Вы находитесь на странице: 1из 5

O Pargrafo

Pargrafo padro a unidade de composio constituda por um ou mais perodos, em que se desenvolve determinada idia centra, a que se agarram outras, secundrias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela. (Othon M. Garcia, 1983:203) Estrutura 1. Tpico frasal ou frase-ncleo ou introduo. Consta, na maioria dos casos, de um ou dois perodos curtos iniciais em que se expressa de maneira clara e sucinta a idia de ncleo. uma generalizao. 2. Desenvolvimento: a explanao mesma da frase-ncleo. So as especificaes que seguem a generalizao do tpico frasal. 3. Concluso: rara mormente nos pargrafos pouco extensos, retoma o objetivo expresso na frase-ncleo, recapitula e resume os aspectos apresentados no desenvolvimento. Redao do pargrafo 1. Delimitao do assunto: a restrio do assunto, a fim de torn-lo menos genrico; a fim de selecionar, organizar e ordenar as idias. 2. Fixao do objetivo: a determinao de para qu se vai escrever sobre certo assunto, com que finalidade se escreve, visando a qual objetivo. Possibilita selecionar a linha de pensamento que estar presente em todo o texto. 3. Formulao da frase-ncleo ou tpico frasal. O tpico frasal introduz o assunto no texto, mantendo o pargrafo nos limites do objetivo fixado. Apresenta uma generalizao do que ser desenvolvido. 4. Formulao do desenvolvimento: Seleo e organizao dos aspectos ou detalhe que sero apresentados e devero ser coerentes com o objetivo prefixado. o desdobramento, a explicao do tpico frasal (introduo) e dos aspectos explicados no desenvolvimento.

Qualidade do pargrafo
O pargrafo_ unidade de composio_ deve apresentar as mesmas qualidades requeridas para composio: 1. Unidade 2. Coerncia e coeso 3. nfase 4. Clareza 5. Conciso

6. Correo 7. Originalidade 1. Unidade. Consiste em dizer uma coisa de cada vez, omitindo-se o que no essencial ou no se relaciona com idia predominante no pargrafo. 1. Como conseguir unidade: 1. Delimitando o assunto. 2. Fixando o objetivo. 3. Usando tpico frasal explcito. 4. Evitando pormenores desnecessrios. 5. Evitando frases entrecortadas. 6. Pondo em pargrafos diferentes idias igualmente relevantes. 7. No fragmentando o desenvolvimento da mesma idia-ncleo em vrios pargrafos. 2. Coerncia e coeso Coerncia a relao entre a idia predominante e as idias secundrias. o resultado da estrutura lgica do texto. Para que haja coerncia necessrio que haja coeso. Coeso a ligao formal dos termos e idias. Coerncia a ligao semntica. Ordem e transio constituem os principais fatores da coerncia. 2.1 Como obter coerncia: 2.1.1 Seguindo a ordem: -cronolgica dos fatos; -espacial dos objetos; -lgica da idias. 2.1.2 Utilizando adequadas palavras de transio e de referncia: 2.1.2.1 Palavras de transio - conectivos: Intervocabulares: preposies;

Interoracionais: conjunes coordenativas e subordinativas. 2.1.2.2 Palavras de referencia: -pronomes em geral; - alguns advrbios e locues adverbiais. 2.1.3 Utilizando outros elementos gramaticais, como: - as correlaes dos tempos verbais; - a concordncia. 2.1.4 Valendo-se de elementos lexicais, como: - a reiterao, que a repetio, a iterao; quando se usa um termo derivado para no se repetir a mesma palavra: Pedro est construindo uma casa. A construo foi entregue a uma empresa de renome internacional. - a substituio, que pode ser feita pela sinonmia, pela hiponmia, pela hiperonmia; - a associao, que o ato ou efeito de associar. a evocao que uma palavra suscita ao ser utilizada: mar_praia_sol_areia_banhistas.... 2.1.5 Evitando: -falta de paralelismo sinttico e semntico; -falta de conciso; -falta de unidade. 3. nfase nfase o destaque que se d a idia-ncleo. A colocao das palavras na frase e das oraes no perodo constitui um dos processos mais eficientes para dar relevo idia. 1. Como conseguir nfase: 1. Observando a ordem de colocao das palavras e das oraes. 2. Dispondo as idias em ordem gradativa crescente ou decrescente. 3. Valendo-se de repeties intencionais. 4. Valendo-se de pleonasmos, anacolutos, interrupes, parnteses de correo, paralelismo ritmo e sinttico.

4. Clareza Clareza a expresso das idias de maneira compreensvel, de modo a se obter uma s interpretao daquilo que se expressou. Depende, em grande parte, da escolha das palavras e de sua combinao e distribuio na frase. 1. Como conseguir clareza: 1. Escrevendo com simplicidade, objetividade e propriedade.

2. Evitando: -vocabulrio rebuscado e pouco conhecido; -palavras ou expresses vagas (negcio, coisa...); -ordem inversa; -repetio da mesma idia (tautologia); -perodos muito longos; -oraes intercaladas; -palavras ou expresses ambguas. 5. Conciso Conciso consiste em usar palavras precisas, em evitar palavras, expresses desnecessrias comunicao e compreenso da idia. 1. Como obter conciso: Eliminando: - o suprfluo, o redundante; - o uso excessivo dos indefinidos, um , uma; - o uso de pronome pessoal sujeito, quando no for indispensvel compreenso ou nfase; 6. Correo pormenores desnecessrios.

A Correo consiste em escrever segundo oas exigncias das normas gramaticais vigentes, observando- se tambm os critrios de aceitabilidade e adequao. 1. Como conseguir correo: - observando a ortografia das palavras; - respeitando- se os princpios da sintaxe de regncia, colocao e concordncia; - utilizando correta e adequadamente os sinais de pontuao; - valendo-se da adequada funo da linguagem; - expressando- se no adequado nvel de fala.

Вам также может понравиться