Вы находитесь на странице: 1из 6

Aula 06: Princpios e Formao dos Contratos.

Classificao dos Contratos Princpios e Formao dos Contratos Princpios: Consensualismo Em regra, os contratos nascem a partir do simples consenso, ajuste entre as partes. Autonomia da Vontade (Liberdade de Contratar) As partes esto livres para contratar se quiserem e, a princ pio, com as cl!usulas que quiserem " #$% C.C. &upremacia da 'rdem ()blica A ordem p)blica (normas de ordem p)blica) est! acima da liberdade contratual " #$% C.C. &ocialidade ' contrato deve atender a uma *un+o social. ' contrato no pode atender apenas os interesses dos contratantes, violando o interesse social. " #$% CC. ,oa"*- As partes devem ser .onestas na *orma+o e na e/ecu+o do contrato, e mesmo depois de sua e/tin+o. " #$$ C.C. ',&0 A boa"*- objetiva *a1 nascer deveres ane/os (laterais, de conduta, derivados, acess2rios), que no dependem do ajuste, e/presso ou t!cito, das partes, e/istindo independentemente da vontade das partes. 'brigatoriedade (Pacta Sunt unilateralmente, da rela+o. Servanda) 's contratantes no podem desistir,

3usti+a Contratual " Em regra, o contrato deve estar equilibrado. 4elatividade A princ pio, o contrato s2 produ1 e*eitos entre as partes.

Formao dos Contratos Fase preliminar " tratativas, negocia+5es preliminares, *ase da puntua+o Esta *ase no vincula, e a desist6ncia da reali1a+o do contrato por uma das partes, a princ pio, no gera responsabilidade civil, salvo m!"*-. (4esponsabilidade pr-"contratual) Proposta A proposta de contrato vincula o proponente7policitante (#$8 C.C.), salvo as e/ce+5es previstas em lei (E/0 parte *inal do #$8 do C.C. e as .ip2teses do #$9 C.C.) ',&0 A proposta deve ser s-ria e c.eia

(ossibilidades de proposta0 - proposta entre presentes a aceita+o deve ser imediata, se reali1ada sem pra1o. - proposta a ausente sem prazo: dei/a de ser obrigat2ria se decorrer tempo su*iciente para c.egar a resposta ao proponente (:pra1o moral;). &e o aceitante retarda a aceita+o, libera"se o proponente< - proposta a ausente com prazo: dei/a de ser obrigat2ria se a aceita+o *or e/pedida ap2s o t-rmino do lapso *i/ado.

- proposta a ausente seguida de retratao: se a retrata+o do policitante c.ega ao con.ecimento do oblato antes da e/pedi+o da aceita+o, a proposta no o obriga. Aceitao pode ser e/pressa ou t!cita.

A aceita+o ocorre no momento em que a resposta - e/pedida pelo oblato (=eoria da E/pedi+o #>#,caput. C.C.), salvo nas .ip2teses em que se adota a =eoria da 4ecep+o. (pela qual a aceita+o acontece quando a resposta - recebida pelo proponente). " Contraproposta: - a aceita+o modi*icativa, que ocorre quando o oblato modi*ica a proposta, acrescentando ou retirando algo. ?este caso, no .! *orma+o do contrato, transformando-se em proposta a resposta dada ao proponente. (art. #>% CC) " Aceitao Tardia: a aceita+o *ora do pra1o no cria o contrato, e/ceto se o pr2prio proponente aceitar convalid!"la. " Retratao do Aceitante: s2 - v!lida se o contrato ainda no se *ormou, devendo a retrata+o c.egar antes da aceita+o ou em conjunto com ela (art. #>> do CC). omento da concluso do Contrato.

" @orma+o dos contratos por correspond6ncia (.oje ditos entre ausentes)0 A! intervalo entre aceita+o e proposta. B necess!rio *i/ar o momento em que o contrato se *orma, j! que a proposta e a aceita+o surgem em momentos distintos. Cois sistemas b!sicos regulam tal situa+o0 !. "nformao: ' contrato reputa"se conclu do quando o proponente toma con.ecimento e*etivo da aceita+o, lendo, por e/emplo, o seu conte)do.

#. $eclarao0 divide"se em tr6s subsistemas0 " % sistema da simples aceitao0 o contrato se *orma no momento em que o destinat!rio da proposta declara a aceita+o, independente de e/pedi"la ou tornar"l.e con.ecida do policitante< "" % sistema da e&pedio0 a celebra+o do contrato se opera quando a comunica+o da aceita+o - e/pedida (carta, telegrama, etc.). Aqui, cria"se crit-rio objetivo para a a*eri+o do momento de *orma+o do contrato, que ocorre com os atos materiais de e/pedi+o da resposta. B o sistema adotado pela legisla+o brasileira (art. #># do CC), embora de *orma mitigada, con*orme demonstra o art. #>D CC.

""" % sistema da recepo0 o contrato aper*ei+oa"se no momento em que o policitante recebe a resposta dada a sua o*erta, no sendo necess!rio que tome con.ecimento do teor da resposta, mas to somente que a resposta c.egue ao local onde possa estar dispon vel ao con.ecimento do proponente< 'ugar dos Contratos:

A importEncia de *i/ar o lugar dos contratos prende"se a necessidade de determinar a compet6ncia dos tribunais e a escol.a da lei no tocante ao espa+o.

( Contratos entre presentes0 o lugar do contrato - o local onde *oi celebrado. ( Contratos entre ausentes0 lugar do contrato - o local onde *oi proposto. (art. #>F do CC 7 art. GH, I $H da LJCC)

Ce acordo com o atual C2digo Civil ,rasileiro, os Contratos so classi*icados da seguinte *orma0 Contratos considerados em si mesmos: )uanto a sua natureza *efeitos+: Contratos ,nilaterais % cria obriga+o somente para uma das partes (E/. doa+o pura) Contratos -ilaterais % cria obriga+o para ambos os contratantes (E/. Compra e Venda) Contratos Plurilaterais % cont-m mais de duas partes (E/. &ociedade) Contratos .nerosos % ambos os contratantes obt6m vantagens e Knus rec procos (E/. Compra e Venda) /u0di1idem em: Comutati1os % presta+5es certas e determinadas. As partes podem antever que vantagens e Knus geralmente se equivalem (E/. Compra e Venda Aleat2rios % pelo menos um dos contratantes no pode no pode antever a vantagem que receber! em troca da presta+o. Caracteri1a"se pela incerte1a " !lea L sorte, risco, acaso (E/. 3ogo, Aposta, &eguro) Contratos 3ratuitos % somente uma das partes au*ere bene* cio ou vantagem (E/. Coa+o pura) )uanto a sua formao: Contratos Parit4rios % *orma tradicional, onde as partes discutem livremente as condi+5es. As partes esto em situa+o de igualdade. Contratos por Adeso % no permitem discusso de condi+5es devido a preponderEncia de vontade de um dos contratantes. Contrato previamente con*eccionado onde o outro contratante somente adere, no podendo modi*icar suas condi+5es (E/. Cons2rcio, &ervi+os ()blicos) Contratos Contra(tipo *Formul4rio+ % previamente *ormulado, por-m suscet vel de altera+5es e normalmente .! espa+os para incluso de dados. ?o .! cl!usulas impostas e e/iste equival6ncia entre os contratantes (E/. Alguns contratos banc!rios)

)uanto a sua forma: Contratos Consensuais % se *ormam e/clusivamente pelo acordo de vontades (E/. Compra e Venda de bens m2veis) Contratos /olenes % devem obedecer a *orma prescrita em lei para se aper*ei+oar (E/. Compra e Venda de Jm2veis, (acto Antenupcial) Contratos Reais % e/igem al-m do consentimento, a entrega da coisa (traditio) do objeto (E/. Cep2sito, M)tuo, Comodato)

)uanto a sua denominao: Contratos 5ominados % tem denomina+o pr2pria no ordenamento jur dico. Esp-cies contratuais que servem de base N *i/a+o de modelos, esquemas ou tipos de regulamenta+o espec *ica da lei. &o os vinte e tr6s contratos nominados no C2digo Civil. Contratos "nominados % no tem denomina+o pr2pria no ordenamento jur dico.

Contratos Tpicos % so regulados pela lei. ?ormalmente todo contrato nominado - t pico e vice"versa. Contratos Atpicos % acordo de vontades que no tem caracter stica e requisitos de*inidos em lei Contratos istos % contrato t pico onde se acrescenta cl!usulas criadas pela vontade dos contratantes Contratos Coligados % contratos distintos, por-m ligados por um ne/o *uncional, por cl!usula acess2ria, impl cita ou e/pl cita (E/. Compra autom2vel e gasolina, compra autom2vel e arrenda garagem, compra casa de praia e loca"a para veraneio) ,nio de Contratos % contratos distintos e autKnomos, que somente so reali1ados ao mesmo tempo ou em um mesmo documento. V nculo meramente e/terno (E/. Compra de im2vel e repara+o de outro pr-dio) )uanto ao o06eto: Contratos Patrimoniais % o objeto entende"se patrimonial estritamente dito Contratos Pessoais % atinentes a alguma presta+o do contratante ou de outrem em seu lugar Contratos /ociais % visam interesse da coletividade )uanto a tempo de sua e&ecuo: Contratos de 7&ecuo "mediata ou "nstant8nea % consumam num s2 ato (E/. Compra e venda N vista) Contratos de 7&ecuo $iferida % consumam num s2 ato, por-m em um momento *uturo (E/. Compra com entrega em determinada data) Contratos de Trato /ucessi1o ou de 7&ecuo Continuada *presta9es+ % cumprem por meio de atos reiterados (E/. Compra e venda a pra1o, loca+o) )uanto a pessoa do contratante: Contratos Pessoais % celebrado em aten+o Ns qualidades pessoais de um dos contratantes, que no pode ser substitu do por outrem (E/. Contrata+o de determinado ator para um evento) Contratos "mpessoais % a obriga+o pode ser cumprida indi*erentemente pelo obrigado ou por terceiro (E/. Entrega de bens, transporte, servi+os) Contratos "ndi1iduais % vontades so individualmente consideradas, mesmo que envolva v!rias pessoas (E/. Compra e Venda) Contratos Coleti1os % acordo de vontades entre duas pessoas jur dicas de direito privado, representativas de categorias pro*issionais (conven+5es coletivas)

Contratos reciprocamente considerados: Contratos Principais % tem e/ist6ncia pr2pria, autKnoma e no depende de qualquer outro (E/. Loca+o) Contratos Acess2rios % depende da e/ist6ncia de outro contrato para sua e/ist6ncia (E/. @ian+a, pen.or, .ipoteca) Contratos $eri1ados % derivam de outros contratos (E/. &ubloca+o)

Caso Concreto

(=37(A $DDG adaptada) 3os- da &ilva, brasileiro, solteiro, empres!rio, residente N 4ua dos 'itis n. %F$F, ,el-m7(A, pactuou com a empresa &eguro &7A contrato de seguro de vida, tendo pago $#D presta+5es. Em *evereiro de $DD9, veri*icou a perda do carn6 de pagamento e comunicou o *ato ao seu corretor de seguros que, prontamente a*irmou poder receber as presta+5es vencidas, em esp-cie, mediante recibo. Ap2s o pagamento de cinco presta+5es, *oi noti*icado pela compan.ia de seguros de que sua ap2lice .avia sido cancelada por *alta de pagamento. &urpreso e temeroso pelo *ato, uma ve1 que *ora comunicado que seria portador de doen+a grave e incur!vel, propKs a+o de consigna+o em pagamento das quantias impagas. ' autor adu1iu a circunstEncia de que sua rela+o contratual sempre *oi pautada pelo cumprimento das obriga+5es contratuais e alegou que, com base no princ pio da boa"*-, o seu ato de con*ian+a no corretor que prestaria servi+os para outras empresas e tamb-m para a r-, com a venda dos seus produtos e servi+os, estaria plenamente justi*icado. (or outro lado, agora, quando iminente a possibilidade do sinistro, com o consequente cancelamento do valor previsto no contrato, no poderia ser prejudicado. A r-, regularmente citada, apresentou contesta+o e requereu a incluso do corretor de seguros no polo passivo como litisconsorte, o que restou inde*erido. ?o .ouve concilia+o. Ciante deste conte/to0 a) Classi*ique o contrato de seguro de vida. 3a0arito0 ' contrato se seguro de vida - bilateral, oneroso, comutativo para o segurado e aleat2rio para a seguradora, de adeso e de e/ecu+o continuada. b) Aplicam"se ao caso as regras do CCC. E/plique sua resposta. 3a0arito0 ' CCC - plenamente aplic!vel aos contratos de seguro, con*orme art. >o., I$o., CCC. c) ' inadimplemento do segurado pode ser relevadoO 3usti*ique sua resposta com base nos princ pios contratuais. 3a0arito0 A boa"*- se presume e a m!"*- se prova. Assim, apresentados os recebidos emitidos pelo corretor, a boa"*- de 3os- resta demonstrada. =rata"se de princ pio que est! presente em todas as *ases contratuais e no contrato de seguro possui previso espec *ica no art. 8PF, CC. Al-m disso, presente a *un+o social, que possibilita a distribui+o justa de rique1as. ?o se pode a*irmar no caso que .ouve inadimplemento de 3os- uma ve1 que o corretor se presume representante legal da seguradora con*orme art. 88F, CC e, por isso e em virtude dos princ pios antes apontados, tem ra1o 3os- em pleitear a continuidade do contrato. )uesto .06eti1a ! (=34' $D%$) As tratativas para a celebra+o de um contrato representam0 a. Cireito potestativo. b. Cireito conservativo. c. Cireito condicional. d. E/pectativa de direito. e. Cireito eventual. 3a0arito0 Letra C. )uesto .06eti1a # (JQ 'A, $D%>) Em %$.DG.%$, & lvio adquiriu de Maur cio, por contrato particular de compra e venda, um autom2vel, ano $D%%, por 4R >#.DDD,DD (trinta e quatro mil reais). Vinte dias ap2s a celebra+o do neg2cio, & lvio tomou con.ecimento que o ve culo apresentava avarias na

suspenso dianteira, tornando seu uso impr2prio pela aus6ncia de seguran+a. Considerando que o v cio apontado e/istia ao tempo da contrata+o, de acordo com a .ip2tese acima e as regras de direito civil, assinale a a*irmativa correta. a. & lvio ter! o pra1o de do1e meses, ap2s o con.ecimento do de*eito, para reclamar a Maur cio o abatimento do pre+o pago ou des*a1imento do neg2cio jur dico em virtude do v cio oculto. b. Mauricio dever! restituir o valor recebido e as despesas decorrentes do contrato se, no momento da venda, descon.ecesse o de*eito na suspenso dianteira do ve culo. c. Caso &ilvio e Maur cio estabele+am no contrato cl!usula de garantia pelo pra1o de GD dias, o pra1o decadencial legal para reclama+o do v cio oculto correr! independentemente do pra1o da garantia estipulada. d. Caso &ilvio e Mauricio ten.am inserido no contrato de compra e venda cl!usula que e/clui a responsabilidade de Mauricio pelo v cio oculto, persistir! a irresponsabilidade de Maur cio mesmo que este ten.a agido com dolo positivo. 3a0arito0 Letra , " arts. ##>, ##F e ##P, CC.

Вам также может понравиться

  • Aula 01 PDF
    Aula 01 PDF
    Документ29 страниц
    Aula 01 PDF
    danilostilo
    Оценок пока нет
  • BD Relacional
    BD Relacional
    Документ32 страницы
    BD Relacional
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • 574362
    574362
    Документ6 страниц
    574362
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Mandado de Injunção
    Mandado de Injunção
    Документ6 страниц
    Mandado de Injunção
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Veja Gabarito - Edital - 8542464bc74
    Veja Gabarito - Edital - 8542464bc74
    Документ55 страниц
    Veja Gabarito - Edital - 8542464bc74
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Mandado de Injunção
    Mandado de Injunção
    Документ6 страниц
    Mandado de Injunção
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • AV1 de Fundamento Das Ciências Sociais
    AV1 de Fundamento Das Ciências Sociais
    Документ4 страницы
    AV1 de Fundamento Das Ciências Sociais
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Ponto Dos Concursos Raciocinio 0 - Sergio Carvalho
    Ponto Dos Concursos Raciocinio 0 - Sergio Carvalho
    Документ9 страниц
    Ponto Dos Concursos Raciocinio 0 - Sergio Carvalho
    Antonio Junior Silva
    Оценок пока нет
  • TI - Ciclo de Vida de Um Software
    TI - Ciclo de Vida de Um Software
    Документ14 страниц
    TI - Ciclo de Vida de Um Software
    Anderson Marques Neto
    Оценок пока нет
  • Remédios Constitucionais
    Remédios Constitucionais
    Документ7 страниц
    Remédios Constitucionais
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • 397487
    397487
    Документ2 страницы
    397487
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Penal-Crimes Contra Patrimonio
    Penal-Crimes Contra Patrimonio
    Документ17 страниц
    Penal-Crimes Contra Patrimonio
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Regimes de Bens No Casamento
    Regimes de Bens No Casamento
    Документ10 страниц
    Regimes de Bens No Casamento
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Universidade Estácio de Sá - Campus Resende Disciplina: Tópicos de Direito Civil Prof. Ciro Ferreira Dos Santos
    Universidade Estácio de Sá - Campus Resende Disciplina: Tópicos de Direito Civil Prof. Ciro Ferreira Dos Santos
    Документ13 страниц
    Universidade Estácio de Sá - Campus Resende Disciplina: Tópicos de Direito Civil Prof. Ciro Ferreira Dos Santos
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Top Civ Aula 06
    Top Civ Aula 06
    Документ6 страниц
    Top Civ Aula 06
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Top Civ Aula 06
    Top Civ Aula 06
    Документ6 страниц
    Top Civ Aula 06
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • 397487
    397487
    Документ2 страницы
    397487
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • 581262
    581262
    Документ4 страницы
    581262
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • 397505
    397505
    Документ3 страницы
    397505
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • 619546
    619546
    Документ16 страниц
    619546
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Top Civ Aula 01
    Top Civ Aula 01
    Документ14 страниц
    Top Civ Aula 01
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • 581262
    581262
    Документ4 страницы
    581262
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Top Civ Aula 03
    Top Civ Aula 03
    Документ6 страниц
    Top Civ Aula 03
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Penal-Crimes Contra Patrimonio
    Penal-Crimes Contra Patrimonio
    Документ17 страниц
    Penal-Crimes Contra Patrimonio
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Top Civ Aula 02
    Top Civ Aula 02
    Документ4 страницы
    Top Civ Aula 02
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Top Civ Aula 07
    Top Civ Aula 07
    Документ11 страниц
    Top Civ Aula 07
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Estado de Filiacao
    Estado de Filiacao
    Документ4 страницы
    Estado de Filiacao
    ms6675
    Оценок пока нет
  • Top Civ Aula 04
    Top Civ Aula 04
    Документ6 страниц
    Top Civ Aula 04
    martinssucesso
    Оценок пока нет
  • Top Civ Aula 05
    Top Civ Aula 05
    Документ7 страниц
    Top Civ Aula 05
    martinssucesso
    Оценок пока нет