Вы находитесь на странице: 1из 4

RECONFIGURAO DE SISTEMAS DE DISTRIBUIO USANDO ESTRATGIAS DE BUSCA GLOBAL E UMA HEURSTICA SIMPLES.

RECONFIGURATION OF DISTRIBUTION SYSTEM USING GLOBAL AND SEARCH STRATEGIES IN A SINGLE HEURISTIC.
Lucas da Silva Pereira, Rubn Augusto Romero Lzaro Campus de Ilha Solteira Faculdade de
Engenharia de Ilha Solteira Engenharia Eltrica lucaspereira@mail.com PIBIC/CNPq. Palavras chaves: reconfigurao da distribuio; fluxo de carga; heursticas. Keywords: reconfiguration of the distribution; load flow, heuristic.

1.INTRODUO O sistema de distribuio de energia eltrica atualmente vm sendo aperfeioado pelas concessionrias de energia eltrica e rgos de pesquisa atravs de novas tcnicas e materiais utilizados. Uma dessas tcnicas para melhorar as condies de operao a de reconfigurao. As redes de distribuio possuem um conjunto de dispositivos de controle e proteo que permitem alterar facilmente a sua configurao atravs de manobras destes dispositivos. Assim, possvel tomar aes que permitam operar o sistema sempre da maneira mais adequada, isto , com reduo nas perdas ativas e melhoria nos nveis de tenso mantendo a condio necessria para a radialidade do sistema. Esta condio faz com que alguns ramais estejam operando e outros fora da operao. Em geral, pode-se dizer que o problema da reconfigurao de redes de distribuio consiste em buscar uma estratgia tima de operao de modo a minimizar as perdas nos alimentadores e propiciar um balanceamento adequado das cargas no sistema trifsico, considerando-se aspectos de confiabilidade da proteo e da qualidade de fornecimento de energia aos consumidores. Deste modo, prope-se um algoritmo heurstico para a soluo do problema de reconfigurao de redes de distribuio, apresentando como resultado uma nova possibilidade de diminuir a quantidade de candidatos a topologia radial existentes de uma forma eficiente e simples. Assim, pode-se diminuir o esforo computacional para esse problema de reconfigurao e aumentando a possibilidade de efetuar uma resoluo desse problema de modo rpido e eficaz sem exigir um aumento na complexidade do algoritmo. 2. FUNDAMENTAO TERICA E OBJETIVOS 2.1 Fundamentao Terica O uso de procedimentos de reconfigurao de redes de distribuio para encontrar alternativas de menores perdas foi proposto inicialmente pelos engenheiros A. Merlin e H. Back, da "Electricit de France" (Merlin e Back, 1975). Posteriormente foi modificada, sendo est a abertura seqencial de chaves deste modo construindo um padro de fluxo timo no sistema (Merlin & Back, 1975; Shirmohammadi & Hong, 1989; Peponis et al., 1995). Tambm foi desenvolvido outro mtodo nessa rea considerando a troca de ramos, onde se mantm a radialidade do sistema (Civanlar et al., 1988; Baran & Wu, 1989; Peponis et al., 1995).

2.2 Objetivos Uma proposta de algoritmo heurstico para a soluo do problema de reconfigurao de redes de distribuio, apresentando como resultado uma nova possibilidade de se diminuir o espao de busca de candidatos a topologia radial de uma forma eficiente e simples.

02563

3. MATERIAIS E METODOLOGIA 3.1 Materiais Utilizou-se o software FORTRAN para a implementao do mtodo e a obteno de resultados de sistemas de pequeno porte. 3.2 Metodologia O algoritmo de otimizao proposto pretende encontrar topologias radiais com um mnimo esforo computacional e com isso ser implementado na resoluo de outros problemas relacionados com a reconfigurao. Deste modo foi empregado dois mtodos distintos, o de conceito de laos (i) e o de enumerao explicita (ii) baseado em nmeros binrios. (i) O processo tem inicio com uma topologia corrente inicial e radial, e a partir dela se faz uma varredura inteligente por todo o sistema para determinar os caminhos possveis, e se esses caminhos podem ser fechados (malha ou lao). Determinando esses caminhos fechados, consegue-se atravs deles e de uma combinao simples (onde se retira um ramo de cada lao, fazendo todas as combinaes possveis), construir possveis candidatos a topologia radial ( com um nmero bem reduzido, mas contendo todas as topologias radiais). Com isso, realiza-se uma seleo de onde se extrai todas as topologias radiais do sistema, desse nmero reduzido de candidatos. Desse modo o algoritmo realiza um menor esforo computacional. Incio Leitura da topologia radial inicial Varredura do sistema a partir de cada ramo que est fora da topologia radial inicial, percorrendo todos os caminhos possveis.

Encontrou a barra de referncia (Subestao)? Sim Armazena o lao.

No

Todos os caminhos percorridos? Sim Fim

No

Fig 01: Diagrama de blocos do algoritmo do mtodo para encontrar os laos no sistema de distribuio.

02564

Incio Leitura dos laos encontrados Retira-se um ramo de cada lao ao mesmo tempo, de forma com que se possa fazer todas as combinaes possveis. Armazena todos candidatos gerados. Fim Fig 02: Diagrama de blocos do algoritmo para a gerao dos candidatos a topologia radial atravs dos laos encontrados. De acordo com as figuras 01 e 02 o mtodo se desenvolve de maneira simples e com o mnimo de esforo computacional. (ii) O mtodo utilizado como enumerao explicita foi baseado no conceito de nmeros binrios. Este mtodo utiliza a soma binria e a quantidade de bits 0 e 1 de acordo com a caracterstica do sistema, onde os zeros representam ramos que esto desconectados. Exemplo: Considerando um sistema com 5 ramos e dentre eles h 2 ramos que esto fora (sem conexo). Ento teremos trs bits 1 e dois bits 0. Sabemos que em binrio o menor nmero de 5 bits com essa caracterstica 00111 (base 2). Desse modo, soma-se 1 em forma binria ao valor 00111. O valor obtido 01000, mas como no obedece ao critrio de trs bits 1 e dois 0, ento soma-se at obter essa caracterstica. Assim teremos os candidatos a topologia radial. Esse mtodo relativamente simples de programar e entender, mas no muito eficiente devido a maior quantidade de candidatos gerados. O que exigiu um maior esforo computacional. 4. RESULTADOS E DISCUSSES O mtodo baseado em laos foi aplicado no problema do sistema de 14 barras assim como o de enumerao explicita. O mtodo baseado em laos criou 210 candidatos enquanto que o de enumerao explicita foi de 560 (um nmero muito superior). Desses candidatos foi selecionado 190 sendo radiais em ambos.

02565

Fig 03: Sistema de 14 barras com sua topologia radial inicial O algoritmo baseado em laos encontrou os seguintes laos:

Fig 04: Laos encontrados pelo algoritmo baseado no mtodo de laos.

5. CONCLUSES O mtodo baseado na teoria de laos conseguiu diminuir drasticamente o espao de busca das topologias radias (de 210 candidatos, encontrou 190 radiais). Com isso o mtodo se mostrou bem objetivo e de simples desenvolvimento, exigindo um mnimo de esforo computacional para um sistema de pequeno porte. Devemos observar que ambos os mtodos encontram todas as topologias radias existentes no sistema mas a proposta de gerao de laos reduz o espao de busca de forma significativa e que significa um tempo de processamento menor. Assim o algoritmo proposto pode ser empregado como auxilio na anlise de sistemas que exigem um maior esforo computacional. Deste modo o mtodo est sendo aplicado para sistemas de maiores dimenses para comprovar sua eficincia. Referncias Bibliogrficas ZVIETCOVICH, W. G. Reconfigurao de Sistemas de Distribuio de Energia Eltrica Utilizando a Metaheurstica de Busca em Vizinhana Varivel. Exame Geral de Qualificao de Mestrado UNESP, Maio de 2006. CINVANLAR, S.; GRAINGER, J.; LEE, S. Distribution feeder reconfigurations for loss redution. IEEE Transaction on Power Delivery, v. 3, n. 3, p. 1217 1223, 1988. ELGERD, O. Introduo Teoria de Sistemas de Energia Eltrica. 2. Ed. So Paulo: McGraw Hill do Brasil, 1978. MONTICELLI, A. Fluxo de Carga em Redes de Energia Eltrica. 2. Ed. So Paulo: Edgar Blucher, 1983.

02566

Вам также может понравиться