Вы находитесь на странице: 1из 2

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RUY BELO EB 2,3 RUY BELO

CINCIAS NATURAIS 9 ANO SAUDE INDIVIDUAL E COMUNITRIA TEMA: Indicadores do estado de sade de uma populao 3 CEB FICHA DE TRABALHO N 2 Prof. Maria Joo Ribeiro

Nome: __________________________________________N:_____ 9 Ano Turma: _____ Data: ___ setembro 2013

1. L atentamente o seguinte texto:


Com a evoluo tecnolgica e a possibilidade de interveno teraputica, o lema prevenir para curar adquiriu uma dimenso que no pode ser descurada em termos de sade pblica. A oftalmologia uma das especialidades que trata um conjunto de patologias que, pela sua relevncia na preveno da cegueira, justifica que se implemente rastreios e se faam campanhas de informao e de educao para a sade, aproveitando a oportunidade para distribuir material informativo diverso.

1.1. Refere qual o rastreio divulgado no texto. 1.2. Explica o significado de prevenir para curar 1.3. As aes de rastreio podem desempenhar um papel muito importante na promoo da sade. Com base no texto, comenta esta afirmao.

2. A requalificao de reas urbanas, a reformulao de rede viria, a criao e beneficiao de jardins e


outros espaos de lazer, so algumas das principais preocupaes dos municpios portugueses. 2.1. Explica em que medida o ordenamento do territrio pode constituir uma medida promotora de sade.

3. Nos pases desenvolvidos a OMS estima que mais de dois milhes de mortes sejam devidas ao
sedentarismo. 3.1. O que entendes por sedentarismo? 3.2. Por que razo se afirma que o sedentarismo um problema do sculo XXI?

4. Estilo de vida um conceito que diz respeito a um padro de comportamento adotado por cada um de
ns. 4.1. O que significa ter um estilo de vida saudvel? 4.2. Por oposio questo anterior enumera quatro comportamentos de risco comuns nos jovens.

Pgina 1 de 2

5. L atentamente o texto que se segue:


O sono afetado nas frias pela mudana de hbitos Em plena poca de frias, o descanso total o objetivo primeiro de quem passou meses a ansiar pela chegada do tempo estival. O pior que a subida da temperatura e a mudana de hbitos de vida afetam a quantidade e a qualidade do sono. Investigadores espanhis recomendam, entre outras solues, que no se abuse do lcool nem do exerccio fsico, no se leia nem veja televiso no quarto e, definitivamente, no se pense no trabalho. Estes investigadores afirmam serem habituais os transtornos do sono na poca de frias. Entre os fatores que retiram a qualidade e a quantidade do sono esto o calor, o rudo nas ruasa mudana de colcho ou o ambiente seco provocado pelo ar condicionado; tambm maior consumo de estimulantes como o tabaco e as bebidas alcolicas impedem um sono reparador in Jornal de Noticias, 09/07/2007 ( adaptado)

5.1. Menciona os fatores que afetam o sono. 5.2. Que situaes so apontadas para solucionar este problema?

6. L atentamente o texto que se segue.


O teu boletim de vacinao est, com certeza, em dia. A vacinao uma medida de extrema importncia que poder salvar a tua vida. Uma vacina uma substncia derivada de um agente infecioso em particular, causador de doena. Sendo reconhecida pelas clulas encarregues do sistema imunitrio do organismo do indivduo, a vacina suscita uma resposta do organismo que o protege da doena associada ao agente. A vacina induz, portanto, o sistema de defesa a reagir como se tivesse sido realmente infetado pelo agente patognico. A primeira resposta do sistema de defesa a uma vacina ou a um agente infecioso , em geral, lenta. Porm o facto de o agente no existir na vacina com capacidade para se multiplicar rapidamente e causar doena, permite que o sistema imunitrio prepare uma resposta especfica e a memorize. Posteriormente, caso o vacinado seja realmente infetado, o sistema de defesa responder com rapidez e eficcia suficiente para o proteger da doena.

6.1. Explica o que entendes por agente infecioso. 6.2. Procura apresentar o conceito de vacina. 6.3. Refere a vantagem da vacinao para a manuteno do estado de sade.

Pgina 2 de 2

Вам также может понравиться