Вы находитесь на странице: 1из 4

COMO VOC QUER SER CONHECIDO? (1Timteo 6.

11-16) INTRODUO Quando ouvimos algum falar Aquele homem um servo de Deus!, quais seriam as suas caractersticas para tal afirmao? Como podemos conhec-lo? Quais so as suas marcas? O que rege a sua vida? O que o diferencia das outras pessoas? Infelizmente, hoje em dia, na cabea de muitas pessoas, um servo de Deus conhecido pela roupa que veste, pelo linguajar que fala, pela freqncia nos cultos ou em uma determinada denominao, pelas ofertas que doam, por no beber, por no fumar, por no danar, por no falar palavres, etc... Mas, o apstolo Paulo nesse texto vai tratar isso de outra maneira. Ele vai acentuar alguns importantes compromissos de um homem e de uma mulher de Deus, pelos quais so conhecidos neste mundo...
1. O homem de Deus conhecido por aquilo de que ele FOGE

No v.11, Paulo diz: Voc, porm, homem de Deus, fuja de tudo isso .... O que significa tudo isso a que Paulo estava se referindo? Do que um homem de Deus deve fugir? Nos versculos anteriores de 3 10, Paulo escreve que um homem de Deus deve fugir da inveja, da difamao, das suspeitas malignas, das contendas e brigas sem fim e, sobretudo, da ganncia, ou seja, do amor ao dinheiro, que a raiz de todos os males. Um homem de Deus no pode se apegar s coisas deste mundo, pois ele no ama o dinheiro, mas, sobretudo, o Senhor. Um homem de Deus busca uma vida santa e sabe que a piedade, com contentamento, grande fonte de lucro (1Tm 6. 6) Hoje, muitas pessoas so escravas de Mamom. Na Bblia Mamom no um dolo, mas uma potestade, onde muitas pessoas, vidas pelo lucro fcil, se prostram diante desse demnio.

Por isso, a Palavra de Deus vem nos alertar: FOGE DESTAS COISAS! Foge das coisas que fazem com que o seu corao fique contaminado e venha pecar contra o Senhor. Foge das coisas que corrompem a sua f. Foge das coisas que podem tirar o foco da sua salvao... Hoje, muitos querem ser super-crentes, ao invs de sbia e prudentemente fugir do mal e da aparncia do mal. E voc, como tem procedido? Voc tem fugido daquilo que pode lhe trazer grande prejuzo espiritual?
2. O homem de Deus conhecido por aquilo que ele BUSCA

O apstolo Paulo, no mesmo v.11 continua: ...busque a justia, a piedade, a f, o amor, a perseverana e a mansido. Um servo de Deus no s foge do pecado, mas busca a virtude. Ou seja... Ele abomina o mal e anseia pelo bem; Ele foge da injustia e busca o que justo mais do que o ouro e a prata; Ele foge da vida promscua e impura e segue a piedade; Ele foge da incredulidade e busca a f, se deleitando na Palavra e crendo de todo o seu corao nas promessas de Jesus; Ele foge do egosmo e das brigas empapuadas de mgoa e segue o amor; Ele foge do estilo de vida inconstante, assim como aqueles que correm atrs do vento e segue a constncia; Enfim, ele foge do destempero emocional e segue a mansido. Voc precisa estabelecer em sua vida que caminho quer seguir! At porque, na Bblia, o cristianismo tambm conhecido como a religio do caminho. Ou seja, aqueles que se convertiam a Jesus como Salvador e Senhor, passava a ser aqueles que estavam a caminho do cu, a caminho de uma vida plena, a caminho da vida eterna...

Qual caminho voc tem seguido nestes dias? O que voc tem buscado como prioridade na sua vida? Lembre-se: o homem de Deus conhecido por aquilo que ele BUSCA.
3. O homem de Deus conhecido por aquilo que ele COMBATE

Paulo ainda escreve no v.12: Combata o bom combate da f. Tome posse da vida eterna.... Havia naquele tempo, assim como hoje, muitos falsos mestres espalhando suas heresias. Por isso, Timteo precisava entender que a vida crist uma luta sem trgua e sem pausa contra o erro e na promoo da verdade. Timteo deveria, como bom soldado de Cristo, combater o combate certo e com a motivao certa. Hoje temos visto muitas pessoas que entram na luta errada, com as armas erradas e com a motivao errada. Por exemplo... Lutam contra carne e sangue, quando a Bblia nos diz que devemos lutar contra as potestades e principados do mal; Lutam se utilizando de sabedoria humana, quando a Bblia diz que devemos lutar com as armas espirituais da orao e da verdade da Palavra de Deus; Lutam com o corao cheio de mgoa e ressentimento, quando a Bblia diz que devemos promover o amor e a f em Cristo. Timteo no deveria brigar por qualquer outra coisa, exceto em defender a f verdadeira em Cristo Jesus, tomando posse da vida eterna. Ele deveria estar convicto e seguro daquilo que Cristo tinha feito por ele e nele, e ento, sair bravamente em defesa da verdade contra aqueles que pregavam a mentira. Pelo que voc tem lutado? Ser que no hora de voc comear a lutar a luta certa?
4. O homem de Deus conhecido por aquilo que ele GUARDA

Finalmente, no v. 14, Paulo diz: Guarde este mandamento imaculado e irrepreensvel, at a manifestao de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nos dias de Paulo, muitos obreiros haviam se desviado do caminho. Outros, haviam se intoxicado de soberba. Ainda outros, haviam sido seduzidos pelas heresias dos falsos mestres. Contudo... Um homem de Deus deve guardar os Seus mandamentos, vivendo de maneira irrepreensvel at a volta do Senhor Jesus; Um homem de Deus no negocia aquilo que recebeu do alto e nem transige com seus valores absolutos; Um homem de Deus no se rende tentao do lucro em nome da f e nem abastece seu corao com as iluses de doutrinas estranhas s Escrituras Sagradas. Enfim, um homem de Deus, como diz Apocalipse 1.3, aquele que L, que OUVE e principalmente que GUARDA as palavras desta profecia, pois assim sero chamados pelo Senhor bem-aventurados... O que voc tem guardado como bem mais precioso em seu corao? Infelizmente, tem gente que guarda mgoa, rancor, dio, ressentimento e at um passado que ainda machuca. Mas, o cristo autntico deve guardar o mandamento da Palavra de Deus! CONCLUSO - O desejo de Deus que voc seja conhecido neste mundo no por ser um religioso, caridoso, freqentador de igreja ou muito menos pela roupa que usa. Pelo contrrio, que seja conhecido como algum que FOGE do pecado, que BUSCA sempre a justia, que COMBATE o bom combate da f e que GUARDA no corao o mandamento da Palavra de Deus, exemplo do salmista que disse: Para no pecar contra ti, Senhor. Que Deus te abenoe! Amm!

Вам также может понравиться