Вы находитесь на странице: 1из 10

VITAMINAS E MINERAIS COM SUAS FUNES

(Foram extrados os elementos no vegetarianos)

VITAMINAS

FUNES / IMPORTNCIA

CARNCIA / EXCESSO Carnciacegueiranoturna,leses e ressecamento de pele e mucosas, retardo no crescimento ExcessoPerdadeapetite, amarelamento da pele, queda de cabelo, pele seca, fragilidade ssea.

Importante para a sade da pele, olhos, dentes, cabelos e Vitamina A ossos. Ajuda no crescimento e aumenta a resistncia de infeces em crianas. Importante para o funcionamento dos msculos e Vitamina B1 crebro, facilita a absoro Tiamina dos glicdios principalmente no crebro.

Vitamina B2 Riboflavina

Vitamina B3 Nicotinamida/ cido nicotnico ou niacina

Reduo do apetite, cansao, obstipao, irritabilidade fcil, esquecimento, raciocnio lento, inchao dos ps e mos, perda de peso, debilidade muscular, fraqueza, taquicardia. Sensibilidade ocular (coceira, Favorece o crescimento, ardncia, fotossensibilidade), dor de formao das clulas cabea frontal, lngua inchada e vermelhas do sangue, avermelhada, queilose (rachaduras integridade da pele, mucosas e nos cantos da boca), seborria, da viso. leses na pele. A carncia severa causa a Pelagra (doena caracterizada pr 3D=dermatite, demncia, diarria) , Importante para a produo de tremores, lngua amarga. Alm de energia nas reaes celulares. fraqueza musculares, diminuio do apetite, indigesto, insnia, fadiga. Seu excesso pode causar o esgotamento do msculo cardaco.

Importante para a integridade Vitamina B5 da pele e mucosas, sade Sua carncia pode causar dores de cido capilar, e nos processos de cabea, nuseas e vmitos. Pantotnico cicatrizao. Sua carncia causa cansao, vertigens, irritabilidade, Atua nos processos de : convulses,, leses na pele, anemia, obteno de energia dos sonolncia, depresso, perda de Vitamina B6 alimentos, regulao da apetite. Piridoxina presso arterial e funo Fatoresquelevamcarncia cardaca, produo de pacientes cardacos, alcoolismo, uso anticorpos de anticoncepcionais, idosos, adolescentes.

Vitamina B9 Atua em diversas funes cido Flico metablicas.

Sua carncia causa transtornos neurolgicos e cutneos, anemia, alteraesdigestivasdiarria-, gengivites.

Sua carncia causa anemia com os sintomas de cansao, falta de ar, palidez cutnea, dores de cabea, irritabilidade, predisposio Atua na formao dos Vitamina B12 infeces, perda de memria, glbulos vermelhos do sangue, diarria e reduo da absoro de na integridade das clulas Cianocobalam nutrientes, inflamao na lngua. nervosas da pele, e na ina Fatoresquelevamcarncia formao do DNA. cirurgia intestinal, uso abusivo de anticidos, lcool, tabagismo, doenas gstricas (gastrite, gastroenterites, etc.). Sua carncia causa alteraes na pele, palidez, perda de apetite, dores musculares, insnia, dores no peito, aumento de colesterol, cansao, nuseas, transtornos mentais.

Biotina

Auxilia na digesto das gorduras e em vrias reaes qumicas do organismo.

Um dos fatores que levam carncia o uso em grande quantidade de clara de ovo crua. Previne hemorragias, protege Fadiga, falta de apetite, os pulmes da ao dos emagrecimento, feridas na boca, resfriados e poluentes. Auxilia fragilidade capilar, hemorragias, Vitamina C na absoro de ferro presente queda de cabelos. nos alimentos vegetais, ATENO: Suas necessidades so mantm a integridade da pele aumentadas em perodo de estresse e e mucosas e auxilia na por fumantes. Carnciaraquitismo,fragilidade Contribui para a formao dos ssea (fraturas), dentes fracos, ossos e dos dentes, previne o deformidades esquelticas. Vitamina D raquitismo. Facilita a absoro Excessocalcificaossea do clcio e fsforo. excessiva, clculos renais, dor de cabea, nuseas e diarria. antioxidante e atua protegendo a membrana celular, ajudando a retardar o envelhecimento. CarnciaAnemiae envelhecimento precoce, alm de alteraes musculares.

Vitamina E

Carnciadeficinciana coagulao sangnea, hemorragias. Vitamina K Fundamental para a coagulao sangnea. Excessohemorragiascomplacas vermelhas na pele. FUNES / IMPORTNCIA

MINERAIS

CARNCIA / EXCESSO Carncialentidodemovimentos, fraqueza e cibras musculares, apatia, falta de apetite reduo do volume urinrio, convulses.

Sdio (Na)

ExcessoPressoalta,doresde cabea, delrio, parada respiratria, eritema da pele. Carnciavmitos,distenso abdominal, reduo ou ausncia de Atua no equilbrio de gua do reflexos, dificuldade para respirar, organismo, ajuda no hipotenso (presso baixa), armazenamento de protenas dilatao cardaca, arritmia, musculares, na funo renal, Potssio (K) fraqueza muscular. na contrao do msculo do Excessocibras,paralisia corao e na tonicidade muscular, confuso mental, muscular, promove tambm o distrbios cardacos, respirao crescimento celular fraca, dor nas extremidades do corpo, parestesia. Atua na construo de ossos e Carnciadeformidadessseas (osteoporose, osteomalcia e dentes, na coagulao raquitismo), convulses, paralisia sangnea. Tendo tambm muscular, hipertenso. papel fundamental na Clcio (Ca) contrao e relaxamento ExcessoCalcificaoexcessiva muscular, necessrio para dos ossos e tecidos moles, transmisso nervosa e interferncia na absoro do ferro, regulao dos batimentos falncia renal, comportamento cardacos. anormal (psicose). Carnciadorssea,osteomalcia, hipoparatiereoidismo, resistncia Integra a estrutura dos ossos e insulina, delrios, perda de memria, dentes, atua na contrao taquicardia, cibras, dores muscular e participa musculares. ativamente no metabolismo Excessoconfusomental, dos carboidratos. sensao de peso nas pernas, hipertenso.

essencial a motilidade e excitabilidade muscular e na distribuio orgnica de gua e volume sangneo

Fsforo (P)

Magnsio (Mg)

Carnciaperdadeapetite,nusea, Est envolvido na formao de vmito, sonolncia, tremores, ossos e dentes, no taquicardia, arritmia, atraso no funcionamento do sistema crescimento. nervoso e muscular, e na Excessopressobaixa,problemas formao de protenas. respiratrios, distrbios no rtimo cardaco.

Ferro (Fe)

Carnciaanemia,dordecabea, fadiga, baixa resistncia a infeces, Est envolvido na funo fraqueza, feridas canto da boca, imunolgica, essencial para diminuio do paladar a formao e transporte da hemoglobina, e tem um papel Excessogastometablico,dorde importantssimo no transporte cabea, convulses, nuseas, respiratrio de oxignio e gs vmitos, febre, suor, presso baixa. carbnico. Participa do metabolismo dos nutrientes (carboidratos, lipdios e protenas), tambm est envolvido na funo de defesa do organismo e expresso da informao Carnciaretardonocrescimento, atraso na maturao sexual, diminuio do paladar, leses na pele, falta de apetite. Excessonusea,vmito,diarria.

Zinco (Zn)

Iodo (I)

Flor (F)

Carnciabcio,durantea gestao sua falta pode afetar a tireode do feto a partir da 8 semana parte integrante dos de gestao. hormnios tireoideanos. ExcessoUmasuperdosecutnea pode suprimir a atividade tireoideana. Carnciacriedental. considerado como essencial Deficincia de flor: Cries devido ao seu efeito benfico dentrias. no esmalte dental, conferindo Excesso de flor: Manchas no resistncia mxima s cries. esmalte dos dentes, osteoporose

VITAMINAS E MINERAIS COM SUAS FUNES


(Foram extrados os elementos no vegetarianos)

FONTES

Tomate, leite, manteiga, verduras amarelas, abbora, folhosos verde escuro, melo, pssego.

batata doce, banana, cereais integrais, frutas, arroz, leite, nozes, legumes, levedura Cereais, leite e seus derivados, banana, lentilha, cenoura, cereais integrais, folhosos verde escuro.

Ameixa, figo, tmara, amendoim, gros integrais, legumes

Carne de soja, cereais, tomate, levedura.

verduras, cereais, frutas, gros, banana, melo, repolho, batata doce.

leite, couve-flor, brcolis, espinafre, grmen de cereais, batatas, legumes, folhas verdes, lentilha, feijo corda.

verduras, cereais, banana, lentilha, leite e derivados, cenoura, batata doce.

Carne branca, leite, legumes, cereais, nozes, chocolate, castanha.

Caju, acerola, goiaba, legumes, couve-flor, batata, aspargos, tomate, mamo, frutas ctricas, morango, abacaxi, pimento verde. leos vegetais, grmen de trigo, luz solar (converte prvitamina D do organismo em vitamina D), leite, queijo. grmen de trigo, verduras cruas, iogurte, leos vegetais, folhosos, amendoim, leite, manteiga, espinafre.

iogurte, alface, brcolis, verduras cruas, couveflor, leos vegetais, repolho, soja, espinafre. ATENO: importante lembrar que uma parte da vitamina K produzida no prprio organismo FONTES

sal de cozinha, leite e derivados, batata, gros, acelga, abacate, beterraba, queijos

Amendoim, frutas (melo, banana), leite, cereais integrais, castanha de caju, espinafre, batata doce e inglesa, gua de coco.

Vegetais de folhas escuras (couve, mostarda, brcolis, etc.), leites e derivados, cereais, feijo e frutas.

Leite, cereais, leguminosas, chs, caf, frutas, castanha de caju, trigo, queijo.

Vegetais folhosos, cereais, gros, sementes, leite, grmen de trigo, centeio, farinha de soja, avel.

aa, brcolis, feijo, banana, melao de cana, frutas secas, vegetais verdeescuroexceo do espinafre .

leites e derivados, cereais, aveia, gro de soja.

Sal de cozinha iodado, leite.

Sua maior parte est na gua potvel fluorada. Nos vegetais depende da qualidade do solo.

Вам также может понравиться