Вы находитесь на странице: 1из 15

PREFEITURA DO MUNICPIO DE SO PAULO

Maro-18/2012

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Auditor-Fiscal Tributrio Municipal I rea de Especializao Gesto Tributria


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 002

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA 4
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 80 questes, numeradas de 1 a 80.

Administrao Pblica Economia Auditoria Informtica Bsica Contabilidade e Finanas Pblicas

Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc ter 3 horas e 30 minutos para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala para devolver o Caderno de Questes e a sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


3. ADMINISTRAO PBLICA 1. Com relao introduo do paradigma ps-burocrtico na administrao pblica brasileira, considere: (B) O diagnstico sobre o qual se baseou o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995 indicava que (A) o excesso de burocratizao da administrao pblica federal deveria ser corrigida com a terceirizao das atividades de planejamento e controle. a centralizao fiscal do estado autoritrio tinha gerado um excesso de arrecadao que poderia ser utilizado na modernizao do aparelho do estado. as fases patrimonialistas e burocrticas da administrao brasileira estavam superadas, cabendo, ento, introduzir um modelo de administrao gerencial. a predominncia do modelo patrimonialista de administrao pblica poderia ser uma vantagem a ser aproveitada para implantar uma administrao do tipo gerencial. o carter incompleto do modelo burocrtico exigiria um aperfeioamento da profissionalizao do estado atravs da universalizao do concurso pblico para as funes gerenciais.

I. A partir de meados dos anos 1990 houve flexibilizao e, posteriormente, ruptura do modelo burocrtico, tendo em vista que as organizaes pblicas abandonaram a racionalidade formal como paradigma de ao. (C)

II. Apesar de todas as mudanas recentes, as organizaes ditas ps-burocrticas ainda esto vinculadas lgica racional-legal, base do modelo criado por Max Weber.

(D)

(E)

III. A organizao ps-burocrtica teria como principais


caractersticas a centralizao e a estruturao em redes hierarquizadas articuladas por fluxos verticais de informao.

_________________________________________________________

4.

IV. As organizaes ps-burocrticas podem ser caracterizadas como orientadas para a soluo de conflitos e problemas, e esto baseadas na participao, confiana e compromisso de todos em torno de resultados.

Uma organizao pblica que pretende incorporar uma orientao empreendedora em seu planejamento estratgico deve priorizar (A) (B) (C) (D) (E) a conexo das expectativas de desempenho com objetivos pontuais individualizados. a vinculao entre remunerao individual e produtividade pessoal. o desenvolvimento de aes de controle centralizado dos processos administrativos. o uso de qualificao formal para obter uma avaliao mais subjetiva do desempenho. o alinhamento das expectativas de desempenho individuais com os objetivos organizacionais.

V. O tipo organizacional ps-burocrtico construdo


em torno de processos tecnologicamente intensivos, fortemente preocupados pela formao de consensos baseados no personalismo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 2.

I, II, III e IV. II e IV. III e V. I, II e III. III, IV e V.

_________________________________________________________

5.

Governana, no setor pblico,

I. um fenmeno mais amplo que governo; abrange


as instituies governamentais, mas implica tambm em mecanismos informais, de carter nogovernamental.

II. implica principalmente mecanismos formais, de carter governamental, que fazem com que as pessoas e as organizaes dentro da sua rea de atuao tenham uma conduta determinada, satisfaam suas necessidades e respondam s suas demandas.

_________________________________________________________

Um dos princpios norteadores da reforma do Decreto-lei o n 200 que continuou orientando o processo de modernizao do estado brasileiro nas ltimas dcadas o (A) de reagrupamento de departamentos, divises e servios, visando a reduo do nmero de ministrios. da centralizao dos processos de planejamento, coordenao e implementao das aes governamentais. da expanso das empresas estatais e de rgos da administrao direta (secretarias). do fortalecimento e expanso do sistema de mrito por meio de concursos pblicos. da formulao de diretrizes gerais para um plano de carreiras para cargos de nvel operacional.

III. refere-se a padres de articulao e cooperao


entre atores sociais e polticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transaes dentro e atravs das fronteiras do sistema econmico.

IV. diz respeito s condies sistmicas e institucionais sob as quais se d o exerccio do poder, tais como as caractersticas do sistema poltico, a forma de governo, as relaes entre os Poderes e o sistema de intermediao de interesses.

(B)

V. a capacidade do governo para identificar proble(C) mas crticos e formular polticas adequadas ao seu enfrentamento. Est correto o que se afirma APENAS em (D) (A) (B) (C) (D) (E)

(E) 2

III e V. I e III. II, III e IV. I, IV e V. II, IV e V.


PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


6. Embora haja muitas diferenas entre a gesto pblica e a privada, ambas (A) (B) (C) (D) (E) devem prestar contas ao cidado, enquanto membro da sociedade que possui direitos e deveres. podem realizar tudo o que no est juridicamente proibido. s podem ser criadas ou alteradas por meio de instrumentos contratuais ou societrios. dependem, para continuar existindo, da eficincia organizacional avaliadas pelos cidados consumidores. baseiam suas decises em critrios de racionalidade instrumental.

7.

A criao e a gesto de redes organizacionais pressupem (A) (B) (C) (D) o desenvolvimento de estruturas horizontais de participao e controle social democrticos. a formao de capital humano altamente qualificado baseado em conhecimentos tcnicos continuamente atualizados. a introduo de equipamentos de ltima gerao baseados em tecnologia wi-fi. a interao entre seus membros e a habilidade de construo coletiva fundada na confiana mtua, que caracteriza a presena de capital social. o aperfeioamento de cadeias de comando hierarquizado e distribudo de forma matricial.

(E)

8.

A poltica de governo eletrnico de uma organizao pblica orientada pelo modelo gerencial deve priorizar a (A) (B) (C) expanso de plataformas interativas, visando a maior participao dos cidados no processo decisrio. centralizao da gesto dos bancos de dados para aumentar o controle dos processos administrativos. criao de sistemas de bancos de dados intersetoriais visando a obteno de melhores resultados das polticas transversais. implantao de centros de custos visando a racionalizao e reduo de gastos. modernizao dos sistemas de gesto de recursos humanos orientado para um maior controle da qualificao dos servidores.

(D) (E)

9.

No exerccio do controle interno, o gestor pblico (A) (B) pode rever seus prprios atos quando ilegais, inoportunos ou inconvenientes. pode anular seus atos apenas quanto ao mrito, isto , quando no houver harmonia entre os objetivos pretendidos e o resultado do ato. no pode declarar a nulidade de seus prprios atos porque deles se originam direitos. pode revogar seus atos por motivo de convenincia ou oportunidade, independentemente de quaisquer direitos adquiridos. deve alterar seus procedimentos sempre que houver ilegalidade, mas no seus efeitos.

(C) (D) (E)

10.

Para impedir a imoralidade de um ato administrativo que se esconde sob a aparncia de legalidade, deve-se (A) (B) (C) (D) (E) investir em polticas de remunerao vinculadas ao desempenho dos servidores. identificar se o ato administrativo deriva de comportamento discricionrio por parte do agente pblico. detalhar os critrios formais de controle da legalidade dos atos administrativos. aperfeioar os instrumentos de controle dos fluxos de comunicao entre os servidores do rgo. analisar se o motivo e o objeto da ao so compatveis com o interesse pblico especfico identificado. 3

PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


14. ECONOMIA 11. Em uma economia, o valor do Produto Nacional Lquido foi maior que o do Produto Interno Bruto, ambos medidos a preos de mercado. Nessa economia, necessariamente, o valor (A) (B) (C) dos impostos diretos foi superior ao da renda lquida recebida do exterior. da renda enviada para o exterior foi maior que o da recebida. da depreciao foi igual a zero, ou seja, o estoque de capital da economia no se desgastou no perodo. dos impostos indiretos lquidos dos subsdios foi superior ao da renda lquida enviada para o exterior. da renda lquida recebida do exterior foi superior ao da depreciao. Uma determinada economia fez as seguintes transaes com o exterior no ano corrente, medidas em milhes de dlares americanos: Exportaes de Mercadorias (FOB) .......................... 1.950 Amortizaes de emprstimos contrados.................... 870 Fretes e seguros lquidos pagos................................... 230 Importao de Mercadorias (FOB) ............................ 1.890 Juros lquidos pagos..................................................... 520 Emprstimos lquidos contrados............................... 1.200 Investimentos diretos recebidos ................................ 2.100 Remessas de lucros lquidas........................................ 980 Transferncias unilaterais correntes lquidas recebidas......................................................... 350 O volume, em milhes de dlares americanos, de reservas internacionais dessa economia (A) (B) (C) (D) (E) 15. diminuiu 1.260. diminuiu 1.320. aumentou 1.110. diminuiu 1.730. aumentou 2.430.

(D) (E)

_________________________________________________________

12.

Em um pas hipottico, o PIB nominal, em bilhes de unidades monetrias, e o ndice geral de preos (IGP) so os apresentados na tabela a seguir: Ano 2006 2007 2008 2009 2010 Para este pas, (A) (B) (C) (D) (E) a partir de 2007, houve recesso na economia em termos nominais. entre 2006 e 2007, o PIB apresentou variao real negativa. a partir de 2008, houve crescimento real ininterrupto do PIB. os valores do PIB em 2006 e 2009 so equivalentes, ambos medidos a preos de 2009. em 2010, o PIB apresentou crescimento real comparativamente a 2009. PIB nominal 1.000,00 1.070,00 1.123,50 1.150,00 1.207,50 IGP 100,00 106,00 109,18 115,00 121,90

_________________________________________________________

A taxa de reservas compulsrias dos bancos comerciais (A) (B) tem relao inversa com o agregado monetrio M1. tem relao direta com o volume do agregado monetrio M2. no interfere no volume dos meios de pagamento em qualquer dos seus conceitos. altera a proporo do papel moeda mantido em poder do pblico e a velocidade de circulao da moeda. tem relao direta com o agregado monetrio M4.

(C)

(D)

(E) 16.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Em um modelo keynesiano simplificado de uma economia fechada, onde o investimento suposto autnomo e igual a 200, as funes poupana (S) e tributao (T) so dadas por: S = 50 + 0,2 Yd T = 80 + 0,25 Y onde Yd e Y representam, respectivamente, a renda disponvel e a renda da economia. Se a renda de equilbrio desse modelo 1.215, ento, os Gastos do Governo, tambm supostos autnomos, correspondem a (A) (B) (C) (D) (E) 285. 300. 320. 275. 315.
PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

13.

Foram extrados os seguintes dados, em milhes de reais, referentes s Contas Nacionais do Brasil em um determinado ano-calendrio: Consumo Final................................................... 2.666.752 Exportao de Bens e Servios ......................... 355.653 Consumo Intermedirio...................................... 2.686.362 Formao Bruta de Capital Fixo ........................ 585.317 Variao de Estoques (negativa) ...................... (7.471) Produto Interno Bruto a preos de mercado ...... 3.239.404 O valor da importao de bens e servios, em milhes de reais, nesse mesmo ano, correspondeu a (A) (B) (C) (D) (E) 351.479. 353.376. 380.457. 375.789. 360.847.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


17. Tudo o mais constante, no modelo keynesiano simples em que a tributao e a importao de bens e servios so funes do nvel de renda da economia, o multiplicador dos gastos do governo (A) (B) (C) (D) (E) est correlacionado positivamente com o multiplicador dos meios de pagamento. diminui se a propenso marginal a consumir aumenta. uma funo decrescente da propenso marginal a tributar. menor que o valor do multiplicador dos investimentos privados. uma funo crescente da propenso marginal a poupar. 21. Em uma economia fechada que pretenda reduzir as presses inflacionrias, uma das medidas de poltica econmica indicada (A) (B) (C) (D) (E) adotar um tabelamento da taxa de juros. reduzir os gastos de custeio do governo. comprar ttulos pblicos no mercado aberto. reduzir simultaneamente a tributao e a taxa de reservas compulsrias dos bancos comerciais. reduzir a taxa de redesconto e extinguir a tributao sobre a renda das pessoas fsicas.

_________________________________________________________

22.

_________________________________________________________

Em uma economia fechada, a eficcia da poltica monetria (A) ser tanto menor quanto menor a elasticidade dos investimentos e quanto maior a elasticidade da demanda de moeda, ambas em relao taxa de juros. ser tanto maior quanto menor a elasticidade dos investimentos taxa de juros. ser tanto maior quanto maior a elasticidade da demanda de moeda taxa de juros. independe da elasticidade dos investimentos taxa de juros. independe da elasticidade da demanda de moeda taxa de juros.

18.

De acordo com a teoria keynesiana, a demanda por investimentos (A) diminui quando a demanda de moeda infinitamente elstica em relao taxa de juros e o Banco Central aumenta a oferta monetria. funo decrescente da renda da economia. aumenta quando, devido contrao da oferta monetria, a taxa de juros da economia se eleva. est positivamente correlacionada com as expectativas dos empresrios quanto ao crescimento da economia. aumenta quando a demanda de moeda totalmente inelstica em relao taxa de juros e o Governo aumenta seus gastos sem correspondente aumento da tributao.

(B) (C) (D) (E)

(B) (C) (D)

(E)

_________________________________________________________

23.

_________________________________________________________

19.

Considere uma economia cuja demanda por investimentos inelstica taxa de juros e em que haja desemprego involuntrio de mo de obra. Neste caso, (A) (B) (C) (D) (E) a compra de ttulos pblicos pelo Banco Central reduz o desemprego da economia. o produto e a renda se expandiro em resposta a polticas fiscais expansionistas. a renda per capita da economia est fadada ao declnio contnuo. no h a possibilidade do surgimento de inflao de demanda. a poltica monetria ineficaz para alterar a taxa de juros. 24.

Em uma economia fechada cuja demanda por moeda seja inelstica taxa de juros e em que haja desemprego involuntrio de mo de obra, uma expanso dos gastos do governo provoca (A) (B) (C) (D) (E) a diminuio da taxa de desemprego, apesar da elevao da taxa de juros. a reduo simultnea da taxa de juros e da renda. a elevao simultnea da taxa de juros e do produto. uma alterao na composio da demanda agregada, substituindo gastos privados por gastos pblicos. um aumento da oferta agregada na mesma proporo da demanda agregada, respeitando a Lei de Say.

_________________________________________________________

Considere as seguintes afirmaes:

I. A Curva de Phillips expressa uma relao positiva


de longo prazo entre inflao e desemprego, a qual decorre da falta de inovao tecnolgica nas economias subdesenvolvidas.

_________________________________________________________

20.

Sobre o equilbrio no mercado monetrio, correto afirmar: (A) Quanto menor a taxa de juros, maior a demanda por moeda, visto que a taxa de juros representa um custo de oportunidade de manter o dinheiro fora do mercado financeiro. A demanda por moeda funo crescente da proporo do papel moeda mantido em poder do pblico. Oferta e demanda de moeda somente se igualam quando o multiplicador da base monetria corresponde ao inverso da taxa de reservas compulsrias dos bancos comerciais. A oferta monetria tem relao negativa com a taxa de juros, visto que quanto menor a taxa de juros, mais ttulos pblicos so ofertados pelo Tesouro Nacional e mais meios de pagamentos se encontram disposio do pblico. O mercado monetrio se encontra em equilbrio sempre que a totalidade da base monetria se encontra em poder do pblico e destinada a suprir suas necessidades de transao.

II. A rigidez de salrios nominais uma das hipteses


adotadas na construo do modelo de oferta agregada de curto prazo cuja inclinao positiva.

III. Se considerarmos uma economia com curva de


oferta agregada perfeitamente elstica em relao ao nvel de preos, uma elevao dos gastos do governo no alterar o nvel geral de preos.

(B) (C)

IV. Se a oferta agregada de uma economia tem elasticidade positiva e finita em relao ao nvel de preos, as polticas fiscal e monetria so ineficientes para elevar o produto de curto prazo da economia caso haja desemprego involuntrio de mo de obra. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

(E)

III e IV. I e III. II e III. I e IV. II e IV.


5

PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


25. Em uma economia aberta cuja renda de equilbrio menor que a renda de pleno emprego no curto prazo, (A) no regime de cmbio flexvel e perfeita mobilidade de capitais, as polticas monetria e fiscal so equivalentes para expandir o nvel de renda. o regime cambial adotado no afeta a eficcia da poltica monetria. o regime cambial adotado afeta to somente a eficcia da poltica fiscal. no regime de cmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais, as polticas fiscal e monetria so equivalentes para eliminar o desemprego. o grau de mobilidade do capital interfere na eficcia das polticas monetria e fiscal, dado um regime cambial adotado. (B) 29. Em relao ao modelo de consumo com restrio oramentria intertemporal, correto afirmar: (A) O consumidor atinge o ponto timo nesse modelo quando a inclinao de sua curva de indiferena intertemporal maior que a da reta de restrio oramentria. O valor absoluto da declividade da reta de restrio oramentria 1/(1+r), onde r a taxa real de juros. Uma elevao da renda do consumidor, tudo o mais constante, provoca aumento do consumo apenas no primeiro perodo. Se o consumidor um poupador no primeiro perodo, um aumento da taxa de juros, tudo o mais constante, diminui o seu consumo no segundo perodo. A existncia de restries de crdito ao consumidor invalida a tese keynesiana de que o consumo funo somente da renda corrente.

(B) (C) (D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

26.

Na implantao do Plano Real, a poltica cambial (A) no pde ser adotada como ncora nominal do programa, visto que o pas dispunha de um baixo volume de reservas internacionais. adotada foi de cmbio flexvel e no teve qualquer papel no processo de estabilizao da moeda. funcionou como principal instrumento para que o governo promovesse a redistribuio de renda e com isso estimulasse a demanda domstica. adotada foi de cmbio fixo para eliminar o desequilbrio da balana comercial e com isso diminuir os dispndios pblicos com o servio da dvida externa. permitiu a entrada de bens importados a preos competitivos capazes de amenizar presses de demanda. Para responder s questes de nmeros 27 e 28, sobre a aplicao do modelo de Solow a uma economia, considere as informaes a seguir:

(E)

_________________________________________________________

(B) (C)

30.

Na teoria macroeconmica, a proposio de que o aumento dos gastos do Governo ou a reduo da tributao no estimulam o crescimento da renda na economia, porque os consumidores poupam mais antecipando um futuro aumento de impostos para cobrir o dficit atual, denominada (A) (B) (C) (D) (E) histerese do consumo. paradoxo da parcimnia. igualdade de Fisher. equivalncia ricardiana. dicotomia marshalliana. AUDITORIA

(D)

(E)

_________________________________________________________

Instruo:

_________________________________________________________

Funo de produo: y = k1/2 Taxa de poupana: s = 30% onde: y = produto por trabalhador k = estoque de capital por trabalhador s = proporo da poupana por trabalhador em relao ao produto por trabalhador = taxa de poupana 27. Se, no estado estacionrio, o estoque de capital por trabalhador for igual a 36, a taxa de depreciao dessa economia ser igual a (A) (B) (C) (D) (E) 28. 2%. 4%. 5%. 8%. 10%.

31.

O auditor da empresa Omega S.A. constatou que os valores registrados em Contas a Receber no Circulante tinham seus valores ajustados a valor presente e que os valores registrados em Contas a Receber, no No Circulante, apresentavam os seus valores sem o ajuste a valor presente. Essa situao poderia ser validada pelo auditor (A) se os valores registrados no contas a receber forem significativos e os valores registrados no No Circulante no tiverem encargos financeiros embutidos. se as vendas registradas no curto prazo forem feitas com as mesmas condies de venda a vista e no longo prazo as vendas no causarem ajustes relevantes. visto que as contas a receber registradas no Circulante devem ser sempre ajustadas a valor presente e as registradas no No Circulante no podem ser ajustadas. se os contas a receber no Circulante e no No Circulante possurem encargos financeiros embutidos que gerem ajustes significativos. visto que no h regra para realizao do ajuste a valor presente, podendo a entidade avaliar o impacto nas demonstraes contbeis.
PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

(B)

(C)

_________________________________________________________

A taxa de poupana que maximiza o consumo por trabalhador (regra de ouro) nessa economia igual a (A) (B) (C) (D) (E) 50%. 60%. 40%. 75%. 45%.

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


32. No processo de Auditoria, o auditor (A) pode, aps ter executado todos os testes, ter a certeza da integridade da informao atestando todas as demonstraes contbeis exigidas em seu parecer de auditoria. no pode ter certeza da integridade da informao, embora tenha executado os procedimentos de auditoria para obter certeza de que todas as informaes relevantes foram obtidas. pode, tendo aplicado os procedimentos de auditoria, atestar a integridade da informao, mas no pode se eximir de certificar, por meio de seu relatrio, a exatido das demonstraes contbeis. no deve atestar a integridade das informaes contbeis, das notas explicativas e dos demais relatrios publicados pela empresa, enquanto no obtiver uma carta da administrao atestando as demonstraes em conjunto. deve, em conjunto com a administrao, atestar que todos os processos, riscos e possibilidades de fraudes foram avaliadas e ter a certeza da integridade da informao. 36. A independncia do auditor externo da empresa Aquisio S.A. comprometida pelas situaes:

I. A empresa Aquisio S.A. comprou a empresa


gile S.A.. A firma de auditoria da adquirente a mesma que realizou os trabalhos de due dilligence da empresa Aquisio S.A. e de consultoria tributria no ano da aquisio para a empresa gile.

(B)

II. O diretor financeiro da empresa gile S.A primo


em segundo grau do diretor presidente da empresa Aquisio S.A.

(C)

III. A firma de auditoria indica escritrios de advocacia


para a empresa Aquisio S.A. em suas contingncias tributrias. Afeta a independncia do auditor externo o que consta em (A)

(D)

II, apenas.

(E)

(B)

I, II e III.

_________________________________________________________

33.

NO uma atividade da funo da auditoria interna: (A) (B) (C) (D) (E) a gesto de risco.

(C)

I, apenas.

(D) o monitoramento do controle interno. o exame das informaes contbeis e operacionais. a aprovao do relatrio de auditoria externa. a avaliao do processo de governana. (E) 37.
_________________________________________________________

II e III, apenas.

III, apenas.

_________________________________________________________

34.

A estratificao da amostra pode ser til quando (A) existir risco de mais de 10% da amostra conter erros. houver uma grande amplitude nos valores dos itens a serem selecionados. for identificada uma linearidade nos valores dos itens a serem selecionados.

O auditor, ao avaliar os ativos financeiros da empresa ManagerRisk S.A., constata que uma aplicao financeira que seria mantida at o vencimento foi resgatada parcialmente durante a vigncia. O auditor verifica a forma de valorao do ativo efetuada pela empresa e evidencia que a empresa est apropriando o valor dos rendimentos pelo custo amortizado. Nessa situao, o auditor deve (A) determinar que o valor da baixa parcial seja feito pelo valor de custo e alterar o critrio para valor justo para o valor residual da aplicao.

(B)

(C)

(B) (D) for pequeno o nmero de itens que compe a amostra. superar a 100 unidades a quantidade de itens que compe a amostra.

validar o registro, uma vez que o reconhecimento do valor dos ativos financeiros mantidos at o vencimento deve ser efetuado pelo custo amortizado.

(E)

_________________________________________________________

(C)

35.

O aumento no uso de procedimentos substantivos no processo de auditoria para confirmao dos saldos do contas a receber da empresa Financia S.A. (A) (B) (C) (D) (E) obriga que a amostra seja aleatria. possibilita um aumento da amostra. causa uma diminuio da amostra. no influencia no tamanho da amostra. exige a estratificao da amostra. (E) (D)

aceitar o registro, uma vez que o reconhecimento do valor dos ativos financeiros, ainda que resgatado antecipadamente, deve ser efetuado pelo valor justo representado pelo valor do custo amortizado.

recomendar o ajuste na contabilidade, em decorrncia da mudana das intenes com relao ao ativo, reconhecendo-o pelo valor justo.

estabelecer que o valor da baixa parcial seja feito pelo valor justo e manter o critrio de custo amortizado para o valor residual da aplicao. 7

PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


38. A empresa Control Service S.A. foi constituda em novembro de 2011. Como uma empresa de alta tecnologia imediatamente fechou dez contratos para pagamentos em trs parcelas, com vencimento da primeira parcela para 30 de janeiro de 2012, no valor de R$ 24.000.000,00. Seus contratantes, com o objetivo de prestar contas a matriz, da utilizao do oramento previsto para 2011 solicitaram que a empresa Control faturasse 100% das parcelas em dezembro de 2011. O cronograma da prestao dos servios estava previsto para ser executado em 12 meses, a iniciar em 01 de janeiro de 2012. Dessa forma, para que o auditor externo valide as demonstraes financeiras de 2011, a empresa dever registrar o fato a: (B) (C) (D) (E)
A D: Bancos C: Receitas de Vendas R$ 24.000.000,00 R$ 24.000.000,00

40.

A empresa exportatudo S.A. tem em suas operaes instrumentos financeiros derivativos de hedge de moeda para cobertura de sua exposio cambial. Apesar de enquadrar-se na condio para contabilizao pelo mtodo de hedge accounting no o aplica. Dessa forma, deve o auditor externo (A) verificar se o procedimento est divulgado em nota explicativa e emitir relatrio de auditoria sem ressalva, uma vez que esse procedimento opcional.

(B)

(A)

avaliar o impacto e verificar se o procedimento afeta representativamente o resultado, ressalvando o relatrio de auditoria.

(C)
B D: Banco C: Ajustes Patrimoniais R$ 24.000.000,00 R$ 24.000.000,00

emitir relatrio de auditoria, condicionando sua avaliao aos reflexos que o referido procedimento causaria s demonstraes contbeis.

D: Bancos C C: Receitas de Vendas C: Receitas de Vendas Diferidas

R$ 24.000.000,00 R$ 1.000.000,00 R$ 23.000.000,00

(D)

abster-se de emitir opinio em virtude da relevncia que o procedimento causa nas demonstraes contbeis das empresas de forma geral.

(E)
D D: Bancos C: Adiantamento de Clientes R$ 24.000.000,00 R$ 24.000.000,00

ressalvar e enfatizar, no relatrio de auditoria, os efeitos que o referido procedimento causa s demonstraes financeiras auditadas.

_________________________________________________________

41.
D: Bancos E C: Receitas de Vendas R$ 24.000.000,00 R$ 8.000.000,00

A carta de responsabilidade da administrao da empresa auditada responsabiliza (A) o conselho de administrao e o conselho fiscal.

C: Receitas de Vendas Diferidas R$ 16.000.000,00 _________________________________________________________

39.

A empresa brasileira Torucha S.A. elaborou as demonstraes contbeis de 2011, consolidadas e individuais, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil para avaliao dos investimentos em controladas, coligadas, usando o mtodo de equivalncia patrimonial. Dessa forma, o auditor ao emitir seu relatrio de auditoria sobre as demonstraes contbeis deve (A) emitir um parecer adverso, ressalvando que as demonstraes contbeis no atendem s normas internacionais de contabilidade: IFRS, de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil. elaborar pargrafo de nfase, evidenciando que as demonstraes financeiras individuais foram elaboradas de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil, ressalvando que neste aspecto no atendem s normas internacionais de contabilidade: IFRS. emitir parecer sem ressalva, uma vez que as demonstraes foram elaboradas de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil; como essas prticas refletem os pronunciamentos do CPC Comit de Pronunciamentos Contbeis, esto em conformidade com as normas internacionais de contabilidade: IFRS. abster-se de opinar em seu relatrio de auditoria, uma vez que as prticas adotadas no Brasil divergem dos pronunciamentos emanados pelas normas internacionais de contabilidade: IFRS. emitir um relatrio de auditoria, com limitao de escopo, uma vez que as prticas contbeis adotadas no Brasil divergem dos pronunciamentos emanados pelas normas internacionais de contabilidade: IFRS.

(B)

a diretoria executiva.

(C)

o conselho de administrao.

(D)

a governana e a administrao.

(E) 42.

a diretoria financeira e a de controladoria.

_________________________________________________________

(B)

A empresa Resistente S.A. no concordou em apresentar a carta de responsabilidade da administrao. Nesse caso, o auditor (A) deve denunciar a empresa aos rgos competentes e recusar a auditoria.

(C)

(B)

deve aceitar o trabalho, estabelecendo a limitao de escopo e evidenciando a recusa no relatrio da auditoria.

(C)

(D)

no deve aceitar o trabalho a menos que seja exigido por lei ou regulamento.

(D)

deve ressalvar o parecer, apresentando nota de nfase em qualquer situao.

(E)

(E)

no deve aceitar o trabalho, em qualquer situao, ainda que exigido por lei.
PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


43. A empresa Delta Petrleo S.A. est encerrando, em fevereiro de 2012, o processo de auditoria de suas demonstraes financeiras pertinentes ao ano de 2011. Os trabalhos da auditoria esto em fase de finalizao e a empresa informa ao mercado a ocorrncia de um grande vazamento que afetar a continuidade de suas operaes no Brasil, uma vez que a multa recebida inviabiliza a empresa. Nesse caso, o auditor deve (A) emitir relatrio de auditoria com absteno de opinio por no ter tempo hbil para reconduzir a auditoria para uma demonstrao financeira pelos critrios de realizao dos ativos e passivos. manter o seu relatrio de auditoria, evidenciando em notas explicativas a descontinuidade. abster-se de emitir opinio, uma vez que conjunturalmente a situao da empresa se modificou, alterando todo o planejamento da auditoria. ressalvar o parecer, evidenciando a possibilidade de descontinuidade e mantendo as demonstraes financeiras. exigir da empresa a elaborao de demonstraes contbeis especficas para atender s demonstraes exigidas nessa situao de descontinuidade. (D) INFORMTICA BSICA 46. Na rede do MS Windows, (A) no possvel acessar arquivos ou impressoras presentes em outros computadores da mesma rede. Estes recursos so disponibilizados apenas pelos servidores centrais de rede. possvel acessar arquivos e impressoras presentes em outros computadores da mesma rede, desde que seus donos ativem o compartilhamento. possvel acessar todos os arquivos e todas as impressoras presentes em outros computadores da mesma rede, mesmo que seus donos no ativem o compartilhamento. possvel acessar todos os arquivos presentes em outros computadores da mesma rede, mesmo que seus donos no ativem o compartilhamento e as impressoras que foram compartilhadas. no possvel acessar arquivos presentes em outros computadores da mesma rede, apenas as impressoras que foram compartilhadas pelos seus donos.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

44.

A empresa Terceserv S.A. possui prejuzos fiscais decorrentes de resultados negativos apurados nos ltimos dois anos no valor de R$ 1.000.000,00. Opera em mercado extremamente competitivo e no h por parte da administrao expectativa de obteno de lucros nos prximos 5 anos. A empresa aposta na qualidade dos servios prestados para superar a concorrncia e comear a gerar lucro. Como no h prescrio do crdito tributrio, a empresa constituiu proviso ativa para reconhecimento do crdito. Nesse caso, o auditor externo deve (A) abster-se de emitir o relatrio de auditoria, em virtude de no atender aos pronunciamentos contbeis vigentes. solicitar que a empresa reverta o lanamento, caso a empresa no atenda ressalvar o relatrio de auditoria. manter o lanamento, uma vez que o crdito devido, e emitir relatrio de auditoria sem ressalva ou nfase. recomendar que seja apropriado parte para o resultado do perodo, uma vez que o benefcio j devido, e emitir relatrio de auditoria sem ressalva. ressalvar o relatrio de auditoria, mesmo que o valor seja irrelevante, uma vez que a empresa infringe regra contbil e fiscal.

_________________________________________________________

47.

No MS Windows Vista, para exibir a fila de impresso remota caso o cone de impressora no esteja visvel na rea de notificao, deve-se clicar no boto Iniciar, em (A) Rede, em Compartilhamento e Redes e em Impressoras, e selecionar a impressora da lista clicando duas vezes. Configuraes de Impressoras e selecionar a impressora da lista clicando duas vezes. Painel de Controle, em Hardware e Som e em Impressoras, e selecionar a impressora da lista clicando duas vezes. Rede e em Impressoras, e selecionar a impressora da lista clicando duas vezes. Computador e em Impressoras, e selecionar a impressora da lista clicando duas vezes.

(B)

(C) (B)

(C)

(D)

(E) (D)

_________________________________________________________

48.

O MS Word (A) permite formatao condicional do documento, atribuindo-se fontes e cores de acordo com o seu contedo. apenas um editor de textos, no permitindo a edio de figuras e tabelas. no permite a construo automtica de uma tabela de contedo para um documento. possui recursos de correo ortogrfica e correo gramatical. permite a construo de slides com transies sofisticadas. 9

(E)

_________________________________________________________

45.

O auditor ao verificar na folha de pagamentos se as verbas pertinentes ao FGTS e INSS foram calculadas adequadamente, atendendo a legislao trabalhista, realiza o procedimento de clculo e (A) (B) (C) (D) (E) inspeo. observao. indagao. investigao. fiscalizao.

(B)

(C)

(D)

(E)

PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


49. O MS Excel permite que dados sejam introduzidos em planilhas e processados por frmulas. As frmulas (A) (B) sempre tem um resultado numrico. so equaes que computam apenas funes matemticas pr-definidas. so expressas por uma sequncia de smbolos alfanumricos, sempre terminando com o smbolo =. so equaes que recebem como entrada apenas valores numricos e datas. so equaes que executam clculos, recebendo como entrada funes, operadores, referncias e constantes. 53. Sobre placas de redes (dispositivos de entrada e sada de computadores), considere:

I. Dois tipos de placas so as de padro Token Ring


e Ethernet. Cada placa de rede possui um endereo fsico nico para seu endereamento chamado de MAC Address.

(C)

II. As placas de rede possuem conectores BNC para a


utilizao com cabos coaxiais e/ou conectores RJ45 que possibilitam a utilizao de cabos de par tranado.

(D)

(E)

III. Devido s altas taxas de transferncia e ao baixo


custo, as placas de padro Token Ring e Wi-fi esto cada vez mais dominando o mercado e deixando de lado o padro Ethernet. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

50.

No MS PowerPoint, podem ser utilizados modelos prontos ou criados modelos novos. Para editar ou criar um novo modelo deve-se abrir a guia (A) Exibir, clicar em Slide mestre e editar o slide mestre da apresentao e os leiautes associados. Editor de modelo e preencher um ou mais slides modelo. Arquivo, clicar em Modelos e preencher um ou mais slides modelo. Arquivo, clicar em Salvar como e selecionar o formato Modelo de apresentao. Exibir, clicar em Modelo de apresentao e preencher um ou mais slides modelo.

I e II, apenas. III, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

54.

(E)

_________________________________________________________

O sistema hierrquico e distribudo de gerenciamento de nomes utilizado por computadores conectados Internet, que utilizado para a resoluo ou converso de nomes de domnios como arpanet.com em endereos IP como 173.254.213.241, chamado de (A) (B) (C) (D) HTTP. Gateway. DNS. Roteador. Switch.

51.

Dispositivos de entrada e sada possibilitam introduzir dados externos ao computador para processamento e apresentar dados processados pelo computador. Alguns dispositivos efetuam ambos papis, servindo de dispositivo de entrada e sada. Um exemplo destes dispositivos (A) (B) (C) (D) (E) a webcam. a tela sensvel ao toque.

(E) o leitor de cdigo de barras. o mouse tico. o scanner. 55.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

52.

Os dispositivos ou mdias de armazenamento so capazes de armazenar informaes para posterior uso e processamento eletrnico. Dentre as mdias, dispositivos e tecnologias utilizadas para o armazenamento de informaes NO se inclui o (A) (B) (C) (D) (E) cdigo QR.

Atualmente, possvel a utilizao de servios de correio eletrnico por meio da Internet, os chamados webmails. Para usar este tipo de servio, o computador do usurio necessita apenas de um navegador e conexo com a Internet, no sendo necessria a instalao de outros programas. Porm, alguns servios de webmail possibilitam que se utilize programas tradicionais como Thunderbird ou Outlook Express para a leitura e envio de e-mails, pois disponibilizam acesso a servidores (A) (B) UDP e TCP. DNS e NTP. IMAP e UDP. HTTP e FTP. POP3 e SMTP.
PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

pendrive. cdigo de barras. barramento de memria. RFID. (C) (D) (E)

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


56. Sobre vrus, considere: 58. No texto a seguir: A assinatura digital o resultado da aplicao de uma funo matemtica que gera uma espcie de impresso digital de uma mensagem. O primeiro passo no processo de assinatura digital de um documento eletrnico a aplicao dessa funo, que fornece uma sequncia nica para cada documento conhecida como "resumo". a funo matemtica citada mais conhecida como funo (A) (B) quntica. de Hash.

I.

Um vrus de celular pode propagar-se de telefone para telefone atravs da tecnologia bluetooth ou da tecnologia MMS (Multimedia Message Service). Para proteger o computador da infeco por vrus recomendvel desabilitar, no programa leitor de e-mails, a autoexecuo de arquivos anexados s mensagens. Para proteger o telefone celular da infeco por vrus recomendvel aplicar todas as correes de segurana (patches) que forem disponibilizadas pelo fabricante do aparelho. Todos os vrus so programas independentes que no necessitam de um programa hospedeiro para funcionar e so carregados na memria RAM automaticamente quando o computador ligado.

II.

III.

IV.

(C) (D)

quadrtica. de Euler. binria.

Est correto o que se afirma em (A)

I e III, apenas.

(E) 59.

_________________________________________________________

(B)

I, II, III e IV.

Sobre o backup de informaes em uma organizao, correto afirmar: (A) Os testes de restaurao (restore) devem ser peridicos com o objetivo de garantir a qualidade dos backups. Para a implementao do backup, deve-se levar em considerao apenas a importncia da informao e o nvel de classificao utilizado. recomendvel fazer backup com frequncia apenas dos dados e arquivos executveis de um sistema computacional. Os backups devem ser mantidos no mesmo local fsico da localidade de armazenamento dos dados originais. A frequncia para a realizao dos backups nada tem a ver com a periodicidade em que os dados so alterados.

(C)

I, II e III, apenas.

(D)

II e III, apenas.

(B)

(E) 57.

II, apenas.
(C)

_________________________________________________________

Considere a frase a seguir.

I , um emissor codifica seu documento Na criptografia KK II da pessoa que receber a mensagem. com a chave KK
O texto codificado apenas poder ser decodificado pelo

(D)

III IV KK , pois, somente ele tem a chave KK relacionada


chave KK que originou o texto cifrado. As lacunas I, II, III, IV e V devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por (A) de chaves pblicas, privada, destinatrio, pblica e privada.

(E)

_________________________________________________________

60.

Em uma rede com topologia estrela, todas as mquinas se ligam em um mesmo dispositivo central que fecha a conexo entre todos os ns da rede. O dispositivo central que analisa os pacotes que chegam e gerencia sua distribuio, enviando-os somente para a mquina de destino, conhecido como (A) barramento. hub. backbone.

(B)

assimtrica, privada, emissor, pblica e privada. (B)

(C)

simtrica, pblica, emissor, privada e pblica.

(C)

(D)

assimtrica, pblica, destinatrio, privada e pblica.

(D) (E)

access point. switch. 11

(E)

simtrica, privada, destinatrio, pblica e privada.

PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


CONTABILIDADE E FINANAS PBLICAS Contabilidade Geral 61. Sobre a Estrutura Conceitual para Elaborao e Divulgao de Relatrio Contbil-financeiro, considere: 63. Na Demonstrao de Resultados do Exerccio, (A) o custo dos produtos vendidos contm o valor da depreciao de mquinas da fbrica alocado produo vendida no perodo. o Imposto Predial e Territorial Urbano classificado como Despesas Financeiras. os custos de transao da emisso de aes subscritas e integralizadas reduzem o resultado do exerccio. o Imposto sobre Produtos Industrializados classificado como Despesas com Vendas. o valor da receita bruta corresponde entrada de caixa referente s vendas da empresa no perodo.

(B) (C)

I. As autoridades tributrias podem determinar exigncias especficas para atender a seus prprios interesses e, consequentemente, mudar a estrutura conceitual para elaborao e divulgao de relatrio contbil-financeiro de propsito geral.

(D) (E)

II. A avaliao da administrao da entidade quanto


responsabilidade que lhe tenha sido conferida e quanto qualidade de seu desempenho e de sua prestao de contas uma das necessidades comuns da maioria dos usurios dos relatrios contbil-financeiros de propsito geral.

_________________________________________________________

64.

Considere os itens patrimoniais, a seguir, de uma sociedade annima de capital aberto:

III. O regime de competncia retrata com propriedade


os efeitos de transaes e outros eventos e circunstncias sobre os recursos econmicos e reivindicaes da entidade que reporta a informao nos perodos em que ditos efeitos so produzidos.

I. Aes de outras empresas em que no h inteno


de vendas.

II. Aes adquiridas de sua prpria emisso. III. Financiamento a ser pago em 15 meses aps a
data do Balano Patrimonial.

IV. Comparabilidade a caracterstica qualitativa que


define o uso dos mesmos mtodos para os mesmos itens, tanto de um perodo para outro, considerando a mesma entidade que reporta a informao, quanto para um nico perodo entre entidades. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 62. (A) (B) (C) (D) (E)

I, II e III so classificados, respectivamente, como


ativo no circulante - aplicao financeira, ativo no circulante investimentos e passivo no circulante. ativo circulante, ativo no circulante aplicao financeira e passivo no circulante. ativo no circulante investimentos, patrimnio lquido e passivo no circulante. ativo no circulante investimentos, patrimnio lquido e passivo circulante. ativo realizvel a longo prazo, ativo no circulante investimentos e passivo no circulante.

II, III e IV. I e II. II e III. III e IV. I, II e III.


65.

__________________________________________________________________________________________________________________

Em relao avaliao dos elementos patrimoniais, considere:

I. O valor contbil de um terreno de R$ 300.000,00,


cujo teste de impairment indicou valor justo lquido da despesa de venda de R$ 290.000,00 e valor em uso de R$ 280.000,00, deve ser reduzido em R$ 20.000,00.

A empresa Alfa, sociedade annima de capital aberto, possui 30% de participao no capital social de uma empresa coligada (empresa Gama). Durante o exerccio financeiro de X1, a investida obteve Lucro Lquido de R$ 100.000,00, distribuiu Dividendos no valor de R$ 20.000,00 e teve o saldo da conta Ajuste de Avaliao Patrimonial aumentado em R$ 10.000,00. Em decorrncia deste investimento, a empresa Alfa, em X1, (A) (B) manteve o valor do investimento avaliado pelo custo de aquisio. teve uma variao no saldo da conta Investimento em Coligadas referente empresa Gama de R$ 24.000,00. reconheceu receita de dividendos no valor de R$ 6.000,00. teve seu patrimnio R$ 30.000,00. lquido aumentado em

II. As obrigaes de curto prazo com fornecedores


devem ser ajustadas ao seu valor presente, quando houver efeito relevante.

III. Uma patente adquirida que expira em 10 anos e


com valor residual igual a zero gera despesa de amortizao de 10% do seu valor de aquisio em cada ano, se a empresa utilizar o mtodo linear de amortizao. (C) (D) (E)

IV. O investimento em controlada, que representa participao no capital votante de 60% e no capital social de 50%, deve ser aumentado em R$ 60.000,00 se a investida tiver apurado lucro no exerccio de R$ 100.000,00. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) 12

reconheceu receita de equivalncia patrimonial no valor de R$ 30.000,00.

_________________________________________________________

66.

No reconhecimento inicial, NO compe o custo de um item do ativo imobilizado os (A) (B) (C) (D) (E) custos com a promoo de produtos gerados por tal ativo. impostos no recuperveis sobre a compra. custos de fretes e manuseio. custos de montagem. custos de preparao do local de instalao.
PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

III e IV. I e II. I, II e III. II e III. II, III e IV.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


67. Em 30/12/X1, a empresa Beta, sociedade annima de capital aberto, fez uma captao de recursos, via debntures, cujo valor de emisso foi R$ 2,2 milhes com taxa de juros anual contratada de 5,0% e com prazo de 10 anos. Para isso, incorreu em custos de transao no montante de R$ 100 mil pagos em 30/12/X1. Todavia, dadas as condies vantajosas em relao ao mercado, houve prmio na emisso das debntures de R$ 200 mil. Com base nessas informaes, a empresa Beta reconheceu, em 30/12/X1, (A) (B) (C) (D) (E) 68. despesa financeira de R$ 100 mil. passivo de R$ 2,3 milhes. receita financeira de R$ 200 mil. reserva de capital de R$ 200 mil. ativo de R$ 2,1 milhes. (E) 71. mutaes patrimoniais entre elementos do ativo.
_________________________________________________________

70.

As insubsistncias passivas so (A) mutaes patrimoniais entre elementos do ativo e do passivo. variaes patrimoniais execuo oramentria. ativas resultantes da

(B)

(C)

variaes patrimoniais passivas independentes da execuo oramentria. variaes patrimoniais ativas independentes da execuo oramentria.

(D)

_________________________________________________________

Na combinao de negcios, o adquirente deve mensurar os ativos identificveis adquiridos pelos seus respectivos (A) (B) (C) (D) (E) custos histricos corrigidos na data de aquisio. valores justos da data de aquisio. valores justos do ltimo balano patrimonial anterior aquisio. valores de liquidao. custos histricos. Contabilidade Pblica

Considere as classes do Plano de Contas a ser adotado pelos entes da federao, obrigatoriamente, a partir de 2013: 1 Ativo 2 Passivo e Patrimnio Lquido 3 Variaes Patrimoniais Diminutivas 4 Variaes Patrimoniais Aumentativas 5 Controles da Aprovao do Planejamento e Oramento 6 Controles da Execuo do Planejamento e Oramento 7 Controles Credores 8 Controles Devedores O registro da arrecadao de uma receita tributria, quanto natureza oramentria da informao, utiliza APENAS (A) (B) (C) (D) (E) as classes 6, 7 e 8. as classes 1 e 3. as classes 5 e 6. as classes 1, 3, 5 e 6. a classe 6.

_________________________________________________________

69.

Em relao ao que determina a Lei n 4.320/64 sobre a contabilidade aplicada s entidades pblicas governamentais, considere:

I. Os servios de contabilidade sero organizados de


forma a permitirem o acompanhamento da execuo oramentria, o conhecimento da composio patrimonial, o levantamento dos balanos gerais, a anlise e a interpretao dos resultados econmicos e financeiros.

II. As autarquias devem, dentro do prazo que a legislao fixar, remeter seus balanos para os rgos centrais de contabilidade para fins de incorporao dos resultados, salvo disposio legal em contrrio. 72.

_________________________________________________________

III. O resultado da execuo oramentria deve ser


apurado com base nas receitas lanadas e nas despesas liquidadas em um dado exerccio financeiro.

Considerando os procedimentos contbeis patrimoniais que devero ser adotados obrigatoriamente pelos entes da federao at o final de 2014, quando um governo municipal paga o prmio de um seguro de um imvel com vigncia de 12 meses, no subsistema de informao patrimonial, haver lanamento de dbito e de crdito, respectivamente, nas contas (A) Caixa e Equivalentes de Caixa e Direitos Contratuais. Outras Variaes Patrimoniais Diminutivas e Caixa e Equivalentes de Caixa. Prmios de Seguros a Apropriar e Caixa e Equivalentes de Caixa. Caixa e Equivalentes de Caixa e Prmios de Seguros a Apropriar. Crdito Empenhado Pago e Crdito Empenhado a Pagar. 13

IV. A contabilidade manter registro sinttico dos bens


mveis e imveis, sendo que a identificao dos agentes responsveis pela sua guarda e administrao ser realizada por meio de registros extracontbeis. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(B)

I e II. III e IV. II, III e IV. II e III.

(C)

(D)

(E)

I, II e III.

PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


73. De acordo com a Lei n 4.320/64 e suas alteraes pela Portaria STN n 665/2010, considere as afirmaes sobre o Balano Patrimonial e a Demonstrao das Variaes Patrimoniais.
o o

I. Os ativos e passivos no Balano Patrimonial so classificados nos grupos circulantes e no circulantes, sendo que tal
classificao segrega os itens patrimoniais pela necessidade ou no de autorizao legislativa para sua movimentao.

II. O Resultado Patrimonial do Perodo corresponde diferena entre o valor total das variaes patrimoniais aumentativas e
o valor total das variaes patrimoniais diminutivas de um dado perodo, sendo que tais variaes podem ser quantitativas ou qualitativas.

III. A depreciao de um imvel uma despesa oramentria que reduz o valor do ativo imobilizado e o resultado patrimonial
do exerccio.

IV. O Balano Patrimonial a demonstrao contbil que evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situao patrimonial da
entidade pblica em um dado momento, por meio de contas de ativo, passivo e patrimnio lquido, alm das contas de compensao. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II. IV. III e IV. II. II e III.

Ateno:

Para responder s questes de nmeros 74 e 75, considere os fatos relacionados a seguir referentes ao exerccio financeiro de X1 de uma determinada prefeitura: Previso da receita e fixao da despesa referente aprovao do oramento de uma entidade pblica com base na Lei Oramentria Anual, no valor de R$ 2.000.000,00. Lanamento de tributos no valor de R$ 1.450.000,00, sendo que foi arrecadado o valor de R$ 1.400.000,00. Lanamento e arrecadao de receitas de servios no valor de R$ 300.000,00. Lanamento e arrecadao de receitas de aluguel no valor de R$ 50.000,00. Lanamento e arrecadao de multas e juros no valor de R$ 20.000,00. Realizao de operaes de crdito para compra de bens imveis no valor de R$ 200.000,00. Abertura de crditos adicionais especiais no valor de R$ 200.000,00. Empenho de despesas com: pessoal e encargos R$ 1.100.000,00; outras despesas correntes R$ 550.000,00, aquisio de imveis R$ 200.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 80.000,00. Liquidao de despesas com: pessoal e encargos R$ 1.100.000,00; outras despesas correntes R$ 550.000,00, aquisio de imveis R$ 150.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 80.000,00. Pagamento de despesas com: pessoal e encargos R$ 1.000.000,00; outras despesas correntes R$ 350.000,00, aquisio de imveis R$ 100.000,00; amortizao da dvida fundada R$ 100.000,00; juros e encargos da dvida fundada R$ 40.000,00. Pagamento de Restos a Pagar no valor de R$ 280.000,00. Recebimento em doao de bem mvel no valor de R$ 40.000,00. Recebimento de caues no valor de R$ 60.000,00. Reavaliao de terrenos, aumentando o seu valor em R$ 42.000,00.

74.

No Balano Oramentrio dessa Prefeitura, referente a X1, houve (A) (B) (C) (D) (E) receitas de capital de R$ 220.000,00. excesso de arrecadao de R$ 20.000,00. deseconomia oramentria de R$ 30.000,00. dficit de execuo de R$ 60.000,00. supervit de previso de R$ 200.000,00.

75.

No Balano Financeiro, referente a X1, a soma das receitas oramentrias e dos ingressos extraoramentrios foi, em reais, (A) (B) (C) (D) (E) 2.552.000,00. 2.470.000,00. 2.410.000,00. 2.090.000,00. 2.030.000,00.
PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

14

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 002


Finanas Pblicas 76. Determinado ente, diante da insuficincia de caixa no incio do exerccio financeiro para cumprir com as despesas destinadas segurana pblica, atendendo a todos os requisitos exigidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, realiza operao de crdito por antecipao de receita, contraindo emprstimo com instituio financeira. Esta medida adotada pelo ente considerada (A) (B) (C) (D) (E) emprstimo compulsrio. crdito adicional extraordinrio. receita derivada. receita originria. entrada provisria.

77.

Determinado Municpio instituiu, por lei, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), com as sequintes caractersticas: o fato gerador a propriedade, posse ou domnio til de bem imvel localizado na zona urbana do Municpio; o sujeito passivo o proprietrio, possuidor ou titular do domnio til; a base de clculo o valor venal do imvel; a alquota estipulada em faixas de valor, variando de 0,25% a 1,5%, na medida em que aumenta a base de clculo. Quanto s alquotas, este IPTU pode ser classificado como (A) (B) (C) (D) (E) seletivo. fixo. proporcional. progressivo. regressivo.

78.

Municpio institui o Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) sobre servio advocatcio com valor de R$ 1.500,00 por ano. A fixao do ISSQN, nestes termos, inconstitucional por violar o princpio da (A) (B) (C) (D) (E) uniformidade geogrfica. anterioridade. capacidade contributiva. irretroatividade da lei tributria. legalidade.

79.

Sobre os tipos de tributos, considere:

I. Tributo que no admite vinculao de receita a rgo, despesa ou fundo, salvo algumas excees constitucionais, tais
como a vinculao de recursos destinados a aes e servios pblicos de sade.

II. A concesso de alvar ou permisso pode ser remunerada por esta espcie de tributo. III. Tem receita vinculada para custear atividades de assistncia social, sade e previdncia social. IV. Pressupe que, em virtude de uma obra pblica, haja valorizao imobiliria para que se configure o seu fato gerador.
Os itens I, II, III e IV caracterizam, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) imposto, taxa, contribuio social para seguridade social e contribuio de melhoria. taxa, imposto, taxa e contribuio de melhoria. contribuio social para seguridade social, taxa, contribuio de melhoria e imposto. imposto, contribuio de melhoria, contribuio social para seguridade social e imposto. contribuio de melhoria, imposto, contribuio social para seguridade social e taxa.

80.

Se houver o aumento de um ponto percentual (1%) na alquota do ICMS sobre um determinado produto, no sistema de concorrncia perfeita este aumento (A) (B) (C) (D) (E) proporcionar, na prtica, uma reduo do preo final ao consumidor, com efeito regressivo, por ser o ICMS um imposto indireto. ser totalmente refletido nos preos e o consumidor arcar com o seu custo, por ser o ICMS um imposto indireto. dever ser incorporado no custo operacional, sem repasse ao consumidor final, porque o ICMS um imposto direto. corresponder ao dobro para o consumidor final, ou seja, dois pontos percentuais, em virtude da tributao indireta. acarretar um reflexo assimtrico nos preos, no podendo haver repasse ao consumidor final por tratar-se de tributao direta. 15

PMSPA-AFTMI-Gesto Tributria-A01-P4

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться