Вы находитесь на странице: 1из 18

INMET: CURSO DE METEOROLOGIA SINTICA E VARIABILIDADE CLIMTICA

CAPTULO 6
Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais
Iracema F.A. Cavalcanti e Vernon E Kousky Verso final publicada no livro: Tempo e Clima no Brasil, Oficina de Textos, 2009

Nota: Para mais informaes, consulte o PowerPoint: Kousky-Lecture-8-air-masses-and-fronts.ppt

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais 1. Introduo

As frentes frias afetam o tempo sobre a Amrica do Sul durante todo o ano. Elas so facilmente identificadas em imagens de satlite (Figura 1) e geralmente se deslocam de sudoeste para nordeste sobre o continente e oceano Atlntico adjacente (Kousky 1979). Durante o inverno, esses sistemas so acompanhados de massas de ar de latitudes altas que muitas vezes causam geadas e friagens em reas agrcolas no sudeste e sul do Brasil (Fortune e Kousky 1983). Algumas vezes as frentes frias alcanam latitudes muito baixas sobre o oeste da Amaznia e tambm ao longo da costa nordeste do Brasil (Parmenter 1976; Kousky 1979).

Quando as frentes frias avanam para norte (em direo ao equador), durante a estao de vero, algumas vezes elas interagem com o ar mido e quente tropical e produzem conveco profunda e organizada e chuvas fortes sobre o continente. (e.g., Kousky e Ferreira 1981; Kousky 1985; Oliveira 1986) causando excessiva precipitao e inundaes, deslizamentos de encostas, alm de ventos fortes e granizos. Durante o vero as frentes frias frequentemente se posicionam ao longo da costa do Brasil, entre So Paulo e Bahia, na regio da posio climatolgica da Zona de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS) (Casarin e Kousky 1986; Kousky e Cavalcanti 1988), originando perodos prolongados de chuva forte, algumas vezes com ocorrncia de inundaes e prejuzos materiais e humanos na regio (Silva e Kousky 2001).

Estudos pioneiros sobre a climatologia de frentes frias no Hemisfrio Sul incluem o trabalho de Taljaard (1972) que apresentou a distribuio das frentes em superfcie durante o ano de 1958, ano em que houve o evento internacional IGY (International Geophysical Year). Para a identificao das frentes no perodo de vero e inverno de 1958 foi utilizado o critrio de baroclinia mdia da atmosfera, ou seja, a zona de mximo gradiente horizontal de temperatura. Nota-se, naqueles resultados, uma freqncia maior de frentes sobre o sul e sudeste do Brasil no inverno, comparado com o vero.

Uma climatologia dos sistemas frontais e da interao com conveco tropical, no perodo de 1975 a 1984 foi realizada por Oliveira (1986), utilizando imagens de satlite. Os sistemas foram identificados em 4 bandas latitudinais (40-35S, 35-25 S, 25-20S e ao norte de 20). Na banda de (40-35S) foi notada a penetrao dos sistemas frontais durante todo o ano, no entanto o mximo de eventos ocorreu em julho. Na faixa latitudinal de 35S-25S, houve uma reduo do nmero de casos, mas o mximo tambm ocorreu em
2
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais julho. A interao com a conveco tropical foi mxima nos meses de outubro e novembro nas bandas de 35S-25S e 25S-20S, respectivamente. A freqncia diminuiu ao norte de 20S, mas algumas vezes houve associao com a conveco tropical na Amaznia, com o mximo ocorrendo em novembro.

A climatologia de passagens de frentes frias durante o perodo de 1980 a 2002, sobre vrias reas da Amrica do Sul, nas vrias estaes do ano, foi apresentada em Andrade e Cavalcanti (2004), utilizando dados de reanlise NCEP/NCAR. O critrio utilizado para a identificao automtica dos sistemas frontais foi baseado em aumento de presso, queda de temperatura e mudana na componente meridional do vento em 925 hPa. Critrio semelhante foi utilizado por Cavalcanti e Kousky (2003) em uma anlise climatolgica para o perodo de 1979 a 2002 em todos os pontos de grade sobre a Amrica do Sul. Nos resultados de Andrade e Cavalcanti (2004) e Cavalcanti e Kousky (2003) foi observada uma diminuio da frequncia dos sistemas das latitudes mais altas para as mais baixas. Kousky (1979) identificou uma maior freqncia de ocorrncia de sistemas frontais no sul da Bahia nos meses de maro a dezembro para o perodo de 1961 a 1970. Notou que havia uma tendncia de anos com maiores totais de precipitaes corresponderem a anos com maior nmero de passagem de frentes. Nos resultados de Andrade (2004) foram identificadas algumas caractersticas das condies sinticas associadas ao deslocamento dos sistemas, sobre o continente, ou se desviando para o oceano. Presses mais altas sobre o continente, subsidncia em 500 hPa, ventos intensos de norte na regio de confluncia sobre o oceano, adveco de vorticidade positiva sobre a regio sul foram fatores associados ao deslocamento dos sistemas para o oceano. Alm disso, a intensidade de cristas e cavados e do jato subtropical tambm estava relacionada ao deslocamento das frentes.

Justi da Silva e Silva Dias (2002) tambm fizeram uma climatologia dos sistemas frontais para cada ponto de grade, a partir de dados da reanlise do NCEP do perodo de 1981-1999 usando como critrio de identificao apenas a mudana no sinal da componente meridional do vento. Nas Regies Sul e Sudeste do Brasil, o vento em baixos nveis tem direo de nordeste, devido influncia da alta subtropical do Atlntico Sul, e ento numa situao pr-frontal o vento tipicamente de noroeste depois gira de sudoeste e de sudeste medida que a frente se desloca. Naquele estudo foi encontrada uma alta freqncia de frentes em torno da latitude de 300S, e valores mais altos no litoral comparado com o interior do continente. Notou-se tambm uma semelhana entre os campos de freqncia de ocorrncia para os anos La Nina de 83/84, 88/89, 95/96 e 98/99.
3
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais Caractersticas tpicas da circulao atmosfrica associadas com incurses de ar frio que seguem a passagem de frentes frias sobre a regio subtropical da Amrica do Sul incluem: 1) uma crista amplificada nos nveis mdios da troposfera e anticiclone em superfcie sobre o Pacfico Sul Leste e 2) um cavado nos nveis mdios da troposfera, em intensificao, sobre a regio central da Argentina (Fortune e Kousky, 1983; Algarve e Cavalcanti, 1994; Kousky e Cavalcanti 1997; Vera e Vigliarolo 2000). Essa configurao

intensifica o escoamento de sul na mdia troposfera a leste dos Andes, o qual auxilia o avano para norte do ar frio e do anticiclone em superfcie (Fortune e Kousky 1983; Garreaud 2000).

(a)

(b)

(c)

Figura 1. Imagens de satlite mostrando a ocorrncia de sistemas frontais. (a) dia 05/05/2005 s 21:00 GMT; (b) dia 26/06/2006 s 13:30 GMT; (c) dia 28/11/2007 s 14:15 GMT.

2. Critrios para a determinao objetiva de frentes frias Um mtodo objetivo para determinar a passagem de um sistema frontal frio baseado em variao de presso ao nvel do mar, variao de temperatura em 925 hPa e fora e sentido do vento em 925 hPa. O seguinte critrio pode ser aplicado a cada ponto de grade: 1) uma diminuio da temperatura em 925 hPa de pelo menos 2C, 2) um aumento da presso ao nvel do mar de pelo menos 2 hPa, e 3) existncia de ventos de sul, de pelo menos 2 m s-1. Um exemplo da aplicao desse critrio para a passagem de frentes frias em 30S, 52.5W (perto de Porto Alegre, Rio Grande do Sul) para Junho-Agosto 1994 mostrado na Figura 2, onde so apresentadas sries temporais de temperatura e vento meridional em 925 hPa e presso ao nvel do mar. Nota-se uma excelente
4
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais correspondncia entre as passagens de frentes frias determinadas objetivamente e variveis atmosfricas. As frentes frias so seguidas por uma diminuio de temperatura em 925-hPa, um aumento de PNM e vento meridional de sul. Adicionalmente existe uma boa correspondncia com os eventos de precipitao, com chuvas concentradas prximo dos perodos das passagens de frentes. 3. Climatologia da passagem de frentes frias para o perodo de 1979 a 2005 Dados de reanlise do NCEP/NCAR CDAS com resoluo de 2.5 x 2.5 graus foram usados com o fim de estabelecer uma climatologia para as frentes frias sobre a Amrica do Sul utilizando o critrio objetivo descrito na seo anterior. O nmero mdio de frentes frias por ano mostrado na Figura 3 onde pode se ver que esse nmero maior no centro da Argentina, onde h passagem de cerca de 50 frentes frias por ano (aproximadamente uma frente por semana). Um forte gradiente evidente sobre a regio sul e central do Brasil, decorrente da diminuio de incurses de frentes frias em direo ao equador. Ao norte de 30S existem duas regies em que as passagens de frentes frias so mais freqentes: Uma ao leste dos Andes entre o norte da Argentina e oeste da Bacia Amaznica. Na mdia, entre uma e cinco frentes frias chegam no oeste da Amaznia a cada ano, com aproximadamente trs frentes alcanando o equador. A outra regio ao longo da costa leste do Brasil, onde na mdia 5 a 10 frentes chegam at 15S a cada ano.

5
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais

Figura 2. Srie temporal de temperatura em 925-hPa (C), vento meridional em 925-hPa (m s-1), presso ao nvel do mar (hPa) em 30S, 52.5W, e precipitao mdia (mm) para a regio 28S-31S, 51W-54W, no perodo de Junho a Agosto de 1994. As passagens das frentes frias so indicadas pela seta no topo de cada painel.

6
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais

Figura 3. Nmero mdio por ano de passagens de frentes frias durante o perodo de 1979 a 2005. reas onde a presso em superfcie menor que 925 hPa nos dados das reanlises CDAS so mascaradas.

Existe uma sazonalidade na frequncia de passagens de frentes frias, as quais so mais frequentes durante Maio a Setembro e menos frequentes durante o vero do Hemisfrio Sul (Dezembro a Fevereiro) (Figuras 4 e 5). As frentes ocorrem em maior nmero e durante todo o ano entre 25S e 30S, mas so mais numerosas de maio a outubro. As frentes frias so mais raras ao norte de 20S durante o vero (Dezembro a Fevereiro). Embora no vero ocorram passagens de frentes sobre o sudeste do Brasil que induzem conveco e precipitao nas regies tropicais e subtropicais da Amrica do Sul (Garreaud e Wallace 1998) e que alimentam a ZCAS, essas nem sempre satisfazem o critrio considerado para a identificao de casos, que leva em conta a queda de temperatura, aumento da presso e mudana na direo do vento.

7
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais

Figura 4. Nmero mdio de passagens de frentes frias por estao do ano durante o perodo 1979-2005. reas onde a presso em superfcie menor que 925 hPa nos dados das reanlises CDAS so mascaradas.

8
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais

Figura 5. Nmero mdio de passagens de frentes frias por ms no perodo de 1979 a 2005 para as reas mostradas no mapa.

4. Caractersticas da circulao atmosfrica associadas com as frentes frias Nesta seo so apresentadas as caractersticas que normalmente acompanham as passagens de frentes frias sobre o Brasil. Foram usados quatro pontos de referncia para identificar a passagem de frentes em diversas regies do pas, localizados no sul do Brasil ( SBR, 30S, 52.5W), oeste do Amazonas ( WBR, 10S, 65W), sudeste do Brasil (SEBR, 22.5S, 45W) e nordeste do Brasil ( NEBR, 15S, 40W) (Figura 6). Para cada regio foram feitos compostos de casos identificados de passagens de frentes para analisar as caractersticas da circulao atmosfrica.
9
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais

Figura 6. Pontos de referncia para identificao de passagem de frentes e elaborao de compostos, para cada regio, da circulao atmosfrica associada.

a). Sul do Brasil (SBR) Como indicado na seo 3, as passagens de frentes frias ocorrem durante todo o ano sobre o sul do Brasil. Contudo, as frentes frias so mais frequentes durante Junho a Setembro. Compostos de anomalia de geopotencial em 500 hPa e Presso ao Nvel do Mar (PNM) associados com os 50 casos mais intensos de passagens de frentes frias em Julho (1979 a 2005) so mostrados na Figura 7. Os casos foram selecionados pela ordem decrescente da diminuio de temperatura em 925-hPa associada com cada evento, considerando os casos com as maiores redues. Antes da passagem da frente fria no SBR (tempo t), um cavado em 500hPa observado ao longo da costa oeste da Amrica do Sul (Figura 7, painel inferior, t-1) e um sistema de baixa presso (Baixa do Chaco) est localizado sobre o norte da Argentina (Figura 7, painel superior, t-1). Temperaturas acima da mdia em 925-hPa so observadas sobre o norte da Argentina, Paraguai, Uruguai e em quase todo o Brasil (Figura 7, painel intermedirio). Temperaturas mais baixas do que a mdia em 925hPa ocorrem sobre o sul da Argentina. As anomalias nos campos de vento e temperatura em 925-hPa so consistentes com uma frente fria localizada na regio central da Argentina. No tempo t, o cavado em 500hPa avana para leste sobre a Argentina e a frente fria (eixo de anomalias negativas de SLP e mudana no sentido do vento em 925-hPa) avana para norte em direo ao sul do Brasil. A frente fria continua a se deslocar na direo nordeste durante os prximos 3 dias, ao mesmo tempo que o cavado em 500-hPa se
10
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais desloca para leste cruzando a Amrica do Sul em direo ao Oceano Atlntico. O sistema de alta presso atravessa os Andes no dia t+1 e da se move para nordeste sobre o continente seguindo a frente no dia t+2. Um cavado na presso em superfcie evidente ao longo da costa do Chile nos tempos t+1 and t+2. Esta caracterstica tem sido associada ausncia de nuvens sobre o Pacfico Leste, observada em imagens de satlite, o que parcialmente devido ao movimento subsidente sobre o lado leste dos Andes e parcialmente devido subsidncia de grande escala associada com o desenvolvimento da crista em 500-hPa sobre o Pacfico Leste (Figura 7, painel inferior, tempo t+1). b) Oeste da Amazonia (WBR) As caractersticas da circulao nos compostos de 37 passagens frontais sobre o oeste da Amaznia em julho so mostradas na Figura 8. A evoluo das caractersticas da circulao muito semelhante quela discutida para o sul do Brasil, com uma defasagem de 1 dia (comparar Figuras 7 e 8). Enquanto a frente fria e o anticiclone em superfcie avanam em direo ao equador entre os tempos t-1 and t+2, os ventos em baixos nveis (925-hPa) mudam de noroeste para de sul e sudeste, com o mais forte escoamento de sul sobre a regio a leste dos Andes. Ventos de sul e temperaturas abaixo da mdia alcanam as vizinhanas do equador sobre o oeste da Amaznia no tempo t+2. Ao longo da costa leste do Brasil a frente de desloca at prximo de 20S. As configuraes da circulao para as frentes frias que ocorreram em Julho sobre o Sudeste e Nordeste do Brasil (no mostradas) so muito semelhantes quelas mostradas para o oeste da Amaznia. A nica diferena que as configuraes para as passagens frontais sobre o Nordeste se assemelham quelas que ocorrem um dia depois das passagens pelo sudeste e oeste da Amaznia.

11
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais

Figura 7. Evoluo diria dos compostos, do tempo t-1 ao tempo t+3, de presso ao nvel do mar (PNM) e anomalias (painel superior), vetor vento e anomalias de temperatura em 925-hPa (painel intermedirio) e altura geopotencial em 500-hPa e anomalias (painel inferior) para as 50 frentes mais fortes no sul do Brasil (SBR) durante 1979 a 2005. A passagem frontal em 30S, 52.5W ocorreu no tempo t. Anomalias so desvios da climatologia diria do perodo 1979 a 1995. Unidades para PNM, temperatura em 925-hPa e altura geopotencial em 500-hPa height so hPa, C e m, respectivamente.

12
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais

Figura 8. Evoluo diria dos compostos, do tempo t-1 ao tempo t+3, de presso ao nvel do mar (PNM) e anomalias (painel superior), vetor vento e anomalias de temperatura em 925-hPa (painel intermedirio) e altura geopotencial em 500-hPa e anomalias (painel inferior) para as 37 frentes frias em julho, sobre o oeste da Amaznia (WBR) durante 1979 a 2005. A passagem frontal em 10S, 65W ocorreu no tempo t. 5. Variabilidade Interanual da freqncia de frentes frias sobre o Brasil A variabilidade interanual do nmero de frentes que passam sobre trs regies da Amrica do Sul no perodo entre 1980-2002, analisada por Andrade (2004), mostrada na Figura 9. Na rea 3, que compreende parte
13
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais do sul do Brasil e Uruguai, o nmero de frentes frias variou entre 60 e 70 por ano, em grande parte do perodo, com valor mximo de 80 em 1984 e mnimo de 51 em 2001. Na rea 6, situada na regio sudeste, a freqncia de sistemas frontais foi de 50 a 60 na maioria dos anos. No ano de 1999 foi observado o maior valor e em 2001 o menor. Para a rea 11 localizada no centro-oeste da Amrica do Sul, a maioria dos anos apresentou entre 35 e 45 passagens de frentes. No entanto, a maior quantidade de sistemas frontais ocorreu em 1982 e menos frentes atingiram essa rea em 1980. No foi observado um padro para um nmero mximo ou mnimo de sistemas frontais que atingem as regies especificadas em eventos de El Nio e La Nia. No entanto, observa-se que para a rea 3, o mximo ocorre em 1984, ano em que inicia-se o fenmeno La Nia. Para a rea 6 no h muita diferena entre o nmero de sistemas frontais que ocorre em um ano de El Nino ou La Nina. Entretanto, para a rea 11, mais frentes frias foram identificadas em um ano em que o fenmeno El Nio estava ativo (1982). Fedorova e Carvalho (2000) apresentaram outro estudo observacional sobre a freqncia de zonas frontais durante um ano em que ocorreu La Nia (julho de 1996 at maro de 1997) e El Nio (julho de 1997 at maro de 1998), e os resultados mostraram que a ocorrncia de frentes frias na faixa latitudinal entre 20S e 40S foi maior no ano de El Nio do que de La Nia quando estes fenmenos estavam em suas fases mais ativas. Para os dois anos analisados, as frentes frias foram observadas mais ao sul da Amrica do Sul, mas em anos de El Nio, as frentes tiveram maior freqncia sobre o Rio Grande do Sul e Uruguai.

(a)

14
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais

(b)

(c)

(d) Figura 9. (a) Mapa da Amrica do Sul destacando as reas analisadas para ocorrncia de passagem de frentes frias e frequncia anual de sistemas frontais b) rea 3, c) rea 6 e d) rea 11 para o perodo de 19802002. (Fonte: Andrade 2004). 6. Efeitos das frentes frias na precipitao As frentes frias tm um efeito na intensidade e distribuio da precipitao durante a passagem das frentes frias sobre a Amrica do Sul (Kousky 1985). Para ilustrar este efeito, foram feitos compostos de precipitao
15
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais para todas as frentes frias que passaram pelo sudeste do Brasil durante 3 meses (Setembro, Outubro e Novembro), Figura 10. A precipitao maior ao longo e atrs da frente que passa no sudeste (SEBR) no tempo t (compare a localizao do ponto de referncia para o SEBR na Figura 6 com a precipitao mostrada na Figura 10). Nos 3 meses h um deslocamento para nordeste, com o tempo, da precipitao mxima sobre o leste da Amrica do Sul, indicando a influncia do deslocamento do sistema frontal. Tambm evidente nos 3 meses, um aumento na intensidade da precipitao no oeste da Amaznia depois da passagem das frentes no SEBR (tempos t+1 e t+2). A banda noroeste-sudeste de precipitao mais intensa, evidente nos tempos t+1 e t+2, frequentemente associada Zona de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS), a qual tem sido bastante estudada desde os anos 1980 (por exemplo, Casarin e Kousky 1986; Nogues-Paegle e Mo 1997; Silva e Kousky 2001; Liebmann et al. 2004; Carvalho et al. 2004, Cunningham e Cavalcanti 2006).

Figura 10. Evoluo dos compostos do tempo t-2 ao tempo t+2 dias de precipitao (mm/d) para passagem de frentes frias no sudeste do Brasil (SEBR) durante 1979-2005. O nmero de frentes frias usado nos compostos de 46 para Setembro, 46 para Outubro e 36 para Novembro.

16
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais As anlises de precipitao foram realizadas com dados obtidos do NOAA/Climate Prediction Centers disponveis em http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/realtime/GIS/SA/SA-precip.shtml. Referncias
Algarve, V. R.; I. F. A. Cavalcanti., 1994: Caractersticas da circulao atmosfrica associadas ocorrncia de geadas no sul do Brasil. Anais do VII Congresso Brasileiro de Meteorologia, pp. 545-547. Belo Horizonte, MG, Brazil. Andrade, K. M. Climatologia e comportamento dos sistemas frontais sobre a Amrica do Sul. 2005-04-04. 185 pp. (INPE-14056-TDI/1067). Dissertao de Mestrado - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, So Jos dos Campos. 2005. Disponvel em: http://urlib.net/sid.inpe.br/jeferson/2005/06.15.17.12. Andrade, K. M.; I.F. A. Cavalcanti, 2004. Climatologia dos sistemas frontais e padres de comportamento para o vero na Amrica do Sul. In: Congresso Brasileiro de |Meteorologia, 13., 2004, Fortaleza. Anais CD-ROM. On-line. (INPE12090-PRE/7436). Disponvel em: http://urlib.net/cptec.inpe.br/walmeida/2004/09.21.13.45. Carvalho, L.M.V., C. Jones, and B. Liebmann, 2004: The South Atlantic Convergence Zone: Intensity, Form, Persistence, and Relationships with Intraseasonal to Interannual Activity and Extreme Rainfall. J. Climate, 17, 88108. Casarin, D. P.; V. E. Kousky, 1986: Anomalias de precipitao no sul do Brasil e variaes na circulao atmosfrica. Rev. Bras. Meteor., 1, 83-90. Cavalcanti, I. F. A. ;V.E. Kousky, 2003. Climatology of South American cold fronts. In: VII international Conference on Southern Hemisphere Meteorology and Oceanography, Wellington. VII International Conference on Southern Hemisphere Meteorology and Oceanography. Massachutts, USA : American Meterological Society. Cunningham, C.C., IFA Cavalcanti, 2006. Intraseasonal modes of variability affecting the South Atlantic Convergence Zone. International Journal of Climatology, 26, 1165-1180.. Fedorova, N.; Carvalho, M. H. Processos sinticos em anos de La Nia e de El Nio. Parte II: Zonas Frontais. Revista Brasileira de Meteorologia, 15, n.2, p. 57-72, 2000. Fortune, M.; Kousky, V. E., 1983. Two severe freezes in Brazil: precursors and synoptic evolution. Monthly Weather Review, 111, 181-196. Garreaud, R.D.; J.M. Wallace, 1998: Summertime Incursions of Midlatitude Air into Subtropical and Tropical South America. Mon. Wea. Rev., 126, 27132733. Garreaud, R. D., 2000: Cold air incursions over subtropical South America: Mean structure and dynamics. Mon. Wea. Rev., 128, 2544-2559. Justi da Silva, M. G. A.; Silva Dias, M. A. F., 2002. A freqncia de fenmenos meteorolgicos na Amrica do Sul: Uma climatologia. Anais do XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, Foz do Iguau, CD-ROM. Kousky, V. E., 1979: Frontal influences on Northeast Brazil. Mon. Wea. Rev., 107, 1140-1153. Kousky, V. E.; N. J. Ferreira, 1981: Interdiurnal surface pressure variations in Brazil: Their spatial distributions, origins and effects. Mon. Wea. Rev., 109, 1999-2008. 17
V. Kousky

CAPTULO 6: Frentes Frias sobre o Brazil: Aspectos Observacionais

Kousky, V. E., 1985: Atmospheric Circulation Changes Associated with Rainfall Anomalies over Tropical Brazil. Mon. Wea. Rev., 113, 1951-1957. Kousky, V. E., I. F. A. Cavalcanti, 1997: The principal modes of high-frequency variability over the South American region. Preprints Fifth International Conference on Southern Hemisphere Meteorology and Oceanography, Pretoria, South Africa, 7-11 April 1997, 226-227. Kousky, V.E.; I.F.A. Cavalcanti, 1988. Precipitation and atmospheric circulation anomaly patterns in the South American sector. Revi. Brasil. de Meteor., 3, 199-206. Liebmann, B., G. N. Kiladis, C. S. Vera, A. C. Saulo, L. M. V. Carvalho, 2004. Subseasonal variations of rainfall in South America in the vicinity of the low-level jet east of the Andes and comparison to those in the South Atlantic Convergence Zone. J. Climate, 17, 3829-3842. Noges-Paegle, J.; K.C. Mo, 1997. Alternating wet and dry conditions over South America during summer. Mon. Wea. Rev., 125, 279-291. Oliveira, A. S., 1986. Interaes entre sistemas frontais na Amrica do Sul e conveco na Amaznia, 134 p. (INPE4008-TDL/239). (Dissertao Mestrado em Meteorologia) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, So Jos dos Campos. Parmenter, F. C., 1976: A Southern Hemisphere cold front passage at the equator. Bull. Amer. Meteor. Soc., 57, 14351440. Silva, V. B. S.; V. E. Kousky, 2001: Variabilidade de precipitao sobre o leste do Brasil durante o vero de 1999/2000. Rev. Bras. Meteor., 16, 187-199. Taljaard, J. J., 1972. Topics: Synoptic meteorology of the Southern Hemisphere. Meteorological Monographs, 13, 35,129-213. Vera, C. S.; P. K. Vigliarolo, 2000: A diagnostic study of cold-air outbreaks over South America. Mon. Wea. Rev., 128, 3-24.

18
V. Kousky

Вам также может понравиться