Вы находитесь на странице: 1из 2

ATENDIMENTO CLNICO EMBASADO NA TERAPIA POR CONTINGNCIAS DE REFORAMENTO (TCR)

Prtica clnica no Modelo de Terapia por Contingncias de Reforamento (TRC). Criado pelo Hlio Jos Guilhardi, que iniciou nos anos 70, com a muda do comportamento que foca a imprensa da resposta. Anlise no considerava os sentimentos inseridos no caso. Os modificadores trabalhavam nos hospitais psiquitricos, escolas etc. Os pacientes eram as crianas deficientes intelectuais, autistas e adultos psicticos, o que facilitava o controle de variveis e o arranjo de contingncias eram os comportamentos indevidos do pacientes. Mais outras situaes levava a busca de psiclogos, como: fobias, TOC, problemas de identidade sexual, crises de ansiedade especificas etc. Da surge terapia Comportamental com tcnicas especificas como relaxamento, exposio gradual por imagem ou ao vivo, exposio e preveno de resposta, imploso, ensaio comportamental etc. Mais surgiram dificuldades no uso desta proposta porque o comportamentoproblema era mudado mais ocorria a substituio de sintomas. Usaram como receitas prontas, os profissionais no identificava as contingncias que instalava e mantinha o comportamento problemas, a ausncia de analise das contingncias tornava a TC insuficiente, e alm os terapeutas no reforavam a importncia dos sentimentos. Em frente a isso varias proposta divergente da analise do Comportamento dividiram nomenclatura, pois no enriqueceu a abordagem, mas sim fragilizou o desenvolvimento de uma proposta cientifica na aplicao clinica. Diferenciou um modelo com a nomenclatura de Terapia por Contingncias de Reforamento onde se embasa em terico, metodolgico e procedimentos sistemticos para compreender o ser humano que : A) O Behaviorismo Radical como arcabouo terico-filosfico especifico; B) A Cincia do Comportamento como ao metodolgica para investigao e analise dos fenmenos comportamentais;

C) O uso de procedimento de interveno tecnologicamente descritos e conceitualmente sistemticos, derivados da Cincia do comportamento; D) A linguagem alicerada na proposta.
A Terapia por contingncias abrange um conjunto de interaes comportamentais que ocorrem em diferentes contextos, nos quais uma pessoa com a funo de agente de mudanas comportamental (terapeuta) influencia os comportamentos de outra pessoa (cliente) que solicitou, da primeira, ajuda para alterar comportamentos e sentimentos aversivos e cuja mudana est incapacitada de fazer por si mesma.

A ao teraputica estar baseada na identificao dos excessos, dficits e reservas comportamentais, no ficar sob controle exclusivo da queixa apresentada. O terapeuta deve direcionar sua interveno para dificuldades detectadas, visando ampliar repertrios deficitrios e diminuir a emisso de respostas de fuga-esquiva ineficazes. O terapeuta ajuda o cliente a alterar as contingncias aversivas as quais estava exposto para outras menos coercitivas e mais reforadoras.

Leo, filho nico, tem 4 anos, iniciando na escola. Seu pai era casado h 10 anos, engenheiro, dona de casa.

Вам также может понравиться