Вы находитесь на странице: 1из 1

sin med

em ao
Carta do Presidente da Fenam aos Mdicos e Mdicas do Brasil
Colegas Mdicos e Mdicas do Brasil, Sabemos que 2013 foi um ano difcil, o governo comprou um confronto com a categoria mdica, com uma violncia poucas vezes vista. Na nsia de confrontar e nos jogar contra a sociedade apelou de forma vil para as agresses mais gratuitas, as s im fomos taxados de burgueses, xenfobos, racistas, desumanos, e outras adjetivaes mais baixas ainda. Faz parte, infelizmente, da poltica deste governo, dividir a sociedade entre ricos e pobres, brancos e negros, e ns fomos escolhidos, dentro de um plano de marketing, para sermos jogados para a ira dos outros profissionais da sade e da sociedade, desassistida pelo descaso do governo. A categoria mdica foi tomada pelo governo como vil, para fugir de seus imensos fracassos na gesto da sade.
Nesse jogo poltico pesado, visando o ano eleitoral, o governo tentou sufocar nossa categoria, justamente por suas caractersticas de independncia, boa formao intelectual, posio crtica em relao a gesto, possuir ideias sobre como deveria funcionar a sade, no cooptao pelo projeto poltico do governo, capacidade de articulao e organizao. E o governo nos elegeu inimigos e decretou guerra. Nesse contexto natural que surjam as dvidas. Nossas instituies nos representam, nossos lideres esto preparados para esse enfrentamento, eles defendem realmente os nossos interesses? E os Sindicatos, eles so importantes, quem me representa das entidades mdicas, o que dizem as leis?

RN

Pela legislao, quem tem prerrogativas para defender e representar os mdicos so os sindicatos, da que a contribuio sindical deve ser paga anualmente de forma compulsria. Essa contribuio obrigatria, porque os sindicatos representam todos os mdicos de sua base. No h categoria forte sem instituies fortes. Durante algum tempo os sindicatos passavam a impresso de serem aparelhos polticos de partidos ou do governo, e algumas vezes foram. Mas a crescente cobrana dos mdicos, as responsabilidades de negociar pela categoria num mbito de reajustes conquistados s custas de duros embates, diferente da poca da inflao e da indexao, tem forjado um modelo de atuao mais sintonizado com as expectativas da categoria, da as lutas permanentes por condies de trabalho e remunerao justa. H muitas queixas de que as Entidades no tem representado altura os mdicos Brasileiros, eu com toda humildade digo que nunca a Fenam trabalhou tanto, temos procurado responder s demandas da categoria, com mobilizaes, manifestaes, greves, aes judiciais, temos participado de audincias no congresso e nos tribunais defendendo a categoria.
Perguntam muito porque no fizemos ou no fazemos uma greve geral dos mdicos brasileiros, contra essas medidas do governo que tem infernizado a nossa vida. Digo que estamos atento s oportunidades e eu bem que desejaria liderar uma greve geral dos mdicos, mas para isso h um ritual da lei, a necessidade de apoio da maioria nas assembleias dos sindicatos. Apesar da posio das redes sociais favorvel, isso no se materializou ainda como um desejo dos mdicos nas assembleias. E o pior que poderia acontecer para uma Entidade seria conduzir seus representados para uma luta desorganizada. Temos tido reunies frequentes com os Sindicatos, as questes locais sempre foram mais motivadoras que as nacionais, mas trs fatos deslocaram a luta para o eixo nacional, a questo dos mdicos federais, os vetos ao ato mdico e o programa mais mdicos. E ultimamente a demisso de brasileiros para serem substitudos pelos mdicos Cabos eleitorais do governo. Estamos avaliando se essas questes de fato motivam as bases, se isso for real talvez 2014 seja o ano de aes mais fortes. [...]S teremos categoria forte se tivermos as Entidades fortes. Desafios sempre teremos, e nossa capacidade de reagir, resistir, enfrentar, avanar ser testada exaustivamente nesses prximos anos. Essas lutas no me intimidam, nem as dificuldades que atravessaremos me desanimam. Uma coisa no entanto necessria que a luta por condies de trabalho e remunerao justa de cada um seja de todos, que nos unamos e participemos nas horas que formos convocados para manifestaes, paralisaes, audincias, votaes no congresso ou greves. H muitas formas de luta, a greve geral to cobrada nas redes sociais apenas uma delas. Certos de que estaremos juntos nas lutas e desafios de 2014, desejo a todos que consigamos, com os frutos dessas lutas, o exerccio tico, cientfico e humano que sonhamos para a nossa profisso. Os Sindicatos existem para garantir isso. a luta que faz com que no sejamos mera convenincia simblica. Geraldo Ferreira - Pres. Fenam e Sinmed RN twitter: @sinmedrn facebook.com/sinmedrn

www.sinmedrn.org.br | comunicacao@sinmedrn.org.br

Вам также может понравиться