Вы находитесь на странице: 1из 4

DIREITO DO TRABALHO

1.

PRINCPIOS a. Princpios Gerais do Direito do Trabalho Princpio da proteo: Princpio geral que visa suavizar a relao de

desigualdade entre empregador e empregado. Subdivide-se em trs: Princpio do In dubio pro operrio: quando existir uma lei a ser aplicada ao caso concreto, esta dever ser interpretada em benefcio do empregado; Principio da norma mais favorvel: quando duas normas puderem ser aplicadas ao caso concreto, independentemente da hierarquia das normas, dever ser aplicada a mais favorvel ao empregado. Princpio da condio mais benfica: norma nova no pode implicar em diminuio das conquistas j alcanadas pelo trabalhador, prevalecendo normas ou acordos mais benficos estabelecidos.
Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho s lcita a alterao das respectivas condies por mtuo consentimento, e ainda assim desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzos ao empregado, sob pena de nulidade da clusula infringente desta garantia. Pargrafo nico - No se considera alterao unilateral a determinao do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exerccio de funo de confiana.

Princpio da irrenunciabilidade: os direitos trabalhistas no podem ser renunciados pelo empregado, por exemplo, aquele que aceita deixar de receber o 13 se a empresa passa por dificuldades. Princpio da continuidade da relao de emprego: para os contratos de trabalho, h presuno juris tantum de que estes foram celebrados por prazo indeterminado. Importante salientar que o art. 443 da CLT autoriza o contrato por tempo determinado.
Art. 443 - O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. 1 - Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada.

Princpio da primazia da realidade: a verdade real prevalecer sobre a verdade formal. No caso uma prova testemunhal ter mais valor do que a prova documental.

b. Princpios constitucionais (Segundo Amauri Mascaro): Liberdade Sindical No interferncia do Estado na organizao sindical (art. 8 I) O direito de greve (art. 9) Representao dos trabalhadores na empresa (art. 11) O reconhecimento das convenes e acordos coletivos (art. 7, XXVI) Proteo em face da automao (art. 7, XXVII); Proteo contra dispensa arbitrria sem justa causa (art.7, I); Irredutibilidade de Salrios (art. 7, VI) Isonomia Salarial

2. DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO

Relao de emprego: relao de trabalho subordinado, no eventual (habitual), sob dependncia e remunerado.

a) Caractersticas do contrato de trabalho:

De direito privado: por ser contrato firmado entre trabalhador e empregado, caracteriza-se por contrato de direito privado, em que pese as regras de direito pblico que condicionam sua forma e contedo;

Sinalagmtico/bilateral: pressupe a contratao de obrigaes recprocas, onde o trabalhador se empregador a pagar. compromete a vender sua fora de trabalho e o

Consensual: se perfaz com a manifestao de vontade dos contratantes; Intuito personae: realizado com pessoa determinada, podendo apenas ela realizar a obrigao a que arrumiu. Trato sucessivo: no se perfaz em um nico ato.

Oneroso: ambas as partes possuem nus e vantagens. *Informal: contratos de trabalho informais so aqueles sem regulamentao definida, como os de atletas, experincias, etc. *Alteridade: segundo o art. 2 o empregador assume os riscos da atividade econmica.

b) Caractersticas do Vinculo Empregatcio:

Continuidade: o contrato de trabalho, via de regra, indeterminado, conforme o principio da continuidade, onde, apenas as excees (contrato de experincia, por exemplo) sero determinados. No caso, o nus da prova de que o contrato era de tempo determinado do empregador.

Habitualidade: exige a permanncia, a repetio, a habitualidade na prestao de servio. Onerosidade: exige o nus da prestao de servio pelo empregador e o pagamento de salrio pelo empregador. Importante destacar que quando no h contraprestao, ou seja, trabalho gratuito, este ser considerado como voluntrio.

Pessoa Fsica: o contrato de trabalho dever ser realizado com pessoa fsica no polo do empregado, conforme dispe o art. 3da CLT.
Art. 3 - Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio. Pargrafo nico - No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual.

Pessoalidade: o empregado contrato se reveste de obrigao intuitu personae onde apenas o que contratado poder prestar o servio. Para o empregador, isto apenas se aplicar pessoalidade. para o domstico, tendo este

Subordinao: h vinculo jurdico de subordinao entre o empregador e o empregado.

c) Espcies de Trabalhadores

Urbano: cf. artigo 3 da CLT, a pessoa fsica que presta servio de maneira no eventual, mediante recebimento de um salario para um empregador. Rural: disciplinado pela lei 5.889/733, art. 2, similar ao trabalhador urbano na exigncia de habitualidade e recebimento de salrio, entretanto, a atividade dever ser desempenhada em propriedade rural ou prdio rstico.

Em domiclio: trabalhador que exerce atividade na prpria casa ou outro local a sua escolha, estando sujeito relao de emprego e fruindo lucro ao empregador resultante de seu trabalho.

Aprendiz: disciplinado pelo art. 428 da CLT, o contrato de trabalho com maior de 14 anos e menor de 24 (ou portadores de necessidades especiais sem maiores de 14 anos, apenas), firmado por escrito em CTPS, com prazo determinado no podendo ser superior a 2 anos ( 3), exceto se portador de necessidades especiais.

Temporrio: regido pela lei 6.019/74, aquele que exerce trabalho para empresa tomadora de servios, a mando de empresa de trabalho temporrio, por um prazo de 3 meses.

Autnomo: aquele que trabalha por conta sem vnculo de subordinao. Eventual: presta servio de modo espordico, eventual. Cooperado: aquele que se associa cooperativa para desempenho de atividade sem previso de lucro, detendo quota parte da cooperativa. Segundo o pargrafo nico do art. 442, no h vnculo empregatcio entre a cooperativa e seus associados, devido a horizontalidade dela inerente, nem entre os associados e os tomadores de servio.

Terceirizado: trabalhador que mantm vnculo com empresa prestadora de servios que possui contrato de fornecimento de mo de obra empresa tomadora de servio, onde os empregados daquela prestao servios esta.

Voluntrio: no h relao de emprego por falta de contraprestao.

Вам также может понравиться