Вы находитесь на странице: 1из 8

Resumo Chaves de partida

1. Partida direta

A partida direta a forma mais simples de partir um motor eltrico, na qual as trs fases so ligadas diretamente ao motor, ocorrendo um pico de corrente. A partida de um motor trifsico direta deve ser executada sempre que possvel. Por imposio da concessionria, s podem ser partidos motores abaixo de 5 CV em partidas diretas e abaixo de 10 CV em instalaes industriais. A partida direta deve ser utilizada nos seguintes casos: Baixa potncia do motor de modo a limitar as perturbaes originadas pelo pico de corrente. A mquina movimentada no necessita de uma acelerao progressiva e est equipada com um dispositivo mecnico (redutor) que evita uma partida muito rpida. O conjugado de partida elevado. Assim, fica fcil enumerar as vantagens de uma chave de partida direta: Equipamentos simples e de fcil construo e projeto; Conjugado de partida elevado; Partida rpida; Baixo custo; Na partida direta, a elevada corrente de partida do motor tem as seguintes desvantagens: Acentuada queda de tenso no sistema de alimentao da rede, que ocasiona interferncias em equipamentos instalados no sistema. Os sistemas de acionamento (dispositivos, cabos) devem ser superdimensionados, elevando os custos do sistema. Imposio das concessionrias que limitam a queda de tenso na rede.

Observaes:

1. Na partida direta, a corrente de partida diretamente proporcional tenso de alimentao e diminui medida que a velocidade aumenta, conforme ilustra a figura ao lado.

Grfico I/In x N/Ns.

2. O conjugado de partida varia proporcionalmente ao quadrado da tenso de alimentao, conforme ilustra a figura ao lado.

Variao do conjugado em funo da tenso de alimentao.

Esquema de ligao da chave de partida direta

A seguir est o diagrama de comando juntamente com o diagrama de fora da chave de partida direta:

Diagrama de comando

Diagrama de fora

No diagrama de fora, as trs fases L1, L2 e L3 so protegidas por um fusvel por fase (F1, F2, F3), sendo ligadas ento ao contator K1, que est diretamente acoplado ao rel trmico FT1, que interliga os cabos at o motor. Na representao do diagrama de comando, h uma alimentao (L-N) e a energia vem atravs dessa fase que est protegida por um fusvel e, logo abaixo, est representado um contato do rel trmico (95/96-FT1) que interrompe o circuito no caso de uma falha. Assim, a parte lgica do circuito funciona da seguinte maneira:

Ao ser pressionado, o boto de impulso S1 energiza a bobina do contator K1 que fecha o contator 13/14 K1, realizando o selo do contator K1 com o contator fechado. O motor alimentado com as trs fases. Em paralelo com o contator 13/14 K1 existe uma lmpada (H1) de sinalizao que indica o fechamento do contator. Ao ser pressionado o boto de impulso S0, o circuito da bobina do contator K1 desligado e desernergizado.

Roteiro de clculo:

Contator: K1 Ie In x 1,15 Rel de Sobrecarga: FT1 In Fusveis de Fora: F1,2,3 Com a corrente de partida e o tempo de partida, consultar a curva caracterstica do fusvel e obter o fusvel indicado pela referida curva. If 1,20 x In If If(mx)K1 If If(mx)FT1

2. Partida estrela-tringulo

Consiste na alimentao do motor com uma reduo de tenso nas bobinas durante a sua partida. O motor parte em estrela, isto , com uma tenso de 58% da tenso nominal, e aps um certo tempo a ligao convertida em tringulo, assumindo a tenso nominal.

Essa chave proporciona uma reduo na corrente de partida de aproximadamente 33% de seu valor, como mostra a figura ao lado. Deve ser usada em aplicaes que tenham um conjugado resistente (conjugado da carga) de at um tero do conjugado de partida.

Corrente de partida na chave estrela-tringulo.

A chave estrela-tringulo, na prtica, utilizada quase que exclusivamente para partidas de mquinas a vazio, isto , sem carga. Uma vez que o conjugado de partida proporcional ao quadrado da tenso de alimentao, teremos um conjugado de mais ou menos 20 a 50% do conjugado nominal. Somente depois de ter atingido a tenso nominal que a carga pode ser aplicada. A velocidade do motor estabiliza-se quando os conjugados motor e resistente se equilibram, geralmente entre 75% e 85% da velocidade nominal. Os enrolamentos so ligados em tringulo e o motor recupera as suas caractersticas nominais. A passagem da ligao estrela para a ligao em tringulo controlada por um temporizador.

Conjugado de partida na chave estrela-tringulo.

Para ser possvel a ligao em estrela-tringulo, os motores devem ter a possibilidade de ligao em dupla tenso (220/380 V, 380/660 V). Os motores devem ter no mnimo seis bornes de ligao.

Esquema de ligao da chave de partida estrela-tringulo

A seguir veja o diagrama de ligao de comando e de fora da chave de partida estrela-tringulo.

Diagrama de fora

Diagrama de comando

Quando o boto pulsador SH1 pressionado, ele aciona o rel de tempo KT1 que, atravs de seu contato 18-15, alimenta a bobina do contator K3 que, com seu contato aberto 13-14, energiza a bobina de K1. O contator se retm pelo contato 13-14. Como o contato 13-14 energiza o rel KT1, o motor inicia sua partida em estrela. Aps decorrido o tempo que foi selecionado em KT1, o contato 15-18 aberto e, decorrido um tempo fixo de 100 ms, o contato 25-28 do rel de tempo fecha, energizando o contator K2 que abre seu contato 21-22, interrompendo a alimentao do contator K3. Atravs de seu contato 13-14, o contator K2 mantido energizado. Ao ser pressionado o boto de impulso SH0, os circuitos das bobinas dos contatores K1 e K2 so desligados, sendo desenergizado o circuito.

Observaes: a passagem da ligao estrela para a ligao tringulo controlada pelo temporizador estrela-tringulo. O fechamento do contator tringulo se d com um atraso de 30 a 100 ms (tempo fixo) para evitar um curto-circuito entre as fases, pois os contatores no podem ficar fechados simultaneamente.

Equacionamento:

Vantagens da chave estrela-tringulo:

Baixo custo (em relao chave compensadora); Pequeno espao ocupado pelos componentes; Sem limite mximo de manobras.

Desvantagens da chave estrela-tringulo:

Se o motor no atingir pelo menos 90% de sua rotao nominal, na comutao para a ligao tringulo o pico de corrente quase o mesmo da partida direta. O motor deve ter pelo menos seis terminais acessveis para ligaes. O valor de tenso da rede deve coincidir com o valor de tenso da ligao tringulo do motor.

3. Partida compensadora

Essa chave de partida alimenta as bobinas do motor com tenso reduzida na partida. A reduo da tenso feita por meio da ligao de um autotransformador em srie com as bobinas. Aps realizada a partida, as bobinas do motor recebem tenso nominal. Na maior parte dos casos a chave de partida compensadora composta dos seguintes equipamentos: um autotransformador ligado em Y; trs contatores; um rel de sobrecarga; trs fusveis retardados; rel de tempo.

Autotransformador de partida:

O autotransformador de partida possui um ncleo magntico plano, formado por trs colunas de chapas de ao silcio fechadas no topo. Trs enrolamentos esto localizados nas colunas. Os terminais inferiores desses enrolamentos so conectados em Y, formando um centro que suspenso. Ao longo do enrolamento do autotransformador, so feitos TAPS operacionais nas alturas das tenses de 50%, 65% e 80% da tenso aplicada na fase. So colocados sensores (sondas trmicas) que acompanham o crescimento da temperatura dos enrolamentos do autotransformador e impedem o acionamento se a sua temperatura ultrapassar determinador valor.

Desta forma, o conjugado motor da mquina acionada e a corrente que circula no enrolamento do motor ficam reduzidos por fatores correspondentes ao TAP escolhido para a operao. A corrente, ao longo de todo o processo de partida do motor, fica reduzida em funo da aplicao de uma tenso menor do que a nominal nos terminais do motor em processo de partida. Como consequncia direta desse fato, o conjugado tambm se reduz e a curva caracterstica CONJUGADO versus ROTAO tem um valor inferior curva caracterstica de tenso plena. Esse novo posicionamento da curva caracterstica depende do TAP escolhido no autotransformador. Para motores que efetuam partida em vazio ou com carregamento muito pequeno, o TAP de 50% da tenso nominal de fase pode ser adequado. Para outras situaes, o projetista deve escolher um TAP que resulte em tenso mais elevada na partida, corrente de partida maior e, consequentemente, conjugados maiores ao longo de todo o processo de partida, gerando mais capacidade acelerativa ao motor no processo de partida. Essa partida utilizada geralmente para maiores acima de 15 CV. A partida feita em trs etapas: 1. Na primeira etapa, o autotransformador ligado primeiramente em estrela e em seguida o motor ligado rede por intermdio de uma parte dos enrolamentos do autotransformador. A partida feita com uma tenso reduzida em funo da relao de transformao. O autotransformador possui derivaes que possibilitam escolher a relao de transformao e a tenso reduzida mais apropriada.

2. Na segunda etapa, antes de passar tenso plena, a ligao em estrela aberta. Essa operao realizada quando se atinge a velocidade de equilbrio no final do primeiro perodo.

3. A ligao plena tenso feita aps a segunda etapa, em que o autotransformador desligado do circuito. A corrente e o conjugado de partida variam nas mesmas propores o obtm-se a seguinte faixa de valores: Autotransformador trifsico com os seus TAPs.

Ip = 1,7 a 4 In

A figura ao lado ilustra o comportamento da corrente de partida da chave compensadora com relao partida direta.

Corrente de partida na chave compensadora.

Com relao ao conjugado teremos um valor de partida de 50% a 85% do valor nominal, dependendo do TAP a ser utilizado, como mostrado na figura ao lado.

Conjugado de partida na chave compensadora.

Assim, temos a reduo das tenses aplicadas no motor de acordo com a derivao do transformador (TAP) no qual est ligado: TAP 65% reduz para 42% o valor de partida direta; TAP 80% reduz para 64% o valor de partida direta;

A chave de partida compensadora pode ser usada para partir motores sob carga, os quais podem ser de tenso nica e possurem apenas trs cabos.

Esquema de ligao da chave compensadora:

Diagrama de fora. Diagrama de comando.

A seguir, acompanhe os diagramas de comando e de fora de uma chave de partida compensadora.

Pressionando o boto SH1, acionado o contator K3, que fecha o lado secundrio do autotransformador e atravs de seu contato 13-14 energiza a bobina do contator K2, conectando o autotransformador rede. Este fica selado por seu contato 13-14, da mesma forma que o contator K3 fica selado pelo contato 13-14 do K2 e 13-14 do K3. Assim, o motor parte com tenso reduzida. Pelo contato 43-44 do contator K2 energizado o temporizador KT1. Aps transcorrer o tempo programado em KT1, o contato 15-16 comuta e o contator K3 desenergizado, fechando seu contato 21-22 e atravs do contato 13-14 do K2 energiza a bobina do K1. Com a energizao de K1 seu contato 21-22 abre, desenergizando K2 e o contator K1 se mantm acionado por seu contato 13-14. Com isso, o motor passa a receber a tenso nominal da rede. Ao ser pressionado o boto de impulso SH0, o circuito da bobina do contator K1 desligado e desenergizado.

Equacionamento:

TAPs do autotransformador (%Vn) 85 80 65 50

Fator de reduo (K) 0,85 0,80 0,65 0,50

Percentual do conjugado nominal (%) 72 64 42 25

IK2 0,72 x In 0,64 x In 0,42 x In 0,25 x In

IK3 0,13 x In 0,16 x In 0,23 x In 0,25 x In

Vantagens da chave compensadora:

Na comutao do TAP de partida para a tenso da rede, o motor no desligado e o segundo pico bem reduzido; Para que o motor possa partir satisfatoriamente, possvel variar o TAP de 65%, 80% ou at 90% da tenso da rede; O valor da tenso da rede pode ser igual ao valor da tenso da ligao tringulo ou estrela do motor; O motor s necessita de trs bornes externos.

Desvantagens da chave estrela-tringulo:

Limitao de manobras; Custo mais elevado em funo do autotransformador; Maior espao ocupado no painel devido ao tamanho do autotransformador.

Вам также может понравиться