Вы находитесь на странице: 1из 4

Educao Bsica 2011/2012 2 Ano Aquisio e Aprendizagem da Linguagem Oral e Escrita Doutora Ins Horta

PARA UMA AQUISIO PRECOCE E OPTIMIZADA DA LINGUAGEM

RESUMO DO GRUPO 24 MESES


Realizado por: Ana Catarina Vieira Ana Rita Fernandes Ana Rita Murteira Diana Craveiro Sara Dias Vanessa Costa

DOS 12 AOS

ISEC Aquisio e Aprendizagem da Linguagem Escrita 2 Ano Resumo do Grupo dos 12 aos 24 meses

O 2 ano de vida da criana, em termos lingusticos, divide-se em duas fases diferentes mas muito importantes, sendo estas a holofrase e quando esta comea a produzir pequenos enunciados. A criana entre os 12 e 18 meses encontra-se na fase da holfrase, ou seja, esta utiliza uma palavra que entendida como frase pelo adulto e que varia consoante a entoao que a criana faz. J na segunda fase, entre os 18 e 24 meses a criana comea a dizer pequenas frases sendo na sua maioria compostos por substantivos, alguns verbos e poucos advrbios e adjectivos. At aos 19 meses a constituio do vocabulrio da criana lenta, mas mais tarde acaba por ocorrer uma exploso de palavras e muitas das vezes os temas a que esta ocorre dizem respeito sua vida e ao meio envolvente, ou seja das pessoas que o rodeiam, como por exemplo, o carro da mam ou o peluche favorito. Os 18 meses, so tambm uma etapa bastante importante, pois a partir desta idade que a criana comea a sua vivncia da fase simblica, em suma, a criana atravs da observao dos movimentos do educador esta comea a entender que cada objecto tem uma funo especfica. Entre os 18 e 20 meses a criana comea a ter maior vocabulrio do que anteriormente. Esta expressa juntando duas palavras para que possa demonstrar as suas ideias, sentimentos e vontades Dos 20 aos 22 meses, a criana j tem uma maior -vontade comeando a fazer conexes com duas palavras sem recorrer a uma pequena pausa e as pessoas que esto sua volta comeam a ser associadas a objectos muito prprios. E por fim, entre os 22 e 24 meses d-se um aumento muito rpido da frase duas para trs palavras e nesta fase a ordem da frase j tem sentido e, composta por sujeito, verbo e complemento directo. At aos 2 anos deve-se falar com a criana de uma forma simples de repetir sem utilizar diminutivos pois estes prejudicam o

ISEC Aquisio e Aprendizagem da Linguagem Escrita 2 Ano Resumo do Grupo dos 12 aos 24 meses

desenvolvimento da fala, pois muito mais simples dizer flor do que florzinha. Face a este facto, o educador deve ter o cuidado de fornecer criana variadas palavras novas e concretas referentes s experiencias de vida desta, este novo vocabulrio deve ser rico e diversificado. Para que assim, facilite o desenvolvimento cognitivo e lingustico da criana, deve-se antecipar com frequncia o que ir acontecer, permitindo assim que esta se encontre bem-disposta para quando se depare com uma situao nova. Para que a criana assimile com facilidade novas palavras este no deve ser descontextualizado, de nada lhe serve conhecer um palavra de algum com que no vivncia ou lida. O educador enquanto auxiliar do desenvolvimento da criana deve fornecer criana a possibilidade de aumentar o seu vocabulrio atravs de da prtica de expanses semnticas, ou seja, especificar a palavra que esta j conhea. Outra das estratgias a expanso gramatical, em que o educador fornece criana palavras que so mais difceis de apreender. Outro dos pontos importantes a fomentar a passagem gradual da fala infantil para a adulta. O educador deve encorajar a criana a deixar de dizer certos infantilismos para que depois diga o nome na fala adulta. Em suma existem trs fases que criana segue em termos de desenvolvimento lingustico, sendo estas a holofrase-reforo,e por fim, a palavra adulta. A aprendizagem das letras e nmeros um passo essencial para o desenvolvimento harmonioso da criana e desenvolve-se desde muito cedo. A ligao entre a linguagem escrita e linguagem oral deve ser estabelecida pelo educador visto que a criana ainda no sabe que os sons da fala so representados pelas letras. Para ajudar nesta conexo, os educadores devem utilizar os livros, pois so um objecto fundamental para o seu desenvolvimento.

ISEC Aquisio e Aprendizagem da Linguagem Escrita 2 Ano Resumo do Grupo dos 12 aos 24 meses

Contudo, antes de ser utilizado o livro, as crianas devem ter contacto com objecto a trs dimenses de tamanho real e mais tarde com os mesmos objectos, mas em tamanho reduzido. Depois passar-se- a fotografias a cores e s mais tarde, entre os 18 meses, se dever passar pequenas sequncias. Para que seja mais simples para a criana, os livros devem estimular a ateno da criana, devem ter um tema e formato consoante o tema, tendo tambm texturas, sabores e sons diferentes e em que haja alguns objectos com que ela possa brincar e puxar. Para a criana, ler e reler vrias vezes um livro que lhe interesse mantendo o tom de voz divertido e espontneo da primeira leitura extremamente importante, pois torna-se muito educativo. Um bom educador deve sempre ter em conta os benefcios de uma leitura bem-feita para as crianas que acabam por absorver novas palavras. Aos dois anos a criana movimenta-se muito e manipula ao longo das suas vrias experincias, como tal, o adulto no se poder esquecer de nomear, para alm dos objectos em que a criana mexe, as aces que ela efectua, ou seja, os verbos que so acompanhados por advrbio de modo. Para que a criana comea a ter uma noo das letras aconselhvel usar cartezinhos com a palavra e a imagem referente a esta. As crianas no vo ler a palavra mas vo sim, assimilar a forma das letras. O educador dever tambm favorecer a construo de frases, visto que a criana j comea a formular enunciados concretos.

Вам также может понравиться