Вы находитесь на странице: 1из 25

Estados Unidos & Canad

Cyclades Corporation
Worldwide Headquarters
41829 Albrae Street Fremont, CA 94538, USA 888 CYCLADES (888-292-5233) Tel: (510) 770-9727 Fax: (510) 770-0355 www.cyclades.com

Europa
Cyclades Alemanha
European Headquarters
Rennweg 33 85435 Erding (bei Mnchen), Germany Tel: +49 (0) 8122 90 999-99 Fax: + 49 (0) 8122 90999-33 www.cyclades.de

Cyclades Inglaterra
1B Haldenby House Berkeley Business Centre Scunthorpe, DN15 7DQ, England Tel: +44 (0) 1724 277 179 Fax: +44 (0) 1724 279 981 www.cyclades.co.uk

Amrica Latina
Cyclades Brasil
Avenida Santa Catarina, 155 S o Pa u l o S P B r a s i l 0 4 6 3 5 - 0 0 0 Te l : + 5 5 1 1 5 0 3 3 - 3 3 3 3 Fa x : + 5 5 1 1 5 0 3 3 - 3 3 8 8 w w w. c y c l a d e s . c o m . b r

Cyclades Itlia
P.O. Box 78 via Pertini, 2 I-81020 San Nicola la Strada (CE), Italy Tel: +39 0823 224154 Fax: +39 02 700506964 www.it.cyclades.com

sia & Oceania


Cyclades Japo
1-4 Sumiyoshi-Chou, Naka-Ku Yokohama, Japan 231-0013 Tel/Fax: 81-45-662-9266 Cell: 81-80-5030-2638 www.cyclades.jp

Cyclades Frana
Tel: +33 (0)1 46 94 62 91 www.fr.cyclades.com

Cyclades Austrlia
14/180 Westlake Drive Westlake, Qld 4074, Australia Tel: +61 7 3279 4320 Fax: +61 7 3279 4393 www.cyclades.com.au

Cyclades Espanha
C/ Sanz Raso 20 2Derecha 28038 Madrid Tel/Fax: +34 (0)91 3284 866 Cell: +34 (0)62 5046 418 www.es.cyclades.com

www.cyclades.com.br

Gerenciamento de Console em Data Centers


(Tudo o que voc precisa saber sobre gerenciamento de rede out-of-band)

Prefcio
O mundo em que vivemos vem dependendo cada vez mais de computadores e da Internet para seu funcionamento. A infra-estrutura de rede necessria para assegurar este mundo tem que funcionar sem interrupes. Para permitir o comrcio entre empresas, a comunicao entre pessoas e a disseminao da informao. O termo data center pode sugerir a imagem de uma sala repleta de computadores de grande porte, mas os data centers de hoje so mais do que simplesmente grandes computadores. A troca contnua dos mainframes por sistemas distribudos faz aumentar o nmero de ns da rede, assim como o nmero de redes e equipamentos de suporte no data center. Gerentes de data centers tm como desafio a manuteno de redes que so heterogneas e dispersas geograficamente. A capacidade de gerenciar equipamentos remotamente uma dos aspectos mais importantes com relao a administrao moderna de redes. Como fornecedora lder de solues para o gerenciamento de servidores e de infra-estrutura de redes, a Cyclades produziu este guia para explicar os benefcios da utilizao do gerenciamento "out-of-band". O guia serve como referncia para todos que esto comprando, usando ou mantendo servidores de acesso a console, KVM, gateways, placas integradas de gerenciamento, unidades de distribuio de energia inteligente e outras solues de gerenciamento para data centers. A primeira edio deste guia foi traduzida para cinco idiomas e milhares de cpias foram impressas e distribudas pelo mundo com grande aceitao. Esperamos que esta nova e atualizada verso continue sendo de grande utilidade para voc

Marcio Saito Vice-Presidente de Tecnologia Cyclades Corporation marcio.saito@cyclades.com

A Cyclades e o Gerenciamento de Porta Console


A Cyclades fornece produtos de gerenciamento de falhas de data centers para sistemas de TI locais e remotos, tais como servidores, equipamentos de rede e dispositivos de automao. Nossos servidores de console auxiliam os gerentes de data centers de corporaes, empresas de Internet ou telecomunicaes a maximizarem a disponibilidade de redes e de servidores. Isto gera diminuio dos custos operacionais, aumento de eficincia de provisionamento e alto nvel de segurana. O diferencial da Cyclades est no fornecimento de produtos de plataforma aberta, que utilizam tecnologia Linux por sua flexibilidade e facilidade de customizao, para assegurar o controle direto e remoto de sistemas de data centers, mesmo quando a rede no est disponvel. Os produtos de gerenciamento de data centers AlterPath da Cyclades (servidores de console, servidores de dispositivos, controle de energia, monitoramento de servidores, controle e monitorao ambiental, gateways de gerenciamento out-of-band) oferecem densidade de porta, escabilidade, funcionalidade e segurana superiores. Estes produtos so utilizados por mais de 6.000 clientes pelo mundo que gerenciam enormes data centers. Este guia contm conceitos gerais e informaes objetivas sobre o gerenciamento de redes out-of-band sem se focar em produtos especficos. Para maiores informaes por favor visite o nosso website (www.cyclades.com.br) ou pea um catlogo de produtos a seu representante local. Nossa matriz encontra-se em Fremont na Califrnia e nossas filiais podem ser encontradas pela Amrica do Norte, Amrica Latina, Europa, sia e Austrlia.

Agradecimentos
Este guia contm informaes que foram compiladas por todo o time Cyclades atravs dos anos. Alguns de nossos clientes tambm forneceram importante feedback o que nos permitiu desenvolver produtos melhores. As pessoas envolvidas no projeto Conserver, nossos amigos do Yahoo!, J.P. Morgan, Nokia, CNN, BMW e NetBrowser merecem especial meno, assim como todos clientes e parceiros que nos forneceram informaes valiosas sobre gerenciamento de console. A todos eles nossos mais sinceros agradecimentos.

2003 Cyclades, Cyclom e AlterPath so marcas de fbrica registradas pela Cyclades Corporation nos Estados Unidos e em outros pases. Todas as demais marcas de fbrica so de propriedade de seus respectivos proprietrios. As informaes contidas neste documento esto sujeitas a mudanas sem aviso prvio.

Contedo
Captulo 1 - Clusters, Grid e Blade computing. A substituio de computadores de grande porte por Clusters,
agrupamentos de computadores de menor porte, fundamental para a reduo de custos e ganho de escabilidade. No entanto, isto pode criar desafios de gerenciamento. Este captulo discute diversas arquiteturas de servidores e as dificuldades em mant-las flexveis e gerenciveis ao mesmo tempo.

Captulo 2 - Gerenciamento de Rede "Out-of-Band". Muitas pessoas j esto familiarizadas com ferramentas de
gerenciamento corporativas, tais como HP Open View, IBM Tivoli e BMC Patrol. O que poucos sabem, no entanto, que quase metade das causas da indisponibilidade em um data center, somente podem ser solucionadas com o auxlio de ferramentas de gerenciamento "out-of-band".

Captulo 3 - Servidores de Console, KVM e Gerenciamento Integrado de Servios. Este captulo discute
benefcios e limitaes dos servidores console, KVM, Gerenciamento Integrado de Servidores e outras ferramentas de gerenciamento "out-of-band"

Captulo 4 - Universal Out-of-Band Management Gateway. Este captulo apresenta o conceito do Universal
Out-of-Band Management Gateway e apresenta exemplos de cenrios de gerenciamento "out-ofband".

Captulo 5 - Estudo de Casos para Out-of-Band. Este captulo est focado em vantagens do negcio, reduo
de custos e retorno sobre o investimento para implementao de uma infra-estrutura de gerenciamento "out-of-band" eficiente.

Captulo 6 - Escolhendo um Servidor de Console. Este um Guia objetivo para a escolha correta da soluo de
gerenciamento do seu data center juntamente com uma lista de caractersticas que devem ser consideradas na escolha de produtos.

Captulo 7 - Referncia Tcnica. Este captulo prov informaes sobre questes tcnicas relevantes para a
implantao de solues de gerenciamento "out-of-band". Inclui tambm uma lista de referncias e indicadores de fontes de informaes adicionais.

Captulo 1: Clusters, Grid e Blade Computing


Antes de discutirmos sobre o gerenciamento de infra-estrutura de data centers, vamos neste captulo dar um olhada na evoluo dos sistemas de computadores e como esta evoluo tem afetado a arquitetura dos data centers.

De Mainframes aos Clusters e Server Farms


No passado, grandes aplicativos rodavam em computadores de grande porte. Se houvesse capacidade de processamento, substitua-se o computador por outro ainda maior. A escalabilidade computacional baseada na troca de sistemas inteiros ou seus mdulos por unidades de maior capacidade chamada de "Escalabilidade Vertical". Esta substituio, no entanto, onerosa e desordenada. O termo cluster (ou Server Farm) refere-se ao agrupamento de dois ou mais computadores trabalhando juntos na execuo de uma tarefa. Para obter maior capacidade, mais computadores so adicionados ao cluster. Clustering (talvez uma boa traduo seja agrupamento funcional) no uma idia nova. Ela tornou-se popular nos ltimos anos com a evoluo dos softwares de clustering e com o constante aumento de capacidade de processamento de pequenos servidores construdos com hardware de prateleira. Hoje, alguns dos mais poderosos sistemas de computadores do mundo so agrupamentos de meros servidores PC. Escalabilidade Horizontal a habilidade de aumentar a capacidade do sistema atravs da adio gradual de mais ns a um cluster. Clustering oferece as seguintes vantagens: Alta disponibilidade - O software de clustering pode detectar de imediato a falha de um n no cluster e transferir a tarefa para outro. Enquanto mainframes foram projetados para serem muito confiveis, os clusters permitem o mesmo nvel de confiabilidade usando hardware mais barato. Escalabilidade Incrementvel - Maior capacidade de processamento pode ser obtida simplesmente por adicionar ns aos clusters. O investimento anterior preservado e os novos computadores podem ser idnticos queles aos quais j estvamos familiarizados. Baixo Custo - Poderosos clusters com a mesma capacidade de processamento de grandes mainframes podem ser construdos empilhando volumes de hardware de prateleira (tais como PCs e pequenos computadores RISC) criados para o mercado consumidor. CONCLUSO A descentralizao da capacidade de processamento no data center nos trouxe a flexibilidade da escalabilidade horizontal, porm ela tambm criou novos desafios gerenciais. Com uma maior quantidade de servidores e de equipamentos para suportar a integrao dos servidores, aumenta a importncia de uma boa ferramenta de gerenciamento independente de plataforma.

Servidores otimizados para rack


A maioria dos grandes data centers existentes so construdos sobre o conceito de escalabilidade horizontal com o uso extensivo de Clusters e de Server Farms. Servidores otimizados para rede so computadores de arquitetura PC ou RISC que se utilizam da economia de escala do hardware de prateleira. Com um projeto que aumenta a confiabilidade, mantenabilidade e densidade no rack, estes servidores oferecem a combinao ideal de capacidade, baixo custo e flexibilidade. 4

Os servidores so montados sobre um rack juntamente com a unidade de interligao de rede (geralmente com switch LAN) e a infra-estrutura de gerenciamento "out-of-band" (um servidor de console ou gateway de gerenciamento). Este rack o building block bsico do data center. Na busca pelo equilbrio entre flexibilidade e gerenciabilidade, empresas de tecnologia buscam a disperso da capacidade de processamento (Grid computing) e a reconsolidao do servidor dentro do data center (Blade computing).

Grid Computing
O objetivo do Grid computing desenvolver um arquitetura que proporcione acesso a capacidade de processamento e a outros recursos com maior facilidade (semelhante ao acesso energia eltrica). Grid computing permite a interligao de recursos distribudos geograficamente e oferece um acesso conveniente independentemente da localizao do ponto de acesso. Grandes e esparsas redes de computadores seriam ajustadas e gerenciadas por companhias de eletricidade e interligadas por links de comunicao de alta velocidade. Partes da capacidade de processamento disponvel poderiam ser dinamicamente alocadas e oferecidas a assinantes como um servio. Existem muitos benefcios neste sistema inclusive o de obter acesso a virtualmente qualquer quantidade de capacidade de processamento sem a preocupao de ter de montar e gerenciar uma infra-estrutura para suport-la. Como os recursos so distribudos dinamicamente para um grande nmero de usurios, h aumento de eficincia e conseqente reduo de custo. O Grid computing depende da disponibilidade de uma infra-estrutura de comunicao de baixo custo e alta velocidade. Existem muitos obstculos tcnicos a serem superados antes das empresas abandonarem seus prprios recursos e adotarem uma infra-estrutura compartilhada.

Blade Computing
O Blade computing uma tentativa de unificao de servidores no data center, retornando portanto maneabilidade mais simples de computadores monolticos e ao mesmo tempo mantendo algumas das vantagens dos Server Farms. Servidores Blade so computadores modulares de placa nica que se utilizam parcialmente de um alto volume de componentes de prateleiras. Computadores Blade oferecem um chassi com um backplane onde muitos Servidores Blade podem ser instalados. A escalabilidade horizontal preservada (mais blades podem ser adicionados conforme a necessidade de capacidade de processamento) e o servidor consolidado tanto do ponto de vista fsico quanto de gerenciamento. O principal obstculo em uma ampla adoo do Blade computing est na falta de padres abertos que permitiriam a integrao dos melhores componentes, assim como promoveriam a competio e a especializao. At l, os Computadores Blade permanecero caros e amarraro os usurios pioneiros a solues proprietrias de fornecedores especficos. Este sistema torna-se interessante somente em alguns nichos de mercado onde as vantagens da consolidao compensam o alto custo e a baixa flexibilidade. CONCLUSO Com ou sem a consolidao de servidores, o desafio de manter as redes heterogneas e geograficamente dispersas continuar existindo no futuro prximo. A capacidade de gerenciar remotamente servidores, equipamentos de rede, assim como outros aparelhos de automao o aspecto mais crtico no gerenciamento de um data center. 5

Captulo 2: Gerenciamento de rede Out-of-Band


O gerenciamento out-of-band oferece uma rota alternativa que independente da rede de dados (WAN e/ou LAN). Ao invs de depender das ferramentas baseados em SNMP (HP Open View, IBM Tivoli), utiliza-se de acesso fsico direto fornecido por portas de gerenciamento de rede e dos equipamentos da infra-estrutura. Em essncia, o sistema oferece um acesso rede pela "porta do fundo".

Por que eu necessito de um gerenciamento de rede Out-of-Band?


Este sistema de gerenciamento lida diretamente com infraestrutura e no com falhas nos aplicativos. Ele tambm contribui para diminuir erros humanos ou de operao ambiente atravs da simplificao dos procedimentos de deteco de falhas. Estes fatores so responsveis por 60% do tempo de indisponibilidade no planejada em data centers. Nenhuma pessoa que esteja gerenciando uma rede de misso crtica deveria contar somente com o gerenciamento de rede inband. Por qu? Considere a seguinte analogia: Se eu detecto um erro em minha conta telefnica, eu entro em contato com a companhia telefnica e solicito a correo do problema. Desta forma, eu estou utilizando o meu prprio telefone para corrigir o problema. A isto chamamos de gerenciamento "in-band" Mas suponhamos que meu telefone pare de funcionar devido a um problema de conexo, cabeamento, m configurao na central ou eu preciso contactar a empresa telefnica para solicitar o servio de reparos, mas meu telefone no funciona. Eu deverei portanto recorrer a uma forma alternativa de contatar a companhia (ligando do orelho, do celular ou do vizinho), isto chamado gerenciamento "out-of-band". Quando dependemos de um recurso para solucionarmos um problema que afeta o prprio recurso, outras alternativas devem ser buscadas.

Vantagens do Gerenciamento Out-of-Band


As ferramentas deste sistema utilizam-se de canais que so independentes da rede de dados e oferecem: Acessibilidade. Se um roteador perde a sua configurao e impede que uma rede seja acessada, voc precisa ser capaz de conectar sua porta de gerenciamento para poder restaurar a conexo. Quando o stack de protocolos de rede do sistema operacional de um servidor falha, este perde a conexo com a rede. Para poder restabelecer o servidor, necessrio acess-lo atravs da porta de gerenciamento. Abrangncia. Muitos equipamentos gerenciveis do data center podem no ter uma conexo com a rede de dados. Sistemas no-break, sistemas PBX de telefonia, equipamentos de ar condicionado, alarmes de segurana, sensores ambientais, etc, so exemplos de sistemas que somente aceitam gerenciamento "out-of-band". Controle de baixo nvel. Para localizar o problema podem ser necessrio monitorar o auto teste de hardware e a informao contida na BIOS para um servidor ou executar um power-cycle em algum equipamento da rede. Estas aes podem ter de ser realizadas mesmo antes do sistema operacional ser carregado e das interface da rede estarem ativadas. As ferramentas de gerenciamento "in-band" assumem a disponibilidade dos servios bsicos de sistema e de rede, por isso elas somente so efetivas para a monitorao do sistema permitindo ao sobre as falhas relacionadas a aplicativos. Falhas de infra-estrutura (energia, hardware, rede, sistema operacional) podem interromper o acesso de dados. Nestes casos, as ferramentas in-band perdem sua capacidade de acessar o n da rede. Como veremos no captulo 5 deste guia, falhas na infra-estrutura so responsveis por grande parte da indisponibilidade no planejada no data center. Estas falhas somente podem ser corrigidas se o administrador do sistema estiver fisicamente perto do ponto em falha ou se ferramentas de gerenciamento out-of-band remoto estiverem disponveis.

CONCLUSO Para redes de misso crtica, distribudas somente as ferramentas de gerenciamento in-band no bastam. Um caminho para acesso remoto necessrio mesmo quando h a queda da rede. Por isso, o gerenciamento out-of-band se faz necessrio.

Captulo 3: Servidores de Console, KVM e Gerenciamento Integrado de Servidores


Grande parte das solues de gerenciamento out-of-band envolvem algum tipo dedicado de hardware, porque eles fornecem acesso a interfaces que so diferentes das portas de dados comuns. Ferramentas de gerenciamento out-of-band fornecem diferentes nveis de acesso infra-estrutura da rede para poder suprir a capacidade de gerenciamento remoto de data centers. Acesso a portas de gerenciamento. Servidores de console podem fornecer acesso remoto, a console de gerenciamento do servidor (BIOS, console do Sistema Operacional), assim como de outros elementos de rede (roteadores, switches, telefonia, UPS, etc.) utilizando portas console seriais. Acesso a Interfaces de Usurio ou ao Sistema Console do Sistema Operacional. Servidores de console e gateways KVM podem fornecer acesso remoto a interface de usurio ou a um servidor remoto. Controle remoto de energia. As unidades de distribuio de energia inteligentes podem oferecer a possibilidade de ligar ou desligar o equipamento remoto para o controle de operao ou recuperao em caso de falhas de software ou de hardware. Monitorao e controle do ambiente. Os gateways de gerenciamento out-of-band podem monitorar a temperatura, intruso, a voltagem nos circuitos de fora, controlar a operao de alarmes, sistemas de condicionamento de ar, travas eletrnicas, etc. Neste captulo, ns olharemos de perto cada um desses elementos e introduziremos o conceito do Gateway Universal de Gerenciamento.

Software de Controle Remoto


Sistemas operacionais UNIX sempre incluram ferramentas de software de controle remoto (Telnet/SSH, X-windows, etc.). Sistemas Windows podem ser remotamente controlados com softwares como Microsoft Terminal Services, PC Anywhere e Carbon Copy. Software de controle remoto pode ser usado como uma ferramenta de gerenciamento out-of-band limitada. A partir de um cliente PC (com o devido software de acesso remoto), voc pode conectar ao servidor remotamente utilizando a rede (in-band) ou utilizando uma conexo discada via modem (out-of-band) e acessar desta forma a interface de usurio do servidor como se voc estivesse presente localmente junto mquina Alm de estar limitado a servidores, o software de controle remoto exige a operacionalidade do sistema operacional. Por isto intil para diagnosticar problemas de BIOS, HW, sistema operacional ou stack de protocolos de rede. So utilizados como ferramentas in-band para gerenciar aplicativos quando a rede e o sistema operacional esto operando em sua totalidade. 8

Switches KVM e Gateways KVM-over Networks


Multiplexadores Teclado-Video-Mouse (switches KVM) podem ser utilizados tambm como ferramentas de gerenciamento out-of-band. Eles conectam-se com as portas I/O de sistemas mltiplos e proporcionam um acesso centralizado a mltiplos servidores a partir de um nica estao de trabalho..

Switches KVM so ideais para o gerenciamento local out-of-band de pequenos agrupamentos de servidores, porque eles permitem o acesso a interface do usurio como se o usurio estivesse junto console KVM local. Gateways KVM-over-network capturam imagens de vdeo, clicks de mouse e teclas pressionadas, e ento comprimem estas informaes e enviam-nas para a rede. Estas aes permitem uma operacionalidade similar atravs de conexes de rede remotas. No entanto, solues KVM apresentam as seguintes restries: KVM limita-se aos servidores, deixando de fora todos os demais equipamentos do data center que no utilizam interface KVM. Roteadores, switches e equipamentos UPS, ar condicionado, PBX so alguns exemplos. O KVM uma interface humana. mais uma ferramenta de acesso emergencial do que uma ferramenta de gerenciamento. O KVM assume que algum est observando as telas VGA e clicando o mouse. Esta soluo no permite programao e automao, alm de no ser escalvel para grandes data centers. O acesso remoto ao KVM no prtico. Gateways KVM-over-Network exigem grande largura de banda para se tornarem prticos, porque eles tentam exportar uma interface grfica. Isto praticamente os torna ferramentas in-band. Solues KVM so muito caras e complexas. Quando implantadas, demandam ateno especial com o cabeamento, exigem grande largura de banda e interao humana. Os fornecedores de KVM continuam a evoluir seus produtos. Hoje j possvel conectar aparelhos no possuidores de KVM, como equipamentos de rede, a sistemas KVM atravs de caixas de adaptadores seriais. Algortmos de compresso esto sendo melhorados para que o acesso de emergncia KVM seja, se no confortvel, pelo menos possvel em conexes out-of-band de banda estreita. CONCLUSO A tecnologia KVM uma interface humana. Ela assume que exista algum lendo mensagens na tela, o que impossibilita a automao de aes de software sem a interveno humana. O acesso a interface do usurio funciona como uma ferramenta de gerenciamento para um pequeno nmero de servidores, mas no escala para um data center de porte mdio ou grande.

Servidor de Gerenciamento Integrado


Fornecedores de servidores e de equipamentos de gerenciamento tambm esto desenvolvendo agentes de gerenciamento que podem ser instalados dentro do servidor ou do equipamento para ampliar o alcance do gerenciamento out-of-band. Tecnologias tais como Interface de Plataforma de Gerenciamento Inteligente (IPMI), um padro aberto proposto pela Intel, e apoiado por alguns dos maiores fornecedores de servidores; Integrated Lights Out (ILO) uma soluo de propriedade da Compaq, ou produtos de carto como o AlterPath SM100 da Cyclades esto sendo montados em alguns Servidores Blade otimizados para rack. Estes agentes de gerenciamento de hardware podem coletar importantes informaes (temperatura, velocidade dos ventiladores, e voltagem da energia suprida), redirecionar informaes de console do sistema e realizar ciclos de energizao e resets de hardware independentes do sistema operacional do servidor. Em um grande ambiente de data center estes agentes ampliam bastante a capacidade de gerenciamento de gateway out-of-band, conectado a eles por uma interface serial ou pela interface LAN.

Consoles Seriais: Gerenciamento Universal


Mesmo incorporando muitas das ferramentas acima mencionadas, uma soluo de gerenciamento out-of-band no estar completa a no ser que ela permita um acesso remoto e local s portas console. Se olharmos no painel traseiro de qualquer equipamento de data center, ns certamente encontraremos uma porta de gerenciamento de nome "COM", "AUX", ou "Console". Os primeiros computadores tinham consoles seriais como nica forma de interao e comunicao exterior. Hoje, todos os computadores, desde servidores PC desktop a servidores RISK, tm um servidor console ou uma porta "COM" que pode ser usada como um sistema console de baixo nvel para gerenciamento (configurao de hardware, acesso a monitor/BIOS, console do sistema operacional). Todos os sistemas operacionais UNIX (Linux, FreeBSD, Solaris, AIX, Tru64, etc.) fornecem console do Sistema Operacional nas portas seriais. At mesmo o sistema operacional Windows, inicialmente desenvolvido como desktop e contando somente com uma interface KVM, agora oferece uma console do sistema (EMS servio de gerenciamento de emergncia) em porta serial. Consoles seriais so a nica mdia de acesso out-of-band para maioria dos equipamentos de rede (incluindo roteadores, switches, firewalls e gateways), sistemas de energia (suprimento de energia ininterruptos, geradores), sistemas telefnicos (switches, PBX), sistema de controle de ambiente (sensores, ar condicionado, alarmes e atuadores). Podemos concluir que o console serial a nica mdia de gerenciamento universal out-of-band para equipamentos no data center. CONCLUSO A console serial verdadeiramente a nica mdia de gerenciamento universal out-of-band. Ele d cobertura a todos os equipamentos do data center. Consoles seriais podem ser utilizados no somente para gerenciamento local, mas tambm como um meio para gerenciamentos remoto de redes de forma segura e conveniente.

10

Servidores de Console
Quando o nmero de servidores e de aparelhos de rede cresce acima de uns poucos ns, no prtico ter uma estao de gerenciamento conectada a cada porta console. necessrio obter-se acesso a todos os ns da rede a partir de um nico local sem a necessidade de deslocar-se de um terminal para outro. Um servidor de console o equipamento que permite que o gerente de rede acesse e administre de forma conveniente, segura e remota todas as portas console em um data center a qualquer hora e de qualquer parte do mundo. Um servidor de console tem mltiplas linhas seriais RS-232 para a conexo com portas console e pelo menos uma porta LAN Ethernet para conexo com a rede. O servidor de console proporciona conectividade para um acesso fcil, rpido e conveniente, alm de segurana, evitando intruses.

O acesso s portas de gerenciamento atravs do servidor de console pode ser realizado das seguintes formas: In-band, local ou remotamente. De qualquer estao na LAN (ou pela Internet), o gerente de rede pode acessar a porta console atravs da rede e do servidor de console, utilizando o SSH ou sesses de web browser criptografados. Out-of-band, local ou remotamente. Com uma estao conectada a uma das portas seriais dos servidores de console (diretamente, ou atravs de uma conexo de discada), o gerente da rede pode acessar diretamente qualquer porta de console sem passar pela rede de dados. O acesso aos ns da rede possvel mesmo quando a rede no est disponvel. Servidores avanados de console esto evoluindo de forma a integrar mais funes, tais como interfaces para unidades inteligentes de distribuio de energia (IPDUs), criptografia do trfego de informao de gerenciamento e suporte a protocolos, buscando compatibilidade num gerenciamento integrado presente em algumas das novas plataformas de servidores. Servidores de console no tm o devido suporte para uma interface grfica remota. Mesmo no sendo um problema em grandes data centers onde o uso de interfaces de gerenciamento so comuns, restringe seu uso no gerenciamento de servidores que rodam antigas verses do sistema operacional Windows, em pequenos data centers onde os servidores so monitorados manualmente pelo administrador do sistema. 11

Softwares Aplicativos
At hoje, gerenciamento de rede in-band e out-of-band so vistos como solues distintas. O futuro mostra ferramentas out-of-band evoluindo em direo a uma perfeita integrao dos esquemas gerenciais corporativos existentes para a computao autnoma. At l, voc achar insuficiente a funcionalidade oferecida pelos vrios elementos da infra-estruturas de gerenciamento. Ser necessrio adicionar mais funcionalidades de software para integrar parcialmente as ferramentas in-band e out-of-band. Estas funcionalidades de software podem ser implementadas de forma customizada pelo gerente do data center. Alguns produtos de gerenciamento de console permitem que voc faa um download de programas e de aplicativos. As funcionalidades de software podem ser fornecidas por aplicativos de gerenciamento como o Conserver, VACM, ASP Advantage, Ki CLIM e TDi Console Works.

12

Captulo 4: Universal Out-of-Band Management Gateway


Com a evoluo do data center, a necessidade de um gateway centralizado para integrar e consolidar informaes geradas por todos os elementos da infra-estrutura de gerenciamento torna-se evidente. O gerente do data center necessita obter acesso out-of-band aos ns da rede utilizando procedimentos consistentes, seguros e eficientes. Este universal out-of-band management gateway deve ter as seguintes caractersticas: Independncia de Plataforma. Um data center no um ambiente homogneo. Entre os equipamentos gerenciados esto os servidores, infra-estrutura de rede e dispositivos de automao. Tais equipamentos rodam em diferentes sistemas operacionais, possuem mdias de acessos diferentes e so produzidos por diferentes fornecedores. Qualquer soluo que funcione para um nico fornecedor ou que seja efetiva somente para alguns dispositivos no adequada. Segurana. Muitas das tecnologias emergentes de gerenciamento, tais como IPMI ou o gerenciamento de servidor da Intel, dependem de um gateway externo (ou um proxy) para fornecer o nvel de segurana exigido pelo acesso remoto. Programabilidade. Com a evoluo dos data center para computao autonma (sistemas capazes de se auto configurar, corrigir e administrar), as solues de gerenciamento devem ser programveis e permitirem a deteco de um evento e a tomada de deciso independentes da interveno humana. Que grupo de produtos assumiria o papel do Universal Management Gateway?

13

Ambos gateway KVM e servidores avanados de console evoluram para integrar com unidades inteligentes de distribuio de energia (IPDUs) que permitem o controle de energia remoto que so geralmente controladas atravs de uma porta serial, assim como controles de ambiente (sensores, ar condicionado, alarmes, atuadores). As tecnologias emergentes de gerenciamento integrado de servidores (IPMI, ILO,etc.) exigem um gateway/proxy para prover recursos de segurana, armazenamento de dados, registro de eventos e a resposta de acordo com regras que no podem ser portadas em um pequeno agente de hardware ou na placa me. Tanto o gateway KVM, como o servidor de console poderiam assumir este papel. Entretanto os sistemas KVM no podem evoluir para o gateway universal, primeiramente, porque eles so destinados ao acesso de servidores e necessitam adaptadores para suportar demais equipamentos. Em segundo, porque eles baseiam-se no princpio de operao presencial de uma interface homem-mquina. O KVM trata o gerenciamento de informaes como mensagens na tela a serem interpretadas pelo administrador do sistema. Resta ento os servidores de console. Os servidores de console tornaram-se ponto de acesso de gerenciamento outof-band onipresentes em grandes data centers. Eles so verdadeiramente independentes de plataformas e de fornecedores, oferecem robustez, segurana de acesso e so totalmente programveis. Servidores de console tratam dados de gerenciamento como dados que podem ser processados por software e que podem provocar aes automticas. Alguns servidores avanados de console esto evoluindo para incorporar a integrao com IPDUs , agentes de gerenciamento integrado de servidores, controle de ambiente e dispositivos de automao fazendo-os, desta forma o universal out-of-band management gateway. CONCLUSO Servidores de console esto bem posicionados para evoluir para o universal out-of-band management gateway. Eles so o ponto central de acesso ao gerenciamento de console, como tambm o gateway para IPDUs (Unidades Inteligentes de Distribuio de Energia), agentes ISM (Gerenciamento Integrado de Servidores), dispositivos de controle de ambiente e automao.

14

Captulo 5: Estudo de caso para gerenciamento out-of-band


So trs horas da madrugada e voc acorda com o alarme do seu bip com a seguinte mensagem: "HTTP service down". Voc tenta utilizar seu laptop sem sucesso "server unreachable". Nada responde, alm do roteador na sala 4. Voc tem uma boa idia a respeito do que pode estar causando a falha, mas no existe nenhuma forma de certificarse. Ento voc faz a conexo via modem com o servidor de console da sala 4. Como o servidor console est armazenando dados para todos os equipamentos, voc pode constatar uma mensagem de erro na console do roteador relacionada com a atualizao da tabela de roteamento. Voc acessa o roteador atravs da conexo out-of-band e verifica que uma entrada est faltando (um erro no software?). Voc adiciona a rota manualmente. Uma nova mensagem em seu bip diz "HTTP server UP." Voc anota um lembrete para verificar a tabela de roteamento pela manh e trocar o roteador se necessrio. Configure servidor de console para monitorar a console do roteador e ativar uma rota alternativa para o caso de uma mensagem de erro". A economia de tempo e dinheiro ao evitar sua ida at local, o trabalho e poterior retorno no tm preo No entanto, somente a economia de tempo pode no ser o suficiente para justificar o gasto de milhares de dlares para implantar um sistema de acesso por console. necessrio observar as conseqncias para os negcios causadas pelo "HTTP service down." Ferramentas de gerenciamento corporativas (Open View, Tivoli, Patrol, etc.) demandam que a infra-estrutura bsica de dados (hardware, rede, sistemas operacionais, protocolos de rede) esteja operacional. Elas permitem a monitorao de sistemas, rpida ao e conserto para quaisquer falhas de aplicativos. Ferramentas de gerenciamento in-band so absolutamente necessrias para administrar a disponibilidade e a performance de aplicativos. No entanto, somente 40% da indisponibilidade no planejada no data center causada por falhas de aplicativos e diretamente abordado por essas ferramentas. Vinte por cento causada por falhas na infra-estrutura (energia, rede, hardware, sistema operacional) e s pode ser abordado atravs de ferramentas de gerenciamento out-of-band. Desta forma, a implementao de um sistema out-of-band efetivo (ou manuteno de pessoal qualificado em regime 24x7 em todos os ns) pode ajudar imensamente na reduo da indisponibilidade do sistema. 15
20%
Environmental factors, HW, OS, Power, Disasters

40% Operator Errors

40% Application Errors

Ambas ferramentas in-band e out-of-band contribuem na reduo de custos (associados a treinamento e contratao de funcionrios) e no aumento da produtividade. Alm disso, h uma reduo direta em recursos humanos atravs da simplificao no gerenciamento e nos procedimentos de recuperao em falhas. A implementao do gerenciamento out-of-band objetiva evitar a maior fonte de indisponibilidade em data centers: o erro humano. O custo associado a indisponiblidade de rede depende do aplicativo especfico. Em qualquer aplicao onde a disponibilidade de rede fundamental para os negcios, a justificativa para a implementao de infra-estrutura de gerenciamento out-of-band efetiva simples. A perda de dados pode ser onerosa tanto monetariamente e em tempo, como tambm em produtividade. De acordo com o Meta Group, uma falha de rede pode levar a perda de milhes de dlares por hora em uma empresa comun. Para uma provedora de servios, uma falha pode levar apenas a insatisfao do cliente, entretanto, em muitos casos essa falha gera a quebra de acordos de nveis de servios e ao pagamento de indenizaes. Qualquer que seja o cenrio, est claro que as falhas no servio de rede no podem ser toleradas e que a soluo exige uma combinao de arquitetura redundante, proativa e opes de restabelecimento. Adicionando-se a isto o ambiente dinmico e o conjunto de equipamentos diferentes existentes no data center, combinados com as exigncias de elevada segurana da rede, fica claro que o gerenciamento do servidor e da rede so agora aplicaes da maior importncia. Quando notamos o relativo baixo custo das solues de gerenciamento out-of-band, a justificativa para a sua implementao torna-se ainda mais simples. O custo de aquisio de um servidor avanado de console fica em torno de U$100 por porta gerenciada. Se o investimento evitar pelo menos uma viagem de um tcnico a um local remoto para apertar um boto (ou reenergizar um equipamento), ou mesmo uma nica visita noturna do administrador do sistema ao data center durante o ano, observamos que recupera-se rapidamente o custo do investimento inicial.

CONCLUSO O gerenciamento de rede out-of-band aborda diretamente falhas de infra-estrutura que so responsveis por 20% de indisponibilidade no planejada em data centers. Ele tambm reduz o erro humano atravs da simplificao na deteco de falhas e nos procedimentos de reparos.

16

Captulo 6: Escolhendo um Servidor de Console


O gerenciamento de rede est evoluindo rapidamente. H pouco tempo atrs gerentes de data centers dependiam de tcnicos trabalhando localmente no data center, empurrando carrinhos com terminais pelos corredores de data centers. No existia o gerenciamento de rede out-of-band. Como o servidor de console evolui para tornar-se o universal out-of-band management gateway no data center, a importncia na escolha da arquitetura de produto correta atinge uma dimenso que vai alm da necessidade imediata, tornando-se uma escolha estratgica.

Servidores de Terminais Genricos


Servidores de terminais so utilizados para conectar os terminais seriais a sistema UNIX. Com o desaparecimento dos terminais seriais e o gerenciamento de console tornou-se importante, as pessoas comearam a usar servidores de terminais como servidores de console. Estes produtos podem fornecer acesso remoto console bsico, mas eles no sustentam caractersticas do gerenciamento de console, tais como armazenamento de dados, registro e notificao de eventos, programao e agrupamentos. Os terminais de servidores Cisco (25xx e 36xx), mesmo no rotulados como servidores de console, so amplamente utilizados como ferramentas de gerenciamento improvisadas. Alguns servidores de console desenvolvidos antes de segurana e conectividade tornarem-se funes importantes, tambm so pobres solues para o futuro.

Servidores de Console Seguros


Alguns produtos servidores de terminais genricos ganharam caractersticas de gerenciamento de console, tais como SSH (tornando-o servidores de console seguros), porm o SSH por si s no torna um servidor console seguro. Segurana um processo implementado atravs de um conjunto de polticas consistentes no data center. Um servidor de console seguro um produto que oferece uma vigorosa implementao das caractersticas de segurana exigidas para manter estas polticas. Estas caractersticas podem incluir a segunda verso do SSH (criptografia do trfego de console), protocolos de autenticao (como o RADIUS, TACACS, LDAP, Kerberos), Firewall e capacidade de filtragem de pacotes IP, funes de callback e suporte para autenticao por token.

Servidores Avanados de Console


Com o aumento do uso de clustering e server farms, existe a necessidade de uma nova gerao de produtos de gerenciamento de console combinando as vantagens e eliminando as inconvenincias das antigas geraes de produtos. O Cyclades-TS foi o primeiro servidor de console a ser desenvolvido a partir do zero. Ele tornou-se o produto de referncia para os grandes data centers. O AlterPathTM ACS, Servidor Avanado de Console, foi desenvolvido a partir da srie TS, incluindo suporte para uma fonte de energia dual, mais inovaes no software e maior flexibilidade no hardware para incorporar interfaces para diferentes dispositivos de gerenciamento no data center. 17

Caractersticas a serem buscadas na escolha de Servidores Console


Escalabilidade. A soluo correta deve oferecer opes que trabalhem bem para gerenciar diversos servidores em rack de alta densidade, assim como geradores de energia que se encontram fora do estabelecimento. Da mesma forma que voc agrupa os seus servidores, voc deve ser capaz de agrupar o gerenciamento deles de uma forma que mltiplas caixas possam parecer como um grande servidores console virtual. Caixas de servidores de console so oferecidas geralmente com 1, 8, 16, 32 e 48 opes de porta por unidade. Densidade de Porta. Com servidores otimizados para rack tornando-se cada vez menores e mais poderosos, o servidor de console aquele que pode lidar com todos os equipamentos em um rack cheio, utilizando o menor espao possvel. A maioria dos produtos oferecem 16 ou 32 portas por 1U de espao em rack, sendo a mais alta densidade de porta disponvel de 48 portas/1U. Confiabilidade e Fora Mecnica. Todos os conectores devem estar na mesma face e a unidade deve ser montvel em rack. O servidor de console deve ter mnimo cabeamento externo, ausncia de parte mveis e um alto nvel de integrao. Por fornecerem acesso aos ns da rede quando a rede de dados est inoperante, os servidores de console devem ser confiveis. Um grande nmero de cabos internos, conexes e arquiteturas de multiplacas tendem a diminuir a confiabilidade. Suprimento de Energia. O suprimento de energia deve ser integrado caixa. Voc tem necessidade de energia AC ou DC? Voc necessita de fonte redundante com entrada dual? Compatibilidade. Uma vez que a maioria dos servidores de console so independentes de plataforma, voc deve certificar-se de que eles so compatveis com todos os servidores e equipamentos de sua rede. Eles so capazes de suportar uma interface RS-232 completa? Os cabos e conversores so fornecidos para qualquer dispositivo? Eles so "break-safe" na operao com os servidores da Sun? Segurana. Suporte para a segunda verso do SSH por si s no o suficiente para garantir segurana, mas j um bom comeo. O produto deve dar suporte ao mtodode autenticao (RADIUS, LDAP, Token-based, etc.) exigido para manter suas polticas de segurana. Ele tambm deve permitir o controle de acesso de usurio de vrios nveis e ser capaz de registrar sesses de console e atividades. Flexibilidade de Hardware. A unidade pode conectar-se mais de um LAN? Ela suporta um modem discado interno para acesso out-of-band? A plataforma do hardware flexvel o bastante para suportar suas necessidades atuais e futuras? Ele pode ser integrado aos cartes de gerenciamento integrado de servidor? Ele pode ser integrado unidades de controle de energia? Flexibilidade de Software. Devido ao rpido desenvolvimento do gerenciamento out-of-band com a proposio de novas tecnologias, necessrio certificar-se de que o servidor de console suficientemente flexvel para incorporar tais mudanas. Os produtos no mercado oferecem diferentes graus de flexibilidade para acomodar as necessidades especficas de sua aplicao. Custo e Servio. Dependendo do foco de vendas e do conhecimento sobre o gerenciamento de console do fornecedor, pode existir variaes significativas no custo do equipamento e na qualidade do servio oferecido com o produto. Antes de compr-lo, certifique-se de que o fornecedor confivel e entende completamente a aplicao.

CONCLUSO O servidor avanado de console ideal deve oferecer escalabilidade, densidade de portas elevada e segurana. Ele deve integrar a flexibilidade de software e hardware, incorporar o suporte a tecnologias emergentes, alm de ser capaz de realizar interface com outros elementos na infra-estrutura de gerenciamento.

18

Chapter 7: Referncia Tcnica


Uma vez que tomada a deciso de implementar uma infra-estrutura de gerenciamento out-of-band existem vrias questes tcnicas que devem ser consideradas. Este captulo relaciona uma pequena amostra dessas questes, servindo portanto como referncia para voc.

Conexo s portas console em servidores de console


No difcil compreender a funo do servidor de console, no entanto muitas vezes pessoas perguntam: Como que o sistema funciona? Como eu obtenho acesso as portas seriais de um servidor de console? O servidor de console pode ser configurado de forma que a partir de uma estao conectada rede (LAN ou Internet), o usurio pode usar telnet, browser ou o cliente SSH para conectar-se diretamente com a porta alvo usando tanto o endereo de IP, como o nmero da porta TCP (utilizando um endereo de IP comum para todas as portas) como discriminador de porta. Um outro mtodo conectar-se primeiramente ao servidor de console (usando a telnet, SSH ou o browser cliente) e depois escolher a porta especfica usando comandos especiais selecionados a partir de um menu. Quando as portas seriais necessitam ser acessadas atravs de um aplicativo de gerenciamento, tal como Conserver, o servidor de console deve suportar uma conexo de socket TCP. Alguns produtos somente oferecem interfaces de menu. Outros apenas interfaces web que exigem interao humana. Um bom servidor de console deve comportar qualquer um dos tipos de conexo mencionadas acima

Cabeamento e Conectores
Um servidor de console tpico apresentar as seguintes conexes externas: Conexo de energia para tomadas de fora Cabo(s) LAN, Hub ou Switch para 10/100BT Ethernet Conector da porta console Interface serial para as portas a serem gerenciadas

Conectores RS-232
O conector tradicionalmente utilizado com o RS-232 o D-shaped 25-pin (DB-25). A maioria dos modems analgicos, computadores antigos e equipamentos seriais utilizam este conector. A interface RS-232 no DB-25 sempre utiliza a mesma pinagem padro. O conector 9-pin D-shaped (DB-9) economiza um pouco de espao, alm de ser tambm utilizado para o RS-232. A maioria das portas COM de PC e equipamentos seriais (especialmente quando o tamanho compacto importante) usam este conector. Interfaces RS-232 no DB-9 sempre utiliza a mesma pinagem padro. Plug-in telefnico RJ-45 bastante compacto, econmico e compatvel com o sistema de fiao do telefone e da Ethernet, presentes na maioria dos prdios e data centers. A maioria dos equipamentos de rede e dos servidores mais novos utiliza o conector RJ-45 para comunicao serial. Infelizmente no existe um padro para a pinagem RS-232 nos conectores RJ-45. Cada fornecedor possui seus prprios pinagem.
Pin 1 Pin 13 Pin 1 Pin 5

Pin 14 RJ-45 Mod Plug pin 1 RJ-45 Modular Jack pin 1

Pin 25

Pin 6

Pin 9

DB-25 Macho

DB-9 Macho

19

RS-232 Cabos Seriais


As especificaes originais do RS-232 foram definidas para trabalhar na velocidade mxima de 19.200 bps a distncias de at 15 metros. Hoje em dia interfaces RS-232 podem conduzir sinais atravs de cabos bem mais extensos Como regra geral considere os seguintes padres: Para velocidades de at 38,4 Kbps, garante-se at cerca de 30 metros. Para 38,4 Kbps ou mais, manter cabos menores do que 10 metros. Fora dessas velocidades especificadas, cabos especiais devem ser utilizados. O sucesso da transmisso por RS-232 depende de diversas variveis que so especficas a cada ambiente. As regras gerais mencionadas acima so empricas e contm margens de segurana embutidas. Se voc estiver conectando um DTE (computador, terminal) a um DCE (modem) voc precisa cabos "paralelos" (cabos que ligam os sinais RS-232 correspondentes um por um). Se voc estiver conectando dois DTE (o que mais comum no caso de servidores de console) voc deve cruzar os cabos (cabos que cruzam Tx e Rx, CTS e RTS, DTR e DCD/DSR).

Compreendendo o problema de "Interrupo"


Somente relevante para Servidores da Sun. O sinal de interrupo um sinal eltrico enviado atravs de um cabo serial. Este sinal definido como qualquer "zero" digital que mais longo do que o tempo de um character (a maioria dos equipamentos enviam "interrupes" que tem pelo menos 250 ms). Os servidores Sun interrompem operao e entram em "monitor mode" guando recebem um sinal de interrupo no console sistema . Isto muito til porque voc pode fazer um sistema entrar em "monitor mode" para poder modificar as configuraes de parmetros de baixo nvel e agir diretamente sobre o hardware, mesmo se o sistema operacional estiver completamente parado. Infelizmente esta caracterstica tambm gera muitos problemas. Uma "interrupo" no um caracter regular e alguns servidores de console no so capazes de produzi-lo intencionalmente. A utilizao desta caracterstica no est disponvel quando as interrupes no podem ser produzidas pelo servidor. A maioria dos servidores de console podem produzir sinais de break no intencionais nas portas seriais quando elas so reenergizadas. Neste caso quando o servidor de console reenergizado, levando queda da server farm. Um efeito colateral indesejvel. Para evitar este problema voc deve procurar por servidores de console que possam gerar interrupes quando for necessrio (devem comportar RFC 2217) e que tambm gerem interrupes falsas quando as mesmas no so solicitadas (muitos chamam esta operao de "break-safe").

20

Fontes Adicionais de Informaes


Abaixo segue uma lista de fontes adicionais de informaes sobre assuntos relacionados com os temas at agora abordados. Verses eletrnicas deste guia assim como verses em outros idiomas (Portugus, Espanhol, Japons e Alemo) esto disponveis e podem ser solicitadas pela Internet no website www.cyclades.com ou atravs de seu representante local da Cyclades. Greater Scroll of Console Knowledge e Conserver Page, David Z. Harris e Bryam Stansell, disponveis no website www.conserver.com. Conserver uma fonte de software aberta para gerenciamento de console. Informaes sobre produtos, Cyclades Corporation, disponveis na seo de produtos no website www.cyclades.com . A Cyclades a fornecedora lder de solues de gerenciamento out-of-band, oferecendo os mais avanados servidores de console do mercado. Informao sobre IPMI e outras tecnologias emergentes de gerenciamento de servidores podem ser encontradas no site www.intel.com (procure por IPMI e Server Management). Informao sobre VACM (software de fonte aberta para gerenciamento de clusters), assim como outras opes de software de fonte aberta podem ser encontrada no site www.sf.net. Informao sobre suporte da Microsoft para headless operation pode ser encontrada no site www.microsoft.com , procure por "headless" e "Emergency Management Services". Foi mencionado o uso de clusters de Linux/PC por alguns laboratrios de pesquisa. Procure por mais informaes sobre projetos de cluster na Sandia National Laboratories, assim como laboratrios da NASA e do Los Alamos National Labs nos sites, www.cs.sandia.gov/cplant, www.nasa.com e www.lanl.gov . Para informao sobre Grid computing, veja o site www.gridcomputing.com . A maioria dos fornecedores tem informao sobre Blade computing em seus websites. Feedback Dvidas ou comentrios a respeito deste guia, favor entrar em contato atravs do email marcio.saito@cyclades.com .

21

AlterPathTM ACS
Servidor Avanado de Console
A famlia AlterPathTM ACS (Advanced Console Server) prov aos profissionais de TI meios de acesso remoto seguro para gerenciar redes de qualquer lugar do mundo. Slots PCMCIA possibilitam adio de diversas interfaces que aumentam as funcionalidades do produto, incluindo 2 Ethernet, modems (V.90 e GSM), ISDN e wireless LAN. A fonte de alimentao redundante prov alta disponibilidade para a funo de gerenciamento. Recursos de segurana tais como SSH v.2 (Secure Shell), autenticao RADIUS, filtros IP e lista de acesso de usurios por porta, permitem que os gerentes de data center e administradores de sistemas gerenciem remotamente a rede e os servidores com maior controle e tranquilidade. Recursos de gerenciamento de console, tais como data buffering (armazenamento de dados), mtodos de acesso direto a porta serial, tais como port TCP e nome do servidor e notificao de eventos, incrementam a capacidade de monitoramento, permitindo maior rapidez na soluo de problemas e maior disponibilidade da rede.

Benefcios:
Alta disponibilidade (fonte redundante) Segurana no Gerenciamento de rede inband e out-of-band Estabilidade Linux Inside Economia de Espao em Rack (1U) Aumento da capacidade de superviso e da disponibilidade da rede Flexibilidade para suportar interfaces existentes e futuras (suporte a cartes PCMCIA)

slots PCMCIA

Aplicaes:
Gerenciamento de Porta Console Gerenciamento de Servidores e de Rede Servidor de Terminais Automao Industrial/ Comercial Conexo de dispositivos seriais legados a rede Ethernet TCP/IP

Fonte Redundante com duas entradas

Portas Seriais RS-232 (RJ-45)

Ethernet (RJ-45) 10/100BT

Porta Console RS-232 (RJ-45)

AlterPathTM PM8
Unidade Inteligente de Distribuio de Energia
O AlterPath PM8 uma unidade inteligente de distribuio de energia (IPDU) que permite controle remoto de alimentao de energia de servidores e dispositivos de rede. Quando usado em conjunto com o Servidores de Console da Cyclades, o produto facilita a administrao e torna mais rpida a resoluo de problemas da rede atravs da integrao do acesso a console e controle de alimentao de energia em uma nica interface. Os profissionais de TI podem ligar, desligar ou reinicializar os dispositivos de rede remotamente usando uma mesma sesso de gerenciamento atravs de telnet, Secure Shell (SHHv.2) ou atravs de acesso seguro na web. Todas as interaes so realizadas atravs de um meio seguro, garantido pelos recursos de segurana inerentes aos Servidores de Console da Cyclades. SSHv2, autenticao RADIUS, filtros IP e lista de acesso de usurios por porta, permitem que gerentes de data centers e administradores de sistemas gerenciem remotamente servidores e dispositivos de rede com total controle, liberdade e tranqilidade. Alm dessas funcionalidades, o AlterPath PM8 fornece a medio precisa e em tempo real da corrente total consumida pelos dispositivos conectados a ele, atravs de uma interface de usurio ou localmente em um display digital de LEDs. Pode-se configurar um valor limite de corrente que uma vez excedido far com que o AlterPath PM8 soe um alarme ou envie uma mensagem de notificao para o usurio pela console. O AlterPath PM8 tambm incorpora recursos de religamento sequencial que previne que todas as suas tomadas sejam energizadas de uma s vez, eliminando a possibilidade de surtos de corrente que venham causar danos ao equipamentos. O AlterPath PM8 est disponvel no formato vertical ZERO U, economizando espao no rack. Possui 8 tomadas e permite cascateamento. Dessa forma, aumenta-se sua capacidade conectando-se em srie as interfaces de controle de vrios AlterPath PM8.

Caractersticas:
Integrao total com os Servidores de Console da Cyclades Suporta cascateamento Formato vertical Zero U Religamento seqencial Display digital de LED com medio da corrente total Monitoramento da corrente total com alarme de sobre corrente

Benefcios:
Integrao do gerenciamento de console e de energia Gerenciamento remoto e seguro de energia Economia de espao em rack Alta densidade de portas

Cyclades-TS
Servidor Console
A famlia Cyclades-TS (Console Server) prov gerenciamento seguro e confivel da sua rede e servidores de qualquer lugar no mundo. Disponvel em modelos com diferentes nmeros de portas, ocupando somente uma posio de rack, o Cyclades-TS ajuda a maximizar a disponibilidade de rede e servidores com escalabilidade e preo competitivo. Recursos de segurana tais como SSH v.2 (Secure Shell), autenticao RADIUS, filtros IP e lista de acesso de usurios por porta, permitem que os gerentes de data center e administradores de sistemas gerenciem remotamente a rede e os servidores com maior controle e tranquilidade. Recursos de gerenciamento de console, tais como data buffering (armazenamento de dados), mtodos de acesso direto a porta serial, tais como port TCP e nome do servidor e notificao de eventos, incrementa a capacidade de monitoramento, permitindo maior rapidez na soluo de problemas e maior disponibilidade da rede. A famlia Cyclades-TS de Servidores de Console permite reduo dos custos de manuteno da rede e o aumento de eficincia e produtividade. por isto que o Cyclades-TS a escolha certa para gerenciamento seguro in-band e out-ofband de Data Centers.

Aplicaes:
Gerenciamento de Porta Console Gerenciamento de Servidores e de Rede Servidor de Terminais Automao Industrial/ Comercial Conexo de dispositivos seriais legados a rede Ethernet TCP/IP

Benefcios:
Segurana no Gerenciamento de rede in-band e out-of-band Economia de Espao em Rack (1U) Aumento da capacidade de superviso e da disponibilidade da rede Estabilidade Linux Inside

Cyclades-TS1000 Cyclades-TS100 Cyclades-TS2000

Cyclades-TS400

Cyclades-TS800

Cyclades-TS3000

Cyclades-TS100
Secure Device Server
O Cyclades-TS100 um poderoso e altamente compacto servidor de perifricos com uma porta usado para conectar dispositivos seriais a rede TCP/IP . Aplicaes tpicas incluem automao industrial, predial e comercial, gerenciamento de porta console e conexo de dispositivos seriais legados rede TCP/IP (IP-enabling). O Cyclades-TS100 usa sua CPU dual PowerPC para transferir dados da interface Ethernet 10/100BT para a interface serial RS-232/RS485 (selecionvel por sofware) e vice-versa, habilitando a comunicao entre o dispositivo serial e a rede. O Cyclades-TS100 suporta SSH v.2 (Secure Shell) para maior grau de segurana nas conexes. Diferente de outros servidores de perifricos projetados com tecnologias de sofwares proprietrios, o Cyclades-TS100 faz uso de Linux embarcado e outros softwares com Cdigo Aberto. Usurios tm a flexibilidade e autonomia para customizar sua operao, modificar e adicionar de recursos conforme a necessidade. Apesar das dimenses compactas, o CycladesTS100 tem todas as funcionalidades e os recursos necessrios para garantir alto nvel de conectividade a sua rede.
reset

Aplicaes:
Gerenciamento de Servidores e de Rede Automao Industrial/ Comercial Gerenciamento de Porta Console Conexo de dispositivos seriais legados a rede Ethernet TCP/IP

RS-485 (terminal block)

RS-232 / RS-485 (DB-9)

Benefcios:
Segurana no Gerenciamento de rede in-band e out-of-band Facilidade de integrao com a rede e dispositivos seriais Facilidade de customizao Estabilidade Linux Inside

Ethernet (RJ-45) 10/100BT

Entrada de Fora DC

Вам также может понравиться