Вы находитесь на странице: 1из 1

CURSO DE ADMINISTRAO EM GESTO PBLICA - UAB/UFC ALUNO: AFONSO FILHO NUNES LOPES (317418) DESCRIO DA ATIVIDADE

DISCIPLINA TECNOLOGIA E INOVAO TUTOR ANA RITA

Em grupo (mas postando individualmente em seus portflios) proponha 3 empresas cearenses e 3 empresas nacionais ou internacionais que tenham estratgias de inovao (tecnolgica) diferentes (conforme a tipologia de Freeman, tpico 3). Analise brevemente (no mnimo em 3 linhas), se possvel conjecturando sobre seu processo de inovao (aberto ou fechado), estratgia genrica e fatores (tpico 2). Empresas Cearenses Ibyte - A Ibyte acaba de receber o prmio da INTEL de aes de marketing mais inovadoras de 2012. A empresa cearense se destacou entre as trs melhores em toda Amrica Latina, pela criao da ao Wi-fi nas paradas de nibus. As paradas de nibus contempladas ficam prximas s lojas da Ibyte. Uma delas a localizada na Avenida Dom Lus (entre as ruas Osvaldo Cruz e Joaquim Nabuco). Outra est situada em frente ao shopping Iguatemi. O terceiro ponto fica na Avenida 13 de Maio, em frente Igreja de Ftima. um tipo de estratgia defensiva.
ARMTEC Tecnologia em Robtica Ltda.

A Empresa faz parte do Programa de Incubadoras do Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas do Cear (SEBRAE- CE). A ARMTEC atua nas reas de Defesa e Segurana Pblica, Pavimentao, Petrleo e Gs, Diviso Automotiva, e Entretenimento, sendo certificada na norma NBR ISO 9001:2008, e contando com diversos parceiros em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), entre rgos governamentais, instituies de ensino e empresas privadas. um tipo de estratgia ofensiva M Dias Branco - No ano de 2000 a empresa destaque na revista Exame como a melhor do Pas no segmento de
alimentos e adquire a certificao ISO 9002. No mesmo ano inaugura a sua unidade de moagem de trigo em Natal, Rio Grande do Norte, denominada Grande Moinho Potiguar. Na Bahia tambm estava sendo construdo o Grande Moinho Aratu, composto por um moinho de trigo, uma fbrica de biscoitos, uma fbrica de massas e um porto privativo de uso misto. Outro importante passo se deu com a inaugurao, no ano de 2002, da unidade industrial GME para a fabricao de margarinas e gorduras vegetais. A partir da a empresa j produzia dois de seus principais insumos para a fabricao de biscoitos e massas. um tipo de estratgia tradicional

Empresas Nacionais ou Internacionais Izisolar Brasil com matriz em Portugal, est inovando nas solues de estruturas para as instalaes na captao da energia solar possibilitando maior qualidade nas instalaes solares j que essas estruturas ainda so inexistentes no mercado brasileiro, o qual j esta muito bem aceito no mercado e vem apresentando uma demanda desses servios. O que muito tem encantado o mercado o Sombreador Solar produto especifico para parques de estacionamento. Tecnologia, Energia prpria e Limpa, Economia, Design e ainda lucratividade com o espao para propaganda. o tipo de estratgia independente. Neotrip - que cria plataformas inovadoras de ensino para escolas e universidades. o tipo de estratgia ofensiva.
A montadora de automveis Nissan Motor comunicou nesta segunda-feira, 27 de junho, que buscar atingir uma quota de mercado global de 8% at o final de 2016, uma vez que apresentou um plano de negcios para os prximos seis anos. A Nissan, que tem 44,3% de suas aes detidas pela Renault, tambm disse que pretende cumprir com o objetivo de elevar sua margem de lucro operacional, de acordo com o plano de crescimento. um tipo de estratgia ofensiva. Referncias BARBIERI J.C. et al. Inovaes nas organizaes empresariais. In: Organizaes Inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 164 p.

http://www.brasilia50anosdeceara.com.br/index.php/m-dias-branco www.opovo.com.br

Вам также может понравиться