Вы находитесь на странице: 1из 7

Aula 05: Extino das Obrigaes. Extino das Obrigaes Pagamento (art. 304) on!

eito o meio normal de extino das obrigaes; toda forma (soluo) de cumprimento da obrigao; no coativo, quando normal. "ugar (art. 3#$) pagamento dever! ser efetuado no domic"lio do devedor (art. #$% do && ), se no se estipular o contr!rio. ' %&'ida (u)rables ' caber! ao credor procurar o devedor para cobrana; ' %&'ida Portable ' caber! ao devedor procurar o credor para a quitao. (e )ouver dois ou mais lugares, caber! a escol)a do local ao credo, manifestando'a em tempo )!bil. (e o devedor muda de local, dever! este arcar com as despesas extras de cobrana. * )abitualidade poder! demonstrar um comportamento de mudana. +uem paga em local errado pagar! duas ve,es. *rt. ##- ' presuno relativa, poder! ser mera liberalidade quando o pagamento feito em outro local.

(uem *ode re!eber o *agamento+ .m regra, art. #-/ do &&, deve ser paga a obrigao ao credor. 0orm, poder! estar este inibido de receber ou poder!, o devedor pagar a quem no se1a credor. (e a obrigao solid!ria, com v!rios credores, qualquer um deles pode receber; como tambm na obrigao indivis"vel (com as regras do $23 do &&). &aso no, cada credor deve receber a sua parte.

0oder! )aver estipulao das partes para que terceiro receba (accipiens). +uem paga mal paga duas ve,es. pagamento est! autori,ado ao portador da quitao por presuno. (art. #44 do &&). pagamento ao !redor *utati'o v!lido. 5oa'6.; neste caso, o verdadeiro credor )aver! do falso. 0agamento ao terceiro desqualificado7 ou com confirmao posterior pelo credor (fil)o recebe em nome do pai) ou se reverte em benef"cio do credor (8nus do devedor provar o benef"cio). 0agamento feito a quem est! inibido de receber7 incapa, (art. #4- do &&) ' )! aqui o 8nus da prova sobre o benef"cio do pagamento; outra situao o pagamento ao credor quando )! intimao sobre a pen)ora do crdito (art. #4$ do &&) ' em pagando o devedor assume o risco, cabendo o dep9sito em 1u",o ou consignar. 0rinc"pio do mesmo tratamento aos credores. Outras ,odalidades de Extino das Obrigaes. onsignao em *agamento. (art.334) :eio utili,ado pelo ;evedor, por coao, para extinguir a obrigao. forma de pagamento, devendo o ob1eto ser certo; nos casos de obrigao alternativa, dever! o credor ser citado para a escol)a. &aber! ao <u",o, atravs da sentena, determinar ou no a extino da obrigao. *lm do dep9sito que pode ser feito na via 1udicial, o art. /3- = 4>, alterado pela lei /324?3@, estabelece que no caso de obrigao pecuni!ria, poder! ser feito dep9sito banc!rio com ciAncia ao credor por *viso de Becebimento. * princ"pio no ser! poss"vel nas obrigaes de fa,er, a exceo quando estiver aderida C entrega do produto, cabendo, em tese a consignao. Dip9teses nos artigo ##2 do &&. 0rocedimento da consignao7 artigos /3- a 3-- do &0&. &onsignao em aluguis ' a ao de despe1o no inibe a consignat9ria. s processos devem camin)ar 1untos para evitar decises conflitantes ( 1u",o prevento ). %ao em *agamento (art.35-)

corre a substituio do ob1eto; somente poder! ocorrer com o consentimento do credor E art. #4# do && . Extingue.se a obrigao *ela entrega de um outro ob/eto. Frata'se de um acordo que somente poder! surgir ap9s estabelecida a obrigao E art. #2G do &&. 0oder! ser din)eiro por coisa ou coisa por coisa. Ho caso de obrigaes alternativas ou facultativas, somente poder! ocorrer dao se o ob1eto for diferente de todos os estabelecidos no contrato. Ho )! necessidade de equivalAncia de valor na substituio, podendo ocorrer a dao parcial (din)eiro mais ob1eto ). Ho )! dao em pagamento com t"tulos de crditos, ocorrendo, neste caso a cesso de crdito; c)eque e carto de crdito so formas de pagamento e no dao. Fratando'se de neg9cio 1ur"dico, poder! ocorrer nulidades e anulabilidades. 0o'ao (art.3-0) &ria'se uma nova obrigao que substitui a origin!ria. ;bito e crdito continuam a existir. Hovao b1etiva (ob1eto). Inova'se a obrigao, no se tratando de extino; somente a obrigao origin!ria deixa de existir, no se desobrigando o devedor quanto C nova obrigao. (*lterao de pra,o ou de condio no se caracteri,am como Hovao.) Hovao (ub1etiva do credor ou do devedor. Hovao sub1etiva passiva (do devedor)7 pode ser por delegao ou por ex*romisso. ;elegao E existe consentimento do devedor origin!rio E art. #G- II do &&. delegado (terceiro) consente em se torna o devedor perante o credor (delegat9rio), que dever! concordar. ;elegao Imperfeita7 D! apenas a substituio sem renunciar a seus direitos perante o devedor origin!rio. .xpromisso E ocorre a expulso do devedor origin!rio; concordam o credor e o novo devedor, no se falando em concordJncia do devedor origin!rio. E art. #G$ do &&.

D! uma quitao do credor em relao ao devedor origin!rio, constituindo'se uma nova obrigao em relao ao novo devedor. .x.7 amigo do devedor.

.m relao ao credor, a cesso de crdito substitui o instituto da novao. Bequisitos7 d"vida anterior que se extingue, obrigao nova v!lida. 0ode )aver Hovao em obrigao Hatural. .feitos7 extingue'se os acess9rios da obrigao origin!ria, se no )ouver disposio em contr!rio E art. #G@ do &&. * fiana pode ser uma obrigao nova que substitui a obrigao de fiana original, mantendo'se a obrigao principal. brigaes (olid!rias E art. #G2 do &&. Hovo devedor insolvente E art. #G# do &&. om*ensao (art.3-1) Frata'se de uma certo de dbito e crdito entre duas pessoas que possuem a condio rec"proca de devedor e credor. um encontro de contas. *rt. #G/ E at aonde as obrigaes se encontrarem. Hature,a7 meio extintivo da obrigao. * compensao legal opera'se independente da vontade das partes ou de suas iniciativas E art. #G/ do &&. 0ode ser utili,ada como matria de defesa (em embargos C execuo). 0oder! ser a compensao legal, 1udicial ou volunt!ria. Bequisitos7 reciprocidade dos crditos, liquide,, certe,a e exigibilidade do crdito, )omogeneidade das prestaes (mesma nature,a). * obrigao natural no compens!vel (exigibilidade). brigaes no compens!veis7 art. #%# do &&. ;"vidas fiscais somente com lei autori,ativa; devedor de sal!rio no pode compensar. Ha compensao legal, a sentena ser! declarat9ria; no sendo necess!ria a sentena. Ha compensao 1udicial )! necessidade da sentena devido C liquidao em 1u",o. on2uso (art.313)

corre quando a mesma pessoa assume a posio de credor e devedor em relao a um Knico dbito. E art. #/4; extingue'se a obrigao. .xemplo7 )erdeiro credor; empresa alienada. (olidariedade E no se comunica aos demais. *rt. #/@ do && E para o caso de restabelecimento da obrigao uma ve, cessada a confuso. Bestabelece'se a obrigao principal com os acess9rios; no se pre1udicar! terceiro de boa'f (o que adquiriu o im9vel quando nada existia no BLI ). 4emisso (art.315) credor libera o devedor no todo ou em parte do pagamento. (e o devedor tiver a obrigao moral, lanar! mo da consignao. Bequer a plena capacidade e a legitimao para o crdito (disposio de direitos). * remisso no admite condio. 0oder! o credor abrir mo da )ipoteca ou da fiana, sem abrir mo do crdito principal. E art. #/%. .quivale ao pagamento; na obrigao solid!ria permanece a obrigao em relao aos demais coobrigados; .ntrega volunt!ria do t"tulo de crdito E remisso t!cita.

aso

on!reto

:aria (4G anos), legalmente assistida por <oo seu irmo maior e capa,, resolve vender a <os o cavalo 0addocM, da raa 5rasileiro de Dipismo, campeo da categoria mirim ou a gua Bebecca, tambm da raa 5rasileiro de Dipismo, campe de provas de adestramento, ambos avaliados, cada um, em BN 42-.---,-- (cento e cinquenta mil reais). <os d! o sinal de neg9cio BN 2-.---,-- (cinquenta mil reais) e fixam para :aria o direito de escol)a que dever! ser exercido no pra,o de #- (trinta dias) contados do momento em que :aria recebeu o sinal (4% de maro de $-4#). :aria decide, em 4- de abril de $-4# que entregar! o cavalo 0addocM e imediatamente comunica (por meio de seu assistente) <os que recebe a cientificao no dia 42 de abril de $-4#. &onforme acordo, :aria tem, ento, at 4> de maio de $-4# para entregar o cavalo escol)ido, momento em que <os pagar! o restante BN 4--.---,-(cem mil reais). *nalise e responda as questes abaixo. Oembre'se7 todas as proposies so independentes entre si e devem ser analisadas C lu, do caput do problema.

+uando necess!rio, indique o artigo de lei que fundamentou cada uma de suas respostas (no necess!rio copi!'los). a) Pma ve, reali,ada a escol)a do cavalo por :aria, at a data da entrega ela poder! alterar o ob1eto a ser entregueQ D! direito de retratao da escol)aQ 6undamente sua resposta. 5abarito7 *p9s a concentrao a obrigao deixa de ser alternativa para se transformar em obrigao de dar coisa certa. 0ortanto, no )! direito de retratao e :aria dever! entregar o ob1eto escol)ido. b) que acontece se antes da tradio o cavalo 0addocM perecer sem culpa de :ariaQ 5abarito7 * obrigao se concentrar! no cavalo remanescente (art. $2#, &&). c) que acontece se antes da tradio ambos os cavalos perecerem por culpa de :ariaQ 5abarito7 :aria dever! pagar o equivalente ao cavalo que por Kltimo pereceu mais perdas e danos (art. $2@, &&). d) +ual o local de cumprimento desta obrigaoQ 5abarito7 Ho tendo sido fixado o local de cumprimento, a d"vida RquerableR, devendo ser cumprida no domic"lio do devedor Q art. #$%, &&. e) (upondo que ao invs de oferecer o pagamento em din)eiro conforme o avenado, <os oferece o restante da prestao (cem mil reais) em um apartamento locali,ado na mesma cidade. :aria, por meio de seu assistente, obrigada a aceitar o pagamentoQ *ceitando o pagamento, que meio de extino da obrigao pode ser identificadoQ <ustifique sua resposta. 5abarito7 :aria no obrigada a aceitar o pagamento com coisa diferente da devida, ainda que mais valiosa (art. #4#, &&). Ho entanto, aceitando, estar! presente a figura da dao em pagamento (art. #2G, &&), que, neste caso, gerar! a extino da obrigao. (uesto Ob/eti'a 3 (;elegado de 0ol"cia L $-4#) Ho que concerne ao estudo do adimplemento, so v!rias as situaes de extino das obrigaes que no so precedidas pelo pagamento ordin!rio. ;iante do exposto, tem'se que7 a. Ho caso de o devedor ser simultaneamente devedor e credor, aplicar'se'! a modalidade de extino das prestaes por novao tanto ob1etiva como sub1etiva, de acordo com a vontade e eticidade das partes envolvidas.

b. Ho caso da consignao em pagamento de d"vida em din)eiro, facultativo ao solvens respeitar os requisitos ob1etivos e sub1etivos previamente a1ustados para o pagamento, sendo bastante o dep9sito efetivo para elidir sua mora. c. (ub'rogao do pagamento prevista no ordenamento 1ur"dico civil nos casos de o devedor possuir duas ou mais obrigaes para com um mesmo credor, e posteriormente paga uma quantia insuficiente para liquidao da d"vida. d. &onsidera'se pagamento a consignao que pode ser conceituada como o meio 1udicial ou extra1udicial adotado pelo devedor ou terceiro para libertar'se da obrigao depositando o valor devido nos casos e formas legais. 5abarito7 Oetra ; ' art. ##@, &&. (uesto Ob/eti'a # (F<0. $-4#) (obre a cl!usula penal, analise as afirmaes abaixo7 I. Incorre de pleno direito o devedor na cl!usula penal, desde que, culposamente, deixe de cumprir a obrigao ou se constitua em mora. II. 0ara exigir a pena convencional, necess!rio que o devedor alegue e comprove pre1u",o. III. (endo indivis"vel a obrigao, todos os devedores, caindo em falta um deles, incorrero na pena; mas esta s9 se poder! demandar integralmente do culpado, respondendo cada um dos outros somente pela sua quota. IS. * penalidade no pode ser redu,ida pelo 1ui,, mesmo que a obrigao principal tiver sido cumprida em parte, ou se o montante da pena for manifestamente excessivo, salvo disposio expressa no contrato, autori,ando a reduo 1udicial. S. *inda que o pre1u",o exceda ao previsto na cl!usula penal, no pode o credor exigir indeni,ao suplementar se assim no foi convencionado. (e o tiver sido, a pena vale como m"nimo da indeni,ao, competindo ao credor provar o pre1u",o excedente. .st! correto *0.H*( o que se afirma em7 a) II, IS e S. b) II, III e S. c) I, III e S. d) II, III e IS. e) I, IS e S. 5abarito7 Oetra & ' arts. @-/, @4@ e @4$, &&.

Вам также может понравиться