Вы находитесь на странице: 1из 20

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

Curso de Letras a Distncia Universidade Federal de Alagoas e Universidade Aberta do Brasil

INTRODUO !DUCAO A DI"T#NCIA $%ART! &'


Professor Gonzalo Abio (Centro de Educao, UFAL)
gonzalo_ufal@yahoo.com.br

Macei !"#

Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

$%&E'(A)*E+ &'&C&A&+
&'(%$,U)-$
l!" #ste material instrucional foi $re$arado $ara a%udar os alunos &ue iniciam seus estudos na modalidade a distncia. A&ui 'oc( encontrar! informa)*es" $rocedimentos e dicas de como se $re$arar e $artici$ar do curso. conte+do deste te,to est! di'idido em di'ersas recomenda)*es $ara au,iliar os alunos- Antes do in.cio das aulas - /urante o curso - 0a hora de $artici$ar dos chats - 1ara obter a%uda Leia este 2anual com aten)3o e mantenha-o sem$re 4 m3o $ara consult!-lo &uando ti'er alguma d+'ida acerca do funcionamento e dinmica do curso.

A'(E+ ,$ &'.C&$ ,A+ AULA+ Preencha este breve questionrio online


1ara obter informa)*es $r5'ias dos alunos $artici$antes neste curso e $oder direcionar melhor as ati'idades &ue ser3o realizadas" &ueremos &ue 'oc( $reencha este $e&ueno &uestion!rio online" seguindo o lin6 do $olo em &ue estudar!. - Se voc aluno do polo de Arapiraca, clique aqui ou copie e cole este link no seu navegador web. /tt0122bit3l42""5s676 - Se voc aluno do polo de Macei, clique aqui ou copie e cole este link no seu navegador web. http://bit.ly/124 ys! - Se voc aluno do polo de Pal"eira #os $n#ios, clique aqui ou copie e cole este link no seu navegador web. http://bit.ly/%s&'1p - Se voc aluno do polo de (antana #o )pane"a, clique aqui ou copie e cole este link no seu navegador web. http://bit.ly/1*Ac+c,

-a.a al/u"as leituras pr0vias

Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

#n&uanto aguarda o in.cio das aulas" 'oc( $ode $re$arar-se lendo e refletindo sobre este te,to bem curto &ue trata sobre a ad8inistrao do te80o " elemento cr.tico em educa)3o a distncia - e na 'ida em geral. Bastante $r!tico e ob%eti'o" esse te,to resume o conte+do de um li'ro do $rof. #duardo Cha'es intitulado- 7Ad8inistrar o te80o 9 0lane6ar a :ida8" acess.'el desde /tt0122bit3l42"!;uFr+ Um resumo desse te,to de Cha'es 9:;;<= $ode ser 'isto em uma a0resentao &ue est! em /tt0122slides/a3re2<s0n=%

Pro/ra"e seu te"po e or/ani1e sua a/en#a para as pr2i"as se"anas


A disci$lina de >&ntroduo ? Educao a ,ist@nciaA tem uma carga hor!ria de B! /oras distribu.da em '!rias semanas. Consulte a $rograma)3o geral do curso e da disci$lina. Certamente 'oc( de'e ter le'ado em considera)3o &ue ter! dis$onibilidade de tem$o $ara fazer um curso uni'ersit!rio a distncia" utilizando algumas horas di!rias $or semana e tamb5m os s!bados e domingos. 03o 5 f!cil. 1or isso" 5 t3o im$ortante fazer um $lane%amento e saber a$ro'eitar as horas li'res $ara realizar os estudos &ue demandar! este curso de longa dura)3o. Antes do in.cio do curso" orCanize sua aCenda di!ria e semanal de modo a reser'ar o tem$o necess!rio $ara fazer o curso. Ao fazer isso" $rocure a$ro,imar-se ao m!,imo da situa)3o ideal- D# /oras 0or dia Etil . 0o entanto" se sua agenda semanal n3o lhe $ermite se$arar esse tem$o nos dias +teis" $ense na $ossibilidade de utilizar algumas horas nos finais de semana" mas sem$re $ensando &ue nos finais de semana muito $ro'a'elmente ha'er! necessidade de ir ao $olo de educa)3o a distncia $ara ter encontros $resenciais com outros alunos" $rofessores e tutores.. >al'ez ha%a algum dia em &ue 'oc( n3o dis$onha dessas '!rias horas" mas consiga reser'ar $elo menos : hora" nesse caso" distribua as outras ? horas ao longo dos demais dias. #'ite" $or5m" concentrar as ?@ horas de cada semana em ? ou A dias a$enas. A natureza ass.ncrona da intera)3o na sua turma 'irtual e,igir! um acom$anhamento fre&uente e se $oss.'el diFrio . 1ense &ue os alunos dos cursos $resenciais muito $ro'a'elmente gastam entre uma e duas horas" 4s 'ezes mais" $ara ir at5 a uni'ersidade todos os dias" al5m do tem$o nas aulas e o tem$o dedicado no estudo. Considerando &ue a carga hor!ria do curso &ue
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

'oc( tem n3o 5 menor &ue a de um curso $resencial" 5 $or isso necess!rio &ue administre muito bem seu tem$o di!rio dedicado aos estudos.

Fonte- #nchanting Breenla6e Couse. Flic6r. htt$-DDEEE.flic6r.comD$hotosDFA?;A?GF@0@?D<A??@?<HH:

03o 5 mentira &ue um curso de gradua)3o a distncia $ermite uma maior fle,ibilidade nos hor!rios de estudo" mas isso n3o &uer dizer &ue um curso nessa modalidade de ensino ser! mais f!cil ou com menos res$onsabilidades &ue um curso $resencial. Algumas institui)*es tentam 7'ender8 os cursos a distncia $assando esse ti$o de imagem ou sensa)3o" mas n3o $odemos confundir fle,ibilidade com facilidade ou falta de com$rometimento. 1or isso 5 nossa insist(ncia em &ue 'oc( administre bem seu tem$o e $lane%e os hor!rios $ara estudo.

Prepare seu ca#erno #e anota.3es


>al como em &ual&uer curso $resencial" 5 sem$re bom dis$or de um caderno $ara fazer anota)*es. 0ele" 'oc( $oder! registrar as descobertas &ue for fazendo com a leitura dos te,tos e o acom$anhamento das discuss*es" as d+'idas &ue forem a$arecendo" seus &uestionamentos" os $rimeiros rascunhos dos trabalhos" etc. Ioc( $ode usar um caderno comum" de 0a0el " ou um caderno diCital J um ou '!rios documentos de te,to feitos no $rocessador de te,tos de seu com$utador e organizado em $astas de'idamente identificadas. im$ortante 5 &ue 'oc( $ossa contar com um instrumento &ue lhe $ermita organizar e sintetizar sem$re &ue necess!rio os conhecimentos &ue ser3o constru.dos e socializados no decorrer deste curso.

(alve, or/ani1e e preserve seus trabalhos e arquivos #i/itais


Ao longo desta carreira uni'ersit!ria 'oc( $roduzir! uma enorme &uantidade de trabalhos di'ersos em formato digital" mas tamb5m ter!
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

necessidade de coletar e guardar outros te,tos e materiais multimidi!ticos di'ersos sobre temas de interesse e relacionados com o curso. Al5m de saber localizar" guardar" organizar e com$artilhar essas informa)*es e materiais" &ue ser! um dos ob%eti'os desta disci$lina inicial" 5 muito im$ortante &ue tenha" desde um $rimeiro momento" um 0endri:e " se $oss.'el" dedicado a$enas ao curso" $ara guardar as tarefas" trabalhos e documentos gerados. $endri'e 5 t3o ou mais im$ortante &ue o caderno e a caneta. Kem$re 5 muito bom manter as informa)*es sal'as em mais de um lugar 9no $endri'e e no com$utador $essoal ou no $endri'e e em algum ser'i)o 'irtual $ara armazenamento de ar&ui'os" $or e,em$lo" no GooCle ,isco" anteriormente chamado de Boogle /ri'e ou o ,ro0boG " &ue s3o dois sistemas $ara guardar ar&ui'os na Lnternet &ue 'oc( $oderia utilizar $ara ter sem$re seus ar&ui'os sal'os. At5 o $rM$rio e-mail $ode ser'ir $ara en'iar ar&ui'os e guardar l! at5 sua utiliza)3o.

FiCura3 Um modelo de 0endri:e $ara armazenar dados 9custo a$ro,imado- entre dezoito e 'inte e cinco reais=. bser'e a $orta UKB na cabe)a dele $ara inserir ou $lugar em uma entrada UKB do com$utador ou tablet. #,istem outros modelos e marcas de $endri'e. Com um $endri'e de ? ou F Bb de ca$acidade 'oc( ter! es$a)o mais &ue suficiente $ara guardar uma consider!'el &uantidade de ar&ui'os" de seu curso a distncia.

A(E')-$ - A$Ms alguns segundos de ter inserido corretamente o


$endri'e na entrada UKB do com$utador" de'er! a$arecer um .cone no lado inferior direito da tela do com$utador 9Ie%a a figura=. >rabalhe acessando as $astas ou ar&ui'os e,istentes no $endri'e ou sal'ando ar&ui'os criados no com$utador. Nuando finalizar os trabalhos" le8breDse de desati:ar o 0endri:e antes de tirFDlo da entrada U+H " clicando nesse .cone &ue est! na tela do com$utador e de$ois clicando $I no a'iso &ue a$arecer! de 7 %e8o:er /ardJare co8 seCurana 8 9ou similar=. O muito im$ortante &ue n3o se es&ue)a de fazer isso antes de retirar o $endri'e da entrada UKB" $ara n3o danificar e inutilizar o $endri'e e os ar&ui'os nele guardados. Ie%a a figura do .cone &ue de'e a$arecer no canto direito e inferior da tela do com$utador e no &ual 'oc( de'er! clicar antes de retirar o $endri'e.
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

,U%A'(E $ CU%+$ 4os sites e" que voc5 tenha que colocar lo/in e senha para po#er entrar &AMA)( #ei2e "arca#a a op.6o #e le"brar esses #a#os

FiCura . 1!gina de entrada no Moodle da UFAL 9/tt0122Craduacao3ead3ufal3br =. 'o deiGe nunca 8arcada essa o0o de le8brar usuFrio ou sen/a3

Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

Para sair #os siste"as 7echa#os 8e" que voc5 entrou co" lo/in e senha9 se"pre procure o bot6o #e sair.
Lmagine &ue sua casa 5 como o Moodle " um site &ue" como muitos outros" $ede login e senha $ara &ue os $artici$antes $ossam entrar. Ioc( n3o 'ai &uerer dei,ar a $orta de sua casa aberta &uando sair" n3o 5 'erdadeP Com esse ti$o de sites acontece a$ro,imadamente igual" 'oc( de'er! $rocurar o bot3o ou lin6 &ue disse 7 +air8 e $or +ltimo" fechar as %anelas em &ue 'oc( esta'a trabalhando. KM dessa forma" com 7a $orta fechada e trancada8 5 &ue 'oc( estar! $rotegido de um acesso acidental ou intencional feito $or outras $essoas na sua conta e dados $essoais. Lembre &ue muitas $essoas utilizam os com$utadores &ue est3o nos $olos ou outros lugares $+blicos. #sta dica ser'e tamb5m $ara as contas de e-mail" redes sociais" sites de bancos" o site do sistema acad(mico da nossa uni'ersidade" etc.

:bserve os ob;etivos e ativi#a#es que #eve" ser 7eitas e" ca#a se"ana no curso
Leia &uais s3o os ob%eti'os e coisas &ue 'oc( de'er! estudar na semana e fi&ue atento $ara os $razos dados $ara discuss3o e entrega das $oss.'eis ati'idades a serem realizadas nesse $er.odo de tem$o.

<eia os te2tos-base
A cada unidade do $rograma da disci$lina" 'oc( encontrar! a indica)3o de te,tos &ue ser'ir3o de base $ara o estudo. #stes te,tos" todos dis$on.'eis online ou no material im$resso" de'er3o ser lidos $or todos os alunos. At5 o in.cio de cada unidade" fa)a uma leitura atenta e cuidadosa destes te,tos" $rocurando identificar suas ideias centrais. 0essa leitura" anote as d+'idas e &uestionamentos &ue lhe surgirem e desta&ue as ideias &ue mais lhe chamarem a aten)3o. Ioc( $ode im$rimir estes te,tos ou l(-los no monitor de seu com$utador - como $referir.

Aco"panhe a #iscuss6o #os te2tos


1ressu$ondo &ue cada aluno tenha feito a leitura do9s= te,to9s=-base da unidade" o $rofessor far! coment!rios e le'antar! $ara a turma algumas &uest*es $ara refle,3o e debate" $rocurando dinamizar a discuss3o de ideias e a troca de informa)*es e o$ini*es no conte,to de uma co8unidade 'irtual de a$rendizagem colaborati'a. Lsto acontecer! $rinci$almente $or meio dos fruns es$ec.ficos na $lataforma Moodle ou atra'5s de outras ferramentas. Acom$anhe atentamente esta discuss3o" lendo as mensagens en'iadas $elo $rofessor e $elos seus colegas. Ioc( $ode fazer essa leitura diretamente na tela ou im$rimir algumas ou todas as mensagens $ara
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

l(-las no $a$el. Lsto fica ao seu crit5rio" mas n3o 5 necess!rio im$rimir tudo o &ue 'oc( recebe. As mensagens geradas no $rM$rio fru8 $odem ser recebidas tamb5m 'ia e-mail. 1or isso" 5 recomend!'el consultar o correio eletrQnico todos os dias. A discuss3o $oder! gerar uma m5dia de ?@ mensagens $or dia +til. Lsto significa &ue se 'oc( dei,ar de consultar seu e-mail $or A dias +teis consecuti'os $oder! encontrar cerca de R@ mensagens acumuladas. Lsso certamente dificultar! o acom$anhamento da discuss3o" al5m do fato de &ue algumas $essoas %! t(m dificuldades $ara administrar esse 'olume de ?@ mensagens di!rias" mas lembre-se &ue em &ual&uer momento 'oc( tamb5m $ode deter o en'io autom!tico dos e-mails com os coment!rios $roduzidos nos fMruns. utra sugest3o 5 usar ou abrir u8 endereo de correio eletrKnico eGclusi:a8ente 0ara o aco80an/a8ento deste curso . Secomendamos o ser'i)o de G8ail 9/tt0122JJJ3C8ail3co8 =. Uma sugest3o 5 &ue tenha um e-mail com seu nome e sobrenome 9e,. %oao.al'es@gmail.com=" $ois e-mails como loirin/a3bonitin/a ou 6oao3Cladiator n3o dizem muito sobre sua $essoa. 0o $rM$rio Bmail 'oc( $oder! concentrar e ler todas as mensagens &ue ti'er em outros endere)os de e-mail 9o$)3o 7Configura)*es8 T 7Contas e im$orta)3o8=. A(E')-$ - Ke trocar seu endere)o de e-mail" 'oc( mesmo de'er! atualizar o e-mail no 0erfil 0essoal do Moodle 1ara isso" de'e seguir o caminho seguinte- cli&ue em 0artici0antes " &ue est! na coluna es&uerda no Moodle T cli&ue em seu nome T logo cli&ue na aba 78odificar 0erfil8 e mude seu e-mail no es$a)o corres$ondente. 03o es&ue)a de sal'ar de$ois as mudan)as feitas no $erfil. >amb5m de'er! atualizar seu e-mail no sistema acad(mico da UFAL. 2anter atualizado o endere)o de recebimento das mensagens 5 muito im$ortante.

=ontribua para a #iscuss6o


Ke%a um $artici$ante ati'o e n3o $assi'o. A reci$rocidade 5 fundamental $ara a a0rendizaCe8 colaborati:a . Ke dese%amos receber" $recisamos estar dis$ostos a contribuir. 1or isso" al5m de ler as mensagens distribu.das $elo sistema" $rocure $artici$ar ati'amente da discuss3o en'iando d+'idas" &uestionamentos" o$ini*es ou informa)*es &ue 'oc( %ulgar rele'antes. Kua d+'ida $ode ser a d+'ida de outros colegas e" ao formul!-la e en'i!-la $ara a discuss3o" 'oc( estar! $ermitindo seu esclarecimento diante de todos. &uestionamento e o confronto de ideias e o$ini*es refor)am a necessidade de buscar fundamentos e a$rofundar a discuss3o. Lnforma)*es alimentam o debate e contribuem $ara o a$rendizado coleti'o.

Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

Ao contribuir $ara a discuss3o" e'ite a redundncia- se uma $ergunta ou d+'ida %! foi colocada" n3o 5 $reciso coloc!-la no'amente. Kinta &ue a discuss3o de'e fluir como um bordado a '!rias m3os" em &ue cada um recebe do outro $ano" linha e agulha" acrescenta mais um $onto e $assa o bordado ao com$anheiro seguinte. 1erceba &ue" aos $oucos" um hi$erte,to 'ai sendo coleti'amente redigido atra'5s da contribui)3o de cada aluno" de cada $rofessor. bser'e tamb5m &ue cada unidade tem tema e ob%eti'os definidos. #'ite fugir do tema ou sair dos ob%eti'os da discuss3o.

<eituras co"ple"entares: outra oportuni#a#e para contribuir


#m cada unidade do $rograma" al5m do9s= te,to9s=-base" s3o encontradas recomenda)*es de leituras com$lementares. Algumas delas est3o dis$on.'eis online. utras corres$ondem a artigos de re'istas ou li'ros &ue est3o dis$on.'eis ou $odem ser ad&uiridos 'ia Lnternet. K3o te,tos &ue" embora n3o se%am fundamentais $ara a discuss3o" s3o muito +teis $ara a$rofund!-la. aluno n3o est! obrigado a fazer estas leituras com$lementares" mas ganhar! muito se dis$user de tem$o $ara fazer algumas delas. 1or outro lado" mesmo &uem dis$user de tem$o adicional n3o conseguir! fazer todas as leituras com$lementares. 1or isso mesmo" outra forma de contribuir $ara a discuss3o 5 fazer um bre'e relato $ara a turma das $rinci$ais teses ou informa)*es contidas em um destes te,tos" ou ainda trazer $ara a discuss3o $osi)*es ou o$ini*es neles calcados. A&ueles &ue s3o mais t.midos ou &ue $ercebem &ue a&uilo &ue teriam a colocar a res$eito do9s= te,to9s=-base %! foi $osto $or outros" $odem se utilizar desse recurso $ara contribuir $ara o a$rendizado colaborati'o da turma. 2ostrar curiosidade" al5m da criati'idade e esfor)o $ara contribuir e com$artilhar no'as informa)*es relacionadas com os assuntos &ue est3o sendo discutidos s3o a$tid*es e habilidades muito 'alorizadas nos tem$os atuais.

)nclua sua ba/a/e" pessoal


Kendo este um curso uni'ersit!rio" ou se%a" $ara alunos adultos" 5 muito 'alorizada a bagagem de e,$eri(ncias e conhecimentos 'i'idos no conte,to de atua)3o de cada um. Lsto tamb5m 5 rele'ante e $ode somar 4 bagagem trazida $or outros e 4s leituras feitas $or todos $ara a%udar todos a a$renderem mais. 03o tenha medo e recorra a e,$eri(ncias anteriores reunidas em conte,tos di'ersos" leituras feitas em outros cursos" e tudo o &ue constitui sua bagagem e &ue forma um
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

con%unto &ue somente 'oc( $ossui. Assim" contribua tamb5m $ara a discuss3o em cada unidade e" conse&uentemente" contribuindo $ara a a$rendizagem de todos. Contamos com suas contribui)*es" lembre &ue 'oc( 5 um aluno adulto e $ode a%udar muito neste curso com suas e,$eri(ncias e o$ini*es. CU%&$+&,A,E - 1rocure saber as diferen)as entre 0edaCoCia " andraCoCia e /eutaCoCia e $oder! 'er &uanto s3o '!lidas suas e,$eri(ncias $r5'ias e o$ini*es. Contamos com sua $artici$a)3o no curso $ara seu crescimento e melhoria.

,enha se"pre > "6o seu ca#erno #e anota.3es


Acostume-se a ter seu caderno $or $erto" de $a$el ou digital" sem$re &ue for ler te,tos e mensagens do curso e consulte-o $eriodicamente $ara re'er tM$icos e a'aliar seu $rogresso.

ALGUMA+ %EC$ME',A)*E+ PA%(&C&PA)*E+ =?A,(

PA%A

A+

curso e realizado fundamentalmente de forma assincrQnica" mas e'entualmente $ode ha'er um ou mais encontros no chat atra'5s do $rM$rio 2oodle 9chat 5 uma con'ersa online &ue acontece $rinci$almente de forma digitada" embora cada 'ez 5 mais comum os '.deo-chats &uando a 'elocidade de Lnternet o $ermite. s encontros $ara o chat" $or e,em$lo" $ara esclarecimento de d+'idas" como s3o sincrMnicos de$endem de hora marcada $ara acontecer" mas sendo $raticamente im$oss.'el &ue ha%a um hor!rio em &ue todos $ossam $artici$ar 5 $or isso" a $artici$a)3o nos chats 5 facultati'a. 0o entanto" todos $odem ter acesso ao conte+do desses encontros. Uma cM$ia do registro dos chats 9o chamado lo/= fica dis$on.'el atra'5s do sistema de chat" logo a$Ms o encerramento de cada encontro. 0as con'ersas de chat e'ite mono$olizar a $ala'ra e $rocure ser bre'e e ob%eti'o. Ao escre'er sua $artici$a)3o" &uando a $ala'ra lhe for concedida" e'ite o constrangimento do Usil(ncioU" isto 5" da demora na digita)3o de '!rias frases en'iadas de uma sM 'ez. 1ressione a tecla U#nterU de$ois de cada frase" utilize retic(ncias &uando ainda for $rosseguir e indi&ue claramente &uando ti'er conclu.do sua inter'en)3o. 0a sala de 2oodle do curso ha'er! duas salas de chat dis$on.'eis $ara &ue em &ual&uer momento os alunos $ossam con'ersar e interagir sobre temas relacionados com o curso.
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

10

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

PA@A :A, @ A&B'A


Kem$re &ue 'oc( se defrontar com algum $roblema" d+'ida ou dificuldade de natureza $edagMgica ou t5cnica" 'oc( $ode escre'er $ara seu $rofessor e tutores. 1ara isso" use as ferramentas de comunica)3o dis$on.'eis no ambiente do curso" caso :ocL sinta Mue o assunto 0ode ser do interesse de outros coleCas " ou use o e-mail $essoal do $rofessor ou tutores" caso :ocL 0erceba Mue a Muesto diz res0eito so8ente a :ocL . 0o $olo tamb5m de'e ficar sem$re $or $erto um tutor $resencial" $ode con'ersar com ele. #m resumo" $ara tentar resol'er $roblemas ou d+'idas $edagMgicas ou tecnolMgicas lembre &ue sem$re e,istem '!rios canais e n.'eis de a%uda"ND AlCu8 coleCa 0rGi8o (ou fa8iliar) O ND $ tutor 0resencial O #ND $ tutor a dist@ncia O PND $ 0rofessor3 >amb5m $ode e de'e consultar o Fru8 0ara dE:idas t9cnicas e,istente no Moodle" assim como alguns tutoriais na se)3o de %ecursos de nossa disci$lina.

FiCura3 Aluno a%udando duas colegas &ue tem uma d+'ida sobre utiliza)3o da ferramenta fMrum do Moodle 9foto do autor=.

Qunte alCuns coleCas do curso 0ara fazer u8 Cru0o de estudos

Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

11

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

Claro &ue o aluno 'irtual $ode e de'e ser autQnomo" mas inde$endentemente disso 5 muito recomend!'el criar um gru$o de estudo ou $elo menos ter algum $arceiro $ara o estudo entre os alunos &ue $artici$am no curso. /essa forma $oder3o confrontar di'ersos $ontos de 'ista" intercambiar dicas e estrat5gias de estudo" se a%udar uns aos outros" resol'er as dificuldades mais facilmente" ter a$oio e con'ersas nos momentos dif.ceis &ue com certeza 'ir3o. A sensao de sentir Mue 9 u8 8e8bro ati:o de u8a co8unidade (:irtual) de a0rendizaCe8 9 8uito i80ortante e at9 necessFriaR

FiCura3 Alunos da UAB-UFAL estudando em e&ui$e em um encontro $resencial 9foto do autor=. CU%&$+&,A,E - Como uma forma de re'isar e sintetizar muitas das coisas &ue foram 'istas at5 a&ui" sugerimos &ue fa)a este sim$les teste da re'ista 'o:a Escola- USocL te8 o 0erfil do aluno da Educao a dist@nciaTU /tt0122abr3ai2PflUc$

Para saber 8ais1


/#2 " 1edro. Estudar " >e,to /iscut.'eis" n. ?H. ?@:@. /is$on.'el em/tt0122bit3l42=oUMVU 2AS>L0K" Ana SitaV 2 W " Anderson. #duca)3o a distncia 'ale a $enaP 'o:a Escola " ed. ??H" 0o'embro ?@@;. /is$on.'el em/tt0122abr3ai2Et0o0

Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

12

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

MA&+ ,&CA+ W "


+e :ocL sabe 8eGer co8 u8 co80utador e na:eCar 0ela &nternet ento no :e6a estas dicas Mue so destinadas 0ara aMueles alunos Mue te8 0ouco contato co8 co80utadores3333333333 Ainda estF aMui 8eu caro alunoT Ento continue8os co8 alCu8as reco8endaXes 0rFticas 0ara o 8anuseio inicial do co80utador3

"- Sa8os usar o 8ouseT


Com o com$utador ligado mo'imente o mouse $ara a direita" es&uerda" $ara cima e $ara bai,o" $ara obser'ar o mo'imento da seta na tela do com$utador. bser'e a $osi)3o correta da m3o acima do mouse. 03o tenha medo" ele n3o d! cho&ueX $bser:ou co8o a seta na tela se 8o:eu de acordo co8 seus 8o:i8entos no 8ouseT Lsso mesmo. mouse funciona como um a$ontador sobre a tela do com$utador e dis$onibiliza normalmente &uatro ti$os de o$era)*es-

Mo:i8ento

CliMue

,u0lo cliMue

Arrastar e larCar

modelo mais comum de mouse $ossui dois bot*es. boto esMuerdo 5 o mais utilizado. A rodinha entre os dois bot*es ser'e $ara mo'imentar $ara cima e $ara bai,a a $!gina &ue estamos olhando 9scroll=.

Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

13

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

Ie%a na tabela abai,o os di'ersos ti$os de cli&ue &ue $oder! utilizar com o mouse de dois bot*es(i0o de cliMue ,escrio

A$ertar e soltar o bot3o es&uerdo do mouse uma 'ez.

clicar

A$ertar e soltar duas 'ezes" ra$idamente" o bot3o es&uerdo do mouse. clicar duas :ezes (du0lo cliMue)

A$ertar e soltar uma 'ez o bot3o direito do mouse.

clicar co8 o boto direito

1osicionar o $onteiro do mouse em algum ob%eto da tela" $ressionar e manter $ressionado o bot3o es&uerdo en&uanto mo'e-se o mouse" arrastando o ob%eto selecionado at5 o local dese%ado. >amb5m ser'e $ara selecionar te,tos ou trechos de te,tos. selecionar teGto ou selecionar e arrastar ob6etos

(abela mostrando os di'ersos ti$os de cli&ue &ue $odem ser feitos com o mouse de dois bot*es. - Iamos 'er outra coisa im$ortante. #,istem umas U teclas 8FCicasU muito +teis $ara co$iar e colar te,tos e figuras" $or e,em$lo" de uma
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

14

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

$!gina Eeb $ara um $rocessador de te,to. K3o as combina)*es de teclas Ctrl Y C Y co$iar a informa)3o selecionada $re'iamente" $ara de$ois" com Ctrl Y S Y colar essa informa)3o ou imagem selecionada em outro $rograma. #ssas combina)*es de teclas ser3o muito utilizadas a&ui.

FiCura A- >eclas Ctrl Y C $ara co0iar um te,to" imagem ou ar&ui'o $re'iamente selecionado.

FiCura H1 (eclas Ctrl Y S $ara colar o te,to ou imagem selecionado em um outro local ou documento.
.

#- A0rendendo a diCitar
#ntre as habilidades necess!rias $ara $oder realizar um curso a distncia est3o $oder diCitar no com$utador com alguma facilidade. Kabemos &ue $ara a&ueles &ue n3o ti'eram at5 agora acesso a com$utadores esse 5 um grande desafio e infelizmente n3o $odemos a%udar muito" mas como nossa inten)3o 5 utilizar esta disci$lina inicial tamb5m com o ob%eti'o de $raticar essas habilidades b!sicas 'amos oferecer algumas dicas nesse sentido.

#a3 Con/ecendo o teclado

Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

15

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

FiCura . >eclado de com$utador. lhe $ara o teclado do com$utador ou $ara esta imagem e identifi&ue suas $artes" tentando localizar as seguintes $artes- as teclas das letras " a tecla scape 9#sc= $ara sair ou fechar a %anela ou $rograma atual" as teclas de funXes 9F:" F?" FA...=" as teclas nu89ricas 9no lado direito do teclado=" a tecla nter " as teclas de controle do cursor " as teclas $ara digitar letras em 8aiEsculas 9Shift ou Capital Lock= e a tecla 'elete $ara a$agar te,to" etc. 1ode ha'er algumas $e&uenas diferen)as entre esta imagem e o teclado do com$utador &ue 'oc( ti'er dis$on.'el neste momento.

#b3 QoCos e teste de diCitao


/e$ois de obser'ar as letras no teclado sugiro brincar um $ouco com dois %ogos $resentes na se)3o de %ogos do site (40inC(est3co8 9/tt0122JJJ3t40inCtest3co82Ca8es =- $rimeiro" com o Cey"an ,ypin/ Da"e 91ara come)ar cli&ue no bot3o Start Game e de$ois em Start=. 2ais tarde recomendamos o segundo %ogo chamado Hubbles (40inC Ga8e 9Zogo $ara digitar nas bolhas= o$)3o lphabets !a"#$ . >amb5m $ara come)ar o %ogo de'e clicar em Start Game. 1ode e,$lorar e $raticar com outras ati'idades desse mesmo site.

#c3 (este de :elocidade de diCitao


Cansou de %ogar ou %! tem alguma habilidadeP #nt3o" $or +ltimo" sugerimos &ue 'isite a $!gina inicial desse mesmo site /tt0122JJJ3t40inCtest3co8 e fa)a um teste de :elocidade de diCitao 9%&ping Speed %est =. 1ara isso" escolha um te,to em $ortugu(s e cli&ue em Start %est $ara fazer o teste em &ue de'er! digitar $or um minuto na maior 'elocidade e corre)3o $oss.'el o te,to &ue a$arecer! em $ortugu(s. teste inicia &uando 'oc( come)a a digitar o te,to. Com$artilhe com seus colegas o resultado &ue obte'e no final de n+mero de $ala'ras digitadas $or minuto 9[12=. 1ode re$etir o teste todas as 'ezes &ue dese%ar. Lnde$endentemente do resultado" sem$re 5 $oss.'el melhorar essa 'elocidade e com certeza ao longo destas $oucas semanas do curso"
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

16

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

com um $ouco de aten)3o e esfor)o 'oc( $oder! a$erfei)oar sua $r!tica $ara digitar" $ois consideramos &ue essa habilidade 5 de grande im$ortncia. Ali!s" no final do curso" $ro'a'elmente 'oc( ter! uma a'alia)3o $ara obser'ar se ad&uiriu uma 'elocidade de digita)3o m.nima $ara a$ro'eitar de forma autQnoma um curso a distncia como este &ue est! a&ui come)ando. Lembre &ue com maior habilidade $ara digitar 'oc( $oder! fazer as tarefas com menor esfor)o e gasto de tem$o. Lembre tamb5m &ue n3o adianta &ue outro fa)a as tarefas $or 'oc(. 03o es$ere $elos outros. Ioc( de'er! fazer o esfor)o e ad&uirir essa habilidade necess!ria.

P3 'oXes de erCono8ia e dicas de saEde no trabal/o co8 co80utadores


Nuando 'oc( trabalha $or '!rias horas no com$utador" la$to$ ou tablet de'e $ensar em cuidar a $osi)3o do cor$o e outros detalhes $ara tentar e'itar a a$ari)3o de cansa)o e,cessi'o" dores nas articula)*es ou les*es $or esfor)o re$etiti'o 9o temido L#S=. Keguem algumas dicas &ue merecem ser obser'adas e entendidas $ara sua coloca)3o em $r!tica$bser:e a i8aCe8 e as aXes Mue de:e8 ser to8adas no trabal/o co8 co80utadores

Fonte- htt$-DDarbusto:G.blogs$ot.com.brD?@:?D:@Dergonomia.html

+alienta8os alCu8as dicas 0ara e:itar alCuns dos erros 8ais co8uns1
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

17

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

- A%uste se $oss.'el a altura da mesa e cadeira de acordo com sua altura. As alturas de'em ser a%ustadas de forma &ue seu bra)o forme um ngulo reto &uando 'oc( $osicionar as m3os sobre o teclado en&uanto esti'er sentado em uma cadeira. - 03o sente de forma incorreta" n3o force os $5s" nem os dei,e $endurados sem a$oio. Keu calcanhar de'e estar $osicionado conforta'elmente no ch3oV - >rabalhe mantendo a coluna retaV - Use uma cadeira com um es$aldar confort!'elV - 03o esti&ue e force sem necessidade o bra)o &ue fica com o mouseV - 03o force o $ulso da m3o &ue mant5m o mouse. 1ara dei,ar o $ulso em linha reta sugerimos &ue fa)a um $e&ueno rolo com uma toalha de rosto &ue colocar! sob o $ulso. utra solu)3o 5 o uso de um $ad $ara o mouse com encosto em gel" mas esse encosto em gel n3o $ode ser $e&ueno" caso contr!rio o rolinho de toalha $ode ser at5 melhor 9e mais barato e f!cil de encontrar= J

FiCura A3 1osi)3o no correta FiCura H3 1osicionamento correto do $ulso e m3o no mouse. sem for)ar o $ulso e m3o no mouse com a%uda de uma toalha de rosto dobrada. - A%uste a altura da tela do com$utador de forma &ue a altura su$erior se%a igual ou le'emente inferior 4 altura dos seus olhosV - 03o olhe $ara a tela do com$utador desde uma distncia inferior a FG-G@ cmV - Cuide &ue o brilho da tela do com$utador fi&ue confort!'el e $referentemente bai,o 9o brilho e contraste $odem ser regulados $elos bot*es &ue todo monitor $ossui=V - 2antenha lim$a a tela do com$utadorV - Ke 'oc( usar Mculos" lim$e-os antes de usar o com$utadorV
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

18

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

- 03o trabalhe com a tela do com$utador de lado. Kem$re de'e ficar na sua frenteV - #'ite &ue o brilho das luzes ou do sol incida na tela do com$utador. 1rocure ilumina)3o indiretaV - 03o use o com$utador em lugares escurosV - #'ite bater no teclado e a$ertar os bot*es com muita for)a. Kubstitua esses $erif5ricos se esti'erem dando $roblemasV - Segule sem$re o tamanho das imagens e te,tos na tela $ara uma leitura sem esfor)o 9tanto com o zoom do $rograma de com$utador &ue utilizamos nesse momento" como tamb5m utilizando no na'egador da Eeb as teclas Ctrl \ tecla Y $ara au8entar o zoo8 ou Ctrl \ tecla Z $ara di8inuir o zoo8 =V - /escanse o cor$o e olhos cada algum tem$o. Fa)a um inter'alo de :@ minutos ou mais de$ois de um $er.odo de G@ minutos &uando esti'er trabalhando $or mais de uma hora. #,erc.cios de alongamento s3o muito beneficiosos $ara rela,ar os m+sculos e esticar os tend*esV - Nuem trabalha muitas horas com com$utadores de'e $re'enir os $roblemas f.sicos. 03o descuide a ergonomia. Fortale)a os m+sculos e n3o dei,e a$arecer as doresX - Leia outros te,tos e materiais a&ui sugeridos sobre este im$ortante tema.

Para saber 8ais1


AS#AK#B. 7 ,icas ErConK8icas 0ara UsuFrios de Co80utadores . 2aterial traduzido a $artir do UUCLA #rgonomics 1rogramU" sDd. /is$on.'el em- /tt0122bit3l42[/!QGM B 0WALI#K" Cigor" ErCono8ia no trabal/o . sDd."/is$on.'el em- /tt01224outu3be2L("/FaQ0E'E ]outube"

C#21F" Cans-/ieter. FiMue e8 for8a no co80utador - Como rela,ar no trabalho. Como e'itar $roblemas de sa+de. K3o 1aulo#ditora 2anole" ?@@:. IALL0" Allan. #rgonomia- como fazer $ara se $osicionar corretamente em frente ao 1C. (ec8undo " :R %an. ?@@;. /is$on.'el em/tt0122bit3l42Ia!&7C A(&S&,A,E 1 Chegamos no final desta se)3o inicial &ue traz alguns coment!rios orientati'os $ara os alunos &ue come)am seus estudos em um curso semi$resencial mediado $elas tecnologias.
Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

19

Licenciatura em Letras. Curso a distncia da UFAL-UAB.

Como uma re'is3o do &ue a&ui foi e,$osto" sugerimos &ue fa)a uma lista com os as$ectos &ue mais tenham chamado sua aten)3o at5 a&ui e &ue considere mais im$ortantes. Con'erse com $elo menos um colega do curso ou com seu gru$o de estudo sobre suas o$ini*es. Lembre &ue t.nhamos recomendado a cria)3o de du$las ou gru$os de estudo $ara incenti'o e melhor a$ro'eitamento da disci$lina. >anto no fMrum es$ec.fico na $lataforma Moodle " &uanto na comunidade &ue criamos na rede social 'acebook ha'er! um es$a)o es$ec.fico $ara con'ersar entre todos sobre estes $rimeiros $ensamentos sobre o curso e e'entuais d+'idas ou &uestionamentos. 1artici$e e contribua com a &ualidade de seu curso.

Introduo Educao a Distncia. Parte 1. Prof. Gonzalo Abio

20

Вам также может понравиться