Вы находитесь на странице: 1из 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE CONSTRUO CIVIL CCI 010 - MATERIAIS DE CONSTRUO CIVIL II PROFA.

THAS MAYRA DE OLIVEIRA

Microslica ou slica ativa

ALUNO: LAIO DE ANDRADE ARANTES MATRCULA: 201124030

JANEIRO/2014

A slica ativa ou microslica um material pulverulento composto de partculas esfricas extremamente finas de slica amorfa, vtreas e possuem um dimetro mdio menor do que 1 m. Apresentam altssima superfcie especfica e uma massa especfica aparente baixa. Pode ser proveniente do processo de produo do silcio metlico e das ligas de ferro silcio em fornos eltricos ou das cinzas da casca de arroz. No caso das cinzas da casca de arroz, trata-se de um material pozolnico de alto teor de slica amorfa (93 a 95% - HOUSTON, 1972), tornando-se um material atrativo para a construo civil. Porm, seu ainda alto teor de carbono deixa a cinza da casca de arroz com uma colorao extremamente escura, muitas vezes preta, deixando o concreto ou argamassa onde foi usado, com aspecto ruim. Porm, recentes pesquisas contornaram tal problema, retirando o carbono atravs de um sistema industrial constitudo por um forno rotativo contnuo capaz de reduzir o teor de carbono da cinza de casca de arroz residual pela requeima do material sob condies controladas de temperatura e tempo de reteno do material no interior do forno. J durante o processo de fabricao do silcio metlico, gerado um gs (SiO) que, ao sair do forno eltrico, oxida-se formando a slica amorfa ( SiO2 ), que captada em filtros de manga, em seguida armazenada em silos adequados e embalada em big-bags e sacos. Por ser um produto de origem metalrgica, possui maior estabilidade quanto a sua composio qumica e fsica. O alto teor de SiO2 no formato amorfo (No cristalino), aliado a uma elevada finura, proporciona altssima reatividade com os produtos decorrentes da hidratao cimento, conferindo melhor desempenho em concretos e argamassa. A utilizao da Slica ativa na construo civil se tornou um grande atrativo, pois o cimento Portland comum, em determinados aspectos, apresenta deficincias, ou insuficincias, para atender necessidades especficas da indstria da construo civil, especialmente sob aspectos de durabilidade. O uso das pozolanas pode suprir estas necessidades levando a certas vantagens, sendo os cimentos com adies pozolnicas recomendados por seu uso especfico (por exemplo, cimentos pozolnicos para barragens e para obras martimas). Segundo Guedert (1989), o uso das pozolanas em adio ao cimento confere a concretos e argamassas caractersticas como:

menor calor de hidratao, pela troca de reaes exotrmicas (hidratao do

cimento), por reaes atrmicas (pozolnicas); melhor resistncia ao ataque cido em funo da estabilizao do hidrxido de

clcio oriundo da hidratao do clnquer Portland e formao um C-S-H com menor relao CaO/SiO2 de menor basicidade; maior durabilidade, contribuindo para a inibio da reao lcali-agregado e

diminuio do dimetro dos poros da pasta hidratada, reduzindo o ataque do material por substncias externas como cloretos e sulfatos; melhor resistncia compresso devido diminuio dos vazios do concreto; reduo de exsudao e segregao.

Isso se deve ao fsica da slica ativa que produzir uma pasta mais densa, resultando um concreto com microestrutura igualmente mais densa e uniforme, o que implica num refinamento da dimenso dos poros e diminuio da dimenso dos cristais de CH ao redor das partculas da pozolana. Como resultado desse comportamento, tem-se ento a densificao da pasta e da interface, melhorando as propriedades do concreto, especialmente aquelas relacionadas com a penetrao de lquidos e gases.

Concluso: Embora tenha algumas desvantagens, como a exigncia do uso de aditivos redutores de gua em funo do aumento da demanda de gua nas misturas e a necessidade de cura adequada para que a reao pozolnica acontea em sua plenitude (caso da cinza volante), a adio de slica ativa ou microslica no concreto extremamente vantajosa, aumentando sua qualidade perante diversos fatores e possibilitando, assim, produzir concretos de alto desempenho (CAD) que permitem fazer elementos estruturais de menores dimenses, gerando economia. Alm disso, tem o fator sustentabilidade, pois a microsilica um resduo de algum tipo de processo de produo, tanto da metalurgia ou da cinza da casca do arroz, portanto seu uso benfico para o ambiente pois retira esse resduo que no era til e lhe d uma funo. Alm do mais, temos outra economia, pois a substituio parcial do cimento por pozolana implica ainda na economia de energia e na reduo do custo de fabricao do cimento. Referencias: http://www.rischbieter.ind.br/contexto.htm - Estudo de concretos com adio de slica ativa (microsslica) frente ao ataque de agentes agressivos para emprego em pisos especiais. (kulakowski, marlova p e dal molin, denise c. c.). - Produo e avaliao do uso de pozolana com baixo teor de carbono obtida da cinza de casca de arroz residual para concreto de alto desempenho. (Slvia Santos)

Вам также может понравиться