Вы находитесь на странице: 1из 3

E FEZ-SE A LUZ!

por Fausto Junior


18 maio 2013

Em 2011 recebi convite de Maria Carolina e Tenille Bezerra para preparar uma srie de oficinas de animao a serem includas na programao da Mostra Lanterninha. O Projeto Lanterninha j acontece h alguns anos e tem como objetivo exibir filmes brasileiros em escolas pblicas, propiciando tambm um bate-papo com realizadores, elenco e outros componentes da equipe de produo dos filmes. Existe ainda um trabalho de formao de monitores e incentivo criao de cineclubes nas escolas que participam do projeto. Tendo a oficina durao de apenas um dia, como eu poderia ensinar crianas na faixa de 10 anos a produzirem suas prprias animaes? O objetivo seria transmitir noes bsicas do bsico de como so feitas imagens em movimento. No incio iria apresentar filmes de animao realizados em estilos e tcnicas pouco comuns na TV aberta. A parte prtica teria que ser o mais simples possvel e utilizando materiais acessveis, de modo que eles pudessem tambm fazer em casa. Roteiro preparado, chegou o dia da primeira oficina. A escola parecia um presdio. Grades, grades, grades, cadeados e mais grades atrs de grades. difcil imaginar que se possa produzir boa educao em um ambiente carregado de tenso, onde salas se tornam celas de aula. Materiais e equipamentos prontos, carteiras vazias na sala, todos a postos. Trs, dois, um... a porta aberta e a meninada entra como um tsunami. Gritos, risos,

vozes agudas e um interminvel arrastar de carteiras. Se tinha havido de incio alguma tentativa de ordenar espacialmente a distribuio do mobilirio, em poucos segundos esta organizao foi completamente destroada. Formaram-se diversas aglomeraes: um grupo maior na frente, outros no fundo, alguns em dupla ou trio. Todos sentados, olhinhos fixos em mim, aguardando o momento de comear o espetculo". Era claro, cristalino. Bastava um relance, um rpido olhar para identificar perfeitamente quem era quem no grupo. Os lderes, os bagunceiros, os retrados, os que queriam desafiar e os que no tinham a menor ideia do que estavam fazendo ali. No era uma turma fcil, e a quantidade de alunos acabou sendo maior do que o esperado (e tolervel). Enfim, tive que improvisar, eliminar e alterar diversos itens do roteiro inicial. Liberei a turma mais cedo e, com o que foi possvel produzir durante o dia, passei a noite e madrugada editando o material para ser apresentado na manh seguinte. Pelas notcias que recebi depois, a "galera pir", a meninada ficou doida, especialmente ao se ver na tela. Antes de liberar a turma tinha feito pequenas cenas em pixilation* com grupos de dois a cinco alunos. *Pixilation uma tcnica de animao stop motion na qual so utilizadas pessoas, que so fotografadas quadro a quadro. A impresso que tenho que, ao verem o resultado, eles se deram conta de terem perdido uma oportunidade. Por menor que tenha sido e ainda que no se saiba que oportunidade seria essa, alguma coisa deixou de ser aproveitada. No sbado seguinte, outra oficina e outra escola pblica. Esta era grande, tinha jardins e o aspecto de escola, no de presdio.

Desta vez vieram apenas quatro alunos (entre 6 e 11 anos). No havia sinais de ansiedade. Comecei com a exibio (intercalada por comentrios) de animaes em diversos estilos. Consegui exibir todos, inclusive o Castelo de Areia, de Co Hoedeman, realizado em 1977, que utiliza a tcnica stop-motion com areia e tem 13 minutos de durao. Entre as atividades prticas, gosto em especial de uma, justamente por ser muito, muito simples e porque o resultado imediato. No h necessidade de fotografar e editar. Com apenas um pedao de papel e um lpis possvel demonstrar o princpio bsico do cinema.

Os quatro alunos realizaram este simples exerccio. Cortaram os pedacinhos de papel, pensaram no desenho que queriam fazer, enrolaram o papel de cima numa caneta, comearam a movimentar o papel... pra frente, pra trs, pra frente, pra trs e... em um certo momento... PAA! O ESTALO! A LUZ! Eureka! A sinapse! O brilho nos olhos! O sorriso... sem palavras. E eles se deram conta de como a mgica acontece. Dois frames, dois desenhos... E FEZ-SE A LUZ! No sou professor, nem tenho vocao para tal. Lembrei naquele instante de diversos professores que tive em escolinhas, colgios, ginsio, faculdade, cursos, oficinas... Ao compartilhar, passar adiante, transmitir o conhecimento daquela mgica to simples, tive a sensao de que estava fazendo o mundo girar.

Вам также может понравиться