Вы находитесь на странице: 1из 8

COMUNICAO E EXPRESSO

CAPTULO 1 Ler e compreender Exerccios 1. Considerando o texto a seguir, marque a alternativa que contm elementos que influenciaro a formulao de hipteses do leito: Responsvel pelas nossas aes voluntrias e involuntrias, o crebro funciona a partir da transmisso constante de sinais eltricos e qumicos. O que voc faz, pensa ou sente a cada instante depende da atividade (maior ou menor) dos neurnios naquele momento. Portanto, no exagero imaginar que o crebro o rgo que mais trabalha no corpo. Ele no para em nenhum instante, nem quando estamos inteiramente imveis, nem quando estamos dormindo, nem mesmo durante um coma. dele que dependem os outros rgos para que o corpo funcione de forma adequada.1 a) conhecimentos acerca das funes do crebro humano; estrutura do texto dissertativo; organizao do texto que defende uma tese; organizao de palavras e frases na construo de um texto.

b) conhecimento da lngua e de suas sequncias estruturais: combinao entre letras, slabas, palavras e frases; estrutura e organizao do texto que informa; informaes armazenadas sobre o funcionamento do crebro humano. c) Informaes cientficas de alta profundidade sobre o crebro e seu funcionamento; utilizao de palavras e frases para defender uma opinio.

d) conhecimentos sobre como se organizam textos de todos os tipos; conhecimentos armazenados acerca do crebro e de como ele funciona; conhecimento de todos os dialetos existentes na lngua e de sua utilizao em cada situao de comunicao. e) experincias anteriores de leitura de narrativas sobre o crebro humano; organizao e articulao das ideias na frase e no texto; utilizao da lngua padro em textos escritos. 2. Ao lermos um texto, fazemos escolhas e antecipaes, recorrendo no apenas ao significado mais global do texto e sua estrutura, mas tambm a conhecimentos de tipo mais local: gramaticais, semnticos, fonticos ou ortogrficos. Complete os espaos em branco no texto a seguir e reflita sobre as antecipaes feitas para chegar aos resultados que voc chegou: Um Tema, Trs Gneros Ler um texto, como voc est fazendo _____, instaurar uma situao discursiva. ______, no caso deste texto que voc l agora, essa situao discursiva j se _______ no momento mesmo em que voc tomou nas mos este ______, observou a capa, uma ilustrao, certas cores, um ttulo, um nome _______, o da autora, folheou as primeiras pginas, viu um _______, que anuncia trs textos... e, sob

Adaptado de Conhea o seu crebro!, por Mnica Vitria, disponvel em http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4939, consultado em 17/06/2012.

a influncia desses elementos, chega a esta ________ e comea a ler esta Apresentao que leitura estar voc produzindo deste _______?2 a) agora; Portanto; iniciou; texto; prprio; sumrio; pgina; livro. b) diariamente; Mas; comeou; livro; famoso; nome; parte; texto. c) agora; Alis; iniciou; livro; prprio; sumrio; pgina; texto; d) frequentemente; No caso; decidiu; livro; prprio; sumrio; pgina; texto; e) agora; Contudo; iniciou; livro; prprio; ttulo; pgina; texto;

Muitas vezes, a falta de compreenso durante a leitura pode ser resolvida recorrendose ao prprio contexto da leitura, no sendo necessrio o uso de alguma fonte externa, como o dicionrio. Nos exerccios 3, 4 e 5, escolha a alternativa que deve ser o significado de cada palavra em itlico e negrito, considerando o contexto3:

3. Aproxima-se uma poca de emergncia, durante a qual teremos de extremar as medidas de segurana. a) deixar parte

b) comear pelo extremo c) aumentar d) suavizar e) iniciar

4. No gosto de falar com tanta dureza nesses momentos em que ele sofre pessoalmente os efeitos da perniciosa poltica que o pas seguiu nos ltimos anos. a) que faz falta b) m c) que pertence aos que perderam a guerra d) metlica e) exagerada

5. Se voc quer saber onde fica a rocha de Vacamuerta, pergunte a qualquer pessoa os nomes dos acidentes geogrficos daquelas paragens. a) tipo de veculo puxado por um animal

Extrado de SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. Belo Horizonte: Autncia, 2004.

Exerccios adaptados de Colomer e Camps (2012)

b) verdadeiros c) pessoas que trabalham no campo d) lugar ou parte de um povoado ou regio e) pastagens

CAPTULO 2 - Gneros Textuais Exerccios 1. Dentre as afirmaes abaixo, assinale a nica alternativa que no est de acordo com os princpios desenvolvidos pelo terico Mainguenau. a) Organizao para alm da frase significa que a comunicao est alm do que est escrito. b) O texto pressupe o outro, mesmo sem a presena do interlocutor, existe uma troca, explcita ou implcita, com outros enunciadores a interao. c) O contexto no influencia a completude do efeito de sentido. d) Os atos de fala so atos sociais e, portanto, sujeitos s normas que a sociedade espera. e) A intertextualidade caracteriza todos os discursos, de modo explcito ou no. 2. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da seguinte afirmao: O ensino de produo de textos praticado sobre a trilogia:____, descrio e ____. a) narrao; dissertao. b) narrao; contedo. c) leitura; leitor. d) autor; leitor. e) escrita; contexto. 3. Sob o ponto de vista histrico, o lingista Marcuschi divide em cinco fases a evoluo dos gneros dos textos. Marque a alternativa correta. a) A primeira fase inicia no sculo VII a.C. b) A segunda fase compreende os povos primitivos de cultura oral. c) Na terceira fase, sculo XV, inicia a industrializao. d) A fase atual, considerada a quinta, da cultura eletrnica, momento de novos gneros e novas formas de comunicao. e) Foi na quarta fase que comearam os novos gneros e novas formas de comunicao. 4. O que voc entende por intertextualidade, tendo em vista os estudos do captulo II? a) Intertextualidade decorre da multiplicidade de espcies de textos que a comunidade discursiva manipula. b) o dilogo existente entre as partes do texto.

c) Intertextualidade consiste nas vrias tipologias, como a descrio, a injuno e a predio. d) Intertextualidade subclassificao do gnero. e) Um tipo de texto pode ser empregado no lugar de outro, criando, desse modo, determinados efeitos de sentido, a isso chamamos intertextualidade. 5. Observe a tira abaixo e responda questo proposta.

http://s190.photobucket.com a) A tira no apresenta intertextualidade. b) A tira apresenta heterogeneidade tipolgica. c) A HQ pertence ao gnero lrico. d) A HQ descritiva. e) A tira de Radicci mostra o cotidiano familiar de modo narrativo.

CAPTULO 3 - Lngua e Linguagens Exerccios 1. Assinale a alternativa em que h uma relao correta entre a funo do gnero e da forma de expresso para a leitura e a interpretao de um texto. a) Os gneros, assim como a forma de expresso, fazem com que diferentes leitores jamais chegem interpretao semelhante de um mesmo texto. b) Os gneros, assim como a forma de expresso, denotam unicamente as intenes do leitor. c) Os gneros, assim como a forma de expresso, denotam unicamente as intenes do autor. d) Assim como os gneros, tambm a forma de expresso de um texto determina, de forma fixa, a maneira como o leitor decodifica aquilo que l.

e) Assim como os gneros, tambm a forma de expresso de um texto interfere na maneira como o leitor decodifica aquilo que l.

2. Qual a principal diferena entre a linguagem verbal e a linguagem visual? a) Geralmente, a linguagem visual produz signficados menos polissmicos do que a linguagem verbal. b) Geralmente, a linguagem visual produz signficados mais polissmicos do que a linguagem verbal. c) A linguagem verbal no pode ser interpretada sem levar em conta seus cdigos interpretativos, ao passo que a linguagem visual possui sentidos fixos. d) A linguagem visual no pode ser interpretada sem levar em conta diferentes cdigos interpretativos, ao passo que a linguagem verbal possui sentidos fixos. (e) Na linguagem visual, os signficados so absolutamente abertos, ao passo que, na linguagem verbal, eles podem ser encontrados no prprio texto, independentemente das intenes do leitor.

3. O que um texto polissmico? a) Trata-se de um texto aberto, o qual permite que o leitor construa diferentes percursos interpretativos. b) Trata-se de um texto aberto, o qual no permite que o leitor chegue a uma interpretao prpria. c) Trata-se de um texto cujos significados so construdos apenas pelas intenes do leitor, independentemente das prprias estruturas textuais. d) Trata-se de um texto cujos significados so construdos apenas pelas intenes do autor, independentemente das estruturas textuais e das intenes do leitor. e) Trata-se de um texto com significados fixos e concretos.

4. Assinale a nica resposta correta sobre textos hbridos. a) Textos publicitrios so muito criativos e polissmicos, concedendo completa liberdade interpretativa ao leitor. b) Nas histrias em quadrinhos (HQ), geralmente predomina a linguagem argumentativa. c) Frequentemente, em textos hbridos, a linguagem verbal funciona como ancoragem para a linguagem visual. d) A interpretao da linguagem do cinema dispensa o conhecimento de cdigos interpretativos, uma vez que os dilogos e as imagens apresentadas so sempre evidentes.

e) Filmes cujas histrias so adaptadas a partir da literatura possuem sempre uma estrutura rgida, pois precisam seguir fielmente a trama narrativa dos romances nos quais esto baseados.

5. Assinale a nica alternativa que descreve uma caracterstica que predomina na linguagem construda na internet. a) Polissemia. b) Poucos percursos interpretativos. c) Decodificao a partir das intenes do autor. d) Hipermidialidade. e) Sentidos fixos.

CAPTULO 4 Linguagem Literria Exerccios 1. Marque a alternativa correta.

a) A leitura um processo dinmico que ocorre entre as intenes do autor, as estruturas utilizadas para construir o texto be b) A leitura um processo que esttico que ocorre entre o autor e o leitor exclusivamente. c) d) A leitura um processo natural, sem a interveno direta do autor. A leitura acontece a partir das intenes do autor e o repertrio do leitor.

e) A leitura um processo dinmico que ocorre entre a relao do leitor com o texto.

2. Costumamos classificar o que lemos em gneros jornalsticos, acadmicos, televisivos, informativos, cinematogrficos, literrios etc, e cada um desses gneros possui traos caractersticos, os quais os distinguem dos demais. Nessa perspectiva, gnero constitui-se em: a) b) Tipos de textos. Textos que o autor utiliza para compor outros textos especficos.

c) Estruturas pr-existentes, que o autor utiliza, inicialmente, para compor seu texto especfico e criar percursos prprios. d) Estruturas fixas que permitem a criao de novos textos. que o autor crie caminhos e) Estruturas que permanecem constantes para prprios.

3. O texto literrio varia quanto forma e temtica. Assim, o texto literrio pode ser dividido, de acordo com uma tipologia sugerida pelo filsofo Aristteles, em: a) Poesia e prosa. b) Texto clssico e texto moderno. c) Texto literrio e no-literrio. d) Texto pico, lrico e dramtico. e) Texto verbal e texto visual.

4. a) b) c) d) e)

Assinale a alternativa que no contm uma informao correta a respeito do contedo do captulo IV. A estrutura textual do poema construda principalmente atravs do ritmo, da musicalidade e do poder sugestivo das figuras de linguagem. A narrativa possui uma estrutura construda a partir de somente uma sequncia de aes. A estrutura da narrativa geralmente chamada de enredo, trama, histria. A crnica e o conto, considerados narrativas mais curtas, possuem poucas sequncias narrativas. Novelas e romances so construdos a partir de vrios feixes de aes, que se entrelaam de modo muitas vezes complexo e surpreendente.

5.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da seguinte afirmao: o elemento ____ mais carregado de possibilidades interpretativas, em grande parte das narrativas literrias, ____.

a) Estrutural; o tempo. b) Literrio; a personagem. c) Temporal; o espao. d) Narrativo; o foco narrativo. e) Estrutural; a personagem.

CAPTULO 5 - Acentuao e uso do hfen Exerccios Montar um caa-palavras com as palavras abaixo: CORRESPONSVEL INTERMUNICIPAL BENQUISTO GIRASSOL PONTAP MANDACHUVA PARAQUEDAS AUTOESCOLA ULTRASSOM REEDIO LOTECA Complete a loteca abaixo.

Assinale com um X a coluna 1, se SOMENTE as palavras listadas na coluna A estiverem corretas; assinale a coluna 2, se SOMENTE as palavras listadas na coluna B estiverem corretas. Se ambas estiverem corretas, assinale a coluna do meio. Atividade 1 1 A joia paronoia boia preveem platia europeia papis pera leem feira averige Meio B jia parania assembleia prevem plateia europia anis polo veem feiura averigue 2

Atividade 2 1 A anti-heri subhumano microondas hiperinflao vice-presidente minissaia auto-sustentvel anti-vrus antirracismo autocontrole autorretrato Meio B antissocial subsecretrio micro-ondas super-snico vice-lder mini-dicionrio autossuntentvel antivrus cofundador auto-controle porta-retrato 2

Вам также может понравиться