Вы находитесь на странице: 1из 6

Artesanato/Encadernao artesanal - Wikilivros

http://pt.wikibooks.org/wiki/Artesanato/Encadernao_artesanal

Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto. < Artesanato


Este item foi movido da Wikipdia para c e ainda precisar de adaptaes

Este mdulo pretende explicar tcnicas de encadernao sem uso de mquinas especiais, ou seja, que use apenas apetrechos bsicos encontrveis em qualquer papelaria, as prprias mos e um pouco de prtica.

ndice
1 Corte do papel 2 Mtodos de encadernao 2.1 Mtodo fcil de encadernao de livros 2.2 Mtodo com cola reforado 2.3 Mtodo com cola melhorado 2.4 Mtodo com cola quente 2.5 Mtodos de encadernao com costura 2.5.1 Encadernao com costura - resumo 2.5.2 Aplicando o resumo 2.5.3 Mltiplos cadernos 2.6 Encadernao com grampo 2.7 Encadernao em grampo trilho 3 Ver tambm

Corte do papel
O papel pode ser cortado de diversas formas. Via de regra, at mesmo uma tesoura pode funcionar, mas o melhor utilizar uma guilhotina. Um mtodo intermedirio utilizar rgua e estilete, mas tenha o cuidado de providenciar uma superfcie plana; forrar a superfcie com algum material emborrachado

1 de 6

25/09/2012 10:03

Artesanato/Encadernao artesanal - Wikilivros

http://pt.wikibooks.org/wiki/Artesanato/Encadernao_artesanal

(capas de borracha razoavelmente resistentes podem ser encontrados em ferros velhos ou em oficinas que fazem pra-lamas de caminho), pois facilita o corte, preserva a integridade da superfcie (que de outra forma vai sofrer vrios arranhes), ajuda na qualidade do trabalho e aumenta a durabilidade do estilete.

Mtodos de encadernao
Mtodo fcil de encadernao de livros
O mtodo mais fcil de encadernao de livros , sem dvida alguma, o que usa apenas cola. Basta que as folhas estejam juntas, de preferncia prensadas umas contra as outras (voc pode utilizar dois ou trs sargentos e duas barras firmes e retas para fazer o servio). No lado que dever estar fixo (lombada) passada a cola, que depois de seca receber mais um ou duas demos, a fim de garantir maior durabilidade. Ao contrrio do que parece, as folhas no descolam por causa da pequena espessura (muito menor que um milmetro nos papis escolares). No entanto, neste caso a durabilidade no muito grande.

1. Prensar folhas; 2. Passar cola; 3. Colar capa

Mtodo com cola reforado


Uma evoluo do mtodo simples, de maior durabilidade, conseguido apenas colando na lombada, aps a ltima demo de cola (antes de secar), um pequeno pedao de papel: 1. Antes de prensar as folhas, cole uma pequena tira de papel na folha de rosto, do lado que ficar preso, cerca de 5mm antes da lombada; 2. Imediatamente aps a ltima demo de cola dobre-a sobre a lombada, e mantenha pressionado at que fique colada; 3. Cole tambm na ltima folha, cerca de 5mm depois da lombada, conforme feito na folha de rosto.

2 de 6

25/09/2012 10:03

Artesanato/Encadernao artesanal - Wikilivros

http://pt.wikibooks.org/wiki/Artesanato/Encadernao_artesanal

Mtodo com cola melhorado

1. Prense as folhas; 2. Use uma serra (daquelas de cortar cano) para fazer cortes transversais ao papel, de aproximadamente um milmetro de profundidade. Faa aproximadamente 8 cortes, distribudos no decorrer de toda a lombada; 3. Corte oito pedaos de barbante. Estes sero colocados nos "cortes" que voc acabou de fazer, a fim de aumentar a superfcie de contato e dar resistncia ao conjunto; 4. Passe cola; 5. Com a cola ainda fresca, mergulhe os pedaos de barbante nos "cortes" e deixe secar; 6. Passe mais umas duas ou trs demos de cola, sempre esperando a ltima secar. Se quiser ainda mais resistente, cole tambm a tira de papel, conforme feito no mtodo anterior.

Mtodo com cola quente


Usar cola comum um processo demorado. Se o interesse rapidez fica melhor utilizar cola quente, que est pronta para uso em aproximadamente 15 segundos. Este mtodo utiliza cola basto, daquelas que so derretidas com pistolas.

1. Prense as folhas 2. Use um objeto aquecido para derreter a cola. As pistolas convencionais no do "vazo" de cola suficiente para o servio, alm do que a cola sai pastosa quando o ideal que esteja lquida (para penetrar com facilidade nas fibras do papel). Por isto, melhor utilizar uma chave de fenda (com o cabo muito bem isolado, a fim de evitar queimaduras) aquecida no fogo ou um ferro de solda, daqueles utilizados em eletrnica.
3 de 6 25/09/2012 10:03

Artesanato/Encadernao artesanal - Wikilivros

http://pt.wikibooks.org/wiki/Artesanato/Encadernao_artesanal

ATENO: Os vapores da cola so txicos. Use uma proteo para o nariz e nunca cheire a fumaa. No aquea a cola diretamente no fogo, pois inflamvel em temperaturas exageradamente altas. 1. O melhor resultado feito pressionando a cola contra o objeto aquecido e ento movimentando ambos na direo do ferro, nunca na direo da cola.

Mtodos de encadernao com costura


Encadernao com costura mais trabalhoso, porm mais durvel do que as encadernaes com cola, alm do que igualmente barata. Livros encadernados com costura podem durar geraes! Encadernao com costura - resumo Este o mtodo principal de costurar, a partir do qual se derivam os outros:

Aplicando o resumo Se preferir, encaderne um nico conjunto de folhas(chamado de caderno), conforme a seguir:

Mltiplos cadernos Para vrios cadernos, tente o mtodo a seguir:


4 de 6 25/09/2012 10:03

Artesanato/Encadernao artesanal - Wikilivros

http://pt.wikibooks.org/wiki/Artesanato/Encadernao_artesanal

Encadernao com grampo


Este mtodo rpido e barato, muito utilizado em periricos. Use grampeador comum, as folhas so grampeadas e ento dobradas ao meio.

1. 2. 3. 4.

Imprima as folhas Alinhe as folhas Grampeie Dobre

Ateno para o tamanho da abertura do grampeador, que dever chegar ao meio da folha grampeada.

5 de 6

25/09/2012 10:03

Artesanato/Encadernao artesanal - Wikilivros

http://pt.wikibooks.org/wiki/Artesanato/Encadernao_artesanal

Encadernao em grampo trilho


Este mtodo ideal quando for necessrio criar exemplares onde as folhas precisam ser acrescentadas ou retiradas. Utilize um furador de papel e prenda tudo com grampo trilho. Ateno para a forma de confeccionar a capa, que parece com a letra "M".

Ver tambm
Manual de reparos de livros (http://www.abracor.com.br/novosite /txt_tecnicos /CPBA/CPBA%2013%20Manual%20Peq%20Reparos%20Livros.pdf) Obtido em "http://pt.wikibooks.org/w/index.php?title=Artesanato /Encadernao_artesanal&oldid=236052" Categorias: !Itens movidos Livro/Artesanato Bibliologia Design Esta pgina foi modificada pela ltima vez s 02h00min de 2 de Maio de 2012. Este texto disponibilizado nos termos da licena Creative Commons Atribuio-Compartilhamento pela mesma Licena 3.0 Unported; pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as Condies de Uso para mais detalhes.

6 de 6

25/09/2012 10:03

Вам также может понравиться