Вы находитесь на странице: 1из 45

Os frutos so estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas pois, protegem suas sementes em seu interior e auxiliam em sua

disseminao. Eles correspondem ao ovrio amadurecido, o que geralmente ocorre aps a fecundao. Nos casos em que o ovrio origina os frutos sem que tenha havido a fecundao , no h formao de sementes e o fruto chama-se patenocrpico. parede desenvolvida do ovrio ! denominada de pericarpo. Os frutos so divididos em pseudofrutos , frutos propriamente ditos, infrutesc"ncia entre outros. Os frutos tam#!m possuem grande import$ncia na nutrio de vrios animais %on&voros e her#&#iros' heterotrfico.

DESENVOLVIMENTO
Os frutos so estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas pois, protegem suas sementes em seu interior e auxiliam em sua disseminao. Eles correspondem ao ovrio amadurecido, o que geralmente ocorre aps a fecundao. Os frutos, resultam do desenvolvimento de folhas carpelares fechadas, encontrando-se os vulos encerrados dentro de um ovrio. No caso em que o ovrio origina o ( fruto) sem que tenha ocorrido a fecundao, no h formao de sementes e o (fruto) chama-se partenocrpico, caso da #anana e da laran*a-da +#aia. parte desenvolvida do ovrio passa a ser denominada pericarpo, que corresponde ao fruto propriamente dito. ,odemos classificar os frutos em- .arnosos Ex- /aga %Em geral possui vrias sementes, facilmente separveis 0uva, laran*a, mamo, melancia, goia#a melo entre outros1', 2rupa %o tegumento da semente ! fundido 3 parede interna do pericarpo formando um caroo4 o pericarpo pode ser tam#!m coriceo ou fi#roso. 5eralmente apresenta uma s semente 0 ameixa, a6eitona, manga entre outros.1', 2eiscentes % #rem-se naturalmente quando maduros 0legumes ou vargens que ocorre na maioria das plantas leguminosas, como fei*o e ervilha.1'4 e 7ecos %no se a#rem quando maduros' Ex- .ariopse ou gro % com uma s semente ligada a parede do fruto por toda a sua extenso 0 milho, arro6.1', qu"nio % com uma s semente ligada a parede do fruto por um s

ponto 0 fruto do girassol.1', 7$mara % com a parede do ovrio formando expans8es aladas 0 .a#re9va, :ipuana.1'. Ou seja:

FRUTOS SIMPLES, SECOS E DEISCENTES


Frutos provenientes de um gineceu monocarpelar, de pericarpo seco e que li#ertam as sementes quando maduros. ; <agem- fruto monocarpelar, normalmente polisp!rmico, deiscente por duas fendas longitudinais %caracter&stico das esp!cies da fam&lia =eguminosae ou >a#aceae'.

SILQUA
Fruto dicarpelar paracrpico, separado em dois lculos por um falso septo e deiscente por quatro fendas longitudinais %caracter&stico das esp!cies da fam&lia .ruciferae'.

SILCULA
:ipo de sil&qua isodiam!trica, em que a ra6o comprimento?largura ! inferior a @,A.

CPSULA
>ruto polisp!rmico, proveniente de um gineceu unipistilado cenocrpico.

FRUTOS SIMPLES E CARNUDOS


Frutos provenientes de um gineceu monocarpelar e de pericarpo carnudo

A!A

Fruto

sincrpico

polisp!rmico,

possuindo

um

epicarpo

mem#ranceo, mesocarpo carnudo e mais ou menos sucoso e endocarpo muito t!nue.

"ESPERDEO
Fruto resultante de ovrio sincrpico, pluriovulado, com epicarpo provido de #olsas secretoras de leo essencial, mesocarpo #ranco e su#coriceo. O endocarpo tem uma estrutura mem#ranosa, compacta e ! revestido internamente por p"los multicelulares de origem su#epid!rmica cheios de suco %caracter&stico dos citrinos, fam&lia Butaceae'.

DRUPA
Fruto proveniente de gineceu monocarpelar e uniovulado. ,ossui epicarpo mem#ranceo, mesocarpo carnudo e endocarpo esclerificado %frequente nas esp!cies da su#-fam&lia ,runoideae das Bosaceae'. Os #seu$ofrutos so estruturas suculentas que cont!m reservas nutritivas, ms que no se desenvolvem a partir de um ovrio. Os #seu$ofrutos #o$e% ser:

SIMPLES
,roveniente do desenvolvimento do pend9culo ou do receptculo de uma s flor. Ex- ma, p"ra,em que a parte suculenta origina-se do receptculo da flor, e ca*u, em que a parte suculenta origina-se do pend9culo e do receptculo floral e o fruto verdadeiro corresponde 3 estrutura que cont!m a semente comest&vel, conhecida como castanha de ca*u, Cque por sinal ! uma del&ciaD.

A!RE!ADOS OU COMPOSTOS
7o provenientes do desenvolvimento do receptculo de uma 9nica flor, com muitos ovrios. Ex- morango, em que vrios aqu"nios ficam associados a uma parte carnosa correspondente ao receptculo da flor.

M&LTIPLOS OU INFRUTESC'NCIA
,roveniente do desenvolvimento de ovrios de muitas flores de uma infloresc"ncia, que crescem *untas em uma estrutura 9nica. Examora, a#acaxi, figo. Se for%os %a(s a fu)$o #o$er*a%os su+$(,($(r os #seu$ofrutos e%: Pseu$ofrutos %ou pseudocarpos ' secos, carnudos, m9ltiplos, frutos esqui6ocrpicos e infrutesc"ncia. Veja%os -a$a u% ()$(,($ua.%e)te:

PSEUDOFRUTOS /OU PSEUDOCARPOS0 SECOS


Frutos provenientes de ovrio &nfero e de pericarpo seco.

CIPSELA
Pseu$ofruto monosp!rmico proveniente de um pistilo dicarpelar, paracrpico, unilocular e uniovulado. >rquentemente est coroado por um papilho de escamas, cerdas, aristas ou p"los %caracter&stico da fam&lia .ompositae, como ! o caso do girassol'.

!LANDE
Pseu$ofruto frutifica. proveniente de ovrio &nfero pluricarpelar e pluriovulado, em que, nalguns casos, apenas um dos vulos glande apresenta um pericarpo coriceo e est envolvida por uma Ec9pulaE que tem origem a partir do desenvolvimento de #rcteas, como na aveleira, inclu&ndo ainda, por ve6es, o ped9nculo, como nos carvalhos.

PSEUDOFRUTOS CARNUDOS
Frutos provenientes de ovrio &nfero e de pericarpo carnudo.

PEP1NIO
Pseu$ofruto sincrpico, indeiscente, proveniente de um gineceu com @ a A carpelos. O endocarpo ! pouco consistente e no fruto maduro, fica frequentemente, liquefeito %caracter&stico das esp!cies da fam&lia .ucur#itaceae como ! o caso do melo, melancia, etc.'

POMO
Pseu$ofruto sincrpico proveniente de um gineceu geralmente com A carpelos. Na sua constituio entram os tecidos do hipanto %9rnula' que envolvia o pistilo %caracter&stico da su#-fam&lia Faloideae, fam&lia Bosaceae, como ! o caso da macieira, pereira e marmeleiro'

TRIMA
Pseu$ofruto drupceo que possui, aps a maturao, um endocarpo esclerificado e deiscente por fendas irregulares %! o fruto da nogueira'.

FRUTOS M&LTIPLOS
Frutos provenientes de um gineceu multipistilado ou apocrpico de uma s flor e que se mant!m preso ao carpforo na maturao.

M&LTIPLO DE AQU2NIOS
G o caso do fruto do morangueiro, em que o carpforo se tornou carnudo e so#re ele encontram-se inseridos os numerosos aqu!nios.

M&LTIPLO DE DRUPAS OU PLURIDRUPA


Fruto m9ltiplo em que cada carpelo se transforma numa drupa, como ! o caso da amora das silvas %Bu#us spp.'

CINORRODO
Fruto m9ltiplo de ovrio &nfero, sendo constitu&do pelo hipanto em forma de taa %9rnula', dentro da qual se encontram diversos pistilos uniovulados.

FRUTOS ESQUI3OCRPICOS
7o frutos m9ltiplos que se separam naturalmente, na maturao, nos mericarpos componentes.

SAMARDEO
Fruto esqui6ocrpico de s$maras. No caso do g!nero trata-se de uma diss$mara %H mericarpos'. cer spp.

CLUSA
Fruto esqui6ocrpico indeiscente mono ou polisp!rmico, proveniente da diviso de um gineceu sincrpico em duas ou mais partes %caracter&stico das esp!cies das fam&lias /oraginaceae e =a#iateae'

PSEUDOESQUI3OCRPICOS
7emelhantes aos esqui6ocrpicos mas provenientes de um gineceu de ovrios &nferos

CREMOCARPO
G constitu&do por dois mericarpos que, quando se separam na maturao, ficam suspensos pela parte superior ao carpforo, aca#ando posteriormente por se separarem completamente. G o fruto caracter&stico da fam&lia das Im#eliferae ou piaceae.

INFRUTESC'NCIAS

>ormados a partir de ovrios mais ou menos concrescentes das flores de uma infloresc"ncia. ,ara a sua formao contri#u"m, muitas ve6es, outras peas das infloresc"ncias externas aos ovrios.

SOROSE
Besulta das flores concrescentes de uma infloresc"ncia e em que se tornam igualmente carnudos o prprio eixo da infloresc"ncia, as #rcteas e outras peas florais. G o fruto das amoreiras %Forus spp.' e do anans.

SCONE
G formado por um receptculo piriforme ou su#-glo#oso, oco e com uma a#ertura apical em volta da qual se locali6am as flores masculinas. s flores femininas esto inseridas na parte interna do receptculo. G o fruto da figueira %>icus carica =.'. l!m dos frutos, dos pseudofrutos e das infrutesc"ncias, tam#!m existem as frutifica8es que consistem em estruturas que cont!m as sementes nas ngiospermas, resultando de folhas carpelares %macrosporfilos' a#ertas. 7o genericamente designadas de cone pelos autores norte-americanos. E4e%#.os

PIN"A
Besulta da maturao dos macrosporfilos que se inserem espiraladamente so#re um eixo central %rquis'. .ada macrosporfilo apresenta H escamas, sendo a superior ovul&fera %H vulos' e a inferior est!ril, de proteco. ps a maturao, apresenta escamas lenhosas providas de um escudo, podendo estas a#rirem-se ou serem caducas para li#ertarem as sementes. presenta forma de ovada a o#longa. G a frutificao das ,inaceae %ex. pinheiros, cedro, a#etos'

ESTR1 ILO

7emelhante 3 pinha, mas com forma glo#osa ou su#-glo#osa e de escamas planas ou su#-peltadas. criptom!ria, sequia'. s escamas f!rteis t"m de H a J sementes na face superior. G a frutificao das :axodiaceae %ex.

!L ULO
7emelhante ao estr#ilo mas as escamas so peltadas e com maior grau de lenhificao. G a frutificao da su#-fam&lia .upressoideae das .upressaceae %ex. ciprestes'.

FALSO !L ULO
7emelhante ao gl#ulo mas com escamas desiguais e dispostas num eixo central muito curto. G a frutificao da su#fam&lia :uioideae das .upressaceae %ex. tuia'.

!L ULO

ACIFORME

5l#ulo de escamas carnudas e indeiscente. G a frutificao da su#fam&lia Kuniperoideae %ex. 6im#ro, sa#ina das praias'

CONCLUS5O
.oncluindo, os frutos surgem da estrutura do ovrio da flor. funo do fruto ! proteger a semente e facilitas a disperso. Enquanto o em#rio se desenvolve, produ6 horm$nios, as outras partes florais involuem e o ovrio se desenvolve. formada pelo em#rio, endosperma, e tegumento. O fruto geralmente ter origem da parede do ovrio, que forma o pericarpo. Esse ! dividido em tr"s partes- epicarpo, mesocarpo e endocarpo. 7o o#servadas muitas diferenas. Po$e%os ter ,6r(os t(#os $e frutos: semente ser

CARNOSOS

O pericarpo ! suculento. dispersa pelo vento. desenvolvem pseudofrutos. da

trai animais, que reali6aro a disperso

da semente4 7ecos- o pericarpo ! seco. Normalmente a semente ! l!m desses tipos, h frutos que no se do ovrio. esses, chamamos parede

2esta forma, podemos perce#er a import$ncia dos frutos par a manuteno das esp!cies de angiospermas #em como, no caso dos >rutos, pseudofrutos, infrutesc"ncias, frutos esqui6ocrpicos, frutos m9ltiplos entre outros so utili6ados na nutrio de algumas formas de animais on&voros e vegetarianos. inter-relao de suas nomenclaturas comparando-as com sua anatomia, funcionalidade e caracter&sticas gerais e nutritivas foram mais #em detalhadas no corpo do texto acima O fruto ! o resultado do amadurecimento do ovrio, garantindo a proteo e auxiliando a disperso das sementes surgidas aps a fecundao. Ocorre exclusivamente nas ngiospermas. No sentido morfolgico, no apenas aquelas estruturas conhecidas como EfrutasE %ma, laran*a, etc.', mas tam#!m as conhecidas como ElegumesE%fei*o, ervilha, etc.' e EcereaisE%arro6, milho, etc.' so frutos. Os frutos so importantes na classificao #ot$nica por possu&rem uma estrutura muito constante.

FORMA75O
partir da fecundao, inicia-se o desenvolvimento da semente, atrav!s de uma s!rie de transforma8es no saco em#rionrio e outros tecidos do vulo. parede do ovrio desenvolve-se em ,EBL. B,O, o lguns frutos, como a qual ! formado por @ camadas - exocarpo %epicarpo', mesocarpo e endocarpo. nesse caso, no possuem sementes. 7o chamados frutos , B:ENO.MB,L.O7.

#anana %Fusa' e o a#acaxi % nanas comosus' podem formar-se sem fecundao pr!via e portanto,

CLASSIFICA75O

Frutos Simples
2erivados de um 9nico ovrio de uma flor. ,odem ser secos ou carnosos, uni a multicarpelares, deiscentes ou indeiscentes. A89: Frutos s(%#.es -ar)osos ,ossuem pericarpo suculento. E4(ste% $o(s t(#os: 9 : a;a N ou mais carpelos4 N ou mais sementes livres. E4e%#.os8: tomate, uva, laran*a, a##ora. < : Dru#a 5eralmente um s carpelo4 N s semente, concrescida com o endocarpo. E4e%#.os8: ameixa, a6eitona, p"ssego. A8<: Frutos s(%#.es se-os Possue% #er(-ar#o se-o8 Est=o $(,($($os e%:

I: DEISCENTES: A REM NA MATURIDADE


A8 Fo.*-u.o 2erivado de ovrio N-carpelar, a#re atrav!s de uma fenda longitudinal %esporinha4 chich'.

8 Le;u%e 2erivado de ovrio N-carpelar, a#re atrav!s de H fendas longitudinais %leguminosas, como o fei*o e a vagem'. C8 S*.(>ua 2erivado de ovrio H-carpelar. Na a#ertura persiste um septo mediano %deisc"ncia sept&fraga -couve, mostarda'. D8 Es>u(?o-ar#o 2erivado de gineceu sincrpico multicarpelar, cu*os carpelos separam-se inteiramente na maturidade em mericarpos %frut&culos' geralmente deiscentes, livres. Ex.- mamona %Bicinus', cenoura %2aucus'. E8 Lo%e)to 2erivado de ovrio unicarpelar, fragmenta-se transversalmente em segmentos unisseminados. Ex.carrapicho %2esmodium'. F8 Cras#@$(o 2erivado de ovrio N-carpelar, fragmenta-se transversalmente em segmentos, mas aps a queda desses, uma armao formada pela nervura e sutura do carpelo permanece presa ao receptculo. Ex.- sensitiva %Fimosa'. !8 C6#su.a Der(,a$o $e o,6r(o < a %u.t(-ar#e.ar, #ossu( $(fere)tes %o$os $e $e(s-A)-(a:

TIPOS DE CPSULA
Se#t(-($a: a#re pela linha de unio dos carpelos %a6al!a' Lo-u.(-($a: a#re pelo meio de cada carpelo %algodo' P(4($(6r(a: a#re por uma linha transversal %castanha-do-,ar4 sapucaia' Por(-($a: a#re atrav!s de poros %papoula, quaresmeira'

II: INDEISCENTES: N5O A REM NA MATURIDADE


A8 A>uA)(o

,ossui N semente, ligada 3 parede do fruto num 9nico ponto. Ex.- girassol %Oelianthus annus'4 no apresenta clice modificado em papus 8 C(#se.a Ldem ao aqu"nio, mas apresentando clice modificado em papus4 .ariopse- possui N semente, ligada 3 parede do fruto em toda sua extenso %gram&neas - trigo, milho, arro6' C8 SB%ara ,ossui, em geral, N semente4 a parede do ovrio apresenta expans8es aliformes %vrias leguminosas, 7apindceas, Falpiguiceas' D8 No? 5eralmente N carpelo, N s semente livre do endocarpo %no6-moscada'.

PSEUDOFRUTOS

FRUTOS A!RE!ADOS
2erivados de muitos ovrios de uma 9nica flor %gineceu apocrpico multicarpelar', mais ou menos concrescidos. Exs.- morango, fruta-do-conde, fram#oesa.

FRUTOS M&LTIPLOS
>ormados por muitos ovrios amadurecidos, pertencentes 3 uma infloresc"ncia, que crescem *untos, formando uma infrutesc"ncia. Exs.- amora, a#acaxi, figo. O+ser,aC=o >utos agregados e frutos m9tiplos so um con*unto de frutos simples, que podem ser identificados individualmente, de acordo com suas caracter&sticas. Os frutos que no se originam do crescimento do ovrio, mas derivam do desenvolvimento de estruturas como o hipanto %ma', #em como o con*unto de frutos que forma os frutos m9ltiplos e os agregados, costumam ser chamados de pseudofrutos.

Anatomia do Fruto

A)ato%(a $a P(%e)ta

ORI!EM
Os frutos derivam-se do ovrio das flores. ps a fecundao dos vulos em seu interior, o ovrio inicia um crescimento, acompanhado de uma modificao de seus tecidos provocada pela influ"ncia de hormPnios vegetais, que interferem na estrutura, consist"ncia, cores e sa#ores, dando origem ao fruto. Os frutos mant"m-se fechados so#re as sementes at!, pelo menos, o momento da maturao. Quando as sementes esto prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se a#rir, li#erando as

sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais, que depositaro as sementes aps estas passarem por seu aparelho digestivo. 7egundo registros fsseis, os primeiros frutos no passavam de folhas carpelares, como as encontradas em 5imnospermas, por!m fechadas so#re as sementes, formando fol&culos. Os frutos mais simples nas esp!cies atuais possuem estrutura similar, foliculares, mas os mais comuns so frutos formados pela com#inao de vrios carpelos unidos entre si.

FUN75O
funo primordial dos frutos ! a proteo da semente em desenvolvimento, e ! a principal ra6o atri#u&da pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras ngiospermas. o longo de sua evoluo, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estrat!gias para a disperso das sementes contidas neles, de forma que nas esp!cies atuais h uma variedade imensa de cores, formas, estruturas assessrias e sa#ores, cada qual especiali6ada em uma forma diferente de disperso de sementes. O frutos que secam e a#rem-se na maturao, simplesmente li#erando as sementes so#re o solo. Outros, ao se a#rir, expelem as sementes de forma explosiva, arremessando-as a grandes dist$ncias. Os frutos carnosos normalmente dependem de animais, que carregam os frutos para outros lugares, ou os ingerem, e carregam suas sementes no trato digestivo para serem li#eradas longe do local de origem. .ertos frutos armados de espinhos agarram-se 3 pelagem de mam&feros ou penugem de aves, e assim percorrem grandes dist$ncias. O ainda frutos providos de alas e pelos, que permitem que flutuem por alguns momentos antes de atingir o solo.

ESTRUTURA
Os frutos $(,($e%:se +as(-a%e)te e% D -a%a$as: E#(-ar#o .amada externa, normalmente uma camada mem#rancea e fi#rosa4 pode ser lisa, rugosa, pilosa ou espinosa Moso-ar#o .amada imediatamente a#aixo do epicarpo, suculenta E)$o-ar#o .amada mais interna, normalmente a camada mais rigida que envolve as sementes.

O muitas varia8es na apar"ncia e na consist"ncia destas camadas. Em frutos capsulares, secos, ! comum o mesocarpo ou o epicarpo estarem suprimidos, enquanto a camada restante assume consist"ncia lenhosa. K em alguns frutos, como ameixas e p"ssegos, o mesocarpo ! grande e suculento, enquanto o EcarooE corresponde ao endocarpo lenhoso envolvendo a semente, ou am"ndoa. Nas melancias, o mesocarpo e uma camada espessa e resistente, e o endocarpo corresponde 3 polpa vermelha em seu interior. Enfim, todos os frutos partem do mesmo plano #sico de @ camadas, cada um derivando-se de uma maneira ou de outra em direo a caracter&sticas prprias.

Classificao
Os tipos de frutos so vrios, e podem ser classificados de diversas maneiras, seguindo diferentes crit!rios.

QI N:O R .OF,O7LSTO
Frutos s(%#.es Quando os carpelos so unidos entre si, ao menos nos primeiros estgios de desenvolvimento. E4e%#.o: a maior parte dos frutos conhecidos apresentam-se desta forma, como lim8es, p"ras, maracu*s, mam8es, pepinos e goia#as. Frutos -o%#ostos Os carpelos so separados desde a flor, e desenvolvem-se separadamente.

E4e%#.o: morango, magnlia. Existem infrutesc"ncias, como o a#acaxi, consideradas pelos leigos como um 9nico fruto, ou um fruto composto. Na verdade, cada EgomoE do a#acaxi corresponde a um fruto, originado de um ovrio de uma flor. Estas flores so agrupadas de forma compressa em um eixo, de forma que seus ovrios aderem-se uns aos outros, formando uma estrutura compacta.

QUANTO E A ERTURA
Frutos $e(s-e)tes Frutos que a#rem-se na maturao, normalmente secos.

E4e%#.o: castanha e a maior parte das leguminosas. Frutos ()$e(s-e)tes Frutos que no se a#rem espontaneamente. ,odem ser secos, lenhosos, ou carnosos. E4e%#.o: mas, laran*as, mel8es.

QUANTO AO TIPO

/aga 2rupa >ol&culo .psula =egume qu"nio 7$mara 7&liqua No6 .ariopse ,ix&dio

Os tipos so muito variveis, e h vrias su#-categorias para cada um deles, que so pormenori6adas em artigos prprios.

FFRUTOSF E FFRUTASF
O uma certa confuso entre os termos EfrutoE e EfrutaE. Nem todos os alimentos conhecidos como frutas so frutos, e muitos frutos no so reconhecidos pelo leigo como frutas. Exemplos de frutos rotulados como ElegumesE so a a#o#rinha, o tomate, e o quia#o, que so frutos por terem se desenvolvido a partir de ovrios fecundados, e por apresentarem sementes em seu interior.

Morfologia do fruto
O ovrio de uma flor que cont!m sementes. O pistilo dos carpelos componentes do mesmo costuma desaparecer durante o amadurecimento, aps a polini6ao. casca dos frutos ! constitu&da pela parede dos carpelos. >rutos existem somente nas angiospermas e no nas gimnospermas. Fuitos frutos a#rem-se depois de certo tempo, largando as sementes atrav!s de a#erturas especialmente produ6idas para tal fim- so os frutos deiscentes. Outros no li#eram as sementes, a no ser por apodrecimento do ovrio, so os frutos indeiscentes. :anto os frutos deiscentes como os indeiscentes so classificados pela consist"ncia da casca e o n9mero de carpelos componentes. Os frutos com casca carnosa, coricea ou fi#rosa chamam-se frutos carnosos. Frutos com casca lenhosa, palecea chamam-se frutos secos. dos frutos. assunto deisc"ncia, a consist"ncia da casca e o

n9mero de carpelos componentes so os caracter&sticos nos quais se #aseia a descrio e classificao forma externa, isto !, seus contornos, somente poucas ve6es entra em considerao neste

Os #r()-(#a(s t(#os $e frutos se-os s=o:

AQU'NIO
Fruto indeiscente formado por um 9nico carpelo com uma s semente. dotada, 3s ve6es, de excresc"ncias em formas de espinho, etc. casca ! geralmente dura, lisa e

OLOTA
qu"nio dotado duma c9pula, pode ser originado do clice ou do eixo floral.

CARIOPSE
qu"nio especial, em que a casca da semente se encontra concrescida com a casca do fruto, formando uma unidade que no se separa.

FOLCULO
Fruto seco deiscente, oriundo de um gineceu apocarpo. .ada carpelo forma um fruto isolado que se a#re por uma fenda ventral e cont!m uma ou vrias sementes.

CPSULA
Fruto seco deiscente, formado por vrios carpelos sincarpados. em cada carpelo. cada pode ser unilocular ou plurilocular. #re-se por fendas externas ou por fendas entre os septos separadores ou por ruptura dos septos. O tam#!m as que se a#rem por um poro

LE!UME OU VA!EM
>ruto seco deiscente. .onsta de um 9nico carpelo com uma ou vrias sementes. #re-se por duas fendas que seguem as suturas dorsal e ventral. casca do fruto dividi-se em duas valvas.

SLIQUA
2ifere da vagem por ser formada por dois carpelos, separados por um septo, no qual esto as sementes.

PIGDIO
.psula de tipo especial, cu*os carpelos se a#rem por uma tampa comum

SHMARA
Fruto seco deiscente ou indeiscente, munido de uma ou vrias asas mem#ranceas. ,ode ser derivado duma cpsula ou duma vagem.

LOMENTO
<agens e s&liquas articuladas que se destacam em pedaos monosp!rmicos em ve6 de se a#rirem de maneira normal. :am#!m se denominam vagens lomentceas ou s&liquas lomentceas respectivamente. Os frutos -ar)osos #o$e% ser

A!AS
>ormadas por um ou vrios carpelos sincarpados com vrios caroos que cont!m uma semente. 2eiscentes ou indeiscentes.

DRUPAS

>ormadas por um ou mais carpelos sincarpados que cont!m uma 9nica semente dentro de seu 9nico caroo duro. !era.%e)te a -as-a a#rese)ta trAs -a%a$as:

epicrpio mesocrpo endocrpio

G o ovrio desenvolvido, aps a fertili6ao dos vulos, e que contem em seu interior as sementes. formao do fruto depende da polini6ao e da atividade de hormPnios, tais como cido indolilac!tico % L ', cido gi#er!lico %5 ', etc.

FRUTO PARTENOCRPICO
Quando h o desenvolvimento do ovrio sem a fecundao dos vulos, no havendo, portanto, sementes.

FRUTO DE A ACATEIRO

FORMA75O DO FRUTO

C.(>ue #ara A%#.(ar

FRUTOS SIMPLES
7o derivados de um 9nico ovrio de uma flor

FRUTOS A!RE!ADOS
7o derivados de muitos ovrios de uma 9nica flor %gineceu apocarpico multicarpelar', mais ou menos concrescidos

FRUTOS M&LTIPLOS
.onsistem em ovrios amadurecidos de muitas flores de uma infloresc"ncia que concrescem mais ou menos *untas numa s massa, forma do uma infrutesc"ncia

FRUTOS SECOS DEISCENTES


Fo.*-u.o Inivalvo, derivado de N carpelo, a#rindo-se por uma s fenda

Le;u%e /ivalvo, com duas deisc"ncias longitudinais, monocarpico,geralmente poliespermico

7o as estruturas que cont!m as sementes nas ngiosp!rmicas. Besultam do desenvolvimento de folhas carpelares fechadas, encontrando-se os vulos encerrados dentro de um ovrio. O termo fruto ! utili6ado para designar as estruturas que cont!m as sementes provenientes de um ovrio s9pero, utili6ando-se o termo pseudofruto, ou pseudocarpo, para designar aquelas provenientes de um ovrio &nfero.

FRUTOS SIMPLES, SECOS E INDEISCENTES


Frutos provenientes de um gineceu monocarpelar, de pericarpo seco e que no li#ertam as sementes quando maduros. A>u@)(o

>ruto proveniente de um gineceu monocarpelar e uniovulado. ,ossui uma semente %monosp!rmico' que no est aderente ao pericarpo E4e%#.o: .astanha de ca*u Car(o#se

A,e)a Sat(,a L

Tr(t(-u% Aest(,u% L Fruto proveniente de um gineceu monocarpelar e uniovulado. ,ossui uma semente, estando esta aderente ao pericarpo %caracter&stico das esp!cies da fam&lia 5ramineae ou ,oaceae' E4e%#.os: trigo, milho, centeio. SB%ara

Fra4()us A);ust(fo.(a VaI. ,roveniente de um gineceu #i a policarpelar, com o pericarpo prolongado em asa mem#ranosa E4e%#.o: fruto do freixo. (.o%e)to

Fruto polisp!rmico articulado, que evolui a partir de um gineceu #icarpelar paracrpico. possui um septo que o divide dois lculos E4e%#.o: >ruto do saramago Lo%e)to

2e aspecto semelhante a uma vagem mas divis&vel em art&culos %cada um com uma semente' ao longo das linhas de sutura transversais E4e%#.o: >ruto da serradela

DESENVOLVIMENTO DO FRUTO
O fruto ! uma estrutura auxiliar no cicio sexual da vida das ngiosp!rmicas. O seu desenvolvimento ! um factor inquestionvel no sucesso da sua evoluo, uma ve6 que protege as sementes, permitindo a sua maturao e a*uda na sua disseminao. O fruto resulta do desenvolvimento das paredes do ovrio, podendo incluir outras peas florais. .onsiderando a cere*a %fig.N', por exemplo, encontra-se nela a casca, o epicarpo, a parte carnuda e suculenta, o mesocarpo, e o caroo, no comest&vel, o endocarpo. O con*unto destas tr"s partes designa-se por pericarpo.

F(;ura 9 : Da f.or $a -ereje(ra J -ereja / C.(>ue #ara A%#.(ar 0


Os frutos #o$e% -.ass(f(-ar:se ate)$e)$o:

3 sua proveni"ncia em- simples, m9ltiplos e infrutesc"ncias %figura H' ao grau de sucul"ncia em- secos e carnudos ao n9mero de sementes em- monosp!rmicos %uma s semente' e polisp!rmicos %mais do que uma semente' 3 deisc"ncia em- deiscentes %a#rem naturalmente deixando sair as sementes' e indeiscentes %conservam-se fechados aps a maturao'

Na figura @ esto descritas algumas caracter&sticas dos principais frutos secos indeiscentes e deiscentes e no figura U dos principais frutos carnudos indeiscentes.

F(;ura < : T(#os $e Fruto / C.(>ue #ara A%#.(ar 0

F(;ura D : Cara-ter*st(-as $os #r()-(#a(s frutos se-os / C.(>ue #ara A%#.(ar 0

F(;ura K : Frutos I)$e(s-e)tes / C.(>ue #ara A%#.(ar 0

O fruto m9ltiplo toma a designao dos frutos seus constituintes %fig.A'. origem. infrutesc"ncia rece#e o nome da infloresc"ncia que lhe deu crescentando -se-lhe a designao dos frutos por que !

formada %fig.V'.

F(;ura L : Frutos %M.t(#.os Frutos %M.t(#.osN fruto %M.t(#.o$e a>ue;O)(os $e %ora);o/A0N fruto %M.t(#.o $e $ru#as $a a%ora $a s(.,a/ 0N fruto %M.t(#.o $e f.*-u.os $e #eO)(a/C0N fruto %M.t(#.o $e sB%aras $o #.6ta)o/D0 / C.(>ue #ara A%#.(ar 0

F(;ura P : I)frutes-A)-(as: es#(;a $e -ar(o#ses/%(.Io0/A0N -a-Io $e +a;as/u,as0/ 0N -a#*tu.o $e a>u@)(os/;(rasso.0/C0 / C.(>ue #ara A%#.(ar 0

DISSEMINA75O DE SEMENTES
Em muitas plantas, os frutos e as sementes esto de tal modo adaptados que so disperses para #em longe da planta-me. Lsto evita uma competio por lu6 e gua entre plantas da mesma esp!cie e aumenta a coloni6ao de novas reas. animais. s principais adapta8es so as que favorecem a disperso pelo vento ou por

F(;ura Q : D(sse%()aC=o $e Se%e)tes / C.(>ue #ara A%#.(ar 0

>ruto

sementes

mostrando

variadas

adapta8es

sua

disseminao- adapta8es 3 disperso pelo vento% , /, ., 2, e E'4 adapta8es 3 disperso pelos animais%>'4 fruto explosivo%as sementes so espalhadas para longe'%5' grande diversidade na organi6ao das flores das angiospermas, especialmente a variao do n9mero, arran*o, grau de fuso e estrutura dos pistilos que formam o gineceu, propicia uma ampla gama de variao no tamanho, forma, textura e anatomia dos frutos. /iologicamente o fruto funciona como envoltrio protetor da semente %ou sementes', assegurando a propagao e perpetuao das esp!cies. Fruto, segundo a definio clssica, ! o ovrio desenvolvido e com sementes maduras. :am#!m pode ser conceituado como um rgo formado por um ou mais ovrios desenvolvidos, aos quais podem se associar outras estruturas acessrias. ps a polini6ao e posterior fecundao da oosfera, ocorre um #rusco aumento no conte9do da auxina no ovrio %hormPnio do crescimento' que estimula o crescimento de suas paredes e, em alguns casos, de tecidos associados ao receptculo. 2urante o processo de amadurecimento, frutos de muitas esp!cies adquirem cores chamativas e aromas agradveis, ou se tornam suculentos, sendo seu sa#or apreciado por animais que, ao se alimentarem deles, espalham suas sementes a certa dist$ncia da planta produtora. Outros, ao contrrio, tornam-se secos e sua a#ertura, 3s ve6es explosiva, permite a li#erao das sementes que podem ser lanadas a dist$ncias relativamente grandes.

.ertos frutos apresentam caracter&sticas morfolgicas que os torna elementos ativos na disseminao de sementes. G #astante comum a ocorr"ncia de frutos sem sementes. :ais frutos so chamados partenocrpicos, sendo produ6idos por partenocarpia %processo responsvel pela formao de frutos sem fecundao'. O desenvolvimento do fruto partenocrpico pode ocorrer sem que a flor se*a polini6ada. Exemplostomate %=Wcopersicum sp. - 7olanaceae', pimenta %,iper sp. - ,iperaceae' e #anana %Fusa paradisiaca Fusaceae'. Em outros casos, ocorre a polini6ao, mas os tu#os pol&nicos no se desenvolvem completamente e no fecundam os vulos. Outro modo de ocorrer a partenocarpia consiste no a#orto do em#rio, antes que o fruto atin*a a maturidade. E4e%#.os: .ere*a %,runus avium - Bosaceae', uva %<itis sp. - <itaceae' e p"ssego %,runus p!rsica - Bosaceae'. l!m de reguladores de crescimento, tam#!m esto envolvidos na partenocarpia as condi8es do meio am#iente, tais como #aixas temperaturas, altas intensidades luminosas e fotoper&odo %durao do dia'.

PARTES DO FRUTO
O fruto ! constitu&do por duas partes fundamentais- o fruto propriamente dito, ou pericarpo %originado da parede do ovrio' e a semente. 2e um modo geral, tr"s camadas podem ser distinguidas num fruto- o epicarpo que o reveste externamente, o mesocarpo que ! a parte mais desenvolvida dos frutos carnosos %geralmente ! a poro comest&vel', e o endocarpo, a camada que reveste a cavidade do fruto, sendo geralmente pouco desenvolvida e, muitas ve6es, de dif&cil separao %fig. N'.

F(;ura 9 R Partes $o fruto

CLASSIFICA75O DOS FRUTOS


2e acordo com a origem, os frutos so classificados em tr"s categorias- simples, agregado ou m9ltiplo.

FRUTOS SIMPLES
7o frutos derivados de um 9nico ovrio %s9pero ou &nfero' de uma 9nica flor. ,odem ser secos ou carnosos, uni a multicarpelares, mas neste caso sincrpicos, deiscentes ou indeiscentes na maturidade %fig. H'. Exemplos- cere*a %,runus avium - Bosaceae' e tomate %=Wcopersicum sp. - 7olanaceae'.

F(;ura < R Fruto s(%#.es

FRUTOS A!RE!ADOS
7o aqueles frutos que derivam de um gineceu dialicarpelar %apocrpico' de uma s flor. :odos os pistilos esto reunidos por partes acessrias de nature6a receptacular ou apendicular. .ada pistilo forma um fruto separado, geralmente do tipo fol&culo. Em geral, so tam#!m denominados frutos apocrpicos %fig @'. E4e%#.o: magnlia %Fagnolia sp. - Fagnoliaceae'.

F(;ura D R Fruto a;re;a$o

FRUTOS M&LTIPLOS
.onsistem em ovrios amadurecidos de muitas flores de uma infloresc"ncia, que concrescem mais ou menos *untas num mesmo receptculo, formando uma infrutesc"ncia %fig. U'.

E4e%#.os: amora %Forus nigra - Foraceae', a#acaxi % nanas comosus - /romeliaceae' e figo %>icus carica - Foraceae'.

F(;ura K R Fruto %M.t(#.o Os #r()-(#a(s t(#os $e frutos s(%#.es s=o:

FRUTOS SECOS DEISCENTES


#rem-se espontaneamente para li#erarem as sementes. contendo pequena quantidade de gua. presentam o pericarpo pouco desenvolvido,

FOLCULO
2erivado de um 9nico pistilo, apresentando apenas uma linha de deisc"ncia longitudinal. %fig. A'. E4e%#.o: chich %7terculia chich - 7terculiaceae'.

LE!UME
:am#!m derivado de um 9nico pistilo, por!m a deisc"ncia se fa6 por duas linhas longitudinais, a da sutura do carpelo e a da nervura mediana da folha carpelar %fig. V'. .aracter&stico da maioria das >a#aceae, como fei*o %,haseolus vulgaris'.

CPSULA
2erivada de gineceu sincrpico com dois a muitos carpelos fundidos, ficando seca na maturidade e a#rindo de vrios modos- por poros no pice %cpsula poricida' como em papoula %,apaver #racteatum ,apaveraceae' %fig. X'4 por deisc"ncia transversal que delimita um op!rculo ou tampa %pix&dio' como no *equiti# %.ariniana legalis - =ecWthidaceae' e na on6e-horas %,ortulaca grandiflora - ,ortulacaceae' %fig. J'4 por septos que separam os lculos %cpsula septicida' como em papo-de-peru % ristolochia clematitis ristolochiaceae' %fig. Y'4 por a#ertura mediana dos carpelos %cpsula loculicida' como no l&rio %=ilium sp -

=iliaceae' e aucena amarela %Oemerocallis sp. - =iliaceae' %fig. NZ'4 ou ao a#rir deixando parte dos septos presos no centro do receptculo %cpsula sept&fraga' %fig. NN', ocorrendo por exemplo em cedro %.edrela odorat - Feliaceae'.

F(;ura L R Fo.*-u.o

F(;ura P R Le;u%e

Fruto

F(;ura Q R C6#su.a #or(-($a

F(;ura S R P(4*$(o

F(;ura T R C6#su.a se#t(-($a

F(;ura 9U R C6#su.a .o-u.(-($a

F(;8 99 R -6#su.a se#t*fra;a

SLIQUA
Fruto caracter&stico das /rassicaceae, derivado de ovrio #icarpelar, cu*o pericarpo seco separa-se em H valvas laterais deixando um eixo central %replo', ao qual ficam presas as sementes %fig. NH'. Exemplosagrio %Nasturtium officinale - /rassicaceae' e ip" %:a#e#uia sp. - /ignoniaceae'.

F(;ura 9< R S*.(>ua

FRUTOS SECOS INDEISCENTES


7o frutos que no se a#rem espontaneamente para li#erarem as sementes.

SHMARA
>ruto alado, com expans8es da parede do pericarpo em forma de asas %fig. N@'. E4e%#.o: tipuana %:ipuana tipu - >a#aceae'.

F(;ura 9D R SB%ara

CARIOPSE OU !R5O

Fruto no alado, originado de um ovrio unicarpelar. toda a extenso, 3s paredes do fruto. E4e%#.os

9nica semente que ele apresenta est unida, em

Esp!cies de ,oaceae em geral, tais como milho %[ea maWs' e arro6 %OrW6a sativa'.

AQU'NIO
Fruto no alado, no qual a semente une-se 3 parede do fruto %pericarpo coriceo' por apenas um ponto %fig. NU'. Exemplos- esp!cies da fam&lia margarida %.hrWsanthemum sp.'. steraceae em geral, tais como girassol %Oelianthus sp.' e

F(;ura 9K R A>uA)(o

FRUTOS CARNOSOS
7o aqueles, nos quais a parede do ovrio aumenta em espessura aps a polini6ao e a su#seq\ente fertili6ao. Nesses frutos os pericarpos so #em desenvolvidos e, pelo menos em parte, parenquimatosos e suculentos. Os frutos -ar)osos s=o a;ru#a$os e%:

A!A
Epicarpo em geral delgado, mesocarpo e endocarpo carnoso no sendo diferenciados entre si. G derivado de um gineceu pluricarpelar, geralmente polisp!rmico. E4e%#.o: uva %<itis sp. - <itaceae' e tomate %=Wcopersicum sp. - 7olanaceae'. Po$e% ser e)-o)tra$os a()$a $o(s t(#os es#e-(a(s $e +a;a:

"ESPERDIO
O epicarpo ! coriceo com numerosas gl$ndulas ole&feras e o endocarpo ! mem#ranceo e dividido em gomos, revestidos de p"los sucosos na poro interna %fig. NA'. E4e%#.o: laran*a %.itrus sp. - Butaceae'.

F(;ura 9L R a;a $o t(#o Ies#er*$(o

PEPVNIO
O fruto no apresenta septos e a camada externa %epicarpo' apresenta-se de coricea at! lenhosa. Este fruto origina-se de um ovrio &nfero, com placentao parietal constitu&da de tr"s placentas #ifurcadas, que avanam para o espao central. O pericarpo ! carnoso e as sementes so em#e#idas em polpa sucosa. E4e%#.os: melancia %.itrullus lanatus - .ucur#itaceae' e a##ora %.ucur#ita pepo - .ucur#itaceae'.

DRUPA
presenta o pericarpo com uma camada externa carnosa e uma p!trea. 5eralmente ! oriundo de ovrio unicarpelar e monosp!rmico. O epicarpo ! delgado, o mesocarpo carnoso e o endocarpo lenhoso. Este envolve a semente, estando fortemente aderido a ela, formando o chamado EcarooE %fig. NV'. E4e%#.os: a6eitona %Olea europaea - Oleaceae', manga %Fangifera indica, %.ocos nucifera - recaceae'. nacardiaceae' e coco

F(;ura 9P : Dru#a

Partes acessrias carnosas:

POMO
2erivado de um hipanto que envolve os carpelos %dois ou mais' e de ovrio &nfero. O hipanto forma a poro carnosa e comest&vel %fig. NX'. Exemplos- ma %Falus domestica - Bosaceae' e p"ra %,irus communis - Bosaceae'.

F(;ura 9Q R Po%o

PSEUDO:FRUTO
O pistilo ! composto de dois ou mais carpelos, o ovrio ! s9pero e o receptculo ou o ped9nculo tornamse carnosos %fig. NJ'. Exemplo- ca*u % nacardium occidentale - nacardiaceae'.

F(;ura 9S R Pseu$o:fruto Nota: o fruto carnoso, excepcionalmente pode ser deiscente. Im exemplo t&pico ! o melo-de-7o.aetano %Fomordica charantia - .ucur#itaceae' em que o fruto ! de cor alaran*ada, com sementes vermelho vivo.

FRUTOS A!RE!ADOS
Nos frutos agregados os frut&culos podem estar unidos diretamente por suas paredes, ou indiretamente pelo tecido do receptculo. Os frut&culos derivam de um ovrio com apenas um vulo, logo, so monosp!rmicos, como por exemplo, fram#oesa %Bu#us sp. - Bosaceae', onde o fruto agregado formase diretamente pela unio das paredes das drupa6inhas. ,or outro lado, no morango %>ragaria sp. - Bosaceae' e no fruto da roseira %Bosa sp. Bosaceae', o receptculo ! que une os frut&culos. :anto na rosa como no morango, os frut&culos so do tipo aqu"nios %fig. NY'.

F(;ura 9T R Fruto a;re;a$o

FRUTOS M&LTIPLOS

Im exemplo #em conhecido ! o a#acaxi % nanas comosus - /romeliaceae', que consiste de uma quantidade de #agas partenocrpicas, acrescidas das #rcteas suculentas e do eixo da infloresc"ncia %fig. HZ'. O fruto do a#acaxi rece#e o nome especial de sorose. Outro exemplo comum ! o figo, que na verdade ! um receptculo desenvolvido e suculento. s flores so muito pequenas e presas 3 parede interna do receptculo. Os figos comest&veis so partenocrpicos, isto !, desenvolvem-se sem que ha*a fecundao. Este tipo de fruto rece#e o nome de sicPnio.

F(;ura <U R Fruto %M.t(#.o

Fruto

Fruto $e Ca%e..(a s()e)s(s8 Em termos #ot$nicos, o fruto ! uma estrutura presente em todas as ngiospermas que cont!m sementes. ngiospermas onde as sementes

so protegidas enquanto amadurecem. 2e forma prtica, os frutos so quaisquer estruturas das

ORI!EM
Os frutos derivam-se do ovrio das flores. ps a fecundao dos vulos em seu interior, o ovrio inicia um crescimento, acompanhado de uma modificao de seus tecidos provocada pela influ"ncia de hormPnios vegetais, que interferem na estrutura, consist"ncia, cores e sa#ores, dando origem ao fruto. Os frutos mant"m-se fechados so#re as sementes at!, pelo menos, o momento da maturao. Quando as sementes esto prontas para germinar, os frutos amadurecem, e podem se a#rir, li#erando as sementes ao solo, ou tornam-se aptos a serem ingeridos por animais, que depositaro as sementes aps estas passarem por seu aparelho digestivo. 7egundo registros fsseis, os primeiros frutos no passavam de folhas carpelares, como as encontradas em 5imnospermas, por!m fechadas so#re as sementes, formando fol&culos. Os frutos mais simples nas esp!cies atuais possuem estrutura similar, foliculares, mas os mais comuns so frutos formados pela com#inao de vrios carpelos unidos entre si.

FUN75O
funo primordial dos frutos ! a proteo da semente em desenvolvimento, e ! a principal ra6o atri#u&da pelos estudiosos ao fechamento dos carpelos nas primeiras ngiospermas. o longo de sua evoluo, as plantas com flores e frutos desenvolveram novos tipos de frutos, e novas estrat!gias para a disperso das sementes contidas neles, de forma que nas esp!cies atuais h uma variedade imensa de cores, formas, estruturas acessrias e sa#ores, cada qual especiali6ada em uma forma diferente de disperso de sementes. O frutos que secam e a#rem-se na maturao, simplesmente li#erando as sementes so#re o solo. Outros, ao se a#rir, expelem as sementes de forma explosiva, arremessando-as a grandes dist$ncias. Os frutos carnosos normalmente dependem de animais, que carregam os frutos para outros lugares, ou os ingerem, e carregam suas sementes no trato digestivo para serem li#eradas longe do local de origem. .ertos frutos armados de espinhos agarram-se 3 pelagem de mam&feros ou penugem de aves, e assim percorrem grandes dist$ncias. O ainda frutos providos de alas e pelos, que permitem que flutuem por alguns momentos antes de atingir o solo.

ESTRUTURA

SICA DOS FRUTOS

Os frutos dividem-se #asicamente em @ camadas- Epicarpo ou exocarpo- camada externa, normalmente uma camada mem#rancea e fi#rosa4 pode ser lisa, rugosa, pilosa ou espinosa, e ! popularmente conhecida como casca, camada mais externa do fruto, se origina da epiderme do carpelo. Fesocarpocamada imediatamente a#aixo do epicarpo, suculenta,que pode ou no arma6enar su#st$ncias de reserva. ,rov!m do mesofilo carpelar. Endocarpo- camada mais interna, normalmente a camada mais r&gida que envolve as sementes. Origina-se da epiderme interna da folha carpelar.

Em certos tipos de frutos, o endocarpo apresenta-se espessado e muito resistente. O muitas varia8es na apar"ncia e na consist"ncia destas camadas. Em frutos capsulares, secos, ! comum o mesocarpo ou o epicarpo estarem suprimidos, enquanto a camada restante assume consist"ncia lenhosa. K em alguns frutos, como ameixas e p"ssegos, o mesocarpo ! grande e suculento, enquanto o EcarooE corresponde ao endocarpo lenhoso envolvendo a semente, ou am"ndoa. Nas melancias, o mesocarpo e uma camada espessa e resistente, e o endocarpo corresponde 3 polpa vermelha em seu interior. Enfim, todos os frutos partem do mesmo plano #sico de tr"s camadas, cada um derivando-se de uma maneira ou de outra em direo a caracter&sticas prprias.

CLASSIFICA75O
Os tipos de frutos so vrios, e podem ser classificados de diversas maneiras, seguindo diferentes crit!rios. Qua)to J -o%#os(C=o

FRUTOS SIMPLES
Quando os carpelos so unidos entre si, ao menos nos primeiros estgios de desenvolvimento. E48: a maior parte dos frutos conhecidos apresentam-se desta forma, como lim8es, p"ras, maracu*s, mam8es, pepinos e goia#as.

FRUTOS COMPOSTOS
Os carpelos so separados desde a flor, e desenvolvem-se separadamente. E48: morango, magnlia. Existem infrutesc"ncias, como o a#acaxi, consideradas pelos leigos como um 9nico fruto, ou um fruto composto. Na verdade, cada EgomoE do a#acaxi corresponde a um fruto, originado de um ovrio de uma flor. Estas flores so agrupadas de forma compressa em um eixo, de forma que seus ovrios aderem-se uns aos outros, formando uma estrutura compacta.

QUANTO E A ERTURA
Frutos $e(s-e)tes:

Frutos que a#rem-se na maturao, normalmente secos. E48: castanha e a maior parte das leguminosas. >rutos indeiscentes- frutos que no se a#rem espontaneamente. ,odem ser secos, lenhosos, ou carnosos.

QI N:O O :L,O
Fruto -ar)oso /a#rese)ta #er(-ar#o su-u.e)to0: /aga- o ovrio uni ou multicarpelar com sementes livres, por exemplo- tomate, limo, a##ora, uva, etc. Dru#a: o ovrio unicarpelar, com semente aderida ao endocarpo duro %caroo', por exemplo- p"ssego, ameixa, a6eitona, etc. E48: laran*as, mel8es.

>ol&culo .psula =egume qu"nio 7$mara 7&liqua No6 .ariopse ,ix&dio

Os tipos so muito variveis, e h vrias su#-categorias para cada um deles, que so pormenori6adas em artigos prprios. O uma certa confuso entre os termos EfrutoE e EfrutaE. Nem todos os alimentos conhecidos como frutas so frutos, e muitos frutos no so reconhecidos pelo leigo como frutas. Exemplos de frutos rotulados como ElegumesE so a a#o#rinha, o tomate, e o quia#o, que so frutos por terem se desenvolvido a partir de ovrios fecundados, e por apresentarem sementes em seu interior.

Вам также может понравиться