Вы находитесь на странице: 1из 13

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p.

137-149 2011 (edio especial)

MEMRIA E PRODUO DISCURSIVA DO SENTIDO: A MULHERPROFESSORA EM FOCO NOS JOGOS ENUNCIATIVOS Karla Perim Muzzi Resumo: Este artigo trata-se de uma sntese da dissertao desenvolvida no Programa de PsGraduao em Estudos Lingusticos da Universidade Federal do Esprito Santo (PPGEL/UFES). A pesquisa focaliza um campo do enuncivel, em que os processos de produo e circulao de sentidos esto ligados memria. O objetivo da pesquisa limita-se a observar alguns jogos enunciativos realizados pela mulher-professora e apreender os sentidos decorrentes da articulao entre enunciados mapeados nos textos do corpus. A anlise descritivo-interpretativa fundamentou-se, sobretudo, na proposta metodolgica de Pierre Achard (2007) sobre o papel da memria na produo discursiva do sentido, alm do conceito foucaultiano de formao discursiva (1995). Como resultado, foram detectadas seis regularizaes enunciativas, que se materializavam intradiscursivamente nos textos. Observou-se, enfim, seis processos discursivos de produo de sentidos, que delineiam de forma no linear nem homognea a mulher-professora e sua prtica docente, a partir de suas prprias enunciabilidades. Palavras-chave: Linguagem e Histria. Anlise do discurso. Memria. Produo discursiva do sentido. Abstract: This text summarizes an MA dissertation produced within the Post-Graduate Program in Linguistic Studies at the Federal University of Esprito Santo, Brazil (PPGEL/UFES). The focus of the investigation is the scope of the statable, in which processes related to the production and circulation of meaning are linked to memory. The aim of the research is limited to: (1) the observation of some stating games, which are developed by women teachers, and (2) the apprehension of the meanings emerging from the articulation among statements in the corpus of texts. The interpretative-descriptive analysis adopted is based, mainly, on the methodology proposed by Pierre Achard (2007), which deals with the role of memory in discursive meaning production, but it also resorts to the foucaultian concept of discursive formation (1995). As a result of the investigation, six statement regularizations have been detected, which were found to be intradiscoursively material in the texts. Finally, one observes six meaning production discursive processes which outline in no linear or homogeneous way - the woman teacher and her teaching practice, based on her own statabilities. Keywords: Language and History. Discourse analysis. Memory. Discourse production of meaning.

Programa de Ps-Graduao em Estudos Lingusticos da Universidade Federal do Esprito Santo (PPGEL/UFES). muzzikarlamuzzi@yahoo.com.br. Orientao: Prof. Dr. Virginia Beatriz Baesse Abraho.

137

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

Introduo O que se diz sobre as mulheres na condio de professoras? O que se diz das professoras na condio de mulheres? O que elas dizem de si mesmas? Essas foram algumas das questes que nos motivaram inicialmente a investigar, no Programa de Ps-Graduao em Estudos Lingusticos da Universidade Federal do Esprito Santo (PPGEL/UFES), sobre um espao do dizer da mulher em condies bastante especficas, isto , marcada pelo papel social de professora, situada no contexto escolar e exercendo prticas educacionais a partir desse papel e desse contexto. Em termos gerais, podemos resumir que nossas investigaes incidiram sobre o campo do enuncivel que tem como foco a mulher-professora e a educao promovida por ela. Com a presente pesquisa de mestrado buscamos observar alguns jogos enunciativos que participam desse campo, realizados pela mulher-professora e em torno dela, na tentativa de revelar alguns processos de sentidos produzidos em decorrncia da articulao entre enunciados mapeados em textos escritos por professoras participantes de um projeto de formao continuada. Situamos, portanto, nossas investigaes nessa ordem do enuncivel, que se insere no interior de uma perspectiva lingustica e, ao mesmo tempo, fora dela, uma vez que nossas reflexes no se restringiram materialidade lingustica. Ao contrrio, buscaram ampliar-se constituio dos discursos e possibilidade de estes serem enunciados. Aventurar-se por entre esse espao discursivo do dizvel requer partir de algumas premissas quanto ao constante movimento dos sentidos, em que, sobretudo, o sentido velho e o sentido novo articulam-se. dessa forma, enfim, que podemos empreender os processos discursivos dos sentidos ligados memria.

Memria e produo discursiva do sentido Para compor o mapa terico-metodolgico que nos guiasse por esse caminho movente da produo discursiva do sentido ligada memria, mapeamos alguns conceitos e mtodos que nos serviram de ncora para abordar tal fenmeno enunciativo. A primeira grande premissa de nossa pesquisa refere-se maneira de encarar a linguagem enquanto uma instncia que permita articular os processos histricos aos fenmenos lingusticos. Segundo essa perspectiva, o homem reconhecido por sua capacidade de significar e significar-se, e a linguagem encarada como mediao necessria 138

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

entre ele e a sua realidade social. , enfim, procurar compreender a lngua fazendo sentido, enquanto trabalho simblico. Estudar a linguagem, conforme Kristeva (1969, p. 21),

captar a multiplicidade dos seus aspectos e funes, construir uma cincia e uma teoria estratificadas cujos diferentes ramos abrangem os diferentes aspectos da linguagem, para poderem, num tempo de sntese, fornecer um saber sempre mais preciso do funcionamento significante do homem (KRISTEVA, 1969, p. 21).

Nesse caso, uma teoria da determinao histrica dos processos semnticos que melhor acolhe um projeto como esse, que inscreve os processos de significao no campo do discurso. Levar em considerao a histria no interior dos estudos lingusticos acaba, portanto, promovendo uma discusso sobre os limites e as transgresses da lngua, em especial quando se refere ao sentido, pois se o homem assim capaz de jogar sobre o sentido, porque, por essncia, a prpria lngua encobre esse jogo, quer dizer o impulso metafrico interno da discursividade, pelo qual a lngua se inscreve na histria (PCHEUX, 1997, p. 62-63). Encontramos em Jean-Jacques Courtine (1999 e 2007) uma referncia para se pensar a produo e circulao dos sentidos, na medida em que o autor concebe o discurso no interior de um feixe de relaes entre a lngua e a histria, promovendo articulaes entre o discurso e o que lhe historicamente anterior. O que nos leva a pressupor que os di scursos vm sempre de outros discursos que lhes so prvios, e que so retomados de alguma forma. Com isso no temos propriedade particular sobre o que dizemos. Como Orlandi (2002, p. 32) salienta, as palavras na so s nossas. Elas significam pela histria e pela lngua. O que dito em outro lugar tambm significa nas nossas palavras. Essa relao, entre linguagem e histria, ser ento tratada a partir das relaes que se estabelecem entre a memria e a produo e circulao do discurso. Entretanto, ao analisar os movimentos da memria, no se deve confundir ingenuamente com um mero retorno s frases ditas e escutadas no passado, como se a memria fosse um mero depsito onde se acumulam informaes antigas, aleatrias e dispersas. Trabalhar com a memria debruar-se sobre o implcito que se estrutura sobre um imaginrio que o representa como memorizado (ACHARD, 2007, p. 13). Sem desviar do ponto de vista discursivo, o trabalho com a memria, em termos analticos, seria de (re)construo de implcitos por meio de operaes de parfrases, que retomariam os discursos colocando-os em circulao. No entanto, segundo Pierre Achard, no

139

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

h como provar a sua existncia em outro(s) lugar(es). O que pode ser de fato realizado um exerccio que repousa sobre uma regularizao.

A regularizao se apia necessariamente sobre o reconhecimento do que repetido. Esse reconhecimento da ordem do formal, e constitui um outro jogo de fora, este fundador. No h, com efeito, nenhum meio emprico de se assegurar de que esse perfil grfico ou fnico corresponde efetivamente repetio do mesmo significante. preciso admitir esse jogo de fora simblico que se exerce no reconhecimento do mesmo e de sua repetio. Por outro lado, uma vez reconhecida essa repetio, preciso supor que existem procedimentos para estabelecer deslocamento, comparao, relaes contextuais. nessa colocao em srie dos contextos, no na produo das superfcies ou da frase tal como ela se d, que vemos o exerccio da regra. De outro modo, engendrando, a partir do atestado discursivo, parfrases, a considerar como derivaes de possveis em relao ao dado, que a regularizao estrutura a ocorrncia e seus segmentos, situando-os dentro de sries (ACHARD, 2007, p. 16).

Especificando melhor, podemos observar a construo do sentido de um discurso a cada nova co-ocorrncia sua, na medida em que aparece em contextos variados. Essa forma de repetio permite fazermos uma espcie de inventrio desse discurso que nos autoriza estabelecermos suas regularidades, para enfim designarmos os implcitos pelos quais eles convocam. Entretanto, essa regularizao discursiva no to regular como se poderia supor. Ela est sempre suscetvel a um jogo de foras na prpria memria, que pode desregul-la sob a influncia do acontecimento discursivo novo. Essa instabilidade causada pelo choque do acontecimento pode deslocar os implcitos associados ao sistema de regularizao anterior. Teramos assim a fora da regularizao, que busca manter certa estabilizao parafrstica, competindo com a fora da desregularizao, que vem desestabilizar a rede de implcitos veiculados pelas operaes de parfrase. Esse jogo de fora entre regularizao e desregularizao refora a falta de estabilidade e de sedimentao dos implcitos. No entanto, no se deve supor que o trabalho resume-se em efetuar agrupamentos equivalentes quanto ao seu significado, como se palavras e/ou oraes dissessem a mesma coisa. Isso significa dizer, entre outras coisas, que os processos de parfrase no podero ser resumidos enquanto sinonmia. No trato com a memria, precisamos ento partir de algumas premissas, quanto a sua peculiaridade. Em primeiro lugar, a memria discursiva no linear. Ela constituda por falhas e lacunas. Por conta disso, ela constitui-se o lugar de desdobramentos, rplicas, polmicas. Trabalhar com a memria discursiva , portanto, trabalhar na tenso entre a regulao e desregulao, considerar tanto os aspectos homogeneizadores quanto aqueles 140

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

que provocam conflitos, rupturas, procurando sempre distinguir os processos discursivos atuantes na cristalizao de determinados sentidos, em detrimento de outros. O resultado disso uma reflexo sobre as relaes de foras que permitiram a instalao do sentido hegemnico, aqueles que se figuram unvocos e estabilizados na materialidade discursiva. Enfim, trabalhar com os domnios da memria ameaar a homogeneidade, procurar desestabilizar esses efeitos da memria que tentam neutralizar o heterogneo, naturalizando as relaes scio-histricas e literalizando os sentidos. O modelo de anlise oferecido por Achard nos permite dar conta do fato de que a memria suposta pelo discurso sempre reconstruda na enunciao. A enunciao, ento, deve ser tomada no como advinda do locutor, mas como operaes que regulam o encargo, quer dizer a retomada e a circulao do discurso (ACHARD, 2007, p. 17). Dessa forma, encarando o enunciado em seu modo de ser singular (nem inteiramente lingustico, nem exclusivamente material) (FOUCAULT, 1995, p. 98), podemos pens-lo inserido na rede da histria, que o constitui e ao mesmo tempo o determina. Segundo Foucault (1995, p. 112), o enunciado tem sempre margens povoadas de outros enunciados, o que lhe garante estar sempre atravessado por uma memria que trabalha estabelecendo relaes possveis entre um acontecimento do passado e lhe abre um futuro eventual, ou seja, distante de uma estabilidade e de uma homogeneidade. Assim, no h enunciado que, de uma forma ou de outra, no reatualize outros enunciados (FOUCAULT, 1995, p. 113). Trazemos discusso em torno do tema os estudos de Maria do Rosrio Gregolin (2004), uma vez que a autora retoma textos de Foucault, abordando pontos fundamentais do pensamento autor e ressaltando o importante papel das suas idias para os estudos do discurso, em especial para uma vertente da Anlise do Discurso de linha francesa. A autora procura compreender o conceito foucaultiano de enunciado, que recebe centralidade em Arqueologia do Saber (1995). Ela conclui, sob a suposta voz de Foucault:

Com tudo isso, quero dizer que, desde sua raiz, o enunciado se delineia em um campo enunciativo onde tem lugar e status, que lhe apresenta relaes possveis com o passado e que lhe abre um futuro eventual. Imerso nessa rede verbal, ele s pode ser apanhado em uma trama complexa de produo de sentidos e, por isso, podemos concluir com uma caracterstica geral e determinante sobre as relaes entre o enunciado, o funcionamento enunciativo e a memria em uma sociedade: no h enunciado em geral, livre, neutro e independente; mas sempre um enunciado fazendo parte de uma srie ou de um conjunto, desempenhando um papel no meio dos outros, neles se apoiando e deles se distinguindo: ele se integra sempre em um jogo enunciativo1 (GREGOLIN, 2004, p. 30).

Esse ltimo trecho, em itlico, foi retirado de Arqueologia do saber, 1995, p. 114.

141

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

Essa particularidade do enunciado, de fazer parte de uma srie ou de um conjunto, de estar ligado noo de repetio, seja sob formas de afirmaes ou oposies, que permite que um discurso seja retomado e, portanto, perpassado pela memria, pode ser abordada por meio do conceito de formao discursiva (FD). Foucault concebe a FD como um conjunto de enunciados submetidos, paradoxalmente, a uma regularidade e uma disperso de sentidos. Dessa forma, atravs de uma espcie de tenso constitutiva, detecta-se em uma srie de enunciados uma regularidade (uma certa ordem geral) e uma disperso (rupturas, desvios, diferenas, heterogeneidades).

No caso em que se puder descrever, entre um certo nmero de enunciados, semelhante sistema de disperso, e no caso em que entre os objetos, os tipos de enunciao, os conceitos, as escolhas temticas, se puder definir uma regularidade (uma ordem, correlaes, posies e funcionamentos, transformaes), diremos, por conveno, que se trata de uma formao discursiva (FOUCAULT, 1995, p. 43).

Com isso, pode-se perceber que Foucault no nega a unidade que se pode formar em grupos de enunciados, mas questiona a evidncia dessa unidade, muitas vezes tomada como dada, medida que prope a descrio das disperses. Certamente no se trata de encar-las como caticas ou aleatrias. Sua proposta de descrio funda-se na possibilidade de se buscar os ndices de regularidade, apesar das disperses. Para Foucault, enfim, as fronteiras de uma FD so fundamentalmente instveis, constantemente atravessadas por disperses. Portanto, o discurso, para Foucault, no tem uma estrutura estvel e acabada, mas est em constante construo, enfaticamente colocado sob o signo da heterogeneidade. As FDs passam ser, enfim, constitudas pela contradio, so heterogneas por constituio, apresentam fronteiras fluidas e reconfiguram as suas relaes continuamente. Dando maior nfase aos aspectos ligados prtica analtica sem descol-la dos princpios sobre os quais se sustenta , Courtine (1981) admite que no se dissocia o estudo de um processo discursivo, no interior de uma certa FD, do estudo da determinao desse processo discursivo por seu interdiscurso. Isso significa conceb-lo como o lugar de formao de pr-construdos e da articulao de enunciados. pens-lo a partir da produo e circulao dos sentidos nas inter-relaes entre FDs. O interdiscurso est, portanto, necessariamente relacionado FD. Segundo Gregolin (2006), a partir de problematizaes feitas por Courtine (1981) ao projeto pecheuxtiano inicial, o trabalho com as heterogeneidades discursivas passa a ser central, cujo tipo de anlise permite capturar os efeitos do interdiscurso no intradiscurso. Para 142

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

Courtine (1981), o interdiscurso se resumiria enquanto lugar de construo do pr-construdo termo introduzido por Paul Henry, que designa uma construo anterior, exterior e independente, por oposio a que construdo na enunciao , enquanto o intradiscurso seria o lugar de enunciao por um sujeito. Na prtica, seria como se um elemento do interdiscurso se nominaliza e se encadeia no intradiscurso sob a forma de pr-construdo, como se esse elemento se encontrasse j a. Para Courtine, a ordem do discurso da ordem do enuncivel. Por conta disso, o discurso s poder ser construdo em um espao de memria, no espao interdiscursivo, que da ordem do repetvel uma repetio que ao mesmo tempo ausente e presente na srie de formulaes (COURTINE, 1999, p. 21) , em que sries de formulaes que marcam, cada uma, enunciaes distintas e dispersas que se repetem, se parafraseiam, que se opem entre si e se transformam. Esse domnio de memria constitui a exterioridade do enuncivel para o sujeito enunciador na formao dos enunciados pr-construdos, de que sua enunciao apropria-se (COURTINE, 1999, p. 18). no domnio de memria, portanto, que se poder articular os dois nveis: o do enunciado (plano dos dizeres j-ditos) e o da enunciao (plano do que se est dizendo, o aqui e agora dos discursos), que se referem, respectivamente, ao interdiscurso e ao intradiscurso. Devidamente centrada na constituio dos processos de significao, a partir de uma perspectiva interdiscursiva, nossa prtica analtica no se limitar descrio (decodificao de signos lingusticos), nem se restringir interpretao (busca dos sentidos exteriores ao texto). O trabalho de anlise dever situar-se exatamente no entremeio, simultaneamente, entre a descrio e a interpretao.

Prtica analtica discursiva entre a descrio e a interpretao Procuramos exercer uma anlise descritivo-interpretativa, uma espcie de imbricao entre os dois procedimentos, de descrio e interpretao. Evidentemente, no se trata de duas etapas sucessivas, muito menos estanques. Consideraremos a questo do ponto de vista da memria. Isto , trata-se de um saber disseminado, retomado, muitas vezes ressignificado, em uma determinada cultura, em decorrncia de uma certa histria. Trata-se de uma leitura dos vestgios que exibem uma rede discursiva que envolve os sentidos, que leva a outros textos, a outros discursos, a outros enunciados, que enfim nos conduz pensar a enunciao como operaes que regulam a 143

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

retomada e a circulao do discurso. Essa busca incessante a outras fontes confirma a memria de uma cultura conservada e reinventada. Formam-se redes de memria que possibilitam o retorno de sentidos e representaes do passado, constantemente reatualizados, provocando emergncias na memria do presente. Redes de memrias onde os enunciados so confrontados, repetidos, deslocados de seus sentidos, onde se pode observar o movimento da trama enunciativa. Para que uma memria discursiva seja enfim materializada, ou seja, que possamos encontrar remisses dos textos entre si e a outros textos do passado, faz-se necessrio identificarmos as enunciabilidades que se encontram no espao interdiscursivo, onde os enunciados se articulam, representando-as. O trabalho de anlise no se resume a uma atividade de comprovao emprica nem dedutiva. A anlise no se situa no domnio dos produtos, mas dos processos, em especial, dos processos de produo dos sentidos. um trabalho de natureza essencialmente hipottica, cuja tarefa apia-se sobre uma espcie de representao de um imaginrio retido na memria. O exerccio analtico repousa pois sobre a construo de implcitos ligados memria, por meio de operaes de retomadas do discurso, que se assemelham as de tipo parafrsticas. Procederemos alinhavando os acontecimentos, cruzando sentidos. Apoiada em Pcheux (1990 e 1995), Gregolin descreve esse movimento de anlise descritivo-interpretativa, com base na forma material do acontecimento. Isto , um procedimento analtico que prev a articulao entre a forma material do enunciado e o seu sentido historicamente produzido, que necessariamente envolve as relaes entre o lingstico e o histrico, que se referem, respectivamente, ao intradiscurso e ao interdiscurso.

O movimento analtico mostra que essa materialidade e esse acontecimento so inseparveis, isto , no existe de um lado a linguagem e de outro o histrico; no existe o interior (linguageiro) e o exterior (histrico): ambos se fundem para produzir efeitos de sentidos. Para mostrar esse amlgama, Pcheux analisa a materialidade do enunciado e evidencia as articulaes entre o intradiscurso e o interdiscurso (GREGOLIN, 2006a, p. 30).

Considerando, portanto, a especificidade dos sujeitos produtores dos textos e o seu contexto de produo, isto , mulheres professoras em processo de formao falando sobre educao, focamos nos discursos que enredam a mulher na condio especfica de professora do magistrio, a mulher-professora.

144

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

Anlise descritivo-interpretativa: mapeando enunciados Colocamos em prtica o exerccio de regularizao, segundo a proposta analtica de Achard (2007), procurando estabelecer sries enunciativas nos textos das professoras, atentando para possveis derivaes. Esse trabalho de busca de familiaridades ou ligaes (ACHARD, 2007) anteriores entre os enunciados l mapeados se realiza na constante articulao com a histria em torno dos sujeitos envolvidos. O objetivo desse mapeamento enunciativo observar as regularidades discursivas que permanecem e as que se atualizam no processo de enunciao das condies de existncia da mulher-professora. Como resultado do mapeamento, chegamos a um discurso que se sustentou, no princpio, sob um trinmio de sentidos distintos, por vezes, antagnicos, na caracterizao mulher-professora e a educao promovida por ela. Identificamos inicialmente um trio enunciativo, participando cada um de regularizaes especficas:

E1: Srie enunciativa da maternagem

Em E1, o sentido do conjunto de enunciados gira em torno de uma educao apregoada pelo meio do amor, afeto, estmulo, orientao, cuidado, dedicao, e da qualificao da mulher-professora por ser atenciosa, carinhosa, amorosa, doce, gentil, dedicada, meiga etc. Os enunciados reiteram princpios e prticas educacionais historicamente considerados prprios da mulher e da me, isto , ligados aptido inata maternal feminina para o magistrio. Exemplo de enunciado mapeado que participa de E1:

(6)2 S no ano seguinte eu voltei a estudar, com outra professora, bem mais atenciosa e carinhosa.

E2: Srie enunciativa da rude aspereza

Em E2, os enunciados giram em torno de uma educao que se apia sob a violncia, raiva, arrogncia, sofrimento, indiferena. Caractersticas tipicamente no-maternais, que qualificam a mulher-professora enquanto autoritria, intransigente, severa, insensvel, isto ,
2

O nmero a frente dos recortes retirados do corpus corresponde numerao dos textos de onde os recortes foram retirados, nos Anexos da pesquisa. Por exemplo, 6 corresponde ao texto do Anexo 6, e assim por diante.

145

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

segundo um estigma convencionado em nossa cultura como masculino. Exemplo de enunciados que dividem o mesmo espao de enunciabilidade, em E2:

(6) [...] ela gritou comigo e insistiu que eu lesse. Ento como eu no soube ler, ela pegou uma vara enorme e ameaou me bater se eu no escrevesse no caderno o que estava no quadro. Com muito medo dela, eu tentei escrever sem saber mas no consegui. Ento novamente, ela gritou comigo e me chamou de burra e cega, eu comecei a chorar com medo dela e tambm por vergonha. Ela me colocou isolada no canto da sala at o final da aula. Naquele ano eu no voltei mais escola, eu sentia muito medo da professora.

E3: Srie enunciativa da competncia tcnica

Os enunciados em E3 convocam sentidos que valorizam a competncia tcnica da mulher-professora, reflexo de uma srie de transformaes scio-econmicas pelas quais passou e passa o magistrio feminino, que deram a ela condies de preocupar-se e investir em sua formao intelectual e profissional, motivada, por exemplo, por polticas pblicas educacionais e por sua insero gradual no mundo acadmico.

(2) Ela era uma tima professora, oportuniza o aprendizado em muitas atividades diferenciadas.

Como nosso objetivo foi mapear as regularidades discursivas que permanecem e as que se atualizam, seguimos com o exerccio de regularizao/(des)regulao observando possveis intersees e/ou deslocamentos enunciativos ocorridos entres as trs sries inicialmente mapeadas. Chegamos a mais trs regularizaes, em que novos sentidos se formavam e, com isso, novos enunciados constituam-se, levando-nos a identificar outras trs sries enunciativas:

E4: Srie enunciativa da maternagem e competncia tcnica

Os enunciados mapeados de E4 associam duas caractersticas aparentemente contraditrias para caracterizar a mulher-professora, ao mesmo tempo enquanto amorosa e tcnica sentidos que se referem respectivamente E1 e E3, mas escapam regularidade de ambas as sries. A ocorrncia desse discurso heterogneo ratifica um paradoxo vivido pela 146

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

mulher-professora primria na atualidade, na medida em que, de um lado, dedica-se a sua formao intelectual e profissional, e por outro lado, ainda costuma atestar a qualidade da sua atuao profissional em funo de seus atributos maternais. Exemplo da nova regularizao enunciativa E4, constituda a partir de desregularizaes ocorridas em E1 e E3:
(2) Ela era uma tima professora, oportuniza o aprendizado em muitas atividades diferenciadas. [...] Ela era muito amvel, doce e eu queria agrad-la, mostrando que aprendia tudo que ela me ensinava.

E5: Srie enunciativa da maternagem e incompetncia tcnica

E5 tambm resultado de intersees enunciativas entre E1 e E3. No entanto, aqui h uma particularidade no que se refere regularidade da srie E3, uma vez que a mulherprofessora est sendo caracterizada, nesse caso, pela falta de competncia tcnica. Esse desvio regra nos permite integrar enunciados como os abaixo (encontrados no recorte 19), em uma quinta regularizao (E5), reflexo de um desacordo vivido pela mulher-professora no contexto escolar, quando se v repetindo/reafirmando uma prtica de ensino tradicional, mesmo estando inserida em ambiente que tende a promover reflexes sobre esses princpios e prticas docentes ultrapassados.

(19) A professora era gentil e fazia-nos repetir: B com A, Ba; B com E, Be... e assim por diante. [...] Depois deveramos formar as palavras assim: BA-LA, BO-LO, BE-LA. Mas tarde vieram as frases: VOV VIU A UVA, A BOLA BELA... No havia musiquinhas para ensinar o alfabeto, massinhas para modelar as letras, televiso, vdeo cassete, DVD, rdio e CD [...].

E6: Srie enunciativa da rude aspereza naturalizada

Entendemos a srie E6 a partir de uma possvel desregularizao da srie E2. Em E6, quebra-se uma regularidade comum entre os enunciados partilhados de E2, na medida em que se est tendendo a naturalizar a prtica docente rgida, e no a conden-la, como acontece em E2. No recorte 11, por exemplo, a adversativa pode estar contrariando uma expectativa da rejeio criada pela enunciao anterior, quanto rigidez do sistema educacional, passando a conceb-lo enquanto uma tendncia natural, incontestvel, como se a educao pela via da rude aspereza seguisse a ordem regular do sistema educacional. 147

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

(11) O sistema era muito rgido, mas tudo ocorria naturalmente.

Finalmente, a partir das seis regularizaes enunciativas observadas (E1, E2, E3, E4, E5 e E6), entendemos ter mapeado um espao do dizer sobre a mulher-professora e a educao promovida por ela. Diante dessa constatao, entendemos o sexteto enunciativo, com suas regularidades e disperses, fazendo parte de uma mesma formao discursiva (FD), confirmando no somente sua caracterstica constitutivamente heterognea, mas tambm o jogo de fora ao qual a memria est sempre suscetvel, que pode desestruturar uma regularizao e criar outras, sob a influncia do acontecimento discursivo novo. O trabalho analtico desenvolvido conseguiu capturar alguns movimentos de retomada e insero de sentidos na memria, ao levar em conta os elementos enunciativos que certos implcitos comportam, contribuindo enfim para verificar a constituio dos discursos e seu processo de significao.

Possveis concluses Enfim, a partir do mapeamento de enunciados realizado em nossa pesquisa, conseguimos observar alguns jogos enunciativos estabelecidos entre os textos das professoras, que nos levaram a identificar sentidos produzidos em torno da FD sobre a mulher-professora e a educao promovida por ela, em contexto escolar. No que tange investigao especfica dos enunciados mapeados no corpus de nossa pesquisa, observamos uma produo discursiva de sentidos atribudos a mulher-professora, criada a partir de regularidades enunciativas que foram se formando principalmente pela enunciao desse sujeito. No se trata de um olhar sobre a mulher-professora como vtima desse processo discursivo, mas como atuante na/para produo de sentidos. Contrapondo-se a uma prtica de naturalizao e unificao de sentidos, o trabalho analtico que procuramos empreender buscou observar seus movimentos, os processos discursivos scio-historicamente determinados que provocaram a sua produo. Isto , mais do que entender e explicar o que a mulher-professora diz sobre si mesma, pudemos perceber o que uma determinada poca histrica diz sobre ela, por meio de enunciados construdos e partilhados historicamente, no espao interdiscursivo, que se materializam intradiscursivamente nos textos das professoras. Colocou-se em prtica um trabalho de anlise

148

PERcursos Lingusticos Vitria (ES) v. 3 n. 1 p. 137-149 2011 (edio especial)

descritivo-interpretativa de apreenso de sentidos em jogo na trama enunciativa, que se situa na ordem da memria.

Referncias bibliogrficas ACHARD, P. et al. Papel da memria. Traduo e introduo: Jos Horta Nunes. 2. ed. Campinas, So Paulo: Pontes, 2007. COURTINE, Jean-Jacques. Analyse du discours politique. Le discours communiste adress aux chrtiens. In: Langages, 62, 1981. ______. O discurso inatingvel: marxismo e lingstica (1965-1985). In: COURTINE, J-J. Cadernos de Traduo (6). Traduo de Heloisa M. Rosrio. Porto Alegre: UFRGS, 1999. p. 5-18 ______. A estranha memria da Anlise do Discurso. In: INDURSKY, Freda; FERREIRA, Maria Cristina Leandro (orgs.). Michel Pcheux e a anlise do discurso: uma relao de nunca acabar. 2. ed. So Carlos: Claraluz, 2007, p. 25-32. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Traduo de Luiz Felipe Baeta Neves. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. GREGOLIN, M. R. O enunciado e o arquivo: Foucault (entre)vistas. In: SARGENTINI, Vanice; NAVARRO-BARBOSA, Pedro. Foucault e os domnios da linguagem: discurso, poder, subjetividade. So Carlos: Claraluz, 2004, p. 23-44. ______. Foucault e Pcheux na anlise do discurso: dilogos e duelos. 2. ed. So Carlos: Editora Claraluz, 2006. ______. AD: descrever interpretar acontecimentos cuja materialidade funde linguagem e histria. In: Estudos do texto e do discurso: mapeando conceitos e mtodos. Pedro Navarro (org.). So Carlos: Claraluz, 2006a. KRISTEVA, Julia. Histria da linguagem. Portugal, Lisboa: Edies 70, 1969. ORLANDI, Eni. Anlise de discurso: princpios e procedimentos. 4. ed. Campinas, So Paulo: Pontes, 2002. PCHEUX, Michel. Discurso: estrutura ou acontecimento. Traduo de Eni P. Orlandi. Campinas, SP: Pontes, 1990. ______. Anlise do discurso: trs pocas. In: GADET, F.; HANK, T. Por uma anlise automtica do discurso. Uma introduo obra de M. Pcheux. Campinas: Unicamp, 1995, p. 311-319. ______. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. (org.). Gestos de leitura: da histria no discurso. Campinas: Pontes, 1997, p. 55-66. 149

Вам также может понравиться