Вы находитесь на странице: 1из 29

-1-

Revisado e atualizado em 2010

-2-

Ensino Familiar Quorum/Grupo: __________________ Ano: _____


Mestre Familiar: Companheiro:
J F M A M J J A S O N D

Famlias

Total de Visitas

Marque () Para cada famlia visitada no ms. Ou (0 ) Para as famlias no visitadas no ms. No final de cada coluna anote a quantidade de visitas realizadas no ms.

-3-

ndice
Ao Sacerdcio da Igreja ................................................................ 04 Ns Precisamos de Mestres Familiares ..................................... 05 Os 10 Mandamentos do Mestre Familiar ..................................... 07 Sou o Irmo Paulo, Seu Mestre Familiar..................................... 08 Atalaia na Torre ............................................................................ 09 Instrues Para os Mestres Familiares ......................................... 14 Aos Mestres Familiares da Igreja.................................................. 18 Padres, Conduta e Bnos ....................................................... 28

-4-

AO SACERDCIO DA IGREJA
Meus irmos do sacerdcio, o Senhor nos disse na seo de Doutrina e Convnios: Portanto agora que todo homem aprenda o seu dever e a agir com toda a diligncia no oficio para o qual foi chamado. Este guia foi preparado para ajudar-nos a compreender mais plenamente nossa mordomia quanto ao ensino familiar. Com o propsito de ajudar-nos a magnificar nosso oficio para o Senhor. Contem uma seleo de discursos e treinamentos de lideres gerais e locais da Igreja a respeito do ensino familiar, que nos ajudam a compreender a doutrina do servio no sacerdcio e nosso papel na edificao do reino de Deus. Junto com este guia encontra-se um DVD O Divino Chamado do mestre Familiar, com uma srie de vdeos que reforam de maneira pratica a aplicao dos princpios e doutrinas ensinados neste guia, embora os personagens sejam fictcios as situaes vividas so baseadas em fatos reais e enfatizam princpios e doutrinas verdadeiras do servio no sacerdcio. Esperamos que ao utilizar este guia e o DVD que o acompanha os portadores do sacerdcio encontrem inspirao e orientao para melhor cumprirem com seus sagrados deveres.

-5-

NS PRECISAMOS DE MESTRES FAMILIARES


Na Conferncia Geral de outubro de 1994, o Elder Rex D. Pinegar da presidncia dos Setentas, falou em seu discurso: A primeira vez que encontrei o presidente Howard W. Hunter foi em 1967, quando fui ao seu escritrio a fim de ser designado para um novo chamado. Conversamos sobre minha nova designao por alguns instantes e ele surpreende-me ao dizer algo como: Irmo Pinegar, no precisamos de ningum para servir nesse chamado. Sabe de que precisamos? Sentei-me sem saber o que responder... ns precisamos de mestres familiares. Essa a grande necessidade da Igreja hoje. Prometi a mim mesmo que seria um mestre familiar mais dedicado. (As Coisas Simples , A Liahona Janeiro de 1995, p. 87). Muitos anos se passaram, e hoje mais do que nunca isso que a Igreja precisa: de mestres familiares. O Senhor tem uma obra a fazer levar a efeito a imortalidade e a vida eterna do homem (Moiss 1:39). E os mestres familiares so instrumentos nas mos do Senhor para ajudar nesta grandiosa obra! Se forem dedicados e fiis, podero ajudar, inspirar e encaminhar os preciosos filhos do Pai Celestial, que lhes foram confiados, no caminho da salvao. Precisamos de portadores do sacerdcio dignos, que se

-6-

esforcem para magnificar o seu ofcio. Assim como Jac e Jos, irmos de Nfi, ao serem designados mestres do povo nefita. ...Eu, Jac e meu irmo Jos havamos sido consagrados sacerdotes e mestres deste povo pela mo de Nfi. E ns magnificamos o nosso ofcio para o Senhor, tomando sobre ns a responsabilidade de responder pelos pecados do povo se no lhes ensinssemos com diligencia a palavra de Deus; assim, trabalhando com toda a nossa fora, seu sangue no mancharia nossas vestimentas; caso contrario, o seu sangue cairia sobre nossas vestimentas e no seramos declarados sem mancha no ltimo dia. (Jac 1:18-19) De Mestres familiares humildes, dedicados e fiis com a viso do seu sagrado dever, que amem as famlias que lhe foram confiadas servindo-as com bondade e preocupao sincera pelo seu bemestar fsico e espiritual. Que cumpram fielmente com suas designaes visitando, pelo menos uma vez por ms a cada famlia para compartilhar uma mensagem. Esta a obra do Senhor. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias o seu Reino na terra em preparao para a Segunda Vinda do Messias. Ele nos confiou o seu sacerdcio e poder para que possamos agir como Seus representantes nesta vida mortal, ao nos esforarmos para cumprirmos com nossas sagradas responsabilidades como mestres familiares, traremos as bnos dos cus sobre as famlias que nos foram designadas e sobre ns. Desfrutaremos das alegrias proporcionadas pelo servio cristo e, se permanecermos fiis, das bnos de vida eterna.

-7-

OS DEZ MANDAMENTOS DO MESTRE FAMILIAR


1. VISITAR A CADA FAMLIA QUE FOI DESIGNADA PELO MENOS UMA VEZ POR MS. 2. ANTES DAS VISITAS REUNIR-SE COM O COMPANHEIRO PARA ORAR E PREPARAR A MENSAGEM. 3. MARCAR CADA VISITA COM ANTECEDNCIA E EM HORRIO CONVENIENTE. 4. DEIXAR A MENSAGEM DA PRIMEIRA PRESIDNCIA. 5. FAZER UMA ORAO EM CADA VISITA. 6. FAZER UM RELATRIO POR ESCRITO DA SITUAO ESPIRITUAL E TEMPORAL DAS FAMLIAS QUE VISITA PARA O LDER DO SACERDCIO. 7. CONHECER BEM CADA MEMBRO QUE VISITA DESENVOLVENDO UMA AMIZADE SINCERA. 8. LEMBRAR DAS DATAS IMPORTANTES. ANIVERSRIO, BATISMO, CASAMENTO ETC. 9. TER E DEMONSTRAR UMA PREOCUPAO SINCERA PELO BEM-ESTAR DAS FAMLIAS. 10. BUSCAR ORIENTAO E INSPIRAO POR MEIO DA ORAO E ESTUDO DAS ESCRITURAS PARA SABER COMO MELHOR AJUDAR AS FAMLIAS PELAS QUAIS RESPONSVEL.

-8-

SOU IRMO PAULO, SEU MESTRE FAMILIAR


(Conforme contado por Martine Bates) A ltima vez que vi minha irmzinha Lorraine foi num quarto de hospital prova de som que cheirava a sabo. Ela jazia numa grande cama metlica envolta em nveos lenis esterilizados, rodeada de tanques, tubos e aparelhos de oxignio. Os mdicos confirmaram o que ela j sabia: Mezinha, -ela disse com sua voz suave e doce, -Mezinha, eu vou morrer. Pediu-nos que orssemos por ela ns que j havamos esquecido como se ora. Na noite entes de sua morte, eu estava sentada ao lado da cama dela, enquanto papai e mame descansavam um pouco. Ela estava em coma, e eu segurava sua mozinha entre as minhas debaixo da tenda de oxignio, tentando desesperadamente transmiti-lhe vida com minha determinao. Minha garganta doa , enquanto eu refletia quo pouco na verdade eu a conhecera, dez anos nos separavam dez anos, meu apartamento de solteira e uma profisso emocionante. Passados alguns minutos, ouvi algum entrar no quarto mal iluminado. Erguendo os olhos, dei com um senhor meio calvo, de olhar compassivo e sorriso bondoso. -Ol, -disse baixinho. Sou o irmo Paulo, seu mestre familiar. Acabo de saber. Irmo? Pensei em silncio. Ah, sim... um Mrmon! Mestres familiares eram aqueles senhores de terno escuro, simpticos que apareciam em casa, conversavam um pouco e depois se iam. Ou seriam os missionrios? Ns ramos inativos e de fato evitramos qualquer contato com a Igreja nos dois anos que estvamos morando na cidade. Imaginei como nos encontrara. -Como est ela? Indagou, com um sorriso meigo, discreto, daqueles que se v quase s nos olhos. Percebi que no estava ali s por curiosidade nem se julgava melhor do que ns. No sei como, mas pude sentir que ele realmente se importava.

-9-

Por algum motivo, minha reao foi tentar impression-lo com uma detalhada descrio clinica das muitas complicaes que havia levado minha irmzinha ao prognostico fatal dos mdicos. Porm, em vez disso, apenas um estranho gemido fugiu dos meus lbios e pus-me a chorar incontidamente. No consigo lembrar de tudo o que o irmo Paulo me disse naquela noite. Mas, quando ele partiu, eu sabia que Lorraine continuaria viva nalgum outro lugar, que seu corpinho frgil como o fino cabelo dourado era apenas a concha que a abrigara por algum tempo. No que o tivesse dito explicadamente, mas l no fundo de minha mente, pude v-la correndo e estendendo os braos para um ser carinhoso que a segurou junto de si, exatamente como papai fazia. Lorraine nos deixou. Mas o irmo Paulo continuou a visitarnos. Passado um ano, no templo, derramamos lgrimas quando o Esprito nos testificou que Lorraine estava ali conosco, ao sermos selados como famlia. E poucos dias mais tarde, eu mesma me casava no Templo. Penso freqentemente em Lorraine e sempre que acontece, lembro-me do maravilhoso mestre familiar que novamente nos ensinou a orar, que novamente nos mostrou o caminho verdadeiro no qual a tragdia suplantada pela esperana eterna.

ATALAIA NA TORRE
Elder Helvcio Martins Dos Setenta O dia 08 de junho de 1978 , sem dvida, um dia inesquecvel. Neste dia, o sacerdcio e as bnos do templo foram estendidas a todos os homens dignos da Igreja. Memorvel, mesmo cujo impacto afetou a vida de incontveis multides. De milhes, que tinham pleno conhecimento do seu significado e de muitos outros que no chegaram ainda, talvez, ao conhecimento da plena extenso de seus efeitos.

- 10 -

Naquela data, a Primeira Presidncia anunciou a todo o mundo uma nova e especial revelao do Senhor, que fora precedidas de muitas oraes e suplicas por Sua divina direo. Que grandes mudanas aquela revelao operou nas vidas de tantos filhos do Senhor, dentre os quais, minha humilde famlia, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil! Parecia inacreditvel. Aquele era um acontecimento deveras inesperado. Jamais sonhado por aqueles, os quais o Pai, em sua perfeita sabedoria, houvera por bem preservar at os dias de sua melhor preparao para corresponder as graves exigncias desta verdadeiramente honrosa mordomia, que o sacerdcio. Apesar do relativo conhecimento acumulado em seis anos como membro da igreja verdadeira, o meu primeiro chamado como portador do sacerdcio, no foi para servir como autoridade geral ou presidente da misso Fortaleza, ou Bispo da Ala Tijuca ou membro da presidncia de duas estacas no Rio de Janeiro. Tambm no foi para servir como secretrio executivo na estaca ou na ala. Mas minha primeira designao e chamado foi para servir como mestre familiar. Este chamado precedeu todos os demais. significativamente interessante pensar nisto. A partir de ento eu tenho considerado ser este o meu mais importante e insubstituvel chamado, visto que de todos os outros chamados eu tenho sido sucessivamente desobrigado, conservando entretanto, intocada aquela primeira mordomia. No existe na Igreja, maior chamado que o de mestre familiar. No h maior servio eclesistico prestado aos filhos de nosso Pai nos cus que o de um mestre familiar humilde, dedicado e fiel. (Ezra Taft Benson, A Liahona, julho de 1987, p. 53) Aps sua ressurreio e ascenso aos cus, perguntou Jesus a Simo Pedro: Simo, filho de Jonas,

- 11 -

amas-me mais do que estes e ele respondeu: sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. (Joo 21:15) . A pergunta foi repetida duas vezes, tendo Pedro respondido de igual modo e o Senhor replicado: Apascenta as minhas ovelhas. (Joo 21: 16,17). Este o trabalho ou mordomia do mestre familiar. Como pastor, alimentar, nutrir e saciar a sede das ovelhas que lhe tiverem sido designadas. Nada tem representado maior prioridade e urgncia na minha vida eclesistica e, a seguir, nas vidas dos meus filhos, do que o dedicado, fiel e devotado cumprimento desta mordomia. digna de registro a forma como o Senhor preparou o meu esprito e mente, sem que eu percebesse, para este elevado e atual entendimento. Ainda visitava a Igreja como um simples pesquisador, quando, na segunda semana, recebi um telefonema do Presidente do Ramo, irmo Antonio Landelino de Barros, que me perguntava se poderia recebe-lo na noite seguinte. Na hora combinada, o presidente Barros chegou acompanhado de dois homens, todos formalmente vestidos. Diante da famlia reunida na sala, o presidente barros pediu autorizao para oferecer uma orao. As palavras foram simples, mas inspiradoras suplicas ao Senhor pela direo do Seu Esprito e bnos especiais sobre minha famlia, para que todos pudssemos entender o propsito daquela visita e beneficiar-nos dela para todo o sempre. Brevemente o presidente Barros proferiu uma palestra sobre o programa de ensino familiar e apresentou os seus acompanhantes, irmos Nelson Bezerra dos Santos e Alfredo Orlando Torres Lima como nossos mestres familiares e, a partir de ento, os nossos primeiros e mais diretos contatos junto a Igreja. Que maravilhosa experincia! Que grande oportunidade e privilgio de servir! Aqueles irmos acercaram-se da famlia todo o tempo em que ela residiu nos limites do Ramo.

- 12 -

O Presidente Marion G. Romney ensinou que o mestre familiar tem a pesada e gloriosa responsabillidade de representar o Senhor Jesus Cristo ao cuidar do bem-estar de cada membro. (Ensign, maro de 1973, p. 12-13). Em todas as reunies dominicais aqueles irmos recepcionavam a famlia a porta da capela. Assentaram-se prximos durante as reunies. Ensinaram os cnticos. Instruram sobre os padres do Reino. Telefonaram para informar sobre a morte do presidente Joseph Fildeng Smith e, posteriormente, sobre o chamado do novo profeta, o Presidente Harold B. Lee. Eles se interessaram pelo progresso e bem-estar da famlia e eventuais necessidades. Mesmo depois do batismo, adiado por dois meses, e, ainda, mesmo aps a mudana da famlia para a ala Tijuca aqueles dedicados mestres familiares e o presidente Barros revezaram-se por trs meses, aproximadamente, em telefonemas regulares para saber como a famlia sentia-se na nova ala, se tudo ia bem. Se alguma ajuda era requerida, etc. Apesar da mudana de residncia, os mestres familiares no se sentiram completamente desobrigados das atenes, cuidados e interesses pela famlia. certo que tnhamos ento novos pastores, mas eles continuavam sendo nossos irmos em Cristo. Que atitude magnfica! Eles perderam a designao mas conservaram o interesse cristo. Que vnculos extraordinrios foram estabelecidos! Quase 23 anos so passados. Varias outras duplas de mestres familiares sucederam aqueles irmos. Seus nomes, com poucas excees, so vagamente lembrados, mas os nomes e as figuras daqueles dois sevos permaneceram indelveis, posto que serviram como genunos pastores. Aqueles irmos foram, de fato, guardies, apoio, suporte. Convm registrar que eles cumpriram suas mordomias com alegria. Seus semblantes refletiam tal estado de esprito. O que faziam parecia ser honra e privilgio para eles. Pareciam conhecer muito bem os deveres dos ancios e dos mancebos, conforme ensinamentos do apstolo Pedro: Apascentai o rebanho de Deus

- 13 -

que est entre vs, tendo cuidado dele, no por fora, mas voluntariamente; nem por torpe ganncia mas de animo pronto. (I Pedro 5:2) O exemplo desses irmos dedicados serviu de embalsamento para a futura conduta do novo portador do sacerdcio. Ao lembrarme dessas experincias, sendo eu agora mestre familiar, tinha um modelo bem prximo do Salvador Jesus Cristo para seguir. Tenho a partir de ento, me empenhado com toda a minha alma, dando o melhor de meus esforos no cuidado das famlias a mim designadas. E algumas das minhas experincias mais significativas como um novo portador do sacerdcio foram vividas como mestre familiar. Durante o seminrio de representantes regionais realizado em 03 de abril de 1969, o Presidente Harold B. Lee ensinou que os visitantes do sacerdcio devem ser atalaias na torre. O Senhor deseja reunir o Seu povo assim como a galinha rene sob as asas os seus pintinhos (D&C 29:2). E os mestres familiares e por extenso as professoras visitantes, tem papel de alta relevncia para o cumprimento da vontade do Senhor. Ensinou o presidente Ezra Taft Benson: o ensino familiar um programa to vital que, se fielmente cumprido, ajudar a renovar a Igreja espiritualmente e exaltar individualmente seus membros e famlias. Oro para que, como portadores do sacerdcio, possamos desenvolver um perfeito conhecimento desta sagrada mordomia. Deus vive, assim como seu filho Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor. O Senhor fala hoje por meio de seu profeta, o Presidente Gordon B. Hinckley, o qual amamos e seguimos. Presto testemunho em nome de Jesus Cristo, amm.

- 14 -

INSTRUES PARA OS MESTRES FAMILIARES


Temos sido ensinados regularmente sobre o esforo equilibrado. No que se refere a reteno e reativao ns, como mestres familiares, temos um papel fundamental. RETENO: para cada famlia da ala ou ramo geralmente designada uma dupla de mestres familiares, isto esta condicionado a quantidade de portadores do sacerdcio disponveis para servir. Quando no se tem uma quantidade suficiente de portadores do

sacerdcio para ministrar a todas as famlias de uma ala ou ramo, os lideres do sacerdcio devem usar os recursos disponveis e dar prioridade aos recm conversos, idosos ou famlias com necessidades especiais e membros menos ativos que tem mais possibilidades de voltar a Igreja. E, medida que for possvel incluir os demais membros. A instruo do Senhor dada em Doutrinas e Convnios descreve como deve ser realizado o ensino do sacerdcio e qual o seu propsito. Precisamos visitar a cada famlia que nos foi designada para Exorta-los a orar em voz alta e em segredo e a cumprir todas as obrigaes familiares. (D&C 20:51) Zelar ... estar com os membros e fortalece-los. (D&C 20:53) Admoestar, explicar, exortar e ensinar e convidar todos a virem a Cristo. (D&C 20:59)

- 15 -

E assim fazendo, como foi estabelecido pelo Senhor, poderemos proteger as famlias da ala contra os ataques de Satans e ajud-las a permanecerem no caminho de toda a retido, que as levaro de volta ao Pai Celestial. Os recm-conversos, disse Presidente Hinckley, precisam de trs coisas: ser nutridos pela boa palavra de Deus, de um amigo e de uma responsabilidade. Muitas pessoas so batizadas a cada ano e se perdem, por qu? Uma das razes que creio lev-las to rpido para fora do evangelho e inatividade na Igreja o mesmo que acontecia com as crianas em pocas passadas, o numero de mortalidade infantil era assustador! A desnutrio matou milhares, sem falar da gripe, febre, sarampo e etc. Quando se comeou a fazer algo para combater todos estes males, que levavam to cedo as criancinhas para o outro lado do vu, o resultado do esforo conjunto e recursos utilizados fizeram com que o numero de mortalidade infantil reduzisse grandemente. E, hoje, antes mesmo de seu nascimento, o frgil beb j esta sendo cuidado e acompanhado ms aps ms. O pr-natal ajuda para que tudo corra bem, e com os devidos cuidados aps o nascimento temos um beb forte e saudvel. At que se torna capaz de cuidar de si mesmo. Voltando aos recm conversos, vemos que muito semelhante. Em cada ala assustador o numero de pessoas que se batizam e, em pouco tempo j esto fora do caminho! Eles que acabaram de nascer e to cedo se afastam da igreja. Por que isto acontece? Se uma pessoa que batizada na Igreja nasceu de novo podemos dizer que nas coisas do evangelho ela como uma criana. Uma criana que deixada sozinha vai

- 16 -

morrer porque no pode cuidar de si mesma! Um recm converso tambm, ele precisa ser nutrido pela boa palavra, precisa de cuidados. E, ai que entram os mestres familiares. Eles vo nutrilos, cuidar de cada recm converso. Pois se eles no forem cuidados vo enfraquecer e morrer assim como com o beb que no devidamente cuidado. Eles tambm precisaro de amigos na Igreja e seus mestres familiares sero estes amigos. Por fim recebero uma responsabilidade e permanecero ativos. E ns podemos ir alm, podemos fazer o pr-natal podemos estar presentes nas palestras missionrias e claro no nascimento o batismo. Estes cuidados ajudaro a manter ativos na Igreja as pessoas que so batizadas, lembrando que bem melhor reter os recm conversos do que tentar reativar depois que se afastaram da igreja isto ser bem mais trabalhoso e nem sempre teremos xito. REATIVAO. Sendo que os mestres familiares visitam cada famlia da ala, no ser difcil encontrar em nossa lista membros que so inativos, talvez at famlias inteiras. comum pensarmos, eles j esto h tanto tempo inativos, no adianta ir l. Ou ento, ele sabe o que certo e errado e esta agindo errado porque quer. Ou at podemos dizer: este um caso perdido, no vou perder meu tempo indo l. Para que um mestre familiar d a devida importncia aos membros inativos pelos quais responsvel, primeiro ele precisa compreender o valor que uma alma tem para Deus. Lembrai-vos que o valor das almas grande na vista de Deus. (D&C 18:10) Se ns entendermos isto, teremos o mesmo sentimento e atitude que os filhos de Mosias. Porque no podiam suportar que qualquer alma humana se perdesse; e at mesmo a idia de que alguma alma tivesse que sofrer o tormento eterno fazia-os tremer e estremecer. (Mosias 28:3) Uma outra razo por no nos empenharmos no trabalho com os inativos que muito mais fcil dizer que no tem jeito ou um caso perdido mais fcil porque em nossa mente estaremos justificando nossa ao. Mas ser que estaremos justificados perante o Senhor agindo assim?

- 17 -

Se eu me convencer de que aquele irmo ou aquela famlia um caso perdido, no preciso mais me preocupar com eles e tudo muito mais fcil, prtico e cmodo para mim. Precisamos ter olhos espirituais! Atrs de uma pessoa que se afastou da igreja e, hoje talvez viva uma vida de pecados, est um filho do Pai Celestial clamando por ajuda! Satans no quer que resgatemos uma pessoa ou famlia inativa. Ele vai tentar desanimar-nos para que no visitemos e, se fizermos a visita, mesmo sem muito animo, ele vai criar situaes que nos desanime e lanar uma serie de idias erradas em nossa mente a fim de que no continuemos com o nosso objetivo justo de resgatar aqueles que esto perdidos. Satans sabe que se fizermos nossa parte o Senhor nos abenoar e teremos muito sucesso. Por isso ele vai tentar nos impedir, nos desanimando. NO DEVEMOS CEDER! Foi exatamente o que aconteceu com os filhos de Mosias e muitos outros que desejaram fazer a obra do Senhor. Mas com os filhos de Mosias, Satans foi quem fracassou e no eles. Quando o povo de Nfi soube que Amon e seus irmos iam pregar o evangelho aos lamanitas e tentar assim resgat-los, o povo tentou impedi-los dizendo que era loucura e que no adiantava pois os lamanitas eram muito inquos e que eles, os filhos de Mosias, seriam mortos se fossem. Amon e seus irmos tinham a viso correta do evangelho e no deram ouvidos as coisas que diziam, eles sabiam porm, que o trabalho no seria fcil e buscaram o auxilio do Senhor por meio do jejum e da orao. Confiaram em Deus, pois sabiam que a obra Dele e fizeram sua parte com f. O resultado final no poderia ser outro, milhares de lamanitas foram convertidos ao Senhor! O que parecia impossvel aos olhos de muitos, foi feito com a ajuda do Senhor, por homens que tiveram a viso e a atitude correta. Estamos empenhados no servio do Senhor, Ele espera que apenas faamos a nossa parte. Se formos fiis, seremos instrumentos em suas mos. Esta a obra do Senhor. A sua Igreja e ns somos seus humildes servos. Confiemos Nele e faamos a nossa parte com f.

- 18 -

AOS MESTRES FAMILIARES DA IGREJA


Presidente Ezra Taft Benson Meus irmos do sacerdcio, uma alegria estar convosco nesta noite e ser instrudos por estes escolhidos homens de Deus. Sinto vosso poder e f, e vos louvo por vossa presena aqui, hoje. Regozijo-me nesta oportunidade ao vos dirigir algumas palavras. Sinto-me impelido a falar sobre um programa do sacerdcio, que tem sido inspirado desde sua criao; um programa que toca coraes, modifica vidas e salva almas, um programa que tem a aprovao de nosso Pai Celeste; um programa tao vital que, se fielmente cumprido, ajudar a renovar a igreja espiritualmente e exaltar individualmente os seus membros e famlias. Refiro-me ao ensino familiar do sacerdcio. Oro de todo o corao que compreendais pelo Esprito, exatamente o que sinto a respeito do ensino familiar. Irmos, o ensino familiar no Irmos, o ensino apenas mais um programa. o meio do familiar no apenas mais sacerdcio zelar pelos santos e cumprir um programa. o meio do sacerdcio zelar pelos a misso da igreja. O ensino familiar no santos e cumprir a misso uma simples designao, um da igreja. O ensino familiar chamado sagrado. no uma simples designao, um chamado O ensino familiar no deve ser sagrado. encarado levianamente. O chamado de mestre familiar deve ser aceito como se fosse o prprio Senhor Jesus Cristo quem o faz. O Salvador foi pessoalmente um mestre. O nico homem perfeito que pisou na face da terra era um humilde, dedicado, inspirado mestre que trouxe salvao e exaltao a seus seguidores. Oh, que todos os irmos da Igreja encarassem o ensino familiar por este prisma!

- 19 -

Esta noite no estou ensinando doutrina nova, mas reiterando uma doutrina antiga. Na seo 20 de doutrina e convnios. Revelada ao profeta Joseph Smith em abril de 1830, o Senhor declarou ao sacerdcio: O dever do mestre zelar sempre pela igreja, estar com os membros e fortalec-los; E ver que no haja iniqidades na igreja. E ver que a igreja se rena amide, e tambm ver que todos os membros cumpram as sua obrigaes. (vers. 53-55) E visitar a casa de cada membro, exortando-os a orar em voz alta e em segredo, e cumprir todas as obrigaes da famlia. (vers. 51) Irmos, esse o ensino familiar do sacerdcio. Essa espcie de ensino era feita pelos primeiros discpulos no

tempo de Cristo. Foi praticada na poca do livro de Mrmon. Ns lemos no primeiro capitulo de Jac: Pois que eu, Jac, e meu irmo Jos, havamos sido consagrados sacerdotes e mestres deste povo, pela mo de Nfi. E ns magnificamos o nosso oficio para o Senhor, tomando sobre ns a responsabilidade de responder pelos pecados do povo,

- 20 -

se no lhes ensinssemos com diligncia a palavra de Deus. (vers. 18-19) Desde o comeo desse inspirado programa em nossos dias, os lideres da igreja vm ressaltando continuamente a importncia do ensino familiar. Declarou o presidente Marion G. Romney numa conferncia geral: O ensino familiar, quando devidamente funcionando, leva a casa de cada membro dois portadores do sacerdcio divinamente comissionado e chamados com autoridade para o servio pelos seus lideres no sacerdcio e o bispo. Esses mestres familiares portadores do sacerdcio arcam com a pesada e gloriosa responsabilidade de representar o Senhor Jesus Cristo no zelo pelo bem-estar de cada membro da Igreja. Cabe a eles encorajar e inspirar cada membro a cumprir seu dever, na famlia e igreja. (Reunio do ensino familiar, 8 de abril de 1966) Afirmou o presidente David O. Mckay: O ensino familiar uma de nossas mais urgentes e compensadoras oportunidades de nutrir e inspirar, de aconselhar e orientar os filhos de nosso Pai... um servio divino, um chamado divino. Como mestres familiares temos o dever de levar o Esprito divino a cada lar e corao. Amar nosso servio e fazer o melhor que podemos, proporcionar imensa paz, alegria e satisfao a um nobre, dedicado mestre dos filhos de Deus. (Prefcio de Leaders Handbook) Meus caros irmos do sacerdcio de Melquisedeque e sacerdcio Aarnico, o ensino familiar um programa inspirado. o mago de cuidar, amar, estender a mo para que sejam um o ativo e o menos ativo. o servio de solidariedade do sacerdcio. como expressamos f em obras concretas. uma das provas do verdadeiro discipulado. o mago do esforo de ativao da Igreja.

- 21 -

familiar humilde, dedicado e fiel. So trs os fundamentos do essenciais ao eficiente ensino familiar. Permiti-me discuti-los brevemente. Primeiro, conhecer bem as pessoas de quem sois mestres familiares. Conhecei-as de verdade! No possvel servir bem as pessoas que no conhecemos. O Presidente Marion G. Romney ressalta este ponto: Toda dupla de mestres familiares deve travar conhecimento pessoal com cada famlia que lhe designada. Para podermos cumprir plenamente nosso dever como mestre familiar, devemo-nos manter continuamente atentos as atitudes, atividades e interesses, problemas, emprego, sade, felicidade, planos e propsitos, necessidades e condies fsicas, temporais e espirituais No existe, na Igreja, de todos de cada criana, cada maior chamado que o de mestre familiar. adolescente e cada adulto nos lares e No h maior servio famlias que foram confiadas aos nossos eclesistico prestado cuidados como portadores do sacerdcio e aos filhos de nosso Pai nos cus que o de como representantes do bispo. um mestre familiar E a chave para ser eficaz no trabalho humilde, dedicado com a famlia, ser intimo do pai. Conhecei e fiel. seus justos anseios para sua famlia. E ajudai-o a realiz-los. E gostaria de exortar-

o chamado que ajuda a cumprir a injuno escriturstica: De pequenas coisas provem as grandes. (D&C 64:33) No existe, na Igreja, maior chamado que o de mestre familiar. No h maior servio eclesistico prestado aos filhos de nosso Pai nos cus que o de um mestre

- 22 -

vos a cuidar de pequenas coisas que tanto significam para uma famlia. Por exemplo, conhecer o nome de todos os familiares, lembrar-se dos aniversrios, bnos, batismos e casamentos. Quando houver ocasio, mandar um carto de elogio ou telefonar, congratulando-se com um membro da famlia por algum feito especial. Examinai com vosso companheiro de ensino familiar regularmente o manual do sacerdcio de Melquisedeque as excelentes sugestes de como ser til as pessoas aos vossos cuidados. Sobretudo, sede um genuno amigo das pessoas e famlias que visitais. Conforme declarou o Salvador. Eu vos chamarei de amigos, pois vs sois meus amigos. (D&C 93:45) Um amigo vai alm de uma visita obrigatria por ms. Um amigo se preocupa mais em ajudar do que receber crdito estatstico. Um amigo se importa; um amigo ama; estende a mo. Lembramos a histria que o presidente Romney costumava contar do pretenso mestre familiar que certa vez visitou sua casa numa noite fria. Conservando o chapu na mo, mostrou-se inquieto quando convidado a sentar-se e dar uma sua mensagem. Bem, vou dizer-lhe uma coisa, irmo Romney, respondeu, est gelado l fora e deixei o motor do carro funcionando para que no morra. Dei s uma chegada para dizer ao bispo que fiz minhas visitas. Ns podemos fazer melhor que isso, irmos, muito melhor. O segundo fundamento para um eficiente ensino familiar conhecer bem a mensagem que se levar a cada lar. E saber que a mensagem em particular que o Senhor tenciona que seja dada as famlias e pessoas que fostes designados a servir. Os mestres familiares devem ter em mente um objetivo ou meta, alm de planejarem cada visita de forma a fazer com que seja alcanado. As duplas de mestres familiares devem reunir-se antes das visitas para orar, rever as instrues dos lideres e a mensagem que daro as famlias, alm de debater eventuais necessidades especiais.

- 23 -

Os mestres familiares devem apresentar uma mensagem importante que preparam ou receberam de seus lideres do sacerdcio. Recomendamos com empenho que usem a mensagem mensal da Primeira Presidncia publicada em A Liahona. O chefe da

famlia poder solicitar igualmente uma mensagem especial para seus membros. E, como parte vital da mensagem, sempre que possvel, lede as escrituras com as famlias que ensinais. Fazei disto uma parte habitual de vossas visitas. Lede juntos, particularmente, passagens do Livro de Mrmon que apem vossa mensagem, lembrando-vos sempre das palavras do Profeta Joseph Smith, de que, seguindo seus preceitos, o homem aproximar-se-ia mais de Deus do que por qualquer outro livro. (Livro de Mrmon introduo) As famlias que visitais precisam da fora constate do Livro de Mrmon. Seja nossa mensagem como Alma instruiu aos mestres do seu tempo: E ordenou-lhes que no ensinassem seno as coisas que ele havia ensinado, as quais haviam sido declaradas pela boca dos santos profetas. (Mosias 18:19) Levai a mensagem certa e depois ensinai-a pelo Esprito. O Esprito o ingrediente mais importante nessa obra. Pelo Esprito,

- 24 -

as pessoas e famlias que ensinais reconhecem vosso amor e interesse por elas, e tambm, a veracidade de vossa mensagem, e tero desejo de segui-la. Vivei, como mestres familiares, o tipo de vida que atrai o Esprito. Vivei o evangelho para que possais ensin-lo com proveito. Alma nos ensina: No admitais que ningum seja vosso mestre ou ministro, a no ser que seja um homem de Deus, que ande em seus caminhos e guarde seus mandamentos... ...portanto, (Alma) consagrava todos os sacerdotes e mestres; e ningum era consagrado sem que fosse um homem justo. Portanto, velavam por seu povo, edificando-os com coisas pertencentes a retido. Lembrai-vos tambm, sempre que possvel, de que a orao deve fazer parte de toda visita do ensino familiar, quando fordes convidado a orar, fazei-o com real inteno e invocai as bnos do Senhor sobre as famlias e pessoas que estais ensinando. Sim, o segundo fundamento do bom ensino familiar conhecer devidamente a mensagem, transmiti-la pelo Esprito, e tornar parte integrante dela a orao e a leitura das escrituras. Gostaria de sugerir agora o terceiro e ltimo ingrediente do ensino familiar proveitoso: magnificar verdadeiramente vosso chamado de mestre familiar. No vos acomodeis na mediocridade nesse grande programa do ensino familiar do sacerdcio. Sede um excelente mestre familiar em todos os aspectos da obra. Sede um verdadeiro pastor de vosso rebanho. Fazei vossas vistas do ensino familiar logo no princpio do ms, dando tempo suficiente para contactos de acompanhamento, na medida do necessrio.

- 25 -

Sempre que possvel, marcai as visitas. Avisai as famlias que visitais quando deve esperar-vos, e respeitai o tempo delas. Portadores do sacerdcio de Melquisedeque, quando tiverdes por companheiro um jovem do sacerdcio Aarnico, instrui-o devidamente, fazei-o participar ativamente no trabalho com as famlias e no ensino. Permiti que estes jovens vejam o vosso amor ao ensino familiar a fim de que, quando forem o companheiro snior, tambm amem o seu chamado e o magnifiquem como vs o fizestes. Lembrai-vos que tanto qualidade quanto quantidade essencial para ser um bom mestre visitante. Vossas visitas devem ter qualidade, mas tambm deveis manter contato com as famlias que visitais todos os meses. Como pastores de todas as vossas famlias, ativas ou menos ativas no deveis contentar-vos com noventa e nove. Vossa meta deve ser cem por cento de visitas, todos os meses. ...No perder de vista nenhum membro que sois designados a visitar, essencial. O Livro de Mormn ensina esse princpio com perfeio. Diz no sexto capitulo de Morni: E, depois de terem sido recebidos para batismo, ...erram contados entre o povo da Igreja de Cristo; e seus nomes eram registrados, a fim de que se guardassem memria deles e fossem alimentados pela boa palavra de Deus, e assim trilhasse o bom caminho, estando continuamente atentos orao e confiando somente nos mritos de Cristo, que era o autor e aperfeioador de sua f. (Vers. 4) Irmos, que possamos guardar memria de todos os nossos membros e famlias, cont-los todos os meses, alimentando-os com a boa palavra de Deus para conserv-los no bom caminho. Exortamos os lideres de quorum a mensalmente realizar, com esprito, entrevistas de ensino familiar, receber um relatrio do desempenho dos mestres familiares, avaliar as necessidades correntes, fazer designaes para o ms seguinte, e

- 26 -

ensinar, fortalecer e inspirar os mestres familiares em seu sagrado chamado. Essas entrevistas com os mestres familiares permitem aos lderes medir o progresso e servir melhor as pessoas e membros que foram designados a servir. Gostaria de terminar prestando testemunho pessoal a respeito do ensino familiar. Lembro-me como se fosse ontem, da minha meninice em Whitney, Idaho. ramos uma famlia de agricultores e quando ns, rapazes, estvamos trabalhando na lavoura, recordo papai chamando aos gritos l do terreiro: amarrem os animais e venham para dentro. Os mestres da ala esto aqui. No importava o que estivssemos fazendo, era hora de nos reunir na sala para ouvir os mestres da ala. Esses dois fiis portadores do sacerdcio vinham todos os meses a p ou a cavalo. Ns tnhamos certeza de que viriam. No me lembro de uma s falta. E tnhamos uma excelente visita. Ficavam de p atrs de uma cadeira e falavam famlia. Davam a volta ao circulo perguntando a cada criana como estava, o que andavam fazendo e se estvamos cumprindo o nosso dever. s vezes papai e mame nos instruam antes das visitas para que soubssemos responder direito. Mas era uma ocasio importante para ns, como famlia. Eles sempre traziam uma mensagem, e era sempre uma boa mensagem. Ns aprimoramos muito o ensino familiar desde aqueles dias em Whitney. Entretanto, continua basicamente o mesmo, envolvendo os mesmos princpios: cuidar, estender a mo, ensinar pelo Esprito, deixar todos os meses uma importante mensagem, e mostrar interesse e amor a cada membro da famlia. Deus abenoe os

- 27 -

mestres familiares desta igreja, vs estais na linha de frente, zelando pelas pessoas e a unidade familiar, e fortalecendo-as. Compreendei a santidade de vosso chamado e o carter divino de vossa responsabilidade. Conheceis bem aqueles que visitais como mestres familiares. Sabei bem vossa mensagem e transmiti-a com o Esprito. E finalmente magnificai o vosso chamado de mestre familiar. medida que assim fizerdes, eu vos prometo as bnos dos cus e a indescritvel alegria proveniente de ajudar e comover coraes, modificar vidas e salvar almas. Em nome de Jesus Cristo, amm.

- 28 -

CONSIDERAES FINAIS
CONDUTA Como representantes de Jesus Cristo, devemos nos esforar para vivermos dignamente. Se procurarmos viver o que ensinamos, o nosso bom exemplo ser uma influencia positiva na vida de outros. Precisamos viver de acordo com os ensinamentos do Salvador e ser o exemplo dos fis: na palavra, no trato, na caridade, no esprito, na f, na pureza. (Timoteo 4:12) APARNCIA Devemos, ao fazer nossas visitas formais de mestre familiar, usar roupas padres: camisa branca e gravata. Vestindo-se adequadamente, as pessoas tero mais reverncia e confiana por sua mensagem. importante que, como portadores do sacerdcio, possamos nos vestir adequadamente. Se trabalhamos, vestimos o uniforme da empresa, se vamos praticar esportes, usamos roupas esportivas. E se vamos servir como representantes de Cristo devemos procurar manter uma boa aparncia. ORDENANAS E BNOS Como mestres familiares podemos ser solicitados a realizar uma ordenana ou dar uma bno do sacerdcio. Devemos estar preparados para tais ocasies. Nos familiarizarmos como os passos para a

- 29 -

realizao de cada ordenana ou bno. Podemos receber as instrues necessrias de nossos lideres do sacerdcio e por meio de manuais aprovados pela Igreja, o Guia da Famlia, est disponvel a todos os portadores do sacerdcio e contm instrues aprovadas para a realizao de bnos e ordenanas do sacerdcio. As ordenanas necessrias a salvao: batismo, confirmao, ministrao do sacramento, ordenao ao sacerdcio e outras bnos que so includas nos registros da Igreja, precisam de autorizao do lder presidente, que possuem as chaves do sacerdcio, para serem realizadas. Geralmente, o Bispo ou Presidente da Estaca. No caso das bnos do sacerdcio, como Ministrao aos enfermos, ou bnos de conselho e conforto. Podemos realiz-las sempre que solicitados sem a necessidade de autorizao do lder presidente. Contudo, precisamos estar dignos e realizar a bno adequadamente. Nos lares onde houver um pai portador do sacerdcio de Melquisedeque apto devemos incentiv-lo a abenoar os seus. Caso ele no saiba realizar a beno podemos ajud-lo dando as instrues necessrias.

Вам также может понравиться