Вы находитесь на странице: 1из 8

Gesto

Circular para

Sistemas de Gerao e Distribuio de gua Purificada na Indstria Farmacutica


Ktia Anunciata dos Santos e Eli Alves da Cruz

Introduo

Na tica da engenharia ambiental, o conceito de qualidade da gua muito amplo. Isto por que devido s suas propriedades de solvente e sua capacidade de transportar partculas, a gua incorpora diversas impurezas, as quais definem sua qualidade (Sperling, 1996). A terra poderia ser chamada de planeta-gua. As guas superficiais ocupam 71% do planeta, o potencial hdrico subterrneo 100 vezes maior que o potencial das guas superficiais. As guas subterrneas tm maior pureza e representam uma reserva permanente. Entre as reservas subterrneas mais vastas encontra-se o Aqfero Guarani, que est localizado em rochas da Bacia Sedimen-

tar do Paran e ocupa uma rea de mais de 1,2 milhes de km2. Este aqfero pode conter mais de 40 mil quilmetros cbicos de gua, o que superior a toda a gua contida nos rios e lagos de todo o planeta. O Brasil tem, provavelmente, as maiores reservas de gua do mundo. Estas reservas esto distribudas em todo o territrio nacional.

gua potvel

O conceito de qualidade da gua encontra-se relacionado utilizao e s caractersticas apresentadas pela gua, por sua vez determinadas pelas substncias nela presentes. O padro de potabilidade da gua composto por um conjunto de caractersticas (parmetros) que lhe confere qualidade para o consumo humano. No Brasil, o Ministrio da Sade, em consonncia s aes de vigilncia sanitria, estabeleceu um padro para a potabilidade da gua, regulamentado pela Portaria MS n 518/2004.

34 Frmacos & Medicamentos 50 - Janeiro/Fevereiro de 2008

gua purificada nas indstrias farmacutica, cosmtica e afins

Na indstria farmacutica a gua purificada pode ser considerada uma das mais importantes matrias-primas, pois est envolvida diretamente na produo da grande maioria dos produtos e tambm de outros processos industriais como, por exemplo, limpeza e esterilizaes em forma de vapor. Alm disso pode ser utilizada tambm em testes laboratoriais com finalidades diversas. A qualidade da gua purificada depende de uma srie de fatores como o tipo de sistema de tratamento utilizado, a freqncia de manuteno e limpeza do mesmo, bem como os procedimentos de armazenamento e distribuio da gua purificada produzida. Esses procedimentos podem afetar suas caractersticas e comprometer a qualidade do produto final. Sendo assim, para garantir a qualidade da gua purificada, necessria uma apropriada seleo, instalao, operao e, por fim, validao dos processos de purificao da gua, bem como dos sistemas de armazenagem e distribuio. A gua purificada deve ser obtida a partir da gua potvel e tratada em um sistema que assegure a obteno de uma gua de acordo com as especificaes farmacopeicas. Referncias e padres de gua purificada (PW) e gua para injetveis (WFI) podem ser encontrados em vrias publicaes. Entre elas as mais utilizadas so: Farmacopia Americana - USP; Farmacopia Europia - EP; Farmacopia Japonesa - JP; Farmacopia Brasileira. A gerao de gua purificada compreende uma srie de etapas. Algumas esto descritas a seguir.

Pr-Tratamento Um pr-tratamento bem projetado aumenta a confiabilidade e a vida til do sistema de tratamento final. Resultados de analises fsico-qumicas e microbiolgicas da gua de alimentao do sistema devem ser levadas em considerao como base para o projeto do pr-tratamento. fundamental que se tenha uma quantidade de resultados representativos da gua de alimentao do sistema frente sazonalidade (variao de qualidade de gua nas diferentes estaes do ano), evitando-se, desta maneira, problemas de subdimensionamento ou superdimensionamento do pr-tratamento, o que poderia acarretar vrios problemas nos equipamentos finais para gerao de gua purificada. Basicamente, existem alguns equipamentos que fazem parte da maioria dos sistemas de pr-tratamento, sendo o dimensionamento o fator de diferenciao e de impacto fundamental na qualidade da gua purificada gerada. A seguir uma descrio desses equipamentos. A performance de cada um deles dever ser avaliada durante a validao do sistema para garantir que o mesmo produza gua consistentemente de acordo com os padres definidos. Filtro multimedia Este processo consiste em passar a gua atravs de um tanque cilndrico (vertical) que pode ser de fibra de vidro, ao carbono ou ao inoxidvel com diferentes meios filtrantes, tais como seixos rolados, antracita, quartzo, entre outros. Este processo o primeiro passo para obteno da gua purificada e caracteriza-se pela remoo mecnica das partculas de at 15m em suspenso. Esse equipamento tem como caracterstica principal um baixo custo operacional e de manuteno.

Vrios contaminantes podem estar presentes na gua de alimentao como, por exemplo, ons clcio, magnsio e ferro. Esse ltimo, muitas vezes, pode ser de difcil remoo e pode causar danos importantes no sistema de gerao (oxidao de resinas de troca inica e membranas de osmose, se no for adequadamente removido no pr-tratamento). Presena de ferro na gua O ferro amplamente encontrado na natureza, surgindo habitualmente em guas subterrneas sob a forma de bicarbonato ou de sulfito. Levando-se em considerao a posio geogrfica e a geologia do solo podemos encontrar o ferro na gua sob as mais variadas formas: Forma ferrosa, Fe2+, tambm chamada de ferro dissolvido/ferro solvel; Forma frrica, Fe3+, ferro oxidado (sob forma de xido ou hidrxido) ou ferro precipitado/ ferro insolvel; Ferro na forma orgnica, que
- Janeiro/Fevereiro de 2008

Gerao de gua purificada

Frmacos & Medicamentos 50

35

Gesto
cuidado de eliminar qualquer contato com o ar (para evitar formao de precipitados). O sistema deve ser regenerado antes que atinja a exausto da capacidade de troca inica do leito de resinas. Existem dados de fabricantes que colocam o limite em 5ppm de ferro dissolvido (ou de ferro mais mangans).
Arejamento seguido de filtrao

O arejamento um processo fsico que permite o contato da gua com o ar, provocando a precipitao do ferro e do mangans dissolvidos (ou, no caso do sulfito de hidrognio, a libertao de gases). o mtodo mais econmico para tratar grandes volumes de gua, sendo, normalmente, seguido de filtrao. A oxidao do ferro e/ou mangans dissolvidos pode ser realizada por meio da injeo de agentes oxidantes como, por exemplo, o hipoclorito de sdio. Normalmente, os produtos so injetados na linha por meio de uma bomba dosadora, sendo a soluo posteriormente conduzida para um depsito de reteno ou de contato. O tempo de permanncia requerido neste ponto cerca de 20 minutos (para o ferro ou mangans), aps o que a gua dever ser filtrada em filtro multimedia.

Oxidao qumica seguida de filtrao

pode estar associado a compostos orgnicoscomo os cidos hmicos - esto ligados contaminao por Iron bacteria (ferrobactrias); Ferro coloidal.
Mtodos para remoo de ferro

Troca inica; Arejamento seguido de filtrao; Oxidao qumica seguida de filtrao; Oxidao cataltica/filtrao.
Troca Inica

Oxidao cataltica/filtrao
Zelitos

Existem vrias opes que podem ser utilizadas separadamente ou em conjunto, para reduzir ou remover o ferro. Dependendo das condies de aplicao, os mtodos existentes podem ser distribudos pelos seguintes grupos:

A resina catinica forte (em ciclo sdio) habitualmente utilizada nos abrandadores pode tambm remover ferro e mangans quando presentes sob a forma inica (dissolvida). No entanto, s se deve utilizar este mtodo se as concentraes presentes forem reduzidas, tendo sempre o

Normalmente designadas de manganese greensands, algumas das formas de zelitos de slica gel e resina catinica poliestirenica podem ser utilizadas como meios para filtros de oxidao cataltica. Este tipo de meio regenerado com sulfato de mangans ou permanganato de potssio. So meios que funcionam por oxidao cataltica, mas no so

Dixido de mangans

36 Frmacos & Medicamentos 50 - Janeiro/Fevereiro de 2008

regenerveis como os zelitos. A concentrao mnima de oxignio dissolvido para estas aplicaes de cerca de 15% do valor do ferro total dissolvido. De um modo geral este tipo de meio sensvel ao valor de pH que dever situar-se prximo da neutralidade ou na zona levemente alcalina. Para remoo de ferro, o pH ideal aproximadamente 7,5, sendo prefervel, no caso do mangans, que seja 8,5. No dimensionamento deste tipo de equipamento devero sempre ser respeitadas as recomendaes dos fabricantes como, por exemplo, altura do leito suporte e do leito filtrante e expanso deixada no filtro para uma performance adequada.

O sistema de dosagem normalmente consiste em utilizao de tanque de estocagem da soluo, bomba de dosagem e ponto de injeo. Abrandador So equipamentos utilizados para reduo dos teores de clcio e/ou magnsio. Esse tipo de gua chamado de dura. Um processo parcial de troca inica, denominado de abrandamento, obtido, quando a gua bruta (potvel) passa em um leito de resina catinica forte, no ciclo sdio. Os ons clcio e magnsio, Ca2+ e Mg2+, solveis na gua, so retidos no grupamento do cido sulfnico e os ons sdio, Na+, da resina, liberados para a gua. Este processo retira somente os sais formadores de dureza da gua bruta (potvel) e tem largo emprego industrial. Quando todos os ons sdio presos ao grupamento do cido sulfnico foram trocados por clcio e magnsio, a resina se encontra no estado saturado e necessita, ento, ser regenerada. O ciclo completo de regenerao das resinas do abrandamento compreende quatro estgios: Exausto: saturao da resina com ons clcio e magnsio; Expanso: contra-lavagem do leito saturado da resina, expandindo-a at a parte superior do vaso. A finalidade da expanso ou contra-lavagem soltar as impurezas slidas presas aos cristais, que funcionam como um filtro, oriundas da gua na fase de exausto, expelindo-as junto ao efluente. Alm disso, ela reclassifica o leito da resina, removendo finos por ventura existentes, descompactando-o para evitar a formao de canais preferenciais e perda de carga; Regenerao: a rejeio dos ons Ca2+ e Mg2+ captados da gua, por meio da passagem de uma soluo de salmoura a 10% no leito da resina quando, ento, os ons sdio voltam a se prender ao grupamento do cido sulfnico; Enxge: o enxge lento, executado inicialmente, completa a regenerao da resina e o enxge rpido final remove todo o excesso da salmoura regenerante do leito.

Filtro de carvo ativado

Utilizado para eliminao de cloro por meio da formao de xidos, o carvo ativado tambm tem a caracterstica de remover matria orgnica em seus stios, atravs da adsoro, o que gera uma potencialidade para o aparecimento de contaminao microbiolgica nesse equipamento. Dessa forma, cuidados devem ser tomados na utilizao desse equipamento, sendo que devem ser definidos procedimentos de sanitizao (vapor limpo, de preferncia), que possam garantir controle da contaminao microbiolgica em seu leito. Dosagem de metabissulfito Alternativamente utilizao de filtro de carvo, a filtrao com metabissulfito tem sido utilizada em projetos de sistemas de gua purificada. Podem tambm ser utilizados bissulfito e sulfito de sdio. A remoo ocorre por meio de uma reao rpida de reduo do cloro presente em soluo: Na2HSO3 + Cl2 + H2O Na2HSO4 + 2HCL Na2SO3 + Cl2 + H2O Na2HSO4 + 2HCL

Frmacos & Medicamentos 50

- Janeiro/Fevereiro de 2008

37

Gesto
Gerao
Troca Inica (desmineralizao/ deionizao)

A troca inica consiste na remoo de ctions e nions dissolvidos na gua. A resina catinica forte, no ciclo hidrognio, utilizada para remover todos os ctions da gua tais como clcio, magnsio e sdio, liberando hidrognio cido, que se combina com os nions ligados aos ctions removidos. Em seguida a gua passada em resina aninica, fracamente bsica, ou em resina aninica, fortemente bsica. Durante muitos anos a troca inica foi utilizada como tcnica de escolha para a obteno de gua purificada (que, anteriormente, tambm era chamada de desmineralizada) pelo fato de ser efetiva na remoo de ons, de instalao relativamente simples, regenervel e de baixo investimento. Com o desenvolvimento das tcnicas

de osmose reversa e o lanamento de equipamentos mais modernos, que proporcionam maior controle da qualidade da gua purificada produzida, tanto do ponto de vista fsico-qumico quanto microbiolgico, essa tcnica perdeu um pouco de mercado, apesar de ainda ser utilizada, sem demrito algum, em muitas plantas.

Osmose reversa A osmose um fenmeno encontrado na natureza, que consiste na difuso, atravs de uma membrana semipermevel, entre duas solues de concentraes salinas diferentes. Membranas deste tipo so tecidos que permitem a difuso preferencial da gua e retm sais minerais nela dissolvidos, assim como colides e bactrias. Esta difuso mostra que os sistemas no esto em equilbrio, porquanto, h uma diferena de presso entre os lquidos nos dois compartimentos. A passagem da gua pura atravs da membrana semipermevel provocar um aumento no volume da gua salinizada, com a formao de uma coluna de gua. Este efeito fsico decorre da presso exercida sobre a membrana, no lado da gua salinizada. Esta presso hidrosttica de equilbrio denomina-

38 Frmacos & Medicamentos 50 - Janeiro/Fevereiro de 2008

da presso osmtica da soluo salina em questo. Pode ocorrer outro processo chamado osmose reversa, obtido por meio da aplicao mecnica de uma presso superior presso osmtica do lado da soluo mais concentrada. Assim, a gua pura pode ser retirada de uma soluo salina por meio de uma membrana semipermevel, contanto que a soluo em questo se encontre a uma presso superior presso osmtica relativa a sua concentrao salina. Na prtica, isso obtido pressionando-se a soluo por meio de uma bomba e passando esta soluo sob alta presso por um vaso de presso, em que est contida a membrana de osmose reversa. A tecnologia de osmose reversa, utilizada desde a dcada de 60, teve seu mecanismo integrado para a produo de gua ultrapura, a partir da dcada de 70. As membranas de osmose reversa atuam como uma barreira a todos os tipos de sais e microorganismos com peso molecular acima de 100. Elas so compostas, basicamente, de poliamida e polisulfona microporosa, enroladas em forma de espiral e revestidas, geralmente, de resina ou fibra de vidro. A gua pressurizada atravs desta membrana, conseguindo dois fluxos distintos de gua ao final dela: um fluxo de gua tratada chamado permeado e um fluxo de gua salobra denominado rejeito.

versa produza consistentemente gua purificada, de acordo com as especificaes, a gua de alimentao deve ter algumas caractersticas, entre elas: Silt Density Index (SDI) < 5; Turbidez < 1NTU; Ferro < 0,05ppm; Dureza < 0,1ppm. Eletrodeionizao Tcnica utilizada atualmente em conjunto com osmose reversa para obteno de gua purificada. uma combinao de membranas seletivas, resinas de troca inica e potencial eltrico. A eletrodeionizao tem a capacidade de remover substncias fracamente ionizveis e outros contaminantes no removidos pela osmose reversa de forma contnua, pois no necessita de paradas para regenerao (auto-regenerada eletricamente), reduzindo tambm o uso de produtos qumicos e resduos. Para que o sistema de eletrodeionizao tenha um bom funcionamento, alguns padres na gua de alimentao devem ser estritamente seguidos: TDS (slidos totais dissolvidos) < 5mg/L; Condutividade a 25C < 10mS/ cm; pHentre 4 e 10; Slica < 1mg/L (considerada extremamente crtica para a operao de equipamentos de eletrodeionizao, podendo ocasionar perda dos mdulos). Distribuio e armazenamento A gua purificada gerada deve ser armazenada e mantida sob recirculao at sua utilizao. Para que as caractersticas de qualidade, principalmente do ponto de vista microbiolgico, sejam mantidas at a utilizao, vrios cuidados devem ser tomados no projeto e dimensionamento do sistema de distribuio e armazenamento: Utilizao de tanques dedicados e

lacrados, construdos em material inerte (ao inoxidvel 316L eletropolido no mnimo at 0,5Ra) certificado, dotado de filtro respiro 0,22mm, spray balls, vlvula de segurana etc.; Tubulao e bomba de recirculao construdas em material inerte (ao inoxidvel 316L eletropolido no mnimo at 0,5Ra certificado, instalao da tubulao em looping (dead ends so inaceitveis para padres USP), dimensionadas para proporcionar fluxo turbulento, velocidade > 2,5ft/sec, drenabilidade total, manuteno de fluxo mesmo durante abertura de vlvulas (simultaneidade) etc.; Vlvulas de utilizao sanitria, do tipo diagrama zero dead legs; Documentao adequada de todos os processos de soldagem realizados, incluindo inspees/ videoscopia; Isomtricos de tubulao, certificados rastreados de materiais de construo etc. Toda documentao deve ser adequadamente arquivada e checada durante a qualificao do sistema. Qualificao/validao Os seguintes requisitos para a validao de um sistema de gua devem considerados durante a fase de projetos: Estabelecimento de padres para atributos de qualidade relativos ao tipo de gua a ser utilizado (USP PW, por exemplo). No caso de indstrias que exportam para vrios pases, deve haver uma harmonizao dos padres necessrios a cada regio, utilizando-se os parmetros mais crticos de cada referncia, sendo que, no mnimo, deve ser atendida a regulamentao local; Caractersticas de qualidade da gua de abastecimento (poo artesiano, abastecimento pblico etc.);

Para que um sistema de osmose re-

Gesto
Acabamento interno e externo; Vedaes (materiais e tipo); Registros e procedimentos de passivao e limpeza; Conexes com utilidades (tipo, fonte, fluxo e presso). Deve ser executada tambm verificao documental: Manuais dos equipamentos, SOP; Especificaes tcnicas; Diagramas P&I de todos os sistemas e subsistemas; Diagramas eltricos; Certificados de testes de presso/ hidrosttico; Diagramas isomtricos de tubulaes com indicaes de pontos de solda, inclinaes; Documentao referente s soldas (EPS, qualificao do soldador, videoscopia de soldas etc.); Caderno de encargos (automao).
Qualificao de Operao (OQ)

Definio dos sistemas e subsistemas adequados a produzir os desejados atributos de qualidade a partir da fonte de gua disponvel; Critrios de qualidade e performance para cada componente do sistema de tratamento; Seleo de equipamentos, controles e tecnologias de monitoramento; Custos de manuteno e operacionais.
Anlise de risco

Para que a validao de um sistema de gua purificada seja realizada, devem ser executadas previamente as qualificaes de instalao, operao e performance do sistema, as quais devem estar embasadas em uma anlise de risco de todo o sistema. Essa anlise de risco deve avaliar todos os riscos relacionados a instrumentos, equipamentos, utilidades, hardware, software, documentao e procedimentos ligados ao sistema. Verificao documentada de que o sistema est adequadamente instalado. A execuo do protocolo deve demonstrar que os componentes do sistema e instalao geral foram executados de acordo com as especificaes

Qualificao de Instalao (IQ)

de projeto e desenhos e diagramas do fabricante. O protocolo de IQ pode ser constitudo de um check-list que verifica, por exemplo, os itens a seguir. Equipamentos: Nmero de TAG; Nmero de serie/fabricao; Modelo; Tamanho e capacidade; Material de construo; Lista de peas sobressalentes. Instrumentos: Nmero de TAG; Nmero de srie/fabricao; Modelo; Material de construo; Faixa de trabalho; Registros de calibrao. Filtros: Descrio (elemento filtrante e carcaa); Nmero de srie; Modelo; Tamanho; Material de construo; Resultados de testes de integridade. Tubulaes e vlvulas: Tipo; Soldas; Conexes (tri clamps etc.);

A execuo do protocolo de OQ dever demonstrar que os componentes do sistema operam de acordo com as especificaes de projeto. Os protocolos devem conter testes que incluem os seguintes quesitos: Dever desafiar a operao de cada componente instalado; Verificao eltrica: entradas e sadas digitais e analgicas; Avaliao de parmetros de controle crticos, seqncias programveis/ciclos como, por exemplo, regenerao, enxge e sanitizao de looping de recirculao; Caractersticas de qualidade (parmetros como condutividade e TOC); Devem ser realizadas amostragens antes e depois de cada componente do sistema; Teste de instrumentos (operao, faixa e registros de calibrao); Verificao de funcionamento de motores e bombas; Testes funcionais: parmetros

40 Frmacos & Medicamentos 50 - Janeiro/Fevereiro de 2008

como temperatura, presso, fluxos e diferenciais de presso entre filtros; Dispositivos de segurana: verificao de operao; Verificao de intertravamentos; Procedimentos de operao, manuteno corretiva e preventiva, calibrao, back up (no caso de sistemas ligados a softwares) etc.
Qualificao de Performance (PQ)/ validao

Aps finalizao das fases de IQ e OQ, o protocolo de PQ deve ser executado para verificao da qualidade da gua produzida pelo sistema. Os seguintes pontos devem ser amostrados durante um perodo entre duas a seis semanas (amostragem inicial para liberao do sistema para produo): gua de alimentao (recomendado diariamente durante o perodo de validao); Diariamente aps cada ponto do pr-tratamento para verificar performance de funcionamento do componente; Sada da gerao (osmose reversa/ troca inica/eletrodeionizao): aps cada fase; Tanque de estocagem (diariamente); Retorno do looping (diariamente); Em todos os pontos de uso diariamente, incluindo finais de semana. Aps finalizao da etapa de PQ sem nenhuma intercorrncia no justificvel, ou seja, com todos os resultados dentro das especificaes, a gua purificada pode ser liberada para uso e inicia-se a Validao do Sistema de gua purificada. A validao do sistema de gua purificada deve ser realizada durante um ano, em que sero avaliados os resultados microbiolgicos e fsicoqumicos da gua purificada gerada nas diferentes estaes do ano (avaliao do impacto da sazonalidade).

Deve ser elaborado um plano de amostragem que contempla todos os pontos de uso, pr-tratamento e gerao e deve definir a freqncia de amostragem de cada ponto de acordo com sua criticidade (impacto na qualidade do produto final e freqncia de utilizao). Esse plano de amostragem dever ser base para a elaborao do protocolo de validao do sistema de gua purificada. Durante a validao do sistema devem ser realizadas todas as atividades de rotina do sistema, incluindo as manutenes preventivas, passivaes e sanitizaes, de acordo com os procedimentos descritos. Para que a validao seja considerada concluda devem estar disponveis um ano de amostragem com resultados aceitveis e todos os desvios encontrados, se devidamente investigados e resolvidos. Aps a finalizao da validao, vrios cuidados devem ser tomados para manuteno do status validado do sistema, entre eles: Cumprimento do plano de manuteno preventiva e de calibrao; Change control das modificaes realizadas e avaliao do impacto nas diversas funcionalidades do sistema, por meio da orientao do pessoal tcnico; Auto-inspees do sistema de gua purificada; Monitoramento dos resultados fsico-qumicos e microbiolgicos e anlise de tendncias com estabelecimento de limites de alerta, as quais podem mostrar alguma descontinuidade no sistema, que pode ser tratado proativamente. Obviamente, todo esse controle deve estar embasado em um sistema de qualidade robusto, que garante que as atividades anteriormente descritas so realizadas de maneira adequada e na freqncia adequada.

Ktia Anunciata dos Santos farmacutica-bioqumica graduada pela Faculdade de Cincias Farmacuticas da Universidade de So Paulo (FCF-USP). Possui experincia de mais de dez anos em laboratrios como Stiefel e Boehringer Ingelheim, atuando nos departamentos de validao, garantia de qualidade, auditoria e produo. Atualmente scia da Duowasser Consultoria, Projetos e Qualificao, supervisora de validao da Allergan Produtos Farmacuticos e docente nos cursos de ps-graduao em Gesto e Tecnologia Farmacutica - Engenharia Farmacutica, Gesto e Tecnologia Cosmtica - Engenharia Cosmtica e Formao de Auditores para a Cadeia Farmacutica - Auditoria Farmacutica do Instituto Racine. Eli Alves da Cruz graduado em engenharia eltrica e psgraduado em engenharia de segurana e medicina do trabalho pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Possui experincia em empresas do segmento de papel e celulose e indstria farmacutica, com carreira desenvolvida na rea de manuteno (eltrica/instrumentao) e utilidades, tendo participado da modernizao do setor de utilidades bem como em projetos de mquinas de papel. Foi chefe de energias e manuteno geral na Boehringer Ingelheim do Brasil, onde coordenou todas as atividades de manuteno eltrica, instrumentao, mecnica, civil e utilidades, alm de participar de projetos de automao visando aplicao de novas tecnologias e melhoria constante. Hoje gerente de engenharia e projetos da Zodiac Produtos Farmacuticos S/A. Docente dos cursos de ps-graduao em Gesto e Tecnologia Farmacutica - Engenharia Farmacutica, Gesto e Tecnologia Cosmtica - Engenharia Cosmtica e de outros cursos de extenso do Instituto Racine.

Referncias Bibliogrficas

(1) Collentro, VW. Pharmaceutical Water (System Design, Operation and Validation). Interpharm Press Inc., 1999; (2) FDA Guide to Inspection of High Pure Water Systems. (www.fda.gov/ora/inspect); (3) ISPE BASELINE. Pharmaceutical Engineering Guides. (www.ispe.org); (4) Artiss, DH. Materiais, superfcies e componentes para sistema WFI e outros sistema de tubulaes sanitrias. Pharmaceuical tecnology, 1982; (5) Morellato, F. A influncia do eletropolimento na limpeza e desinfeco de equipamentos nas indstrias de processo. (www.humma.com.br); (6) PDA. Technical Report n. 4. Design Concept for Water for Injection System. 1983; (7) Validation for Water Systems, FDA News and Information. Volume 2, nmero 35, Agosto, 2001.

Frmacos & Medicamentos 50

- Janeiro/Fevereiro de 2008

41

Вам также может понравиться