Вы находитесь на странице: 1из 15

ARTIGOS

MDIA, MEMRIA E HISTRIA

Ana Cristina Figueiredo de Frias Mestranda do programa de Ps-Graduao em Histria Social da Cultura da PUC-RJ. Pesquisadora do Memria Globo da Rede Globo E-mail: anacrisfrias@gmail.com RESUMO: O artigo analisa de que forma as coberturas jornalsticas como a da Guerra da Bsnia nos ajudam a refletir sobre os usos da memria, alm de apontarem a responsabilidade de se relembrar fatos que carregam em si uma lembrana de dor e sofrimento e que no podem ser esquecidos. O texto aponta tambm a necessidade de se discutir temas como a Memria do Holocausto e o papel que a mdia desempenha ao utilizar um discurso que evoca fatos marcantes do passado. Os trabalhos de autores como Andreas Huyssen, Jacques Le Goff e Tzevtan Todorov so tomados como referncia para levantar questes fundamentais sobre usos, abusos e responsabilidades de se tratar o tempo pretrito no cenrio contemporneo.

Palavras-chave: Memria, Memria do Holocausto, Mdia e Guerra da Bsnia. Abstract: The article describes how news coverages, such as the reportings about Bosnian war, could help us to ponder over the uses of memory and it also points out the responsibility of remembering facts that recalls pain and suffering and cannot be forgotten. The document also emphasizes the need to discuss subjects as the Holocaust memories and the role played by the media when applying a speech that evokes relevant events of the past. Writings of Andreas Huyssen, Jacques Le Goff and Tzevtan Todorov are used as reference to raise basic questions about the uses, abuses and responsibilities of dealing with the past within the contemporary scene.

153

Key-words: Memory, Holocaust memory, media and Bosnia War.

Mdia, Memria e Histria A memria, onde cresce a procura salvar o passado Devemos trabalhar de sirva para a para a servido dos homens. (Memria, Jacques Le Goff) Imagens do sofrimento e do martrio de um povo so mais do que lembranas de morte, de derrota, de vitimizao. Elas evocam o milagre da sobrevivncia. (Diante da dor dos outros, Susan Sontag) histria, que por sua vez a alimenta, para servir o presente e o futuro. forma que a memria coletiva libertao e no mais

'Like Auschwitz' como esse ttulo o reprter Roy Gutman do jornal Newsday publicou uma matria que revelava as atrocidades cometidas nos campos de concentrao srvios durante a Guerra da Bsnia. A reportagem, publicada em 21 de julho de 1992, relembrava um episdio que marcou de forma definitiva a histria da humanidade e da Europa. Os horrores da Segunda Guerra eram recuperados do passado como uma tentativa de se evitar que situaes semelhantes de genocdio e limpeza tnica ocorressem novamente no curso da Histria. Mas como lidar com essa relao da dor e da necessidade da lembrana para aqueles que vivenciaram o conflito e perderam familiares e amigos? So acontecimentos que no podem ser esquecidos e, ao mesmo tempo, trazem uma recordao insuportvel. Nesse contexto, a memria do Holocausto surge como uma ferida ainda no cicatrizada. Diante do tema, necessrio discutir os usos, os abusos e as responsabilidades de se relembrar e reviver os vestgios do passado. Desde o final da dcada de 1980 at os dias atuais, podemos afirmar que ocorreu uma profuso de centros e estudos sobre a memria, houve uma ascenso do que chamado de cultura da memria 92. O passado se tornou uma das preocupaes

92

Referncia ao termo utilizado por Andreas Huyssen no texto Mdia e discursos da memria IN: Revista Brasileira

de Comunicao, So Paulo. Volume XXVII, nmero 01, janeiro/ junho de 2004.

154

principais do mundo ocidental, foram realizados e difundidos inmeros projetos que visavam o desenvolvimento de uma cultura memorialstica, como afirma o autor Andreas Huyssen. As imagens e as narrativas jornalsticas passaram a recorrer a fatos do passado que se reportavam diretamente a uma realidade na histria do tempo presente. Esses temas suscitam uma srie de perguntas para o historiador: De que forma esse uso da memria pode afetar a escrita da histria? Qual o compromisso e o dever de se refletir sobre as articulaes entre memria e histria? Quais as particularidades e as especificidades que so descartadas numa colagem rpida de um fato do passado no presente? A proposta do trabalho , exatamente, discutir essas questes e analisar o papel de um discurso da memria apresentado pela mdia no cenrio contemporneo. Para refletirmos sobre os usos e abusos da memria no podemos esquecer que ela resultado de um dilogo contnuo, uma relao em movimento com outros dois termos: cultura e tempo. Tambm no possvel falar de memria sem se falar de histria. A memria uma operao do presente e que lida com o passado como matria-prima, um tempo pretrito que ser, constantemente, reconstrudo, reinventado, a partir de uma experincia sensorial e afetiva. Dessa forma, o tempo da memria o presente. preciso ressaltar tambm que a memria polissmica, polifnica e multifacetada. Ela est nos museus, nas artes plsticas, nas fotografias, nas esculturas, nos bordados, nos tmulos, em pequenos objetos dos nossos antepassados as relquias. So todos fragmentos de uma poca, que refletem uma escrita da memria e que pertencem a um tempo que no mais o nosso, a um passado que um pas estrangeiro, como assinala David Lowenthal. Segundo o prprio autor, a incerteza sobre o passado, que nos leva a crer que tudo ocorreu conforme foi documentado, mas esse passado nunca pode ser to conhecido como o presente. Para Lowenthal, o passado nos cerca, nos preenche, as aes dos homens conservam resqucios de tempos pretritos, vivemos entre as relquias de pocas anteriores e a tradio algo que est impregnado nas clulas do nosso corpo. O autor nos mostra que dedicamos uma boa parte do tempo presente para entrar em contato com algum momento passado. Dessa forma, compreendemos o valor e o sentido da memria na vida de cada indivduo e de uma sociedade. As lembranas tambm podem sustentar nosso sentido de identidade, so recordaes compartilhadas e continuamente complementadas pelas experincias de outros indivduos na coletividade.

155

Lembranas no so reflexes prontas do passado, mas reconstrues eclticas, seletivas, baseadas em aes e percepes posteriores e em cdigos que so constantemente alterados, atravs dos quais delineamos, simbolizamos e classificamos o mundo nossa volta. (LOWENTHAL, 1995: 103) O autor do texto Como conhecemos o passado destaca tambm que a narrativa histrica no um retrato do que aconteceu, apenas uma das possveis histrias sobre o que de fato ocorreu. O historiador precisa estar atento para que uma perspectiva do presente no esteja propensa a desvirtuar ou mesmo esvaziar o passado. A imprensa e a expanso da escrita foram fatores determinantes na fixao de um ordem temporal na Histria. Lowenthal assinala ainda que nas sociedades letradas os textos impressos so amplamente difundidos, mas a grande parte de um conhecimento do passado ficou fragmentada e restrita a um pequeno grupo de especialistas. Segundo o autor, a possibilidade de um passado consensualmente compartilhado, mas superficial, foi apresentada pela mdia. A afirmao de Lowenthal nos ajuda a refletir exatamente sobre esse discurso da mdia que, muitas vezes, associa acontecimentos a contextos completamente distintos. No entanto, importante destacar que uma lembrana pode nos jogar to fortemente no passado, que ele revivido de forma to intensa, que pode desencadear aes e projetos que nos impulsionam em direo a um caminho no futuro.
A memria instrumental no possu envolvimento; seu passado esquematizado aponta simplesmente para o mais importante presente. O devaneio recorda sentimentos especficos e nos incentiva a comparar modos de ser passados com modos de ser presentes. A rememorao total nos joga a contragosto no passado; o presente oprimido por acontecimentos anteriores to importantes ou traumticos que eles so revividos como se praticamente ainda estivessem ocorrendo. (LOWENTHAL, 1995: 93)

Diante da afirmao de Lowenthal, devemos perguntar de que forma essa rememorao no indica cenrios e situaes de genocdio e limpeza tnica do passado, que esto sendo repetidos, mas que no poder ser mais tolerados. O conceito de memria, como afirma Jacques Le Goff, no verbete da enciclopdia Einaudi, crucial, o autor nos mostra a conotao poltica que o termo apresenta. Como ele afirma, a histria uma forma poderosa de memria e que pode servir ao poder. Para Le Goff, a memria no se ope ao esquecimento, pelo contrrio, o esquecimento faz parte dessa memria que construda, reinventada. A autora Marieta de Moraes Ferreira, no artigo Oralidade e memria em projetos testemunhais,

156

tambm assinala que esquecer uma das faces da memria, estudar o que esquecido e o que lembrado so elementos fundamentais para uma maior compreenso e entendimento do presente. 93 Uma contribuio importante no estudo o trabalho de Gilberto Velho em Projeto e Metamorfose. No texto, ele argumenta que vivemos uma nostalgia do passado diante do mundo contemporneo e que a identidade o reflexo da organizao dos nossos pedaos e fragmentos de memria. A idia de projeto proposta por Gilberto Velho a de uma articulao entre a herana do passado com as aes a serem realizadas no futuro em parcerias com outros indivduos. O projeto um instrumento de negociao com a realidade. Velho mostra ainda a relao entre uma memria individual e coletiva. No possvel falar de memria sem destacar o papel que ela exerce na constituio de uma identidade. So as mediaes entre cultura, histria e memria que vo estabelecer a relao de um indivduo com a coletividade. No entanto, falar de memria estabelecer tambm uma relao entrecruzada entre diversos elementos como: tempo da lembrana e tempo do lembrado, tempo e espao, individual e coletivo, emoo e razo, paixo e interesse, informao e ocultamento, lembrana e esquecimento. Outro autor muito citado nos trabalhos sobre memria Pierre Nora. No texto Lugares da Memria, ele mostra o quanto complexa a relao entre memria e histria. A memria no mais espontnea, mas produzida. Segundo Nora, vivemos o fim das sociedades-memria e das ideologiasmemria, que indicavam que deveria se reter o passado para preparar o futuro. Uma ideia de memria voltada para a herana de sua prpria identidade foi substituda por uma pelcula efmera da realidade. Para Nora, memria e histria esto longe de serem sinnimos.
Memria, histria: longe de serem sinnimos, tomamos conscincia que tudo ope uma outra. A memria a vida, sempre carregada por grupos vivos e, nesse sentido, ela est em permanente evoluo, aberta a dialtica da lembrana e do esquecimento, inconsciente de suas deformaes sucessivas, vulnervel a todos usos e manipulaes, suceptvel de longas latncias e de repentinas revitalizaes. A histria a reconstruo sempre problemtica e incompleta do que no existe mais. A memria um fenmeno sempre atual, um elo vivido no eterno presente; a histria, uma representao do passado. Porque afeitva e mgica, a memria no se acomoda a detalhes que a confortam; ela se alimenta de lembranas vagas, telescpicas, globais ou flutuantes, particulares ou simblicas, sensvel a todas as transferncias, cenas, censura ou projees. A histria, porque operao intelectual e laicizante, demanda anlise e discurso crtico. A memria instala a lembrana
93

FERREIRA, Marieta de Moraes. Oralidade e memria em projetos testemunhais. IN: Histria e linguagens: texto,

imagem, oralidade e representaes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. Pgina: 201

157

no sagrado, a histria a liberta e a torna sempre prosaica [...].A memria se enraza no concreto, no espao, no gesto, na imagem, no objeto. A histria s se liga s continuidades temporais, s evolues e s relaes das coisas. A memria o absoluto e a histria s conhece o relativo. (NORA, 1984: 9)

Os lugares da memria surgem, ento, da necessidade contempornea de se criar arquivos, de se reviver e relembrar fatos do passado como: aniversrios, celebraes, elogios fnebres. Como ele destaca, so lugares onde se palpita algo de uma vida simblica, lugares salvos de um passado que no mais habitamos, semi-oficiais ou institucionais, semi-afetivos e sentimentais. So lugares, memrias que povoam nosso imaginrio, nosso presente, nossa cidade, nossas comemoraes, elementos presentes no nosso cotidiano.
medida em que desaparece a memria tradicional, ns nos sentimos obrigados a acumular religiosamente vestgios, testemunhos, documentos, imagens, discursos, sinais visveis do que foi, como se esse dossi cada vez mais prolfero devesse se tornar prova em no se sabe qual tribunal da histria. (NORA, 1984: 15)

Em Los abusos de la memoria, Tzevtan Todorov trabalha sobre os usos e os abusos de um passado. Para Todorov, o restabelecimento integral do passado impossvel e a memria forosamente uma seleo. Ele chama a ateno para uma distino entre a recuperao do passado e a sua utilizao subsequente. A memria um instrumento que nos possibilita agir sobre o passado, h o perigo de se justificar atos que legitimam guerras em nomes de sofrimentos de outras pocas. Todorov mostra que um exemplo de abuso da memria, extrado da atualidade, o fato dos srvios explicarem suas agresses contra outros povos da ex-Iugoslvia a partir de justificativas histricas. Ou seja, a guerra e a limpeza tnica nada mais eram do que um acerto de contas por tudo o que os srvios sofreram no passado. importante pensar tambm na eficcia de um discurso da memria ao mobilizar uma opinio pblica mundial para o que estava acontecendo na Bsnia, ao comparar os acontecimentos em campos de concentrao srvios com os horrores do Holocausto. O tema leva a seguinte questo proposta pelo autor: Existe um modo para distinguir de antemo os bons e os maus usos do passado?
94

94

TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Ediciones Paids Ibrica, 2000. Pgina 29.

158

Segundo o autor, uma maneira de distinguir os bons usos, dos abusos, consiste em perguntar sobre os seus resultados e de que forma esse passado ser apropriado. Todorov argumenta tambm que h outros casos de genocdios to brutais como o Holocausto, que tambm no podem ser esquecidos como: a destruio da populao da Amrica no sculo XVI, a escravido, o genocdios dos armnios pelos turcos, entre outros. So temas que se apresentam diante de ns e requer responsabilidade ao se pensar sobre um discurso da memria que se preserva na mdia, nos livros de histria, no ensino escolar, nas comemoraes oficiais. Como Todorov afirma:
Temos que conservar viva a memria do passado: no para pedir uma reparao por um dano sofrido, sim para estar alerta frente a situaes novas e todavia anlogas. [...] Hoje mesmo, a memria da Segunda Guerra permanece viva na Europa, conservada mediante inumerveis comemoraes, publicaes e emisses de rdio ou televiso; mas a repetio ritual do no h que esquecer no repercute com nenhuma conse-quncia visvel sobre os processos de limpeza tnica, de torturas, execues em massa que se produzem ao mesmo tempo, dentro da prpria Europa. (TODOROV, 1995: 58)

Alm de apontar que o culto a memria nem sempre serve as boas causas, Todorov nos mostra que sacraliz-la um outro modo de deix-la estril, a questo como podemos transformar a Histria em um campo frtil. Como o prprio autor nos ensina um direito que se converte num dever: o de recordar-se e testemunhar 95. A sacralizao da memria no possibilita a reconstruo histrica de um determinado evento e nem mesmo a sua discusso no presente. A lembrana permanece to isolada e o passado fica cristalizado de uma tal forma, que impede um processo de esquecimento, assim como, tambm dificulta um trabalho de reelaborao da memria. Outra questo importante nos estudos sobre a memria a banalizao, que ocorre quando as lembranas so evocadas a todo instante, o passado citado a todo momento. Dessa forma, ser que a reconstruo incessante de um determinado fato histrico pode levar a perda da sua fora e do seu carter de evento nico? A mdia surge, ento, como uma ferramenta que possibilita essa ampliao, a reproduo, de um discurso da memria, por isso analisar seu papel fundamental. Os efeitos da mdia na cultura moderna o tema do trabalho de Andreas Huyssen. Segundo o autor, a memria se tornou uma mercadoria de circulao nos meios de comunicao de massa. Como ele afirma: no possvel falar de memria pessoal, geracional ou pblica sem considerar a enorme
95

TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Ediciones Paids Ibrica, 2000. Pgina 18.

159

influncia das novas tecnologias de mdia como veculos para todas as formas de memria. Huyssen destaca tambm que houve o nascimento de uma cultura da memria com a queda do muro de Berlim, o fim das ditaduras latino-americanas e o fim do apartheid na frica do Sul e houve um impacto dessa nova mdia na percepo e na sensibilidade humana. Ele aponta ainda que vivemos numa era de exploso da informao e da comercializao da memria. Diante desse cenrio, lidamos com o perigo do esquecimento com estratgias de sobrevivncia de rememorao pblica e privada, mas todas essas formas de recordar podem ser transitrias e incompletas. 96 Segundo Huyssen, o Holocausto se tornou uma cifra para as nossas memrias no sculo XX, mas mesmo esse discurso sendo mercadorizado, no significa que ele possa ser banalizado como evento histrico. Precisamos questionar qual o contexto em que essa representao est sendo realizada. Para Huyssen, uma globalizao cultural tem permitido o deslocamento transnacional de um discurso da memria do Holocausto para situaes completamente distintas na Amrica Latina, na sia ou na frica. A cultura da memria apresenta diferentes intensidades em diferentes partes do mundo. Mas em todos os lugares, as lutas por um projeto e futuro melhor no cessam. No entanto, Huyssen destaca que a rememorao de um passado de horrores como meio de evitar novas atrocidades uma iluso poltica. Relembrar o passado no eliminou outras formas de genocdios da Histria, por exemplo, ocorridas na Bsnia, em Ruanda e no Sudo. Como o Huyssen argumenta:
precisamente a emergncia do Holocausto como uma figura de linguagem universal que permite memria do Holocausto comear a entender situaes locais especficas, historicamente distantes e politicamente distintas do evento original. No movimento transnacional dos discursos da memria, o Holocausto perde sua qualidade de ndice de evento histrico especfico e comea a funcionar como uma metfora para outras histrias e memrias. O Holocausto, como lugar comum universal, o pr-requisito para seu descentramento e seu uso como um poderoso prisma atravs do qual podemos olhar outros exemplos de genocdio. O global e o local da memria do Holocausto tm entrado em novas constelaes que pedem para ser analisadas caso a caso. Assim como pode energizar retoricamente alguns discursos de memria traumtica, a comparao com o Holocausto tambm pode servir como uma falsa memria ou simplesmente bloquear a percepo de histrias especficas. (HUYSSEN: 2000, 13).

A globalizao da memria deve ser, ento, problematizada. Porm, a discusso nos mostra que trabalhar com memria lidar com vrios paradoxismos e o discurso do Holocausto traz tona as tenses da prpria rea: como recordar o que deve ser esquecido e aquilo que aparece como uma

96

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memria. Rio de Janeiro, Aeroplano editora, 2000. Pgina 20.

160

lembrana no totalmente cicatrizada para as suas vtimas; assim como, quais so os projetos possveis a partir do uso da memria e como as identidades so construdas. Diante de todas essas questes, importante ressaltar que a explorao pela indstria cultural de temas relacionados a memria pode contribuir para o debate e a expanso de determinadas preocupaes na esfera pblica. O desafio como relembrar o passado sem desencadear uma espetacularizao da notcia, ou a banalizao de um determinado episdio histrico, o reproduzindo de um tal maneira, que possa esvazi-lo como significado de algo que deve ser evitado no futuro e que no pode ser esquecido. sobre essa caracterstica que uma anlise sobre a cobertura da Guerra da Bsnia nos ajuda a apontar alguns elementos sobre o papel da mdia frente a esse dever de memria. A cobertura da imprensa durante a Guerra da Bsnia No incio da dcada de 1990, os massacres ocorridos na ex-Iugoslvia suscitaram uma srie de polmicas, tanto sobre a origem histrica dos conflitos que mobilizavam as populaes envolvidas, como tambm as decises tomadas pela comunidade internacional, em especial as Naes Unidas. A cobertura da guerra da Bsnia contribuiu para atrair a ateno internacional para o conflito. As primeiras notcias sobre os campos de deteno srvios foram apresentadas pelo reprter Roy Gutman do jornal Newsday e por uma equipe britnica da rede de televiso ITN (Independe Television News). Os relatos dos jornalistas associavam as atrocidades cometidas pelos srvios com fatos ocorridos dentro do continente europeu h mais de quatro dcadas. Para descrever o testemunho dos refugiados de Omarska, conhecido como um dos piores campos srvios, Gutman utilizou expresses como vages de cargas fechados, Auschwitz, entre outras. As referncias a Segunda Guerra eram claras e diretas. Na primeira reportagem de Gutman, publicada no dia 3 de julho de 1992, a matria comeava afirmando que prticas, no vistas desde o final da Segunda Guerra Mundial, eram realizadas por srvios na Iugoslvia. O relato dos sobreviventes muulmanos e croatas eram apresentados como histrias de fome, tortura em campos no norte da Bsnia. Em outra reportagem, no dia 2 de julho, Gutman escreveu o depoimento de um sobrevivente que relatava os horrores sofridos pelos prisioneiros muulmanos, mortos e jogados no rio Sava. No dia

161

seguinte da publicao da matria, o ento porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Richard Boucher, confirmou que os Estados Unidos tinham provas sobre os campos srvios. Logo depois, no dia 21 de julho, com o ttulo Like Auschwitz, Gutman enfatizava mais uma vez a dimenso da tragdia que muulmanos e croatas estavam sofrendo frente ao domnio srvio. A matria contava que centenas de mulheres, crianas e idosos foram colocados em vages de cargas lotados em jornadas de muito calor, durante trs dias ou mais pela parte central da Bsnia. Nos vages no havia comida, gua, ar fresco, banheiro, apenas buracos no cho. Os sobreviventes contaram para o reprter que um nmero desconhecido de crianas e idosos morreram durante as deportaes. Gutman descreveu tambm o relato de um oficial do partido poltico muulmano que presenciou um dos primeiros trens: Voc podia apenas ver apenas as mos das pessoas em minsculos buracos de ventilao. Mas ns no podamos nos aproximar. Era como os judeus sendo deportados para Auschwitz. 97 Nas matrias seguintes, Gutman continuou utilizando expresses como: campo de deteno, deportao de centenas de civis em vages de cargas, execuo de prisioneiros bsnios e gritos e lamentaes de mulheres e crianas. Com essa srie de matrias, Gutman chegou a receber o prmio Pultizer, um dos mais importantes do jornalismo norte-americano. As descries, realizadas por ele, surgiam como imagens, flashes de uma memria sobre o Holocausto. Tambm no foi por acaso que a equipe de reportagem da rede televiso ITN exibiu as imagens do campo de deteno de Trnopolje em preto e branco. As cenas selecionadas pelo produtor da emissora faziam claras referncias a filmes que ilustravam os horrores da Segunda Guerra. No livro Genocdio, a autora Samantha Power conta que o produtor de notcias da ITN, aps ver dez fitas de material bruto, disse que uma das imagens que mais provocaria comoo era a de homens esquelticos atrs de arames farpados. Segundo o produtor, essas imagens faziam pensar em Auschwitz e Belsen.

97

A citao uma traduo do trecho publicado na reportagem: An official of the SDA, the Muslim political party, who

saw the first two trains said, "You could only see the hands of the people in the tiny ventilation holes. But we were not allowed to come close. It was like Jews being deported to Auschwitz. GUTMAN, Roy. Like Auschwitz. IN: Newsday, 21/07/1992.

162

A autora Samantha Power destaca, que logo aps a exibio das imagens da ITN, reprteres e produtores de televiso norte-americanos e ingleses passaram a transmitir matrias que faziam lembrar a Segunda Guerra. Segundo Power, os produtores de televiso acompanhavam a cobertura diria da Bsnia com cenas de cinejornais sobre o Holocausto. No livro, a autora conta um episdio com o jornalista Ed Vulliamy do The Guardian, que acompanhou a equipe da ITN na cobertura no campo de Trnopolje. Por causa da matria, ele participou de dezenas de entrevistas em vrias emissoras de rdio e dizia se sentir frustrado com a associao da guerra da Bsnia com o Holocausto. Ele conta que precisava afirmar o tempo todo: Isto no Auschwitz. Assim como: Isto inaceitavelmente horrvel. No entanto, no dia que uma emissora de rdio fez a abertura da sua entrevista com um discurso de Hitler num comcio em Nuremberg, Vulliamy se recusou a falar com o radialista e desligou o telefone. O episdio nos leva a refletir sobre a banalizao da memria e como que o passado pode ser apropriado de forma inadequada. No entanto, dois anos depois, o reprter confirmou com o diretor do Museu do Holocausto que a expresso Ecos do Holocausto era apropriada para descrever muitas cenas da guerra da Bsnia, mas era preciso responsabilidade ao fazer essa associao e esse uso da memria. As imagens apresentadas pela ITN e as descries de Roy Gutman despertaram uma percepo e uma experincia coletiva, que marcou no apenas uma gerao que vivenciou os horrores dessa guerra, mas tambm as outras posteriores, uma experincia que marcou em si a Histria. Muitas pessoas j viram de alguma maneira, ou nas universidades, ou nas escolas, ou em filmes, cenas sobre o Holocausto. Por isso, o choque diante do reconhecimento daquelas imagens. No entanto, as informaes retratadas pela imprensa no evitaram de forma imediata o cessar das mortes e o sofrimento das populaes muulmanas e croatas. Houve muito mais mortes depois das notcias sobre os campos serem divulgadas do que antes. Mas como assinala Samantha Power, os jornalistas contavam as histrias porque esperavam uma ao direta das autoridades internacionais. Especialistas e advogados em Direitos Humanos conclamavam abertamente pelo uso da fora. At mesmo organizaes judaicas colocaram de lado a rivalidade com os muulmanos e o Oriente Mdio e fizeram crticas a falta de ao dos Estados Unidos. Segundo Power, por mais perturbadoras que fossem as imagens de genocdios anteriores, nada se comparava a preocupao de que aquele tipo de horror pudesse voltar a ocorrer no continente europeu.

163

Susan Sontag em Diante da dor dos outros apresenta uma discusso sobre a nossa relao com imagens de sofrimento. A autora analisa, especialmente, o papel da fotografia, mas podemos trazer a sua contribuio e falar de imagens em geral, porque muitas das questes apresentadas no livro nos ajudam a refletir sobre temas que envolvem a necessidade de se recuperar essa memria do Holocausto. No livro, Sontag afirma que quando as imagens diretas da realidade no eram comuns, a fotografia era o registro mais imediato do presente, a idia de mostrar algo que precisava ser visto, trazer mais para perto uma realidade dolorosa, produziria o efeito de incitar os espectadores a sentir a sentir mais. No entanto, Sontag questiona qual a seria a nossa capacidade de consternao diante da dor e se haveria um prazo de validade para o nosso choque inicial, frente a um mundo contemporneo de grande difuso e consumo de imagens. De acordo com Sontag, a prpria noo de atrocidade, de crime de guerra, est associada a expectativa de algum tipo de comprovao. nesse ponto que as cenas, sejam elas fotogrficas ou em filmes tem um papel fundamental. A autora assinala um comentrio de Hannah Arendt, que logo aps a Segunda Guerra, disse que todas as fotos e os noticirios cinematogrficos sobre os campos de concentrao eram enganosos porque mostravam os campos apenas no momento em que as tropas aliadas ali entraram. Mas por trs daquelas imagens, havia mais dor, o que no podia mais ser dito ou sequer retratado, porque as vtimas foram caladas. Segundo Sontag, o que torna essas imagens insuportveis o que no foi registrado, como o funcionamento do campo que exterminavam seus prisioneiros de forma sistemtica. Sontag afirma ainda que imagens ecoam imagens e era inevitvel que as fotos dos prisioneiros bsnios no campo de Omarska, trouxessem a memria cenas dos campos de extermnio nazistas em 1945. Ela destaca a importncia de se recuperar imagens quando se fala de memria:
A familiaridade de certas imagens constri nossa ideia do presente e do passado imediato. As imagens traam rotas de referncia e servem como totens de causas: um sentimento tem mais chance de se cristalizar em torno de uma foto do que de um lema verbal. E as imagens nos ajudam a construir e revisar nossa noo de uma passado mais distante (SONTAG: 2003, 72) .

Apesar de ressaltar o papel importante das imagens, Sontag afirma que elas no dizem muita coisa quando o propsito entender. So as narrativas que complementam, auxiliam na compreenso de um episdio, um acontecimento. As imagens nos perseguem, segundo Sontag.

164

Outro trabalho importante de destacarmos o de Jeanne Marie Gagnebin. No texto Lembrar, escrever e esquecer, ela define a noo de um lembrar ativo na elaborao de um trabalho de luto em relao ao passado. Para Gagnebin, devemos lembrar do passado sim, mas no lembrar por lembrar, numa espcie de culto a tradio. Segundo a autora, necessrio uma reflexo sobre o passado para nos ajudar a no repeti-lo indefinidamente, permitindo buscar uma outra histria, inventar o presente. Elaborar o passado no monoplio apenas do historiador, mas ele que possu os instrumentos para lidar com a pluralidade e os fragmentos de memria. o trabalho de decifrar os rastros para reconstruir um passado em runas. Um trabalho de tornar uma experincia de guerra, de dor, de sofrimento numa cicatriz uma marca que no se apaga mas que no impede a lembrana, que ligada a ideia de superao, porque o indivduo consegue carregar, dentro de si, em paz.

Consideraes Finais

Debater questes relacionadas a memria do Holocausto um tema polmico, porque lida com dor e sofrimento, mas nos leva a pensar tambm sobre um passado que no pode ser relegado ao esquecimento total. Holocausto e Auschwitz se tornaram emblemas do que no pode, do que no deve ser esquecido, daquilo que nos impe um dever de memria. preciso ressaltar tambm a importncia de no apenas reviver uma experincia, mas de compreend-la. O exemplo da cobertura da guerra da Bsnia nos mostra a tarefa tica e a responsabilidade de se fazer uso das memrias. A experincia por mais traumtica que seja, no pode levar ao esgotamento do relato. Como assinala Todorov:
Aqueles que por uma ou outra razo conhecem o horror do passado, tem o dever de lanar sua voz contra outro horror, muito presente, que se desenvolve a uns cem quilmetros, ou at mesmo a poucas dezenas de metros das suas casas. Longe de seguir prisioneiros do passado, vamos coloc-lo a servio do presente, como a memria e o esquecimento ho de se colocar a servio da justia. (TODOROV: 1995, 59).

Falar sobre a guerra da Bsnia, sobre o Holocausto, possibilita analisar uma srie de questes nos estudos da memria como, a responsabilidade de se apropriar de um passado que no conhecemos como o presente; o uso poltico de se silenciar, de se esquecer ou de se sacralizar memrias; pensar

165

por que algumas histrias ganham espao na esfera pblica e so lembradas a todo instante e outras no; no final, nos ajudam a assinalar e a compreender os embates do prprio campo da memria. Como nos ensina Jeanne Marie Gagnebin, uma anlise sobre o passado, nos permite uma compreenso e o esclarecimento tambm sobre o presente, uma tarefa que, certamente, lembra dos mortos, por piedade e fidelidade, mas tambm por amor e ateno ao vivos memria. Bibliografia: FERREIRA, Marieta de Moraes. Oralidade e memria em projetos testemunhais. IN: Histria e linguagens: texto, imagem, oralidade e representaes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. HUYSSEN, Andreas. Mdia e discursos da memria IN: Revista Brasileira de Comunicao, So Paulo. Volume XXVII, nmero 01, janeiro/ junho de 2004. HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memria. Rio de Janeiro: Aeroplano editora, 2000. GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. So Paulo: Editora 34, 2006. GUTMAN, Roy. Ethnic cleansing, 03/07/1992; Prisoners of Serbians war, 12/07/1992; Like Auschwitz, 21/07/1992; Witness' Tale of Death and Torture, 02/08/1992; The war against Muslim and Croat civilians, 03/08/1992; Personal account of terror, 03/08/1992; Muslims recall Serb attacks, 23/08/1992; Serbs target culture, heritage of Bosnia's Muslims, 03/09/1992; Death Camp Lists, 08/11/1992; Terror trail, 20/11/1992. In: Newday New York. LE GOFF, Jacques. Memria. IN: Memria/ Histria. Lisboa: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1986 (Enciclopdia Einaudi volume. 1)
98

. Esse o dever de

LOWENTHAL, David. Como conhecemos o passado. Projeto Histria. So Paulo, nmero: 17, novembro POWER, Samantha. Genocdio. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. 2004.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. So Paulo: Companhia das Letras, 2003. TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Madrid: Ediciones Paids Ibrica, 2000.

98

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. So Paulo: Editora 34, 2006. Pgina 105.

166

VELHO, Gilberto. Memria, identidade, projeto. In: Projeto e metamorfose. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1994.

167

Вам также может понравиться