Вы находитесь на странице: 1из 55

1

RACISMO INSTITUCIONAL
UMA ABORDAGEM CONCEITUAL
Estamos convencidos de que racismo, discriminao racial, xenofobia e intolerncia correlata revelam-se de maneira diferenciada para mulheres e meninas, e podem estar entre os fatores que levam a uma deteriorao de sua condio de vida, pobreza, violncia, s mltiplas formas de discriminao e limitao ou negao de seus direitos humanos.
Declarao da III Conferncia Mundial contra o Racismo, Xenofobia e Intolerncias Correlatas, pargrafo 69.

EXPEDIENTE:
Realizao: Geleds Instituto da Mulher Negra Coordenao: Geleds Instituto da Mulher Negra e

Cfemea Centro Feminista de Estudos e Assessoria

Consultoria e Redao: Jurema Werneck* Grupo de Trabalho: Ana Carolina Querino (OIT), Fernanda Lopes (UNFPA),

Guacira Cesar de Oliveira, Nina Madsen (Cfemea), Joana Chagas (ONU Mulheres), Jurema Werneck (consultora), Fernanda Lira Goes, Luana Simes Pinheiro, Natalia de Oliveira Fontoura, Tatiana Dias Silva(IPEA), Felipe Hagen Evangelista da Silva, Mariana Marcondes (SPM), Monica de Oliveira (Seppir), Nilza Iraci (Geleds).
Projeto Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres Brasileiras desenvolvido por:

Coletivo Leila Diniz, Cfemea Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Cunh Coletivo Feminista, Geleds Instituto da Mulher Negra, Instituto Patrcia Galvo Mdia e Direitos, Redeh Rede de Desenvolvimento Humano, SOS Corpo Instituto Feminista para a Democraci.
Com o apoio do Fundo para a Igualdade de Gnero da ONU Mulheres Editorao e Design: Trama Design Impresso Digital: Ibraphel Grfica
* Possui graduao em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Engenharia de Produo pela Coordenao dos Programas de Ps-graduao de Engenharia/COPPE/UFRJ (2000) e doutorado em Comunicao e Cultura pela Escola de Comunicao da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). coordenadora de Criola, organizao no governamental fundada em 1992. Desenvolve aes, projetos e pesquisas nas reas de sade da populao negra, mulheres negras, racismo e cultura negra.

SUMRIO
Apresentao Parte 1 - Racismo, Racismo Institucional e Gnero
Racismo e sua (inter)face de gnero 7

3 5

Racismo institucional
13

Parte 2 - Proteo, Desproteo Social e Racismo Institucional


Proteo social: conceituando 19 Financiamento de polticas pblicas: a poltica tributria 23 Desproteo social: o papel do racismo

17

Parte 3 - Indicadores de Racismo Institucional ou Sistmico


Indicadores: discusso inicial 33 Monitoramento e avaliao: definio de indicadores como momento do processo de planejamento e avaliao 37 Indicadores de Racismo Institucional nas polticas de Proteo Social 39 Quadros de Indicadores 41

27

31

Bibliografia 51

APRESENTAO

texto aqui apresentado visa oferecer novos elementos que ampliem a viso do marco conceitual adequado aos objetivos do Projeto Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres Brasileiras - Componente: Indicadores de Racismo Institucional1 , que se referem a construir indicadores de racismo institucional que permitam:

Refletir sobre os resultados da manuteno do racismo no mbito do Estado, a serem detectados na anlise das relaes institucionais, dos dados de registros administrativos e demogrficos e dos dados referentes a fluxos de trabalho na execuo das polticas pblicas; b. Incidir na formulao e monitorar a implementao de polticas pblicas nas reas de Seguridade Social e Trabalho, com especial enfoque para a mulher negra, promovendo o reconhecimento do racismo institucional como violao dos direitos da populao negra; c. Revelar desigualdades no atendimento s mulheres brancas e mulheres negras (os dados devem ser desagregados por gnero e por raa); d. Consolidar uma metodologia que possa ser replicada para as demais reas/setores das polticas pblicas.
a. A tarefa aqui desenvolvida buscar dialogar com o estudo preparado pelo Prof. Dr. Ronaldo Sales2 , que introduziu informaes e reexes acerca do racismo institucional e algumas de suas formas de participao nas polticas pblicas e no mundo do trabalho. Aqui, o trabalho ser desenvolvido em trs partes, quais sejam: Parte 1:

abordar a relao entre racismo, racismo institucional e seus impactos de acordo com papis e identidades de gnero; Parte 2: o conceito de proteo social, o lugar do racismo institucional em seus processos e resultados, buscando exemplificar sua incidncia na vida das mulheres negras e no seu acesso s polticas pblicas de proteo social; Parte 3: os indicadores. Aqui buscaremos apontar, de modo preliminar, dimenses prioritrias da proteo/desproteo social, alm de propor um conjunto preliminar de indicadores.
1. O Projeto Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres Brasileiras rene sete organizaes no-governamentais feministas (CFEMEA, Coletivo Leila Diniz, Cunh, Geleds Instituto da Mulher Negra, Instituto Patrcia Galvo, Redeh e SOS Corpo) a Secretaria de Polticas para as Mulheres da Presidncia da Repblica (SPM/PR) e apoiado pelo Fundo para a Igualdade de Gnero da ONU Mulheres. 2. Estudo preliminar apresentado ao Projeto.

RACISMO, RACISMO INSTITUCIONAL E GNERO

PARTE 1

RACISMO E SUA (INTER)FACE DE GNERO


O racismo uma ideologia que se realiza nas relaes entre pessoas e grupos, no desenho e desenvolvimento das polticas pblicas, nas estruturas de governo e nas formas de organizao dos Estados. Ou seja, trata-se de um fenmeno de abrangncia ampla e complexa que penetra e participa da cultura, da poltica e da tica. Para isso requisita uma srie de instrumentos capazes de mover os processos em favor de seus interesses e necessidades de continuidade, mantendo e perpetuando privilgios e hegemonias. Por sua ampla e complexa atuao, o racismo deve ser reconhecido tambm como um sistema, uma vez que se organiza e se desenvolve atravs de estruturas, polticas, prticas e normas capazes de denir oportunidades e valores para pessoas e populaes a partir de sua aparncia3 atuando em diferentes nveis: pessoal, interpessoal e institucional conforme a gura 1:

3. Jones, C P. Confronting institutionalized racism, Phylon, s/ data, pp. 10-11.

J tem sido fartamente explicitado que nas sociedades da dispora africana o racismo se desenvolve estabelecendo o que W. E. B. DuBois deniu como linha de cor. Ou seja, sob o racismo, uma separao (segregao) feita a partir da cor da pele das pessoas, permitindo aos mais claros ocuparem posies superiores na hierarquia social, enquanto os mais escuros sero mantidos nas posies inferiores, independentemente de sua condio (ou seus privilgios) de gnero ou quaisquer outros. Note-se que a linha de cor, aind que guarde certa exibilidade em relao s diferentes tonalidades, reivindicar e resguardar, nas disputas cotidianas e gerais, o lugar de privilgio sempre para o mais claros4 . Portanto ser somente a partir desta segregao que outras hierarquias sero estabelecidas, tendo forte participao nas iniquidades baseadas na valorao diferenciada e hierrquica dos diferentes papis e identidades de gnero das pessoas, permitindo aos homens e a heterossexuais ocuparem posies superiores nos diferentes polos acima e abaixo da linha de cor. A masculinidade heterossexual, ento denida como polo superior e como norma, leva as diferentes expresses do feminino 5 , dos diferentes grupos raciais, a posies de inferioridade. No entanto, a linha de cor determinar, para todas as pessoas de pele escura, os lugares de maior desvalorizao tanto do ponto de vista simblico quanto de insero no mundo material, nas relaes sociais e polticas. Nesta complexa teia de valores e excluses, lsbicas e bissexuais, ao lado de transexuais e travestis atingid@s por ampla e forte rejeio, ocuparo as piores posies na hierarquia de gnero, rearmando-se, a partir destas excluses, a heterossexualidade biolgica ou inata como obrigatria entre as pessoas de pele clara, mas tambm entre as de pele escura. Uma expresso da desigualdade injusta marcada pela linha de cor pode ser vista nos dados sobre a renda mdia de brasileiras e brasileiros (gura 2 ):
Figura 2: Renda mdia da populao, segundo sexo e raa/cor. Brasil, 2009

4. A meritocracia, ou seja, o sistema em que aquel@s supostamente mais aptos ou preparados ocupariam as melhores posies na hierarquia ser desenvolvida a partir da associao perversa entre ocupao de posies de privilgio e indicadores de valor. 5. As diferentes expresses do feminino aqui descritas renem tanto os diferentes tipos de pessoas nascidas com o sexo biolgico feminino com diferentes orientaes sexuais, como tambm as travestis e as transexuais.

12

A gura permite apresentar um importante mecanismo de estabelecimento da subordinao racial, qual seja, a administrao desigual do acesso aos resultados do trabalho coletivo e das riquezas produzidas segundo a raa de indivduos e grupos. Dizendo de outro modo, poderemos vericar a forma como o racismo permite a apropriao desigual da renda e da riqueza, a partir do privilegiamento d@s branc@s, especialmente dos homens deste grupo racial. Outro aspecto desta produo da inferioridade negra pode ser visto na Previdncia Social. Construda sob regras contributivas, ou seja, a partir da individualizao da contribuio como forma de acesso, ela se apoia nas regras de segregao estabelecidas pela sociedade racista, como veremos a seguir (gura 3):
Figura 3: Previdncia Social

Assim, uma vez tendo participao precria no mundo do trabalho e na obteno de renda equivalente, negras e negros estaro em posio inferior no que se refere capacidade contributiva para a Previdncia Social. Neste cenrio, as mulheres negras tero participao ainda mais prejudicada. No ser coincidncia, portanto, a maior participao das mulheres negras entre os grupos que vivem em extrema pobreza, conforme demonstram os dados a seguir:

13

Figura 4: Indigncia

O que se demonstra nestes dados so exemplos da realizao daquilo que arma Stuart Hall ao dizer que raa a modalidade na qual a classe vivida6 , expondo-se o forte componente de superexplorao econmica subjacente s relaes raciais. Ou seja, a produo da pobreza e da indigncia est diretamente relacionada ao modo como o racismo incide sobre direitos sociais, especialmente aos direitos de proteo social. Este trabalho no localizou fontes de dados que possibilitassem a anlise da extenso das iniquidades raciais por diferentes identidades de gnero. Assim, no ser possvel delimitar aqui de que forma o racismo impacta a vida socioeconmica de lsbicas, gays, transexuais e travestis nos diferentes grupos raciais. No entanto, j reconhecida a capacidade deste, incorporando mecanismos de subordinao de gnero, de impor barreiras livre expresso dos direitos sexuais, impondo a indivduos e grupos com identidades de gnero diferentes da norma inmeras barreiras livre circulao social, o que certamente tm impactos tanto nos nveis de escolaridade quanto nas possibilidades de livre participao no mundo do trabalho. O exemplo das travestis de todas as raas, aprisionadas em um conjunto restrito de ocupaes, em grande parte subremuneradas, ajuda a trazer algumas luzes sobre esta dimenso da iniquidade.
6. Race is thus, also, the modality in which class is lived. Hall, Stuart, Race, articulation and societies structured in dominance, p. 341. In: Hall, Stuart, C. Critcher, T. Jefferson, J. Clarke & B. Roberts (1978): Policing the Crisis. London: Macmillan.

Chamaremos aqui a este fenmeno de hierarquizao de gnero a partir da raa como racismo patriarcal heteronormativo. A partir dele, a pirmide social vai permitir a mulheres brancas maior mobilidade social, em especial as heterossexuais, colocando-se superiormente a homens e mulheres negr@s e, em muitos casos, a lsbicas, gays, travestis e transexuais dos diferentes grupos raciais. Sob o imprio do racismo patriarcal outras hierarquias sero produzidas e/ou ampliadas. Esta colaborao entre mecanismos de hierarquizao ou, como apontou Kimberl Crenshaw, de eixos de subordinao, retratam o fenmeno da interseccionalidade. Diferentes eixos de subordinao esto ativos em sociedades como a nossa, entre eles:

de gerao,

idos@s;

dando a adult@s melhores posies em relao a jovens e

de condio fsica ou mental,

onde pessoas com deficincias e pessoas com doenas crnicas enfrentam as maiores barreiras; de situao territorial, que confere privilgios @s habitantes dos centros urbanos em detrimento das populaes perifricas, rurais, ribeirinhas e da floresta. E, para alm, desempoderando tod@s @s que vivem nas regies do pas mais espoliadas poltica e economicamente, quando comparados @s residentes, no caso do Brasil, nas regies sudeste e sul.

Assim, desigualdades e iniquidades assumiro uma gama variada de expresses, tendo a raa como determinante das posies de gnero vividas sob regime heteronormativo, marcas estas fortalecidas ou desqualicadas por outras condies individuais e coletivas. A interseccionalidade permite tambm aprofundarmos a compreenso da amplitude dos desaos enfrentados pelas mulheres dos grupos raciais inferiorizados, vistos de forma integrada. Em interessante artigo, Nikol Alexander-Floyd (2012) destaca que a interseccionalidade deve ser vista de dois modos complementares: como ideia ou conceito que traduz a interseco de racismo, sexismo e classismo, reconhecidos co-determinantes da subordinao; mas tambm como ideograma. Nesta perspectiva, a interseccionalidade reunir em um nico termo aglutinador todas as foras opressivas que limitam a vida das mulheres dos grupos racialmente inferiorizados e das mulheres negras em especial. Assim, a interseccionalidade nos libertaria, de certa maneira, dos esforos at ento empreendidos por diferentes ativistas e pesquisador@s, de tentar traduzir a magnitude da opresso vivida por estes grupos de mulheres atravs do exerccio impreciso de encaixe de diferentes formas de opresso. Desafiandose a partir da as formas de produo conceitual e de conhecimento a respeito destas mulheres, bem como as formas de luta libertrias em desenvolvimento, especialmente aquelas no interior do feminismo, mas no somente estas.

15

Se fato que as mulheres (no conceito estendido para alm da biologia, o que inclui as travestis e as transexuais) dos diferentes grupos raciais estaro em desvantagem em muitos aspectos em relao aos homens (idem) de seu grupo racial, possvel vericarmos tambm a mirade de diferenas e desigualdades injustas que se estabelecem entre as primeiras. Nesta complexidade, cada mulher ou grupo homogneo de mulheres vivenciar de forma especca os efeitos do racismo patriarcal heteronormativo. Estas variaes correspondero aos modos como so atravessadas pelos demais eixos de subordinao que se colocam em uma sociedade complexa e altamente hierarquizada como a brasileira. A gura seguinte retrata alguns destes eixos de subordinao que participam da construo da inferiorizao de umas e do privilgio de outras:
Figura 5: Interseccionalidades ou eixos de subordinao

Baseada no modelo proposto por Kimberl Crenshaw para o conceito de interseccionalidade

RACISMO INSTITUCIONAL
A partir da perspectiva acima compreenderemos o racismo institucional, tambm denominado racismo sistmico, como mecanismo estrutural que garante a excluso seletiva dos grupos racialmente subordinados - negr@s, indgenas, cigan@s, para citar a realidade latino-americana e brasileira da dispora africana - atuando como alavanca importante da excluso diferenciada de diferentes sujeit@s nestes grupos. Trata-se da forma estratgica como o racismo garante a apropriao dos resultados positivos da produo de riquezas pelos segmentos raciais privilegiados na sociedade, ao mesmo tempo em que ajuda a manter a fragmentao da distribuio destes resultados no seu interior. O racismo institucional ou sistmico opera de forma a induzir, manter e condicionar a organizao e a ao do Estado, suas instituies e polticas pblicas atuando tambm nas instituies privadas, produzindo e reproduzindo a hierarquia racial. Ele foi denido pelos ativistas integrantes do grupo Panteras Negras Stokely Carmichael e Charles Hamilton em 1967, como capaz de produzir:

A falha coletiva de uma organizao em prover um servio apropriado e profissional s pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem tnica. (Carmichael, S. e Hamilton, C. Black power: the politics of liberation in America. New York, Vintage, 1967, p. 4).
Atualmente, j possvel compreendermos que, mais do que uma insucincia ou inadequao, o racismo institucional um mecanismo performativo ou produtivo, capaz de gerar e legitimar condutas excludentes, tanto no que se refere a formas de governana quanto de accountability. Ou, nas palavras de Sales Jr:

o fracasso institucional apenas aparente, resultante da contradio performativa entre o discurso formal e oficial das instituies e suas prticas cotidianas, sobretudo, mas no apenas informais. Esta contradio (...) fundamental para entender os processos de reproduo do racismo, em suas trs dimenses (preconceito, discriminao e desigualdade tnicoraciais), no contexto do mito da democracia racial. (Sales Jr, mimeo, 2011).
O racismo institucional um dos modos de operacionalizao do racismo patriarcal heteronormativo - o modo organizacional - para atingir coletividades a partir da priorizao ativa dos interesses dos mais claros, patrocinando tambm a negligncia e a deslegitimao das necessidades dos mais escuros. E mais, como vimos acima, restringindo especialmente e de forma ativa as opes e oportunidades das mulheres negras no exerccio de seus direitos.

Dizendo de outro modo, o racismo institucional um modo de subordinar o direito e a democracia s necessidades do racismo, fazendo com que os primeiros inexistam ou existam de forma precria, diante de barreiras interpostas na vivncia dos grupos e indivduos aprisionados pelos esquemas de subordinao deste ltimo. Podemos perceber que, para que seja efetivo, o racismo institucional deve dispor de plasticidade suciente para oferecer barreiras amplas - ou precisamente singulares de modo a permitir a realizao da hegemonia branca, privilegiando o interesse dos homens brancos heterossexuais em muitos aspectos, mas das mulheres brancas em vrios deles. Esta plasticidade visa tambm adequ-lo interao com os demais eixos de subordinao j apontados aqui, tornando seus mecanismos de excluso mais seletivos e profundos. O conceito de racismo institucional guarda relao com o conceito de vulnerabilidade desenvolvido por Mann e Tarantola (1992) para analisar aspectos da epidemia de HIV/AIDS. Para Ayres o conceito de vulnerabilidade abrange:

O conjunto de aspectos individuais e coletivos relacionados ao grau e modo de exposio a uma dada situao e, de modo indissocivel, ao menor ou maior acesso a recursos adequados para se proteger tanto do agravo quanto de suas consequncias indesejveis. (O conceito de vulnerabilidade e as prticas de sade: novas perspectivas e desafios, 2003).
Desenvolvido como forma de deslocamento do olhar e da ao desde as culpas e riscos dos atingidos para as causas do acometimento, este conceito vai permitir tambm a visibilizao e o enfrentamento de diferentes fatores concorrentes para a produo da infeco, expondo o plano das aes, polticas e, fundamentalmente, dos direitos. Trs diferentes dimenses interligadas foram apontadas como atuantes na produo de maior ou menor vulnerabilidade de pessoas e populaes a determinadas condies - no caso estudado pelos autores, trata-se da vulnerabilidade infeco pelo vrus HIV. So elas:

dimenso individual onde esto inseridos comportamentos que desprotegem; b. dimenso social destaca as condies polticas, culturais, econmicas e etc., a partir do que se produz e/ou legitima a vulnerabilidade; c. dimenso poltica ou programtica refere-se ao institucional voltada para a gerao da proteo e/ou reduo da vulnerabilidade de indivduos e grupos, na perspectiva de seus direitos humanos.
a. Pelo exposto, podemos vericar a proximidade entre os conceitos de vulnerabilidade, particularmente sua dimenso programtica, e racismo institucional. Desta perspectiva, racismo institucional equivaleria a aes e polticas institucionais capazes de produzir a vulnerabilidade de indivduos e grupos sociais vitimados pelo racismo. A gura a seguir retrata os diferentes momentos onde os mecanismos de vulnerabilidade, desproteo ou excluso podem ser acionados, em relao s polticas e mecanismos de gesto, construindo as iniquidades:

18

Figura 6: Modos e momentos de operacionalizao do RI

ACESSO E UTILIZAO

PROCESSOS

RESULTADOS

Grau de vivncia e/ou internalizao da subrdinao aceitabilidade cultura linguagem/alfabetizao/ escolaridade atitudes, crenas/preferncias envolvimento no cuidado renda Estrutural informao disponibilidade grau de organizao transporte Financeiro suporte pblico cobertura (sistema privado) capacidade de desenbolso

Compromisso de gestor@s Atuao intersetorial e interinstitucional Planejamento adequado Monitoramento, avaliao e retroaimentao Qualidade dos servios competncia cultural, racial e de identidade de gnero capacidade de comunicao conhecimentos enfrentamento a preconceitos/ esteretipos Ateno e assistncia apropriados Eficcia do procedimento Compreenso e adeso d@ sujeit@ da ao Participao social

Proteo / desproteo social sade previdncia assistncia social bem estar Equidade/ iniquidade Vises d@ sujeit@ da ao experincias satisfao paceria efetiva

Fonte: Cooper, Lisa A et al, Desingning and Evaluating Interventions to Eiminate Racial and Ethinic Disparties in Health Care, JGIM, vol. 17, June 2002. Adaptao do modelo proposto especialmente para este trabalho.

Em cada um destes momentos, mecanismos seletivos de privilegiamento e barreiras por exemplo: linguagens, procedimentos, documentos necessrios, distncias, custos, etiquetas, atitudes etc. - podero ser interpostos sem qualquer controle ou constrangimento, dicultando ou impedindo a plena realizao do direito e o atendimento s necessidades expressas. Assim, instaura-se em cada um destes momentos e em todo o percurso lgicas, processos, procedimentos, condutas, que vo impregnar a cultura institucional o que se no os torna invisveis, os faz parte da ordem natural das coisas - capazes de dicultar ou impedir o alcance pleno das possibilidades e resultados das aes, programas e polticas institucionais, perpetuando a excluso racial. Importante salientar que este conjunto de mecanismos e atitudes podero produzir efeitos tanto no polo representativo d@s agentes do Estado nas diferentes posies da hierarquia organizacional, quanto sobre indivduos e grupos. No entanto, importante tambm no perdermos de vista que, antes e alm da ao institucional, o racismo se coloca como marco ideolgico legitimador e denidor de prioridades, reivindicando e legitimando culturas e condutas cotidianas ou prossionais dentro e fora das instituies. Desse modo, podem propiciar e rearmar a excluso racial e o fortalecimento de seus resultados sobre os diferentes grupos raciais.

19

Foi em relao a esta capacidade do racismo atuar em nome de seus prprios parmetros, perpetuar-se e legitimar-se produzindo privilgios, que Gary King chamou ateno para o fato de que:

Pessoas e organizaes que se beneficiam do racismo institucional so refratrias a mudanas voluntrias do status quo. (King, Gary. Institutional Racism and the Medical/Health Complex: a conceptual analysis, p. 33, 1996).
Com isso, justica-se a criao de medidas e mecanismos capazes de quebrar a invisibilidade do racismo institucional, de romper a cultura institucional, estabelecendo novas proposies e condutas que impeam a perpetuao das iniquidades.

20

PROTEO, DESPROTEO SOCIAL E RACISMO INSTITUCIONAL

PARTE 2

21

PROTEO SOCIAL: CONCEITUANDO


Existem diferentes denies para o termo proteo social. Em todas, o que se assinala so mecanismos e polticas pblicas capazes de garantir patamares adequados de estabilidade (fsica/mental, laboral, econmica) a tod@s @s sujeit@s e grupos nas sociedades democrticas. Segundo Mrcio Pochmann (2004), falar de proteo social implica reconhecer um quase monoplio estatal na produo do bem-estar social. Isto, ao lado do reconhecimento da necessidade de se impor limites a livre atuao do capitalismo nas sociedades sob seu regime. Limitaes estas que devem ser capazes de controlar a abrangncia das desigualdades e iniquidades produzidas ou ampliadas pelo sistema, o que, podemos vericar, tem se tornado cada vez mais urgente aps a instaurao da crise no centro do capitalismo ocidental. Para o mesmo autor, trs diferentes vertentes ou motivaes principais estiveram (esto?) por trs da criao de diferentes modelos de Estado de Bem-Estar Social nas sociedades capitalistas. So elas:

a necessidade de se proteger os mais fracos, incapazes de se incorporar sociedade competitiva; o desejo de favorecer indivduos, grupos e populaes de trabalhador@s necessri@s ao mercado; a necessidade de redistribuio de renda (especialmente atravs da tributao progressiva).

A opo pelo privilegiamento de uma destas vertentes vai determinar a abrangncia da proteo social como conceito e como atuao Estatal. No Brasil, a ao estatal de proteo social ampara-se fundamentalmente na Constituio Federal de 1988, em seu Ttulo VII (Da Ordem Social), captulo II (Da Seguridade Social). Segundo este documento legal, a ordem social tem como prioridade o trabalho, objetivando o bem estar e a justia social. Desse modo estabelece que:

A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos poderes pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. (CF Art. 194).

Este conjunto integrado deve ser regido segundo objetivos de:


I. II.

III. IV. V. VI. VII.

universalidade da cobertura e do atendimento; uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; irredutibilidade do valor dos benefcios; equidade na forma de participao no custeio; diversidade da base de financiamento; carter democrtico e descentralizado da gesto administrativa, com a participao da comunidade, em especial de trabalhadores, empresrios e aposentados. (Idem, pargrafo nico).

Vista como um avano social conquistado pelas foras democrticas que inuenciaram a redao do texto constitucional ou pelo menos, como um empate em relao aos interesses das foras representativas do conservadorismo e do mercado - a denio de seguridade social aponta para a busca de patamares mnimos de bem-estar social no pas. Ao longo das duas dcadas de vigncia da Constituio, importante assinalar que as disputas ideolgicas em torno da qualidade e abrangncia da democracia brasileira tm repercutido de modo intenso sobre o ordenamento jurdico e, principalmente, sobre a capacidade do Estado brasileiro em cumprir a determinao constitucional, especialmente no que se refere aos direitos sociais materializados no captulo da seguridade social. possvel vericarmos que as trs vertentes apontadas por Pochmann ainda permanecem sob tenso na realidade brasileira e na abrangncia das obrigaes estatais - e as disputas entre elas permanecem. Podemos reconhecer tambm que a fora com que o pensamento neoliberal penetrou os governos brasileiros de cunho social-democrata (anos FHC, anos Lula e, aparentemente, o atual governo) tm imposto restries ao exerccio dos direitos sociais, substituindo-os pelo alargamento de formas de assistncia social de cunho semi-lantrpico. Isto, ao lado de mudanas nas relaes e direitos trabalhistas que cursaram com amplo estmulo informalidade ou reduo dos deveres do Estado brasileiro. Esta retrao trouxe tambm ampliao da participao privada na Sade e na Previdncia Social para trabalhador@s do campo privado e para servidor@s pblicos, secundria adoo de mecanismos de reduo da atuao da previdncia pblica. Ao reconhecermos a necessidade expressa por este Projeto, de produzir mecanismos que permitam o enfrentamento das iniquidades, em particular aquelas instauradas sob o regime do racismo patriarcal heteronormativo, expe-se a determinao de utilizarmos aqui o conceito de proteo social na concepo mais ampla do que as polticas reunidas no captulo constitucional da seguridade social, apontando para perspectivas redistributivas, de equidade. Assim, ser til o recurso ao conceito conforme assinalado por Sonia M. Draibe:

24

O termo proteo remete ideia de proteo contra riscos sociais, tanto os velhos e clssicos perda previsvel da renda do trabalho quanto os contemporneos ter emprego decente, educar os filhos, viver nas megalpoles, habitar e alimentar-se condignamente etc. Dessa forma o conceito afasta-se muito do tradicionalmente referido apenas seguridade social. (Proteo e insegurana sociais em tempos difceis, 2005, P.6).
Ou seja, optamos aqui por armar a proteo social como um conjunto de polticas pblicas e tambm sua qualidade e abrangncia - capazes de estabelecer padres mnimos de igualdade e estabilidade social a pessoas e grupos, garantindo oportunidades para seu desenvolvimento e existncia em patamares confortveis. Desse modo, impondo restries e confrontando as formas como as ideologias e prticas excludentes restringem direitos e produzem sofrimentos e injustias. Importante destacar que a opo pela forma ampla - ou pela forma restrita - do conceito traz embutida uma denio da abrangncia do capitalismo e da democracia entre ns. Neste cenrio assumem relevncia opes conceituais (ideolgicas) relativas ao escopo (e abrangncias) dos direitos sociais, dos direitos trabalhistas, dos deveres do Estado (e da accountability), da descentralizao das polticas pblicas, dos signicados de ecincia administrativa e de participao social. Nestes tempos de crise do capitalismo neoliberal nos pases centrais ocidentais (Amrica do Norte e Europa), tais opes vo demarcar continuidades e/ou rupturas com as opes governamentais feitas no perodo dos dois governos liderados pelo presidente Fernando Henrique Cardoso/FHC e no perodo Lula, tambm ao longo de dois governos, ressignicadas agora no Governo Dilma. De todo modo, abordar a proteo desde a perspectiva redistributiva implica dirigir o olhar mais amplo, alm das polticas de assistncia social, ou mesmo para alm do conjunto de polticas reunidas no captulo constitucional da seguridade social. No contexto da iniquidade racial e suas variantes sexistas, assumem relevncia tambm as polticas e mecanismos que visam enfrentar as iniquidades estruturais. No caso brasileiro, ser tambm parte da proteo social as seguintes polticas:

promoo da igualdade racial; polticas para as mulheres; polticas de promoo de direitos humanos; polticas para a juventude; acesso terra e regularizao fundiria; polticas para os povos indgenas.

Tais polticas vo atuar de modo a qualicar as polticas para o enfrentamento do racismo institucional e demais iniquidades, ao mesmo tempo em que prope uma nova cultura governamental e para a sociedade.

25

Esta amplitude, que inclui trabalho e emprego e educao, bem como segurana pblica e enfrentamento s violncias, alm de outros setores, pode ser vista na gura a seguir:

Figura 7: Polticas pblicas de proteo social


Seguridade social Emprego e proteo ao desemprego Educao Habitao e Saneamento Transporte
Assitencia social e combate pobreza; Sade; Previdncia social Trabalho das mulheres

Trabalho domstivo

Promoo da igualdade racial


Direitos Humanos

Juventude, Idosos, LGBT

Polticas para povos indgenas

Proteo Social

Politicas para as mulheres

Acesso terra e regularizao fundiria

Cultura Esporte e lazer Segurana Pblica

26

FINANCIAMENTO DE POLTICAS PBLICAS: A POLTICA TRIBUTRIA


A trajetria histrica do desenvolvimento do Estado de Bem-Estar Social no foi homognea, tampouco linear, nos diferentes cenrios do capitalismo central ocidental. Alguns condicionantes estiveram e ainda esto - relacionados maior ou menor capacidade de investimento nanceiro nas iniciativas de delimitao e reparao dos efeitos do desenvolvimento capitalista. Para a constituio de sistemas de proteo social redistributivos nos pases inspirados em princpios socialdemocratas foi fundamental, como destacou Marcio Pochmann (op cit), a constituio de fundos pblicos como estrutura secundria de redistribuio, que contava com regimes de tributao progressiva da renda e da riqueza. Tal situao no se repetiu no Brasil. Para pases como o nosso, onde as iniquidades estruturais, especialmente a desigualdade racial, foram incorporadas ao tipo de capitalismo perifrico a nosso alcance, o desenvolvimento de sistemas e polticas de proteo social tem esbarrado em disputas de poder profundas, que atingem diretamente as formas de concepo e desenvolvimento do Estado nacional. Em tais disputas, esto em jogo denies do modelo de democracia moderna que somos e seremos capazes de produzir, considerando as presses advindas das necessidades do capitalismo central, ao lado das presses internas por reduo ou eliminao da excluso social e para a constituio de patamares razoveis de redistribuio. Estas opes tm como pr-requisito fundamental a ao de uma sociedade civil fortalecida, capaz de angariar espaos dentro e fora de partidos polticos mais anados com seus princpios e necessidades de mudana. Sendo, principalmente, capaz de produzir hegemonias consistentes no pensamento brasileiro quanto aos projetos de nao e de relaes sociais mais justas. No Brasil atual, no entanto, persiste um sistema tributrio fortemente regressivo, que penaliza os estratos mais baixos da pirmide de renda, tendo seus resultados investidos principalmente na manuteno dos privilgios conferidos pelo status quo. Conforme assinalaram Salvador e Yannoulas (2010):

O sistema tributrio brasileiro (...) tem sido um instrumento a favor da concentrao de renda, agravando o nus fiscal dos mais pobres e aliviando o das classes mais ricas. O Imposto de Renda (IR) tem sido utilizado como instrumento de renncias fiscais e favorecido a eliso e o planejamento tributrio, alm de dar tratamento mais gravoso aos rendimentos do trabalho e isentar os rendimentos do capital, como a distribuio do lucro. (Oramento e financiamento de polticas pblicas para a equidade de gnero, raa e gerao, p.8).

Assim, a hiperconcentrao da riqueza capitalista nas mos de poucos tem sido um importante mecanismo em favor dos grupos privilegiados e um entrave importante para a realizao e expanso da proteo social, a partir da interposio de barreiras e ltros para a implementao adequada das polticas pblicas e dos direitos sociais. Nas palavras de George E. M. Kornis, o Brasil desenvolveu:

Um welfare state, em sntese meritocrtico-particularista fundado na capacidade contributiva do trabalhador e num gasto pblico residual financiado por um sistema tributrio regressivo. Um sistema no-redistributivo e montado sobre um quadro de grandes desigualdades e de misrias absolutas (...). (Kornis, 1995, pp. 58-59, citado por Fiori, J. L., 1997).
Esta perspectiva vlida tanto para as polticas anteriores Constituio Federal atual, quanto para as aes e reformas posteriores. De fato, as sucessivas alteraes e reformas instauradas no campo das polticas sociais e da poltica tributria no lograram alterar substancialmente estes padres, restando sempre desaos no enfrentados na direo da redistribuio das riquezas e da equidade, mesmo aps as determinaes constitucionais de 1988. A onda neoliberal instaurada no Brasil a partir dos anos 90, a exemplo de outros pases da Amrica Latina, trouxe como principal contraponto implementao adequada da proteo social, a imposio da ideia de Estado mnimo. Denido como incompetente e desnecessrio democracia de mercado, o Estado deveria ser reduzido a tarefas bsicas. Este Estado mnimo teria como aliado um tipo de cidadania que se apoia e se estabelece a partir de relaes de consumo de produtos (no lugar de polticas) oferecidos por empresas privadas, regulados pelas dinmicas prprias do mercado capitalista. Para este, a proteo social que interessa deve ser aquela dirigida somente aos mais fracos, incapazes de competir, deixando ao mercado a tarefa de regular as demais relaes sociais e estabelecer os mecanismos de proteo considerados mais adequados a suas necessidades. Dessa forma, restringe-se a proteo social a medidas de assistncia social semi-lantrpicas afastadas da perspectiva de direitos sociais e de seguridade. Nestes anos de inuncia neoliberal, as reformas da Previdncia desenvolvidas implantaram dispositivos necessrios para a reduo da responsabilidade estatal, permitindo a apropriao de importante fatia desta poltica pelo mercado de previdncia privada e os fundos de penso, estabelecendo um teto previdencirio pblico e mantendo-se regime contributivo vinculado ao trabalho formal. J a reforma tributria do perodo no enfrentou a taxao regressiva injusta (ver tabela 1), instaurando ou reforando mecanismos capazes de promover maior arrecadao, ladeados por forte carga de renncia scal ofertada s classes empresariais mais privilegiadas. Para as populaes na base da pirmide social, a contrapartida foi uma maior capacidade gerencial nas polticas compensatrias, maior amplitude destas em termos populacionais e nanceiros e a retomada do estmulo presena de segmentos privados lantrpicos ou no na seguridade social, reduzindo os direitos de cidadania e os deveres do Estado.

28

A busca de exibilizao das legislaes trabalhistas tambm fez parte da agenda destes governos, ao lado do estabelecimento de concursos pblicos de modelo restritivo (como tempo pr-determinado entre 2 e 5 anos de contratao em muitos casos) e de estratgias de contratao em regime de CLT ou por produto (as chamadas consultorias) para ampliao do quadro de servidores federais. Assim, tem se buscado ao longo dos anos aprovar legislaes que garantam o barateamento do custo da mo de obra, a exibilizao das regras de formalizao e a reduo da participao dos gastos patronais no custeio da proteo ao trabalho. Neste perodo, um forte estmulo ao empreendedorismo cursou com um aumento do trabalho sem cobertura previdenciria, o que ajudou a elevar o chamado dcit previdencirio. Mais recentemente, medidas de estmulo maior participao previdenciria de trabalhador@s dos extratos mais baixos e informais tem resultado no aumento da participao estatal no pagamento dos custos da incluso previdenciria destes segmentos, ao lado de desembolsos diretos de usuri@s, sem qualquer aporte por parte das empresas ou do mercado nanceiro. Vemos ento uma reduo da capacidade de investimento estatal na proteo social, seja pela crescente crise dos mercados nanceiros internacionais, exigente de mais aportes de recursos para salvar seus proprietrios e processos; ou pela reduo da arrecadao secundaria escalada de isenes de impostos para empresas e a continuidade da poltica scal regressiva. O crescente sub-nanciamento da

29

seguridade social tem resultado na reduo das possibilidades de desenvolvimento de proteo social redistributiva, apesar de reconhecermos o forte impacto que os programas de assistncia social e combate pobreza extrema em curso tm tido sobre a desigualdade de renda e o ndice de Gini. Outra caracterstica importante do pensamento neoliberal foi a invisibilizao das ideologias produtoras e justicadoras das iniquidades, de modo a permitir sua livre circulao num ambiente acrtico. Para o neoliberalismo, buscar confrontar o racismo patriarcal heteronormativo colocar-se em rota de coliso com seus interesses de acumulao embutidos na armao de um modelo de democracia desregulada e desenvolvida sob a liderana do mercado. No foi por acaso, portanto, que no cenrio conturbado da expanso neoliberal no pas, os primeiros anos do governo Lula no lograram cumprir os compromissos de campanha relativos a mudanas profundas nas polticas pblicas de inspirao neoliberal (erigidas, como j armamos, sobre o arsenal de estratgias, polticas e aes do racismo patriarcal heteronormativo), na direo de polticas redistributivas capazes de inaugurar um ciclo virtuoso de bem-estar social e equidade. Ao contrrio, alm de reformas levadas a cabo segundo a cartilha neoliberal, estratgias e mecanismos de promoo da equidade e eliminao das desigualdades racial, de gnero, de gerao, e outras foram inseridas ou desenvolvidas na estrutura governamental de modo subordinado e precrio. Ao eleger a erradicao da fome e a reduo da pobreza como eixos da proteo social, o Governo Lula abriu mo das concepes e perspectivas de justia e equidade ofertadas pelos direitos sociais inseridos na Constituio (o que inclui sua adeso a tratados internacionais neste campo) e pelas lutas sociais que possibilitaram sua eleio como representante das foras democrticas de transformao social. De fato, este governo abriu mo de promover alteraes signicativas na estrutura do Estado brasileiro e de romper, de fato e de direito, com a verdadeira herana maldita que o racismo patriarcal heteronormativo representa. Assim, deixou intocadas as causas das causas da fome e da pobreza, entre elas, a naturalizao das inquidades e de sua concentrao principalmente entre os mais escuros; a apropriao da riqueza e o exerccio de privilgios econmicos, polticos e culturais pelos mais claros. Tais medidas foram traduzidas no apenas na destinao de maiores parcelas dos recursos pblicos para as classes nanceiras e proprietrias, mas tambm pela manuteno da dvida social em padres muito altos. Padres visveis na ausncia de deciso e de investimentos no reordenamento poltico, jurdico e de governana. Alm do excesso de timidez ou da falta de vontade poltica para a criao, implantao e implementao de polticas pblicas capazes de promover mudanas consistentes na vida dos segmentos femininos de pele escura e de pele clara; das residentes nas reas distantes dos centros urbanos; entre as mais jovens e as idosas; entre outras. Tais medidas implicariam inverso radical nas formas de nanciamento pblico e na estrutura de arrecadao; de participao e representao pblica (nos mecanismos formais e nas dinmicas da sociedade); e de organizao e administrao governamental, de modo a reduzir a fragmentao por um lado, ao mesmo tempo em que, por outro, permitissem a singularizao das aes segundo grupos homogneos de pessoas de acordo com os eixos de subordinao a serem enfrentados e desfeitos. Assim, ousando e realizando o projeto coletivo elaborado ao longo de todo o sculo XX e intensicado aps a dcada de 60 por diferentes segmentos sociais onde se destaca, ao menos por sua longevidade, o Movimento Negro, de propor e conduzir mudanas signicativas na cultura e nas relaes sociais brasileiras como projetos de longo prazo, para o sculo XXI.

30

DESPROTEO SOCIAL: O PAPEL DO RACISMO


Como vimos anteriormente, a participao do racismo patriarcal heteronormativo na constituio das hierarquias sociais no Brasil fenmeno amplo e complexo, com mecanismos ativos nos nveis pessoal (internalizado), interpessoal e institucional. Assinale-se que estas trs dimenses atuam de modo concomitante e cooperativo para produzirem o quadro de destituio e excluso material e simblica experimentados por pessoas e grupos racialmente subordinados. No que se refere ao estado de direito e s polticas pblicas, o racismo patriarcal heteronormativo propicia um conjunto de lacunas e destituies, seja a partir de jogos explicitamente excludentes ou de adoo de perspectivas inerciais que permitam continuidade ao status quo de privilegiamento da branquitude e, nela, da masculinidade heterossexual. Reconhea-se, mais uma vez, que o racismo institucional um mecanismo produtivo, capaz de gerar e retroalimentar a excluso racial, muito mais do que um suposto efeito colateral ou inercial da ideologia. Da podermos vericar, em suas vrias formas de atuao, diferentes momentos e oportunidades de realizao da hegemonia racista da branquitude. Ao mesmo tempo, signicaro possibilidades e oportunidade para a interveno transformadora. Tais momentos sero exemplicados no quadro a seguir, tendo a proteo social como direito:
Quadro I: Racismo e controle
AES/PROGRAMAS/PROJETOS

ESTRUTURA

ESTADO

POLTICAS PUBLICAS

Controle ideolgico e operacional do Estado.

Controle dos poderes constitutivos: formao e perpetuao de maiorias. Mecanismos de controle acessveis especialmente aos grupos dominantes: critrios, mecanismos (partidos polticos, universidades); escolaridade, processos seletivos (concursos, currculos).

Objetivos dirigidos aos interesses do grupo dominante.

Critrios de planejamento e priorizao definidos sob a perspectiva do grupo dominante.

Propriedade e controle dos meios de produo de hegemonia cultural, poltica e econmica.

Administrao a cargo de representantes do grupo dominante: controle dos critrios de acesso a cargos superiores.

Objetivos e metas dirigidas aos interesses de manuteno do status quo.

Como podemos vericar, diferentes posies e iniciativas precisam estar sob o monoplio ou o controle dos grupos racialmente dominantes, para agirem de modo ecaz na produo de discursos e perspectivas legitimadoras do privilgio. Assim, as escolhas, caminhos gerenciais e lgicas empreendidas guardaram relao de continuidade com a constituio de facilidades ou barreiras operacionais, ao lado da produo de mecanismos que permitam sua naturalizao. O que implica tambm em diversicao das oportunidades e momentos adequados de agir visando eliminao destas barreiras e destas facilidades interpostas pelo racismo. Fique claro que tais oportunidades devem ser apropriadas, de forma concomitante ou escalonada, segundo planejamento bem estruturado para, desse modo, atingir o racismo de forma profunda, confrontando-o e possibilitando, no longo prazo, sua eliminao. No campo da proteo social no sentido amplo, o racismo institucional atua em diferentes nveis, propiciando maior ou menor proteo, segundo veremos abaixo:

1. Estrutural:

produz e legitima a apropriao dos mecanismos e resultados das polticas pblicas pelo grupo racialmente hegemnico; b. deslegitima perspectivas redistributivas. Exemplo: a crescente perspectiva contributiva, de consumo, no desenvolvimento de polticas sociais; adoo de critrios mercadolgicos de gesto e de avaliao de resultados; invisibilizao ou abandono dos princpios de isonomia, equidade, igualdade racial e redistribuio de renda e riqueza como balizadores das aes do Estado e das politicas pblicas (reduo da eficcia constitucional).
a.

2. Estado:

reduz a capacidade de controle e gerenciamento dos recursos e polticas pblicas sociais; b. mantm ou amplia o controle do grupo racialmente hegemnico sobre polticas econmicas.
a.

3.

Polticas pblicas:

mantm identidade de objetivos e resultados de apropriao de riquezas materiais e simblicas com interesses do grupo racialmente dominante; b. amplia a participao privada na gesto das polticas sociais. Exemplo: participao crescente de empresas, OS, OSCIP, filantrpicas nas polticas de seguridade social, habitao, transporte, saneamento, cultura, ao lado da insuficincia e incompetncia dos mecanismos de promoo da equidade. Controle e administrao das polticas ocupao de cargos na hierarquia superior - nas mos de representantes dos grupos racialmente hegemnicos.
a.

32

4.

Programas, projetos, aes:

amplia e dissemina prticas de ao focalizadas nos tidos como incapazes de gerar riqueza prpria: re-filantropizao das polticas sociais; b. reduz os objetivos das polticas pblicas remediao dos efeitos colaterais da competio capitalista; c. abandona a perspectiva de redistribuio e transformao social; d. reduz a capacidade de reduo ou eliminao das disparidades raciais e de gnero, entre outras. Exemplo: crescente adoo de metodologia gerencial por produo ou outras segundo a lgica do capitalismo central. Ao lado da inexistncia ou inoperncia de mecanismos de enfrentamento ao racismo institucional.
a. possvel vericarmos, nas questes colocadas, a complexidade das relaes entre racismo patriarcal e o sistema econmico hegemnico. Desnecessrio recordar que esta vinculao subsiste desde a empresa colonial escravocrata, cuja explorao exponencial da mo de obra humana possibilitou a acumulao primordial que esteve na origem das modalidades modernas de relaes econmicas e de trabalho. Ainda assim, para a continuidade de modalidades de explorao, de acumulao e de aprisionamento de Estados nacionais pelos interesses de grupos racialmente hegemnicos em grande parte representados pelas populaes brancas ocidentais tem sido necessria a adeso e atualizao de vises inferiorizantes de outras populaes, a reiterao do domnio do Estado e a naturalizao de perspectivas reduzidas de democracia e igualdade. Como vemos, o racismo como fenmeno produtivo guarda profundas relaes com a constituio da modernidade capitalista ocidental, bem como seus processos econmicos e sociais. E ele se confunde de variadas formas, com a democracia institucionalizada em nossa regio. No ser coincidncia, portanto, sua invisibilizao diante de quadros to exuberantes de hegemonia branca.

33

INDICADORES DE RACISMO INSTITUCIONAL OU SISTMICO

PARTE 3

INDICADORES: DISCUSSO INICIAL


O recurso a nmeros, estatsticas e indicadores no uma novidade atual. De fato, trata-se de um elemento presente nos processos de implantao de modernos Estados-nao europeus, a partir do sculo XIX. Utilizados como forma de rearmao e garantia de deslocamento do poder de informao e deciso da mo das elites aristocrticas para os novos grupos de poder nas democracias incipientes, os indicadores marcaram tambm a valorizao de conhecimentos cientcos e especialmente de seus autores/atores supostamente transparentes, neutros e mais objetivos. Desse modo, trata-se tambm de um deslocamento das deliberaes e seus fundamentos da esfera dos valores e da poltica sujeitas a subjetividades, interesses particulares, hegemonias - para a tecnocracia cientca. Ao longo do tempo, o uso dos nmeros e indicadores passou a fazer parte das rotinas e das ferramentas utilizadas no mundo corporativo. J nos anos 70 do sculo XX, houve uma primeira tentativa de se estender seu uso para outros campos: diferentes instituies buscaram elaborar indicadores capazes de medir fenmenos sociais e suas transformaes, sendo rmemente rechaados pelas organizaes sociais poca, que denunciavam a simplicao de processos, sua parcialidade e preconceitos. No entanto, a partir da dcada de 90, novos processos passam a disseminar o uso de tais ferramentas, redundando em maior aceitao ao uso de indicadores. Tal ampliao retrata, principalmente, o fortalecimento de lgicas e processos propagandeados nos anos neoliberais e que tiveram o Banco Mundial como um de seus importantes propulsores, mas que inclui tambm os organismos das Naes Unidas, especialmente aqueles voltados para a garantia de direitos. Maior controle sobre processos e resultados, maior ecincia e transparncia, so colocados como razes que justicam a insero de indicadores desenvolvidos na perspectiva de direitos na rotina de ONGs e movimentos sociais. Por outro lado, a disseminao do uso de indicadores no campo das lutas sociais expe tambm a fragilidade das organizaes da sociedade civil no perodo, que passam a obedecer e implantar regras e procedimentos condicionados obteno de fundos corporativos ou pblicos, em grande parte distantes de suas metodologias e objetivos de trabalho. Um importante aspecto que a utilizao de indicadores traz que, apesar de armar-se segundo objetividades e transparncias, seus processos esto, na prtica, distantes disso. Via de regra, os processos de escolha de seus componentes, interpretao de seus resultados e disseminao de informaes permanecem

vinculados os seus donos, propositores ou autores. Estando assim, afastados das possibilidades de amplo manejo e compreenso pelo pblico em geral, escondendo ou revelando interesses em grande medida particulares e depositados, de forma elitista, na mo de especialistas. No plano geral, trata-se de cultura disseminada a partir dos pases do capitalismo central, produtores de uma profuso de dados, modelos lgicos e marcos conceituais identicados com sua viso de mundo e modos de fazer, ainda que tal cultura seja apropriada por sujeitos e coletividades na periferia global, sejam cientistas, ociais de organizaes multilaterais, governos e corporaes especialmente, mas tambm ativistas e organizaes da sociedade civil. Mesmo nestes casos, a padronizao necessria aos processos de comparao e ranqueamento embutem relaes de poder e posies de autoridade que excluem outr@s sujeit@s, suas lgicas, linguagens e procedimentos. Nas palavras de Sally Engle Merry:

Um indicador permite uma transio da ambiguidade para a certeza; da teoria para fatos; e da variao complexa e contextual, para a veracidade comparvel dos nmeros. Em outras palavras, o processo poltico de julgar e avaliar transformado em assunto tcnico de medio e contagem pelo trabalho de especialistas diligentes. Prticas de medio de fenmenos que so facilmente contados, como dinheiro ou inventrios de bens, so transplantadas para domnios muito menos suscetveis de quantificao, como a frequncia de tortura ou a prevalncia de doenas. Tecnologias de conhecimento desenvolvidas na esfera econmica movem-se com dificuldade dentro destes novos campos. (Merry, S. E . Measuring the World: Indicators, Human Rights, and Global Governance. Current Anthropology Volume 52, Supplement 3, April 2011, p. S88.Traduo minha.)
Ainda assim, possvel reconhecer a utilidade dos indicadores: padronizao, legibilidade, comparabilidade, capacidade de organizao, controle ou ranqueamento, entre outros, tm sido teis no apenas a corporaes e governos, mas tambm a agentes das lutas sociais de transformao. E, uma vez traduzidos para linguagens cotidianas, diferentes indicadores podem ter ampla circulao nas diferentes sociedades. Ao mesmo tempo em que, assumindo metodologias hegemnicas, buscam dilogo direto com estes grupos, porm visando o estabelecimento e explicitao do contraditrio. No devemos nos esquecer, de todo modo, que quaisquer indicadores embutem o risco de fazer desaparecer contextos, especicidades, complexidades, individualidades e sutilezas que somente a singularizao capaz de expor. Alm de diminuir o espao para processos polticos baseados em outras formas de discernimento e avaliao. E, por m, no garantindo a democratizao dos processos avaliativos e decisrios. A par destas contradies, resta ainda ao processo aqui em desenvolvimento um longo caminho de escolhas, apropriaes, rupturas, de modo a permitir que os indicadores ofeream condies de fortalecimento da sociedade civil e suas lutas, especialmente no que se refere ao enfrentamento ao racismo patriarcal heteronormativo e seus mecanismos institucionalizados.

38

Isto signica, em primeiro lugar, a constituio de processos de escolha e denio de indicadores, sua metodologia de produo e disseminao, bem como suas possibilidades interpretativas, abertos o suciente para realidades distintas e para olhares diversos. Para isto, algumas decises foram tomadas pela coordenao deste captulo do Projeto Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres Brasileiras, a respeito do escopo e formato dos Indicadores de Racismo Institucional ou Sistmico nas Polticas de Proteo Social, a saber:

Devem ser amplos e inespecficos, de modo a poderem ser utilizado nas diferentes reas, polticas e servios. 2. Devem reunir informaes quantitativas e qualitativas de modo simplificado e acessvel a no-especialistas. 3. Devem ser elaborados na perspectiva dos movimentos e sujeitos sociais, organizaes e ativistas, para seu manejo mais apropriado. Ainda que tambm sirvam para uso por tcnicos e gestores das instituies governamentais ou corporativas. 4. Devem ser teis tanto para o diagnstico de situaes e processos, como tambm para sugerir caminhos de superao e reorganizao, numa perspectiva didtica.
1. E mais, os indicadores a serem propostos aqui devero considerar:

Que o racismo institucional ou sistmico garante as condies para a perpetuao das iniquidades socioeconmicas que atingem a populao negra e outras atingidas pelo racismo. 2. Que o racismo institucional se associa a outras iniquidades, produzindo ou ampliando as desigualdades experimentadas pelas mulheres negras e as demais atingidas pelo racismo patriarcal. Da mesma forma, associando-se a diferentes eixos de subordinao, agrava as condies de vida e aprofunda iniquidades. 3. Que o racismo institucional traduz escolhas institucionais atuais ou passadas reeditadas por deciso ou inrcia. E sua destruio requer novos compromissos, processos e prticas.
1. importante assinalar que o racismo se estabelece e desenvolve acima e alm das instituies. Desse modo, podemos compreender os limites colocados aos indicadores e capacidade das instituies per se, de produzirem transformaes mais profundas nas relaes sociais. O que os indicadores podero assinalar refere-se ao engajamento da instituio especca, de governos e, no limite (de setores) do Estado, para o enfrentamento do racismo enquanto dimenso ideolgica e pragmtica. Do mesmo modo, aspectos da anlise dos indicadores podero apontar tambm os caminhos para o enfrentamento dos diferentes eixos de subordinao que atravessam indivduos e grupos, garantindo-se sua adequao e tempestividade nos processos de planejamento, monitoramento e avaliao, ampliando e aprofundando a ao e a viso sobre os caminhos da mudana. Assim, o que se quer aqui delinear ferramentas que apoiem a observao e a anlise acerca da presena e do impacto do racismo institucional nos organismos e polticas dirigidas proteo social, bem como fornecer suporte para a ao de enfrentamento ao Racismo Institucional neste campo.

39

MONITORAMENTO E AVALIAO: DEFINIO DE INDICADORES COMO MOMENTO DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO E AVALIAO


Indicadores so ferramentas que permitem a observao e apoiam anlises acerca de mudanas que se quer produzir ou observar a partir de determinada ao. Ou seja:

Indicadores so peas de informao que oferecem uma viso clara a respeito de questes mais amplas e que tornam perceptveis tendncias que no so imediatamente detectveis (Hammond et al, citados por FRANCO, Fernando S. et al. Monitoramento Qualitativo de Impacto Desenvolvimento de Indicadores para a Extenso Rural no Nordeste do Brasil, p. 32).
Sua denio e adoo so partes de um processo mais amplo de observao (monitoramento) e anlise (avaliao), podendo beneciar-se da participao dos diferentes sujeitos sociais a quem se deve ou quer atender, e para quem as mudanas so necessrias. A gura a seguir permite compreendermos o processo dinmico e cclico em que a denio de indicadores est inserido:
Figura 8: Seis passos de implementao do monitoramento de impacto

Fonte: FRANCO, Fernando S. et al., op. cit.

Neste processo, o grau de participao dos grupos diretamente interessados (beneciri@s) pode variar, sendo possvel em todos os momentos, conforme a gura a seguir. Mas assinale-se que, desde a perspectiva aqui abordada, a participao desejvel ou mais que isso, mandatria.

Figura 9: Diferentes nveis de participao de sujeitos da ao (beneficiri@s) no monitoramento:

Fonte: FRANCO, Fernando S. et al., op. cit.

42

INDICADORES DE RACISMO INSTITUCIONAL NAS POLTICAS DE PROTEO SOCIAL


A escolha de indicadores para evidenciar o Racismo Institucional e para o monitoramento dos processos empreendidos para sua erradicao guarda forte carga de ineditismo. Isto devido baixa incorporao do conceito de racismo institucional nos processos de trabalho das organizaes governamentais e sociais, como tambm pela ausncia ou insucincia de experincias prvias de polticas e estratgias de erradicao do Racismo Institucional e, consequentemente, de seu monitoramento e avaliao. Assim, buscaremos apoio nas formulaes gerais de denio de indicadores para diferentes objetivos e fenmenos, que podem contribuir com a empreitada aqui em desenvolvimento. Segundo diferentes especialistas j apontaram, existem critrios importantes para a escolha de indicadores, quais sejam:

Sensibilidade:

O indicador reage quando h mudanas pequenas? O indicador reage rapidamente e em escala suficientemente exata? O indicador mostra o grau de mudana?
Validade:

O indicador mede aquilo que estamos pensando e no est sendo influenciado por outros fatores? O indicador mede mais direto possvel ou mostra efeitos causais?
Relao custo / benefcio:

Requer muito equipamento ou tempo para medir esse indicador? Os custos para medir esse indicador so muito altos?
Mensurao:

possvel contar e medir esse indicador? Qualquer um pode conferir o indicador?


Temporalidade:

pontual? Pode-se medir em intervalos, por exemplo, cada semana ou ms?

Pode-se aplicar esse indicador com continuidade e regularidade? Consegue reagir quando foge de um intervalo fixo?
Simplicidade:

simples para usar, medir e interpretar? Todos podem entender o indicador? No precisa de muitas explicaes?
A partir destes critrios apontamos um conjunto de fenmenos a serem visibilizados e seus indicadores para evidenciao e monitoramento dos processos de eliminao do racismo institucional e das disparidades raciais nas polticas de proteo social. Importante assinalar que as denies adotadas neste trabalho apoiam-se no pressuposto central de que a eliminao do racismo institucional deve ser parte das iniciativas, aes, polticas institucionais governamentais e Estatais. O que responde s determinaes da Declarao e Plano de Ao da III Conferncia Mundial contra o Racismo, Xenofobia e Intolerncias Correlatas, aos princpios constitucionais, Lei 12. 288 de 2011 (Estatuto da Igualdade Racial) e demais normas jurdicas e polticas de promoo da equidade, de erradicao das disparidades raciais e de gnero e de rearmao democrtica da vigncia dos DHESCAs, direitos humanos, econmicos, sociais, culturais e ambientais no pas. O que implica considerar que a linha de base para a formulao de indicadores a obrigao institucional de desenvolver, monitorar e avaliar seus processos de eliminao do Racismo Institucional na totalidade de suas aes e processos. Desse modo, o que os indicadores devero ressaltar a vigncia, pertinncia e adequao das inciativas de eliminao do Racismo Institucional nas polticas de proteo social. Some-se a isto a necessidade de, diante da perspectiva sistmica do racismo, atuarse em diferentes momentos de sua operacionalizao, de modos diversicados. Dessa forma, almeja-se tornar possvel a instabilizao de seus processos, a partir do que poderemos alcanar a eliminao paulatina de seus efeitos. A seguir propomos um elenco de indicadores a partir da perspectiva assinalada neste trabalho, que aponta trs momentos de incidncia do RI havendo, portanto, trs diferentes nveis ou oportunidades de agir segundo os princpios estabelecidos na legislao, para sua eliminao, quais sejam:

a. b. c.

acesso e utilizao; processos institucionais internos; resultados das aes e polticas pblicas.
44

a-Acesso e utilizao: os indicadores propostos para medir as aes de eliminao do RI neste nvel, para ampliao do acesso e utilizao das polticas pblicas de proteo social pelas mulheres negras devem permitir a verificao da adequao das aes adotadas para a aproximao fsica e cultural entre instituies pblicas e as mulheres negras. Tais iniciativas de aproximao implicam no apenas na eliminao de entraves que impedem o agente pblico de alcanar as mulheres negras e cada uma entre elas, como tambm em maior disponibilizao de infraestrutura acessvel a estas mulheres negras. Ou seja, estes indicadores devero destacar os esforos da instituio em deslocar-se - fisicamente e quanto cultura institucional - em direo a este grupo excludo ou sub-representado entre o pblico de suas aes e servios.
Quadro I: Indicadores de eliminao RI no acesso e utilizao de polticas pblicas:
MODOS E MOMENTOS DE OPERACIONALIZAO DO RI

RESPOSTA

AO

INDICADORES

Grau de vivncia e/ ou internalizao da subordinao pel@s sujeit@s: aceitabilidade cultura linguagem/ alfabetizao/ escolaridade

atitudes, crenas, preferncias renda

Desenvolvimento de estratgias de aproximao e dilogo com diferentes populaes excludas; por exemplo: estratgias de abordagem singularizadas, deslocamento de equipes etc.

- Diagnstico das caractersticas da populao segundo raa/cor e sexo/ identidade de gnero - Ao integrada com outras polticas setoriais como educao e emprego; - Treinamento de equipes: para abordagem singularizada e para enfrentamento ao racismo;

- Mapa das populaes diversas no territrio segundo raa/cor e identidade de gnero atualizado periodicamente; - Nmero de equipes intersetoriais preparadas para abordagem diferenciada;

envolvimento na ao

- Estabelecimento de metas de cobertura para grupos populacionais excludos;

- Porcentagem de abordagens de pessoas e grupo excludos segundo raa/cor e identidade de gnero.

45

MODOS E MOMENTOS DE OPERACIONALIZAO DO RI

RESPOSTA

AO

INDICADORES

Estrutural:

disponibilidade transporte

informao

grau de organizao

- Ampliao da destinao de recursos materiais e humanos s polticas destinadas reduo das iniquidades raciais, de gnero e de classe social - Ampliao da participao social da populao negra.

- Insero da promoo da equidade racial e de gnero como dimenso estratgica e )objetivo dos ciclos de planejamentos e oramento pblicos nas trs esferas de gesto - Ampliao da representao negra, com equidade de gnero, nos diferentes mecanismos de participao e controle social nos diferentes setores das polticas pblicas e nas trs esferas de gesto; - Ampliao da participao negra, com equidade de gnero, e das informaes para a promoo da equidade na comunicao pblica e privada.

- Nmero de inseres miditicas de temas de promoo da equidade em horrio nobre para comunicao e informao de polticas pblicas e de promoo da equidade - Porcentagem de utilizao de mdias comunitrias para a informao pblica - Porcentagem de disponibilizao de turnos alternativos de atendimento populao nos diferentes rgos de pblicos

- Mapa da distribuio de servios pelos territrios segundo % de populao negra;

- Porcentagem de horas de treinamento para a promoo da equidade de servidores e profissionais; - Porcentagem de equipes lotadas por turno de trabalho segundo clientela prevista.

Financeiro:

suporte pblico

cobertura (pblica e privado)

- Ampliao do oramento pblico capacidade para as polticas de desembolso (contributivo ou privado) de enfrentamento ao racismo e as iniquidades de gnero.

- Criao do oramento da seguridade social com maior participao da taxao da riqueza;

- Ampliao do investimento pblico dirigido eliminao do racismo e iniquidade de gnero; - Ampliao das redes pblicas de servios nas regies de maior presena de populao negra; - Reduo da participao previdenciria contributiva das mulheres negras.

- Utilizao da raa/ cor e sexo/identidade de gnero para clculo e prestao de contas do investimento pblico per capita nas diferentes polticas pblicas;

- Porcentagem de gasto das famlias com sade e previdncia segundo raa/cor e sexo/ identidade de gnero.

46

b-Processos institucionais internos: os indicadores voltados para esta etapa devem realar alteraes nos processos institucionais. Ou seja, trabalhar os modos e os movimentos organizativos internos para responder s necessidades expressas ou coletadas e disponibilizar aes e servios capazes de atender de modo adequado s diferentes mulheres negras, diminuindo e eliminando as diferenas na prestao de servios e em seus resultados. Vejamos a seguir:

PROCESSOS PARA ELIMINAO DO RI

RESPOSTA

AO

INDICADORES

Compromisso de gesto - Criao de um sistema de enfrentamento ao racismo institucional na gesto pblica; - Adoo do enfrentamento ao racismo e reduo das iniquidades raciais e de gnero como marcas dos diferentes governos.

- Estabelecimento de normas e protocolos institucionais de enfrentamento ao RI; - Criao e funcionamento articulado de mecanismos institucionais de enfrentamento ao RI com fonte estvel de financiamento adequado, transparncia, prestao de contas;

INDICADORES - Nmero de protocolos de enfrentamento ao racismo institucional assinado segundo setores e organismos de polticas pblicas; - Nmero instncias de coordenao de aes de enfrentamento ao RI em funcionamento segundo setores e organismos de polticas pblicas;

- Comunicao pblica de compromisso com a diversidade e o enfrentamento ao racismo; - Estabelecimento de aes afirmativas para ampliao da participao de mulheres negras nos diferentes nveis de gesto: programas de qualificao, cotas, treinamento das equipes para maior aceitabilidade etc.;

- Nmero de campanhas de promoo da diversidade e de enfrentamento ao racismo desenvolvidas nos diferentes rgos pblicos; - Nmero de mulheres negras em postos de chefia segundo nmero de cargos de chefia disponveis.

Atuao intersetorial e interinstitucional

Atuao intersetorial e interinstitucional

- Ampla divulgao de estratgias, aes e resultados segundo raa/cor e explicitao da realizao de metas diferenciadas. Atuao intersetorial e interinstitucional

- Nmero de protocolos intersetoriais estabelecidos e assinados.

47

PROCESSOS PARA ELIMINAO DO RI

RESPOSTA

AO

INDICADORES

Planejamento adequado

- Estabelecimento de mecanismos de participao de mulheres negras nos processos de planejamento, monitoramento e avaliao das polticas pblicas;

- Insero de mulheres negras nos processos de planejamento institucional;

- Estabelecimento de processos ascendentes - Insero de de planejamento de indicadores de melhoria polticas, a partir das localidades e territrios. da qualidade de vida das mulheres negras nos critrios de avaliao de sucesso e qualidade das polticas pblicas; - Divulgao ampla de processos e resultados;

- Insero de objetivos de eliminao do RI e das disparidades raciais e de gnero nas diferentes polticas pblicas;

- Percentual de mulheres negras participantes dos ciclos de planejamento, monitoramento e avaliao de polticas segundo a populao a que estas se dirigem; - Estabelecimento de metas diferenciadas segundo raa/cor e sexo/identidade de gnero para as aes e polticas.

Monitoramento, avaliao e retroalimentao

- Estabelecimento de metodologias simplificadas e amigveis de monitoramento e avaliao de polticas para eliminao do RI.

- Utilizao das informaes originadas nos processos de M&A no novo ciclo de planejamento. - Participao de mulheres negras na definio de processo e indicadores de avaliao; - Incorporao de indicadores de enfrentamento ao RI aos critrios de avaliao de polticas pblicas;

- Percentual de mulheres negras inseridas nos processos de monitoramento e avaliao desenvolvidos; - Percentual de polticas e estratgias de enfrentamento ao RI bem avaliadas.

- Utilizao das informaes resultantes no novo ciclo de planejamento.

48

PROCESSOS PARA ELIMINAO DO RI

RESPOSTA

AO

INDICADORES

Qualidade dos servios: competncia cultural, racial, e de identidade de gnero capacidade de comunicao

- Desenvolvimento de polticas pblicas singularizadas segundo grupos raciais e de gnero, territrio e identidades;

conhecimentos

enfrentamento a preconceitos e esteretipos

- Ampliao da descentralizao e autonomia da gesto voltadas para ampliao da participao e da resolutividade; - Ampliao da capacidade indutora e reguladora dos mecanismos de promoo da igualdade racial e de gnero.

-Estabelecimento de aes afirmativas para ampliao da diversidade cultural, racial, e de identidade de gnero na gesto e nas equipes de trabalho; - Ampliao da disponibilidade de treinamentos para a capacidade institucional de dilogo e acolhimento da diversidade e para o enfrentamento ao RI; - Desenvolvimento de processos de avaliao peridica da competncia institucional para enfrentamento ao RI;

- Percentual de participao de mulheres negras nas aes afirmativas e outros estmulos contratao de diferentes profissionais adotadas; - Proporo de participao de mulheres negras nas equipes de trabalho segundo a populao no territrio; segundo raa/cor e sexo/ identidade de gnero;

- Posicionamento dos mecanismos de enfrentamento ao RI e eliminao das iniquidades de gnero nos estratos superiores da hierarquia administrativa.

- Localizao dos mecanismos de enfrentamento ao RI e eliminao das iniquidades de gnero no organograma institucional.

Atendimento adequado

- Ampliao do grau de satisfao das mulheres negras em relao s aes e polticas pblicas.

- Definio de estratgias de acolhimento s mulheres negras e populao;

- Adequao da infraestrutura de servios s necessidades das mulheres negras e da populao negra;

- Estabelecimento e divulgao de ouvidorias para organismos e polticas pblicas; - Insero dos quesitos raa/cor e sexo/identidade nos formulrios administrativos, inclusive nas ouvidorias;

- Equiparao do tempo de espera para atendimento segundo raa/cor e sexo/ identidade de gnero.

- Tempo de espera para atendimento segundo raa/cor e sexo/ identidade de gnero; - Grau de satisfao da populao atendida e no atendida segundo perfil cultural, racial, e de identidade de gnero.

49

PROCESSOS PARA ELIMINAO DO RI

RESPOSTA

AO

INDICADORES

Eficcia dos procedimentos

- Reduo do RI nos organismos e nas polticas pblicas;

- Estabelecimento de metas de reduo do RI e das disparidades raciais e de gnero nas polticas.

- Percentual de populao satisfeita segundo raa/cor e sexo/identidade de gnero;

- Percentual de alcance dos resultados das aes e polticas segundo raa/cor e sexo/identidade de gnero. - Percentual de mulheres negras que responderam adequadamente s perguntas sobre objetivos e mecanismos das polticas em avaliaes institucionais.

Compreenso e adeso de sujeit@s da ao

-Estabelecimento de estratgias de aproximao entre organismos de gesto e execuo de polticas pblicas e as mulheres negras;

- Estabelecimento de mecanismos de singularizao de aes e polticas voltados para as necessidades das mulheres negras;

Participao social

- Estabelecimento de aes afirmativas para ampliao da participao das mulheres negras nas diferentes instncias e processos.

- Disponibilizao de canais de informao, dilogo e denncias sobre aes desenvolvidas em locais e horrios acessveis s mulheres negras. - Criao de vagas para mulheres negras proporcionais e sua presena na populao nas diferentes instncias e mecanismos de participao e controle das polticas pblicas.

- Percentual de mulheres negras participando das diferentes instncias segundo populao;

- Metodologia de incorporao de demandas das mulheres negras no planejamento institucional aplicada.

c-Resultados das aes e polticas pblicas: Neste nvel, os indicadores devem ser capazes de realar o desenvolvimento de aes que atestem a mudana institucional, vista como adoo de prticas capazes de aproximar os objetivos institucionais das necessidades das mulheres negras. Assim, tais indicadores buscaro traduzir os esforos institucionais de eliminao do RI a partir da anlise do resultado das polticas pblicas. Vejamos:

50

MODOS E MOMENTOS DE OPERACIONALIZAO DO RI

RESPOSTA

AO

INDICADORES

Proteo social sade previdncia social assistncia social emprego e proteo ao desemprego educao habitao e saneamento transporte cultura

- Estabelecimento de metas de ampliao da proteo social das mulheres negras; - Estabelecimento de metas de reduo do RI e das iniquidades de gnero nas polticas pblicas.

- Pactuao de metas sanitrias de reduo da morbimortalidade segundo raa/cor; - ampliao da cobertura previdenciria de mulheres negras: MEI, trabalho domstico; - Ampliao da cobertura das polticas de assistncia social segundo raa/ cor a grupos especficos: usuri@s de sade mental, populao de rua; - Reduo do desemprego e informalidade entre mulheres negras; - Reduo dos diferencias de escolaridade/ renda segundo raa/cor e identidade de gnero e situao regional; - Reduo da carga horria de trabalho das mulheres negras; - Reduo da disparidade racial nas taxas de escolaridade entre mulheres segundo idade e situao territorial; - Ampliao da participao de mulheres negras nos programas de moradia; - Distribuio de opes de moradia nos diferentes territrios (eliminao da segregao territorial) dando prioridade de aquisio s mulheres negras; - Ampliao da disponibilidade, integrao e eficcia de transportes coletivos; - Reduo dos custos individuais de utilizao do sistema de transporte coletivo; - Simplificao de mecanismos de acesso e disponibilizao de financiamento pblico para iniciativas culturais comunitrias;

- Estabelecimento de metas de reduo das disparidades raciais pactuadas em cada poltica; - Percentual de mulheres negras associadas previdncia pblica; - Proporo de brancas e negras com cobertura previdenciria; - Elaborao de mapa da populao com direito assistncia social segundo perfil cultural, racial, e de identidade de gnero atualizado; - Percentual de candidat@s assistncia atendid@s segundo perfil cultural, racial e de identidade de gnero; - Percentual da populao infantil atendida em creches segundo raa/cor; - Percentual de mulheres negras matriculadas em escolas e cursos; - Mapa do dficit habitacional segundo raa/cor e identidade de gnero atualizado; - Mapa da distribuio de empreendimentos habitacionais populares por regio das cidades; - Mecanismos de reduo tarifria e integrao em curso, p. ex: bilhete nico etc.; - Novas modalidades de acesso moradia utilizadas: comodato, hipoteca crdito simplificado etc.; - Raa/cor e identidade de gnero como critrios de elegibilidade e qualificao para moradia popular; financiamento a empreendimentos culturais.

esporte e lazer

51

MODOS E MOMENTOS DE OPERACIONALIZAO DO RI

RESPOSTA

AO

INDICADORES

Equidade

- Ampliao da divulgao, compreenso e incorporao do princpio da equidade nas polticas pblicas.

Ampliao da disponibilizao de equipamentos esportivos pblicos com flexibilizao dos horrios de utilizao, dando prioridade s atividades e esportes preferidos pelas mulheres negras. - Desenvolvimento de estratgias de comunicao do princpio da equidade para gestor@s, trabalhador@s e para a populao em geral, especialmente as mulheres negras; - Adoo de metas de equidade nas polticas pblicas.

- Nmero de mecanismos de promoo da equidade atuantes;

- Nmero de campanhas de promoo da equidade em curso para os diferentes pblicos.

Vises d@s sujeit@s da ao experincias satisfao

- Maior adeso ao enfrentamento ao RI e reduo das iniquidades de gnero.

- Ampliao das noes de direito pelas mulheres negras;

parceria efetiva

- Ampliao da participao de gestor@s e profissionais nas aes e polticas de eliminao do RI e das iniquidades de gnero.

- Percentual de avaliaes positivas das mulheres negras acerca da qualidade e dos objetivos das aes e polticas em curso;

- Nmero de reclamaes, denncias e elogios apresentados s ouvidorias segundo raa/cor e sexo/ identidade de gnero.

Cabe ressaltar que o monitoramento e avaliao dos processos necessrios eliminao do racismo institucional nos trs nveis apontados aqui requer a constituio de sistemas intra e interinstitucionais com autonomia, capacidade operacional e competncia gerencial, adequadas ao desenvolvimento contnuo e sustentvel das aes necessrias ao cumprimento de seu mandato. Tais atribuies requerem tambm transparncia de dilogo permanente com a sociedade civil, especialmente com as diferentes mulheres negras e suas representaes. Por outro lado, fundamental que, no lado da sociedade civil, se constitua mltiplos observatrios, articulados entre si, de modo a garantir a replicabilidade e a sustentabilidade das aes ao longo do tempo, de modo a permitir que aprofundem seu alcance de mudana do Estado e suas relaes.

52

BIBLIOGRAFIA
ALEXANDER-FLOYD, Nikol G. Disappearing Acts: Reclaiming Intersectionality in the Social Sciences in a Post-Black Feminist Era. In: Feminist Formations, Volume 24, Issue 1, Spring 2012, pp. 1-25 (Article), The Johns Hopkins University Press DOI: 10.1353/ff.2012.0003 (2012). ALMEIDA, Paulo Roberto de. Seria o governo Lula neoliberal?: as inconsistncias das polticas econmicas ditas alternativas numa era de constrangimentos scais. Notas preparadas para o VII Annual Meetings of the Hewlett/UIUC Project on Brazil Brazil in a Neo-Liberal World, Social and Economic Aspects. FEA-USP, 29 e 30 de julho de 2004. AYRES, J. C. R. M. et al. O conceito de vulnerabilidade e as prticas de sade: novas perspectivas e desaos. In: CZERESNIA, D.; FREITAS, C. M. de. Promoo da sade: conceitos, reexes, tendncias. Rio de Janeiro, FIOCRUZ, 2003. BRASIL. Constituio Federal, 1988. CARMICHAEL, S. e HAMILTON, C. Black power: the politics of liberation in America. New York: Vintage, 1967. COOPER, Lisa A et al, Desingning and Evaluating Interventions to Eiminate Racial and Ethinic Disparties in Health Care. In: JGIM, vol. 17, June 2002. CRENSHAW, Kimberle. Documento para o Encontro de Especialistas em Aspectos da Discriminao Racial relativos ao Gnero. In: Estudos Feministas, 1, 2002. ONU. Declarao e Programa e Ao da III Conferncia Mundial contra o Racismo, Xenofobia e Intolerncias Correlatas. Durban, 2001. DRAIBE, S. M. Proteo e insegurana sociais em tempos difceis, preparado para o Taller Inter-Regional Proteccin Social en una Era Insegura: Un Intercambio Sur-Sur sobre Polticas Sociales Alternativas en Respuesta a la Globalizacin. Santiago, Chile, Mayo 14-16, 2002- 2005. FIORI, J. L., Estado de bem-estar social: padres e crises. Physis Revista de Sade Coletiva, 7(2), Rio de Janeiro, 1997, pp. 129-147. FLEURY, Sonia. Governo Lula: continusmo no primeiro ano. Mudanas no segundo? In: Democracia Viva, http://www.ibase.br/site-antigo/modules.php?name=Conteudo&pid=849 Consulta em 18 de agosto de 2012. FRANCO, Fernando S. et al. Monitoramento Qualitativo de Impacto. Desenvolvimento de Indicadores para a Extenso Rural no Nordeste do Brasil. Berlim / Fortaleza / Recife, novembro 2000. Mimeo.

HALL, Stuart, Race, articulation and societies structured in dominance, p. 341. In: HALL, Stuart, C. CRITCHER, T. Jefferson, J. CLARKE & B. ROBERTS (1978): Policing the Crisis. London: Macmillan. INESC. Governo Dilma executou o oramento 2011 com freio puxado. Nota tcnica n. 177, maro de 2012. IPEA [et al.]. Retrato das Desigualdades. 4a edio, 2011. IVO, Anete B. L. A reconverso do social: dilemas da redistribuio no tratamento focalizado. So Paulo em Perspectiva, 18(2): 57-67, 2004. JONES, Camara P. Confronting institutionalized racismo. Phylon, s/ data. KING, Gary. Institutional Racism and the Medical/Health Complex: a conceptual analysis. In: International Society on Hypertension. In: Blacks, Ethinicity and Disease. Winter-Spring; 6(1-2), Atlanta ,1996, pp. : 30-46. MERRY, Sally. Engle. Measuring the World: Indicators, Human Rights, and Global Governance. Current Anthropology Volume 52, Supplement 3, April 2011. BRASIL. Guia Referencial para Medio de Desempenho e Manual para Construo de Indicadores. Ministrio do Planejamento. Braslia, dezembro de 2009. MONNERAT, Giselle L. e SOUZA, Rosimary Gonalves de. Da Seguridade Social intersetorialidade: reexes sobre a integrao das polticas sociais no Brasil. R. Katl, Florianpolis, v. 14, n. 1, p. 41-49, jan./jun. 2011. POCHMANN, Mrcio. Proteo Social na Periferia do Capitalismo: consideraes sobre o Brasil. So Paulo em Perspectiva, 18(2) 2004. SALES JR, Ronaldo. Racismo Institucional. Trabalho preliminar apresentado ao Projeto Mais Direitos e Mais Poder para as Mulheres Brasileiras, FIG, 2011. SALVADOR, Evilsio e YANNOULAS, Silvia. Oramento e nanciamento de polticas pblicas para a equidade de gnero, raa e gerao. Relatrio de pesquisa apresentado ao Projeto Desenvolvimento e Direitos Humanos: Caminhos para a equidade de gnero, raa e gerao, Criola, 2010.

54

Вам также может понравиться