pois caso a f induza violncia contra si ou contra outros, esse tipo de espiritualidade ou crena religiosa no poder considerar-se promotora de resilincia, j que a resilincia necessariamente um processo de crescimento da vida (Vanistendael, 2005, p. 12). Vale destacar que os traos sectrios no devem identificar-se com as religies no oficiais. Diante de um acontecimento traumtico, normalmente existem etapas marcadas por duas interrogaes que apontam descoberta de um sentido em relao ao sofrimento. Vanistendael, citando Lecomte, precisa que a primeira questiona em relao ao passado. uma resposta pergunta: por que isso me aconteceu?. A segunda se refere ao futuro, e tenta responder pergunta: para que isso me aconteceu? (Vanistendael, 2005, p. 12). A pergunta pelo porqu remete a buscar o sentido nas causas, ajuda a esclarecer a verdadeira origem da situao traumtica e a no se atriburem falsas culpabilidades. Em algumas oportunidades, no chega a ser necessrio encontrar um sentido especial, sendo suficiente narrar o acontecimento doloroso. A segunda pergunta e a sua resposta podem ajudar a descobrir, justamente na vivncia dolorosa, o incio de um novo sentido dado pela f em Deus, assim como podem desenvolver o desejo de um compromisso construtivo. Como diz Vanistendael: Mais de uma prola se formou ao redor de uma ferida, como na ostra (Vanistendael, 2005, p. 12). A psicologia demonstra que para o ser humano no possvel superar completamente as situaes traumticas a ponto de apag-las. Como afirma Cyrulnik, sempre permanece um vestgio, mas pode encontrar-se outra forma de viv-las, dandolhes um sentido, uma outra vida, mais suportvel e, por vezes, bela e sensata. 11 Um dos autores que marca mais claramente a importncia da busca do sentido da vida, especialmente nas situaes mais extremas Viktor Frankl que, tendo sobrevivido depois de quatro campos de concentrao e da perda dos pais, da esposa e do filho por extermnio, escreveu um livro famoso no qual explicita uma nova abordagem teraputica:
11

Cyrulnik, 2003, p. 24. Em outra traduo da mesma obra: s vezes, at bonita e com sentido.

a logoterapia, isto , a cura atravs do sentido (Frankl, 1981). Ter ou reconstituir um vnculo positivo com a vida , para algumas pessoas, algo quase intuitivo, mas para outras pode ser acrescentado pelos vnculos familiares e com amigos, assim como mediante o engajamento no servio a outras pessoas (Vanistendael, 2004, p. 93-95). No so poucos os relatos de pessoas que afirmam que s uma forte experincia de amor, humano ou divino, conseguiu dar-lhes novamente uma razo para lutarem e para continuarem a vida, oferecendo-lhes um sentido para viver e superar-se. So depoimentos que, s vezes, se escutam no s em casos de perdas graves ou doenas, mas tambm em situaes fsicas aparentemente irreversveis como pode ser o uso de drogas pesadas. A pergunta pelo porqu na pessoa religiosa freqentemente dirigida tambm a Deus. Brota naturalmente do contato com o sofrimento inocente e leva busca de uma resposta. O ser humano sofre ainda mais quando no encontra uma resposta satisfatria. Assim comenta o Papa Joo Paulo II, na Carta Apostlica Salvici Doloris (Juan Pablo II, 1984, n. 9), sobre o sentido cristo do sofrimento humano, escrita depois do atentado que sofreu. Nessa mesma perspectiva, deparamo-nos com o que Frankl chama valores de atitude para significar aqueles valores ou sentidos que so necessrios encontrar para assumir e aceitar os sofrimentos que no so possveis de evitar. Desde o enfoque da resilincia, questiona-se a legitimidade de algumas aes escolhidas como sobrevivncia, afirmando-se que deveria haver uma referncia dupla: o bem-estar prprio e bem-estar do outro. Por isso, a pessoa que resolve seus problemas mediante corrupo, engano ou violncia, no poderia ser considerada resiliente porque ela estaria prejudicando terceiros. Neste sentido, cabe analisar quais so os valores defendidos pelas religies e at que ponto algumas religies, por exemplos as fundamentalistas, consideram estes dois parmetros. Relacionada atitude tica, psicolgica e memria, vincula-se a temtica do perdo. No se trata de uma desculpa para o sofrimento, dano ou ofensa recebida, e sim para desbloquear o desenvolvimento do crescimento, tanto na pessoa que d o perdo quanto na que o aceita (Vanistendael, 2003, p. 29). Trata-se de um reconhecimento do mal feito ou recebido; uma atitude que brota da deciso e no pressupe ter sentimentos positivos em relao ao agressor. Como diz Vanistendael, a pessoa afetada compreende tambm que ns no podemos bloquear a vida sob esse mal, seno o mal ser mais uma vez vencedor. Para poder tecer um futuro sadio, necessrio considerar o passado, mas sabendo que a cura dos sentimentos pode evoluir em paralelo ao processo de perdo, s vezes acompanhando-o, s vezes, precedendo-o, s vezes sucedendo-o (Vanistendael, 2005, p. 13). Concluso Finalmente, a resilincia desafia e impulsiona a Teologia para assumir conscientemente a necessidade de situar-se numa perspectiva de esperana e questiona as vises deterministas e pessimistas de alguns grupos cristos. Num marco social de dor exacerbada pela crescente excluso social, a promoo da resilincia se torna uma necessidade e uma obrigao. Cientes do sofrimento de tantas pessoas, o paradigma da resilincia desafia a observao, o estudo e a criatividade dos cristos e crists, dos telogos e telogas, dos agentes de pastoral e dos pesquisadores para descobrir como promov-la nos mais diversos contextos e, sobretudo, no campo da reflexo e da Prtica Pastoral. O caminho est j traado, pois a resilincia a experincia at natural de tantas pessoas que conseguiram, ao longo da histria, crescer, superar-se, refazer-se, ainda quando parecia que no havia mais sada. Como diz Vanistendael, talvez a resilincia seja a prefigurao mais natural da dinmica da cruz e da ressurreio (Vanistendael,

1995, p. 26). Do ponto de vista da Teologia Prtica, o enfoque da resilincia vem ao encontro do desafio de achar melhores perspectivas de compreenso e de ao para auxiliar as pessoas que padecem sofrimentos. O estudo da resilincia contribui na superao das adversidades individuais e comunitrias, e pode ser aplicado no campo pessoal, social, laboral e religioso. Supe investigar as foras de recuperao de cada pessoa e grupo e ver como melhor desenvolv-las. A resilincia convida a olhar positivamente para aqueles e aquelas que passaram por situaes de risco e adversidades srias para modificar as prticas educativas, o enfoque do trabalho social ou da rea da sade, do trabalho pastoral ou de orientao, comeando por observar, identificar, e usar melhor os recursos daqueles que sofrem. O papel dos estudiosos das religies e dos profissionais que acompanham pessoas que j passaram por situaes duras, precisa enriquecer-se com um nmero crescente de estudos interdisciplinares sobre resilincia assim como tirar lies da experincia das pessoas resilientes das diferentes idades, contextos, culturas e religies, para ver o que lhes permitiu superar a adversidade. Na anlise dos chamados fatores de proteo que contribuem para potencializar a resilincia, consideram-se tanto os recursos prprios da pessoa como os recursos que h na famlia, no ambiente ou instituio educativa, social, poltica ou religiosa. Constata-se, em primeiro lugar, o papel de uma ou mais figuras significativas que garantem uma acolhida e aceitao incondicional e um entorno favorvel. Observa-se tambm a influncia positiva das qualidades pessoais, como auto-estima, sociabilidade, responsabilidade e senso de humor, e a importncia fundamental do sentido de vida vinculado vida espiritual e as crenas religiosas. A f, vivida com confiana em um Deus presente e fora que ajuda a superar o sofrimento, parece ser uma chave no desenvolvimento das capacidades de resilincia. Da as implicncias para o contexto religioso, lugar privilegiado para acompanhar esse processo, desafiando os estudiosos e a comunidade de f a redimensionar com esta tica tantos recursos pessoais e comunitrios que podem ser oferecidos por meio das celebraes, dos variados servios, prticas e atividades religiosas. Conclui-se com a observao de alguns autores e promotores de resilincia, afirmando que ao pesquisar e ao trabalhar na promoo da resilincia tambm os estudiosos, os profissionais e colaboradores tornam-se mais resilientes. Referncias AGERO, Elsa Beatriz. La resiliencia y la fe. In. Visiones y herramientas. Itinerario por la teologa prctica. Buenos Aries: Instituto Universitario ISEDET, 2006. v. 6, p. 105-114. ANTUNES, Celso. Resilincia. A construo de uma nova pedagogia para uma escola pblica de qualidade. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2004. ASSIS, Simone Gonalves de; PESCE, Renata Pires; AVANCI, Joviana Quintes. Resilincia. Enfatizando a proteo dos adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2006. BOWLBY, John. Apego. So Paulo: Martins Fontes, 1990. v. 1. (Apego e perda). ______. Cuidados maternos e sade mental. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1988. ______. Formao e rompimento dos laos afetivos. 4. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. ______. Perda: Tristeza e depresso. 3. ed. So Paulo: Martin Fontes, 1985. v. 3. (Apego e perda).
BOUVIER, Paul. Temperamento, riesgo y resiliencia en el nio. In: MANCIAUX, MANCIAUX, Michel (Comp.). La resiliencia: resistir e rehacerse. Barcelona: Gedisa, 2003. p. 63-74.

CYRULNIK, Boris. El (Psicologa/Resiliencia)

amor

que

nos

cura.

Barcelona:

Gedisa,

2005.

______. La maravilla del dolor. El sentido de la resiliencia. Buenos Aires: Granica, 2007. ______. Resilincia. Essa inaudita capacidade de construo humana. Lisboa: I. Piaget, 2003. CYRULNIK, Boris et al. El realismo de la esperanza. Testimonios de experiencias profesionales en torno a la resilincia. Barcelona: Gedisa, 2004. (Psicologa/Resiliencia). DELL AGLIO, Dbora Dalbosco; KOLLER, Slvia Helena; YUNES, Maria ngela Matrar. (Org.). Resilincia e Psicologia Positiva: interfaces do risco proteo. So Paulo: Casa do psiclogo, 2006. FRANKL, Viktor E. El hombre en busca de sentido. Barcelona: Herder, 1981. FUCHS, Eric. Van unidas tica y resiliencia? MANCIAUX, Michel (Comp.). La resiliencia: resistir e rehacerse. Barcelona: Gedisa, 2003. p. 285-288. GIRARD, Gustavo Alfredo. La espiritualidad: promueve la resiliencia?. In. MUNIST, Mabel M. et al. (Comp.). Adolescencia y resiliencia. Buenos Aires: Paids, 2007. p. 139-151. GONZALEZ REGADAS, Eliseo Miguel (Comp.). Prevencin y procesos colectivos. Montevideo: FUCOT (Federacin de Comunidades Teraputicas), 2001. GRUNSPUN, Haim. Criando filhos vitoriosos. Quando e como promover a resilincia. So Paulo: Atheneu, 2005. ______. Violncia e resilincia: a criana resiliente na adversidade. Revista Biotica, Braslia: Conselho Federal de Medicina-CMF, v. 10, n. 1, p. 163-171, 2002. GUNARD, Tim. Ms fuerte que el odio. 2. ed. Barcelona: Gedisa, 2003. (Testimonios) HENDERSON, Nan; MILSTEIN, Mike M. Resiliencia en la escuela. Buenos Aires: Paids, 2003. HOCH, Lothar Carlos; ROCCA L., Susana M. (Orgs.). Sofrimento, resilincia e f. Implicaes para as relaes de cuidado. So Leopoldo, Sinodal, 2007. HORNEY, Karen. Conhece-se a si mesmo. 11. ed. So Paulo: DIFEL, 1984. JOO PAULO II. O sentido cristo do sofrimento humano. Carta Apostlica Salvifici doloris de Joo Paulo II. 3. ed. So Paulo: Paulinas, 1988. LECOMTE, Jacques. El buen uso de la memoria y del olvido. In: MANCIAUX, Michel (Comp.). La resiliencia: resistir e rehacerse. Barcelona: Gedisa, 2003. p. 202-213. MANCIAUX, Michel (Comp.). La resiliencia: resistir e rehacerse. Barcelona: Gedisa, 2003. MELILLO, Aldo. Realidad social, psicoanlisis y resiliencia. In. MELILLO, Aldo; SUREZ OJEDA, Elbio Nstor; RODRGUEZ Daniel (Comp.). Resiliencia y subjetividad. Los ciclos de la vida. Buenos Aires: Paids, 2004. p. 63-75. MELILLO, Aldo; SUREZ OJEDA, Elbio Nstor et al. (Org.). Resilincia. Descobrindo as prprias fortalezas. So Paulo: Artmed, 2005. MELILLO, Aldo; SUREZ OJEDA, Elbio Nstor; RODRGUEZ Daniel (Comp.). Resiliencia y subjetividad. Los ciclos de la vida. Buenos Aires: Paids, 2004. MERCADO, Luis Carlos. Posmodernismo y resiliencia cotidiana. Subjetivacin y comportamientos resilientes ante la crisis estructural en adolescentes de la ciudad de Crdoba en 2004-2005. Crdoba: Universidad Catlica de Crdoba, 2007. (Thesys 11) MICHAUD, Pierre-Andr. El adolescente y el mdico: para una clnica de la resiliencia. In: MANCIAUX, Michel (Comp.). La resiliencia: resistir e rehacerse. Barcelona: Gedisa, 2003, p. 75-86. MUNIST, Mabel et al. Manual de identificacin y promocin de la resiliencia en nios y adolescentes. Buenos Aires: Organizacin Mundial de la Salud, 1998. MUNIST, Mabel M. et al. (Comp.). Adolescencia y resiliencia. Buenos Aires: Paids, 2007
_______. Resiliencia, subjetividad e intersubjetividad. In: ATENCIN EN LA TEMPRANA INFANCIA. Resiliencia y vida cotidiana. Montevideo: Psicolibros; Waslala, 2007. p. 57-77.

NOUWEN, Henri J. M. A volta do filho prdigo: A histria de um retorno para casa. So Paulo: Paulinas, 1999. OSPINA MUOZ, Doris E.; JARAMILLO VLEZ, Diva Estela; URIBE VLEZ, Tulia Mara. La resiliencia en la promocin de la salud de las mujeres. Investigacin y Educacin en Enfermera. Medelln, v. 23, n. 1, p. 78-89, mar. 2005. Disponvel em: <http://www.scielo.org.co/pdf/iee/v23n1/v23n1a07.pdf>. Acesso em: 24 out. 2007. RELATORIA DEL SEMINARIO-TALLER. La resiliencia como un aporte a intervenciones sustentables. Buenos Aires: Universidad Catlica Argentina; Universidad Nacional de Lans. Col. Salud Comunitaria. Serie Resiliencia, 2001. REVISTA IHU ON-LINE. So Leopoldo: Instituto Humanitas Unisinos, ano 7, n. 241, 29 out. 2007. REY, Fabin E. Resiliencia. Una manera de transformar la adversidad. In. Visiones y herramientas. Itinerario por la teologa prctica. Buenos Aries: Instituto Universitario ISEDET, 2006. v. 6, p. 91-103. RIVAS LACAYO, Rosa Argentina. Saber crecer. Resiliencia y espiritualidad. Barcelona: Urano, 2007. ROCCA LARROSA, Susana Mara. A experincia de misericrdia: paradigma de cura no Aconselhamento Pastoral. Um dilogo entre Psicologia e Teologia. In: SALO DE PESQUISA FACULDADES EST, 6., 2007, So Leopoldo. CD-ROM dos textos apresentados. So Leopoldo: Faculdades EST, 2007. _______. A f parece ser uma chave no desenvolvimento das capacidades de resilincia. In. Revista IHU On-Line, So Leopoldo, ano 7, n. 241, p. 19-23, 29 out. 2007. _______. Resilincia e cuidado. Revista IHU On-Line, So Leopoldo, ano 7, n. 234, p. 56-59, 3 out. 2007. _______. Resilincia e juventude: implicaes para o cuidado pastoral. In: HOCH, Lothar Carlos; ROCCA L., Susana M. (Orgs.). Sofrimento, resilincia e f. Implicaes para as relaes de cuidado. So Leopoldo: Sinodal, 2007. p. 132-155. _______. Resilincia e perdo. Novolhar, So Leopoldo: Sinodal, ano 5, n.18. nov./dez. 2007. p. 28. _______. Resilincia: uma perspectiva de esperana na superao das adversidades. In: HOCH, Lothar Carlos; ROCCA L., Susana M. (Orgs.). Sofrimento, resilincia e f. Implicaes para as relaes de cuidado. So Leopoldo: Sinodal, 2007. p. 9-27. RODRGUEZ ARENAS, Mara Stella. Resiliencia: otra manera de ver la adversidad. Alternativa pedaggica para la atencin de nios y nias en situacin de desplazamiento. Bogot: Pontificia Universidad Javeriana, 2006. SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE APLICACIN. Concepto de resiliencia en proyectos sociales. Buenos Aires: Universidad Catlica Argentina; Universidad Nacional de Lans. Col. Salud Comunitaria. Serie Resiliencia, 1997. SOL, Marcela (Comp.) Mujeres ante la crisis. Sobre la resiliencia espiritual. Buenos Aires-Mxico: Lumen, 2005. SUREZ OJEDA, Elbio Nstor; MUNIST, Mabel; RODRIGUEZ, Daniel. Seminario Internacional sobre aplicacin del concepto de Resiliencia en proyectos sociales. Buenos Aires: UNLa, 2004. SUREZ OJEDA, Elbio Nstor. Resilincia comunitria. In: Sofrimento, resilincia e f. Implicaes para as relaes de cuidado. So Leopoldo: Sinodal, 2007. p. 42-44. TAVARES, Jos (Org.). Resilincia e educao. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2001. THEIS, Amandine. La resiliencia en la literatura cientfica. In: MANCIAUX, Michel (Comp.). La resiliencia: resistir e rehacerse. Barcelona: Gedisa, 2003. p. 75-86. TOMKIEWICZ, Stanislaw. El buen uso de la resiliencia: cuando la resiliencia sustituye a la fatalidad. In: MANCIAUX, Michel (Comp.). La resiliencia: resistir e rehacerse. Barcelona: Gedisa,
SUREZ OJEDA et al, 2007. Trabajo comunitario e resiliencia social. In: MUNIST, Mabel M. et al. (Comp.) Adolescencia y resiliencia. Buenos Aires: Paids, 2007. (Tramas sociales)

2003. p. 289-300. TYCHEY, Claude de. La resiliencia vista por el psicoanlisis. In: MANCIAUX, Michel (Comp.). La resiliencia: resistir e rehacerse. Barcelona: Gedisa, 2003. p. 185-201. VANISTENDAEL, Stefan; LECOMTE, Jacques. La felicidad es posible. Despertar en nios maltratados la confianza en s mismos: construir la resiliencia. Barcelona: Gedisa, 2002. _______. Resiliencia y sentido de vida. In. MELILLO, Aldo; SUREZ OJEDA, Elbio Nstor; RODRGUEZ Daniel (Comp.). Resiliencia y subjetividad. Los ciclos de la vida. Buenos Aires: Paids, 2004. p. 91-101. VANISTENDAEL, Stefan. Cmo crecer superando los percances. Resiliencia: capitalizar las fuerzas del individuo. Ginebra: Oficina Internacional Catlica de la Infancia BICE, 1995. _______. La rsilience et les surprises de Dieu. Choisi, Genve, n. 522, p. 11-15, dc. 2005. _______. Resiliencia y Espiritualidad. El realismo de la fe. Ginebra: Oficina Internacional Catlica de la Infancia - BICE, 2003. WALSH, Froma.. Fortalecendo a Resilincia Familiar. So Paulo: Roca, 2005. WINNICOTT, Donald W. O ambiente e os processos de maturao: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1982. ______. Os bebs e suas mes. So Paulo: Martins Fontes, 1988. (Psicologia e Pedagogia). ______. O Brindar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975 (Psicologia Psicanaltica). ZUKERFELD, Rubn; ZUKERFELD, Raquel Zonis. Procesos Terciarios. De la vulnerabilidad a la resilincia. Buenos Aires: Lugar, 2005.
_______. La resiliencia en los nios. La infancia en el mundo . Familia y resiliencia en el nio. Montevideo: Oficina Internacional Catlica de la Infancia - BICE, v. 5, n. 3, p. 1-55, 1994.

Вам также может понравиться