Вы находитесь на странице: 1из 3

PROAB 2011.1 DIREITO CIVIL Prof.

Sandro Amaral AULA 14 - SUCESSES

SUCESSES ACEITAO E RENNCIA Aceitao implica na consolidao dos efeitos da saisine, tornando irrevogvel a transmisso da propriedade e da posse. Renncia a rejeio aquisio de direitos sucessrios. Assim, apesar da legitimidade inicial, o renunciante perde a qualidade de herdeiro / legatrio. Art. 1.804 e 1.812, CC. ESPCIES E CARACTERSTICAS ACEITAO: expressa, tcita (art. 1.805, CC) e presumida (art. 1.807, CC). RENNCIA: abdicativa (art. 1.806, CC) e translativa (art. 1.807). Impossibilidade de fragmentao. Transmisso Habilitao do credor do renunciante.

EXCLUSO DA SUCESSO Natureza: punio pela prtica de um ato de indignidade (art. 1.814, CC) ou de deserdao (art. 1.961, CC). Necessidade de procedimento judicial (art. 1.816, CC). Deserdao: somente para os herdeiros necessrios. Indignidade: qualquer sucessor, herdeiro ou legatrio. Efeitos Reabilitao VOCAO HEREDITRIA REGRA: pessoas naturais que existam ao tempo da abertura da sucesso, resguardados os direitos do nascituro (art. 1.798, CC).

SUCESSO TESTAMENTRIA: admite as pessoas jurdicas e a prole eventual (art. 1.799, CC). OBS: normas acerca da prole eventual (art. 1.799, I e 1.800, CC). CESSO DE DIREITOS HEREDITRIOS Contrato cujo escopo a transferncia do quinho que cabe ao herdeiro a outrem (seja outro herdeiro ou terceiro) Considerando a natureza jurdica da herana (bem imvel unitrio e indivisvel), a cesso tem de ser celebrada por instrumento pblico. O objeto da cesso: frao ideal do co-herdeiro sobre monte imvel, unitrio e indivisvel. PETIO DE HERANA Conceito e natureza jurdica da ao de petio de herana. Figura do herdeiro aparente. Legitimidade para figurar na ao. Efeitos da sentena. Prescrio

HERANA NECESSRIA Reservada aos herdeiros necessrios. Reduo testamentria: sempre que o testamento ultrapassar o monte disponvel. Proibio de estabelecer restries e gravames sobre a legtima. Clusulas de inalienabilidade, impenhorabilidade e incomunicabilidade: somente se houver justo motivo (art. 1.848 e 2042, CC).

ROMPIMENTO DE TESTAMENTO DESCENDENTES: inexistncia ou ignorncia ao tempo em que elaborado o testamento (art. 1.973, CC). OUTROS HERDEIROS NECESSRIOS: ignorncia quanto existncia ao tempo da elaborao do testamento (1.974, CC). OBS.: para ocorrer o rompimento, preciso que o herdeiro necessrios inexistente ou ignorado sobreviva ao testador. EXERCCIOS A respeito da sucesso legtima, assinale a opo incorreta. a) A existncia de herdeiros na classe dos descendentes afasta da sucesso os ascendentes. b) O consorte suprstite herdar a totalidade da herana na ausncia de descendentes e ascendentes. c) Os herdeiros colaterais so herdeiros necessrios. d) Na unio estvel, no tendo o de cujus descendentes, mas somente ascendentes, o convivente sobrevivo concorrer,quanto aos bens adquiridos onerosamente na vigncia da convivncia, a um tero do montante hereditrio. Com relao sucesso, assinale a opo incorreta. a) A sucesso abre-se no lugar do ltimo domiclio do falecido. b) A companheira participa da sucesso do outro, apenas em relao aos bens adquiridos onerosamente na constncia da unio. c) O nascituro tem vocao hereditria.

d) Pessoas jurdicas no podem receber por sucesso causa mortis.

Вам также может понравиться