Вы находитесь на странице: 1из 4

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE RONDNIA COORDENADORIA CRIMINAL

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA ... CRIMINAL DA COMARCA DE PORTO VELHO, RONDNIA.

VARA

Inqurito Policial n ...

FULANO, brasileiro, solteiro, padeiro, residente e domiciliado na ..., vem, muito respeitosamente presena de Vossa Excelncia, por meio da Defensoria Pblica, requerer a concesso de RELAXAMENTO DA PRISO EM FLAGRANTE COM PEDIDO SUBSIDIRIO DE LIBERDADE PROVISRIA, Com fulcro no artigo 5, incisos LXV e LXVI, da Constituio Federal, combinado com o artigo 310, pargrafo nico, do Cdigo de Processo Penal, pelas razes de fato e de direito a seguir expostas: I DOS FATOS Segundo o inqurito policial, no dia 29 de janeiro de 2010, o Sr. FULANO foi abordado, juntamente com o seu irmo, Tcio, por policiais militares que realizavam patrulhamento de rotina. Durante a abordagem, os policiais questionaram a origem de uma bomba dgua transportada pelos suspeitos, que afirmaram, naquele momento, que era de propriedade do Sr. Mvio, genitor de ambos.
A. 7 de Setembro, 1342 - Centro, Porto Velho-RO Fones: (69) 3216-5052/5053/5057/5059 www.defensoria.ro.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE RONDNIA COORDENADORIA CRIMINAL

Contudo, o pai dos acusados negou a informao, ficando constatado, posteriormente, que a bomba pertencia ao Sr. Brad Pitt, que desconhecia o crime at o momento da priso dos suspeitos, pois o imvel de onde a bomba foi retirada est alugado. Por esse motivo, o Sr. Fulano foi preso em flagrante pela prtica, em tese, do crime previsto no artigo 155, 4, inc. IV, do Cdigo Penal, encontrando-se, atualmente, recolhido no presdio Pandinha. II DO DIREITO Entrementes, faz-se imperiosa a libertao do acusado, haja vista que, alm do flagrante ter sido ilegal, no h, no caso em tela, as causas que ensejam a priso preventiva. a) Da ilegalidade da priso Analisado o inqurito, no se verifica, em momento algum, a situao de flagrncia que ensejou a priso do suspeito. De acordo com o artigo 302 do Cdigo de Processo Penal, considera-se em flagrante delito quem: I - est cometendo a infrao penal; II - acaba de comet-la; III - perseguido, logo aps, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situao que faa presumir ser autor da infrao; IV - encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papis que faam presumir ser ele autor da infrao. Em relao ao inciso I, no h o que discutir, visto que o suspeito no foi pego no momento em que o furto ocorreu. Quanto ao inciso II, no h elementos no inqurito que apontem nesse sentido. Segundo a vtima, Sr. Brad, o imvel de onde a bomba foi retirada estava alugado, razo pela qual no se sabe o momento em que a res foi furtada.

A. 7 de Setembro, 1342 - Centro, Porto Velho-RO Fones: (69) 3216-5052/5053/5057/5059 www.defensoria.ro.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE RONDNIA COORDENADORIA CRIMINAL

(...) tendo a vtima BRAD PITT reconhecido a bomba que foi subtrada do poo de sua residncia, fato que at ento desconhecia; QUE, a vtima esclareceu que a residncia foi alugada para a empresa Tal Turismo. Por derradeiro, no houve perseguio, estando descartado o inciso III. Quanto ao inciso IV, apesar do suspeito ter sido pego com a res furtiva, no h elementos que demonstrem, por ora, a autoria do crime de furto. b) Da liberdade provisria Conforme documentos juntados, o acusado, primrio, possui residncia fixa e exerce atividade profissional lcita. Alm disso, no h indcio de que buscar se livrar de eventual sano penal, se condenado. Da mesma forma, no h sinal de que pretenda opor bice instruo criminal. Alm disso, frise-se que a custdia do acusado no mais interessa investigao policial, haja vista que o seu depoimento j foi colhido pela autoridade responsvel, no havendo motivo para que a sua priso seja mantida. Em um Estado Democrtico, que resguarda a presuno de inocncia, a regra que o processo transcorra com o acusado em liberdade. Apenas em circunstncia excepcionais, que autorizem a custdia cautelar, faz-se justo o crcere antes da sentena condenatria o que no ocorre no caso em tela. Ademais, o acusado no pe em risco a ordem pblica ou econmica, no havendo qualquer prova em sentido contrrio. Portanto, ausentes os requisitos da priso preventiva, a liberdade provisria medida que se impe, porquanto a custdia cautelar deve ser fundamentada em fatos concretos, e no meras suposies. Destarte, inexistindo razo para a que a priso seja mantida, faz-se necessria a libertao do acusado. Ex positis, requer seja relaxada a priso em flagrante, haja vista que a priso ocorreu de forma ilegal.

A. 7 de Setembro, 1342 - Centro, Porto Velho-RO Fones: (69) 3216-5052/5053/5057/5059 www.defensoria.ro.gov.br

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE RONDNIA COORDENADORIA CRIMINAL

Entretanto, caso Vossa Excelncia entenda de forma diversa, requer o deferimento da liberdade provisria do requerente, pois os requisitos da priso preventiva no esto presentes no caso em discusso. Em ambos os casos, pede a expedio do respectivo alvar de soltura, como medida da mais ldima justia. Nestes termos, pede deferimento. Porto Velho, 08 de fevereiro de 2010.

Advogado

A. 7 de Setembro, 1342 - Centro, Porto Velho-RO Fones: (69) 3216-5052/5053/5057/5059 www.defensoria.ro.gov.br

Вам также может понравиться