Вы находитесь на странице: 1из 4

INSTITUTO FEDERAL DO ESPRITO SANTO COORDENADORIA DE CINCIAS HUMANAS

DANILO PERPTUO MOREIRA JHONATAN SANTOS JOO PAULO LIMA DALEPRANE MARCOS DE VILA MURILO HENRIQUE GONALLO NASCIMENTO YCARO BISPO ROSSI

GUERRA FRIA

Vitria 2013

A Guerra Fria, que teve seu incio logo aps a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extino da Unio Sovitica (1991) a designao atribuda ao perodo histrico de disputas estratgicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a Unio Sovitica, disputando a hegemonia poltica, econmica e militar no mundo.

CAUSAS
A Unio Sovitica buscava implantar o socialismo em outros pases para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido nico (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potncia mundial, defendia a expanso do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrtico e propriedade privada. Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a poltica, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros pases, os Estados Unidos no conflitou a Unio Sovitica (e vice-versa) com armamentos, pois os dois pases tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois pases e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porm ambos acabaram alimentando conflitos em outros pases como, por exemplo, na Coria e no Vietn Com o objetivo de reforar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lana o Plano Marshal, que era um oferecimento de emprstimos com juros baixos e investimentos para que os pases arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratgia a Unio Sovitica criou, em 1949, o Comecon, que era uma espcie de contestao ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo ento inimigo poltico. A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall para se restabelecer, o que fez com que a Unio Sovitica bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha, apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias areas provocando maior insatisfao sovitica e o que provocou a diviso da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental. Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organizao do Tratado do Atlntico Norte) que tinha como objetivo manter alianas militares para que estes pudessem se

proteger em casos de ataque. Em contra partida, a Unio Sovitica assina com seus aliados o Pacto de Varsvia que tambm tinha como objetivo a unio das foras militares de toda a Europa Oriental. Entre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canad, Grcia, Blgica, Itlia, Frana, Alemanha Ocidental, Holanda, ustria, Dinamarca, Inglaterra, Sucia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsvia destacam-se: Unio Sovitica, Polnia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coria do Norte, Iugoslvia, Tchecoslovquia, Albnia, Romnia.

ORIGEM DO NOME
chamada "fria" porque no houve uma guerra direta entre as superpotncias, dada a inviabilidade da vitria em uma batalha nuclear. Na verdade, uma expresso explica muito bem este perodo: a existncia da Paz Armada. As duas potncias envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exrcitos e armamentos em seus territrios e nos pases aliados. Enquanto houvesse um equilbrio blico entre as duas potncias, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.

ENVOLVIMENTOS INDIRETOS
Guerra da Coria : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coria foi palco de um conflito armado de grandes propores. Aps a Revoluo Maoista ocorrida na China, a Coria sofre presses para adotar o sistema socialista em todo seu territrio. A regio sul da Coria resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a diviso da Coria no paralelo 38. A Coria do Norte ficou sob influncia sovitica e com um sistema socialista, enquanto a Coria do Sul manteve o sistema capitalista. Guerra do Vietn : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a interveno direta dos EUA e URSS. Os soldados norteamericanos, apesar de todo aparato tecnolgico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviticos) nas florestas tropicais do pas. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saram derrotados e tiveram que abandonar o territrio vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietn passou a ser socialista.

FIM DA GUERRA
A falta de democracia, o atraso econmico e a crise nas repblicas soviticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da dcada de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas so reunificadas. No comeo da dcada de 1990, o ento presidente da Unio Sovitica Gorbachev comeou a acelerar o fim do socialismo naquele pas e nos aliados. Com reformas econmicas, acordos com os EUA e mudanas polticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um perodo de embates polticos, ideolgicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos pases socialistas.

Вам также может понравиться