Вы находитесь на странице: 1из 76

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

AULA 02
Bem vindo ao nosso segundo encontro! Hoje vamos tratar dos seguintes assuntos: Contabilidade Pblica: conceito, objetivo, objeto e campo de aplicao. No estava previsto inicialmente, mas vou abordar tambm o regime da CASP. Inventrio. Material Permanente e de Consumo. Bens Pblicos. Avaliao dos bens pblicos. SIAFI e tabela de eventos. SIDOR. Conta nica do Tesouro. Necessidade de Financiamento do Setor Pblico: clculo do resultado primrio e nominal. Vamos l!

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

A. TEORIA
Conceito e objeto da Contabilidade Pblica
De acordo com a NBC T 16.1, a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico.

O objeto da Contabilidade Pblica o patrimnio pblico. Patrimnio Pblico conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes.

Campo de aplicao da CASP


A definio do campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico ficava por conta da doutrina. Por sorte nossa, a NBC T 16.1 normatizou o assunto, fato que gerou certa estabilidade nos antigos debates sobre o tema. De acordo com aquela norma, o campo de aplicao da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico abrange TODAS as entidades do setor pblico. Entretanto, as entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
2

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

(a) Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e (b) Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

As Entidades do Setor Pblico so os rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Na prtica, se alguma entidade recebe recurso pblico, ela deve prestar contas da aplicao desse recurso. Para que isso ocorra, necessrio que esta entidade utilize as normas e tcnicas da CASP, de maneira a garantir a necessria padronizao. No meio lgico? Ademais, quem realmente so os donos do dinheiro pblico somos ns! Que pagamos impostos ou, melhor dizendo, integralizamos recurso junto ao Estado e esperamos ver nosso dinheiro bem aplicado. Agora pense comigo: se ns, concurseiros, interessados e estudados, temos dificuldades em entender a verdadeira sopa de letrinhas que compe os demonstrativos contbeis, imagine o lavrador que mora no interior de Minas?

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Seria mais bacana se as informaes no fossem to monopolizadas, fossem realmente teis para quem de fato so os proprietrios dos recursos. Este ato to bonito recebeu um nome Instrumentalizao do Controle Social! pomposo da NBC T 16.1:

Instrumentalizao do Controle Social compromisso fundado na tica profissional, que pressupe o exerccio cotidiano de fornecer informaes que sejam COMPREENSVEIS E TEIS aos cidados no desempenho de sua soberana atividade de controle do uso de recursos e patrimnio pblico pelos agentes pblicos. Com o amadurecimento de nossa democracia e um aumento da governana no setor pblico o controle social dos recursos pblicos vem ganhando destaque. Tanto que o prprio Conselho Federal de Contabilidade tratou do tema na NBC T 16, conforme vimos acima. Quer ver outro exemplo? Clique no link www.transparencia.gov.br para voc navegar no site da transparncia e inspecionar a aplicao dos recursos que voc integralizou. Tem at uma parte para crianas! Legal, n?

Regime da CASP
A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico ramo da cincia contbil e deve obedecer aos seus princpios, inclusive o da competncia. Atribua-se CASP um regime misto, de caixa para as receitas e de competncia para as despesas, devido a uma interpretao errada do artigo 35 da lei 4.320/64 o qual dispe que pertencem ao exerccio financeiro: I as receitas nele arrecadadas; e II as despesas nele legalmente empenhadas. No entanto, este dispositivo se refere apenas ao regime oramentrio e no ao regime de reconhecimento da receita e da despesa como um todo. Tanto a receita quanto a despesa devem observar o princpio da competncia integralmente. A harmonizao entre os preceitos da cincia contbil e a legalidade oramentria ocorre atravs de lanamentos no sistema patrimonial, no momento da ocorrncia do fato gerador. Posteriormente, este lanamento cancelado no instante do reconhecimento oramentrio da despesa e da receita. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
4

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Vamos ver na prtica? Mas antes quero informar, pra quem no sabe, que: D = dbito. C = crdito. Alm disso, foi convencionado que as contas: Ativo, Despesa e Variao Passiva aumentam a dbito e diminuem a crdito. Passivo, Receita e Variao Ativa aumentam a crdito e diminuem a dbito. Exemplos:

Receita
Fato gerador = Receita Patrimonial (Exemplo: inscrio Dvida Ativa) D Ativo (Dvida Ativa) C Variao Ativa Extra-Oramentria

Sistema Patrimonial

Arrecadao = Receita Oramentria (Exemplo: recebimento Dvida Ativa) D Ativo (Caixa) C Receita Oramentria (No-Efetiva) D Mutao Passiva C Ativo (Dvida Ativa)

Sistema Financeiro

Sistema Patrimonial

Perceba que no momento que o fenmeno ocorreu registramos no sistema patrimonial uma variao ativa extra-oramentria. no sistema patrimonial, pois no h dinheiro envolvido ainda, mas s um direito reconhecido. Outra coisa, s pra ajudar voc a gravar, a VA extra-oramentria, pois a receita oramentria ser reconhecida posteriormente. Quando entra o dinheiro, ou seja, quando ocorre a arrecadao da receita, damos baixa no primeiro lanamento. No justo eu aumentar meu patrimnio duas vezes em decorrncia do mesmo evento, no acha? Pois bem, o segundo lanamento um fato permutativo, que no interfere na situao lquida patrimonial. Neste mesmo instante, reconhecemos a receita oramentria. Onde? No sistema financeiro! Pois dessa vez entrou a grana! Viu como a CASP conseguiu harmonizar todas as exigncias! Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
5

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

J podemos ento sintetizar nosso primeiro raciocnio: A receita, ou receita sob o enfoque patrimonial, reconhecida no momento de ocorrncia do fato gerador, logo o regime da competncia. A receita oramentria reconhecida no momento da arrecadao, logo o regime de caixa. Receita Patrimonial Fato Gerador Competncia. Receita Oramentria Arrecadao Caixa.

Despesa
Fato gerador = Despesa Patrimonial (Exemplo: proviso MENSAL 13 salrio) D Variao Passiva Extra-Oramentria C Passivo (proviso) Liquidao proviso) = Despesa Oramentria
Sistema Patrimonial

(Exemplo:

liquidao

da

D Despesa Oramentria no-efetiva C Passivo a pagar D Passivo (proviso) C Variao Ativa Oramentria

Sistema Financeiro

Sistema Patrimonial

Aqui a mesma coisa. No fato gerador, no momento da constituio da proviso, eu reconheo mensalmente, no sistema patrimonial (no h dinheiro!), uma variao passiva extra-oramentria. extra-oramentria, pois a despesa oramentria ficou para depois. No nosso exemplo, ao trmino do exerccio eu liquido todo aquele valor que acumulei no meu Passivo Patrimonial (proviso). Nesse exato momento ocorre a transferncia da obrigao do passivo patrimonial para o financeiro. Como voc pode perceber, no ocorreu a sada do recurso ainda, fato que acontecer somente com o pagamento do Passivo a Pagar. Logo, a despesa, ou despesa patrimonial, reconhecida no momento da ocorrncia do fato gerador, portanto o regime de competncia.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

A despesa oramentria reconhecida no momento da liquidao, logo o regime de competncia tambm, pois a sada do recurso ocorrer apenas na fase do pagamento. Despesa Patrimonial Fato Gerador Competncia. Despesa Oramentria Liquidao Competncia. De acordo com a lei 4.320/64, a despesa oramentria reconhecida no momento do empenho. Entretanto, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o melhor momento de reconhecimento da despesa na liquidao, pois o empenho no gera nenhum tipo de passivo para a entidade. Vamos enquadrar tudo?! Enfoque Patrimonial Despesa Fato gerador (Competncia) Fato gerador (Competncia) Enfoque Oramentrio Liquidao (STN) (Competncia) Empenho (4.320) Arrecadao (Caixa)

Receita

Vamos ver mais sobre o regime de reconhecimento da receita e da despesa nas aulas 03 e 04. Por enquanto basta ter essa noo geral.

Objetivo da CASP
O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico fornecer aos usurios informaes sobre os resultados alcanados e os aspectos de natureza oramentria, econmica, financeira e fsica do patrimnio da entidade do setor pblico e suas mutaes, em apoio ao processo de tomada de deciso; a adequada prestao de contas; e o necessrio suporte para a instrumentalizao do controle social.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Inventrio. Material Permanente e de Consumo. Bens Pblicos. Avaliao dos bens pblicos.
Inventrio fsico o instrumento de controle para a verificao dos saldos de estoques nos almoxarifados e depsitos, e dos equipamentos e materiais permanentes em uso no rgo ou entidade. Os tipos de inventrios fsicos so: Anual destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exerccio constitudo do inventrio anterior e das variaes patrimoniais ocorridas durante o exerccio. Inicial realizado quando da criao de uma unidade gestora, para identificao e registro dos bens sob a sua responsabilidade. De transferncia responsabilidade realizado quando da mudana do dirigente de uma unidade gestora. De extino ou transformao realizado quando da extino ou transformao da unidade gestora. Eventual realizado em qualquer poca, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do rgo fiscalizador. Material de Consumo aquele que em razo de seu uso corrente e da definio da Lei n 4.320/64, perde normalmente sua identidade fsica e/ou tem sua utilizao limitada a dois anos. De acordo com o Manual de Despesa Nacional, um material considerado de consumo: a) Critrio da Durabilidade Se em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condies de funcionamento, no prazo mximo de dois anos; b) Critrio da Fragilidade Se sua estrutura for quebradia, deformvel ou danificvel, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade; c) Critrio da Perecibilidade Se est sujeito a modificaes (qumicas ou fsicas) ou se deteriore ou perca sua caracterstica pelo uso normal; d) Critrio da Incorporabilidade Se est destinado incorporao a outro bem, e no pode ser retirado sem prejuzo das caractersticas do principal. Se com a incorporao houver alteraes significativas das funcionalidades do bem principal e/ou do seu valor monetrio, ser considerado permanente; e

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

e) Critrio da Transformabilidade Se foi adquirido para fim de transformao. f) Critrio da Finalidade Se o material foi adquirido para consumo imediato ou para distribuio gratuita. Material Permanente aquele que, em razo de seu uso corrente, no perde a sua identidade fsica, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos. A classificao em material permanente feita por excluso dos critrios acima. Os materiais permanentes em geral devem ser tombados. Quando dizemos que um material foi tombado, quer dizer que ele recebeu um nmero patrimonial para fins de controle de inventrio. Entretanto, o seu controle patrimonial dever ser feito baseado na relao custo/benefcio desse controle. Nesse sentido, a Constituio Federal prev o Princpio da Economicidade (artigo 70), que se traduz na relao custo-benefcio, assim, os controles devem ser suprimidos quando apresentam como meramente formais ou cujo custo seja evidentemente superior ao risco. Assim, se um material for adquirido como permanente e ficar comprovado que possui custo de controle superior ao seu benefcio, deve ser controlado de forma simplificada, por meio de relao carga, que mede apenas aspectos qualitativos e quantitativos, no havendo necessidade de controle por meio de nmero patrimonial. Por exemplo, temos o controle de uma chave de fenda. Pelo critrio da lei 4.320/64 a chave de fenda um material permanente (>2 anos). Vale a pena atribuir nmero patrimonial a uma chave de fenda? No! melhor controlar por relao de carga: eu tenho 3 chaves de fenda tamanho 1, 4 tamanho 3 e 5 tamanho 2. Carga isso. um procedimento mais simplificado, mas mesmo assim esses bens devero estar registrados contabilmente no patrimnio da entidade. De acordo com a lei 4.320/64, haver registros analticos de todos os bens de carter permanente, com indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao. A contabilidade manter registros sintticos dos bens mveis e imveis. O levantamento geral dos bens mveis e imveis ter por base o inventrio analtico de cada unidade administrativa e os elementos da escriturao sinttica na contabilidade. Ademais, a escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas dobradas.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Sobre a reavaliao dos bens mveis e imveis, a lei 4.320/64 traz que a mesma facultativa: podero ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. A NBC T 16.10 trouxe tratamento diferente ao tema. De acordo com essa norma as reavaliaes devem ser feitas utilizando-se o valor justo ou o valor de mercado na data de encerramento do Balano Patrimonial, pelo menos: Anualmente, para as contas ou grupo de contas cujos valores de mercado variarem significativamente em relao aos valores anteriormente registrados; e A cada quatro anos, para as demais contas ou grupos de contas. Logo, agora obrigatrio reavaliar os bens tendo como referncia a NBC T 16.10. Esta norma trouxe regra importante a respeito dos bens de uso comum do povo. Os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos pblicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doao, devem ser includos no ativo no circulante da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, estejam, ou no, afetos a sua atividade operacional. A mensurao dos bens de uso comum ser efetuada, sempre que possvel, ao valor de aquisio ou ao valor de produo e construo. Antes da publicao da NBC T 16, estes bens no eram objeto de registro da CASP. Segue quadro resumo com a classificao dos bens pblicos: Classificao dos Bens Pblicos Destinados utilizao do pblico em geral; podem ser usados sem restries por todos, sem Uso comum do povo necessidade de permisso especial. Rios, mares, estradas, ruas e praas. Utilizados pelo prprio poder Uso especial pblico para a execuo de servio pblico, tais como edifcios Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
10

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Dominicais

ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias. Constituem o patrimnio das pessoas jurdicas de direito pblico, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. No dispondo a lei em contrrio, consideram-se dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. Tendo ainda como referncia a lei 4.320, temos que a avaliao dos elementos patrimoniais obedecer s seguintes regras: I os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; II os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; III os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas conta patrimonial.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

SIDOR
O SIDOR um conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbncia de cuidar do processamento de cunho oramentrio, por meio de computao eletrnica, cabendo sua superviso Secretaria de Oramento Federal (SOF). O sistema permite a elaborao da proposta oramentria e a reviso do PPA para a formalizao dos Projetos de lei do Oramento Anual (PLOA) e do Plano Plurianual, que so encaminhados ao Congresso Nacional. Cada rgo pblico (os usurios de entrada do SIDOR) informa suas aes e previses oramentrias ao sistema. Depois disso, cada ministrio faz uma consolidao dessas informaes que, finalmente chegam SOF para uma consolidao final. De todo esse trabalho surge o PLOA, que vai ao Congresso, onde apreciado, emendado, votado e aprovado.

SIAFI
A matria sobre o SIAFI enorme. O manual do SIAFIWEB possui diversas subdivises. Vamos abordar apenas o que mais cai. Caso necessrio complementarei o assunto nas questes comentadas. Assim como o SIDOR, o SIAFI um sistema computacional. Aquele cuida da elaborao da proposta oramentria, este cuida do registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do Governo Federal. A criao do SIAFI foi viabilizada com a criao da STN em 1986. O SIAFI foi implantado em 1987 e desde ento vem despertando a ateno no cenrio nacional e internacional. Vrios pases, alm de alguns organismos internacionais, tm enviado delegaes Secretaria do Tesouro Nacional, com o propsito de absorver tecnologia para a implantao de sistemas similares. Quem conhece sabe que o SIAFI realmente muito bom! o Super SIAFI!

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

O SIAFI abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as UG at a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. Aps a aprovao da LOA, a SOF gera os arquivos com as informaes das dotaes oramentrias aprovadas para os rgos, e os remete STN para registro no SIAFI. A LOA o produto final do SIDOR e o SIAFI comea com a publicao da LOA.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

So objetivos do SIAFI: Fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do Governo Federal; Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; Permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; Permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo Federal; Permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; e Proporcionar a transparncia dos gastos do Governo Federal. O SIAFI utilizado pelos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio. Alm desses, o sistema pode ser utilizado pelas Entidades Pblicas Federais, Estaduais e Municipais apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc) dos rgos que utilizam o sistema. Entidades de carter privado tambm podem utilizar o SIAFI, desde que autorizadas pela STN. No entanto, essa utilizao depende da celebrao de convnio ou assinatura de termo de cooperao tcnica entre os interessados e a STN, que o rgo gestor do SIAFI.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

O SIAFI permite aos seus usurios obtenham acesso de forma on-line ou offline.
Formas de Acesso Todos os documentos oramentrios e financeiros das UG so emitidos diretamente no sistema. A prpria UG atualiza os arquivos do sistema. As disponibilidades financeiras da UG so individualizadas em contas contbeis no SIAFI, compondo o saldo da Conta nica e de outras contas. As disponibilidades financeiras da UG so individualizadas em conta corrente bancria e no compem a Conta nica e de outras contas. A UG emite os documentos oramentrios, financeiros e contbeis previamente introduo dos dados no sistema. A UG no introduz os dados de seus documentos no sistema, o que feito atravs de outra unidade denominada plo de digitao.

On Line

Off Line

O SIAFI permite aos rgos a sua utilizao nas modalidades total ou parcial.
Modalidades de Uso Processamento de todos os atos e fatos de determinado rgo pelo SIAFI, incluindo as eventuais receitas prprias. Identificao de todas as disponibilidades financeiras do rgo por meio da Conta nica do Governo Federal ou das contas fisicamente existentes na rede bancria. Sujeio dos procedimentos oramentrios e financeiros do rgo ao tratamento padro do SIAFI, incluindo o uso do Plano de Contas do Governo Federal. O SIAFI se constitui na base de dados oramentrios, financeiros e contbeis para todos os efeitos legais. Execuo financeira dos recursos previstos no Oramento Geral da Unio efetuada pelo SIAFI. No permite tratamento de recursos prprios do rgo. No substitui a contabilidade do rgo, sendo necessrio, portanto, o envio de balancetes para incorporao de saldos.

Total

Parcial

obrigatria a utilizao do sistema na modalidade de uso total por parte dos rgos e entidades do Poder Executivo que integram os Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, ressalvadas as entidades de carter financeiro. A entrada dos dados necessrios execuo oramentria, financeira e contbil efetuada atravs de documentos. Seguem os mais importantes (o DARF, a GRU e a GRPS esto mais frente): NC (Nota de Movimentao de Credito) Permite registrar a movimentao de crditos interna e externa e suas anulaes. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
15

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

ND (Nota de Dotao) Permite registrar valores decorrentes de desdobramento, por Plano Interno e/ou por Fonte de Recursos (quando detalhada), dos crditos previstos no OGU, bem como a incluso dos crditos nele no consignados. Lembra da figura?

NE (Nota de Empenho) Permite registrar o comprometimento de despesa, bem como aos casos em que se faa necessrio o reforo ou a anulao desse compromisso. NL (Nota de Lanamento) Permite registrar eventos contbeis no vinculados a documentos especficos. OB (Ordem Bancria) Permite registrar o pagamento de compromissos, bem como a transferncia de recursos entre UG, liberao de recursos para fins de adiantamento, suprimento de fundos, cota, repasse, sub-repasse e afins. Pr-Empenho (PE) Permite registrar crditos oramentrios prcompromissados, para atender objetivos especficos, nos casos em que a despesa a ser realizada, por suas caractersticas, cumpre etapas com intervalos de tempo desde a deciso administrativa at a efetivao da emisso da NE. Na prtica o PE serve para resguardar determinada dotao at que o processo licitatrio fique pronto. Se ficar com recurso de bobeira na conta, costuma chegar puxo de orelha do OSPF...hehehe... NS (Nota de Lanamento no Sistema) Permite registrar eventos contbeis de forma automtica. Nota de Programao Financeira (PF) Permite registrar a Proposta de Programao Financeira (PPF) e a Programao Financeira Aprovada (PFA) envolvendo a STN e os rgos Setoriais de Programao Financeira (OSPF). Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
16

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Olha a outra:

Tabela de Eventos
A Tabela de Eventos o instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e/ou documentos de entrada no SIAFI, para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contbeis automticos. O evento um cdigo de 6 dgitos que, quando inserido no SIAFI, registra um roteiro contbil. Logo, todos os operadores do SIAFI podem efetuar lanamentos contbeis, mesmo que absolutamente nada saibam sobre contabilidade. O cdigo do evento estruturado da seguinte forma: Classe/Transao Tipo de Utilizao Cdigo Seqencial XX X XXX 01 a 99 0, 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8 000 a 999

A classe identifica o conjunto de eventos de uma mesma natureza de registro. As classes so: 10.0.000 20.0.000 30.0.000 40.0.000 50.0.000 51.0.000 52.0.000 - previso da receita. - dotao da despesa - movimentao de credito. - empenho da despesa. - apropriaes de retenes, liquidaes e outros. - apropriaes de despesas. - retenes de obrigaes. www.pontodosconcursos.com.br
17

Prof. Igor N Oliveira

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

53.0.000 54.0.000 55.0.000 56.0.000 60.0.000 61.0.000 70.0.000 80.0.000

- liquidaes de obrigaes. - registros diversos. - apropriaes de direitos. - liquidaes de direitos. - restos a pagar. - liquidaes de restos a pagar. - transferncias financeiras. - receita

O Tipo de Utilizao pode assumir somente os nmeros 0, 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8. Os tipos 0 e 5 devem ser indicados pelos operadores, pois no so automticos. Os outros so acionados automaticamente pelo sistema. Principais Tipos de Utilizao: (0) (1) (5) (6) evento utilizado diretamente pelo gestor evento utilizado diretamente pelo sistema (mquina) estorno de evento do gestor estorno interno do sistema

O Cdigo Seqencial identifica individualmente cada um dos eventos na tabela de eventos. Os eventos mantm correlao com os documentos de entrada do SIAFI, a exceo dos eventos de classe 50, 60, 70 e 80, que podem aparecer indistintamente na NL, OB e GR. A coordenao-geral de contabilidade da STN o rgo responsvel pela administrao da tabela de eventos. Extrato da tabela de eventos:

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Quando o operador do SIAFI lana o evento 40.1.091, o sistema entende que deve debitar e creditar as contas apresentadas na tabela acima. H lanamentos, como o apresentado, que j possuem contas a dbito e a crdito e no precisam ser complementados, ou seja, no h a preocupao do operador em equilibrar os lanamentos. J outros eventos precisam de contrapartida, como, por exemplo, o evento de classe 51 (apropriao de despesa), que normalmente utilizado em conjunto com um evento de classe 52, reteno de obrigaes. O SIAFI somente validara os documentos de entrada de dados, em termos contbeis, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas (total dos dbitos igual ao total dos crditos). Somente os rgos de contabilidade podem realizar lanamentos manuais ao invs da tabela de eventos. Neste caso o tratamento a ser dado aos mesmos ser atravs de dbito (d) e credito (c), desde que no se trate de receitas e/ou despesas.

Conta nica do Tesouro


At a operacionalizao da Conta nica do Tesouro existia uma grande quantidade de contas correntes das unidades do Governo Federal espalhadas por agncias em todo o territrio nacional, fato que dificultava o controle e o conhecimento da verdadeira dimenso das finanas pblicas. As diretrizes legais para a efetiva centralizao do caixa nico do Tesouro Nacional foram institudas a partir da edio da lei 4.320/64, que no seu artigo 56 dispe O recolhimento de todas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais. Posteriormente, o decreto-lei 200/1967 tratou do assunto no seu artigo 92 da seguinte maneira Com o objetivo de obter maior economia operacional e racionalizar a execuo da programao financeira de desembolso, o Ministrio da Fazenda promover a unificao dos recursos movimentados pelo Tesouro nacional atravs de seu caixa junto ao agente financeiro da Unio. Para regulamentar a instituio da conta nica nos moldes atuais foi editado o decreto 93.872/86, que introduziu os seguintes dispositivos: Artigo 1 - A realizao da receita e da despesa da Unio far-se- por via bancria, em estrita observncia ao princpio de unidade de caixa (Lei n 4.320/64, art. 56 e Decreto-lei n 200/67, art. 74). Artigo 2 - A arrecadao de todas as receitas da Unio far-se- na forma disciplinada pelo Ministrio da Fazenda, devendo o seu produto ser Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
19

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

obrigatoriamente recolhido conta do Tesouro Nacional no Banco do Brasil S.A. (Decreto-lei n 1.755/79, art. 1). 1 - Para os fins deste decreto, entende-se por receita da Unio todo e qualquer ingresso de carter originrio ou derivado, ordinrio ou extraordinrio e de natureza oramentria ou extra-oramentria, seja geral ou vinculado, que tenha sido decorrente, produzido ou realizado direta ou indiretamente pelos rgos competentes. 3 - A posio lquida dos recursos do Tesouro Nacional no Banco do Brasil S.A. ser depositada no Banco Central do Brasil, ordem do Tesouro Nacional. Artigo 5 - O pagamento da despesa, obedecidas as normas reguladas neste decreto, ser feito mediante saques contra a conta do Tesouro Nacional (Decreto-lei n 200/67, pargrafo nico do art. 92). Apesar de toda essa regulamentao, a unificao dos recursos movimentados pelo Tesouro Nacional somente foi concretizada com a promulgao da CF, quando todas as disponibilidades do Tesouro Nacional existentes nos diversos agentes financeiros foram transferidas para o Banco Central do Brasil, conforme artigo 164, 3, CF/88 as disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio a serem movimentadas pelas Unidades Gestoras da Administrao Pblica Federal, inclusive Fundos, Autarquias, Fundaes, e outras entidades integrantes do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal - SIAFI, na modalidade "on-line" (IN STN 04/2004).

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

A operacionalizao da Conta nica do Tesouro Nacional efetuada por intermdio do Banco do Brasil S/A, ou por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda.

A movimentao de recursos da Conta nica ser efetuada por meio de Ordem Bancria OB, Guia de Recolhimento da Unio GRU, Documento de Arrecadao de Receitas Federais DARF, Guia da Previdncia Social GPS, Documento de Receita de Estados e/ou Municpios DAR, Guia do Salrio Educao GSE, Guia de Recolhimento do FGTS e de Informaes da Previdncia Social GFIP, Nota de Sistema - NS ou Nota de Lanamento NL, de acordo com as respectivas finalidades. A GRU utilizada para recolhimento de todas as receitas, depsitos e devolues para rgos, fundos, autarquias, fundaes e demais entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social, excetuadas as receitas administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN. O DARF utilizado para recolhimento de receitas federais administradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN. Ele permite registrar a arrecadao de receitas federais efetivadas pelos rgos e Entidades, por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI entre a UG recolhedora e a Conta nica do Tesouro Nacional. A GPS utilizada para recolhimento de receitas da previdncia social e da contribuio do Salrio Educao. Ela permite registrar o recolhimento das contribuies para a Seguridade Social por meio de transferncias de recursos intra-Siafi entre a UG recolhedora e a Conta nica do Tesouro Nacional.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Necessidade de Financiamento do Setor Pblico: clculo do resultado primrio e nominal.


O governo se utiliza de diversas fontes de financiamentos para suas despesas. Fontes primrias so receitas que o governo obtm sem ampliao de sua dvida ou reduo de seus ativos. Fontes no primrias so receitas que o governo obtm atravs de endividamento ou reduo do patrimnio pblico. A apurao do resultado primrio tem por objetivo avaliar a sustentabilidade da poltica fiscal, ou seja, a capacidade do governo de gerar receitas em volume suficiente para pagar suas contas usuais (investimentos e despesas correntes), sem que seja comprometida sua capacidade de administrar sua dvida existente. De outra maneira, podemos dizer que o RP indica se os nveis de gastos so compatveis com a arrecadao. H duas maneiras de se apurar o Resultado Fiscal do governo: acima da linha e abaixo da linha. Acima da linha Apura o Resultado Nominal a partir dos registros contbeis do governo e permite identificar o comportamento dos principais itens de receita e despesa. Abaixo da linha Apura o Resultado Nominal atravs da variao do saldo do endividamento lquido. No permite identificar quais componentes das contas pblicas contribuem para formao do resultado. Receitas no financeiras ou primrias = total da receita arrecadada levando em conta as seguintes dedues: I. II. III. IV. V. Ganhos obtidos com aplicaes financeiras; Ingressos provenientes de Operaes de Crdito; Recebimento de emprstimos concedidos; Receitas de alienao e privatizao; e Operaes intra-oramentrias.

Despesas no financeiras ou primrias = total da despesa levando em conta as seguintes dedues: I. II. III. IV. Amortizao, juros e outros encargos da dvida; Aquisio de ttulos de capital j integralizado; Concesso de emprstimo; e Operaes intra-oramentrias. www.pontodosconcursos.com.br
22

Prof. Igor N Oliveira

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Resultado Primrio = Receitas Primrias Despesas Primrias Resultado Nominal (acima da linha) = Resultado Primrio + Juros Nominais Resultado Nominal (abaixo da linha) = Dvida Lquida Exerccio Dvida Lquida do Exerccio Anterior Juros Nominais = Correo Monetria + Juros Reais = Juros Nominais a Crdito Juros Nominais a Dbito Resultado Operacional = Resultado Primrio + Juros Reais So pouqussimas questes prticas sobre este assunto. As que existem desloquei para as aulas sobre balanos. Didaticamente ficou melhor.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

B. QUESTES
1. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) O processo de escriturao contbil inteiramente realizado com base no mtodo das partidas dobradas e qualquer lanamento contbil s pode ser concretizado com a indicao de valores equivalentes para as contas a serem debitadas e creditadas. Certo. Lei 4.320/64, artigo 86 A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas dobradas. Pelo mtodo das partidas dobradas cada conta lanada a dbito corresponde a uma conta lanada a crdito. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) Considerando a necessidade de elaborao do inventrio fsico para a manuteno e o controle do patrimnio de rgos pblicos, bem como para a certificao do saldo constante do balano geral do exerccio, julgue os itens a seguir. 2. Qualquer material permanente, incluindo-se o de pequeno valor econmico, deve ser controlado, sendo indispensvel o seu tombamento, ainda que o custo do controle seja evidentemente superior ao risco de perda do bem. Errado. Quando dizemos que um material foi tombado, quer dizer que ele recebeu um nmero patrimonial para fins de controle de inventrio. Os materiais permanentes devem ser tombados. Entretanto, o controle patrimonial de qualquer material dever ser feito baseado na relao custo/benefcio desse controle. Assim, se um material for adquirido como permanente e ficar comprovado que possui custo de controle superior ao seu benefcio, deve ser controlado de forma simplificada, por meio de relao carga. 3. O inventrio fsico instrumento de controle por meio do qual possvel proceder ao levantamento da situao dos equipamentos e dos materiais permanentes em uso e de suas necessidades de manuteno. Certo. Inventrio fsico instrumento de controle para a verificao dos saldos de estoques nos almoxarifados e depsitos, e dos equipamentos e materiais permanentes em uso no rgo ou entidade. Os tipos de inventrios fsicos so: anual, inicial, de transferncia de responsabilidade, de extino ou transformao e eventual. O inventrio pode levantar tambm a necessidade de manuteno. 4. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) O SIAFI centraliza e uniformiza, por meio da integrao dos dados, o processamento da execuo oramentria, que abrange, essencialmente, a programao financeira, a execuo contbil e a Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
24

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

administrao oramentria. Certo. SIAFI execuo oramentria, contbil, financeira e patrimonial do governo federal.

5. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) As entidades pblicas federais, estaduais e municipais podem utilizar o SIAFI para receber, por meio da conta nica do governo federal, receitas como taxas de energias, de gua, de telefone, entre outras dos rgos que utilizam o sistema. Certo. O SIAFI utilizado pelos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio. Alm desses, o sistema pode ser utilizado pelas Entidades Pblicas Federais, Estaduais e Municipais apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc) dos rgos que utilizam o sistema. Entidades de carter privado tambm podem utilizar o SIAFI, desde que autorizadas pela STN. No entanto, essa utilizao depende da celebrao de convnio ou assinatura de termo de cooperao tcnica entre os interessados e a STN, que o rgo gestor do SIAFI. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) Com relao conta nica do Tesouro Nacional, importante instrumento de controle das finanas pblicas, julgue os itens que se seguem. 6. As disponibilidades da conta nica so movimentadas mediante fluxos de informao especficos para as receitas e para as despesas. Certo. Os ingressos de recursos so realizados atravs de documentos especficos como o DARF, por exemplo. O mesmo ocorre para a despesa como a Ordem Bancria (OB). 7. A unificao dos recursos movimentados pelo Tesouro Nacional somente foi concretizada com a promulgao da CF, quando todas as disponibilidades do Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
25

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Tesouro Nacional existentes nos diversos agentes financeiros foram transferidas para o Banco Central do Brasil. O CESPE considerou inicialmente est questo como correta, alterando para errado devido s controvrsias levantadas em torno da data de publicao da CF/88 (outubro) e implementao da CUT (setembro/88). Vamos acatar a deciso da banca, OK? Inclusive eu mesmo sugeri aos alunos que entrassem com recurso pelo motivo apresentado posteriormente pelo CESPE. Entretanto, descobri que a questo foi COPIADA do site do tesouro e no poderia estar errada. Melhor seria uma anulao. 8. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) As transferncias de limite de saque cota, repasse, sub-repasse e pagamentos diversos entre as unidades gestoras integrantes da conta nica do Tesouro Nacional devem ser efetuadas por meio do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), independentemente de qualquer autorizao. Errado. De acordo com a IN STN 04/2004, artigo 15 O limite de crdito total da Unidade Gestora nunca poder ser maior do que o limite de saque autorizado Conta nica do Tesouro Nacional em vinculao de pagamento especfica definida pelo rgo Central do Sistema de Administrao Financeira. 9. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) Os sistemas contbeis admitem lanamentos manuais e por eventos, ambos efetuados pelas unidades gestoras. Errado. No toda unidade gestora que pode realizar lanamentos manuais, mas somente os rgos de contabilidade. Neste caso o tratamento a ser dado aos mesmos ser atravs de dbito (d) e credito (c), desde que no se trate de receitas e/ou despesas. Isto o que est previsto na tabela de eventos do SIAFI. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) Um dos instrumentos de controle do patrimnio pblico o inventrio de materiais, bens mveis e imveis pertencentes ao ente pblico. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. 10. legalmente admissvel a dispensa de tombamento de material permanente cujo custo for inferior ao custo de controle. Certo. Questo chatinha. Quando dizemos que um material foi tombado, quer dizer que ele recebeu um nmero patrimonial para fins de controle de inventrio. Os materiais permanentes devem ser tombados. Legalmente pode ser feito o tombamento de material permanente quando o custo for inferior ao custo de controle. No entanto, no recomendvel por ferir o princpio da Economicidade. 11. A durabilidade, a incorporabilidade e a tangibilidade so parmetros para identificao de material permanente. Errado. De acordo com o MDN, um material considerado de consumo: a) Critrio da Durabilidade Se em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condies Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
26

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

de funcionamento, no prazo mximo de dois anos; b) Critrio da Fragilidade Se sua estrutura for quebradia, deformvel ou danificvel, caracterizando sua irrecuperabilidade e perda de sua identidade ou funcionalidade; c) Critrio da Perecibilidade Se est sujeito a modificaes (qumicas ou fsicas) ou se deteriore ou perca sua caracterstica pelo uso normal; d) Critrio da Incorporabilidade Se est destinado incorporao a outro bem, e no pode ser retirado sem prejuzo das caractersticas do principal. Se com a incorporao houver alteraes significativas das funcionalidades do bem principal e/ou do seu valor monetrio, ser considerado permanente; e e) Critrio da Transformabilidade Se foi adquirido para fim de transformao. f) Critrio da Finalidade Se o material foi adquirido para consumo imediato ou para distribuio gratuita. A classificao em material permanente feita por excluso. No est expresso na norma a tangibilidade. Este o erro. 12. A durabilidade diferencia os materiais permanentes dos de consumo, pois tal caracterstica no relevante para materiais classificados como de consumo. Errado. Conforme vimos acima a durabilidade relevante para classificao de um material como de consumo. 13. O abandono de um material uma forma de destinao legalmente prevista Certo. Esta est na IN 205/88 SEDAP. DA CARGA E DESCARGA 6. Para fins desta IN, considera-se: a) carga - a efetiva responsabilidade pela guarda e uso de material pelo seu consignatrio; b) descarga - a transferncia desta responsabilidade. 6.5. A descarga, que se efetivara com a transferncia de responsabilidade pela guarda do material: a) dever, quando vivel, ser precedida de exame do mesmo, realizado, por comisso especial; b) ser, como regra geral, baseada em processo regular, onde constem todos os detalhes do material (descrio, estado de conservao, preo, data de incluso em carga, destino Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
27

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

da matria-prima eventualmente aproveitvel e demais informaes); e c) decorrer, no caso de material de consumo, pelo atendimento s requisies internas, e em qualquer caso, por cesso, venda, permuta, doao, inutilizao, abandono (para aqueles materiais sem nenhum valor econmico) e furto ou roubo. 14. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) Os materiais de consumo devem ser avaliados pelo custo mdio ponderado das compras, e os materiais permanentes, pelo custo de aquisio ou de construo. Certo. Lei 4.320/64, artigo 106 A avaliao dos elementos patrimoniais obedecer as normas seguintes: I os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; II os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; e III os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) A respeito da execuo oramentria e financeira no setor pblico, julgue os itens a seguir. 15. Apesar da centralizao de recursos na conta nica, as unidades gestoras podem manter contas-correntes em agncias bancrias, para movimentar seus recursos quando houver necessidade de realizar operaes que no possam ser efetuadas por meio da conta nica. Certo. IN STN 04/2004, artigo 9 Para atender aos casos em que os recursos no possam ser sacados diretamente da Conta nica, os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal integrantes do oramento fiscal e da seguridade social excepcionalmente podero movimentar recursos financeiros em contas correntes bancrias mantidas junto ao Banco do Brasil S/A, ou outros agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda. 16. Para efetivar o registro de execues financeiras, oramentrias e patrimoniais, as unidades gestoras podem acessar o SIAFI de forma online ou off-line. Certo. Formas de acesso ao SIAFI online e off-line. Modalidades de uso total e parcial. 17. (CESPE/Analista Administrativo/ANEEL 2010) Acerca da contabilidade aplicada ao setor pblico, julgue o item a seguir. um instrumento de controle preventivo que orienta a administrao, dando-lhe a necessria autorizao para arrecadar e gastar, dentro dos limites do oramento. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
28

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Errado. Quem d autorizao para arrecadar e gastar o oramento pblico. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2010) De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade que estabelece a conceituao, o objeto e o campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico, julgue os itens a seguir. 18. A contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que emprega, no processo gerador de informaes, as tcnicas prprias da execuo oramentria e financeira direcionadas para a adequada prestao de contas. Errado. Perceba que o enunciado cita as Normas Brasileiras de Contabilidade. De acordo com a NBC T 16.1, a Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico.

19. O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico, que devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade pblica. Errado. O campo de aplicao da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico realmente abrange TODAS as entidades do setor pblico. Entretanto, de acordo com a NBC T 16.1, as entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. 20. (CESPE/Auditor/FUB 2009) De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, o objeto da contabilidade governamental o oramento pblico. Errado. O objeto da CASP o patrimnio pblico. (CESPE/ AGA/SAD PE 2009) No que se refere conceituao, ao objeto e ao campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico, segundo as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens. 21. O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o patrimnio pblico. Certo. Objeto CASP Patrimnio Pblico. 22. O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange apenas os rgos, os fundos e as pessoas jurdicas de direito pblico. Errado. O Campo de Aplicao da CASP abrange TODAS as entidades do setor pblico. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
30

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Ou seja, recebeu recurso pblico est contemplado no Campo de Aplicao da CASP. 23. No se equiparam como entidade do setor pblico, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. Errado. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. 24. Os conselhos profissionais devem observar parcialmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico. Errado. O Campo de Aplicao da CASP abrange TODAS as entidades do setor pblico. As entidades abrangidas pelo campo de aplicao devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. 25. classificada como unificada a unidade contbil que representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais unidades contbeis originrias. Errado. A resposta Unidade Consolidada. A soma, agregao ou diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico resultar em novas unidades contbeis. A Unidade Contbil classificada em: Originria representa o patrimnio das entidades do setor pblico na condio

de pessoas jurdicas; Descentralizada representa parcela do patrimnio de Unidade Contbil

Originria; Unificada representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais

Unidades Contbeis Descentralizadas; Consolidada representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
31

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Unidades Contbeis Originrias. (CESPE/Analista de Controle Interno/SAD PE 2009) Acerca do conceito, do objetivo e da especialidade da contabilidade segundo as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, julgue os itens. 26. Contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que, no processo gerador de informaes, pe em prtica os princpios fundamentais de contabilidade direcionados ao controle do oramento pblico. Errado. A Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico o ramo da cincia contbil que aplica, no processo gerador de informaes, os Princpios Fundamentais de Contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico.

27. O campo da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico. Certo. O campo de aplicao da CASP abrange TODAS as Entidades do Setor Pblico. Entretanto, estas entidades devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

28. Os servios sociais pblicos devem observar, parcialmente, as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico para adotarem procedimentos de prestao de contas e de instrumentalizao do controle social. Errado. Os Servios Sociais (sistema S = SENAI, SESC, SEBRAE...) devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da CASP. 29. classificada como unificada a unidade contbil que representa o patrimnio das entidades do setor pblico na condio de pessoas jurdicas. Errado. A resposta Unidade Originria. A Unidade Contbil classificada em: Originria representa o patrimnio das entidades do setor pblico na condio

de pessoas jurdicas; Descentralizada representa parcela do patrimnio de Unidade Contbil

Originria; Unificada representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais

Unidades Contbeis Descentralizadas; Consolidada representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais

Unidades Contbeis Originrias. 30. A soma, agregao ou diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico no resulta em novas unidades contbeis.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Errado. De acordo com a NBC T 16.1, a soma, agregao ou diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico resultar em novas unidades contbeis. (CESPE/Analista Judicirio/TRE BA 2009) De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue o item a seguir, relativo ao objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico. 31. O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o oramento pblico, evidenciando, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. Errado. Objeto da CASP Patrimnio Pblico. (CESPE/Contador/UNIPAMPA 2009) Julgue os itens a seguir, consoante o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico. 32. O objeto da contabilidade pblica o patrimnio pblico, entendido como o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no. Certo. Objeto da CASP Patrimnio Pblico. Patrimnio Pblico conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica por entidades do setor pblico e suas obrigaes. 33. O campo de atuao da contabilidade pblica abrange todas as entidades do setor pblico, que devem observar integralmente suas normas e tcnicas prprias. Errado. CASP todas ESP. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. As ESP devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
34

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

(CESPE/Contador/CEHAP 2008) De acordo com o disposto nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, com relao a conceito, objeto e campo de aplicao da contabilidade pblica, julgue os itens. 34. Contabilidade pblica o ramo da cincia contbil que aplica os princpios fundamentais de contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. Agora sim!

35. O objeto da contabilidade pblica o patrimnio pblico, representado pelo conjunto de direitos e bens, tangveis e intangveis, onerados ou no. Certo. Objeto da CASP Patrimnio Pblico. Patrimnio Pblico conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor pblico, que seja portador ou represente um fluxo de benefcios, presente ou futuro, inerente prestao de servios pblicos ou explorao econmica Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
35

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

por entidades do setor pblico e suas obrigaes. 36. O campo de aplicao da contabilidade pblica abrange todas as entidades que recebem, guardam, movimentam, gerenciam ou aplicam recursos pblicos na execuo de suas atividades. Certo. CASP todas ESP. Entidade do Setor Pblico rgos, fundos e pessoas jurdicas de direito pblico ou que, possuindo personalidade jurdica de direito privado, recebam, guardem, movimentem, gerenciem ou apliquem dinheiros, bens e valores pblicos, na execuo de suas atividades. Equiparam-se, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. 37. Todas as entidades abrangidas pelo campo de aplicao da contabilidade pblica devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade pblica. Errado. As ESP devem observar as normas e as tcnicas prprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico, considerando-se o seguinte escopo: Integralmente as entidades governamentais, os servios sociais e os conselhos profissionais; e Parcialmente as demais entidades do setor pblico, para garantir procedimentos suficientes de prestao de contas e instrumentalizao do controle social.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

38. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2008) Segundo o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, julgue o item a seguir com relao ao regime de Contabilidade Pblica. Os registros contbeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes contbeis do perodo com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execuo oramentria. Certo. De acordo com a NBC T 16.5, os registros contbeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes contbeis do perodo com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execuo oramentria. A CASP ramo da cincia contbil e obedece aos seus princpios integralmente, inclusive o da competncia. Tanto a receita quanto a despesa so reconhecidas no momento da ocorrncia do fato gerador. Nesse instante, deve-se fazer um registro no sistema patrimonial, que ser anulado por ocasio da arrecadao da receita ou liquidao da despesa. Na arrecadao reconhecida a receita oramentria e na liquidao (de acordo com a STN) reconhecida a despesa oramentria. A lei 4.320/64 atribui ao momento do empenho o reconhecimento da despesa. Enfoque Patrimonial Despesa Fato gerador (Competncia) Fato gerador (Competncia) Enfoque Oramentrio Liquidao (STN) (Competncia) Empenho (4.320) Arrecadao (Caixa)

Receita

(CESPE/Analista Administrativo e Financeiro/SEGER ES 2008) A Contabilidade pblica pode ser definida como o ramo da cincia contbil que controla o patrimnio pblico, evidenciando as variaes e os conseqentes resultados, inclusive sociais, decorrentes dos atos e fatos de natureza oramentria, financeira e patrimonial nas entidades da administrao pblica.
Joo Eudes Bezerra Filho. Contabilidade pblica, 2. edio Campus 2006. Pgina 31.

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir, relativos contabilidade pblica. 39. O campo de aplicao da contabilidade pblica limita-se aos rgos e entidades integrantes do oramento da seguridade social e de investimento em empresas estatais dos governos federal, estadual e municipal. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
37

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Errado. Campo de Aplicao da CASP todas ESP. (CESPE/AAMA/IBRAM 2008) Acerca dos regimes oramentrio e de competncia, julgue os itens a seguir. 40. Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor pblico, as transaes no setor pblico devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem, utilizando, portanto, o regime contbil misto. Errado. A questo trata do regime da competncia, ou seja, o registro deve ocorrer no momento de ocorrncia do fato gerador, independente de pagamento ou recebimento. Atribua-se CASP um regime misto, de caixa para as receitas e de competncia para as despesas, devido a uma interpretao errada do artigo 35 da lei 4.320/64 o qual dispe que pertencem ao exerccio financeiro: I as receitas nele arrecadadas; e II as despesas nele legalmente empenhadas. No entanto, esta interpretao se refere apenas ao regime oramentrio e no ao regime de reconhecimento da receita e da despesa como um todo. Tanto a receita quanto a despesa devem observar o princpio da competncia integralmente. A harmonizao entre os preceitos da cincia contbil e a legalidade oramentria ocorre atravs de lanamentos no sistema patrimonial no momento da ocorrncia do fato gerador. Posteriormente, este lanamento cancelado no instante do reconhecimento da despesa e receita oramentria. S pra voc fixar bem, vamos ver novamente nossos exemplos? Receita Fato gerador = Receita Patrimonial (Exemplo: inscrio Dvida Ativa) D Ativo (Dvida Ativa) C Variao Ativa Extra-Oramentria
Sistema Patrimonial

Arrecadao = Receita Oramentria (Exemplo: recebimento Dvida Ativa) D Ativo (Caixa) C Receita Oramentria No-Efetiva
Sistema Financeiro

D Mutao Passiva C Ativo (Dvida Ativa) Prof. Igor N Oliveira

Sistema Patrimonial

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Despesa Fato gerador = Despesa Patrimonial (Exemplo: proviso 13 salrio) D Variao Passiva Extra-Oramentria C Passivo (proviso)
Sistema Patrimonial

Liquidao = Despesa Oramentria (Exemplo: liquidao da proviso) Neste momento ocorre a transferncia do passivo patrimonial para o passivo financeiro. D Despesa Oramentria no-efetiva C Passivo a pagar D Passivo (proviso) C Variao Ativa Oramentria
Sistema Financeiro

Sistema Patrimonial

41. Ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contbil do direito em contrapartida a uma variao ativa, em contas do sistema patrimonial, o que representa o registro da receita por competncia. Certo. Exatamente o que conversamos na ltima questo. Este lanamento no sistema patrimonial foi uma maneira que o pessoal encontrou de harmonizar as exigncias contbeis e legais (oramentrias). (CESPE/Contador/MS 2010) A respeito dos aspectos relacionados contabilidade pblica, julgue o item subseqente. 42. Se um cidado transformar um terreno de sua propriedade em um parque recreativo e do-lo ao poder pblico com a finalidade de fazer dele um bem de uso comum do povo de sua cidade, ento o terreno passa a fazer parte do patrimnio sob controle da contabilidade pblica. Certo. De acordo com a NBC T 16.4, os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos pblicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doao, devem ser includos no ativo no circulante da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, estejam, ou no, afetos a sua atividade operacional. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/MS 2010) A respeito das caractersticas e do gerenciamento de acesso e segurana do SIAFI, julgue os seguintes itens. 43. A centralizao permite a padronizao dos mtodos e rotinas de trabalho, criando restries e rigidez de recursos, que saem do controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora. Errado. Um dos objetivos do SIAFI padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
39

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora. 44. Uma vez includos os dados de um documento no SIAFI, e aps a sua contabilizao, no possvel corrigir qualquer irregularidade constatada nesses dados. Errado. Essa nem precisa saber sobre SIAFI! Imagine que sistema mega eficiente e flexvel que no possvel corrigir nada! Credo! Esse no nosso super SIAFI! S que aqui cabe uma ressalva. Para se fazer a alterao de um documento, s atravs de outro documento. Isso uma caracterstica do sistema. No possvel selecionar um valor de um documento j aprovado e apertar DEL. Deve-se fazer um documento de correo. 45. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/MS 2010) Os ttulos adquiridos pelo poder pblico sero divulgados, quando em moeda estrangeira, pelo valor nominal convertido em moeda corrente pela cotao da data da operao. Os passivos vinculados s moedas estrangeiras devero ser convertidos pela cotao de fechamento do balano, salvo nos casos em que a cotao mdia seja menor que a de fechamento. Errado. Os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, sero avaliados pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano. 46. (CESPE/Analista Administrativo/ANEEL 2010) Com relao amplitude do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), Julgue o item que se segue. O SIAFI abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as unidades gestoras at a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. Certo. O SIAFI processa e controla toda a execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil dos rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio. Ele abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as unidades gestoras at a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. 47. (CESPE/Analista Administrativo/ANEEL 2010) Acerca da movimentao da conta nica do tesouro nacional, julgue o item a seguir. efetuada por intermdio das unidades gestoras integrantes do SIAFI, sob a forma de acesso online e offline, utilizando como agente financeiro, para efetuar os pagamentos e recebimentos, o Banco Central do Brasil. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Errado. A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio a serem movimentadas pelas Unidades Gestoras da Administrao Pblica Federal, inclusive Fundos, Autarquias, Fundaes, e outras entidades integrantes do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal - SIAFI, na modalidade "on-line". A operacionalizao da Conta nica do Tesouro Nacional ser efetuada por intermdio do Banco do Brasil S/A, ou por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda. (CESPE/Analista Tcnico-administrativo/MI 2009) Com relao ao Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e ao Sistema Integrado de Dados Oramentrios do Governo Federal (SIDOR), julgue os prximos itens. 48. Alm de ajudar na elaborao da proposta oramentria, o SIDOR serve como agente centralizador dos pedidos de alterao do oramento em execuo por meio de crditos adicionais. Certo. O SIDOR d suporte s atividades de elaborao da proposta oramentria e administrao da demanda por crditos adicionais, que no deixam de ser um crdito oramentrio. 49. Na forma de acesso ao SIAFI denominada off-line, a unidade gestora precisa repassar outra unidade a tarefa de introduzir os dados relativos aos seus documentos contbeis. Certo.
Formas de Acesso Todos os documentos oramentrios e financeiros das UG so emitidos diretamente no sistema. A prpria UG atualiza os arquivos do sistema. As disponibilidades financeiras da UG so individualizadas em contas contbeis no SIAFI, compondo o saldo da Conta nica e de outras contas. As disponibilidades financeiras da UG so individualizadas em conta corrente bancria e no compem a Conta nica e de outras contas. A UG emite os documentos oramentrios, financeiros e contbeis previamente introduo dos dados no sistema. A UG no introduz os dados de seus documentos no sistema, o que feito atravs de outra unidade denominada plo de digitao.

On Line

Off Line

(CESPE/Analista Tcnico-administrativo/MI 2009) Com relao conta nica do Tesouro Nacional, julgue os prximos itens. 50. Nos casos em que caractersticas operacionais especficas no permitam a movimentao financeira pelo sistema de caixa nico do Tesouro Nacional, os Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
41

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

recursos podem ser movimentados por qualquer instituio financeira autorizada a operar no mercado brasileiro. Errado. A operacionalizao da Conta nica do Tesouro Nacional ser efetuada por intermdio do Banco do Brasil S/A, ou por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda. O agente financeiro poder se utilizar, quando necessrio, e com a anuncia da Secretaria do Tesouro Nacional - STN, de outras empresas do conglomerado financeiro por ele controlado para a realizao de servios especializados relacionados operacionalizao da Conta nica. No qualquer instituio financeira. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009) Acerca da classificao dos bens pblicos e de suas caractersticas, julgue os seguintes itens. 51. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. Certo. Essa cpia do Cdigo Civil. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. 52. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. Certo. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. 53. No dispondo lei em contrrio, consideram-se especiais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. Errado. No dispondo a lei em contrrio, consideram-se dominicais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. 54. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009) O SIAFI um sistema computacional de acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil do governo federal. Certo. Um dos objetivos do SIAFI prover os rgos da Administrao Pblica de mecanismos adequados ao controle dirio da execuo oramentria, financeira e contbil. 55. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais deve ser efetuada pelo mtodo do regime misto. Errado. A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais efetuar-se- pelo mtodo das partidas dobradas. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
42

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

(CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) A respeito da implantao do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI), julgue os itens. 56. A implantao do SIAFI foi viabilizada a partir da criao da Secretaria de Oramento Federal. Errado. A partir da criao da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em 1986. 57. Desde a sua implantao, o SIAFI foi utilizado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. Errado. O SIAFI foi utilizado inicialmente apenas pelo Poder Executivo, expandido-se de forma gradual pelos demais Poderes a partir da percepo, pelos usurios, das vantagens oferecidas pelo Sistema. Atualmente, utilizam-se do SIAFI todos os rgos da Administrao Direta, inclusive os pertencentes aos Poderes Legislativo e Judicirio, e grande parte da Administrao Indireta, faltando apenas as Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista que no compem o Oramento Geral da Unio - OGU, e as Instituies Financeiras Oficiais. 58. Desde sua implantao, o SIAFI, como sistema computacional, tornou-se importante instrumento para o acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil dos governos federal, estadual e municipal. Errado. O SIAFI o instrumento para o acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil do Governo Federal. 59. A performance do SIAFI tem despertado a ateno e o interesse de organismos internacionais e de vrios pases da Europa e da Amrica Latina. Certo. A performance do SIAFI tem despertado a ateno e o interesse de organismos internacionais e de vrios pases da Europa e Amrica Latina, que tem enviado, freqentemente, suas delegaes Secretaria do Tesouro Nacional - STN, com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada e absorver a experincia adquirida, visando a implantao de sistema similar nos seus pases de origem. nosso Super SIAFI! 60. Atualmente, utilizam-se do SIAFI todos os rgos da administrao direta e administrao indireta, inclusive empresas pblicas, sociedades de economia mista e instituies financeiras oficiais. Errado. O SIAFI abrange os rgos da Administrao Pblica Direta federal, as autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e as sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio. No so todos os rgos da Administrao Indireta. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) Quanto ao gerenciamento de acesso e segurana do SIAFI, julgue os itens. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

61. O acesso para registro de documentos ou para consultas ao SIAFI ser autorizado a partir do momento da posse do servidor em cargo pblico. Errado. O acesso para registro de documentos ou para consultas no SIAFI somente ser autorizado aps o prvio cadastramento e habilitao dos usurios. No na posse. Isso meio lgico. Voc vai ter acesso se precisar usar o sistema. Imagine voc tomando posse no Senado e j ganhando uma senha do SIAFI sendo que vai trabalhar em outro setor, por exemplo. Que loucura! 62. Para viabilizar o cadastramento dos usurios ao SIAFI, cada rgo da administrao direta do governo federal deve indicar, formalmente, ao Servio Federal de Processamento de Dados (SERPRO) um servidor para ser responsvel pelo processo de cadastramento dos usurios do sistema no respectivo rgo. Errado. Cada rgo da Administrao Direta do Governo Federal deve indicar, formalmente, Secretaria do Tesouro Nacional um servidor, e seu substituto, para serem os responsveis pelo processo de cadastramento dos usurios do Sistema no mbito do respectivo rgo denominados Cadastradores de rgo. 63. permitida a utilizao do SIAFI na modalidade de uso parcial por parte dos rgos e entidades do Poder Executivo que integram os oramentos fiscal e da seguridade social. Errado. obrigatria a utilizao do sistema na modalidade de uso total por parte dos rgos e entidades do Poder Executivo que integram os Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, ressalvadas as entidades de carter financeiro. 64. Somente ser reconhecido como dado oficial, para efeito de divulgao ou publicao, aquele extrado do SIAFI e devidamente autenticado pelo titular da unidade responsvel ou pelo titular da Secretaria do Tesouro Nacional. Certo. Somente ser reconhecido como dado oficial, para efeito de divulgao ou publicao, aquele extrado do SIAFI e devidamente autenticado pelo titular da unidade responsvel ou pelo titular da Secretaria do Tesouro Nacional. 65. A conformidade diria, por razes de segurana, no poder ser dada por operador que registre documentos no SIAFI, ainda que autorizado pelo titular da respectiva unidade gestora. Errado. A Conformidade Diria, por razes de segurana, no poder ser dada por operador que registre documentos no sistema, salvo se autorizado pelo titular da respectiva UG. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) Sabendo-se que a conta nica do Tesouro Nacional o mecanismo que permite a movimentao online de recursos financeiros dos rgos e entidades ligadas ao SIAFI em conta unificada, julgue os itens. 66. A operacionalizao da conta nica efetuada por meio de documentos Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
44

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

registrados no SIAFI. Certo. A movimentao de recursos da Conta nica ser efetuada por meio de Ordem Bancria OB, Guia de Recolhimento da Unio GRU, Documento de Arrecadao de Receitas Federais DARF, Guia da Previdncia Social GPS, Documento de Receita de Estados e/ou Municpios DAR, Guia do Salrio Educao GSE, Guia de Recolhimento do FGTS e de Informaes da Previdncia Social GFIP, Nota de Sistema NS ou Nota de Lanamento NL, de acordo com as respectivas finalidades. 67. A conciliao bancria da conta nica de responsabilidade do Banco Central do Brasil. Errado. A conciliao bancria da Conta nica do Tesouro Nacional de responsabilidade da STN. 68. O encerramento das contas ser efetuado mediante entendimento entre a unidade gestora e a Secretaria do Tesouro Nacional. Errado. O encerramento das contas ser efetuado mediante entendimentos entre a UG e a agncia de domiclio bancrio. Aps o encerramento da conta pela agncia bancria a UG deve providenciar a excluso do registro no SIAFI. 69. As entidades no integrantes do oramento fiscal e da seguridade social podero efetuar aplicaes financeiras na conta nica do Tesouro Nacional. Errado. Somente podero efetuar aplicaes financeiras na Conta nica do Tesouro Nacional as entidades que contarem com autorizao especfica em lei, no se admitindo aplicaes de entidades no integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. 70. Apenas na modalidade de pagamento a ordem bancria dever conter no campo conta corrente da unidade gestora emitente a expresso nica. Errado. Qualquer que seja a sua modalidade, a OB dever conter no campo contacorrente da UG emitente a expresso UNICA ou a conta bancria do agente financeiro que a acatar. 71. (CESPE/Assessor Tcnico de Controle e Administrao/TCE RN 2009) As disponibilidades de caixa da Unio, dos estados, do DF, dos municpios e dos rgos ou entidades do poder pblico sero depositadas no BACEN. Errado. As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

72. (CESPE/Analista Judicirio/TRE BA 2009) Julgue o seguinte item, relativo aos documentos utilizados pelo sistema integrado de administrao financeira (SIAFI). A guia de recolhimento da unio (GRU) eletrnica permite registrar a arrecadao de receitas federais efetivadas pelos rgos e pelas entidades, por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI entre a unidade gestora recolhedora e a conta nica do tesouro nacional. Errado. o DARF que permite registrar a arrecadao de receitas federais efetivadas pelos rgos e Entidades, por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI entre a UG recolhedora e a Conta nica do Tesouro Nacional. Vamos ler tudo de novo para nos acostumarmos com o samba da lei? A GRU utilizada para recolhimento de todas as receitas, depsitos e devolues para rgos, fundos, autarquias, fundaes e demais entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social, excetuadas as receitas administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN. O DARF utilizado para recolhimento de receitas federais administradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN. Ele permite registrar a arrecadao de receitas federais efetivadas pelos rgos e Entidades, por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI entre a UG recolhedora e a Conta nica do Tesouro Nacional. A GPS utilizada para recolhimento de receitas da previdncia social e da contribuio do Salrio Educao. Ela permite registrar o recolhimento das contribuies para a Seguridade Social por meio de transferncias de recursos intra-Siafi entre a UG recolhedora e a Conta nica do Tesouro Nacional. 73. (CESPE/Analista Administrativo/ANTAQ 2009) Proposta e aprovao so etapas da programao financeira, contabilizadas por meio de documento prprio do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) denominado nota de proviso Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
46

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

financeira. Errado. Nota de Programao Financeira. 74. (CESPE/Analista Administrativo/ANTAQ 2009) O Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR) um sistema de tecnologia da informao implantado e utilizado pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a proposta oramentria. Errado. Foi implantado pela SOF, no pelos entes governamentais. 75. (CESPE/Analista Administrativo/ANTAQ 2009) A conta nica do Tesouro Nacional, mantida junto ao Banco do Brasil e operacionalizada pelo do Banco Central, destina-se a acolher as disponibilidades financeiras da Unio, disposio das unidades gestoras. Errado. CUT junto ao Banco Central e operacionalizada pelo Banco do Brasil. 76. (CESPE/Agente/DPF 2009) Com o advento do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) houve grande centralizao da gesto de recursos, o que permitiu a padronizao dos mtodos e rotinas de trabalho e restringiu a gesto e o controle do ordenador de despesas, com a perda da individualizao dos recursos para cada unidade gestora. Errado. Um dos objetivos do SIAFI padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora. Essa t ficando batida. 77. (CESPE/Contador/FUB 2009) O inventrio fsico-financeiro obrigatrio anual de todos os bens imveis e mveis, em uso ou no, inclusive estocados em almoxarifado, compreende tanto material permanente como de consumo. Certo. Inventrio fsico o instrumento de controle para a verificao dos saldos de estoques nos almoxarifados e depsitos, e dos equipamentos e materiais permanentes em uso no rgo ou entidade. Os tipos de inventrios fsicos so: Anual destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exerccio constitudo do inventrio anterior e das variaes patrimoniais ocorridas durante o exerccio. Inicial realizado quando da criao de uma unidade gestora, para identificao e registro dos bens sob a sua responsabilidade. De transferncia responsabilidade realizado quando da mudana do dirigente de uma unidade gestora. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

De extino ou transformao realizado quando da extino ou transformao da unidade gestora. Eventual realizado em qualquer poca, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do rgo fiscalizador. (CESPE/ACE/TCE AC 2009) Realiza-se inventrio, na administrao pblica, para o controle e a conservao do patrimnio pblico passveis de registros contbeis. Acerca do inventrio e da avaliao dos componentes patrimoniais, julgue os itens. 78. Os bens do almoxarifado so avaliados pelo preo mdio ponderado. Certo. De acordo com a lei 4.320/64 os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. 79. Na administrao pblica, no podem ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. Errado. De acordo com a NBC T 16.10, as reavaliaes devem ser feitas utilizando-se o valor justo ou o valor de mercado na data de encerramento do Balano Patrimonial, pelo menos: Anualmente, para as contas ou grupo de contas cujos valores de mercado variarem significativamente em relao aos valores anteriormente registrados; e A cada quatro anos, para as demais contas ou grupos de contas.

80. A atribuio de nmeros seqenciais de registro patrimonial para identificao e inventrio denominada registro sinttico. Errado. No inventrio analtico, para a perfeita caracterizao do material, figuraro: Descrio padronizada; Nmero de registro; Valor (preo de aquisio, custo de produo, valor arbitrado ou preo de avaliao); Estado (bom, ocioso, recupervel, antieconmico ou irrecupervel); e Outros elementos julgados necessrios. 81. Para perfeita caracterizao dos bens de carter permanente, bem como dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao, devem ser utilizados os registros sintticos. Errado. Haver registros analticos de todos os bens de carter permanente, com Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
48

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

indicao dos elementos necessrios para a perfeita caracterizao de cada um deles e dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao. (CESPE/Analista Judicirio/TRE 2009) A conta nica do Tesouro Nacional constitui importante instrumento de controle das finanas pblicas, uma vez que permite a racionalizao da administrao dos recursos financeiros, reduzindo a presso sobre o caixa do Tesouro, alm de agilizar os processos de transferncia e descentralizao financeira e os pagamentos a terceiros. Acerca desse assunto, julgue os itens. 82. A conta nica mantida no Banco do Brasil. Errado. mantida no BACEN operacionalizada pelo Banco do Brasil. 83. Recursos recebidos por rgos pblicos em moeda estrangeira devem ser obrigatoriamente convertidos para a moeda nacional, pelo cmbio do dia do recebimento, e recolhidos conta nica. Errado. A converso na data do balano. 84. (CESPE/ACE/TCU 2008) O fornecimento continuado de dados contbeis do Sistema Integrado de Administrao Financeira do governo federal (SIAFI), por meio de acesso online s bases de dados dos sistemas, permitido s instituies pblicas em geral e s entidades do setor privado, mediante habilitao no sistema desejado, a qual renovvel periodicamente e, em alguns casos, feita com base em termo de cooperao tcnica. Errado. De acordo com IN STN 04/2008: o fornecimento continuado com acesso on-line s bases de dados dos sistemas fica limitado s instituies de direito pblico. 85. (CESPE/ACE/TCU 2008) No caso de bens mveis produzidos ou de imveis construdos diretamente pelo ente pblico, os valores que devem ser incorporados ao patrimnio e que devem figurar no balano patrimonial so aqueles pelos quais esses mesmos bens poderiam ser adquiridos no mercado. Errado. De acordo com a lei 4.320/64 os bens mveis e imveis so avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. 86. (CESPE/ACE/TCU 2008) A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida pelo Banco do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio movimentveis pelas unidades gestoras da administrao federal, excluindo-se a contribuio previdenciria, que ingressa em conta especfica administrada pelo INSS. Errado. Mantida pelo BACEN operacionalizada pelo BB. 87. (CESPE/Auditor/AUGE 2008) Os bens de uso especial, embora integrem o conceito de bens pblicos, no devem ser incorporados ao patrimnio das entidades pblicas. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
49

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Errado. Os bens de uso especial so aqueles utilizados pelo prprio poder pblico para a execuo de servio pblico, tais como edifcios ou terrenos destinados a servio ou estabelecimento da administrao federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias. Eles pertencem ao patrimnio das entidades pblicas. 88. (CESPE/Contador/CEHAP 2008) O SIAFI s validar os documentos de entrada de dados, em termos contbeis, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem as partidas dobradas. Certo. O SIAFI s validar os documentos de entrada de dados, em termos contbeis, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem as partidas dobradas (total dos dbitos igual ao total de crditos). 89. (CESPE/Contador/CEHAP 2008) A Secretaria de Oramento Federal o rgo responsvel pela administrao da tabela de eventos. Errado. a STN. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2008) Julgue os itens subseqentes acerca da avaliao dos elementos patrimoniais luz da Lei n. 4.320/1964. 90. Os bens de almoxarifado devem ser avaliados pelo mtodo PEPS (primeiro que entra primeiro que sai). Errado. Os bens de almoxarifado sero avaliados pelo preo mdio ponderado das compras. 91. Os bens mveis e imveis devem ser avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. Certo. Os bens mveis e imveis sero avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. 92. (CESPE/Analista Administrativo e Financeiro/SEGER ES 2008) Rodovias e praas de uso comum do povo cuja construo seja realizada com recursos pblicos devero ser incorporadas ao patrimnio dos rgos encarregados de sua manuteno. Esta questo foi considerada errada em 2008, mas hoje estaria correta, pois a NBC T 16.10 dispe que os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos pblicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doao, devem ser includos no ativo no circulante da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, estejam, ou no, afetos a sua atividade operacional. 93. (CESPE/ACE/TCU 2007) Por intermdio do SIAFI, seu principal instrumento de gesto, a Secretaria do Tesouro Nacional realiza o acompanhamento e o controle de toda a execuo oramentria e financeira do governo federal. Acerca da tabela de eventos utilizada para transformar os atos e fatos administrativos em registros Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
50

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

contbeis automticos no SIAFI, julgue o item que se segue. O SIAFI somente validar, do ponto de vista contbil, os documentos de entrada de dados, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas. Certo. O SIAFI somente validar, do ponto de vista contbil, os documentos de entrada de dados, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas. (CESPE/Contador/IPC 2007) Para fins de apreciao da proposta oramentria, do acompanhamento e da fiscalizao oramentria, o governo vem ao longo dos anos desenvolvendo sistemas que permitam consultas aos seus dados, como o Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e o Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR). Acerca da funo desses sistemas, julgue os itens subseqentes. 94. O SIAFI o principal instrumento de gesto da Secretaria do Tesouro Nacional, que, por seu intermdio, realiza o acompanhamento e o controle de toda a execuo oramentria e financeira do governo federal. Certo. Este o SIAFI: acompanhamento e controle de toda execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil do governo federal! 95. O SIDOR representa um conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbncia de cuidar do processamento de cunho oramentrio, por meio de computao eletrnica, cabendo sua superviso Secretaria de Oramento Federal. Perfeita a definio! SIDOR conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbncia de cuidar do processamento de cunho oramentrio, por meio de computao eletrnica, cabendo sua superviso Secretaria de Oramento Federal (SOF). 96. (Minha autoria) O SIAFI o sistema utilizado no registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do Governo Federal. Por isso ele no permite o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas. Errado. Um dos objetivos do SIAFI permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas. 97. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) Na estrutura de codificao de um determinado evento designado genericamente por XX. 1. XXX, o terceiro dgito representado pelo algarismo "1" indica o seguinte tipo de utilizao: (A) estorno de evento complementar do de mquina. (B) evento utilizado internamente pelo sistema. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
51

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

(C) evento utilizado diretamente pelo gestor. (D) evento complementar do de mquina. (E) estorno de evento de gestor. Comentrios: O cdigo do evento estruturado da seguinte forma: Classe/Transao Tipo de Utilizao Cdigo Seqencial XX X XXX 01 a 99 0, 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8 000 a 999

O Tipo de Utilizao pode assumir somente os nmeros 0, 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8. Os tipos 0 e 5 devem ser indicados pelos operadores, pois no so automticos. Os outros so acionados automaticamente pelo sistema. Principais Tipos de Utilizao: (0) evento utilizado diretamente pelo gestor (1) evento utilizado diretamente pelo sistema (mquina) (5) estorno de evento do gestor (6) estorno interno do sistema Resposta: B. 98. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) Tento em vista a concepo, finalidade, objetivos e a implantao do Sistema Integrado de Administrao Financeira no mbito do Governo Federal, analise as afirmativas a seguir: I. A implantao do SIAFI na administrao federal eliminou a existncia da defasagem na escriturao contbil. II. O SIAFI tambm um instrumento gerencial para a administrao financeira do Governo Federal. III. Dentre as diversas caractersticas do SIAFI, uma delas permitir a elaborao oramentria descentralizada. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentrios: O item I verdadeiro, pois a escriturao passou a ser on-line com a utilizao da tabela Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
52

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

de eventos. O item II verdadeiro. Entre os objetivos do SIAFI encontramos: Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; O item III falso, pois quem elabora a proposta oramentria o SIDOR. Resposta: B. 99. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) O SIAFI um sistema de teleinformtica que possibilita uma maior integrao entre os sistemas de contabilidade, programao financeira, oramento e patrimonial, e tem como objetivos, entre outros, os seguintes: I. permitir sociedade obter a necessria transparncia dos gastos pblicos; II. permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes referentes aos oramentos da seguridade social e de investimentos das estatais; III. permitir o registro contbil dos balancetes de Estados, Municpios e de suas supervisionadas. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. Comentrios: Gostei do teleinformtica. Achei chique rapaz e nunca tinha ouvido! Hehehehe Essa mole, n galera? So objetivos do SIAFI: Fornecer meios para agilizar a programao financeira, otimizando a utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos recursos de caixa do Governo Federal; Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
53

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; Permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; Permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo Federal; Permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; e Proporcionar a transparncia dos gastos do Governo Federal. Resposta: C. 100. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) Uma unidade oramentria, durante um determinado exerccio financeiro, recebeu um crdito suplementar. Com base na Tabela de Eventos do SIAFI, indique a transao que foi utilizada para registrar o fato descrito: (A) 10. x. xxx Previso da Receita. (B) 20. x. xxx Dotao da Despesa. (C) 30. x. xxx Movimentao de Crdito. (D) 40. x. xxx Empenho da Despesa. (E) 51. x. xxx Apropriao da Despesa. Comentrios: Ora, quando uma UO recebe um crdito adicional ela recebe uma dotao de despesa. Bem simples essa tambm. Resposta: B. 101. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) O documento utilizado para a entrada de dados do SIAFI que se destina a registrar os eventos vinculados a embolsos financeiros em conta bancria de uma determinada unidade gestora o denominado: (A) Guia de Recebimento. (B) Nota de Dotao. (C) Ordem Bancria. (D) Nota de Lanamento. (E) Documento de Arrecadao de Receitas Federais.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Comentrios: A GRU utilizada para recolhimento de todas as receitas, depsitos e devolues para rgos, fundos, autarquias, fundaes e demais entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social, excetuadas as receitas administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB e pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional PGFN. Resposta: A. 102. (FGV/Auditor/TCM PA 2008 Adaptada) As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no Banco Central. Certo. Artigo 164, 3, CF/88 as disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

103. (FGV/Auditor/TCM PA 2008 Adaptada) As disponibilidades de caixa dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, sero depositadas em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei. Certo. Artigo 164, 3, CF/88 as disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no banco central; as dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

C. MEMORIZATION
CASP
Objeto Patrimnio Pblico Conceito

Regime

Receita Patrimonial Fato Gerador Competncia. Receita Oramentria Arrecadao Caixa. Despesa Patrimonial Fato Gerador Competncia. Despesa Oramentria Liquidao Competncia. Integralmente EG + SS + Conselhos Profissionais. Parcialmente demais ESP = prestao de contas e instrumentalizao do controle social. Prestao de contas + ICS + tomada de deciso.

Campo de Aplicao = todas ESP

Objetivo

Inventrio Material Permanente e de Consumo


o instrumento de controle para a verificao dos saldos de estoques nos almoxarifados e depsitos, e dos equipamentos e materiais permanentes em uso no rgo ou entidade. Anual, inicial, de transferncia responsabilidade, de extino ou transformao e eventual. < 2 anos > 2 anos Custo benefcio. Chave de fenda. Carga. Registros sintticos contabilidade. Registros analticos administrao. Anualmente, para as contas ou grupo de
56

Inventrio fsico

Material de Consumo Material Permanente Controle patrimonial Levantamento geral dos bens mveis e imveis

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Reavaliao (NBC T 16.10) = obrigatria.

contas cujos valores de mercado variarem significativamente em relao aos valores anteriormente registrados; e A cada quatro anos, para as demais contas ou grupos de contas.

Os bens de uso comum que absorveram ou absorvem recursos pblicos, ou aqueles eventualmente recebidos em doao, devem ser includos no ativo no circulante da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, estejam, ou no, afetos a sua atividade operacional. I os dbitos e crditos, bem como os ttulos de renda, pelo seu valor nominal, feita a converso, quando em moeda estrangeira, taxa de cmbio vigente na data do balano; II os bens mveis e imveis, pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo; Avaliao dos elementos patrimoniais (Lei 4.320/64) III os bens de almoxarifado, pelo preo mdio ponderado das compras. Os valores em espcie, assim como os dbitos e crditos, quando em moeda estrangeira, devero figurar ao lado das correspondentes importncias em moeda nacional. As variaes resultantes da converso dos dbitos, crditos e valores em espcie sero levadas conta patrimonial.

SIDOR/SIAFI/Tabela de Eventos/CUT
Conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbncia de cuidar do processamento de cunho oramentrio, SIDOR por meio de computao eletrnica, cabendo sua superviso Secretaria de Oramento Federal (SOF). Registro, acompanhamento e controle da SIAFI execuo oramentria, financeira, contbil e patrimonial do Governo Federal A LOA o produto final do SIDOR e o SIAFI comea com a publicao da LOA. Fornecer meios para agilizar a Objetivos do SIAFI (Muito programao financeira, otimizando a cobrado!) utilizao dos recursos do Tesouro Nacional, atravs da unificao dos Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
57

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

recursos de caixa do Governo Federal; Permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes gerenciais destinadas a todos os nveis da Administrao Pblica Federal; Padronizar mtodos e rotinas de trabalho relativas gesto dos recursos pblicos, sem implicar rigidez ou restrio a essa atividade, uma vez que ele permanece sob total controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora; Permitir o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas; Permitir o controle da dvida interna e externa, bem como o das transferncias negociadas; Integrar e compatibilizar as informaes no mbito do Governo Federal; Permitir o acompanhamento e a avaliao do uso dos recursos pblicos; e Proporcionar a transparncia dos gastos do Governo Federal. rgos da Administrao Pblica Direta federal, das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais e das sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Oramento Fiscal e/ou no Oramento da Seguridade Social da Unio. Abrangncia do SIAFI Pode ser utilizado pelas Entidades Pblicas Federais, Estaduais e Municipais apenas para receberem, pela Conta nica do Governo Federal, suas receitas (taxas de gua, energia eltrica, telefone, etc) dos rgos que utilizam o sistema. Entidades de carter privado tambm podem utilizar o SIAFI, desde que autorizadas pela STN. No entanto, essa Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
58

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Formas de Acesso SIAFI

Modalidades de Uso

Documentos do SIAFI

CUT (mantida no operacionalizada pelo BB)

utilizao depende da celebrao de convnio ou assinatura de termo de cooperao tcnica entre os interessados e a STN, que o rgo gestor do SIAFI. On-line e off-line. Parcial e total. obrigatria a utilizao do sistema na modalidade de uso total por parte dos rgos e entidades do Poder Executivo que integram os Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, ressalvadas as entidades de carter financeiro. NC, ND, NL, NE, PE, OB, NS, PF, DARF, GRU e GRPS. A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio a serem movimentadas pelas Unidades Gestoras da Administrao Pblica Federal, inclusive Fundos, Autarquias, Fundaes, e outras entidades BACEN, integrantes do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal - SIAFI, na modalidade "on-line". A operacionalizao da Conta nica do Tesouro Nacional ser efetuada por intermdio do Banco do Brasil S/A, ou por outros agentes financeiros autorizados pelo Ministrio da Fazenda. Instrumento utilizado pelas unidades gestoras no preenchimento das telas e/ou documentos de entrada no SIAFI, para transformar os atos e fatos administrativos rotineiros em registros contbeis automticos. Classe, tipo de utilizao e cdigo seqencial. 10.0.000 - previso da receita. 20.0.000 - dotao da despesa 30.0.000 - movimentao de credito. 40.0.000 - empenho da despesa. 50.0.000 - apropriaes de retenes, liquidaes e outros. 51.0.000 - apropriaes de despesas. 52.0.000 - retenes de obrigaes. 53.0.000 - liquidaes de obrigaes.
59

Tabela de Eventos

Cdigo de 6 dgitos

A classe identifica o conjunto de eventos de uma mesma natureza de registro.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

54.0.000 - registros diversos. 55.0.000 - apropriaes de direitos. 56.0.000 - liquidaes de direitos. 60.0.000 - restos a pagar. 61.0.000 - liquidaes de restos a pagar. 70.0.000 - transferncias financeiras. 80.0.000 receita. Pode assumir somente os nmeros 0, 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8. Os tipos 0 e 5 devem ser indicados pelos operadores, pois no so automticos. Os outros so acionados automaticamente pelo sistema. Principais Tipos de Utilizao: Tipo de Utilizao (0) evento utilizado diretamente pelo gestor (1) evento utilizado diretamente pelo sistema (mquina) (5) estorno de evento do gestor (6) estorno interno do sistema O SIAFI somente validara os documentos de entrada de dados, em termos contbeis, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas (total dos dbitos igual ao total dos crditos).

NFSP
Total da receita arrecadada levando em conta as seguintes dedues: I. Ganhos obtidos com aplicaes financeiras; II. Ingressos provenientes de ou Operaes de Crdito; III. Recebimento de emprstimos concedidos; IV. Receitas de alienao e privatizao; e V. Operaes intraoramentrias. Total da despesa levando em conta as seguintes dedues: I. Amortizao, juros e outros encargos da dvida; ou II. Aquisio de ttulos de capital j integralizado; III. Concesso de emprstimo; e Operaes intra-oramentrias.

Receitas primrias

no

financeiras

Despesas primrias

no

financeiras

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

D. QUESTES SEM OS COMENTRIOS


1. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) O processo de escriturao contbil inteiramente realizado com base no mtodo das partidas dobradas e qualquer lanamento contbil s pode ser concretizado com a indicao de valores equivalentes para as contas a serem debitadas e creditadas. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) Considerando a necessidade de elaborao do inventrio fsico para a manuteno e o controle do patrimnio de rgos pblicos, bem como para a certificao do saldo constante do balano geral do exerccio, julgue os itens a seguir. 2. Qualquer material permanente, incluindo-se o de pequeno valor econmico, deve ser controlado, sendo indispensvel o seu tombamento, ainda que o custo do controle seja evidentemente superior ao risco de perda do bem. 3. O inventrio fsico instrumento de controle por meio do qual possvel proceder ao levantamento da situao dos equipamentos e dos materiais permanentes em uso e de suas necessidades de manuteno. 4. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) O SIAFI centraliza e uniformiza, por meio da integrao dos dados, o processamento da execuo oramentria, que abrange, essencialmente, a programao financeira, a execuo contbil e a administrao oramentria. 5. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) As entidades pblicas federais, estaduais e municipais podem utilizar o SIAFI para receber, por meio da conta nica do governo federal, receitas como taxas de energias, de gua, de telefone, entre outras dos rgos que utilizam o sistema. (CESPE/Analista de Oramento/MPU 2010) Com relao conta nica do Tesouro Nacional, importante instrumento de controle das finanas pblicas, julgue os itens que se seguem. 6. As disponibilidades da conta nica so movimentadas mediante fluxos de informao especficos para as receitas e para as despesas. 7. A unificao dos recursos movimentados pelo Tesouro Nacional somente foi concretizada com a promulgao da CF, quando todas as disponibilidades do Tesouro Nacional existentes nos diversos agentes financeiros foram transferidas para o Banco Central do Brasil. 8. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) As transferncias de limite de saque cota, repasse, sub-repasse e pagamentos diversos entre as unidades gestoras integrantes da conta nica do Tesouro Nacional devem ser efetuadas por meio do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), independentemente de qualquer autorizao. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
62

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

9. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) Os sistemas contbeis admitem lanamentos manuais e por eventos, ambos efetuados pelas unidades gestoras. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) Um dos instrumentos de controle do patrimnio pblico o inventrio de materiais, bens mveis e imveis pertencentes ao ente pblico. Com relao a esse assunto, julgue os itens que se seguem. 10. legalmente admissvel a dispensa de tombamento de material permanente cujo custo for inferior ao custo de controle. 11. A durabilidade, a incorporabilidade e a tangibilidade so parmetros para identificao de material permanente. 12. A durabilidade diferencia os materiais permanentes dos de consumo, pois tal caracterstica no relevante para materiais classificados como de consumo. Errado. Conforme vimos acima a durabilidade relevante para classificao de um material como de consumo. 13. O abandono de um material uma forma de destinao legalmente prevista 14. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) Os materiais de consumo devem ser avaliados pelo custo mdio ponderado das compras, e os materiais permanentes, pelo custo de aquisio ou de construo. (CESPE/Analista de Controle Interno/MPU 2010) A respeito da execuo oramentria e financeira no setor pblico, julgue os itens a seguir. 15. Apesar da centralizao de recursos na conta nica, as unidades gestoras podem manter contas-correntes em agncias bancrias, para movimentar seus recursos quando houver necessidade de realizar operaes que no possam ser efetuadas por meio da conta nica. 16. Para efetivar o registro de execues financeiras, oramentrias e patrimoniais, as unidades gestoras podem acessar o SIAFI de forma online ou off-line. 17. (CESPE/Analista Administrativo/ANEEL 2010) Acerca da contabilidade aplicada ao setor pblico, julgue o item a seguir. um instrumento de controle preventivo que orienta a administrao, dando-lhe a necessria autorizao para arrecadar e gastar, dentro dos limites do oramento. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2010) De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade que estabelece a conceituao, o objeto e o campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico, julgue os itens a seguir. 18. A contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
63

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

emprega, no processo gerador de informaes, as tcnicas prprias da execuo oramentria e financeira direcionadas para a adequada prestao de contas. 19. O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico, que devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade pblica. 20. (CESPE/Auditor/FUB 2009) De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, o objeto da contabilidade governamental o oramento pblico. (CESPE/ AGA/SAD PE 2009) No que se refere conceituao, ao objeto e ao campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico, segundo as normas brasileiras de contabilidade, julgue os itens. 21. O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o patrimnio pblico. 22. O campo de aplicao da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange apenas os rgos, os fundos e as pessoas jurdicas de direito pblico. 23. No se equiparam como entidade do setor pblico, para efeito contbil, as pessoas fsicas que recebam subveno, benefcio, ou incentivo, fiscal ou creditcio, de rgo pblico. 24. Os conselhos profissionais devem observar parcialmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico. 25. classificada como unificada a unidade contbil que representa a soma ou a agregao do patrimnio de duas ou mais unidades contbeis originrias. (CESPE/Analista de Controle Interno/SAD PE 2009) Acerca do conceito, do objetivo e da especialidade da contabilidade segundo as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, julgue os itens. 26. Contabilidade aplicada ao setor pblico o ramo da cincia contbil que, no processo gerador de informaes, pe em prtica os princpios fundamentais de contabilidade direcionados ao controle do oramento pblico. 27. O campo da contabilidade aplicada ao setor pblico abrange todas as entidades do setor pblico. 28. Os servios sociais pblicos devem observar, parcialmente, as normas e tcnicas prprias da contabilidade aplicada ao setor pblico para adotarem procedimentos de prestao de contas e de instrumentalizao do controle social. 29. classificada como unificada a unidade contbil que representa o patrimnio das entidades do setor pblico na condio de pessoas jurdicas. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

30. A soma, agregao ou diviso de patrimnio de uma ou mais entidades do setor pblico no resulta em novas unidades contbeis. (CESPE/Analista Judicirio/TRE BA 2009) De acordo com o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade, julgue o item a seguir, relativo ao objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico. 31. O objeto da contabilidade aplicada ao setor pblico o oramento pblico, evidenciando, em seus registros, o montante dos crditos oramentrios vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, conta dos mesmos crditos, e as dotaes disponveis. (CESPE/Contador/UNIPAMPA 2009) Julgue os itens a seguir, consoante o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico. 32. O objeto da contabilidade pblica o patrimnio pblico, entendido como o conjunto de direitos e bens, tangveis ou intangveis, onerados ou no. 33. O campo de atuao da contabilidade pblica abrange todas as entidades do setor pblico, que devem observar integralmente suas normas e tcnicas prprias. (CESPE/Contador/CEHAP 2008) De acordo com o disposto nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor pblico, com relao a conceito, objeto e campo de aplicao da contabilidade pblica, julgue os itens. 34. Contabilidade pblica o ramo da cincia contbil que aplica os princpios fundamentais de contabilidade e as normas contbeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor pblico. 35. O objeto da contabilidade pblica o patrimnio pblico, representado pelo conjunto de direitos e bens, tangveis e intangveis, onerados ou no. 36. O campo de aplicao da contabilidade pblica abrange todas as entidades que recebem, guardam, movimentam, gerenciam ou aplicam recursos pblicos na execuo de suas atividades. 37. Todas as entidades abrangidas pelo campo de aplicao da contabilidade pblica devem observar integralmente as normas e tcnicas prprias da contabilidade pblica. 38. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2008) Segundo o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, julgue o item a seguir com relao ao regime de Contabilidade Pblica. Os registros contbeis devem ser realizados e os seus efeitos evidenciados nas demonstraes contbeis do perodo com os quais se relacionam, reconhecidos, portanto, pelos respectivos fatos geradores, independentemente do momento da execuo oramentria. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
65

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

(CESPE/Analista Administrativo e Financeiro/SEGER ES 2008) A Contabilidade pblica pode ser definida como o ramo da cincia contbil que controla o patrimnio pblico, evidenciando as variaes e os conseqentes resultados, inclusive sociais, decorrentes dos atos e fatos de natureza oramentria, financeira e patrimonial nas entidades da administrao pblica.
Joo Eudes Bezerra Filho. Contabilidade pblica, 2. edio Campus 2006. Pgina 31.

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens a seguir, relativos contabilidade pblica. 39. O campo de aplicao da contabilidade pblica limita-se aos rgos e entidades integrantes do oramento da seguridade social e de investimento em empresas estatais dos governos federal, estadual e municipal. (CESPE/AAMA/IBRAM 2008) Acerca dos regimes oramentrio e de competncia, julgue os itens a seguir. 40. Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor pblico, as transaes no setor pblico devem ser reconhecidas e registradas integralmente no momento em que ocorrerem, utilizando, portanto, o regime contbil misto. 41. Ocorrido o fato gerador, procede-se ao registro contbil do direito em contrapartida a uma variao ativa, em contas do sistema patrimonial, o que representa o registro da receita por competncia. (CESPE/Contador/MS 2010) A respeito dos aspectos relacionados contabilidade pblica, julgue o item subseqente. 42. Se um cidado transformar um terreno de sua propriedade em um parque recreativo e do-lo ao poder pblico com a finalidade de fazer dele um bem de uso comum do povo de sua cidade, ento o terreno passa a fazer parte do patrimnio sob controle da contabilidade pblica. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/MS 2010) A respeito das caractersticas e do gerenciamento de acesso e segurana do SIAFI, julgue os seguintes itens. 43. A centralizao permite a padronizao dos mtodos e rotinas de trabalho, criando restries e rigidez de recursos, que saem do controle do ordenador de despesa de cada unidade gestora. 44. Uma vez includos os dados de um documento no SIAFI, e aps a sua contabilizao, no possvel corrigir qualquer irregularidade constatada nesses dados. 45. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/MS 2010) Os ttulos adquiridos pelo poder Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
66

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

pblico sero divulgados, quando em moeda estrangeira, pelo valor nominal convertido em moeda corrente pela cotao da data da operao. Os passivos vinculados s moedas estrangeiras devero ser convertidos pela cotao de fechamento do balano, salvo nos casos em que a cotao mdia seja menor que a de fechamento. 46. (CESPE/Analista Administrativo/ANEEL 2010) Com relao amplitude do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI), Julgue o item que se segue. O SIAFI abrange desde o registro do oramento inicial da receita e despesa em todas as unidades gestoras at a emisso das demonstraes contbeis mensais e anuais, alm dos procedimentos especficos de encerramento e abertura de exerccio. 47. (CESPE/Analista Administrativo/ANEEL 2010) Acerca da movimentao da conta nica do tesouro nacional, julgue o item a seguir. efetuada por intermdio das unidades gestoras integrantes do SIAFI, sob a forma de acesso online e offline, utilizando como agente financeiro, para efetuar os pagamentos e recebimentos, o Banco Central do Brasil. (CESPE/Analista Tcnico-administrativo/MI 2009) Com relao ao Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e ao Sistema Integrado de Dados Oramentrios do Governo Federal (SIDOR), julgue os prximos itens. 48. Alm de ajudar na elaborao da proposta oramentria, o SIDOR serve como agente centralizador dos pedidos de alterao do oramento em execuo por meio de crditos adicionais. 49. Na forma de acesso ao SIAFI denominada off-line, a unidade gestora precisa repassar outra unidade a tarefa de introduzir os dados relativos aos seus documentos contbeis. (CESPE/Analista Tcnico-administrativo/MI 2009) Com relao conta nica do Tesouro Nacional, julgue os prximos itens. 50. Nos casos em que caractersticas operacionais especficas no permitam a movimentao financeira pelo sistema de caixa nico do Tesouro Nacional, os recursos podem ser movimentados por qualquer instituio financeira autorizada a operar no mercado brasileiro. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009) Acerca da classificao dos bens pblicos e de suas caractersticas, julgue os seguintes itens. 51. Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial so inalienveis, enquanto conservarem a sua qualificao, na forma que a lei determinar. 52. O uso comum dos bens pblicos pode ser gratuito ou retribudo, conforme for Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
67

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

estabelecido legalmente pela entidade a cuja administrao pertencerem. 53. No dispondo lei em contrrio, consideram-se especiais os bens pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado. 54. (CESPE/Tcnico em Contabilidade/UNIPAMPA 2009) O SIAFI um sistema computacional de acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil do governo federal. 55. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) A escriturao sinttica das operaes financeiras e patrimoniais deve ser efetuada pelo mtodo do regime misto. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) A respeito da implantao do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI), julgue os itens. 56. A implantao do SIAFI foi viabilizada a partir da criao da Secretaria de Oramento Federal. 57. Desde a sua implantao, o SIAFI foi utilizado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. 58. Desde sua implantao, o SIAFI, como sistema computacional, tornou-se importante instrumento para o acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e contbil dos governos federal, estadual e municipal. 59. A performance do SIAFI tem despertado a ateno e o interesse de organismos internacionais e de vrios pases da Europa e da Amrica Latina. 60. Atualmente, utilizam-se do SIAFI todos os rgos da administrao direta e administrao indireta, inclusive empresas pblicas, sociedades de economia mista e instituies financeiras oficiais. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) Quanto ao gerenciamento de acesso e segurana do SIAFI, julgue os itens. 61. O acesso para registro de documentos ou para consultas ao SIAFI ser autorizado a partir do momento da posse do servidor em cargo pblico. 62. Para viabilizar o cadastramento dos usurios ao SIAFI, cada rgo da administrao direta do governo federal deve indicar, formalmente, ao Servio Federal de Processamento de Dados (SERPRO) um servidor para ser responsvel pelo processo de cadastramento dos usurios do sistema no respectivo rgo. 63. permitida a utilizao do SIAFI na modalidade de uso parcial por parte dos rgos e entidades do Poder Executivo que integram os oramentos fiscal e da seguridade social. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
68

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

64. Somente ser reconhecido como dado oficial, para efeito de divulgao ou publicao, aquele extrado do SIAFI e devidamente autenticado pelo titular da unidade responsvel ou pelo titular da Secretaria do Tesouro Nacional. 65. A conformidade diria, por razes de segurana, no poder ser dada por operador que registre documentos no SIAFI, ainda que autorizado pelo titular da respectiva unidade gestora. (CESPE/Analista em Gesto Administrativa/SAD PE 2009) Sabendo-se que a conta nica do Tesouro Nacional o mecanismo que permite a movimentao online de recursos financeiros dos rgos e entidades ligadas ao SIAFI em conta unificada, julgue os itens. 66. A operacionalizao da conta nica efetuada por meio de documentos registrados no SIAFI. 67. A conciliao bancria da conta nica de responsabilidade do Banco Central do Brasil. 68. O encerramento das contas ser efetuado mediante entendimento entre a unidade gestora e a Secretaria do Tesouro Nacional. 69. As entidades no integrantes do oramento fiscal e da seguridade social podero efetuar aplicaes financeiras na conta nica do Tesouro Nacional. 70. Apenas na modalidade de pagamento a ordem bancria dever conter no campo conta corrente da unidade gestora emitente a expresso nica. 71. (CESPE/Assessor Tcnico de Controle e Administrao/TCE RN 2009) As disponibilidades de caixa da Unio, dos estados, do DF, dos municpios e dos rgos ou entidades do poder pblico sero depositadas no BACEN. 72. (CESPE/Analista Judicirio/TRE BA 2009) Julgue o seguinte item, relativo aos documentos utilizados pelo sistema integrado de administrao financeira (SIAFI). A guia de recolhimento da unio (GRU) eletrnica permite registrar a arrecadao de receitas federais efetivadas pelos rgos e pelas entidades, por meio de transferncias de recursos intra-SIAFI entre a unidade gestora recolhedora e a conta nica do tesouro nacional. 73. (CESPE/Analista Administrativo/ANTAQ 2009) Proposta e aprovao so etapas da programao financeira, contabilizadas por meio de documento prprio do Sistema Integrado de Administrao Financeira (SIAFI) denominado nota de proviso financeira. 74. (CESPE/Analista Administrativo/ANTAQ 2009) O Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR) um sistema de tecnologia da informao implantado e utilizado pelos entes governamentais para fins de estruturar, organizar e elaborar a Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
69

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

proposta oramentria. 75. (CESPE/Analista Administrativo/ANTAQ 2009) A conta nica do Tesouro Nacional, mantida junto ao Banco do Brasil e operacionalizada pelo do Banco Central, destina-se a acolher as disponibilidades financeiras da Unio, disposio das unidades gestoras. 76. (CESPE/Agente/DPF 2009) Com o advento do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) houve grande centralizao da gesto de recursos, o que permitiu a padronizao dos mtodos e rotinas de trabalho e restringiu a gesto e o controle do ordenador de despesas, com a perda da individualizao dos recursos para cada unidade gestora. 77. (CESPE/Contador/FUB 2009) O inventrio fsico-financeiro obrigatrio anual de todos os bens imveis e mveis, em uso ou no, inclusive estocados em almoxarifado, compreende tanto material permanente como de consumo. (CESPE/ACE/TCE AC 2009) Realiza-se inventrio, na administrao pblica, para o controle e a conservao do patrimnio pblico passveis de registros contbeis. Acerca do inventrio e da avaliao dos componentes patrimoniais, julgue os itens. 78. Os bens do almoxarifado so avaliados pelo preo mdio ponderado. 79. Na administrao pblica, no podem ser feitas reavaliaes dos bens mveis e imveis. 80. A atribuio de nmeros seqenciais de registro patrimonial para identificao e inventrio denominada registro sinttico. 81. Para perfeita caracterizao dos bens de carter permanente, bem como dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao, devem ser utilizados os registros sintticos. (CESPE/Analista Judicirio/TRE 2009) A conta nica do Tesouro Nacional constitui importante instrumento de controle das finanas pblicas, uma vez que permite a racionalizao da administrao dos recursos financeiros, reduzindo a presso sobre o caixa do Tesouro, alm de agilizar os processos de transferncia e descentralizao financeira e os pagamentos a terceiros. Acerca desse assunto, julgue os itens. 82. A conta nica mantida no Banco do Brasil. 83. Recursos recebidos por rgos pblicos em moeda estrangeira devem ser obrigatoriamente convertidos para a moeda nacional, pelo cmbio do dia do recebimento, e recolhidos conta nica. 84. (CESPE/ACE/TCU 2008) O fornecimento continuado de dados contbeis do Sistema Integrado de Administrao Financeira do governo federal (SIAFI), por meio de acesso online s bases de dados dos sistemas, permitido s instituies pblicas Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
70

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

em geral e s entidades do setor privado, mediante habilitao no sistema desejado, a qual renovvel periodicamente e, em alguns casos, feita com base em termo de cooperao tcnica. 85. (CESPE/ACE/TCU 2008) No caso de bens mveis produzidos ou de imveis construdos diretamente pelo ente pblico, os valores que devem ser incorporados ao patrimnio e que devem figurar no balano patrimonial so aqueles pelos quais esses mesmos bens poderiam ser adquiridos no mercado. 86. (CESPE/ACE/TCU 2008) A Conta nica do Tesouro Nacional, mantida pelo Banco do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da Unio movimentveis pelas unidades gestoras da administrao federal, excluindo-se a contribuio previdenciria, que ingressa em conta especfica administrada pelo INSS. 87. (CESPE/Auditor/AUGE 2008) Os bens de uso especial, embora integrem o conceito de bens pblicos, no devem ser incorporados ao patrimnio das entidades pblicas. 88. (CESPE/Contador/CEHAP 2008) O SIAFI s validar os documentos de entrada de dados, em termos contbeis, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem as partidas dobradas. 89. (CESPE/Contador/CEHAP 2008) A Secretaria de Oramento Federal o rgo responsvel pela administrao da tabela de eventos. (CESPE/Consultor do Executivo/SEFAZ ES 2008) Julgue os itens subseqentes acerca da avaliao dos elementos patrimoniais luz da Lei n. 4.320/1964. 90. Os bens de almoxarifado devem ser avaliados pelo mtodo PEPS (primeiro que entra primeiro que sai). 91. Os bens mveis e imveis devem ser avaliados pelo valor de aquisio ou pelo custo de produo ou de construo. 92. (CESPE/Analista Administrativo e Financeiro/SEGER ES 2008) Rodovias e praas de uso comum do povo cuja construo seja realizada com recursos pblicos devero ser incorporadas ao patrimnio dos rgos encarregados de sua manuteno. 93. (CESPE/ACE/TCU 2007) Por intermdio do SIAFI, seu principal instrumento de gesto, a Secretaria do Tesouro Nacional realiza o acompanhamento e o controle de toda a execuo oramentria e financeira do governo federal. Acerca da tabela de eventos utilizada para transformar os atos e fatos administrativos em registros contbeis automticos no SIAFI, julgue o item que se segue. O SIAFI somente validar, do ponto de vista contbil, os documentos de entrada de dados, se eles se apresentarem com os eventos que, no todo, completem partidas dobradas. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
71

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

(CESPE/Contador/IPC 2007) Para fins de apreciao da proposta oramentria, do acompanhamento e da fiscalizao oramentria, o governo vem ao longo dos anos desenvolvendo sistemas que permitam consultas aos seus dados, como o Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal (SIAFI) e o Sistema Integrado de Dados Oramentrios (SIDOR). Acerca da funo desses sistemas, julgue os itens subseqentes. 94. O SIAFI o principal instrumento de gesto da Secretaria do Tesouro Nacional, que, por seu intermdio, realiza o acompanhamento e o controle de toda a execuo oramentria e financeira do governo federal. 95. O SIDOR representa um conjunto de procedimentos, justapostos entre si, com a incumbncia de cuidar do processamento de cunho oramentrio, por meio de computao eletrnica, cabendo sua superviso Secretaria de Oramento Federal. 96. (Minha autoria) O SIAFI o sistema utilizado no registro, acompanhamento e controle da execuo oramentria, financeira e patrimonial do Governo Federal. Por isso ele no permite o registro contbil dos balancetes dos estados e municpios e de suas supervisionadas. 97. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) Na estrutura de codificao de um determinado evento designado genericamente por XX. 1. XXX, o terceiro dgito representado pelo algarismo "1" indica o seguinte tipo de utilizao: (A) estorno de evento complementar do de mquina. (B) evento utilizado internamente pelo sistema. (C) evento utilizado diretamente pelo gestor. (D) evento complementar do de mquina. (E) estorno de evento de gestor. 98. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) Tento em vista a concepo, finalidade, objetivos e a implantao do Sistema Integrado de Administrao Financeira no mbito do Governo Federal, analise as afirmativas a seguir: I. A implantao do SIAFI na administrao federal eliminou a existncia da defasagem na escriturao contbil. II. O SIAFI tambm um instrumento gerencial para a administrao financeira do Governo Federal. III. Dentre as diversas caractersticas do SIAFI, uma delas permitir a elaborao oramentria descentralizada. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br
72

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

(B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 99. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) O SIAFI um sistema de teleinformtica que possibilita uma maior integrao entre os sistemas de contabilidade, programao financeira, oramento e patrimonial, e tem como objetivos, entre outros, os seguintes: I. permitir sociedade obter a necessria transparncia dos gastos pblicos; II. permitir que a contabilidade pblica seja fonte segura e tempestiva de informaes referentes aos oramentos da seguridade social e de investimentos das estatais; III. permitir o registro contbil dos balancetes de Estados, Municpios e de suas supervisionadas. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. 100. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) Uma unidade oramentria, durante um determinado exerccio financeiro, recebeu um crdito suplementar. Com base na Tabela de Eventos do SIAFI, indique a transao que foi utilizada para registrar o fato descrito: (A) 10. x. xxx Previso da Receita. (B) 20. x. xxx Dotao da Despesa. (C) 30. x. xxx Movimentao de Crdito. (D) 40. x. xxx Empenho da Despesa. (E) 51. x. xxx Apropriao da Despesa. 101. (FGV/Tcnico em Contabilidade/MinC 2006) O documento utilizado para a entrada de dados do SIAFI que se destina a registrar os eventos vinculados a embolsos financeiros em conta bancria de uma determinada unidade gestora o denominado: (A) Guia de Recebimento. (B) Nota de Dotao. (C) Ordem Bancria. (D) Nota de Lanamento. (E) Documento de Arrecadao de Receitas Federais. Prof. Igor N Oliveira www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

102. (FGV/Auditor/TCM PA 2008 Adaptada) As disponibilidades de caixa da Unio sero depositadas no Banco Central. 103. (FGV/Auditor/TCM PA 2008 Adaptada) As disponibilidades de caixa dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e dos rgos ou entidades do Poder Pblico e das empresas por ele controladas, sero depositadas em instituies financeiras oficiais, ressalvados os casos previstos em lei.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

E. GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 C E C C C C E E E C E E C C C C E E E E C 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 E E E E E C E E E E C E C C C E C E E C C 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 E E E C E C C E C C E C E E E E C E E E E 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 C E C E E E E E E E E E E C C E E E E E E 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 E E E C E E C C C C C E B B C B A C C

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

75

CURSO ON-LINE CONTABILIDADE PBLICA ANALISTA LEGISLATIVO SENADO PROFESSOR: IGOR N OLIVEIRA

F. PALAVRAS FINAIS
Eu queria dizer que fcil, mas no . Eu queria dizer que vai cair de mo beijada, mas no vai. brabeza mesmo! Tem que ter raa pessoal. Raa pra agentar o sono, a falta de dinheiro, os problemas e ainda arrumar foras pra estudar. Conte comigo nessa luta pessoal! Gosto muito desses dois vdeos e sempre deixo pra galera assistir. S pra animar! http://www.youtube.com/watch?v=BHl5kJ4 lII&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=xRbYtxHayXo&feature=related Abrao! Igor.

Prof. Igor N Oliveira

www.pontodosconcursos.com.br

76

Вам также может понравиться