Вы находитесь на странице: 1из 3

Artigos sobre Cronoanlise

Avaliao de Ritmo (eficincia do operador)


Como foi visto no artigo anterior, a avaliao do ritmo do operador fundamental para o clculo do Tempo Normal e consequentemente do Tempo Padro. Foi definido anteriormente que o Tempo Padro o tempo necessrio para executar uma operao com mtodo definido para um operador de habilidade e esforo mdios. O Ritmo exatamente o fator que mede a influncia dos componentes habilidade e esforo na produtividade da operao. O esforo pode ser definido como a quantidade de trabalho que o operador pode ou que dar. influenciado por diversos fatores como: disposio fsica, entusiasmo do operador, cansao em diferentes momentos do dia e outros. E esforo varia no dia a dia. A habilidade o que o operador traz para o trabalho como potencial prprio. Depende de fatores como: destreza manual, experincia, inteligncia, poucas interrupes e hesitaes durante o trabalho. A habilidade no varia no dia a dia. Hoje, se aceita que um profissional de cronoanlise bem treinado consegue avaliar satisfatoriamente o ritmo do operador em relao a um padro de eficincia. No algo complicado, mas requer treinamento e prtica. Por mais diferentes que sejam as operaes estudadas, a maioria dos elementos de movimentos so comuns a todas as operaes. Uma fbrica pode possuir centenas tarefas, mas os elementos que integram estas tarefas no passaro de algumas dezenas. Portanto, conhecer bem os elementos de movimentos torna possvel avaliar a eficincia de um operador atravs de um fator percentual de correo.

www.assessoriaindustrial.com

Artigos sobre Cronoanlise Apresentaremos a seguir uma tabela com coeficientes percentuais para avaliar o ritmo do operador. A diviso em elementos e a experincia do profissional em cronoanlise servem de base para um julgamento adequado.

Tabela 1: Percentuais para clculo da eficincia do operador

Tabela 2: Conceitos para classificao da habilidade e do esforo

www.assessoriaindustrial.com

Artigos sobre Cronoanlise A tabela 2 deve ser utilizada para ajudar a classificar a faixa a ser aplicada na tabela 1. Quando a classificao entre habilidade e esforo for diferente, recomenda-se utilizar a mdia dos valores. Por exemplo, um operador com habilidade B e esforo C2 teria um fator de correo de: (115 + 105)/2 = 110%. Logo, para uma operao com Tempo Real de 0,05min, o Tempo Normal seria de: (0,05) * (110/100), ou seja, 0,055 minutos. Com o objetivo de aprimorar esta anlise, fundamental num trabalho de Cronoanlise, e frequentemente realizada de forma incorreta, treinamentos baseados em vdeos que mostram a mesma operao realizada em ritmos diferentes so muito teis. Tambm podem ser criadas operaes com ritmo normal bem definido e a partir da variar-se o ritmo para medi-lo. No prximo artigo, ser apresentado um mtodo de treinamento prtico para avaliao da Habilidade e do Esforo do operador.

Nota de Autoria: Engenheiro Douglas Moura Miranda, graduado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), assessor industrial do Centro Integrado de Produtividade Industrial (CIPI), especializado nas metodologias: 6 Sigma, Cronoanlise, Lean Manufacturing, TPM, TQM. cipi@assessoriaindustrial.com

www.assessoriaindustrial.com

Вам также может понравиться