Вы находитесь на странице: 1из 49

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computao

Curso de Cincia da Computao Projeto Pedaggico

Macei, Agosto de 2006

Universidade Federal de Alagoas Instituto de Computao

Curso de Cincia da Computao Projeto Pedaggico do Curso


Colegiado do Curso:
______________________________________________ Marcus de Melo Braga Coordenador ______________________________________________ Fbio Paraguau Duarte da Costa Vice-Coordenador ______________________________________________ Alcino DallIgna Jnior ______________________________________________ Fbio Cunha de Albuquerque ______________________________________________ Luis Claudius Coradine ______________________________________________ Marcelo de Gusmo ______________________________________________ caro Rafael da Silva Medeiros

Macei, agosto de 2006

Sumrio
Identificao do Curso ............................................................................................................... 4 1. Introduo............................................................................................................................... 5 2. Perfil do Egresso .................................................................................................................... 7 2.1. Caractersticas do Profissional ........................................................................................ 7 3. Habilidades/Competncias/Atitudes ...................................................................................... 8 3.1. Competncias .................................................................................................................. 8 3.2. reas de Atuao ............................................................................................................ 8 3.3 Habilidades..................................................................................................................... 10 4. Contedos/Matriz Curricular................................................................................................ 12 4.1. Fluxograma.................................................................................................................... 14 5. Ordenamento Curricular....................................................................................................... 17 5.1. Ementas das Disciplinas................................................................................................ 20 6. Estgio Supervisionado ........................................................................................................ 43 8. Atividades Complementares ................................................................................................ 45 9. Avaliao.............................................................................................................................. 47 9.1. Avaliao do Projeto Pedaggico ................................................................................. 47 9.2. Avaliao dos Docentes .............................................................................................. 477 9.3. Avaliao dos Discentes................................................................................................ 48 9.4. Consideraes Finais da Avaliao do Aprendizado ................................................... 48 Anexo I Corpo Docente......................................................................................................... 49

Identificao do Curso
Nome do Curso: Ttulo Ofertado: Reconhecimento: Turnos: Carga Horria: Durao: Cincia da Computao. Bacharel em Cincia da Computao. Portaria 1121/95 do MEC. Diurno. 3560 horas. Mnima: 4 anos; Mxima: 7 anos. 60 anuais com duas entradas semestrais de 30 alunos. Bacharis em Cincia da Computao com habilitao para o exerccio das profisses da rea de Informtica: Engenharia de Sistemas e Computao, Engenharia de Software, Anlise de Sistemas, Anlise de Tecnologia da Informao e Sistemas de Informao.

Vagas: Perfil:

Campo de Atuao: Desenvolvimento de Software, Consultoria e Gerenciamento de Tecnologia da Informao, Redes de Computadores, Banco de Dados, Inteligncia Artificial, Computao Grfica e outras atividades correlatas.

1. Introduo
O Curso de Cincia da Computao da UFAL teve seu funcionamento autorizado a partir do segundo semestre do ano de 1987, sendo reconhecido pelo MEC em 1995, atravs da Portaria n 1121/95. O curso nasceu por uma iniciativa do Departamento de Matemtica Aplicada (MAP), que teve, posteriormente, sua denominao alterada para Departamento de Tecnologia da Informao (TCI). Com a mudana estrutural da Universidade Federal de Alagoas, implantada em 2006, o Departamento de Tecnologia da Informao foi transformado em Unidade Acadmica sob a denominao de Instituto de Computao (IC), que passou a ser o responsvel pelo referido curso. O Curso de Cincia da Computao da UFAL, contempla as diretrizes de formao de recursos humanos em Computao, estabelecidos pelo MEC/SESu, que especifica caractersticas prprias de formao visando atender as necessidades da sociedade brasileira. Os cursos de Cincia da Computao, segundo as diretrizes curriculares do MEC, tm como objetivo a formao de recursos humanos para o desenvolvimento cientfico e tecnolgico da rea de Computao. Os egressos desses cursos devem estar situados no estado da arte da Cincia e da Tecnologia da Computao, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento cientfico, ou aplicando os conhecimentos cientficos e promovendo o desenvolvimento tecnolgico do pas. Este projeto traz uma descrio do que se pretende como perfil do egresso conectado com as principais competncias e habilidades requeridas, refletindo uma matriz curricular apropriada e condizente com tais pretenses. O projeto foi elaborado mantendo-se, principalmente, a coerncia com as Diretrizes Curriculares do MEC para o Curso de Cincia da Computao. O curso de Bacharelado em Cincia da Computao proposto tem por objetivo a formao terica e prtica em computao, a fim de preparar adequadamente os seus alunos para atuar nos mais diversos setores da Informtica, conseguindo acompanhar suas evolues, e tambm para ingressar em programas de Ps-Graduao e Pesquisa. A formao do aluno abranger a compreenso do campo cientfico da computao, buscando a sua aplicao na soluo de problemas da sociedade e no desenvolvimento de conhecimento e tecnologias que permitam a evoluo da computao. 5

O curso garantir uma formao bsica, habilitando os seus alunos a ganharem competncias e poder seguir com efetividade o curso nas matrias das reas de conhecimento especficas da computao de acordo com o perfil desejado pelo aluno. A formao abranger tambm o estudo dos aspectos profissionais, ticos e sociais da computao e de outras reas do conhecimento, como, por exemplo, matemtica, fsica, administrao, direito e outras, tal como recomendado nas diretrizes propostas pela Comisso de Especialistas em Educao em Computao e Informtica (CEEInf) do Ministrio da Educao.

2. Perfil do Egresso
O curso foi concebido visando prover uma formao bsica e slida que permita capacitar o aluno para uma atuao profissional competente, habilitando-o na soluo de problemas do mundo real, por meio da construo de modelos computacionais e da sua implementao. Particularmente, tal formao possibilitar ao egresso as condies apropriadas para enfrentar as freqentes mudanas tecnolgicas, caracterizadas pelo dinamismo apresentado pela rea de Cincia da Computao.

2.1. Caractersticas do Profissional


As caractersticas fundamentais deste profissional so: Conhecimento e domnio de processos de projeto e construo de sistemas computacionais complexos para a soluo de problemas com base cientfica; Capacidade de aplicar seus conhecimentos de forma independente e inovadora, acompanhando a evoluo do setor e contribuindo na busca de solues criativas nas diferentes reas de atuao; Formao humanstica permitindo a compreenso e atuao nas decises da sociedade, tornando-se cidado consciente do seu papel social, da existncia humana e do respeito vida e ao outro; Formao empreendedora, possibilitando uma viso mercadolgica da Tecnologia da Informao e da dinmica organizacional em um mercado globalizado; senso tico e profissional, associado responsabilidade social, com a compreenso da causalidade e finalidade das prticas computacionais e da busca constante da otimizao do trabalho humano e do aprimoramento da sociedade.

3. Habilidades/Competncias/Atitudes
O curso de Cincia da Computao oferece ao aluno egresso do curso uma formao slida com variadas competncias e habilidades que lhe permitir atuar em parceria com diversas profisses que requerem o conhecimento da computao. Alm disso, tal egresso est preparado para conviver com as freqentes mudanas que ocorrem no seu ambiente de atuao, seja ele acadmico ou mercadolgico.

3.1. Competncias
Com base no perfil almejado para seu egresso, o curso se prope a desenvolver no aluno, dentre outras, as seguintes competncias: Modelar sistemas do mundo real buscando solues sistematizadas atravs dos recursos disponveis da rea da Computao, Informtica e Comunicaes; Projetar e construir modelos computacionais, com base cientfica, para soluo de problemas; Projetar e implementar sistemas complexos de alta qualidade, os quais requerem solues computacionais complexas atravs de algoritmos; Gerenciar projetos de desenvolvimento de sistemas computacionais em geral; Prestar assessoria tomada de deciso na rea de Tecnologia da Informao (TI); Estar capacitado a desenvolver, implantar e gerenciar sistemas de base tecnolgica tais como: redes de computadores, banco de dados, inteligncia artificial, sistemas distribudos e computao cientfica; Prosseguir os estudos em nvel de ps-graduao em Cincia da Computao ou reas correlatas; Dedicar-se pesquisa visando uma carreira acadmica/cientfica.

3.2. reas de Atuao


As competncias mencionadas permitiro ao egresso atuar: No desenvolvimento de Sistemas de Informao. Os sistemas de informao compreendem o conjunto de hardware e software que processam, armazenam e divulgam as informaes de uma organizao. O desenvolvimento destes sistemas requer a anlise dos modelos de negcios utilizados pela organizao e a elaborao de uma soluo computacional tcnica e economicamente vivel. Esta formao 8

permite ao futuro profissional atuar em qualquer organizao que utilize Tecnologia da Informao. Nestas organizaes ele pode assumir cargos e funes de Engenheiro de Software, Analista de Sistemas, Gerentes de Projetos, Gerente de Tecnologia da Informao, dentre vrias outras. No desenvolvimento de Software Bsico e Aplicativo. Software bsico e aplicativo so denominaes dadas aos programas de computadores de uso geral, no restrito a uma nica organizao. So exemplos de software bsico: os editores de texto, planilhas eletrnicas, browsers, compiladores, parsers, etc. So exemplos de aplicativos: Software para Gesto de Documentos, Workflow, etc. A formao ampla e slida em Programao e Engenharia de Software oferecida pelo curso permite ao formado atuar no design, implementao e avaliao destes produtos. As ofertas de empregos para estas competncias esto nas organizaes em geral, mas especialmente em empresas da chamada "indstria de software". Em redes de computadores. A instalao de sistemas computacionais em empresas requer o projeto, implantao e gerncia de uma rede de computadores. Esta atividade hoje essencial em quase todas as empresas que utilizam Tecnologia da Informao, o que garante um amplo mercado de trabalho. A atividade permanente de gerncia da rede para garantir o seu pleno funcionamento e a segurana e integridade dos seus componentes requer um profissional diferenciado de alta capacitao com uma boa remunerao no mercado de trabalho. Na soluo de problemas relacionados com a interao entre usurio e sistemas. O foco no desenvolvimento de sistemas computacionais no deve estar restrito ao sistema em si. Ele deve ser amplo, centrado nas pessoas que iro utiliz-lo e no contexto onde est inserido. O curso aborda os aspectos tericos envolvidos na interao homem-computador e nas solues para melhorar a usabilidade e a acessibilidade destes sistemas. Esta competncia capacita o aluno formado a atuar em empresas que produzam hardware e software ou que utilizam sistemas computacionais na realizao de suas atividades. Na elaborao de modelos matemticos e algoritmos para soluo de problemas. Em muitos casos, o desenvolvimento de um sistema computacional requer o entendimento de um problema, a elaborao de um modelo matemtico e construo de um algoritmo que possibilite a sua implementao num computador. Neste processo est a essncia da computao como cincia e fundamental ao profissional o domnio desta competncia. Esta formao capacita o egresso a trabalhar em empresas cuja atividade fim no seja a computao, mas que necessita desenvolver sistemas para as suas 9

necessidades especficas. So exemplos os sistemas para engenharia, sistemas cientficos, sistemas para a rea do petrleo, sistemas para meteorologia, etc. No ensino, na pesquisa e na ps-graduao na rea de computao ou em reas que apliquem a computao. O aluno formado no curso tambm est preparado para atuar no ensino, na pesquisa e ou realizar uma ps-graduao nesta rea para que possa aperfeioar e expandir os seus conhecimentos. Nesta atuao profissional, possvel trabalhar em universidades ou centros de pesquisa para contribuir com novas descobertas tericas e tecnolgicas na cincia da computao.

3.3 Habilidades
Dentre as habilidades que o aluno adquire na sua formao podemos citar: Auto-aprendizado. Trata-se de uma caracterstica motivada pela rpida evoluo da computao, levando o profissional dessa rea a envolver-se num processo contnuo de aprendizado, aps a concluso do seu curso. Assim sendo, fundamental que o aluno adquira desde cedo a capacidade de aprender a aprender. Ele precisar estar sempre aprendendo para manter-se atualizado e competente. A habilidade em pesquisa enseja significativa-mente o auto-aprendizado. Esta habilidade desenvolvida ao longo de todo o curso atravs de trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em diversas disciplinas, pela participao em projetos de pesquisa e pela realizao do trabalho de concluso de curso; Trabalho em grupo. Um indicador importante para motivar o desenvolvimento dessa habilidade que o desenvolvimento de sistemas computacionais quase sempre realizado em equipe, com profissionais desempenhando diferentes funes. A habilidade de trabalhar em grupo fundamental para o profissional da computao e estimulada e desenvolvida durante o curso durante a realizao de projetos de pesquisa e trabalhos em disciplinas; Criatividade. Anlise de problemas e modelagem de solues criativas com suas conseqentes implementaes. A anlise de um problema e a capacidade criativa de elaborao de um modelo para a sua soluo uma habilidade essencial para um profissional de computao. Esta habilidade introduzida desde o incio do curso nas atividades de programao e desenvolvida mais amplamente, em diversas disciplinas e atividades curriculares. Capacidade Empreendedora. Trata-se de uma habilidade importante para um profissional, inclusive queles que no desejam ser empresrios. Esta habilidade pode 10

ser desenvolvida e visa capacitar o profissional a assumir uma atitude proativa, a desenvolver uma rede de relaes e a liderar projetos em suas atividades profissionais. Ela introduzida no curso em dois momentos: no terceiro semestre, com a disciplina Empreendedorismo em Informtica e no penltimo semestre com a disciplina Introduo Administrao. Alm disso, ela desenvolvida ao longo do curso atravs de atividades prticas, nas quais os alunos so estimulados a apresentar e liderar projetos de sistemas; Alm destas habilidades, o aluno tem a oportunidade de aprimorar sua capacidade de expresso oral e escrita, atravs da elaborao e apresentao de projetos em seminrios e debates, e de vrios trabalhos escritos em provas dissertativas, trabalhos em grupo e relatrios individuais durante o curso. O aluno deve desenvolver tambm competncia e desempenho em lngua inglesa atravs de apoio de disciplina de ingls instrumental e leitura de livros e artigos de computao, escritos na lngua inglesa.

11

4. Contedos/Matriz Curricular
O Curso de Cincia da Computao tem a durao mnima de 4 anos e a mxima de 7 anos. O seu currculo est estruturado em 8 semestres, onde os 6 primeiros destinam-se s disciplinas de formao bsica e os dois restantes s de formao especfica do Bacharel em Cincia da Computao. O curso conta com um total de 3.280 horas/aula, correspondendo a 44 disciplinas obrigatrias (2.9601 horas/aula) e um mnimo de 8 disciplinas eletivas (320 horas/aula). O contedo da Formao Bsica em Computao formado pelo conjunto de disciplinas obrigatrias. Este conjunto de disciplinas obrigatrias visa garantir a competncia mnima necessria a um profissional de computao de nvel superior, com os conhecimentos bsicos e alguns especficos das principais reas da computao que o habilitam ao exerccio da profisso. A mdia da carga horria do curso por semestre de 440 horas. Este valor est de acordo com as diretrizes curriculares de computao e informtica estabelecidas pelo MEC, que recomendam um mnimo de 400 horas por semestre. A grade curricular apresenta, tambm, um segundo grupo de disciplinas destinadas formao profissional. Cada disciplina especializa uma ou mais competncias contribuindo para o perfil do profissional da computao. Com esse segundo grupo, totalizamos uma carga horria de 3280 horas, ultrapassando o mnimo recomendado a um curso de bacharelado que atualmente de 3000 horas, de acordo com as diretrizes curriculares. Aps a integralizao dos contedos obrigatrios, exige-se a elaborao e apresentao de uma monografia individual (Trabalho de Concluso de Curso TCC) com temtica relacionada ao exerccio profissional e com o apoio de um professor orientador. O TCC previsto como atividade obrigatria, tendo carga horria para integralizao correspondente a 80 horas. facultada ao aluno, a possibilidade de cursar outras disciplinas eletivas ofertadas, bem com realizar Atividades Complementares no decorrer do curso. As Atividades Complementares devem ter uma carga horria de no mnimo 200 horas e podem ser realizadas atravs do Estgio Supervisionado, abrangendo experincias prticas em ambiente profissional, no interior da Universidade ou fora dela, ou atravs de outras

Sem considerar 80 horas do Trabalho de Concluso de Curso

12

atividades regulamentadas pelo CONSUNI/UFAL e por Resolues do Colegiado de Curso. Desta forma, a carga horria mnima total do curso ser composta por: 2960 horas/aula de disciplinas obrigatrias; 320 horas/aula de disciplinas eletivas; 80 horas de Trabalho de Concluso de Curso e 200 horas de atividades complementares, perfazendo um total de 3560 horas. As horas/aula de disciplinas eletivas cursadas e/ou as atividades complementares realizadas que ultrapassarem a carga horria total sero lanadas no histrico escolar do aluno, somando-se sua integralizao curricular. O Curso de Cincia da Computao no visa apenas formao de tcnicos. A sua matriz curricular apresenta disciplinas que possibilitam ao aluno, ingressar em grupos de ensino, pesquisa e extenso, como tambm o habilitam ao ingresso em programas de psgraduao. As atividades de pesquisa e de extenso tm o suporte notadamente nas disciplinas de Programao, Engenharia de Software, Banco de Dados, Redes de Computadores e Inteligncia Artificial. Desde o 4 semestre, o aluno poder inserir-se nos projetos de pesquisa e iniciao cientfica atualmente existentes no Instituto de Computao ou participar de projetos externos ao Instituto. As atividades de extenso, quer seja atravs da realizao de cursos para a comunidade interna e externa, quer atravs de aes que demandem servios de informatizao, podem ser exercidas com a participao do alunado desde o 3 semestre letivo. Com relao participao dos alunos nos programas de ps-graduao, convm ressaltar que a maioria das atividades acadmicas do nosso Curso de Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento, tais como seminrios, palestras, mini-cursos e outros eventos, est sempre aberta para o alunado da graduao, visando estimular os que se interessam pela carreira acadmica. A matriz curricular atual apresenta vrias disciplinas que proporcionam um embasamento terico matemtico e computacional, visando habilitar o aluno aos programas de ps-graduao em Cincia da Computao atualmente existentes no pas.

13

4.1. Fluxograma
Ingls Instrumental Programao I Laboratrio de Programao Clculo I Geometria Analtica Introduo Computao

Fsica I

Programao II

Linguagens Formais e Autmatos

Clculo II

lgebra Linear

Matemtica Discreta

Fsica III

Programao III

Metodologia da Pesquisa e Trab. Cient.

Clculo III

Circuitos Digitais

Lgica Aplicada Computao

Empreendedor. Em Informtica

Teoria e Par. De Linguagens de Programao

Engenharia de Software I

Teoria da Computao

Clculo IV

Organizao e Arquitetura de Computadores

Probabilidade e Estatstica

Compiladores

Teoria dos Grafos

Inteligncia Artificial I

Redes de Computadores I

Banco de Dados I

Sistemas Operacionais

Anlise de Algortmos

Engenharia de Software II

Inteligncia Artificial II

Redes de Computadores II

Banco de Dados II

Mtodos Numricos

Computao Grfica

Interao Homem Mquina

Sistemas Distribudos

Introduo ao Direito

Introduo Administrao

(Trabalho de Concluso de Curso - TCC)

Computador, Sociedade e tica

Gerencia de Projetos

O fluxograma da Matriz Curricular do Curso de Cincia da Computao mostra a relao existente entre os diversos grupos de disciplinas existentes. No primeiro semestre, destaca-se a importncia das disciplinas que introduzem as noes de programao de computadores e as atividades em laboratrio, com o apoio da disciplina Ingls Instrumental. Ainda no primeiro semestre o aluno inicia o estudo de disciplinas que lhe fornecem a base matemtica para o acompanhamento do curso, notadamente a srie de Clculo e a de lgebra que o habilitam para a ps-graduao e sero aplicadas em Computao Grfica. As disciplinas de Programao formam, juntamente com as de Engenharia de Software 14

e a de Interao Homem-Mquina, a espinha dorsal do curso de Cincia da Computao. No segundo semestre inicia-se o estudo da srie de Fsica, que serve como base para o estudo de Redes de Computadores e Sistemas Distribudos, juntamente com a disciplina de Circuitos Digitais que possibilita a compreenso da Arquitetura de Computadores e, posteriormente de seus Sistemas Operacionais. A disciplina de Matemtica Discreta, a de Lgica Aplicada Computao e, posteriormente, a de Probabilidade e Estatstica, fundamentam os conceitos necessrios s sries de Bancos de Dados e Inteligncia Artificial. Ainda no segundo semestre o aluno inicia seus estudos de Linguagens Formais e Autmatos que precede aos estudos da Teoria da Computao e dos Grafos, aplicados posteriormente na sua formao em Inteligncia Artificial. No terceiro semestre o aluno conclui sua formao em programao e d incio ao estudo de disciplinas da rea de Cincias Humanas, atravs do estudo do Empreendedorismo que prossegue com as disciplinas Computador, Sociedade e tica, Introduo ao Direito, Introduo a Administrao e, finalmente, Gerncia de Projetos. A disciplina de Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Cientfico visa habilit-lo para as atividades de Iniciao Cientfica e para o Trabalho de Concluso do Curso no oitavo semestre. No quarto semestre, com a disciplina Teoria e Paradigmas de Linguagens de Programao, o aluno d incio a uma nova srie complementada no quinto semestre com a disciplina Compiladores, que fundamenta seus estudos para a concluso da srie de Engenharia de Software e Interao Homem-Mquina. No quinto semestre, o aluno d continuidade s diversas sries iniciadas em semestres anteriores e inicia as sries de Banco de Dados, Redes de Computadores e Inteligncia Artificial. No sexto semestre, as sries de Engenharia de Software, Redes de Computadores, Banco de Dados e Inteligncia Artificial so concludas. Nele o aluno conclui, tambm, a srie iniciada com lgebra Linear e Geometria Analtica, cursando a disciplina Computao Grfica. No sexto semestre o aluno inicia a srie de disciplinas eletivas que o possibilitam prosseguir e complementar seus estudos em reas de seu interesse. No stimo semestre o aluno conclui as demais sries iniciadas nos perodos anteriores e tem a oportunidade, atravs das disciplinas eletivas, de dar continuidade aos seus estudos nas suas reas de interesse selecionadas. A srie de disciplinas eletivas continua at o ltimo semestre letivo. 15

No ltimo semestre, o aluno tem a possibilidade de dedicar-se com afinco realizao do seu Trabalho de Concluso de Curso (TCC) e finalizar seus estudos. Conforme a Portaria n 4.059 do MEC, de 10 de dezembro de 2004, o docente poder dedicar at 20% da carga horria de sua disciplina em atividades pedaggicas na modalidade a distncia.

16

5. Ordenamento Curricular
O Ordenamento Curricular do Curso de Cincia da Computao formado pelas disciplinas abaixo relacionadas por semestre:

DISCIPLINAS 1 SEMESTRE
CARGA HORRIA SEMESTRE CDIGO NOME DA DISCIPLINA SEMANAL SEMESTRAL

COMP001 COMP002 COMP003 COMP004 COMP005 COMP006

Introduo Computao Programao 1 Laboratrio de Programao Clculo 1 Geometria Analtica Ingls Instrumental Carga Horria Total DISCIPLINAS 2 SEMESTRE

4 4 2 4 4 4 22

Terica 60 60 10 60 60 60

Prtica 20 20 30 20 20 20

Total 80 80 40 80 80 80 440

CARGA HORRIA SEMESTRE CDIGO NOME DA DISCIPLINA SEMANAL SEMESTRAL

COMP007 COMP008 COMP009 COMP010 COMP011 COMP012

Matemtica Discreta Programao 2 Linguagens Formais e Autmatos Clculo 2 Fsica 1 lgebra Linear Carga Horria Total DISCIPLINAS 3 SEMESTRE

4 4 2 4 4 4 22

Terica 60 60 30 60 60 60

Prtica 20 20 10 20 20 20

Total 80 80 40 80 80 80 440

CARGA HORRIA SEMESTRE CDIGO NOME DA DISCIPLINA SEMANAL SEMESTRAL

COMP013 COMP014 COMP015 3

Programao 3 Lgica Aplicada Computao Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Cientfico COMP017 Fsica 3 COMP018 Circuitos Digitais COMP019 Clculo 3 COMP016 Empreendedorismo em Informtica Carga Horria Total

4 4 2 4 2 4 2 22

Terica 60 60 30 60 60 60 30

Prtica 20 20 10 20 20 20 10

Total 80 80 40 80 40 80 40 440

17

DISCIPLINAS 4 SEMESTRE
CARGA HORRIA SEMESTRE CDIGO NOME DA DISCIPLINA SEMANAL SEMESTRAL

COMP020 COMP021 COMP022 4 COMP023 COMP024 COMP025

Engenharia de Software 1 Teoria da Computao Teoria e Paradigmas de Linguagens de Programao Probabilidade e Estatstica Clculo 4 Organizao e Arquitetura de Computadores Carga Horria Total DISCIPLINAS 5 SEMESTRE

4 2 4 4 4 4 22

Terica 60 30 60 60 60 60

Prtica 20 10 20 20 20 20

Total 80 40 80 80 80 80 440

CARGA HORRIA SEMESTRE CDIGO NOME DA DISCIPLINA SEMANAL SEMESTRAL

COMP026 COMP027 COMP028 COMP029 COMP030 COMP031

Compiladores Redes de Computadores I Sistemas Operacionais Banco de Dados I Inteligncia Artificial I Teoria dos Grafos Carga Horria Total DISCIPLINAS 6 SEMESTRE

4 4 4 4 4 2 22

Terica 60 60 60 60 60 30

Prtica 20 20 20 20 20 10

Total 80 80 80 80 80 40 440

CARGA HORRIA SEMESTRE CDIGO NOME DA DISCIPLINA SEMANAL SEMESTRAL

COMP032 COMP033 COMP034 COMP035 COMP036 COMP037 COMP038 -----

Engenharia de Software II Redes de Computadores II Banco de Dados II Inteligncia Artificial II Computao Grfica Projeto e Anlise de Algoritmos Mtodos Numricos Disciplina Eletiva Disciplina Eletiva Carga Horria Total

2 2 2 2 4 2 4 2 2 22

Terica 30 30 30 30 60 30 60 -

Prtica 10 10 10 10 20 10 20 -

Total 40 40 40 40 80 40 80 40 40 440

18

DISCIPLINAS 7 SEMESTRE
CARGA HORRIA SEMESTRE CDIGO NOME DA DISCIPLINA SEMANAL SEMESTRAL

COMP039 COMP040 COMP041 COMP042 -------

Sistemas Distribudos Introduo Administrao Interao Homem-Mquina Introduo ao Direito Disciplina Eletiva Disciplina Eletiva Disciplina Eletiva Carga Horria Total DISCIPLINAS 8 SEMESTRE

4 4 2 4 2 2 2 20

Terica 60 60 30 60 -

Prtica 20 20 10 20 -

Total 80 80 40 80 40 40 40 400

CARGA HORRIA SEMESTRE CDIGO NOME DA DISCIPLINA SEMANAL SEMESTRAL

COMP043 COMP044 -------

Gerncia de Projetos Computador, Sociedade e tica Disciplina Eletiva Disciplina Eletiva Disciplina Eletiva Carga Horria Total DISCIPLINAS ELETIVAS

4 2 2 2 2 12

Terica 60 30 -

Prtica 20 10 -

Total 80 40 40 40 40 240

CDIGO

NOME DA DISCIPLINA

CH SEMANAL

CH SEMESTRAL

COMP045 COMP046 COMP047 COMP048 COMP049 COMP050 COMP051 COMP052 COMP053 COMP054 COMP055 COMP056 COMP057 COMP058 COMP059 COMP060 COMP061 COMP062 COMP063

Mtodos Formais Tpicos em Humanidades Tpicos em Computao Cientfica Tpicos em Computao Paralela Tpicos em Banco de Dados Estatstica Computacional Processamento de Imagens Tpicos em Software Bsico Tpicos em Engenharia de Software Tpicos em Arquitetura de Computadores Tpicos em Comunicao de Dados Tpicos em Redes de Computadores Tpicos em Computao Mvel e sem Fio Programao Linear Tpicos em Inteligncia Artificial Qualidade de Software Tpicos Especiais em Computao Tpicos em Modelagem Computacional do Conhecimento Tpicos especiais em programao

2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2

40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40 40

19

5.1. Ementas das Disciplinas


Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP001 Introduo a Computao Ementa:

80

Componentes bsicos de um sistema de computao. Linguagem de programao: conceituao e classificao. Noes de software bsico: sistema operacional, compilador, interpretador, montador, ligador e carregador. Representao interna dos dados e sistema de numerao. Seminrios em temas da cincia da computao.

Bibliografia:
Setzer, V. Introduo Computao e Construo de Algoritmos, McGraw-Hill, So Paulo, 1991. Forbellone, Andr. Lgica de Programao, Makron Books, So Paulo, 2000. Farrer, Harry. Algoritmos Estruturados, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1989. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP002 Programao 1 Ementa:

80

Resoluo de problemas e desenvolvimento de algoritmos. Anlise do problema. Estratgias de soluo. Representao e documentao. Programao de algoritmos usando uma linguagem de programao. Estruturao de programas. Noes de tipos e estrutura elementares de dados. Conceito de recurso e sua aplicao.

Bibliografia:
Evaristo, Jaime. Aprendendo a Programar Programando na Linguagem C, Book Express, Rio de Janeiro, 2004. Ascencio, Ana F. G. e Campos, Edilene A. V. Fundamentos de Programao de Computadores. Prentice Hall, 2002. Forbellone, Andr L.V. Ebesrpacher, Henri F. Lgica de programao - a construo de algoritmos e estruturas de dados, 2a ed. Makron Books, SP, 2000. Mizrahi, Victorine V. Treinamento em Linguagem C. Mdulo 1. McGraw Hill, 1990. Mizrahi, Victorine V. Treinamento em Linguagem C. Mdulo 2. McGraw Hill, 1990.

20

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP003 Laboratrio de Programao Ementa:

40

Atividades prticas em uma linguagem de programao, apoiadas pelo uso de um laboratrio de microcomputadores.

Bibliografia:
Evaristo, Jaime. Aprendendo a Programar Programando na Linguagem C, Book Express, Rio de Janeiro, 2004. Ascencio, Ana F. G. e Campos, Edilene A. V. Fundamentos de Programao de Computadores. Prentice Hall, 2002. Forbellone, Andr L.V.; Ebesrpacher, Henri F. Lgica de programao - a construo de algoritmos e estruturas de dados, 2a.ed. Makron Books, SP, 2000. Mizrahi, Victorine V. Treinamento em Linguagem C. Mdulo 1. McGraw Hill, 1990. Mizrahi, Victorine V. Treinamento em Linguagem C. Mdulo 2. McGraw Hill, 1990. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP004 Clculo 1 Ementa:

80

Funes e grficos. Limite e continuidade. A derivada e a derivao. Valores Extremos de funes. Tcnicas de construo de grficos. A diferencial. Integrao e a integral definida.

Bibliografia:
vila, Geraldo. Clculo 1, Funes de uma Varivel Real, LTC, Rio de Janeiro, 2004. Stewart, James. Clculo 1, Thomson Learning, So Paulo, 2005. Swokowski, Earl. Clculo com Geometria Analtica, Makron Books, So Paulo, 1994. Guidorizzi, Hamilton. Um Curso de Clculo, LTC, Rio de Janeiro, 2001. Leithold, Louis. Clculo com Geometria Analtica, Harbra, So Paulo, 1994. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP005 Geometria Analtica Ementa:

80

Geometria em Trs Dimenses: Vetores. Produtos internos. Produtos vetoriais. Retas e planos. Cnicas e qudricas. Espaos e subespaos euclidianos. Matrizes e Determinantes. Sistemas de equaes lineares.

Bibliografia:
Boulos, Paulo. Vetores e Geometria Analtica: Um Tratamento Vetorial, Makron Books, So Paulo, 2005. Reis, Gensio. Geometria Analtica, LTC, Rio de Janeiro, 1996.

21

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP006 Ingls Instrumental Ementa:

80

Estudo de textos especficos da rea de computao visando compreenso. Aspectos gramaticais e morfolgicos pertinentes compreenso. Desenvolvimento e ampliao das estratgias de leitura. Conscientizao do processo de leitura. Explorao de informaes no-lineares, cognatos e contexto. Seletividade do tipo de leitura (Skimming/Scanning). Levantamento de hiptese sobre texto (ttulo e subttulos). Abordagem de pontos gramaticais problemticos para leitura. Uso do dicionrio como estratgiasuporte de leitura: tipos, recursos, prtica.

Bibliografia:
Pinto, Dilce. Compreenso Inteligente de Textos. Grasping the Meaning. Vol 1 e 2, LTC, RJ, 1991. Dubin, F. Reading by All Means. Addison-Wesley, USA, 1990. Ediger, A. Reading for Meaning. Longman, USA, 1989. Michaelis. Dicionrio Ingls-Portugus, Melhoramentos, So Paulo, 2003. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP007 Matemtica Discreta Ementa:

80

Conjuntos e Funes. Construo Axiomtica do Conjunto dos Nmeros Naturais: Postulados de Peano. Estruturas Algbricas: Anis, Domnios de Integridade, Domnios Bem Ordenados, Construo Axiomtica do Conjunto dos Nmeros Inteiros. Representao dos Nmeros Inteiros: Sistemas de Numerao. Fatorao de Nmeros Inteiros: Mximo Divisor Comum, Nmeros Primos. Aritmtica Modular: Congruncias, Anis Zn, Criptografia RSA. Noes da Teoria dos Grafos. Combinatria Elementar.

Bibliografia:
Evaristo, Jaime. Introduo lgebra Abstrata, EDUFAL, Macei, 2002. Albertson, M. O. Discrete Mathematic with Algorithms. Wiley & Sons, USA, 1998. Knuth, D. E. The Art of Computer Programming, Volume 2, Addison-Wesley, USA, 1988. Graham, R., Knuth, D. e Pataschink, O. Matemtica Concreta, LTC, Rio de Janeiro, 1995. Szwarcfiler, Jaime. L. Grafos e Algoritmos Computacionais. Campus, 1984.

22

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP008 Programao 2 Ementa:

80

Introduo programao orientada a objetos. Classes containers: arrays, arrays ordenados, listas e suas variantes (alocao dinmica). Tipos abstratos de dados: pilha, fila, fila de prioridade, rvore, grafo. Notao de ordem de complexidade. Algoritmos de busca e ordenao.

Bibliografia:
Lafore, R. Aprenda em 24 horas Estruturas de Dados e Algoritmos. Campus, 1999. Kruse, Robert L. e Ryba, Alexander J. Data Structures and Program Design in C++. Prentice Hall, 1999. Leiserson, Charles e Cormen, Thomas. Algoritmos: Teoria e Prtica. Campus, Rio de Janeiro, 2002. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP009 Linguagens Formais e Autmatos Ementa:

40

Alfabeto. Linguagens e operaes com Linguagens. Gramticas formais e autmatos. Tipos de Linguagens e a Hierarquia de Chomsky. Autmatos Finitos e de Pilha. Mquinas de Turing.

Bibliografia:
Menezes, P. Linguagens Formais e Autmatos, Sagra-Luzzatto. So Paulo, 2005 Hopcroft, J. Introduo a Teoria dos Autmatos, Linguagens e Computao. Campus, 2001 Lewis, H., Papadimitriou, C. Elements of the Theory of Computation. Prentice-Hall, 1981. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP010 Clculo 2 Ementa:

80

A integral indefinida. Logaritmos e exponenciais. Funes trigonomtricas e funes trigonomtricas inversas. Funes hiperblicas. Tcnicas de integrao. Aplicaes da integrao. Coordenadas polares. Integrais imprprias. Frmula de Taylor. Seqncias e sries infinitas.

Bibliografia:
vila, Geraldo. Clculo 2, Funes de uma Varivel Real, LTC, Rio de Janeiro, 2004. Stewart, James. Clculo 2, Thomson Learning, So Paulo, 2005. Swokowski, Earl. Clculo com Geometria Analtica, Makron Books, So Paulo, 1994. Guidorizzi, Hamilton. Um Curso de Clculo, LTC, Rio de Janeiro, 2001. Leithold, Louis. Clculo com Geometria Analtica, Harbra, So Paulo, 1994.

23

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP011 Fsica 1 Ementa:

80

Grandezas fsicas. Vetores. Cinemtica e dinmica da partcula. Trabalho e energia. Dinmica de um sistema de partculas. Cinemtica e dinmica da rotao.

Bibliografia:
Halliday, Resnick. Fundamentos de Fsica, Volume 1, LTC, Rio de Janeiro, 2001. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP012 lgebra Linear Ementa:

80

Sistemas de Equaes Lineares e Matrizes. Mtodos de Gauss-Jordan. Espaos Vetoriais. Base e Dimenso. Espaos com Produto Interno. Transformaes lineares. Auto-valores e auto-vetores. Diagonalizao de operadores. Introduo forma de Jordan. Produto interno. Tipos especiais de operadores lineares. Formas lineares, bilineares e quadrticas. Aplicaes.

Bibliografia:
Callioli, Carlos. lgebra Linear e Aplicaes, Editora Atual, So Paulo, 1990. Steinbruch, Alfredo. lgebra Linear , Makron Books, So Paulo, 1987. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP013 Programao 3 Ementa:

80

Fundamentos de abstrao de dados, orientao a objetos, programao genrica e tratamento de excesses. Fundamentos de C++, abstrao, herana, polimorfismo. Aspectos avanados: classes e instncias, sobrecarga de operadores, templates, objetos funo, iteradores.

Bibliografia:
Stroustrup, B. An Overview of the C++ Programming Language, in The Handbook of Object Technology. CRC Press, Boca Raton, 1999. Stroustrup, B. A Linguagem de Programao C++. 3 ed., Bookman, Porto Alegre, 2000. Deitel, D. C++ Como Programar. 5 ed., Pearson, So Paulo, 2006.

24

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP014 Lgica Aplicada Computao Ementa:

80

Histrico evolutivo. Fundamentos de Lgica. Lgica proposicional. Lgica de primeira ordem. Prova Automtica de Teoremas. Seminrios em temas complementares.

Bibliografia:
Chang, C., Lee, R. Symbolic Logic and Mechanical Theorem Proving, Academic Press, 1973. Van Dalen, D. Logic and Structure, Second Edition, Springer-Verlag, 1989. Souza, J. N. Lgica para Cincia da Computao, Editora Campus, Rio de Janeiro, 2002. Enderton, H. B. A Mathematical Introduction to Logic, Academic Press, USA, 1972. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP015 Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Cientfico Ementa:

40

Cincia e conhecimento cientfico. Diferena entre cincia e tecnologia. A pesquisa cientfica. Teorias cientficas e a validao da pesquisa. Metodologia geral da pesquisa. Tipos de pesquisa. Mtodos e tcnicas de pesquisa. Problema e problemtica - aprimoramento das hipteses. Estudos exploratrios e referencial terico. Elaborao de um projeto de pesquisa e de um relatrio de pesquisa. Ferramentas auxiliares.

Bibliografia:
Castro, C. M. A Prtica da Pesquisa. Pearson, 2006. Volpato, G. L. Cincia: da filosofia publicao. Cultura Acadmica, 2007 Costa, Ana Rita. Orientaes Metodolgicas para Produo de Trabalhos Acadmicos. Edufal, Macei, 1997. Lakatos, E.M. Fundamentos de Metodologia Cientfica. Atlas, So Paulo, 2001.

25

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP016 Empreendedorismo em Informtica Ementa:

40

O Empreendimento e o Empreendedor. Caractersticas do Empreendedor. Plano de Negcios Simplificado. Teoria Visionria. Estudos de Viabilidade. Anlise de Mercado. Fundamentos de Marketing. Criatividade. Planejamento Financeiro. Fontes de financiamento, incubadoras Conceitos Bsicos de Legislao Empresarial. Depoimentos de Empreendedores. Simulao Empresarial. Anlise dos Planos de Negcios.

Bibliografia:
Dolabela, Fernando. O Segredo de Luisa, Cultura, So Paulo, 1999. Dolabela, Fernando. Oficina do Empreendedor, So Paulo, 1999. Dornelas, J.C.A. Empreendedorismo Transformando Idias Em Negcios- 2 ed. Campus, 2005. Dornelas, J.C.A. Empreendedorismo na Prtica- 1 Edio. Editora Campus, 2008. Salim, Csar. Construindo Planos de Negcios, Elsevier, Rio de Janeiro, 2003. Covey, Sthephen. Os 7 Hbitos das Pessoas Altamente Eficazes, Best Seller, So Paulo, 2002. Carlzon, Jan. A Hora da Verdade, Sextante, Rio de Janeiro, 2003. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP017 Fsica 3 Ementa:


Estudo introdutrio da Teoria da Eletricidade e do Magnetismo.

80

Bibliografia:
Halliday, Resnick. Fundamentos de Fsica, Volume 3, LTC, Rio de Janeiro, 2001. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP018 Circuitos Digitais Ementa:

40

Sistemas Numricos e Cdigos. Portas Lgicas e lgebra Booleana. Circuitos Combinacionais e Seqenciais. Aritmtica Binria: Operaes e Circuitos. Converso digital-analgico e analgico-digital.

Bibliografia:
Wagner, Flvio. Fundamentos de Circuitos Digitais, Sagra-Luzzatto, Porto Alegre, 2006. Taub, Hebert. Circuitos Digitais e Microprocessadores, McGraw Hill, So Paulo, 1984. Malvino, A. P. Eletrnica Digital: Princpios e Aplicaes, McGraw-Hill, So Paulo, 1988. Tanenbaum, A.S. Organizao Estruturada de Computadores. Prentice Hall Brasil, 2007. Stallings, William, Arquitetura e Organizao de Computadores. Prentice Hall Brasil, 2002.

26

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP019 Clculo 3 Ementa:

80

Curvas parametrizadas. Comprimento de arco. Curvatura e Torso. Triedro de Frenet. Funes de vrias variveis. Limite e continuidade. Derivadas parciais. Aplicaes diferenciveis. Matriz Jacobiana. Derivadas direcionais. Gradiente. Regra da Cadeia. Funes implcitas. Funes vetoriais. Teorema da funo inversa. Mximos e mnimos. Multiplicadores de Lagrange. Frmula de Taylor.

Bibliografia:
vila, Geraldo. Clculo 2, Funes de uma Varivel Real, LTC, Rio de Janeiro, 2004. Stewart, James. Clculo 2, Thomson Learning, So Paulo, 2005. Swokowski, Earl. Clculo com Geometria Analtica, Makron Books, So Paulo, 1994. Guidorizzi, Hamilton. Um Curso de Clculo, LTC, Rio de Janeiro, 2001. Leithold, Louis. Clculo com Geometria Analtica, Harbra, So Paulo, 1994. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP020 Engenharia de Software 1 Ementa:

80

Fases do desenvolvimento de software. Modelos de processos de software. Requisitos de especificao de software. Tcnicas de levantamento de dados. Planejamento e projeto de software. Gerenciamento de projetos. Modelos de sistema. Testes de software.

Bibliografia:
Sommerville, Ian. Engenharia de Software, Prentice-Hall, So Paulo, 2003. Pressman, Roger. Engenharia de Software, McGraw-Hill, So Paulo, 2002. Rezende, Denis. Engenharia de Software, Brasport, Rio de Janeiro, 2005. Pfleeger, Shari. Engenharia de Software: Teoria e Prtica, Prentice-Hall, So Paulo, 2004. Filho, Wilson. Engenharia de Software: Fundamentos, Mtodos, Padres, LTC, So Paulo, 2003. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP021 Teoria da Computao Ementa:

40

Contagem e enumerabilidade. Tese de Church-Turing . Modelos de computao. Teoria das funes recursivas. Mquinas de Turing. Decidibilidade. Problema da parada. Reducidibilidade. Complexidade computacional.

Bibliografia:
Sipser, M. Introduction to the Theory of Computation, PSW Publishing Company, 1997 Divrio, T. A. e Menezes, P. B. Teoria da Computao, Sagra-Luzzatto, 2005. Lewis, H., Papadimitriou, C. Elements of the Theory of Computation, Prentice-Hall, 1981. Breinerd, W. S. Theory of Computation. John Wiley & Sons, USA, 1974.

27

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP022 Teoria e Paradigmas de Linguagens de Programao Ementa:

80

Fundamentos da anlise de linguagens de programao. Nomes, ligao, checagem de tipos e escopos. Tipos de dados. Expresses, atribuio e estruturas de controle. Subprogramas. Orientao a objetos. Programao funcional e programao lgica.

Bibliografia:
Sebesta, Robert. Conceitos de Linguagens de Programao, Bookman, Porto Alegre, 2000. Pratt, T. Programming Languages: Design and Implementation, Prentice Hall, USA, 1996. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP023 Probabilidade e Estatstica Ementa:

80

Anlise exploratria. Probabilidade. Distribuio discreta e contnua de variveis aleatrias. Valor esperado e varincia. Inferncia estatstica: estimao de parmetros e teste de hipteses. Tpicos especiais. Utilizao de ferramentas computacionais.

Bibliografia:
Magalhes, M.T. e Lima, A.C. Noes de Probabilidade e Estatstica. 6 ed., EDUSP, So Paulo, 2004. Bussab, W. e Morettin, P. Estatstica Bsica. 5 ed., Saraiva, So Paulo, 2004. Yates, R.D. e Goodman, D.J. Probability and Stochastic Processes: A Friendly Introduction for Electrical and Computer Engineers. John Wiley & Sons, New York, 2002. Dekking, F. M.; Kraaikamp, C.; Lopuha, H. P. & Meester, L. E. A Modern Introduction to Probability and Statistics: Understanding Why and How. Springer, 2005. Magalhes, M. N. Probabilidade e Variveis Aleatrias. IME-USP, 2004. Verzani, J. Using R for Introductory Statistics. Chapman & Hall/CRC, 2004. Lapponi, J.C. Estatstica Usando Excel. 2 ed., Lapponi, So Paulo, 2000. Dalgaard, P. Introductory Statistics with R. Springer, 2002.

28

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP024 Clculo 4 Ementa:

80

Integrais mltiplas. Integrais de Linha. Campos vetoriais conservativos. Mudana de variveis em integrais mltiplas. Superfcies parametrizadas. Integrais de superfcie. Teorema de Green. Teorema de Gauss. Teorema de Stoke. Equaes diferenciais de primeira e segunda ordem. Mtodos elementares de soluo. Equaes diferenciais lineares.

Bibliografia:
vila, Geraldo. Clculo 2, Funes de uma Varivel Real, LTC, Rio de Janeiro, 2004. Stewart, James. Clculo 2, Thomson Learning, So Paulo, 2005. Swokowski, Earl. Clculo com Geometria Analtica, Makron Books, So Paulo, 1994. Guidorizzi, Hamilton. Um Curso de Clculo, LTC, Rio de Janeiro, 2001. Leithold, Louis. Clculo com Geometria Analtica, Harbra, So Paulo, 1994.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP025 Organizao e Arquitetura de Computadores Ementa:

80

Organizao bsica de computadores: processador, memria, entrada-sada. Organizao interna do processador. Hierarquia de memria. Dispositivos de E/S. Barramentos. Microarquiteturas e

microprogramao. Arquitetura do conjunto de instrues. Linguagem de mquina e de montagem. Arquiteturas no-convencionais.

Bibliografia:
Tanenbaum, A.S. Organizao Estruturada de Computadores. Prentice Hall Brasil, 2007. Stallings, William. Arquitetura e Organizao de Computadores, Prentice Hall Brasil, 2002. Weber, Raul. Fundamentos de Arquitetura de Computadores, Sagra Luzzato, Porto Alegre, 2001. Murdocca, Miles. Computer Organization and Architecture. Ie-Wiley, 2007. Hennessy, John. Arquitetura de Computadores: uma Abordagem Quantitativa, Campus, Rio de Janeiro, 2003. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP026 Compiladores Ementa:

80

Processadores de linguagem: compilador e interpretador. Introduo compilao. Fases da compilao. Ambigidade. Relaes sobre gramticas. Anlise lxica. Anlise sinttica ascendente e descendente.

Ferramentas para anlise lxica e sinttica. Tabelas de smbolos. Anlise semntica e gerao de cdigo. Introduo otimizao de cdigo.

Bibliografia:
Price, A. M. Implementao de Linguagens de Programao: Compiladores. Sagra Luzzato, 2001. Aho, Sethi, Ullman. Compiladores: Princpios, Tcnicas e Ferramentas. LTC, Rio de Janeiro, 1986. Setzer, Valdemar. A Construo de um Compilador. Campus, Rio de Janeiro, 1986.

29

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP027 Redes de Computadores I Ementa:

80

Conceitos de redes de computadores. Comunicao de dados. Arquitetura de redes de computadores. Protocolos de baixo nvel. Protocolos de alto nvel. Redes locais de computadores. Redes de longa distncia. Noes de interconexo de redes de computadores.

Bibliografia:
Kurose, James F. Redes de Computadores e a Internet:Uma Abordagem Top-down. 3 ed., Pearson Education, 2006. Tanembaum, Andrew. Redes de Computadores. 4a ed., Campus, Rio de Janeiro, 2003. Peterson, Larry. Computer Networks: a Systems Approach. Morgan Kaufmann, USA, 2003. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP028 Sistemas Operacionais Ementa:

80

Conceitos bsicos. Evoluo dos sistemas operacionais. Estrutura e funes dos sistemas operacionais. Gerenciamento de processos. Gerncia de memria. Gerenciamento de entrada/sada. Sistemas de arquivos. Estudos de caso de sistemas operacionais.

Bibliografia:
Tanenbaum, Andrew. Sistemas Operacionais Modernos. Prentice-Hall, So Paulo, 2003. Silberschatz, Abraham. Fundamentos de Sistemas Operacionais. LTC, Rio de Janeiro, 2004. Deitel, C. Sistemas Operacionais. Prentice-Hall, So Paulo, 2005. Tanenbaum, Andrew S. e Woodhull, Albert S. Operating systems: Design and Implementation. 3 ed., Prentice-Hall, Upper Saddle River, 2006.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP029 Banco de Dados I Ementa:

80

Mtodos de acesso primrio e secundrio. Arquitetura de banco de dados e modelos de dados. Projeto conceitual: modelo entidade-relacionamento. Projeto lgico. Modelo relacional. Estudos de casos em

SGBDS. Transaes, concorrncia, recuperao, segurana e integridade em banco de dados. Linguagem SQL.

Bibliografia:
Navathe, S. e Elmasri, R.E. Sistemas de Banco de Dados. Addison Wesley, Brasil, 2005. Silberschatz, Abraham. Sistemas de Banco de Dados, Campus, Rio de Janeiro, 2006. Date, C. J. Introduo a Sistemas de Banco de Dados, Campus, Rio de Janeiro, 2004. Setzer, Valdemar. Banco de Dados, Edgard Blucher, So Paulo, 2005. Heuser, C.A., Projeto de Banco de Dados. Sagra-Luzzatto, Porto Alegre, 2004.

30

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP030 Inteligncia Artificial I Ementa:

80

Aspectos histricos e conceituao da inteligncia artificial. Resoluo de problemas via busca. Representao do conhecimento e raciocnio. Sistemas especialistas. Aquisio de conhecimento e aprendizagem automtica. Raciocnio baseado em casos. Tratamento de incerteza. Seminrios em temas complementares.

Bibliografia:
Luger, George. Inteligncia Artificial: Estruturas e Estratgias para a Soluo. Bookman, Porto Alegre, 2004. Russell, Stuart e Norvig, Peter. Inteligncia Artificial. Campus, Rio de Janeiro, 2004. Rich, Elaine; Knight, Kevin. Inteligncia artificial. 2 ed. Makron Books, So Paulo, 1994. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP031 Teoria dos Grafos Ementa:

40

Introduo teoria dos grafos. Noes bsicas: grafos orientados, no-orientados, bipartidos. Percursos em grafos. Casamentos. Subgrafos, hipergrafos, matrides e cliques. rvores e rvores geradoras. Conectividade. Problemas de caminhos. Estabilidade e nmero cromtico. Grafos planares. Circuitos eulerianos e hamiltonianos. Grafos sem circuitos. Redes. Fluxos em redes.

Bibliografia:
Szwarcfiter, Jayme. Grafos e Algoritmos Computacionais, Campus, Rio de Janeiro, 1984. Netto, Paulo B. Grafos: Teoria, Modelos e Algoritmos, Edgard Blucher, So Paulo, 1996. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP032 Engenharia de Software II Ementa:

40

Projeto de software. Arquitetura de Software. Desenvolvimento de software baseado no reuso. Padres de projeto, componente e frameworks.

Bibliografia:
Sommerville, Ian. Engenharia de Software, Prentice-Hall, So Paulo, 2003. Pressman, Roger. Engenharia de Software, McGraw-Hill, So Paulo, 2002. Rezende, Denis. Engenharia de Software, Brasport, Rio de Janeiro, 2005. Pfleeger, Shari. Engenharia de Software: Teoria e Prtica, Prentice-Hall, So Paulo, 2004. Filho, Wilson. Engenharia de Software: Fundamentos, Mtodos, Padres, LTC, So Paulo, 2003.

31

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP033 Redes de Computadores II Ementa:

40

Redes Multimdia. Redes de Alta Velocidade. Redes sem Fio. Mobilidade. Segurana de redes. Gerenciamento de redes.

Bibliografia:
Kurose, James F. Redes de Computadores e a Internet:Uma Abordagem Top-down. 3 ed., Pearson Education, 2006. Tanembaum, Andrew. Redes de Computadores. Campus, Rio de Janeiro, 2003. Schiller, Jochen. Mobile Communications. Addison Wesley, USA, 2003. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP034 Banco de Dados II Ementa:


dados orientado a objeto.

40

Integrao de bases de dados. Data Warehouse. Noes de banco de dados distribudo. Noes de banco de

Bibliografia:
Navathe, S. e Elmasri, R.E. Sistemas de Banco de Dados. Addison Wesley, Brasil, 2005. Silberschatz, Abraham. Sistemas de Banco de Dados, Campus, Rio de Janeiro, 2006. Date, C. J. Introduo a Sistemas de Banco de Dados, Campus, Rio de Janeiro, 2004. Setzer, Valdemar. Banco de Dados, Edgard Blucher, So Paulo, 2005. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP035 Inteligncia Artificial II Ementa:

40

Viso geral e evoluo da Inteligncia Artificial Distribuda (IAD). Principais abordagens da IAD. Resoluo distribuda de problemas. Agentes inteligentes. Sistemas multi-agentes. Introduo computao neural e evolucionria.

Bibliografia:
Rezende, S. O. Sistemas Inteligentes: Fundamentos e Aplicaes. Manole, 2005. Wooldridge, M. An Introduction to MultiAgent Systems. John Wiley & Sons, 2002. Ferber, J. Multi-Agent Systems: An Introduction to Distributed Artificial Intelligence. Addison-Wesley, 1999. Weiss, G. Multiagent Systems: A Modern Approach to Distributed Artificial Intelligence, MIT Press, 1999. Luger, G. F. Inteligncia Artificial: Estruturas e Estratgias para a Soluo de Problemas Complexos. 4 ed., Bookman, Porto Alegre, 2004. Rich, E. e Knight, K. Inteligncia Artificial. McGraw-Hill, So Paulo, 1988. Russell, Stuart e Norvig, Peter. Inteligncia Artificial. Campus, Rio de Janeiro, 2004.

32

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP036 Computao Grfica Ementa:

80

Transformaes Geomtricas 2D e 3D. Modelagem. Visualizao. Iluminao. Realidade virtual. Ferramentas e Ambientes de Software.

Bibliografia:
Gomes, Jonas e Cruz Velho. Fundamentos da Computao Grfica, IMPA, Rio de Janeiro, 2003. Watt, Alan. 3D Computer Graphics, Addison Wesley, USA, 1999. Hearn, Donald. Computer Graphics with Open GL, Pearson Education, NJ, 2004. Borges, Jos Antonio. Introduo s tcnicas de computao grfica 3D. SBC, Rio de Janeiro, 1988. Angel, Edward. Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL 3rd ed. Reading, MA: Addison-Wesley, 2003. Ames, A.L.; Nadeau, D.R.; Moreland, J.L. VRML 2.0 sourcebook, 2. ed. New York, Wiley, 1997. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP037 Projeto e Anlise de Algoritmos Ementa:

40

Projeto de Algoritmos. Recursividade. Anlise de complexidade de algoritmos. Apresentao de problemas de otimizao. Programao dinmica. Problemas NP-completos. Algoritmos especiais.

Bibliografia:
Cormen, T. H., Leiserson, C. E., Rivest, R. L., Stein, C. Introduction to Algorithms. 2 ed., MIT Press, Cambridge, 2001. Cormen, Leiserson, Rivest. Algotirmos: Teoria e Prtica. Campus, Rio de Janeiro, 2002. Parberry, I. Problems on Algorithms. Prentice Hall, USA, 1995. Szwarcfiter, J. Estruturas de Dados e seus Algoritmos. LTC, Rio de Janeiro, 1994.

33

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP038 Mtodos Numricos I Ementa:

80

Aritmtica computacional. Soluo numrica de equaes no-lineares. Soluo numrica de sistemas de equaes lineares. lgebra linear computacional. Aproximao de funes. Derivao e integrao numricas.

Bibliografia:
Ruggiero, Mrcia. Clculo Numrico: Aspectos Tericos e Computacionais. Makron Books, So Paulo, 1996. Kincaid, D. e Cheney, W. Numerical Analysis: Mathematics of Scientific Computing. Brooks-Cole, USA, 2002. Cludio, Dalcidio M., Marins, Jussara M. Clculo numrico computacional: teoria e prtica. Atlas, So Paulo, 2000. Sperandio, Dcio; Mendes, Joo Teixeira; Silva, Luiz Henry M. Clculo Numrico: Caractersticas Matemticas e Computacionais dos Mtodos Numricos. Prentice Hall, 2006. Press, William H., Teukolsky, Saul A., Vetterling, William T. e Flannery, Brian P. Numerical Recipes in C. Cambridge University, 1996. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP039 Sistemas Distribudos Ementa:

80

Caracterizao de sistemas de computao distribuda. Modelos de sistemas distribudos. Processos em sistemas distribudos. Objetos distribudos. Sincronizao e coordenao. Servios de sistemas distribudos. Segurana em sistemas distribudos. Novos modelos de sistemas distribudos. Algoritmos distribudos. Replicao e tolerncia a falhas.

Bibliografia:
Coulouris, G. Dollimore J. Distributed Systems: Concepts and Design. Addison Wesley, USA, 2005. Tanenbaum, A. Steen M. Distributed Systems: Principles and Paradigms. Prentice Hall, USA, 2002. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP040 Introduo Administrao Ementa:

80

Esprito Empreendedor, Escolha do Negcio, Conjuntura Econmica, Planejamento Estratgico, Organizao da Empresa, Marketing, Operaes, Gesto de Pessoas, Motivao e Liderana, Contabilidade e Finanas para Empreendedores, Noes de Gesto de Projetos, Planejamento e Implantao do Negcio.

Bibliografia:
Maximiniano, Antonio Csar. Administrao para Empreendedores. Pearson Prentice Hall, So Paulo, 2006. Maximiniano, A. C. Introduo Administrao. Atlas, So Paulo, 2004. Fialho, Francisco. Empreendedorismo na Era do Conhecimento. Visual Books, Florianpolis, 2006. Salim, Csar. Construindo Planos de Negcios. Elsevier, Rio de Janeiro, 2003.

34

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP041 Interao Homem-Mquina Ementa:

40

Os conceitos e fundamentos de interao e interface homem-mquina (IHM). Tcnicas de concepo da interao. Anlise de tarefas. Teste de usabilidade e ferramentas de avaliao de interfaces. Persona.

Bibliografia:
Krug, S. Dont Make Me Think! A Common Sense Approach to Web Usability. 2 ed. New Riders, Idianapolis, 2005. Dumas, J. S., and Redish, J. C., A Practical Guide to Usability Testing. Ed. ver., Intellect, Bristol, 1999. Hackos, J. T., and Redish, J. C. User and Task Analysis for Interface Design. John Wiley & Sons, New York, 1998. Pruitt, J. e Adlin, T. The Persona Lifecycle: Keeping People in Mind Throughout Product Design. Morgan Kaufmann, San Francisco, 2006. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP042 Introduo ao Direito Ementa:

80

Noes gerais de direito e de direito civil. Direito comercial noes gerais, ttulos de crdito, sociedades comerciais. Propriedade industrial e direito autoral. Direito do trabalho conceitos de empregado e empregador, durao do trabalho, remunerao. Justia do trabalho. Direito tributrio sujeitos ativo e passivo da obrigao tributria, tributos. Direito administrativo atos administrativos, concorrncia pblica. Legislao especfica.

Bibliografia:
Nader, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito. Companhia Forense, Rio de Janeiro, 2006. Machado, Hugo. Introduo ao Estudo do Direito. Atlas, So Paulo, 2004. Coelho, Luiz. Aulas de Introduo ao Direito. Manole, So Paulo, 2004. Groppali, Alessandro. Introduo ao Estudo do Direito. mbito Cultural, So Paulo, 2003. Poletti, Ronaldo. Introduo ao Direito. Saraiva, Campo Grande, 1996.

35

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP043 Gerncia de Projetos Ementa:

80

Ciclo de vida e organizao de projetos. Gesto da integrao. Gesto do escopo. Gesto do tempo. Gesto de custos. Gesto de qualidade. Gesto de recursos humanos. Gesto de comunicaes. Gesto de riscos. Gesto de aquisies. Software para gesto de projetos.

Bibliografia:
PMI Institute, Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Project Management Institute, Pennsylvania, EUA, 2004. Heldman, K. Gerncia de Projetos: Guia Para o Exame Oficial do PMI. Campus, So Paulo, 2005. Prado, D. S. Gerenciamento de Projetos nas Organizaes. EDGerencial, Belo Horizonte, 1999. Dinsmore, C. Como se Tornar Um Profissional em Gerenciamento de Projetos. Qualitymark, Rio de Janeiro, 2005. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP044 Computador, Sociedade e tica Ementa:

40

A informatizao e suas conseqncias econmicas. A informatizao e o aspecto educacional. Efeitos polticos. Impactos sociais. Informatizao e privacidade. Informtica e desenvolvimento econmico e social. O Impacto da automao e a questo do trabalho. Incluso digital. Questes da atualidade e consideraes sobre o futuro.

Bibliografia:
Dyson, Esther. A Nova Sociedade Digital, Campus, Rio de Janeiro, 1988. Fernandes, Aguinaldo. Gerencia Estratgica da Tecnologia da Informao, LTC, Rio de Janeiro, 1992. Negroponte, Nicholas. A Vida Digital, Companhia das Letras, So Paulo, 1995. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP045 Mtodos Formais Ementa:

40

Introduo ao desenvolvimento formal de software (motivao, ciclo de desenvolvimento, verificao versus validao, classificao de mtodos). Formalismo no desenvolvimento de software. Notaes para especificao formal. Modelagem, verificao e validao de sistemas de software. Estudos de casos.

Bibliografia:
Bjorner, D. Formal Specification and Software Development. Prentice Hall, NJ, 1982. Clarke, Jr., Edmund M.;Model checking. Cambridge, MA : MIT Press, 1999. Ehring, H. Fundamentals of Algebraic Specification 1: Equations and Initial Semantics. Springer-Verlag, USA, 1985. Ehring, H. Fundamentals of Algebraic Specification 2: Module Specification and Constraints. SpringerVerlag, 1990.

36

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP046 Tpicos em Humanidades Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Humanidades a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP047 Tpicos em Computao Cientfica Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Computao Cientfica a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP048 Tpicos em Computao Paralela Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Computao Paralela a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP049 Tpicos em Bancos de Dados Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Bancos de Dados a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

37

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP050 Estatstica Computacional Ementa:

40

Introduo estatstica computacional. Mtodo de substituio. Mtodos de mxima verossimilhana, inferncia bayesiana e de otimizao no linear. Ensaios monte carlo. Plataformas computacionais.

Bibliografia:
Givens, G.H. and Hoeting, J.A. Computational Statistics. 4 ed. Wiley, New York, 2006. Gentle, J.E.; Hardle, W.; Mori, Y. (Eds). Handbook of Computional Statistics: Concepts and Methods. 1 ed., Springer. New York, 2004. Frery, A.C.; Cribari-Neto, F. Elementos de Estatstica Computacional usando Plataformas de Software Livre Gratuito, IMPA, Rio de Janeiro, 2005. Dalgaard, P. Introductory Statistics with R, Springer, New York, 2002. Mamdonald, J. ; Brann, J. Data Analysis and Graphics with R: an Example-based Approach, Cambridge, 2003. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP051 Processamento de Imagens Ementa:

40

Imagens e processamento digital. Digitalizao e visualizao de imagens. Transferncia e armazenamento de imagens. Processamento de imagens. Anlise espectral. Filtragem digital. Tcnicas de restaurao de imagens. Classificao de imagens.

Bibliografia:
Barrett, H. H. & Myers, K. J. Foundations of Image Science. Wiley-Interscience, 2004. Jain, A. K. Fundamentals of Digital Image Processing. Prentice-Hall International Editions, 1989. Richards, J. A. & Jia, X. Remote Sensing Digital Image Analysis. Springer, 1999. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP052 Tpicos em Software Bsico Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Software Bsico a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

38

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP053 Tpicos em Engenharia de Software Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Engenharia de Software a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP054 Tpicos em Arquitetura de Computadores Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Arquitetura de Computadores a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP055 Tpicos em Comunicao de Dados Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Comunicao de Dados a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP056 Tpicos em Redes de Computadores Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Redes de Computadores a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

39

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP057 Tpicos em Computao Mvel e Sem Fio Ementa:

40

Equipamentos mveis. Sistemas Operacionais para ambiente mvel. Linguagens para ambiente mvel. Restries e limitaes em ambientes mveis. Transmisso de dados sem fio. Aplicaes.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Computao Mvel e Sem Fio a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP058 Programao Linear Ementa:

40

Formulao de modelos de programao linear. Soluo grfica. Mtodo simplex. Geometria do mtodo simplex. Algoritmo simplex revisado. Dualidade. Anlise de sensibilidade e interpretao econmica. Fluxos em redes.

Bibliografia:
Goldbard, M. C.; Luna, H. P. L. Otimizao Combinatria e Programao Linear: Modelos e Algoritmos. Campus, Rio de Janeiro, 2005. Prado, Darci. Programao Linear. V. 1, EDG, Belo Horizonte, 1999. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP059 Tpicos em Inteligncia Artificial Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Inteligncia Artificial a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

40

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP060 Qualidade de Software Ementa:

40

O histrico e o conceito de qualidade. O conceito de qualidade de software. Mtricas de qualidade de software. Normas de qualidade de software. Tcnicas de garantia da qualidade de software. Teste de software: conceitos, tipos e aplicao no contexto da qualidade. Modelos de melhoria do processo de software. Planejamento de sistemas de qualidade de software. Padres: ISO, SEI, CMMi, MPS-BR.

Bibliografia:
Weber, Kival. Qualidade de Software: Teoria e Prtica, Makron-Books, Rio de Janeiro, 2001. Kocianski, Andr. Qualidade de Software, Novatec, So Paulo, 2006. Bartie, Alexandre. Garantia da Qualidade de Software, Campus, Rio de Janeiro, 2002. Silva, Ivan. Qualidade em Software, Alta Books, So Paulo, 2005. Cdigo Nome da Disciplina CH

COMP061 Tpicos Especiais em Computao Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo dos temas especiais em Computao a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP062 Tpicos em Modelagem Computacional de Conhecimento Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema sobre Modelagem Computacional do Conhecimento a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

41

Cdigo

Nome da Disciplina

CH

COMP063 Tpicos Especiais em Programao Ementa:

40

Os tpicos sero definidos pelo professor ao ministrar a disciplina, enfocando os principais temas atuais da rea.

Bibliografia:
A bibliografia ser definida em funo do tema em Programao a ser adotado pelo professor responsvel pela disciplina.

42

6. Estgio Supervisionado
O Estgio Supervisionado do Curso de Computao, no obrigatrio, tem por

objetivo, a articulao dos conhecimentos tericos e o exerccio da profisso em seu sentido mais amplo, promovendo atividades voltadas para a formao de profissionais de computao com conhecimento das diversas realidades do mercado, quer seja nas aplicaes de carter cientfico, quer nas de cunho empresarial. O Estgio Supervisionado de Computao coordenado pelo Colegiado do Curso e tem carter optativo. Pode ser realizado ao longo do curso, aps o 3 (terceiro) semestre letivo. Durante o Estgio, os alunos devero desenvolver atividades prticas que permitam sedimentar os conhecimentos acumulados nas diversas disciplinas j cursadas e entrar em contato com a realidade local, conhecendo suas dificuldades e necessidades de aprimoramento e automao. Os estgios supervisionados devero ter acompanhamento de um professor do Instituto de Computao, responsvel pela evoluo do aluno nas suas atividades prticas, suprindo-lhe com a orientao e apoio necessrios ao seu bom desempenho durante todo o estgio. O Estgio Supervisionado poder ser remunerado ou no, e em instituies de ensino e pesquisa ou em empresas privadas, desde que haja nelas um profissional da rea de Computao que seja responsvel pelas atividades dirigidas do aluno e que possa avali-lo no final do estgio.

43

7. Trabalho de Concluso de Curso


A concluso do curso depender da elaborao individual de uma monografia final, denominada TCC Trabalho de Concluso do Curso, apresentada a uma banca examinadora, sob a coordenao do Colegiado do Curso de Cincia da Computao, na forma como dispe a Resoluo n. 01-IC, de 10.08.2006. O TCC no constitui disciplina apesar de contar com uma carga horria de 80 horas para a integralizao curricular. A monografia representa o trabalho de final de curso previsto no Regimento Geral da Universidade, sendo obrigatria a sua entrega por escrito e a respectiva apresentao individual perante uma banca examinadora formada por no mnimo 02 (dois) professores que no participaram da orientao do trabalho. O TCC tem como finalidade desenvolver a capacidade crtica e a produo criativa do aluno, demonstrando os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Para tanto, alm do auxlio de um orientador o aluno contar na estrutura curricular com uma disciplina de Metodologia da Pesquisa e Trabalho Cientfico no terceiro semestre do Curso, visando auxili-lo na elaborao da monografia.

44

8. Atividades Complementares
As atividades complementares devem ser desenvolvidas ao longo do curso, dentro da carga horria prevista, segundo programao individual de cada aluno. Ao final do Curso, a Coordenao cadastrar as atividades individuais dos alunos, definindo a carga horria correspondente a cada atividade, considerando-se, dentre outras e todas vinculadas a reas de interesse do curso: pesquisa, extenso, monitoria, eventos culturais, cientficos e estudantis (congressos, seminrios, encontros, conferncias, palestras, cursos), ncleos temticos, temas interdisciplinares, disciplinas extracurriculares ministradas fora do curso ou por outras instituies, se forem compatveis com a formao do bacharel em Computao. A Parte Complementar do Curso de Cincia da Computao do Instituto de Computao da UFAL com carga horria total de 200 (duzentas) horas, poder ser composta da seguinte forma:

Desdobramento dos Grupos de Atividades Resoluo CEPE n. 113/95 GRUPO 1 Monitoria. Disciplinas isoladas, de outros cursos. At 100 horas por ano completo e no total. Total da carga horria da disciplina, at o total de 120 horas. Local 5 horas por dia sem 10 horas por dia com trabalho trabalho Participao em eventos: seminrios, congressos, conferncias, encontros estudantis, cursos de atualizao. GRUPO 2 At 50 horas por ano e at 150 horas no total. Fora da cidade 10 horas por dia sem 20 horas por dia com trabalho. trabalho. At 50 horas por ano e at 150 horas no total. Ncleos temticos. Atividades de extenso. Estgios extracurriculares. Atividades de pesquisa e iniciao cientfica. GRUPO 3 Trabalhos publicados. GRUPO 4 30 horas para cada. Administrao e representao em entidades estudantis. At 50 horas por ano e 100 horas no total. Representao em colegiados da UFAL. At 50 horas por ano e 100 horas no total. At 150 horas no total. At 100 horas por ano e 150 horas no total. At 100 horas por ano e 150 horas no total. At 100 horas por ano e 150 horas no total.

As atividades devem ser pertinentes e teis formao do Bacharel em Cincia da Computao e admitidas pelo Colegiado do Curso, observada a interdisciplinaridade. Os documentos comprobatrios devem permanecer sob a guarda do aluno, em pasta prpria, depois de visados pelo Coordenador do Curso, com a respectiva computao da carga horria. 45

Com o objetivo de auxiliar aos alunos na realizao das atividades complementares, a Coordenao do Curso, promover uma vez por ano, um seminrio, palestra ou congresso, no mbito da Universidade com a parceria de outras instituies ou empresas privadas, estimulando a diversificao das atividades dos discentes. Ser ainda fomentada a participao em pesquisa e extenso na rea de computao ou afim e realizadas de modo interligado com o ensino, visando atender formao fundamental e prtica do bacharel em computao, com a devida valorao como atividade complementar.

46

9. Avaliao
9.1. Avaliao do Projeto Pedaggico
A avaliao permanente deste Projeto Pedaggico a ser implantado com a presente proposta de importncia fundamental para aferir o sucesso do currculo proposto para o Curso, como tambm para certificar-se da necessidade de alteraes futuras que venham aprimorar o Projeto, tendo em vista o seu carter dinmico e a necessidade de adaptar-se s constantes avaliaes que ter que enfrentar. Seguindo a orientao dos Conselhos Superiores da UFAL, devero ser inseridos mecanismos que possibilitem uma avaliao institucional e uma avaliao do seu desempenho acadmico ensino e aprendizagem de acordo com as normas vigentes na Instituio, possibilitando a realizao de uma anlise diagnstica e formativa, durante todo o processo de implantao do atual Projeto Pedaggico. Tal processo de avaliao dever utilizar estratgias e tticas que possibilitem uma discusso ampla, visando detectar as deficincias que porventura existam. As atividades de extenso universitria, realizadas no mbito do Curso, em parceria com rgos pblicos ou empresas privadas, sero tambm avaliadas pela sociedade, atravs de instrumentos adequados, inclusive nos estgios curriculares no obrigatrios. Tambm ser adotado para fins de avaliao do Projeto Pedaggico do curso, o roteiro proposto pelo INEP/MEC para as condies de ensino, atravs dos seguintes tpicos: 1. Organizao Didtico-Pedaggica: Administrao Acadmica, Projeto do Curso, Atividades Acadmicas articuladas ao ensino de graduao; 2. Corpo Docente: Formao Profissional, Condies de Trabalho, Atuao e Desempenho Acadmico e Profissional; 3. Infra-Estrutura: Instalaes Gerais, Biblioteca, Instalaes e Laboratrios Especficos.

9.2. Avaliao dos Docentes


A avaliao do desempenho docente ser efetivada pelos alunos/disciplinas atravs de formulrio prprio e obedecendo aos critrios do processo de avaliao Institucional. 47

9.3. Avaliao dos Discentes


A verificao de aprendizagem ser realizada pela freqncia e pelo aproveitamento nos estudos, os quais devero ser atingidos conjuntamente. Essa verificao ser aplicada segundo a resoluo .... que regulamenta ...

9.4. Consideraes Finais da Avaliao do Aprendizado


indispensvel que a avaliao seja entendida como um processo amplo de aprendizagem, envolvendo assim a responsabilidades do professor e a do aluno. Assim, a avaliao aqui proposta deve-se pautar tambm em questes de avaliao comportamental, avaliao humanista, avaliao cognitivista e avaliao no modelo scio-cultural. Considerase que as pessoas aprendem de maneira diferente e em momentos diferentes. O aluno tambm ser avaliado nas suas atividades de Iniciao Cientfica, estgios e monitorias, visando garantir um maior aproveitamento. O Colegiado acompanhar, ainda, o desempenho dos alunos no ENAD e nas selees para os programas de psgraduao atravs do POSCOMP que um dos principais programas de seleo de psgraduao do pas.

48

Anexo I Corpo Docente


Doutores:
Alejandro Csar Frery Orgambide Arturo Hernndez Dominguez Eliana Silva de Almeida Evandro de Barros Costa Fbio Paraguau Duarte da Costa Glauber Jos Ferreira Tomaz Silva Henrique Pacca Loureiro Luna Luis Claudius Coradine Mrcio Nunes de Miranda Olival de Gusmo Freitas Jnior Roberta Vilhena Vieira Lopes

Mestres:
Alcino DallIgna Jnior Ailton Cruz dos Santos Cid Cavalcanti de Albuquerque Fbio Cunha de Albuquerque Heitor Soares Ramos Filho Jaime Evaristo dos Santos Jorge Silva Dantas Jos Arnon Silva Costa Pedro Falco Gonalves Silvio Chagas da Silva Washington Guimares Bomfim

Especialistas:
Diniz Fireman de Arajo Filho Fernando Bruno de Oliveira Marcos Cavalcante Gameleira Marcus de Melo Braga Nilton Lopes Carnaba Petrcio Antonio Medeiros Barros 49

Вам также может понравиться