Вы находитесь на странице: 1из 8

POR QUE FAZER UM QUADRO DE GESTO VISTA

-Porque voc quer informao.

Esta a primeira razo pela qual se elabora um quadro de gesto vista. Se precisarmos saber de algum dado a qualquer instante, nada melhor que pedir a quem pode fornecer este dado que o faa em um quadro. Grande e colorido, o quadro vai chamar a ateno e com isso estarei sempre com essa informao vista. - Porque voc pensa nos custos de sua empresa,

Para evitar erros e repeties, faa um quadro de gesto vista. Se algum no cumpriu algum prazo, vai estar l marcado. Repetindo um trabalho seu custo aumenta, voc poderia estar fazendo outro produto no lugar deste por duas vezes. Se algum repetiu algum processo, vai estar l marcado. Pela mesma razo voc desperdiou alguns reais.

- Porque voc precisa produzir com qualidade.

Qualidade padro e padro constancia de procedimentos. Para que um processo seja constante e, portanto tenha padro coloque o passo a passo em um quadro de gesto vista. Aproveite para marcar no quadro o que aconteceu em cada passo a passo, conforme as etapas forem sendo concludas. Voc saber se as etapas foram executadas e em que circunstancias.

- Porque voc quer saber quem faz, o que faz, como faz e onde faz.

Todo planejamento deve estar escrito para que possamos saber tudo sobre o fato. Nada melhor que um quadro de gesto vista. Em segundos voc saber quem faz o que, como e onde. Nos processos de planejamento de produo ou mesmo de um projeto especfico obrigatrio saber em quanto tempo cada participe far o que dentro do projeto.

-Porque voc tem que se lembrar de tudo ao mesmo tempo.

Um gerente ou diretor tem que se lembrar de todos os seus compromissos que podem ser reunies, e-mails a responder, telefonemas, cobrana de posies em projetos e um numero grande de obrigaes inadiveis. Nada melhor que um quadro de gesto vista que pode ser uma agenda semanal, mensal ou anual.

Enfim, toda vez que existir um por que, cabe um quadro de gesto vista para de responder porque.

O que medir em um quadro de Gesto Vista


O que medir em um quadro de gesto vista uma pergunta que sugere uma nica resposta. - Tudo

Quadros de gesto vista servem acima de tudo para registrar nmeros. Esses nmeros quando comparados viram registros e esse registros viram gesto. Os nmeros comparados com outros servem para melhorar a gesto de um setor ou de um departamento de uma empresa. Vamos tentar colocar didaticamente alguns dos mais importantes parmetros que podem ser registrados em quadros de gesto vista.

Administrao de Recursos Humanos

. numero de acidentes em um determinado tempo . numero de faltas por perodo . numero de horas extras

. quadro de frias dos colaboradores . numero de sugestes dadas pelo colaborador em um dado tempo

Produo

. numero de produtos fabricados em um dado perodo . numero de no conformidades em um dado lote . numero de pedidos atendidos em um perodo . numero de faltas de subprodutos em uma linha . horas trabalhadas em cada fase da produo . horas trabalhadas x pessoal x produtos fabricados . numero de erros cometidos em cada fase da produo

Comercial e Vendas

. numero de reclamaes de clientes . numero de entregas no prazo x numero de entregas fora do prazo . numero de oramentos x numero de pedidos . numero de novos clientes x clientes antigos . numero de clientes que repetem compras . numero de vezes que a marca citada nas redes sociais . numero de produtos vendidos x numero de produtos fabricados

Fornecedores

. numero de atrasos de fornecedores . reincidncia no atraso de entregas pelos fornecedores . numero de produtos com defeitos vindo de fornecedores . aumento de preo de fornecedores

Os dez mandamentos da Gesto Vista

Os dez procedimentos que sempre devem ser observados na construo de quadros de Gesto Vista 1. Os quadros de gesto vista devem ser colocados em locais vista de todos os colaboradores que participam dos quesitos apontados no quadro. 2. Os quadros de gesto vista devem ter a participao de todos os colaboradores do departamento ou da seco onde ele esta colocado. 3. Todo quadro de gesto vista deve ser reconhecido pela gerencia e alta gerencia como sendo de alta importncia. 4. As informaes postadas nos quadros de gesto vista devem ser de fcil entendimento de todos colaboradores participantes da ao proposta. 5. Cores e smbolos colocados nos quadros de gesto vista devem ter sempre o mesmo significado durante a ao proposta. 6. Um quadro de gesto vista tem sempre embutido em sua construo o aumento da produtividade. Seja via diminuio do retrabalho por erro ou defeito e diminuio do desperdcio. Seja via aumento da produo por melhor controle e planejamento. 7. Todo quadro de gesto vista est ligado melhoria da qualidade dos produtos e servios executados pelo grupo, portanto os padres devem ser rgidos porem factveis. 8. Todo quadro de gesto vista deve fortalecer a autonomia de cada colaborador em relao as informaes prestadas por ele no quadro, gerando uma maior participao nos resultados da empresa.

9. Quadros de gesto vista no devem impedir a exibio e colocao de erros verificados. So por meio do apontamento desses erros que os problemas sero resolvidos, trazendo a melhoria da qualidade. 10.Todos os resultados finais devem ser auditados para sua certificao antes de se oferecer a informao aos colaboradores. No se podem esquecer os ensinamentos de Tonkin (1998) que ensina que as pessoas se lembram de:

10% dos que elas ouvem; 25% do que elas vem; 50% do que elas vem e ouvem; 75% do que elas fazem; 90% do que elas vem, ouvem e fazem.

Вам также может понравиться