Вы находитесь на странице: 1из 4

Glossrio: Termos usados por Gamers

A lista a seguir apresenta vrios termos criados por jogadores em multiplas plataformas e ocasies e algumas foram adotadas como padro global na rea.

AFK: Away From Keyboard - indica que o jogador no est presente no momento, porm seu personagem est logado no jogo. AGI: Agility - indica o atributo Agilidade do personagem. AH: Auction House Sistema de compra e venda de itens por meio de leilo. AoE: Area of Effect, so habilidades que causam efeito em reas como exploses ou magias de cura para todo o grupo. BAN: Termo usado para indicar que um jogador foi banido do jogo por desrespeitar regras e utilizar hacks para sobrepujar outros jogadores, GMs possuem o poder de banir outros jogadores. BOT: Um programa que controla um personagem para o jogador, uma espcie de IA (Inteligncia Artificial), muito usada por hackers para conseguir itens sem se esforar ou precisar jogar em si.

BRB: Be Right Back - indica que o jogador est AFK, porm volta em poucos minutos. BUFF: Status positivos que aumentam algum atributo ou habilidade por tempo limitado. BUTTON MASHER: Termo usado para definir jogadores que ganham um jogo apertando muitos botes de forma randmica, muito conhecido no gnero de jogos de luta. CC: Crowd Control indica uma habilidade de desabilitar o oponente por alguns instantes, tambm conhecido por alguns como Disable. (ex: stun) CAMPER: Jogadores que ficam espera de outros jogadores nos pontos de respawn para mat-los enquanto estes esto enfraquecidos. CHAR: Abreviao de character que indica um personagem do jogo. CHEATER: Jogador que utiliza hacks e exploits para seu prprio bem em jogos. COMBO: Ato de combinar uma srie de ataques tanto solo quanto em grupo para causar mais dano em inimigos. COOLDOWN: Tempo de resfriamento (espera) entre o uso de uma determinada habilidade consecutivamente. CRAFTER: Personagem com foco em criar itens como armaduras, anis, materiais etc. DEBUFF: Status que negativa um atributo ou habilidade por tempo limitado. DEX: Dexterity - indica o atributo Destreza do personagem. DoT: Damage Over Time Indica um dano gerada automaticamente depois de aplicado, sem exigir que o jogador se mantenha ocupado gerando a o dano. DPS: Damage per second - indica qual o potencial de dano que um personagem possui. Nukers so taxados por esse atributo por causarem muitos pontos de dano por segundo. DROP: Esplios de guerra, o que os monstros deixam cair ao serem derrotados: dinheiro, itens raros, materiais para criar armas etc.

DISPELL: Ao de remover buffs (de adversrios) e debuffs (de aliados). EASTER EGG: Um item escondido adicionado pelos desenvolvedores que conta alguma espcie de histria, como piadas internas da equipe ou coisas do gnero. FAIR PLAYER: Jogador que joga seguindo as regras, no utiliza de hacks, exploits ou coisas do gnero para crescer no jogo. FARMER: Jogador que passa grandes perodos do dia no mesmo local enfrentando os mesmos monstros para conseguir um determinado item para que eles dropem. FORGER: Uma espcie de crafter com foco em criao de armas dentro do jogo. FULL SUPORT: Jogadores que se especializam em prover suporte para grupos de outros jogadores, curando ou usando habilidades que aumentam atributos. GG: Good Game gria usada por players quando se tm sucesso em uma partida. GM: 1. Game Master: termo usado para indicar indivduos que trabalham para os administradores do jogo ajudando jogadores in-game, banindo hackers do jogo e ajudando a comunidade. 2. Guild master: mestre de uma guilda (clan) que o administra e tem o poder de banir um jogador do mesmo caso ele desrespeite as regras do clan. GOLD FARMER: Jogadores que ficam juntando dinheiro dentro do jogo durante muitas horas por dia. Normalmente vendem esse dinheiro por dinheiro do mundo real (esta uma pratica proibida pelas empresas). GRIEF PLAYER: Jogador que tem como objetivo atrapalhar a vida de outros jogadores no jogo, sendo um KS, PK, utilizando exploits ou coisas do gnero. GUILD, GUILDA OU CLAN:Um grupo grande de jogadores que possuem objetivos semelhantes se juntam em tempo indeterminado para realizar tarefas dentro do jogo. GUILD MASTER: Ver GM item 2. GUILDWARS: Batalha entre vrios clans com o objetivo de conquistar territrio, recursos ou simplesmente mostrar poder dentro do jogo. HEALER: Jogadores que se especializam em curar e dispellar outros. HITNRUN: Tcnica usada por certos jogadores de atacar e fugir rapidamente para no ser morto, certas classes se aproveitam dessa tcnica como arqueiros, mantendo distncia dos inimigos. HoT: Heal Over Time Indica uma cura gerada automaticamente depois de aplicado, sem exigir que o jogador se mantenha ocupado gerando a cura. HP: Hit Points ou Health Points - indica quantos pontos de vida o jogador possui. Quanto ele recebe dano esses pontos so subtrados at chegar a zero, o que indica que ele morreu. HUNTED: quando um jogador declara a outro, uma guerra pessoal, e tm como principio o combate direto entre eles assim que se verem na mesma rea online. Isso pode se estender grupos tambm. IMBA: Imbalanced Termo usado em referncia algo desbalanceado no jogo. INT: Inteligence - indica o atributo inteligncia do personagem. JOB: Termo usado para indicar a classe/emprego do personagem, como por exemplo, o jobcavaleiro. KS: Kill Stealer - um jogador que rouba a presa enfraquecida de outro, recebendo assim itens e experincia no lugar de quem enfrentou o monstro inicialmente.

LEECHER: Jogador que, estando em um grupo, recebe a experincia (dividida ou shareada) dos colegas que esto matando os monstros, sem fazer nada. LOL: Laughing Out Loud Rir alto. LUK: Luck - indica o atributo Sorte do personagem. LVL: 1. Abreviao de level - indica o nvel do personagem. Quanto maior esta indicao maior a experincia e maior as habilidades do jogador em relao aos jogadores iniciantes (com nvel inferior). 2. Abreviao de level indicando uma fase do jogo e no do jogador. MANA: Vide MP. MH: Map Hack Um hack usado em jogos de estratgia, para levar vantagem em uma partida. MOB:1. Grupo de monstros reunidos em um s lugar, alguns jogadores fazem mobs para poder matar muitos monstros ao mesmo tempo e ganhar muitos pontos de experincia. 2. Grupo de monstros que acompanham um chefe de uma fase, funcionando como lacaios e que so os primeiros a serem atacados (linha de frente). Chefes podem ter mais de um mob: uma vez que um mob morto, nasce outro no lugar, mas em geral limitam-se a 2 ou 3 mobspor chefe. MP: Magic Points ou Mana Points: indica quantos pontos para usar magia um jogador ainda possui, cada vez que uma habilidade/magia usada ele perde um pouco desses pontos.

MVP: Most Valuable Player: indica que o jogador causou mais dano em um chefe, ento ele passa a ser o "artilheiro" do grupo. O termo foi retirado do basquete. NERF: Termo usado para retratar um desbalanceamento negativo para algum sistema no jogo. NEWBIE: Termo usado para indicar jogadores iniciantes em um jogo, muito utilizado por jogadores veteranos em MMOs. NPC: Non-playable character: personagens do jogo criados pelos prprios desenvolvedores, no so controlados por nenhum humano. Existe com o objetivo de ajudar jogadores em misses, vender itens em lojas etc. NOOB, NUB: Variao do termo newbie, porm com uso ofensivo para indicar qualquer jogador que no sabe jogar, no importando se ele iniciante ou no. NUKER: Jogadores que se especializam em aplicar grandes quantidades de dano em monstros ou outros jogadores, no possuem grande defesa.

OWNAGE: Ou Pwnage Usado por players em situaes em que dominam a situao ou sobrepuje iam outro jogador. PARTY: Grupo de jogadores que, ao contrrio da guild no dura por tempo indeterminado e possui tamanho reduzido, utilizado por jogadores que se juntam apenas para realizar misses ou upar. PK: Player Killer - jogador que caca outros jogadores e os mata, por itens, dinheiro ou outros motivos. POWER LEVELER: Jogador que foca em passar de nvel rpido normalmente matando grandes quantidades de monstros por grandes perodos do dia. PVE: Player versus Enviroment: significa que o jogador enfrenta monstros no cenrio. PVP: Player versus Player: indica que o jogador enfrenta outro jogador. ROFL: Rolling on floor laughing Rolando de rir. QUEST: Misses dentro do jogo que premiam os jogadores com itens e pontos de experincia quando completadas.

QUEST MASTER: NPC que distribui misses para jogadores completarem dentro do jogo. RESS-KILL: quando um jogador guarda o ponto de ress de outro para mat-lo consecutivas vezes. RESPAWN: Regio do jogo onde jogadores ou inimigos voltam quando so mortos. SCAMMER: Termo utilizado para indicar jogadores que fraudam transaes in-game como receber o dinheiro para um item e fugir sem entregar o item comprado pelo cliente. STR: Strenght - indica o atributo Fora do personagem. TANKER: Jogadores que se especializam em receber dano de monstros e outros jogadores para proteger o seu grupo. UPAR: Termo usado por jogadores para indicar o ato de enfrentar monstros para ganhar pontos de experincia (vem do verbo to up em ingls). VIT: Vitality - indica o atributo Vitalidade do personagem. XP: Abreviao para experincia. So pontos usados para indicar o nvel de evoluo de um personagem.

Вам также может понравиться