Вы находитесь на странице: 1из 8

15.

TermodeGarantia: z metros Simpson modelo m 897 so cobertos por 2 (d dois) anos de gara antia, Os dosm contados s a partir da data de emisso da nota fiscal. Os mes smos esto garan ntidos para defe eitos ocasionados por falha de fa abricao ou em componentes qu ue os torne im mprprios ou ina adequados s ap plicaes para as s quais se desti inam. Oprodut toperderagaran ntiaautomaticam mente,se: For sub bmetido a condies acima dos lim mites especificados em seu manu ual de instrue es; Sofrer violao v do lacre ou for consertado por pessoas qu ue no faam par rte da equipet cnicadaCriffer; Os dano os ocorridos forem causados por q queda, golpe, impacto, estirament to ou vazamentodepilhas. Utilizao odagarantia: ufruir da garanti ia, o cliente de ever enviar o produto p devidam mente Para usu acondicio onado com porte pago, juntame ente com uma cpia da Nota Fiscal correspondenteparaased dedaempresana a:CaixaPostal199 9Esteio/RS. necess srio, tambm, remeter r a maior r quantidade pos ssvel de informa aes referente es ao defeito dete ectado. O prazo para anlise e ex xecuo dos servios deat10 0diasteis.

Man nualde eInstr rues s

CrifferInstrument C tosdeMedio Fone/Fax:(51) )34599999 S Suporte tcnico:(5 (51)3033.4999 Visit teonossosite:ww ww.criffer.com.br

Dosm metrodeRu udoSimpson897

ndice: Descriogeral................................................................................................... 2 Especificaestcnicas....................................................................................... 2 Painelfrontal...................................................................................................... 5 Painelsuperior................................................................................................... 8 Calibrao.......................................................................................................... 8 Programao..................................................................................................... 9 Iniciandoamedio........................................................................................... 9 Salvandoosdados............................................................................................. 9 Baixandoosdados............................................................................................. 10 Paraimprimirosdados...................................................................................... 10 Funes.............................................................................................................. 11 Calibrao.......................................................................................................... 11 Travaedestravadatecladodosmetro............................................................ 11 Controlesdesegurana..................................................................................... 12

Anotaes

14

Anotaes

Leiaeentendaestemanualantesdeusaroequipamento.

Afalhanacompreensoe/oucumprimentodosavisoseinstruesoperacionais poderesultaremdanossriosoufalhasaoequipamento.

1.Descriogeral:

O Simpson 897 uma combinao de um dosmetro e um medidor de nvel sonoro classe II, fcil de operar e preciso, designado para atender aos requisitos da NR15 e do INSS de exposio ao rudo e possui capacidade para 31 horas de armazenamentodedadostipoRS232. 2.Especificaestcnicas:

Microfone: 13,2 mm de dimetro de eletreto condensado, presso sonora mxima, impedncia 1 K ohms, classe II em conformidade com as normas: ANSI S1,4 1983, ANSI S1.25 1978 e IEC 651 (1979) padro para tipo II. Medidor de nvelsonoroedosmetroderudo.

Faixadinmica:2Escalaselecionveis,50a100dBe80a130dB.

Respostademedidadefreqncia:MedidaA

TempodeResposta:Slow(1segundo)

Escalasdefreqncia:31,5Hza8Kz

Alimentao:Aprimeiracargadeveserde(16)dezesseishoras,esuasprximas cargasde(8)oitohoras,paraaumentaravidatildabateria. OBS.: O no cumprimento desse procedimento implicar em defeitos no cobertospelagarantiadoinstrumentos

Nvel Limiar: O nvel limiar selecionado sobre a escala de 50 a 99dB, incrementadode1em1dBnopainelfrontal.

Dose: Resoluo 0.1% dose a 999,9% acima de 1000% , o display automaticamenteconverterparaumaescalasuperior.

Indicao LEQ: Exibido com 0,1 dB de resoluo, limite selecionvel em 115 ou 130dB.

Nveldecritrio:Selecionvel70,80,84,85e90programvelnopainelfrontal. 13 2

Picos de 140 dB: No painel frontal selecionandose indica o nmero de picos de 140dBqueforamdetectados. Armazenamento de dados: Mximo de 31 horas, qualquer dado acima deste tempo no registrado, somente as primeiras 31 horas so retidas (armazenadas).

Informaes armazenadas: Integrao de mdia de 60 segundos, SPL (Mximo), nmero de vezes que foi detectado 140 dB, indicao do tempo em que o dosmetroficouemHOLD,Indicaodeescala.

Taxa de armazenamento: Os dados so armazenados 1 (um) por minuto seqencialmente.


Dados retidos: Os dados so retidos durante o perodo em que a unidade estiver emRUNouHOLD,todososdadossoperdidosnomodoOFF,contudopara minimizar a chance dos dados serem perdidos inadvertidamente, os dados so retidospor3segundosapsachaveestivernaposioOFF.

Sada serial: RS232, com o cabo fornecido permite a comunicao com um computador atravs do software DRead897 que fornecido junto com dosmetro.

Trava mecnica Aps travar o equipamento atravs da trava eletrnica, gire a chaveLOCKnosentidohorrioetravetambmachaveOFFRUNHOLD NaposioRUNquandoestivertrabalhandoouOFFquandoestiverdesligado. Noapertemuitoessachave,poisnohnecessidadedeapertlamuitoforte. Destrava Mecnica Novamente utilize a chave Allen no orifcio LOCK sentido antihorrioparadestravarachaveFFRUNHOLD. Destrava Eletrnica: No h necessidade de apertar nenhuma tecla apenas coloqueachaveOFFRUNHOLDparaaposioHOLDevoltenovamenteparaa posio RUN o display ira apresentar os travesses indicando que o teclado estadestravado. 14.ControlesdeSegurana O dosmetro provido de formas de segurana, que previnem qualquer pessoa noautorizadaamexernoscontrolesdeSETUP. Uma das caractersticas da funo de trava de teclado LOCK prevenir que a pessoa a qual ficara o dosmetro no mexa nas funes ou desligue o aparelho. Para travar pressione a tecla na qual se deseja travar o equipamento, normalmente fica na funo DOSE. Com a tecla pressionada coloque a chave de trs posies na posio HOLD e volte para a posio RUN.Ira aparecer no display 4 travesses desta forma o teclado esta travado. Para destravar o teclado apenas volte a chave de trs posies para o posio HOLD e volte para RUN sem pressionar nenhuma tecla novamente irar mostrar os 4 travesses informandoqueasteclajestodestravadas. Aps travar o teclado trave a chave de LOCK usando a chave ALLEN que acompanha o kit do equipamento no sentido horrio, desta forma no poder desligaroaparelho.

12

11.Funes:

LCNveldecritrioemdBcomrefernciapara8horas. THNvellimiar=80dB. RTFatorduplicativodedoseoutaxadetroca=5. HLimitemximodeLEQ=115ou130dB. PRN 1 E PRN 2 ambos no apresentam alteraes no layout dos relatrios quando impressos a partir do dosmetro com a impressora. Caso sejam descarregadonocomputadorapresentarodiferenas. IDnumerodeidentificaodoequipamento. 9600Nuncaaltereestevalor,poisavelocidadedetransfernciadedadospara ocomputador. HORACERTAhh:mm:ss DATACERTA1=dia,2=ms,3=ano. Aps efetuar a calibrao, desligar o equipamento para salvar as alteraes feitaseemseguidaligueoequipamento. Quando o LED do calibrador estiver acesso, sinal que as baterias esto fraca. Efetuaratroca. 12.Calibrao:

Relgiodetemporeal:Umrelgioemtemporealforneceahoraemqueosdados foram armazenados. O relgio continua trabalhando mesmo com o aparelho desligado.

Alimentao necessria: ATENO: O 897 designado para ser usado com o carregadordebateriaSimpson.

Problema com baterias: Caso o display apresentar LO BAT e ERR3 e efetue a carga da bateria, atravs do carregador de no mnimo (8) oito horas. Lembrando queaprimeiracargade(16)dezesseishoras.

Autonomia:32horasdefuncionamento.

Tempo de carga: (16) dezesseis horas a primeira carga, as prximas no mnimo (8) oitohoras.

Vida til da bateria: Com a bateria totalmente carregada, aproximadamente 40 horasdafunoRUN,aproximadamente60horasdafunoHOLD.

Indicador de bateria fraca: O visor ira mostrar a indicao de LO BAT, nesta condioodosmetrodeverasercarregadopor16horas.

1Introduzaomicrofonenacavidadeacsticadocalibrador. 2Selecioneaescala50/100doaparelho. 3Ligueoparelho,ecoloqueomesmonafunoSPL(decibelmetro). 4Ligueocalibrador,colocandonaposio94dB. 5 O display devera apresentar 94 dB, caso no apresente calibre o mesmo utilizandooparafusodeajusteSPLCAL,localizadonapartesuperiordoaparelho. 6 Aps apresentar 94 dB aperte e segura a tecla SPL/CAL por alguns segundos o display ira apresentar CAL , informando que o dosmetro j esta calibrado. Caso queiracalibrarem114dB,repitaoprocedimento5.4. 7Quandosecalibrarem94dB,edepoiscolocarocalibradorem114dB ,ehouverumavariaode0.5dBnomexanoparafusodeajuste,poisovalorde 94dBproletrioemrelaoa114dB. 13.Travaedestravadatecladodosmetro.

Visor:Visordecristalliquido(VCL)de4dgitosco6caracteresadicionais:SPL,SPL MAX,INT60,LOBATT,%DOSE,dBA,doispontosepontodecimal.

Dimenses:172mmx80mmx28mm.

Peso:500g.

CondiesAmbientais:TemperaturadeOperao10Ca50C Temperaturadearmazenamento30a45C(limitaodasbaterias) Umidade:0a95%

Abateriadeversercarregadopor16horasquandoaindicaodeLOBATestiver no display. Possui autonomia de 40 horas na posio Run, contudo este tempo variaradeacordocomouso.

Trava eletrnica: Pressione e mantenha pressionada o boto da funo desejada. Ento, coloque a chave para a posio HOLD. Em seguida, retorne para a posio RUN.Aparecernodisplay,eotecladoserdesabilitado.

Campo magntico: No h efeito quando colocado em um campo 80 A/m com o modelo897orientadopelasensibilidademximadocampo. Pressoatmosfrica:Dadosdecorreosofornecidosnomanualdeoperaodo calibrador.

11

3.Painelfrontal:

9.Baixandoosdados: Execute o software DRead 897. No Software selecione a porta COM utilizada no PC.Ex:COM1. Aps selecionar a porta COM. (o software s baixar os dados se a chave seletora estiver em HOLD no dosmetro) estando em HOLD. Pressione o boto PRINT no dosmetro,eautomaticamenteserobaixadososdadosnatela,Cliqueemsalvare selecioneapastadedestino. Renomeieoarquivo.Ex:(DOSE),Cliqueemsalvar.

1 OFF/RUN/HOLD: Uma chave deslizante de 3 posies usada para ativar o instrumentoetravarosdadosacumulados.

OFF: Desliga o equipamento e DELETA TODOS OS DADOS ACUMULADOS DO EQUIPAMENTO, quando a chave passa de RUN para OFF, tem um mnimo de 3 segundos antes do dosmetro realmente desligar. Esta uma medida de preveno contra acidentes de perda de dados acumulados. Durante estes 3 segundosovisoriraapagareassimperderosdados.

RUN: Nessa funo todos os dados relativos a DOSE, LEQ, SPL, MAX E PEAK (pico derudode140dB),socontinuamentemonitorados,atualizadosearmazenados, excetoquandoafunoSPLacionada.

SPL: Todas as funes do dosmetro so suspensas e imprime a indicao HOLD duranteotempoemqueoequipamentoficaremSPL.

HOLD: Nessa funo todos os dados so retidos sem qualquer modificao exceto o relgio TIME continua funcionando. O display alternadamente piscar HOLD e apresentaafunoescolhida. 5

10.ParaImprimirosdados: Clique com o Boto direito na pasta em que foi salvo a medio. Ex: (DOSE), abrir comoPrograma/BlocodeNotas,Paraimprimir.CliqueArquivo/Imprimir,eOK. 10

6.Programaododosmetro: Pressione e segure a tecla SETUP e ligue o instrumento, em seguida pressione a tecla TEST para alterar o valor do parmetro. Pressione novamente a tecla SETUP paramudaraseqnciadeprogramao. 6.1 Os parmetros programveis: So respectivamente: Nvel de Critrio (LC), Nvel Limiar (TH), Taxa de troca (RT), Valor de pico (H), Impressora (Prn), sendo 1 parasadaRS232e2paraenviardiretoparaimpressora,identificaodaunidade (ID),taxadetransfernciadedados,relgioedata. 7.IniciandoMedio: Para iniciar a medio coloque a chave seletora para RUN. Aps ligar o instrumento automaticamente ele mostra as configuraes do instrumento (ver seo anterior 6.1). necessrio passar por toda a configurao, se no passar ocorreroERR3. ERR3 pode ser bateria fraca, conflito na configurao ou tambm trocar a chave seletoradiretoparaHOLD. Aps selecionar a chave seletora de RUN para HOLD, deve deixar por 5s em HOLD epressionarobotoDOSE,iraparecernoDisplayDose.Novamenteselecionea chave seletora para RUN para dar inicio a medio. Para evitar que pessoas no autorizadasdevesetravaroinstrumentocomobotoLOCKcomachaveAllen. 8.SalvandoosDados: Parasalvarosdadosdeveinstalarosoftware. OsoftwarenoinstaladonoPC,umsoftwaredeexecuo. Depois de instalado conecte o cabo RS232 no dosmetro e logo aps, no PC, Observaroconector. Selecione a chave seletora da posio RUN para HOLD por 5s, para encerrar a medio no dosmetro. (Lembramos que o dosmetro 897 no pode ser desligado por mais de 3 SEGUNDOS se for desligado aps este tempo o dosmetro perder amedio).

2LOCK:Travandoatecladecontrole,acaractersticaslockoutforneceproteo contra pessoas no autorizadas a mexer nos controles. Para travar o teclado, pressioneemantenhapressionadaatecladafunodesejada(geralmenteatecla DOSE) deslize a chave OFF RUN HOLD para a posio HOLD, em seguida retornea chaveparaaposioRUNoutravez.Quandoaparecer aindicao no display, solte a tecla. Quando aparecer os 4 travesses no display aproximadamente 5 segundos , informara que o equipamento esta com todas as teclastravadas,impedindoousodasdemaisfunes. O teclado pode ser reativado novamente deslizando a chave OFF RUN HOLD, daposioHOLDparaaposioRUN. 3Display:Visorde4dgitosLCDmais(8)funeseunidadesespeciais. Indicao abaixo da escala: O display indicara UR se o nvel de presso sonora estaabaixodaescala,exemploabaixode50dBnaescalade50a100ouabaixode 80dBnaescalade80a130dB. IndicaodesobreescalaOdisplayindicaraseoSPLestaacimadaescala, porexemplo,acimade100dBnaescalade50a100dB,ouacimade130naescala de80a130dB. 4 SPL (CAL) Quando selecionar esta funo o instrumento funciona como um decibelmetro, executa leitura de nvel de presso sonora em uma base de tempo realemdBA. Na funo SPL, todas as funes do dosmetro so suspensas e imprime a indicaoHOLDduranteotempoemqueoequipamentoficaremSPL. A funo SPL tambm usada para calibrar o instrumento quando o microfone inseridodentrodocalibrador8872.QuandoobotoSPL(CAL)pressionadopor 3 segundos a indicao CAL ser exibido no display, a leitura ser retido na memria do equipamento indicando data, hora, e posio da chave de RANGE (escala) no relatrio impresso. As 2 ultimas leituras so sempre armazenadas. Estasleiturassovisualizadasapenasquandoorelatrioforimpresso.

5 DOSE/PEAK Alternadamente mostra DOSE em porcentagem ou o numero de vezes que o Dosmetro detectou picos de 140 dB, desde que colocado em RUN para acionar esta funo pressione uma vez esta tecla para visualizar DOSE e pressionenovamenteparavisualizar140dB. 6 TIME: Alternadamente seleciona o tempo transcorrido em minutos, segundos, horas este relgio comeara a girar a partir do momento em que o Dosmetro for ligadodeOFFparaRUN. 7 Int. (60 segundos) Mostra a mdia integrada do nvel de presso sonora do perodo de 60 segundos. Esse perodo de 60 segundos iniciase quando o dosmetro passado para RUN. Ento se atualiza usando continuamente os ltimos 60 segundos dos nveis de presso sonora acumulada. Mantendo pressionado esta tecla ser mostrada as ltimas opes programadas, nominalmente:nveldecritrio,nvellimiar,taxadetroca,mdiadetempocoma respostaacimadolimite,formatodesadaserialidentificaodeunidade,taxade transferncia,relgioemtemporealedia,mseano. 8 LEQ/MAX Pressioneuma vez essa tecla e ira mostrar o LEQ,baseado em um perodo de 8 horas em nvel decibel, pressionando uma segunda vez ira mostrar o valor mximo detectado durante o tempo que o equipamento ficou na posio RUN. 9 PRINT: Tecla usada para imprimir os dados da memria do instrumento. Essa tecladeveraserusadaparajogardadosnocomputado. 8.Dataloggerautomtico:Odosmetrotemcapacidadeparaarmazenar31horas de gravao, desde que a chave OFFRUNHOLD, no seja colocada na posio OFF, ou a bateria seja descarregada totalmente. A cada minuto uma nova informao armazenado, o valor mdio, valor mximo, o numero de picos de 140 dB durante o tempo que ficou ligado, onde muitos destes dados so visualizadosviaimpressoraouviacomputador.

4.Painelsuperior:

1 CHAVE RANGE (escala): Uma chave de duas posies seleciona a escala de operao para medir o nvel de som. As escala s disponveis so (50 a 100 dB) e (80 a 130 dB). Os dados armazenados registram a posio da chave RANGE e o tempodealgumamudananaposio.

2SPLCAL:Esseparafusoajustaonveldepressosonoraaplicadodocalibrador.

3EXTDC:Esseconectorutilizadoparacarregarabateriainternadodosmetro.

4DATAOUTPUT:Utilizadoparasairosdadosdamemriadoaparelho. 5.Calibrao:

Selecione a escala 50/100 dB para calibrar em 94 dB e a escala 80/130 para calibrarem114dB. Se a calibrao for necessria, usando uma chave de fenda que acompanha o KIT gireocontroledeajusteSPLCALlocalizadonapartesuperiordoaparelho. O tempo e os dados desta calibrao podem ser registrada na memria do aparelho, pressionando a tecla SPL (CAL) at aparecer no display informao CAL. Oinstrumentoretmasduascalibraesmaisrecentesque podemserobservada somenteviarelatrioimpressonoPCounaimpressoraparaleladiretamente. Devido s diversas mudanas nas condies atmosfricas recomendado que a calibraodoinstrumentosejarealizadanocomeoenofimdecadadosimetria. 8

Вам также может понравиться