Вы находитесь на странице: 1из 4

Material didtico Dos Crimes contra o estado de filiao 7.2.1. Registro de nascimento inexistente Art. 241.

Promover no registro civil a inscrio de nascimento inexiste Pena ! recl"so# de 2 $dois% a & $seis% anos. '()eto )"r*dico: O estado de filiao. +")eito ativo Qualquer pessoa. +")eito ,assivo O Estado e pessoa prejudicada pelo registro. -i,o o()etivo Trata-se de promover dar causa, requerer, provocar. A conduta deve objetivar a inscrio falsa, ou seja, o registro do nasci ento de u a criana no concebida ou de u nati orto. -i,o s"()etivo O dolo consistente na vontade livre e consciente de pro over a inscrio no nasci ento ine!istente. "ne!iste for a culposa. #onsu a-se co a inscrio no registro civil. Ad ite-se a tentativa. $obre o ter o inicial da contage do pra%o prescricional &' duas orienta(es na doutrina: a% o ter o inicial segue a regra do art. ))), "*-#+, ou seja a partir da data e que o fato se tornou con&ecido ,-. .ragoso e /agal&es 0oron&a12 (% obedece a regra geral cujo in3cio 4 a partir da data da ocorr5ncia do fato. O cri e de falsidade ideol6gica ,art.7881 fica absorvido por este por ser o falso ele ento do cri e deste artigo 79) do nosso #6digo +enal. Ao ,enal: +:blica incondicionada. ;.ica isento de pena o r4u que pro oveu o registro enganado pela co-r4, que si ulou gravide% e o nasci ento durante a sua aus5ncia ,T<$+, RT =>)?)@71.;#o pete A <ustia .ederal julgar o cri e do art. 79), quando perpetrado para uso perante o Boverno .ederal, a fi de obter per an5ncia no +a3sC ,TD. da 7E D., Ap. >)7, DJU 77.8.89, p. @=)=81. 7.2.2. Parto s",osto# s",resso o" alterao de direito inerente ao estado civil de rec.m/nascido. Dar ,arto al0eio com ,r1,rio2 registrar como se" fil0o de o"trem2 oc"ltar rec.m/nascido o" s"(stit"*/lo# s",rimindo o" alterando direito inerente ao estado civil Pena ! recl"so# de 2 $dois% a & $seis% anos.

Pargrafo 3nico. +e o crime . ,raticado ,or motivo de recon0ecida no(re4a Pena ! deteno# de "m a dois anos# ,odendo o )"i4 deixar de a,licar a ,ena. Caput e par'grafo :nico co redao dada pela Fei G.>8>, de =H.=.>). #abe no caso do par'grafo :nico: Transao penal e a suspenso condicional do processo ,Artigos >I e >8 da Fei 8.H88?8@1. 7.2.2.1.Parto s",osto ,)E figura do caput1: '()eto )"r*dico Estado de filiao. +")eito ativo $6 ul&er +")eito ,assivo Os &erdeiros prejudicados. -i,o o()etivo Jar parto al&eio co o pr6prio ,no incluindo o oposto: dar o pr6prio parto co o al&eio1 K necess'rio que &aja a criao de situao e que pren&e% e parto so si ulados e apresentado rec4 -nascido al&eio co o se fosse pr6prio2 ou ento o parto real co nati orto substitu3do por fil&o de outre independente ente do falso registro civil. -i,o s"()etivo O dolo, consistente na vontade livre e consciente de dar parto al&eio co o pr6prio. #o respeito ao ele ento subjetivo do tipo discute-se quanto A finalidade inscrita no final do artigo ,supri indo ou alterando direito inerente ao estado civil1 refere-se to s6 As duas :lti as figuras ,ocultao e substituio1 ou alcana, ta b4 as duas pri eiras ,parto suposto e registro de fil&o al&eio1. Juas correntes: a% A finalidade 4 e!igida para todas as figuras do art. 797 ,Leni #arval&o, Crimes contra a Religio, os Costumes e a Famlia, )89=, p. =@@1. (% a finalidade s6 se refere As figuras de ocultar e substituir ,/agal&es 0oron&a, Direito Penal, )88@, v. """, p. =)G2 Do o #Mrtes de Facerda, Comentrios ao Cdigo Penal, )8@8, v. *""", p. =8)1. 0o e!iste punio a t3tulo de culpa. #onsu a-se co a situao que altera efetiva ente a filiao da criana2 ou co a supresso ou alterao dos direitos. Ad ite-se tentativa. Ad ite-se a co-autoria e participao de outras pessoas, parentes ou no Este cri e absorve a eventual falsa inscrio no registro civil, &ip6tese e que sobre o ter o inicial da contage do pra%o prescricional &' duas orienta(es na doutrina: a% o ter o inicial segue a regra do art. ))), "*-#+, ou seja a partir da data e que o fato se tornou con&ecido ,-. .ragoso e /agal&es 0oron&a12 (% obedece a regra geral cujo in3cio 4 a partir da data da ocorr5ncia do fato. Ao ,enal +:blica incondicionada. ;O fato de ser nobre o otivo do parto suposto a eni%a a pena e per ite a aplicao do perdo judicial, as no descaracteri%a o cri eC ,T.D, D#r ).))=, DJU 7.9.>I, p. @G=81.
7

7.2.2.2.Registro de fil0o al0eio ,adoo A brasileira1 7E figura do caput. '()eto )"r*dico O estado de filiao. +")eito ativo Qualquer pessoa. +")eito ,assivo O Estado e as pessoas prejudicadas pelo registro. -i,o o()etivo Degistrar co o sentido de declarar o nasci ento, providenciar sua inscrio no registro civil. A ao incri inada 4 registrar co o seu fil&o de outre . Jeclarar-se pai ou e de u a criana que na verdade no 4 seu fil&o, as de u a terceira pessoa. -ouve o nasci ento, a criana e!iste, por4 sua filiao 4 diferente da que 4 oficiali%ada. -i,o o()etivo K o dolo na vontade livre e consciente de registrar. #onsu a-se co o efetivo registro ,ou co a supresso ou alterao, na &ip6tese de recon&ecer-se o ele ento subjetivo do tipo1. Ad ite-se tentativa. A retroatividade ou irretroatividade depende de que seja considerada a nova figura deste artigo que substitui o falso da adoo A brasileira, beneficia o agente ou, se ao contr'rio, incri ina agora quando antes ficava at3pico pela falta do ele ento subjetivo do tipo quando era e benef3cio da criana. ;Absolve-se que registra fil&o al&eio co o seu co a inteno de salvar a criana, e agindo se o intuito de alterar a verdade ne de prejudicar direito ou criar obrigaoC ,TA#r$+, RT GHH?=@@2 T<$+, RT G8>?==I, RJTJSP )G7?=H=1. ;A nova redao do art. 797 no 4 ais benigna, de odo que no pode ser aplicada aos registros ocorridos antes de sua vig5nciaC ,$T., RT @8)?9)H, T<$+, RJTJSP >H?=8@1. 7.2.2.5. 'c"ltao de rec.m/nascido ,=E figura do Caput do art. 7971. '()eto )"r*dico O estado de filiao. +")eito ativo Qualquer pessoa. -i,o o()etivo Ocultar, esconder, sonegar o rec4 -nascido no sentido co u e no restrito ao conceito cient3fico. Nrge a ocultao co a privao dos direitos do rec4 -nascido, supri indo ou alterando direito inerente ao estado civil. -i,o s"()etivo O dolo e o ele ento subjetivo do tipo para supresso ou alterao, na doutrina tradicional 4 o dolo espec3fico do tipo. #onsu a-se co a supresso ou alterao dos direitos. Ad ite-se tentativa. 7.2.2.4. +"(stit"io do rec.m/nascido ,9E figura do caput1. '()eto )"r*dico O estado de filiao. +")eito ativo Qualquer pessoa.

-i,o o()etivo K punida a substituio, ou seja, a troca de rec4 nascido, atribuindo-se a u os direitos de estado civil do outro. Jesnecess'ria A configurao, o registro de nasci ento das crianas substitu3das. A troca pode ser por criana viva ou nati orta. -i,o s"()etivo O dolo e o ele ento subjetivo do tipo relativo ao especial fi de agir para alterar ou supri ir. 0a escola tradicional: dolo espec3fico. #onsu a-se co a efetiva supresso ou alterao dos direitos. Ad ite-se tentativa. 7.2.2.6. 7ig"ra ,rivilegiada $,argrafo 3nico do art. 242/CP%. E qualquer das figuras deste cri e ocorrendo a pr'tica otivada por recon&ecida nobre%a ,generosidade, despreendi ento, &u anidade, solidariedade etc1, o jui% poder' aplicar a pena de deteno, de u a dois anos, ou dei!ar de fi!'-la, aplicando o perdo judicial confor e Fei G.>8>, =H.=.>). ;.icando recon&ecido que agiu co fi nobre, dei!a-se de aplicar a pena, de acordo co o atual par'grafo :nico do art. 797C ,T.D, Ap. 9.H=>, DJU 78.)H>), p. )H>)H1. 7.2.5. +onegao de estado de filiao Art. 245. Deixar em asilo de ex,ostos o" o"tra instit"io de assist8ncia fil0o ,r1,rio o" al0eio# oc"ltando/l0e a filiao o" atri("indo/ l0e o"tra# com o fim de ,re)"dicar direito inerente ao estado civil Pena ! recl"so# de 1 $"m% a 6 $cinco% anos# e m"lta. Ca(e a s"s,enso condicional do ,rocesso $Art. 9: da ;ei :.<::=:6%. '()eto )"r*dico O estado de filiao. +")eito ativo Qualquer pessoa. -i,o o()etivo .il&o pr6prio ou al&eio de for a outras pessoas fora os pais pode ser autoras do cri e. A v3ti a deve ser abandonada e instituio p:blica ou particular, no se enquadrando no tipo a ao de largar e outro local. O abandono deve vir aco pan&ado da ocultao da filiao ou atribuio de filiao diferente da real, seja a criana registrada ou no. -i,o s"()etivo O dolo e o ele ento subjetivo do tipo no especial fi de agir para prejudicar direito inerente ao estado civil. ,dolo espec3fico1. #onsu a-se co o abandono de que resulte ocultao ou alterao do estado de filiao. Ad ite-se a tentativa. Ao ,enal +:blica incondicionada. ;O cri e do art. 79= do #+ s6 pode ser recon&ecido se &ouver inteno de prejudicar direitos relativos ao estado civilC ,T<$+, RT @97?=9)1.

Вам также может понравиться