Вы находитесь на странице: 1из 9

Biocompositor Orgnico: Tecnologia Alternativa para os Resduos Orgnicos Domiciliares

Ricardo Alves da SILVA 1 Mariana Erba dos SANTOS2 Tania Leme de ALMEIDA3 Marina CARBONI4

Resumo
A situao dos Resduos Slidos no Brasil apresenta um panorama alarmante, a maior parte dos municpios brasileiros ainda fazem a deposio dos seus resduos slidos urbanos em locais inadequados de disposio de resduos slidos, os quais que geram diversos problemas, como a perda da valorizao dessas reas e entorno, contaminao do solo, ar e gua, proliferao de doenas atravs de vetores, alm da falta de manejo e decomposio a cu aberto dos resduos nessas reas. Desta forma, nota-se a importncia de novas posturas em relao aos resduos urbanos, uma ao importante nesse cenrio a implantao de sistemas de coleta coletiva eficientes para os materiais que possam ser reciclados e implantao de Eco Pontos para resduos especficos como por exemplo os resduos eletrnicos, lmpadas fluorescentes, leos, pilhas e baterias. J para os resduos orgnicos aes simples podem facilitar o manejo desses resduos e diminuir o volume desses resduos a serem dispostos nos aterros sanitrios, como a implantao de Biodecompositores. Este estudo buscou analisar a implantao de um Biodecompositor orgnico na Prefeitura Municipal de Brotas como uma alternativa vivel de destinao correta dos resduos orgnicos. Palavras-chave: Biodecompositor orgnico, Resduos Slidos Urbanos, Resduos Orgnicos.

1. Introduo
O panorama da situao dos resduos slidos urbanos no Brasil apresenta um aspecto alarmante, segundo o Atlas de Saneamento (IBGE, 2011), a grande maioria dos municpios brasileiros apresenta sistema de coleta de resduos,
1. Faculdade de Tecnologia de Jahu ricardo_spider3@hotmail.com. 2. Faculdade de Tecnologia de Jahu mariana.erba@gamil.com. 3. Faculdade de Tecnologia de Jahu tlalmeida@yahoo.com.br. 4. Faculdade de Tecnologia de Jahu marina@hospedaria.com.br

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

mas pouco mais da metade, cerca de 50,8% faz sua destinao para vazadouros a cu aberto - os lixes. Ao analisar este indicador por estrato populacional pode-se observar que os pequenos municpios so os que mais apresentam destinao incorreta dos resduos, disposio em lixes (52% municpios com at 20 mil habitantes, 53% municpios entre 21 e 100 mil habitantes). De acordo com o Inventrio Estadual de Resduos Slidos Domiciliares (CETESB, 2011), elaborado a partir de dados coletados e consolidados dos 645 municpios do Estado de So Paulo, estabeleceu-se que os 562 municpios com populao at 100.000 habitantes so responsveis pela gerao de 14% da quantidade diria de resduos do Estado; nos 34 municpios com populao entre 100.001 e 200.000 habitantes so responsveis pela gerao de 8% da quantidade diria; nos 30 municpios com populao entre 200.001 e 500.000 so responsveis pela gerao de 20% da quantidade diria e nos 9 municpios com mais de 500.001 habitantes so responsveis por 58% da quantidade diria de resduos do Estado. Assim nota-se que a questo dos resduos slidos remete a uma grande perspectiva de encontrar solues economicamente viveis para sua adequada disposio final. Como alternativas que ajudem a reduzir esse quadro e volume de resduos que so dispostos diariamente no aterro sanitrio o Municpio de Brotas/SP busca alternativas, como a Lei Municipal 2.504/2012, j citada anteriormente neste artigo, que em seu artigo 2 descreve que O Municpio promover campanhas educativas continuas de Educao ambiental visando a mudana de hbitos, ainda em seu Artigo 8 prev que Cabe ao Municpio a implantao de Eco Pontos para coleta de resduos domiciliares e comerciais que devero ser dispensados em sacos de at 100 litros., artigo 17 prev quando ao Resduos Orgnicos Os resduos de verduras, legumes, folhas secas, poda de rvore, jardins, frutas, hortifruticultura, comida, gerados nos domiclios, comrcios, feiras, limpeza pblica, devero ter um tratamento diferenciado, por compostagem caseira e Artigo 18 Coleta Seletiva: ser recolhida e ter seu destino dispensado final pelo Municpio. Para tal, este estudo prope o desenvolvimento de uma tecnologia que visa, buscar solues inicialmente dentro de locais de gerao de resduos de pequena escala, como uma residncia, para que posteriormente isso possa ento ser extrapolado para uma escala maior. Nesse contexto, a implantao de Biodecompositores caseiros poder apresentar-se como alternativas de soluo, notando-se que a sua implantao nas residncias e comrcios do Municpio est previsto na Lei Municipal 2.504/ 2012 em seu Artigo 17.

302

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

2. Materiais e Mtodo
2.1 Caracterizao da rea de Estudo O municpio de Brotas de acordo com o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hdricos (SIGRH), o municpio pertence Unidade de Gerenciamento de Recursos Hdricos Tiet/Jacar (UGRHI - 13). Em relao ao gerenciamento de resduos slidos urbanos do Municpio, a recente Lei Municipal N 2.054/2012 de 24 de janeiro de 2012, Dispe sobre a implantao do Programa Municipal de Gesto Integrado de Resduos Slidos do Municpio de Brotas, Estado de So Paulo em linhas gerais prev aes geridas pelo Municpio em relao coleta, triagem e destinao final dos resduos slidos gerados. De acordo com o Inventrio Estadual de Resduos Slidos Domiciliares (CETESB, 2011), o Municpio apresenta ndice de Qualidade de Aterro de Resduos enquadrado em Controlado, apresentando para os Municpios da UGRHI 13 Tiet/Jacar. Situao no ideal para destinao final dos resduos slidos urbanos. Ainda de acordo com esse estudo, a produo de resduos slidos urbanos de 7,5 toneladas/dia no municpio de Brotas, que so dispostas no aterro controlado, produzido por uma populao estimada de 21.580 habitantes (IBGE, 2011). 2.2 Biodecompositor Nesse contexto, a implantao de Biodecompositores caseiros no s se apresentam como alternativas, mas sua implantao nas residncias e comrcios do Municpio est previsto na Lei Municipal 2.504/2012 em seu Artigo 17. A compostagem o processo biolgico de decomposio da matria orgnica contido nos restos de origem animal ou vegetal, que tem como resultado final um produto que pode ser aplicado no solo para melhorar suas caractersticas biolgicas (JARDIM et al., 1995). As principais vantagens da compostagem, segundo Tenrio e Espinosa (2004), a valorizao da parte orgnica do resduo slido e aumento da vida til do aterro sanitrio, alm de que a aplicao do composto gerado no solo trs benefcios como manter a umidade do solo nos perodos secos, preservao contra eroso, melhora das propriedades biolgicas e o aumento da permeabilidade que favorecem o estabelecimento de minhocas e besouros. A compostagem pode ocorrer por dois mtodos, o mtodo natural frao orgnica do resduo que levada para um local e disposta em pilhas de formato varivel onde a acelerao necessria para o desenvolvimento do processo de decomposio biolgica atingida por revolvimentos peridicos; e o mtodo

303

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

acelerado onde a aerao forada por tubulaes perfuradas, onde as quais se colocam os resduos (JARDIM et al., 1995). Segundo Figueiredo (2012), os Biodecompositores Orgnico podem ser construdos utilizando pouco investimento, a partir de tambores de 200 litros. Para a construo do Biodecompositor implantado na Prefeitura Municipal de Brotas foram utilizados os seguintes materiais: 1 tonel e meio de 200 litros; 20 cm de cano pvc de 200 mm; 1 flange de 40 mm; 1 curva de pvc 40 mm; 1 metro de cano pvc de 40 mm; 6 parafusos de 5 cm com porca; 1 flange de 20 mm; 1 torneira; e 1 metro de sombrite fino. Para sua construo foram feitos os seguintes passos. Primeiramente houve a separao dos materiais acima descritos para construo do Biodecompositor e levados a uma rea de trabalho, conforme Figura 1.

Figura 1

Separao dos materiais para construo do Biodecompositor. Fonte: Santos, 2012

Em seguida foram escolhidos dois tonis e um deles fez-se um corte transversal pela metade, no outro, foram feitos vrios furos no fundo, a fim

304

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

de permitir que haja a separao da matria slida do efluente lquido gerado a partir da decomposio da matria orgnica (Figura 2).

Figura 2

A. Construo do Biodecompositor; B. Processo de corte e furo o fundo. Fonte: Santos, 2012

Posteriormente foi feito uma circunferncia nos tonis a cerca de 30 cm do fundo com 20 cm de dimetro e instalado a flange de 20 mm na parte inferior do tonel cortado, conforme podemos observar na Figura 3, a fim de adaptar a torneira que ir permitir a retirada do chorume gerado.

Figura 3

Indicao do corte com 20 cm de dimetro a 30 cm do fundo (aproximadamente) e instalao da flange ao fundo. Fonte: Santos, 2012

305

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

O prximo passo de construo foi o encaixe do cano de pvc de 200 mm de dimetro no tonel com furos no fundo, conforme observamos na Figura 4, a fim de que tenha possibilidade de retirada do material orgnico decomposto.

Figura 4

Encaixe do cano de pvc de 200mm no tonel. Fonte: Santos, 2012.

Em seguida foi preciso elaborar o encaixe definitivo dos tonis, como podemos observar na Figura 5, atravs da fixao com a utilizao dos 6 (seis) parafusos e porcas.

Figura 5

Fixao dos tonis com os parafusos. Fonte: Santos, 2012.

306

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

O prximo passo foi adaptar o respiro na parte superior do tonel, com encaixe da flange de 40 mm para adaptao do cano de 40 mm, como podemos observar na Figura 6.

Figura 6

Adaptao da flange e do cano pvc de 40 mm. Fonte: Santos, 2012.

Junto ao respiro importante a adaptao de uma curva e outro cano a fim de impedir a entrada de gua no Biodecompositor, conforme verificamos na Figura 7.

Figura 7

Respiro pronto com cano e curva. Fonte: Santos, 2012.

Para finalizar a construo foi importante o encaixe de um sombrite fino no fundo do tonel maior e o encaixe de uma tampa no local destinado a retirada do material slido, como podemos observar na Figura 8.

307

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

Figura 8

Detalhe da tampa no cano de pvc de 200 mm. Fonte: Santos, 2012.

Finalizados essas etapas, podemos concluir a construo do Biodecompositor orgnico (Figura 9).

Figura 9

Biodecompositor Orgnico. Fonte: Santos, 2012.

308

Anais - 4o Simpsio de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hdricos FATEC - Jahu

Segundo Figueiredo (2012) todo e qualquer tipo de resduos orgnico pode ser compostado, sendo apenas exigidos alguns cuidados com os restos de limpeza de banheiros como papel higinicos e resduos de animais domsticos. J quanto a manejo do Biodecompositor orgnico, o autor cita a importncia do encobrimento de 4 a 6 cm com capim picado ou qualquer resto de roagem e poda picados a cada disposio de resduos. Cabe tambm ressaltar a importncia de revolver a mistura a cada 4 a 7 dias e efetuar a retirada do chorume atravs da torneira, que deve ser diludo numa proporo de 1:4 de gua e utilizado como fertilizante. Ainda segundo o autor, ao atingir 2/3 do volume do Biodecompositor deve ser feito a retirada do material slido, que deve estar com uma aparncia de terra de mato, com cheiro agradvel e textura macia. Todo este processo pode levar de 30 a 40 dias, variando conforme a o material disposto, a umidade e nmero de vezes que for efetuado o manejo.

4. Concluses
Devido recente finalizao da construo do Biodecompositor orgnico, ainda no h dados efetivos da diminuio do volume de resduo slido gerado na Prefeitura Municipal de Brotas, mas apresenta uma alternativa vivel, seguindo uma poltica ambiental que vem de acordo com os interesses do Municpio e segue a legislao ambiental conforme Lei Municipal 2.504/12 Artigo 17, j citados ao decorrer deste estudo. A utilizao diria desse Biodecompositor Orgnico na Prefeitura tm tambm um importante exemplo para os funcionrios diretos que utilizaro diariamente e percebero de fato a importncia da reduo do volume de resduos slidos que iriam ser dispostos no Aterro.

5. Referncias Bibliogrficas
BROTAS. PREFEITURA MUNICIPAL. Lei Municipal n 2.504 de 24 de janeiro de 2012. Legislao Municipal. FIGUEIREDO, F.E.R. Manual Prtico para aprender a construir e operar o seu prprio Biodecompositor Caseiro. EcoSigma. Disponvel em http://pt.scribd.com/doc/58121146/ Apostila-Aprenda-a-Construir-seu-Proprio-Biodecompositor-Caseiro-v-VII-10032011. Acesso em: 10 jun 2012. GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO - Secretaria do Meio Ambiente. Inventrio Estadual de Resduos Slidos Domiciliares. Cetesb, 2011. JARDIM, N. S. et al. (coord). Lixo Municipal: Manual de gerenciamento integrado.So Paulo: Instituto de Pesquisas Tecnolgicas: CEMPRE, 1995. MINISTRIO DE PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO E MINISTRIO DAS CIDADES. Atlas de Saneamento 2011. IBGE, 2011. TENRIO, J.A.S.; ESPINOSA, D.C.R. Controle Ambiental de Resduos. 155 - 211 In: PHILIPPI Jr. A; ROMERO, G.C.B (editores), Curso de Gesto Ambiental. Barueri, SP: Manole, 2004.

309

Вам также может понравиться