Вы находитесь на странице: 1из 8

Instalar o Apache O artigo utiliza o sistema operativo Windows XP como exemplo mas se tm o Windows 2000 instalado tambm pode

basear-se neste artigo. Ter em ateno que para conseguir instalar com sucesso todo este software dever ter privilgios de administrador no computador em questo. Neste artigo no vamos ensinar a instalar a ltima verso do Apache nem da linguagem PHP mas sim as que esto a ser disponibilizadas pelas empresas de alojamento. Comece por fazer o download do servidor Apache para o seu computador. Utilize o e endereo escolha a http://www.apache.org/dist/httpd/binaries/win32/

verso mais recente (1.3.x), que contenha o texto no-src no nome do ficheiro (neste momento no nos interessa ter acesso ao cdigo fonte do software) e que o ficheiro termine na extenso .msi (Microsoft Installer File). Em seguida, clique no ficheiro para dar incio instalao.

Aps dar incio instalao do software ir aparecer a janela acima. Clique em Next para avanar para a prxima janela. A prxima janela contem a licena de utilizao do software. Depois de aceitar as condies de utilizao do software, seleccione a opo I accept the terms in the license agreement e clique em Next. Ir aparecer mais uma janela com informao sobre o Apache, leia e em seguida clique em Next. Chegamos agora a uma janela onde deveremos fornecer alguma informao. Como estamos a instalar um servidor local para desenvolvimento, devemos colocar a palavra localhost nos campos Network Domain e Server Name. Insira ainda o seu endereo de correio electrnico no campo Administrators Email Address.

Por fim, seleccione a opo Run as a service for All users j que simplifica bastante a utilizao do Apache passando este a estar sempre activo como um dos servios do Windows. Depois de preencher todos os campos clique em Next.

Na prxima janela, escolha a opo Complete e clique em Next. O software permite agora que aceite a directoria proposta para a instalao do software ou ento que indique uma nova. A nossa recomendao que aceite a directoria proposta j que se mudar a directoria poder no futuro ter alguns problemas se ainda tm pouca experincia. Clique em Next e depois em Install. Ao fim de alguns minutos a instalao estar concluda. Clique em Finish para terminar quando esta opo aparecer. Para testar o servidor Apache, abra o browser e na barra de endereos escreva localhost. Se tudo correu bem, dever

aparecer uma pgina web a confirmar que a instalao do servidor Apache foi concluda com sucesso.

Instalar o MySQL A instalao da base de dados MySQL bastante simples e rpida. Comece por fazer o download da ltima verso para o sistema operativo Windows a partir deste endereo: http://dev.mysql.com/downloads/mysql/4.0.html. Aps fazer o download do ficheiro, ter de o descomprimir j que este vem com a extenso .zip. Depois de o descomprimir, clique no ficheiro setup.exe para dar incio instalao.

Aps dar incio instalao ir aparecer a janela acima. Clique em Next e avance pelas prximas janelas clicando sempre em Next mantendo as opes propostas pelo programa de instalao em cada janela.

Depois da instalao estar completa, pode eliminar os ficheiros que descomprimiu para uma directoria temporria e que foram utilizados para a instalao. De realar que um cliente MySQL utiliza sempre uma ligao TCP/IP para se ligar ao servidor MySQL e por essa razo dever ter este protocolo instalado no seu computador. Neste artigo optamos por instalar o MySQL como um servio do Windows. um pouco mais complexo mas a partir do momento em que estiver instalado mais fcil de aceder. Ou seja, sempre que o sistema operativo Windows for iniciado, o servio MySQL tambm ser iniciado. Para instalar o MySQL como um servio vamos ter de aceder "Linha de comandos" do Windows. A opo est localizada dentro do menu "Acessrios" e acede ao menu clicando inicialmente no menu "Iniciar" e a seguir em "Todos os programas". A linha de comandos ir abrir numa nova janela e, para quem ainda se recorda, estaremos a trabalhar numa janela muito similar ao antigo MS-DOS. Vamos comear por posicionarmos na direcotira onde ficou instalado o MySQL. Para isso vamos escrever cd\mysql\bin e em seguida pressionamos a tecla ENTER.

Passamos a estar posicionados na directoria que contm todos os ficheiros executveis do MySQL. Em seguida vamos escrever mysqld-max-nt --install para instalar o MySQL como servio e pressione ENTER. Ter em ateno ao espao e aos traos porque basta enganar-se em algo e no ir funcionar (pode visualizar na imagem acima os passos a seguir). Se tudo correr bem ir aparecer uma frase a dizer Service successfully installed. Em seguida vai escrever net start mysql, pressione ENTER e iro aparecer duas mensagens a indicar que o servio foi iniciado com xito. A instalao do MySQL est terminada e pode encerrar a janela.

Instalar o PHP Comece por fazer o download do PHP. Utilize o endereo http://www.php.net/downloads.php e escolha a verso mais recente (4.3.x) e que seja a verso installer. Em seguida, clique no ficheiro para dar incio instalao.

Aps dar incio instalao do software ir aparecer a janela acima. Clique em Next para avanar para a prxima janela. A prxima janela contm a licena de utilizao do software. Depois de ler as condies de utilizao do software, seleccione a opo I agree. Na prxima janela escolha a opo Standard como o tipo de instalao pretendido. Clique em Next e na prxima janela pode alterar a directoria proposta para instalar o PHP no disco rgido. Tal como anteriormente mencionado, recomendamos que aceite a directoria proposta se tem pouca prtica a trabalhar com computadores. Na prxima janela pode manter os dados propostos j que vai ser utilizado apenas como servidor local. Como j instalmos o Apache, neste menu esse o servidor web que iremos seleccionar. Clique em Next e prossiga com a instalao at esta estar concluda. Ir receber um pequeno aviso

a indicar que o PHP no foi configurado para trabalhar com o Apache o que normal. Falta agora configurar o Apache de modo a que este reconhea documentos com a extenso .php. Clique no boto "Iniciar" do Windows, "Todos os programas", "Apache HTTP Server", "Configure Apache Server" e por fim em "Edit the Apache httpd.conf Configuration File". O ficheiro que contm todas as configuraes do Apache ir abrir no Bloco de Notas. Adicione as seguintes linhas no final de toda a informao existente:

ScriptAlias /php/ "c:/php/" AddType application/x-httpd-php .php .phtml Action application/x-httpd-php "/php/php.exe"
Nota Importante: Se na instalao do PHP alterou a directoria proposta, dever agora actualizar a primeira linha com o caminho para a nova directoria substituindo a informao que est dentro de aspas.

Вам также может понравиться