Вы находитесь на странице: 1из 5

Escola Bsica Integrada Fernando Casimiro Pereira da Silva

Educao Tecnolgica

Tecnologia desenvolvimento e sociedade e a poltica dos 3RS

Trabalho realizado por: Ana Rita n1 Andr Carita n3 Lus Siopa n14 Maria Martins n21 30-04-2013

30-04-13

ndice

1-Tecnologia e sociedade A atividade tcnica15 e 16


Evoluo dos sistemas de produo .. 20 e 22

2- A poltica dos 3RS. 1 e 2

A atividade tcnica
A evoluo do uso materiais, como a pedra, o osso, a pele e a madeira, est ligada ao desenvolvimento dos instrumentos e utenslios

Com a descoberta do fogo, o ser humano passou a dispor de uma fonte de energia que lhe viria a proporcionar o domnio de novas tcnicas para transformar materiais, como aconteceu com a cermica ou, mais tarde, com a fuso dos metais.

A metalurgia do ferro possibilitou a modelao dos metais, criando instrumentos ainda mais resistentes, como as enxadas, as picaretas ou os bicos dos arados, o que permitia revolver o solo com mais profundidade, aumentado as superfcies cultivadas e o crescimento das populaes.

Tcnica/Tecnologia Quando- Ao confrontar-se com a Natureza, o ser humano vai tentando resolver os seus problemas fundamentais de subsistncia. A atividade tcnica a reposta a essas necessidades.

Onde- A tcnica nasce e desenvolve-se ligada a cada civilizao, beneficiando do engenho humano e das capacidades concretas do ambiente. A tecnologia fala uma linguagem universal, difunde-se atravs da circulao de idades, do comrcio e da conquista das populaes.

Como- A tcnica nasce como uma manipulao inteligente dos materiais naturais, criando instrumentos que so o prolongamento da mo do ser humano.

Evoluo dos sistemas de produo


Produo artesanal- Obra feita por encomenda, por mestres e aprendizes, em pequenas oficinas.

Produo manufatureira- O artesanal qualificado d lugar ao assalario e a obra d lugar ao produto. Introduz a dimenso quantidade.

Produo mecanizada- Produo com maquinas acionadas por uma fonte de energia (gua ou ar em movimento, carvo.)

Produo automatizada- Maquinas ou linhas de montagem programadas e vigiadas por um nico trabalho, operador.

Tecnologia e impacto ambiental

Problemas Ambientais Cobertura florestal- Reduo da rea coberta de floresta- desflorestao: a floresta tropical reduzida 11 milhes de hectares por ano, cerca de 6 milhes de hectares de rea desrtica so formadas e 31 milhes de hectares de terra so danificados com a poluio atmosfrica e as chuvas cidas. gua doce- Nos pases industrializao, milhares de lagos esto biologicamente mortos. O ritmo de consumo de gua supera o ritmo de renovao natural dos lenis freticos. Espcies animais e vegetais- Extino de vrios milhares de espcies animais e vegetais por ano- um quinto de todas as espcies est ameaado de extino nos prximos dois decnios Clima- Dados provenientes de estudo de simulao climtica sugerem que a temperatura mdia do planeta possa vir aumentar entre 1,5C e 4,5C at 2050.

A poltica dos 3R
A poltica seguida pela Valor Ambiente, no que se refere s aes de educao e sensibilizao ambiental na rea da gesto de resduos, a dos trs "erres" (ou 3 R), na seguinte ordem de prioridades:

Reduzir: o primeiro passo e o mais importante. Numa sociedade de consumo, onde os produtos e as embalagens abundam, os custos de tratamento de resduos so elevados.

Reutilizao: o segundo passo, no sentido em que, ao dar novos usos aos resduos que so produzidos, evita-se que passem por um novo ciclo de transformao ou por processos de tratamento ou eliminao, processos esse que representam custos para a sociedade e para o ambiente.

Reciclar: a terceira prioridade e deve ocorrer quando no possvel deixar de produzir um resduo ou quando no se encontra outra utilizao possvel para esse objeto. Nesse caso, importante que o resduo no seja depositado junto com os indiferenciados.

E tu? Sabes o que so os 3 RS


A Poltica dos 3 RS tem como principal objetivo sensibilizar as pessoas para uma correta gesto dos resduos urbanos e industriais. O tratamento do lixo baseado numa atitude protetora e economizadora daquilo que a natureza tem para nos oferecer. As solues para tal procedimento passam por reduzir o consumo de produtos suprfluos, dar uso a coisas j utilizadas e promover a reciclagem dos restantes resduos que no podemos aproveitar.

Вам также может понравиться