Вы находитесь на странице: 1из 4

Boletim Tcnico

Crdito de PIS/COFINS na Depreciao do Ativo Imobilizado


Produto Pas(es) Chamado : : : Microsiga Protheus Livros Fiscais Verso 11 Brasil TFEZD6 / TGKKDS Data da publicao Banco(s) de Dados : : 15/02/13 Todos

Disponvel o relatrio PIS/COFINS Depreciao (MATR927), que apresenta os valores calculados na rotina Apurao de PIS/COFINS (MATA996) sobre o Crdito de PIS/COFINS na Depreciao do Ativo Imobilizado para conferncia, de forma analtica, detalhando cada bem dentro do perodo solicitado. Na Apurao de PIS/COFINS (MATA996), os resultados dos clculos do crdito de PIS/COFINS na depreciao de bens do ativo imobilizado so apresentados na pasta Dedues PIS e Dedues COFINS.

PROCEDIMENTOS PARA IMPLEMENTAO


1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Menus e inclua, no menu do mdulo Livros Fiscais (SIGAFIS), o relatrio conforme especificao a seguir: Nome do Menu Submenu Nome da Rotina Programa Tabelas Relatrios List. Conferncia PIS/COFINS Deprec. MATR927 SD1, SN1, SN3, SN4

PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAO


1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parmetro(s) a seguir: Nome Tipo Cont. Por. MV_BSCREPC Numrico <definido pelo cliente> Define a base de clculo para Crdito de PIS/COFINS sobre Depreciao de Ativo. 1= Valor do bem Imobilizado; 2= Valor de Aquisio do Ativo. Exemplo 1 ou 2

Descrio

SIGAFIS Crdito de PIS/COFINS na Depreciao do Ativo Imobilizado

Boletim Tcnico

Este parmetro utilizado para definir a base de clculo usada no Crdito de PIS e COFINS sobre Depreciao de Ativo, por forma de frao. Escolha a opo 1 = Valor do bem Imobilizado para que o campo Valor do Ativo (N3_VORIG1) seja usado como base de clculo ou a opo 2 = Valor de Aquisio do Ativo para que a base de clculo seja considerada a partir do campo Valor de Aquisio do Ativo (D1_TOTAL). 2. No Configurador (SIGACFG), opo Base de Dados / Dicionrio / Base de Dados, verifique os campos informados nos parmetros da rotina e inclua-os, quando necessrio: Tabela SN1 Cadastro de Ativo Imobilizado Campo Tipo Tamanho Formato Cabealho Descrio Lista Opes Val. Sistema N1_CALCPIS Caracter 1 @! Calc. PIS Abate depr. base calc. PIS 1=Sim; 2=No; 3=Frao Pertence(123) Indica se o clculo do crdito de PIS/COFINS nas depreciaes do ativo imobilizado recebero os seguintes tratamentos: Help 1 = Calcula PIS/COFINS nas depreciaes; 2 = No calcula PIS/COFINS nas depreciaes; 3 = Calcula PIS/COFINS nas depreciaes de forma fracionada, que pode ser em 48 ou 24 meses.

Campo Tipo Tamanho Formato Cabealho Descrio Help

N1_MESCPIS Numrico 3 999 Meses CI. PIS Nmero de meses clculo PIS Indica o nmero de meses em que dever ser efetuado o clculo do crdito de PIS/COFINS nas depreciaes do ativo imobilizado.

Esse campo deve ser informado com o contedo 48 ou 24, indicando o nmero de meses em que feito o crdito. Caso o contedo esteja em branco, o padro de 48 meses ser assumido.

SIGAFIS Crdito de PIS/COFINS na Depreciao do Ativo Imobilizado

Boletim Tcnico

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAO


1. No Livros Fiscais (SIGAFIS), acesse Relatrios / List. Conferncia / PIS/COFINS Deprec. (MATR927) e configure os parmetros da rotina, conforme orientaes a seguir: Data de ? Informe a data inicial de aquisio para filtrar os bens que sero processados na impresso do relatrio. Data at ? Informe a data final de aquisio para filtrar os bens que sero processados na impresso do relatrio. Cdigo de ? Informe o cdigo do ativo inicial para gerao do relatrio. Para gerar todos os cdigos de ativo, deixe esta pergunta em branco. Cdigo at ? Informe o cdigo do ativo final para gerao do relatrio. Para gerar todos os cdigos de ativo, informe ZZZZZZZZZZ. Deprec. de ? Informe a data inicial para anlise das depreciaes a serem impressas. Deprec. at ? Informe a data final para anlise das depreciaes a serem impressas. Seleciona Filial ? Selecione a filial para qual o relatrio ser gerado. Tipo Bens ? Informe os Tipos de Bens que no devem constar no Relatrio, conforme exemplo: {02,10,42}. Cons Data Bem ? Informe Sim para que seja considerada a Dta da efetiva aquisio do bem e No para Dta de incio da depreciao do bem. 2. 3. Confira os dados e Confirme. Configure a impresso do relatrio e Confirme.

INFORMAES GERAIS APURAO E RELATRIOS


Para a gerao do relatrio PIS/COFINS Depreciao (MATR927), as informaes so apresentadas por meio da verificao do campo Calc. PIS (N1_CALCPIS), do Cadastro de Ativo Imobilizado (ATFA010) e das parametrizaes. O campo Calc. PIS (N1_CALCPIS) possui a opo 3-Frao, que permite que o crdito do PIS/COFINS seja apurado mensalmente proporo de 1/48, durante o perodo de 4 anos ou proporo de 1/24, durante o perodo de 2 anos, de acordo com a Medida Provisria 219/04. Para que o bem esteja sujeito a este regime informe o tipo 3-Frao pelas operaes de Classificao ou Alterao do Bem no mdulo Ativo Fixo (SIGAATF). Neste caso, so apresentadas, no mximo, 48 ou 24 parcelas de crdito, dependendo da forma na qual o bem foi cadastrado (para efetuar o crdito em 48 ou 24 parcelas).

SIGAFIS Crdito de PIS/COFINS na Depreciao do Ativo Imobilizado

Boletim Tcnico

O valor apresentado independe do bem ter sofrido depreciao, ou no, no ms apresentado. Se este campo receber o contedo Sim, indica que o clculo deve ser efetuado. Neste caso, apresentado o crdito apenas no ms em que houve a depreciao. Dessa forma, na Apurao do PIS/COFINS (MATA996), caso o bem adquirido esteja condicionado ao regime tipo 3-Frao, os lanamentos de crditos incidiro a partir do ms de aquisio do ativo por um perodo de 4 anos ou 2 anos, de forma que os lanamentos de crditos efetuados atendam 1/48 ou 1/24 do valor original da Moeda 1, informado no campo Val. Orig. M1 (N3_VORIG1). Para que o crdito ocorra em 24 parcelas, informe no campo Meses Cl. PIS (N1_MESCPIS) o valor 24, indicando que o crdito ocorre proporo de 1/24. Caso este campo no exista ou no seja informado, o Sistema assume como padro a proporo de 1/48. Os crditos apurados mediante este critrio so lanados nas pastas Dedues PIS com cdigo 010, Dedues COFINS como cdigo 011 e considerados como crdito na apurao do valor final. O restante do procedimento consiste na execuo rotineira de apurao, na opo Apurao do PIS/COFINS (MATA996).

INFORMAES TCNICAS
SD1 Itens dos Documentos de Entrada Tabelas Utilizadas SN1 Cadastro de Ativo Imobilizado SN3 Cadastro de Saldos e Valores SN4 Movimentao do Ativo Fixo MATR927 - PIS/COFINS Depreciao Funes Envolvidas MATA996 - Apurao do PIS/COFINS ATFA010 - Cadastro de Ativo Imobilizado Sistemas Operacionais Windows/Linux

SIGAFIS Crdito de PIS/COFINS na Depreciao do Ativo Imobilizado

Вам также может понравиться