Вы находитесь на странице: 1из 6

A alimentao saudvel a ingesto de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeies dirias.

. Nessa necessrio a absoro de acares, carnes, ovos, hortalias, frutas, legumes, leite, leos, massas, razes e tubrculos. A quantidade necessria para a alimentao saudvel varia para cada organismo j que levado em considerao a altura, a idade, o peso, e a sade de cada indivduo, alm das atividades fsicas praticadas pelo mesmo. Para que uma pessoa entenda como a alimentao correta, foi criada a Pirmide de Alimentao Equilibrada que divide cada tipo de alimento de acordo com a necessidade bruta de cada organismo. Nela, percebe-se que a quantidade de ingesto de cada alimento diferente, como se pode ver abaixo:

Cada diviso da pirmide compe o nvel de protenas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras, minerais e gua que estamos ingerindo atravs dos alimentos. Esses possuem grande importncia para o funcionamento do organismo, pois um tipo de combustvel para o corpo que faz com que exera seus deveres de forma correta. Os carboidratos fornecem energia para o corpo, As gorduras fornecem energia e auxilia no transporte de vitaminas, As vitaminas exercem funo auxiliar no bom funcionamento do organismo, As fibras, em geral, normalizam o funcionamento do intestino, controlam a glicose e o colesterol do sangue e ainda do a sensao de saciedade. A gua hidrata o organismo e auxilia no transporte dos nutrientes. importante lembrar que todos os itens que compem a pirmide so importantes para o organismo e devem participar da alimentao diria de cada indivduo. importante que nas refeies dirias contenha: Uma poro de 150 Kcal de massa, razes ou tubrculos, Uma poro de 15 Kcal de verduras e legumes, Uma poro de 70 Kcal de frutas, Uma poro de 70 Kcal de leite ou derivados, Uma poro de 70 Kcal de leguminosas,

Uma poro de 190 Kcal de carnes, Uma poro de 70 Kcal de leos e gorduras, Uma poro de 110 Kcal de acares e doces. Tais valores esto expostos em quantidade diria sendo que esses devem ser distribudos no caf da manh, almoo e jantar. A atividade fsica orientada para o ganho de massa muscular, aliada a uma alimentao adequada, que d suporte ao ganho de peso sem provocar danos sade o mais indicado para quem deseja ganhar peso. Aumentar simplesmente a quantidade de alimentos que se come, ou ingerir mais massas, doces e gorduras, no o melhor caminho para um ganho de peso saudvel. O consumo exagerado de gorduras sempre perigoso, podendo elevar os nveis de gordura do sangue e predispor a problemas crdio-vasculares; o consumo excessivo de acares em geral tambm pode trazer conseqncias sade.

Aumentar o consumo de cereais e massas que no contenham muita gordura em seu preparo (exemplo: po francs, macarro cozido, derivados do milho, arroz etc). Massas com molhos gordurosos e queijos amarelos no devem ser ingeridas com freqncia, mesmo por pessoas magras, pois podem aumentar o nvel de colesterol do sangue. Enriquecer o leite com produtos como farinha lctea, farinha de milho ou arroz, mistura de cereais etc. O preparo de mingaus ou vitaminas com aveia, grmen de trigo etc, so uma boa opo para quem quer ganhar peso. Procurar no utilizar produtos que contenham muita fibra, como granola, farelo de trigo ou arroz, po integral etc, pois as fibras do uma sensao prolongada de saciedade (sensao de "estmago cheio"), o que diminui a fome e faz com que a pessoa fique satisfeita com uma menor quantidade de alimentos. Esses produtos so mais indicados para a perda de peso. Utilizar gros em abundncia (ervilha, feijo, gro de bico, soja, milho verde etc) em saladas, cremes, sopas etc. Esses produtos aumentam o teor protico da alimentao e podem ser preparados das mais diferentes formas em vrias refeies. Aumentar o consumo de alimentos proteicos de origem animal (queijos, leite, carnes, peixes etc), mas tendo cuidado com o excesso de gordura ingerida. Preferir as carnes e os queijos com menor teor de gordura, no sendo necessrio, porm, o uso de desnatados. Utilizar azeite no tempero das saladas uma forma de consumir um pouco mais de gordura sem grandes riscos para a sade; ainda nesse caso, exageros devem ser evitados.

Fazer sempre duas refeies de sal (almoo e jantar), evitando lanchinhos em horrios de refeio. Balas, alguns tipos de doces e refrigerantes podem dar uma falsa sensao de estmago cheio, reduzindo o apetite para as refeies seguintes. Fazer de 5 a 6 refeies ao dia, intercalando trs pequenos lanches com as refeies de sal. As refeies podem ser pequenas, no precisando de grande quantidade de alimentos, mas devem ser condensadas, ou seja, composta por alimentos variados, de boa qualidade, e enriquecidos com produtos como laticnios, gros, farinhas etc. Ganhar peso sem aumentar o teor de gordura do corpo o ideal, e nem sempre os resultados so satisfatrios em curto espao de tempo. Pessoas muito magras devem se lembrar que haver alteraes naturais na composio do seu corpo em funo do avano da idade, podendo levar a um ganho de peso gradativo. preciso perseverana no cuidado com a sade, procurando atividade fsica orientada e mantendo uma boa alimentao diria. Voc pode seguir a orientao acima, calculando at as calorias que vai ingerir, baseando-se no valor calrico dos alimentos, isso voc encontra na matria que postei dia 13 passado: http://tiadetediadia.blogspot.com/2007/10/calorias.html Espero que esta matria lhe sirva para ganhar peso, sem perder a sade. 1. Ingira mais calorias O princpio bsico para engordar ingerir mais calorias do que voc gasta. Procure comer pores maiores do que comia antes, mas saiba escolher os alimentos, para engordar sem arruinar sua sade. E no se esquea de comer seis vezes ao dia, sempre incluindo carboidratos e gorduras saudveis, que so mais calricos e estimulam o apetite. O ideal que voc faa trs grandes refeies (caf da manh, almoo e jantar) e trs lanches (nos intervalos entre uma refeio e outra). 2. Faa escolhas inteligentes Ao invs de comer s po, escolha derivados do leite, peixe, carne e ovos, por exemplo. Coma tambm alimentos com elevado teor de protenas, como feijo, legumes e ervilha, e alimentos com alto teor de amido, como batatas, arroz e mandioca. Castanhas, amendoim e nozes so timos alimentos calricos e saudveis para servir de lanche para quem deseja engordar. 3. Protena muito importante

A maioria das calorias que contribuem para o ganho de peso proveniente de carboidratos e gorduras, mas o seu corpo necessita de uma grande quantidade de protena para construir novos msculos. Portanto, no substitua os carboidratos e gorduras por protenas, mas aumente o consumo das mesmas. 4. Faa vrios lanches Faa vrios lanches durante o dia, com alimentos que podem te ajudar a ganhar peso e no prejudiquem a sua sade. Consuma queijo, frutas secas, e barras de cereais, por exemplo. Evite hambrgueres, batatas fritas e junk food em geral. Voc engordar, mas no se manter saudvel, pois ganhar gordura abdominal e colesterol. 5. Lquidos tambm engordam No so s os slidos que contribuem no ganho de peso. Os lquidos tambm! Por isso, beba uma grande quantidade de lquidos que fornecem nutrientes e calorias, como leite, iogurte, sucos de frutas e compostos de alta caloria, por exemplo. 6. Intensifique os exerccios Fazer aerbica timo? No para engordar! Voc precisa de exerccios anaerbicos e intensos para ganhar massa muscular. So exerccios que envolvem pesos, aparelhos de academia, mas tambm podem ser feitos em casa (flexes, agachamentos, barras). Os exerccios aerbicos, como corridas, devem ser mais leves. 7. Usar suplementos ou no? Em algumas situaes, suplementos alimentares podem ajudar a ganhar peso, principalmente no caso de atletas. Porm, devem ser usados com cuidado e com acompanhamento mdico e nutricional. No consuma nenhuma substncia por conta prpria e nem siga conselho de amigos sob risco de colocar sua sade em risco. Consulte um profissional. 8. No desista! Pode demorar um pouco, geralmente alguns meses, para que voc perceba mudanas no seu peso. Algumas pessoas ficam frustradas logo no incio e desistem das medidas que esto tomando para engordar antes dos resultados comearem a aparecer. Porm, seu corpo s responde a um esquema consistente. Nenhuma dieta para ganhar peso funciona se voc no a segue de modo regular.

Fatores hereditrios so realmente importantes na determinao do seu peso, mas por meio de dietas e exerccios voc pode mudar isso. Votar 1/5 Votar 2/5 Votar 3/5 Votar 4/5 Votar 5/5 Mdia: 4.3 (1168 votos)

Dieta e alimentao

Vogue Jewelry Specifics plus Attention Tips


Comentar

Aparelho Digestivo Problemtico?


Comentar

Como Perder Gordura Abdominal


Comentar

Ver todos

Publicidade

Вам также может понравиться