Вы находитесь на странице: 1из 4

26/02/13

A NARRATIVA POTICA DE ROUSSEAU: um breve olhar sobre o Eu em As confisses

A NARRATIVA POTICA DE ROUSSEAU: um breve olhar sobre o Eu em As confisses


MARIA DE LOURDES DIONIZIO SANTOS mlourds@hotmail.com
Mestranda em Estudos Literrios pela Universidade Estadual Paulista UNESP Campus de Araraquara

Falar de Rousseau correr um certo risco quando lembramos de sua controvertida personalidade. Mas, ao mesmo tempo, provocante, em se tratando de sua contribuio para o avano no campo do conhecimento, quer seja a literatura, a poltica, a educao, ou a formao cultural como um todo. Sua referncia se faz imperativa. pensando desse modo, que propomo-nos aqui, fazer uma breve relao entre As confisses de Rousseau e a narrativa potica. Observando a narrativa de sua obra, percebemos s-la de uma poeticidade fascinante, cuja marca nos conduz a uma reflexo sobre o Eu-potico, presente em As confisses. Muito embora essa relao que pretendemos estabelecer seja apenas uma rpida apreciada (visto que os exemplos so inesgotveis), em algumas passagens que ressaltam aos nossos olhos, nessa obra autobiogrfica. Sabendo-se que a narrativa potica um gnero de discusso recente no meio literrio liderado por Tadi e M. Schneider entre outros tm ocupado, de certa forma, as margens desse meio, podendo, contudo, ser aplicado temtica rousseauniana. Uma vez que Rousseau, desde os primrdios do Romantismo, faz da poesia a expresso do indivduo, conferida em sua obra (As confisses, Dilogos e Devaneios), bem como traz o homem de forma dicotomizada pela sua atitude paradoxal "razo-conscincia". Essa dicotomia proposta por Rousseau leva o homem ao autoconhecimento. A conscincia, sentimento interior, segundo Flvia Moretto, domina a razo e a obriga a agir pela sua interiorizao subjetiva. Esse sentimento romntico, onde o conhecimento est centrado no eu presente em toda obra de Rousseau, especificamente em As confisses. A narrativa potica - de acordo Jean-Yves Tadi a forma narrativa que capta do poema os seus meios e os seus efeitos, considerando as tcnicas pertinentes ao romance e ao poema, simultaneamente. Considerando essa definio de Tadi a respeito da narrativa potica, remetemos ao intuito formal do Romantismo ao se opor ao classicismo, quando, no seu af da liberdade de expresso, lanou, pioneiramente, a poesia na forma narrativa. Aqui nos deparamos com o exemplo de Rousseau. Como acontece na narrativa potica, lugar de expresso lrica do autor, em que este se utiliza do tempo e do espao para falar de si uma forma de buscar o seu eu no mito narcsico vamos encontrar em As confisses, um narrador-personagem eu faz um retorno sua vida e nos lana a sua histria romanceada e recria sua vida, perpetuando-a.
www.unicamp.br/~jmarques/cursos/2001rousseau/mlds.htm 1/4

26/02/13

A NARRATIVA POTICA DE ROUSSEAU: um breve olhar sobre o Eu em As confisses

Vejamos o nvel de vaidade do narrador, j no incio da Primeira Parte de As confisses:


"Tomo uma resoluo de que jamais ouve exemplo e que no ter imitador. Quero mostrar aos meus semelhantes um homem em toda a verdade de sua natureza, e esse homem serei eu. Somente eu. Conheo meu corao e conheo os homens. No sou da mesma massa daqueles com quem lidei; ouso crer que no sou feito como os outros. Mesmo que no tenha maior mrito, pelo menos sou diferente. Se a natureza fez bem ou mal quando quebrou a frma em que me moldou, o que podero julgar somente depois que me tiverem lido" [ROUSSEAU. As confisses, Primeira Parte, p. 15]

Em As confisses, o narrador o prprio autor e conta o que quer, alonga ou encurta o tempo a seu gosto e organiza a narrativa de forma potica:
"Senti antes de pensar; o destino da humanidade. Mais do que qualquer outro eu o experimentei. Ignoro o que fiz at os cinco ou seis anos. No sei como aprendi a ler; lembro-me somente das minhas primeiras leituras e do efeito que me produziram: o tempo de onde comeo a contar sem interrupo a conscincia de mim mesmo. Minha me tinha deixado romances; pusemo-nos a l-los depois da ceia, meu pai e eu. A princpio no se tratava seno de me exercitar na leitura por meio de livres que divertissem; em breve, porm, o interesse tornou-se to vivo que lamos alternadamente, sem interrupo, e passvamos noites assim ocupados. No podamos abandonar a leitura seno no fim do volume. Algumas vezes meu pai, ouvindo as madrugadas andorinhas, dizia muito envergonhado: Vamos nos deitar; sou mais criana do que tu". [p. 18]

Na obra As confisses, acontece o desenvolvimento do EU/ROUSSEAU, atravs da imaginao, mecanismo ou dom do homem, utilizado para suprir as lacunas da memria. A propsito das lacunas da memria pode relembrar ainda, no incio da Primeira Parte, das Confisses, um fato que levou Rousseau a se apaixonar pela msica:
"Estou convencido de que a ela devo o gosto, ou melhor, a paixo pela msica que somente muito depois de desenvolver em mim. Sabia uma quantidade prodigiosa de rias e canes que cantava com um fiozinho de voz muito suave. A serenidade dalma dessa excelente moa dela afastava, bem como de tudo o que a cercava, os devaneios e as tristezas. A atrao que seu canto exercia em mim foi tal que no somente sempre conservei na memria vrias de suas canes, como me acontece mesmo, hoje que a perdi, que vrias delas, totalmente esquecidas desde a infncia, vo voltando lembrana medida que envelheo com um encanto que no consigo exprimir. Acreditaro que eu, velho caduco, consumido pelas preocupaes e pelos trabalhos, me surpreendo algumas vezes a chorar, como uma criana, cantarolando essas pequenas rias com uma voz j trmula e cansada? H uma, principalmente, que me vem completa quanto msica, mas a segunda metade da letra tem se recusado constantemente a todos os meus esforos para lembr-la, embora conserve as rimas confusamente. Eis o comeo e tudo o que consigo lembrar-me da parte final" [p. 21-22]

O artista romntico em seu devaneio nivela-se a Deus e condena a sociedade, desvirtuadora do homem. clebre a frase de Rousseau, na qual ele afirma que o homem nasce bom, porm a sociedade o corrompe. Rousseau, como um grande romntico, se interessa pela natureza humana. Nesse interesse, rompe o gnio que mantm aberto o canal EU e NO-EU. O romance potico marcado, portanto, por uma narrativa pessoal, onde existe um EU rousseauniano muito grande. Esse um fator que aproxima os gneros Romantismo e Narrativa Potica. As confidncias, peculiares ao lirismo o eu-potico so freqentes em As confisses,
www.unicamp.br/~jmarques/cursos/2001rousseau/mlds.htm 2/4

26/02/13

A NARRATIVA POTICA DE ROUSSEAU: um breve olhar sobre o Eu em As confisses

como constante a presena do narrador, contrapondo-se ao tempo, que descontnuo e o momento axial acontecimento importante espera para dar rumo s coisas, torna-se o ponto de retorno do personagem. A Narrativa Potica e o Romantismo rousseauniano estabelecem uma ligao estreitssima entre o personagem e a paisagem. Na semntica espacial de As confisses, presenciamos o deslumbramento de Rousseau ao entrar em contato com o campo, experincia ainda no desfrutada por ele que vivia preso aos cuidados dos parentes, e tomado pelos estudos e pela leitura:
"O campo era coisa to nova para mim que no podia deixar de goz-lo. Tomei por ele um amor to forte que nunca pde extinguir-se. A lembrana dos dias felizes que ali passei fez com que tivesse saudades daquela estadia e de seus prazeres, em todas as idades, at quela que para l me levou novamente. (...) A simplicidade campestre da vida campestre me fez um bem inestimvel ao abrir meu corao amizade" [p. 23-24].

A natureza e a sociedade so os lugares onde o mundo e sua histria (da humanidade) esto circunscritas. Esse lugar privilegiado est sempre ligado ao xtase, na narrativa potica. Nesta, embora haja sempre uma oposio, para um espao positivo, existe um negativo, e o narrador vai escolher ou determinar qual ser positiva ou vice-versa. Essa estrutura binria ope aparncia e realidade. Tal oposio introduz o mito-Espao transcendente, cujo objeto a busca do saber e/ou do poder, em geral. O espao da narrativa potica, intervm na narrao e determina os acontecimentos e o destino. o que podemos conferir na seguinte passagem de As confisses, a propsito do amor que uniu seus pais: "Ambos ternos e sensveis... O destino, que parecia contrariar-lhes a paixo,no fez seno aliment-la". A obscura verdade que o espao cotem descoberta pelo caminho trilhado pelo personagem. Assim, a narrativa em As confisses perde em nmero de personagem, mas ganha em espao, cujos lugares privilegiados constituem cenrios favoritos e recorrentes. o lugar das imagens. A me de Rousseau era sensata, virtuosa e linda; "a beleza de minha me, seu esprito, seus dons, atraram-lhe homenagens". Essa uma pequena amostra da possibilidade de um olhar sobre a obra de Rousseau que poderia ser mais aprofundada de maneira minuciosa. Contudo, no o faremos no momento por razes que no caberia justifica-las aqui. Fica o desejo de retoma-lo numa outra oportunidade, onde talvez o aprofundemos mais e possamos assim elucidar com mais exemplos o nosso prximo estudo.

Bibliografia Citada:
MORETTO, Flvia M. L. Introduo. In: MORETTO, Flvia M.(Org.). Caminhos do decadentismo francs. Traduo por Flvia M. L. Moretto. So Paulo : Perspectiva; Edusp, 1989. (Coleo Textos; 9). ROUSSEAU, Jean-Jacques. Rousseau. As confisses.Traduo por Wilson Louzada. Rio de Janeiro : Tecnoprint, 1965. (Clssicos de Bolso Edies de Ouro guia de Ouro AG 1219). Traduo de: Les confessions.
www.unicamp.br/~jmarques/cursos/2001rousseau/mlds.htm 3/4

26/02/13

A NARRATIVA POTICA DE ROUSSEAU: um breve olhar sobre o Eu em As confisses

SCHNEIDER, Marcel. Le roman potique. La Revue de Paris, 1962. TADI, Jean-Yves. Le rcit potique. Paris : Gal1imard, 1997. (Coletion Tel).

www.unicamp.br/~jmarques/cursos/2001rousseau/mlds.htm

4/4

Вам также может понравиться