Вы находитесь на странице: 1из 14

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 139/2012, de 5 de julho

Prova Escrita de Biologia e Geologia


10. e 11. Anos de Escolaridade Prova 702/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
14 Pginas

2013
VERSO 1

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso da prova (Verso 1 ou Verso 2). A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla, de associao/correspondncia e de ordenao. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. Para responder aos itens de associao/correspondncia, escreva, na folha de respostas: o nmero do item;  a letra que identifica cada elemento da coluna A e o nmero que identifica o nico elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenao, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 702.V1/2. F. Pgina 1/ 14

GRUPO I
No dia 6 de agosto de 2012, pelas 23h 50min (hora local), ocorreu uma erupo de reduzida intensidade no vulco Tongariro, localizado na Nova Zelndia. O complexo vulcnico de Tongariro formado, predominantemente, por materiais de constituio andestica. A regio da Nova Zelndia encontra-se no Anel de Fogo do Pacfico, entre a placa do Pacfico e a placa Indo-Australiana. Os vulces desta regio so monitorizados atravs de diversas tcnicas, tais como o registo de sismos, a observao de alteraes do terreno atravs de estaes GPS e a deteo de alteraes na emisso de gases.
Baseado em http://www.geonet.org.nz (consultado em outubro de 2012)

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 5., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. A regio da Nova Zelndia est associada a limites (A) divergentes de placas litosfricas, nos quais o vulcanismo , geralmente, de tipo explosivo. (B) convergentes de placas litosfricas, nos quais o vulcanismo , geralmente, de tipo efusivo. (C) convergentes de placas litosfricas, nos quais o vulcanismo , geralmente, de tipo explosivo. (D) divergentes de placas litosfricas, nos quais o vulcanismo , geralmente, de tipo efusivo.

2. Ao consolidarem em profundidade, materiais de composio idntica das principais acumulaes lvicas que constituem o complexo vulcnico de Tongariro originariam uma rocha (A) melanocrtica, do tipo dos peridotitos. (B) mesocrtica, do tipo dos dioritos. (C) rica em feldspatos potssicos, do tipo dos granitos. (D) rica em olivina, do tipo dos gabros.

3. A formao de domos ou cpulas est geralmente associada a lavas (A) viscosas e cidas. (B) viscosas e pouco silicatadas. (C) fluidas e ricas em gases. (D) fluidas e de composio basltica.

Prova 702.V1/2. F. Pgina 2/ 14

4. O grau geotrmico (A) aumenta com a aproximao a dorsais ocenicas. (B) diminui quando diminui o gradiente geotrmico da zona. (C) aumenta quando aumenta o fluxo trmico da regio. (D) diminui com a aproximao a regies de elevada entalpia.

5. A existncia da descontinuidade de Lehmann apoiada pela variao de velocidade das ondas P. Esta variao de velocidade das ondas P provocada (A) pela diferente composio qumica dos materiais. (B) pelo decrscimo da presso a que esto sujeitos os materiais. (C) pela alterao do estado fsico dos materiais. (D) pelo aumento da temperatura dos materiais.

6. Relacione a ocorrncia de sismos de origem vulcnica com a possibilidade de previso de erupes.

7. Explique de que modo o decaimento radioativo dos materiais do interior da Terra influencia a existncia de correntes de conveco no manto.

Prova 702.V1/2. F. Pgina 3/ 14

GRUPO II
A exposio contnua ao oxignio (O2), fator essencial sobrevivncia de formas de vida aerbias, tem como consequncia a formao nos seres vivos de vrios tipos de molculas e de radicais entre os quais se encontra o perxido de hidrognio (H2O2). Considera-se que existe stresse oxidativo quando ocorre um desequilbrio entre concentraes de molculas oxidantes e antioxidantes a favor da concentrao das molculas oxidantes, criando uma situao de dano potencial. Apesar de as clulas terem evoludo no sentido de desenvolverem mecanismos protetores, o stresse oxidativo est relacionado com diversas doenas, como, por exemplo, no caso da espcie humana, o cancro e a doena de Parkinson. Um dos efeitos mais interessantes na resposta ao stresse oxidativo por parte dos organismos, denominado resposta adaptativa, consiste num aumento da capacidade de sobrevivncia exposio a uma dose letal quando um organismo previamente exposto a uma dose subletal. Considera-se uma dose letal a que provoca a morte de uma percentagem elevada de organismos de uma populao. No Grfico 1, apresentam-se os resultados de um estudo de sobrevivncia de clulas de leveduras sujeitas a uma concentrao de 600 M de H2O2 durante 30 minutos e durante 90 minutos. Neste estudo, compararam-se clulas no adaptadas (controlo) com clulas adaptadas a 150 M de H2O2. Com o objetivo de se investigar a resposta adaptativa em leveduras da espcie Saccharomyces cerevisiae, foi estudada a relao entre as alteraes de permeabilidade e a fluidez da membrana plasmtica durante a sua adaptao a uma dose subletal de H2O2. A fluidez da membrana plasmtica foi determinada atravs da anisotropia de fluorescncia, sabendo-se que, quanto mais altos forem os valores, menos fluida a membrana plasmtica. As medies da anisotropia de fluorescncia, traduzidas nos Grficos 2A e 2B, foram realizadas aos 30 e aos 60 minutos, em clulas de controlo e em clulas cultivadas num meio contendo uma dose subletal de 150 M de H2O2. Nas medies foram utilizadas duas sondas distintas, uma colocada na zona mais interna da membrana zona apolar da bicamada (Grfico 2A) e a outra localizada mais superfcie da membrana (Grfico 2B).

Concentrao de 600 M de H2O2 Grfico 1


Grfico 1 baseado em Pedroso, N. et al., The plasma membrane enriched fraction proteome response during adaptation to hydrogen peroxide in Saccharomyces cerevisiae, in www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed (consultado em outubro de 2012)

Prova 702.V1/2. F. Pgina 4/ 14

Grfico 2A

Grfico 2B
Texto e Grficos 2A e 2B baseados em Pedroso, N.M.V., Papel da membrana plasmtica na adaptao de Saccharomyces cerevisiae ao H2O2, Universidade de Lisboa, 2008

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 6., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Na experincia cujos resultados esto traduzidos no Grfico 1, o controlo contm clulas de leveduras que foram colocadas, sequencialmente, (A) num meio sem adio de H2O2 e num meio com uma dose subletal de H2O2. (B) em dois meios, ambos com uma dose subletal de H2O2. (C) em dois meios, ambos sem adio de H2O2. (D) num meio sem adio de H2O2 e num meio com uma dose letal de H2O2. 2. Os resultados traduzidos no Grfico 1 permitem afirmar que (A) as clulas adaptadas apresentam um aumento na capacidade de sobrevivncia ao longo do tempo. (B) as clulas de controlo mostram uma maior capacidade de adaptao em situao de stresse adaptativo. (C) a sobrevivncia vai diminuindo ao longo do tempo, independentemente das condies do meio. (D) a exposio a uma dose subletal de H2O2 diminui a capacidade de sobrevivncia das clulas. 3. Na membrana plasmtica, o transporte mediado de gua e de perxido de hidrognio ocorre atravs da zona (A) hidroflica de protenas intrnsecas. (B) hidrofbica de protenas intrnsecas. (C) hidroflica de protenas extrnsecas. (D) hidrofbica de protenas extrnsecas.

Prova 702.V1/2. F. Pgina 5/ 14

4. Segundo o modelo de mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson em 1972, a membrana plasmtica apresenta (A) uma distribuio homognea de protenas. (B) molculas lipdicas com grande mobilidade lateral. (C) protenas transportadoras que ocupam posies fixas. (D) glcidos associados a lpidos na superfcie interna.

5. No momento em que clulas de S. cerevisiae so colocadas em meio hipotnico, verifica-se predominantemente a (A) sada de sais por difuso, uma vez que a presso osmtica maior no meio extracelular. (B) entrada de gua por osmose, uma vez que a presso osmtica maior no meio intracelular. (C) entrada de sais por difuso, uma vez que a presso osmtica maior no meio intracelular. (D) sada de gua por osmose, uma vez que a presso osmtica maior no meio extracelular.

6. Em S. cerevisiae, a produo de molculas de ATP em vias metablicas de elevado rendimento energtico requer a oxidao de molculas de (A) glucose, com produo de etanol. (B) lactato na mitocndria. (C) piruvato no citoplasma. (D) NADH, com produo de H2O. 7. Numa situao de stresse oxidativo devido a fatores extrnsecos, a sinalizao realizada pela membrana plasmtica extremamente importante na regulao da composio em protenas da prpria membrana. Ordene as letras de A a E, de modo a reconstituir a sequncia cronolgica dos acontecimentos numa situao de resposta adaptativa a stresse oxidativo em S. cerevisiae. Escreva, na folha de respostas, apenas a sequncia de letras. A. Inibio de alguns genes e induo da transcrio de outros. B. Reconhecimento de sinais por glicoprotenas da membrana plasmtica. C. Modificaes ps-traducionais ao nvel do complexo de Golgi. D. Sntese de protenas pelos ribossomas associados ao retculo endoplasmtico. E. Transporte, em vesculas, de protenas a integrar na membrana plasmtica.

8. Explique, com base nos resultados traduzidos nos Grficos 2A e 2B, de que modo a variao da fluidez da membrana plasmtica pode contribuir para regular o fluxo de H2O2 durante a resposta adaptativa em S. cerevisiae.

Prova 702.V1/2. F. Pgina 6/ 14

Pgina em branco -

Prova 702.V1/2. F. Pgina 7/ 14

GRUPO III
As salinas de Rio Maior situam-se a cerca de 30 km do oceano Atlntico, num vale onde abundam rochas evaporticas sal-gema e gesso (constituindo a chamada Formao de Dagorda, do Jurssico Inferior) intercaladas por argilas e por carbonatos, tambm do Jurssico Inferior. A Formao de Dagorda aflora entre a serra dos Candeeiros, que se eleva a oeste, e as formaes cenozoicas da Bacia do Baixo Tejo, que se situam a este. O conjunto de unidades sedimentares da regio de Rio Maior comeou a depositar-se na Bacia Lusitaniana durante as etapas iniciais de abertura do Atlntico, a partir do Trisico h cerca de 225 M.a. , no contexto do afastamento das placas Euro-Asitica e NorteAmericana. A evoluo deste processo levou a que, no incio do Jurssico, a sedimentao tenha ocorrido num ambiente de pouca profundidade, em lagoas alimentadas por guas marinhas, onde se depositaram intercaladamente nveis de argilas e de sal-gema. Hoje, o nvel aflorante formado por argilas residuais dessas intercalaes. As caractersticas do sal-gema contriburam para que grandes massas de sal tivessem ascendido de nveis mais profundos at prximo da superfcie, atravs de falhas, essencialmente, sob a ao da presso das rochas sobrejacentes. Essas massas, que constituem o ncleo de anticlinais complexos, denominam-se domos salinos. O ncleo desses anticlinais, agora erodidos, originou depresses caractersticas os vales tifnicos. A gua salgada, que captada ao longo dos vales tifnicos da regio, provm da extensa massa de sal-gema existente em profundidade, a qual atravessada por gua doce subterrnea. Pensase que o macio calcrio da serra dos Candeeiros seja a zona de infiltrao principal da gua meterica que alimenta o aqufero. Os domos salinos so ainda matria de interesse na prospeo petrolfera, dado que muitas concentraes de hidrocarbonetos correspondem a reservatrios armadilhados (imobilizados) em anticlinais associados a algumas destas estruturas.
Baseado em Brando, J. M. e Calado, C., Salinas interiores em Portugal: o caso das marinhas de Rio Maior, Geonovas, n. 22, 2009

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 6., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. O alargamento do oceano Atlntico resultou de um rifte associado a vulcanismo do tipo (A) fissural, com formao de litosfera continental. (B) central, com ascenso de magma rico em aluminossilicatos. (C) fissural, com ascenso de magma rico em minerais ferromagnesianos. (D) central, com formao de litosfera ocenica.

Prova 702.V1/2. F. Pgina 8/ 14

2. A evoluo tectnica e geogrfica da Bacia Lusitaniana contribuiu para a formao de sal-gema, que resultou da precipitao de (A) halite, por evaporao da gua. (B) gesso, a partir de solues sulfatadas. (C) calcite, a partir de solues carbonatadas. (D) slica, por evaporao da gua.

3. Os domos salinos revelam anomalias gravimtricas (A) negativas, uma vez que o sal-gema uma rocha de baixa densidade. (B) negativas, uma vez que o sal-gema uma rocha de elevada densidade. (C) positivas, uma vez que o sal-gema uma rocha de baixa densidade. (D) positivas, uma vez que o sal-gema uma rocha de elevada densidade.

4. Na rea das salinas de Rio Maior, a ocorrncia natural de guas cloretadas sdicas com salinidade elevada est relacionada com a (A) contaminao das guas do aqufero por guas ocenicas. (B) acumulao de gua fssil com cerca de 195 M.a. (C) infiltrao de guas metericas atravs das argilas. (D) dissoluo de rochas quimiognicas por guas subterrneas.

5. Ao longo do curso de um rio, a velocidade da corrente tende, geralmente, a (A) aumentar, sendo os detritos sucessivamente menos arredondados. (B) aumentar, sendo os detritos sucessivamente mais grosseiros. (C) diminuir, sendo os detritos sucessivamente mais finos. (D) diminuir, sendo os detritos sucessivamente menos calibrados.

6. A ocupao antrpica desordenada nas bacias hidrogrficas conduz a (A) uma diminuio da escorrncia superficial da gua meterica, aumentando o risco de cheia. (B) uma diminuio da infiltrao da gua meterica, aumentando a ao erosiva dos rios. (C) um aumento da escorrncia superficial da gua meterica, diminuindo o risco de cheia. (D) um aumento da infiltrao da gua meterica, diminuindo a ao erosiva dos rios.

Prova 702.V1/2. F. Pgina 9/ 14

7. Na regio de Rio Maior, os domos salinos deram lugar a vales tifnicos. Explique de que modo a ao de agentes de geodinmica externa sobre os domos salinos contribuiu para o estabelecimento da rede fluvial nesta regio.

8. Faa corresponder a cada uma das descries relativas a combustveis fsseis, expressas na coluna A, a respetiva designao, que consta da coluna B. Escreva, na folha de respostas, apenas as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(a)  Rocha sedimentar rica em matria orgnica fssil passvel de se transformar em hidrocarbonetos. (b)  Rocha sedimentar que limita superiormente o reservatrio de hidrocarbonetos. (c)  Conjunto de estruturas geolgicas responsvel pela reteno e pela acumulao de hidrocarbonetos. (d)  Depsito fssil resultante do enriquecimento progressivo em carbono da matria vegetal preservada em formaes geolgicas. (e)  Acumulao natural de hidrocarbonetos com caractersticas que permitem uma explorao rentvel.

(1) Armadilha petrolfera (2) Carvo (3) Domo (4) Gs natural (5) Jazigo petrolfero (6) Rocha-armazm (7) Rocha-cobertura (8) Rocha-me

Prova 702.V1/2. F. Pgina 10/ 14

Pgina em branco -

Prova 702.V1/2. F. Pgina 11/ 14

GRUPO IV
As leguminosas so plantas vasculares que excretam flavonoides e outras substncias qumicas para o solo. Estas excrees atraem bactrias fixadoras de nitrognio* atmosfrico que induzem na planta a formao de ndulos radiculares, onde as bactrias se alojam e se multiplicam. Os flavonoides tambm induzem a transcrio de genes nod das bactrias, cujos produtos participam na sntese de molculas (fatores nod) responsveis pela diferenciao dos ndulos radiculares. A fixao biolgica do nitrognio catalisada pela nitrogenase, enzima facilmente danificada pela presena do oxignio molecular. As plantas so incapazes de utilizar a forma elementar do nitrognio, pelo que beneficiam com esta associao, fornecendo, por sua vez, s bactrias os nutrientes necessrios sua sobrevivncia.
Baseado em Heritage, J. et al., Microbiologia em Ao, Editora Replicao, 2002

* De acordo com as normas IUPAC, o termo nitrognio substitui o termo azoto.

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 6., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 1. O nitrognio captado pela bactria fixado sob a forma de io amnio (NH4+), que rapidamente convertido em (A) cidos gordos. (B) glucose. (C) celulose. (D) aminocidos.

2. A ao direta dos flavonoides induz na bactria a sntese de (A) DNA. (B) RNA mensageiro. (C) RNA pr-mensageiro. (D) protenas.

3. A distribuio dos nutrientes orgnicos s bactrias provoca (A) aumento da presso osmtica no floema. (B) diminuio de fluxo de nutrientes ao longo do floema. (C) sada de gua do floema para o xilema radicular. (D) entrada de gua no floema a partir do xilema radicular.

Prova 702.V1/2. F. Pgina 12/ 14

4. Os ndulos das razes apresentam uma tpica cor rosada devido produo de uma forma de hemoglobina, denominada leg-hemoglobina, cuja funo (A) evitar a acumulao de oxignio livre. (B) atrair bactrias fixadoras de nitrognio. (C) fornecer oxignio para as reaes anablicas. (D) oxidar a enzima nitrogenase.

5. Bactrias e plantas tm em comum (A) a composio qumica da parede celular. (B) a presena de membrana celular e de mitocndrias. (C) a composio qumica do DNA. (D) a presena de cloroplastos e de ribossomas.

6. Nas leguminosas, formam-se (A) gmetas por mitose, sendo o seu ciclo de vida diplonte. (B) gmetas por meiose, sendo o seu ciclo de vida haplodiplonte. (C) esporos por mitose, sendo o seu ciclo de vida diplonte. (D) esporos por meiose, sendo o seu ciclo de vida haplodiplonte.

7. Refira a designao do processo de reproduo preferencialmente utilizado pelas bactrias quando as condies ambientais so favorveis.

8. Explique a importncia dos seres autotrficos e dos seres quimioheterotrficos aerbios na circulao de carbono num ecossistema terrestre.

FIM

Prova 702.V1/2. F. Pgina 13/ 14

COTAES GRUPO I
1. ............................................................................................................ 5 pontos 2. ............................................................................................................ 5 pontos 3. ............................................................................................................ 5 pontos 4. ............................................................................................................ 5 pontos 5. ............................................................................................................ 5 pontos 6. ............................................................................................................ 10 pontos 7. ............................................................................................................ 10 pontos 45 pontos

GRUPO II
1. ............................................................................................................ 5 pontos 2. ............................................................................................................ 5 pontos 3. ............................................................................................................ 5 pontos 4. ............................................................................................................ 5 pontos 5. ............................................................................................................ 5 pontos 6. ............................................................................................................ 5 pontos 7. ............................................................................................................ 10 pontos 8. ............................................................................................................ 10 pontos 50 pontos

GRUPO III
1. ............................................................................................................ 5 pontos 2. ............................................................................................................ 5 pontos 3. ............................................................................................................ 5 pontos 4. ............................................................................................................ 5 pontos 5. ............................................................................................................ 5 pontos 6. ............................................................................................................ 5 pontos 7. ............................................................................................................ 15 pontos 8. ............................................................................................................ 10 pontos 55 pontos

GRUPO IV
1. ............................................................................................................ 5 pontos 2. ............................................................................................................ 5 pontos 3. ............................................................................................................ 5 pontos 4. ............................................................................................................ 5 pontos 5. ............................................................................................................ 5 pontos 6. ............................................................................................................ 5 pontos 7. ............................................................................................................ 5 pontos 8. ............................................................................................................ 15 pontos 50 pontos

TOTAL.......................................... 200 pontos

Prova 702.V1/2. F. Pgina 14/ 14

Вам также может понравиться