Вы находитесь на странице: 1из 5

Materiais

Ensaio de Trao

Serra-ES

Materiais
Ensaio de Trao Autor: Vanderson Correa da Rocha

Serra-ES

Ensaio de Trao

Este tipo de ensaio consiste em submeter um corpo de prova a um esforo crescente de trao, aplicado na sua direo axial, at que ocorra a ruptura. Os ensaios de trao nos permitem conhecer como os materiais reagem aos esforos de trao, quais os limites de trao que suportam e a partir de que momento se rompem. Durante o ensaio, o corpo de prova alongado e, ao romper-se, a parcela elstica dessa deformao recuperada. A deformao que permanece aps a ruptura a plstica.

No ensaio de trao, o corpo de prova fixado pelas extremidades s garras e sujeitada a um esforo de trao gradualmente crescente, deformando at a ruptura. As deformaes so medidas por um extensmetro acoplado parte til do CP. A fora de tenso atua na seo transversal do material.

A aplicao de uma fora axial de trao num corpo preso produz uma deformao no corpo, isto , um aumento no seu comprimento com diminuio da rea da seo transversal. Este aumento de comprimento recebe o nome de alongamento. As mquinas empregadas para realizao do ensaio de trao so geralmente denominadas maquinas universais para ensaio de materiais. So assim chamadas pelo fato de que se prestam realizao de diversos tipos de ensaios, tais como os de compresso, de flexo, de dureza, de embutimento e de produtos acabados, alem dos de trao.

Maquina universal para ensaio de materiais

O resultado realmente interessante para a determinao das propriedades dos materiais ensaiados a relao entre os valores de tenso e deformao. A partir dessa relao podemos traar um grfico que relaciona os valores de tenso e de deformao.

Mdulo de Elasticidade (E)

Esta uma propriedade especfica de cada metal e corresponde rigidez deste. Quanto maior o mdulo menor ser a deformao elstica.

Limite de Ruptura (r)

O limite de ruptura corresponde tenso na qual o material se rompe.

Mdulo de Tenacidade (UT )

Tenacidade de um metal a sua habilidade de absorver energia na regio plstica. J o mdulo de tenacidade a quantidade de energia absorvida por unidade de volume at a fratura.

Limite de Escoamento (e)

O escoamento corresponde a transio entre a deformao elstica e a plstica. O limite de escoamento superior a tenso mxima durante o perodo de escoamento, essa tenso seguida por uma queda repentina da carga que representa o incio da deformao plstica. Aps isso a curva se estabiliza e o valor desta tenso equivale ao limite de escoamento inferior. Tais resultados no dependem apenas do material mas tambm de outros fatores como a geometria e as condies do corpo de prova. O limite de escoamento pode ser obtido pela interseco da curva tenso x deformao com uma reta paralela a parte que representa a deformao elstica do grfico deslocada de 0,2%.

Mdulo de Resilincia Resilincia a capacidade de um material absorver energia quando deformado elasticamente, e, quando descarregado da tenso que provocou a deformao, devolver esta energia.

Вам также может понравиться