Вы находитесь на странице: 1из 23

Notas de Aplicao

Utilizando o SPDSW via linha telefnica

HI Tecnologia
Documento de acesso pblico

ENA.00003

Verso 1.01

abril-2004

HI Tecnologia

Utilizando o SPDSW via linha telefnica

Apresentao
Esta nota de aplicao foi elaborada pela HI Tecnologia Indstria e Comrcio Ltda. Dvidas ou esclarecimentos, sobre as informaes contidas neste documento, podem ser obtidos diretamente do nosso departamento de suporte a clientes, atravs do telefone (0xx19) 3252-6044 ou do e-mail suporte@hitecnologia.com.br. Favor mencionar as informaes a seguir para que possamos identificar os dados relativos a este documento. ID da Nota de Aplicao: Verso Documento: ENA.00003 1.01

HI Tecnologia Indstria e Comrcio Ltda.


Endereo: Av. Dr. Armando de Sales Oliveira, 445 Cidade: CEP:
E-mail: Web site:

Campinas SP 13076-015

Fone: Fax:

+55 (19) 3252-6044 +55 (19) 3251-4253

hi@hitecnologia.com.br www.hitecnologia.com.br

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 2 de 23

Notas de Aplicao

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Referncia: Arquivo : ENA.00003 ENA0000300.doc Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

ndice
Introduo ..................................................................................................................................................4 Topologia do Sistema ................................................................................................................................5 Caractersticas do Modem .........................................................................................................................5 Configurao do Modem Externo...............................................................................................................6 4.1 Configurao do Modem Externo via Dip Switchs ..................................................................................6 4.2 Configurao do Modem Externo Via Software ......................................................................................7 4.2.1 Identificao do Modem ..................................................................................................................7 4.2.2 Configurao do Modem .................................................................................................................7 5. Configurao do Modem Interno ................................................................................................................9 6. Configurao do SPDSW.........................................................................................................................13 6.1 Configurando o PC e o Modem via SPDSW.........................................................................................13 7. Cabos de Comunicao ...........................................................................................................................19 7.1 Cabo de Comunicao Modem - Controlador HI ..................................................................................19 7.2 Cabo de Comunicao Modem - PC (DB 25) .......................................................................................20 Cabo de Comunicao Modem - PC (DB 9)....................................................................................................20 Cabo de Comunicao Modem - PC (DB 9)....................................................................................................21 8. Configurao do canal de comunicao via SPDS ..................................................................................22 Controle do Documento ......................................................................................................................................23 Consideraes gerais......................................................................................................................................23 Responsabilidades pelo documento................................................................................................................23 1. 2. 3. 4.

Documento desenvolvido pela HI Tecnologia

Pgina 3 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

1. Introduo
Este documento destina-se a prover informaes necessrias para utilizao do ambiente de programao SPDSW efetuando conexo com os controladores da HI Tecnologia atravs de uma linha telefnica. Aps uma breve apresentao da topologia sero apresentados a configurao do modem e os cabos de conexes. Finalmente sero discutidos os procedimentos de configurao do controlador e do SPDSW para acesso ao controlador pela linha telefnica. Principais aplicaes : Carregar programas; Depurar programas; Supervisionar variveis; Alterar valores das variveis; Sistemas de Aquisio e Registro de Dados. Manuteno distncia

Requisitos necessrios para a aplicao : Computador tipo PC ; Software SPDSW; Dois Modems (o do controlador deve ser externo e para o PC pode ser interno ou externo), para saber as caractersticas e como configurar o modem, consulte os itens 3.0, 4.0 e 5.0; Linha telefnica (podendo ser um ramal ou linha direta); CLP da HI Tecnologia e cabos para comunicar com os modems sendo um deles (PC- Modem se este for externo) e o outro (CLP-Modem), conforme itens 4.1, 4.2 e 4.3 ; Caso utilize modem externo, o computador, dever possuir uma interface serial disponvel para conectar o modem. O aplicativo SPDSW encontra-se disponvel para download em nosso site:

OBS:

www.hitecnologia.com.br

O documento dividido nas seguintes sees: Topologia do sistema; Caractersticas do modem; Configurao do modem externo; Configurao do modem interno; Configurao do SPDSW; Cabos de comunicao.

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 4 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

2. Topologia do Sistema
A possibilidade de comunicao com os controladores HI via linha telefnica viabiliza a seguinte topologia:

Processo Remoto

Controlador HI COM1 RS232 COM2 PC com SPDSW RS232 COM Modem LINE Linha Telefnica

Canal Escravo

COM Modem LINE

Figura - Acesso remoto realizado diretamente pelo PC com SPDSW

Nesta opo, o computador PC, rodando o aplicativo SPDSW, tem acesso direto ao equipamento remoto, via linha telefnica. Para viabilizar esta configurao, o SPDSW possui suporte para conexo e desconexo de links via modem. Esta funcionalidade est disponvel nos drivers de comunicao do SPDSW. Os dois modems utilizados recebem e enviam dados pela linha telefnica, acessando o controlador remoto com comandos enviados pelo SPDSW. Para conexo aos controladores da HI Tecnologia, devem ser utilizados modems externos e para conexo ao PC podem ser utilizados modems internos ou externos, desde que ambos possuam parmetros configurveis e compatveis com os modems U.S. Robotics da 3COM. Com esta configurao possvel conectar-se com o controlador via linha telefnica, atravs de um PABX ou diretamente na linha da concessionria. A tarifao deste servio depende da empresa telefnica utilizada, e se a ligao local ou para outra cidade e/ou estado.

3. Caractersticas do Modem
Os Modems so classificados em dois grandes grupos: Externos e Internos. a) Modem Externo Como o prprio nome diz, um aparelho de comunicao (MOdulador/DEmodulador) que fica fisicamente fora do gabinete do computador e depende de uma fonte de energia externa. Atravs de "chaves seletoras" ou programas especficos, estes Modems so configurados para utilizar uma porta serial especfica (COM1/ttyS0, COM2/ttyS1, COM3/ttyS2 ou COM4/ttyS3) e so conectados aos computadores atravs de um cabo serial. b) Modem Interno Este fica fisicamente interno ao gabinete do computador e utiliza a mesma fonte de energia.
Documento de acesso pblico www.hitecnologia.com.br Pgina 5 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Tm-se dois tipos de modems internos: 1) Modem interno winmodem A maioria dos fabricantes j o incorpora na placa me (so as placas conhecidas como on-board), eles utilizam um driver especifico para realizar o processamento do sinal. 2) Modem interno no winmodem A principal caracterstica deste Modem a sua "independncia" do sistema operacional. Aceitam os comandos normais de inicializao, comandos estes que podem ser enviados por qualquer sistema operacional, mesmo sem um "driver" especfico. Observao: Para efetuar comunicao via modem importante saber o tipo de modem que ser utilizado, pois para cada tipo existe um procedimento para configurao a ser seguido. Os modems internos winmodem no podem ser utilizados para comunicar com os controladores. As caractersticas do modem utilizado tm que ser compatveis com as dos modems da U.S. Robotics, podendo utilizar outro tipo de modem, desde que ele tenha os parmetros citados no item 4.0 .

4. Configurao do Modem Externo


As configuraes a seguir so vlidas para o modem U.S. Robotics da 3COM, caso esteja utilizando outro modem veja se os comandos AT so compatveis com o mesmo.

4.1

Configurao do Modem Externo via Dip Switchs

Os modems a serem utilizados em cada lado do link de comunicao devem ser configurados iguais. No caso do modem 3COM da U.S. Robotics, a configurao poder ser realizada atravs de chaves externas ao modem (dip switchs) ou software. Quando existirem dip switchs, a configurao delas prevalece sobre a configurao via software. Esta configurao a seguinte: DIP 1 2 3 4 5 6 7 8 Funo DTR Override Cdigo de Retorno Apresenta cdigo de Retorno Local Echo Auto Answer Supression Carrier Detect Overide Power On Defaults AT Command Set Condio Selecionada Ignora Sinal DTR Cdigos de retorno Numricos Habilita cdigo de retorno Desabilita eco dos comandos Habilita conexo automtica Habilita operao do sinal CD Carrega defaults da NVRAM Smart Mode

Tabela Configurao das chaves externas dos modems

Observao: Deve-se tanto fazer a configurao pelas dip switchs como pelo software de programao fornecido com o modem. A seguir ser apresentada a configurao da dip switch do (modem U.S. Robotics da 3COM), necessria para comunicao com o controlador HI.

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 6 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

2 ON

3 ON

Dip switch 4 8 Outras Dip`s ON ON OFF

Descrio Configurao p/ comunicao com controlador HI

Tabela Configurao da dipswitch

4.2

Configurao do Modem Externo Via Software

Para programao do modem U.S. Robotics da 3COM, o usurio, dever utilizar o software de programao fornecido com o modem. O software fornecido para a programao do modem chama-se US. Robotics Modem Station. Este software disponibiliza recursos para configurao atravs do boto de comando Modem Configurator. Caso no esteja disponvel este software de configurao, pode-se utilizar um terminal de dados conectado ao PC (por exemplo o HyperTerminal fornecido com o PC). Neste caso, devem ser gerados comandos AT equivalentes para cada conjunto de parmetros a serem programados. Estes comandos esto descritos em cada uma das etapas nas sees seguintes.

4.2.1

Identificao do Modem

Esta etapa se aplica quando for utilizado o software Modem Station. Conecte o modem na porta serial do PC a ser utilizada e selecione a opo Detect New Modem na tela principal do Modem Station. Na tela apresentada a seguir, marque apenas a porta serial utilizada e pressione o boto Scan Ports. O software ir se conectar com o modem identific-lo e apresentar dados sobre o mesmo. Terminada esta etapa feche esta tela atravs do boto Exit, retornando a tela principal. Observao: Quando for selecionada a opo Detect New Modem, todas as configuraes correntes do modem conectado sero reconfiguradas automaticamente pelo software para configurao default do fabricante.

4.2.2

Configurao do Modem

Selecione a opo Modem Configurator no menu principal.

4.2.2.1

Restore Defaults

Pressione inicialmente o boto Restore Defaults para garantir que o modem est em uma condio inicial conhecida. Comando AT equivalente: ATZ3

4.2.2.2

Data Control

Configure esta tela como se segue: Baud rate: Parity: Stop bits: Word; 9600 None 1 8 bits

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 7 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Flow control: Serial port rate:

Hardware (RTS/CTS) Fixed

Salve as opes atravs do boto Save to Modem. Observao: estes valores devem ser iguais aos dos controladores da HI Tecnologia que sero utilizados para a comunicao. Comando AT equivalente: AT&F1&WY

4.2.2.3

Connection Control

Configure esta tela como se segue: Data terminal ready: Error correction: Data compression: Carrier detect: Normal DTR Operation Normal / ARQ Auto Enable/Disable Normal Operation

Salve as opes atravs do boto Save to Modem. Comando AT equivalente: AT&D2S13.0=0&M4&K1&C1&W

4.2.2.4

Modem To Computer

O parmetro Result codes deve ser alterado aps ter configurado os parmetros do item 4.2.2.5 e 4.2.2.6, pois o software da U.S. Robotics de configurao no comunica em modo Numeric Configure esta tela como se segue: Local echo: Result codes: Additional result code: Display/supress result codes: Displayed result codes: OFF Numeric Protocol Indicators Added Display Result Codes X4

Salve as opes atravs do boto Save to Modem. Comando AT equivalente: ATE1V1X4&A3Q0&W

4.2.2.5

Connection Rates

Configure esta tela como se segue: Modulations [x] = Enabled V34 symbol rates [x] = Enabled Speeds: Minimum Speed Maximum Speed Todas opes ativadas Todas opes ativadas Automatic Automatic

Salve as opes atravs do boto Save to Modem.

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 8 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Comando AT equivalente:

AT&U0&N0&W

4.2.2.6

Dialing / Answering

Wait for carrier: 60 Auto answer (# of rings) 1 Speaker operation: On until connect Dialing method Tone Pulse

Selecione se telefone opera por TOM Selecione se telefone opera por PULSO

Salve as opes atravs do boto Save to Modem. Comando AT equivalente: ATS7=60S0=1M1T&W (Se telefone opera por TOM) ATS7=60S0=1M1P&W (Se telefone opera por PULSO)

5. Configurao do Modem Interno


As configuraes a seguir so validas para o modem U.S. Robotics 56K Voice PCI, caso esteja utilizando outro modem, veja se os comandos AT so compatveis com o mesmo. Na rea de trabalho do Windows, clique no boto "Iniciar", v em "Configuraes" e em seguida clique em "Painel de Controle". Ser aberta a tela abaixo, onde dever ser dado um duplo clique na opo "Modems".

Ser aberta a tela abaixo:

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 9 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Nesta tela, clique no nome do modem e em seguida em "Propriedades". As configuraes devero estar semelhantes figura abaixo:

Clique na GUIA "Conexo" e na tela abaixo, configure o desejado:

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 10 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Clique no boto "Configuraes da Porta" e configure como ilustrado a seguir:

Nesta tela clique no boto "Padres" e em seguida em "OK", voltar para a tela anterior. Agora clique em "Avanadas" e configure como ilustrado a seguir:

Observao: Em configuraes adicionais no deixar nenhuma string, pois esta impedir a configurao com as strings utilizadas para comunicao via SPDSW. Para testar o modem clique na GUIA "Diagnstico", em seguida clique na porta de comunicao onde est o modem e depois em "Mais (ou Maiores) Informaes".

Ser apresentada, uma tela com a seguinte mensagem: "Aguarde, comunicando com o modem, isto pode levar alguns minutos" e em seguida ser mostrada a tela abaixo, onde o importante que os Comandos ATI's e as Respostas estejam listados:

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 11 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Aps ter feito todas as configuraes mencionadas acima entre na rea de trabalho do Windows, clique no boto "Iniciar", v em "Programas", Acessrios", Comunicaes" e em seguida clique em "Hyper Terminal". Aguarde aparecer a seguinte janela, nela deve-se digitar um nome e selecionar um cone para conexo.

Em seguida clique no boto OK e aparecer a seguinte janela, digite qualquer nmero (no campo nmero do telefone) e selecione o nome do modem utilizado.

Clique no boto OK e aparecer a seguinte janela, nesta clique no boto cancelar.

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 12 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Agora, deve-se digitar todos os comandos AT para efetuar conexo via SPDSW, o primeiro comando a ser digitado dever ser o seguinte AT&F (Restaura a configurao do fabricante no caso do modem U.S. Robotics 56K Voice PCI), ao digitar o comando, pressione a tecla enter e repita para os prximos na seqncia mencionada no item 4.2.2 . Digitados todos os comandos termine a conexo com o modem e saia do Hyper Terminal.

6. Configurao do SPDSW
Atravs do SPDSW ser feita a configurao necessria para comunicar-se via linha telefnica com os controladores HI. Deve-se configurar alguns parmetros que so definidos a seguir.

6.1

Configurando o PC e o Modem via SPDSW

O SPDSW configura a comunicao do PC para conexo direta com o modem, que por sua vez trocar dados como outro modem remotamente. A seguir sero apresentados os passos necessrios para a configurao. Abrir o SPDSW, selecionar o menu Ferramentas | Comunicao | Configura | Serial do Computador, conforme a seguinte janela:

Aparecer a seguinte janela para configurar a comunicao do PC.

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 13 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Esta janela tem as seguintes informaes necessrias para configurar a porta serial do PC: Porta padro: define o canal de comunicao serial que ser utilizado para comunicao com o controlador (opes para o canal serial: COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, COM7, COM8). Baud rate: permite selecionar a velocidade da comunicao (1200, 2400, 4800, 9600, 19200, 38400, 57600 ou 115200 bauds). Stop bits: permite selecionar o nmero de bits de parada (1 ou 2 stop bits). Paridade: permite selecionar a paridade da palavra de comunicao (nenhum, mpar, par, marca, espao). Dados: permite selecionar o tamanho da palavra de comunicao serial (5, 6, 7 ou 8 bits). Modo de operao: permite selecionar o modo de operao da comunicao (conexo direta via cabo, conexo via linha telefnica, conexo via rdio/modem ou conexo via rede RS485). A tabela a seguir mostra a configurao original : Parmetro Porta Padro Baud rate Stop bits Dados Paridade Conexo direta via cabo Valor original COM1 9600 bauds 1 8 bits Nenhum Ativa

A tabela a seguir mostra a configurao para conexo via linha telefnica. Parmetro Porta Padro Baud rate Stop bits Dados Valores para conexo via linha telefnica Conforme serial disponvel do PC 9600 bauds 1 8 bits

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 14 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Paridade Conexo via linha telefnica

Nenhum Ativa

Aps ter configurado a serial do PC, configurar a serial do modem selecionado na GUIA Modem. Ao selecionar esta opo, aparecer a seguinte janela:

Esta janela tem as seguintes informaes necessrias para configurar a porta serial do Modem: Porta do modem: define o canal de comunicao serial que ser utilizado para comunicao com o modem ou seja em qual porta ele est conectado (opes para o canal serial: COM1, COM2, COM3, COM4, COM5, COM6, COM7, COM8). Telefone default: O nmero que estiver neste parmetro ser o nmero da linha telefnica que est conectada ao modem que por sua vez est conectado ao controlador. Conexo automtica: Ao selecionar esta opo, e pressionar o boto confirma ou estando esta opo selecionada, ao abrir o aplicativo SPDSW, ele tenta efetuar conexo com o modem discando para o nmero do telefone default. Aps ter configurado o modem, deve-se continuar a configurao do mesmo selecionado na GUIA modem ||. Ao selecionar esta opo, aparecer a seguinte janela:

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 15 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Esta janela apresenta vrias strings que so seqncias de comandos que programam o Modem para executar determinadas funes. Conforme o modem utilizado essas configuraes devem ser alteradas, consultando o manual do fabricante, os comandos que so default do SPDSW, so para os modems externos U.S. Robotics da 3COM 56K. Aps ter configurado a serial do modem, confirme a alterao. Selecione novamente o menu ferramentas e em seguida o sub-menu comunicao, verifique que o sub-menu modem estar habilitado.

Selecione o sub-menu modem. Ao selecionar esta opo, aparecer a seguinte janela:

Telefone de Conexo:

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 16 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Especifica-se o nmero do telefone ou ramal que ser utilizado para a conexo com o modem que est conectado ao controlador. Podem ser utilizados todos os comandos AT disponveis para conexo. Observao : Se existir algum nmero no Telefone default, este aparecer no campo telefone de conexo podendo ser alterado ou discar para este. Se estiver ativa a opo, conexo automtica, o SPDSW tentar efetuar conexo com o modem pelo telefone default. Exemplo:

X3 T 0 , 32526094
Ignora o sinal de tom do PABX Disca usando tom Para fazer ligao externa Nmero do telefone D uma pausa de 2 segundos

Funo conecta

Sua funo especfica para conectar com o modem, quando for efetuar conexo via linha telefnica. Funo Desconecta

Sua funo especfica para desconectar com o modem, quando estiver efetuando conexo via linha telefnica. Funo Testa Modem

Sua funo especfica para testar se o PC est enviado comando para o modem, quando estiver efetuando conexo via linha telefnica. Status do Modem

Permite verificar o status da conexo com o modem. Para efetuar a conexo: Especifique o nmero do telefone ou ramal que se deseja efetuar uma conexo e em seguida clique no boto Testa Modem. Quando o status do modem for Pronto, efetue a conexo, clicando no boto conecta. Uma

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 17 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

vez que a conexo for estabelecida, pode-se utilizar o programa SPDSW, como se o mesmo estivesse conectado ao controlador atravs de um cabo de comunicao serial local. Quando desejar terminar a conexo clicar no boto Desconecta.

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 18 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

7. Cabos de Comunicao
7.1 Cabo de Comunicao Modem - Controlador HI
Modem DB 25 Macho

1 Controlador HI DB9 Macho


TX RX RTS CTS DSR GND DTR

14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

1 2 3 4 5

GND

6 7 8

RX TX

CTS

Vista dos Conectores pelo lado de solda

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 19 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

7.2

Cabo de Comunicao Modem - PC (DB 25)

PC DB25 Fmea

Modem DB25 Macho

1 14 2 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
TX RX RTS CTS DSR GND DTR DCD

1 14 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

Vista dos Conectores pelo lado de solda

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 20 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Cabo de Comunicao Modem - PC (DB 9)

Modem DB25 Macho PC DB9 Fmea 1


TX

14 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

1 6 7 8 9 2 3 4 5

RX RTS CTS DSR GND DTR DCD

Vista dos Conectores pelo lado de solda

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 21 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

8. Configurao do canal de comunicao via SPDS


A seguir apresentamos a configurao para os controladores HI comunicarem em RS 232 com protocolo SCP via linha telefnica. Na pasta Formato: SPDSW Parmetro Baud Rate Tamanho Stop Bits Paridade Na pasta Protocolo: SPDSW Parmetro Protocolo Modo Topologia Controle de fluxo via RTS SCP Escravo Ponto a Ponto Ativado Parmetro Tipo Protocolo Modo de Operao Controle de Modem SPDS7 SCP-PP Escravo ON 9600 Bauds 8 Bits 1 Stop Nenhum Parmetro Baud rate Caracter Stop Bit Paridade SPDS7 9600 Bauds 8 Bits 1 Stop Nenhum

Documento de acesso pblico

www.hitecnologia.com.br

Pgina 22 de 23

Utilizando o SPDSW via linha telefnica


Tipo de Doc.: Notas de Aplicao Referncia: ENA.00003 Reviso: Atualizado em: 1 16/04/2004

Controle do Documento

Consideraes gerais
1. Este documento dinmico, estando sujeito a revises, comentrios e sugestes. Toda e qualquer sugesto para seu aprimoramento deve ser encaminhada ao departamento de suporte ao cliente da HI Tecnologia, especificado na Apresentao deste documento. 2. Os direitos autorais deste documento so de propriedade da HI Tecnologia.

Responsabilidades pelo documento

Elaborao Reviso Aprovao

Data 21/10/2002 16/04/2004 16/04/2004

Responsvel Cristiano S. Gonalves Cristiano S. Gonalves Isaias M. C. Ribeiro


Revisado em mdia Aprovado em mdia

Histrico de Revises 16/04/2004 1 Includa tabela com a configurao do canal de comunicao 28/04/2003 0 Documento original Data Rev Descrio
Documento de acesso pblico www.hitecnologia.com.br Pgina 23 de 23

Вам также может понравиться