Вы находитесь на странице: 1из 3

DIREITO ADMINISTRATIVO. CORTE NO FORNECIMENTO DE SERVIOS PBLICOS ESSENCIAIS.

No legtimo o corte no fornecimento de servios pblicos essenciais quando a inadimplncia do consumidor decorrer de dbitos pretritos, o dbito originar-se de suposta fraude no medidor de consumo de energia apurada unilateralmente pela concessionria e inexistir aviso prvio ao consumidor inadimplente. Precedente citado: REsp 1.285.426-SP, DJe 13/12/2011. AgRg no AREsp 211.514-SP, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 18/10/2012.

DIREITO ADMINISTRATIVO. REMUNERAO POR USO DE VIAS PBLICAS POR CONCESSIONRIA DE SERVIO PBLICO. A utilizao das vias pblicas para prestao de servios pblicos por concessionria como a instalao de postes, dutos ou linhas de transmisso no pode ser objeto de cobrana pela Administrao Pblica. A cobrana ilegal, pois a exao no se enquadra no conceito de taxa no h exerccio do poder de polcia nem prestao de algum servio pblico , tampouco no de preo pblico derivado de um servio de natureza comercial ou industrial prestado pela Administrao. Precedentes citados: REsp 1.246.070-SP, DJe 18/6/2012, e REsp 897.296-RS, DJe 31/8/2009. AgRg no REsp 1.193.583-MG, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 18/10/2012.

DIREITO ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PBLICO. DIREITO DE OPO EM CASO DE ACUMULAO INDEVIDA DE CARGO, EMPREGO OU FUNO PBLICA. O direito de opo previsto no caput do art. 133 da Lei n. 8.112/1990 a um dos cargos, empregos ou funes pblicas indevidamente acumulados deve ser observado somente nas hipteses em que o servidor puder fazer pedido de exonerao de um dos cargos. Isso porque o servidor que responde a processo administrativo disciplinar no pode ser exonerado a pedido at o encerramento do processo e o cumprimento da penalidade eventualmente aplicada, de acordo com o art. 172 do mesmo diploma. Assim, fica suspenso o direito de opo previsto no art. 133 enquanto pendente a concluso de processo administrativo disciplinar em relao a um dos cargos. RMS 38.867-AC, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 18/10/2012.

DIREITO ADMINISTRATIVO. NOTRIO. ACUMULAO INDEVIDA DE CARGO, EMPREGO OU FUNO PBLICA. A atividade de notrio inacumulvel com qualquer cargo, emprego ou funo pblica, ainda que em comisso, mesmo que o servidor esteja no gozo de frias ou licena remunerada. O status de servidor pblico, que no desconfigurado pelo fato de o servidor estar no gozo de frias ou licenas, incompatvel com a atividade de notrio nos termos do art. 25 da Lei n. 8.935/1994. RMS 38.867-AC, Rel. Min. Humberto Martins, julgado em 18/10/2012.

TCU: registro de aposentadoria e prazo decadencial


A 1 Turma iniciou julgamento de mandado de segurana no qual se postula a cessao dos efeitos de acrdo do TCU que negara registro ao ato de aposentadoria da impetrante. A Corte de Contas tambm reputara ilegal a forma de clculo dos quintos/dcimos de funo comissionada incorporada pela servidora, com base na Portaria 474/87 do MEC. A impetrante alega que a forma de clculo de seus proventos lhe fora assegurada por deciso judicial passada em julgado, de acordo com o que preconizado pela aludida portaria, razo por que no incidiria a reduo de vencimentos prevista na Lei 8.168/91. Sustenta, ainda, o transcurso do prazo decadencial de cinco anos para a Administrao Pblica revisar o ato de sua aposentadoria, nos termos do art. 54 da Lei 9.784/99. O Ministro Luiz Fux, relator, denegou a ordem. Afirmou que o aresto do TCU no teria contrariado o contedo de qualquer deciso judicial transitada em julgado. Isto porque o ato daquele tribunal objetivara apenas adequar a forma de clculo do pagamento das referidas vantagens, a compatibiliz-las com a legislao vigente. Portanto, no houvera anulao de ato de pagamento, mas, ao revs, determinao de que se verificasse se a base de clculo estaria em conformidade com a lei. Registrou que a Corte de Contas teria assentado a alterao da frmula de clculo das vantagens concedidas judicialmente, conforme planos de carreira e as legislaes posteriores deciso judicial, de modo a observar a irredutibilidade dos proventos. Destarte, considerou que no prosperaria a alegao da impetrante de que o TCU teria contrariado deciso judicial. Consignou no configurar ofensa Constituio transformar, por lei, gratificaes incorporadas em vantagem pessoal nominalmente identificada (VPNI), reajustvel pelos ndices gerais de reviso de vencimentos dos servidores pblicos, mxime porque inexistiria direito adquirido a regime jurdico. Asseverou que no incidiria o art. 54 da Lei 9.784/99. Assinalou que, de acordo com as informaes prestadas pela autoridade coatora, a despeito de a impetrante ter se aposentado em 27.11.1992, o ato concessivo de sua aposentao somente teria sido disponibilizado para anlise do TCU, em 14.3.2008, tendo sido lavrado acrdo em 24.1.2012. Assim, apenas nesta data se teria verificado o aperfeioamento do ato concessivo de aposentadoria, motivo pelo qual no decorrera o lapso necessrio configurao da decadncia administrativa. Sublinhou que esse entendimento no se distanciaria da jurisprudncia do STF, segundo a qual a aposentadoria se afiguraria ato administrativo complexo , que somente se tornaria perfeito e acabado aps seu exame e registro pelo TCU. Aps, pediu vista o Min. Roberto Barroso. MS 31736/DF, rel. Min. Luiz Fux, 20.8.2013. (MS-31736)

Adulterao de sinal identificador de veculo automotor


A conduta de adulterar a placa de veculo automotor mediante a colocao de fita adesiva tpica, nos termos do art. 311 do CP (Adulterar ou remarcar nmero de chassi ou qualquer sinal identificador de veculo automotor, de seu componente ou equipamento: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa). Com base nessa orientao, a 2 Turma negou provimento a recurso ordinrio em habeas corpus. O recorrente reiterava alegao de falsidade grosseira, percebida a olho nu, ocorrida apenas na placa traseira, e reafirmava que a adulterao visaria a burlar o rodzio de carros existente na municipalidade, a constituir mera irregularidade administrativa. O Colegiado pontuou que o bem jurdico protegido pela norma penal teria sido atingido. Destacou-se que o tipo penal no exigiria elemento subjetivo especial ou alguma inteno especfica. Asseverou-se que a conduta do paciente objetivara frustrar a fiscalizao, ou seja, os meios legtimos de controle do trnsito. Concluiu-se que as placas automotivas seriam consideradas sinais identificadores externos do veculo, tambm obrigatrios conforme o art. 115 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. RHC 116371/DF, rel. Min. Gilmar Mendes, 13.8.2013. (RHC-116371)

Crime ambiental: absolvio de pessoa fsica e responsabilidade penal de pessoa jurdica - 1


admissvel a condenao de pessoa jurdica pela prtica de crime ambiental, ainda que absolvidas as pessoas fsicas ocupantes de cargo de presidncia ou de direo do rgo responsvel pela prtica criminosa. Com base nesse entendimento, a 1 Turma, por maioria, conheceu, em parte, de recurso extraordinrio e, nessa parte, deu-lhe provimento para cassar o acrdo recorrido. Neste, a imputao aos dirigentes responsveis pelas condutas incriminadas (Lei 9.605/98, art. 54) teria sido excluda e, por isso, trancada a ao penal relativamente pessoa jurdica. Em preliminar, a Turma, por

maioria, decidiu no apreciar a prescrio da ao penal, porquanto ausentes elementos para sua aferio. Pontuou-se que o presente recurso originara-se de mandado de segurana impetrado para trancar ao penal em face de responsabilizao, por crime ambiental, de pessoa jurdica. Enfatizou-se que a problemtica da prescrio no estaria em debate, e apenas fora aventada em razo da demora no julgamento. Assinalou-se que caberia ao magistrado, nos autos da ao penal, pronunciar-se sobre essa questo. Vencidos os Ministros Marco Aurlio e Luiz Fux, que reconheciam a prescrio. O Min. Marco Aurlio considerava a data do recebimento da denncia como fator interruptivo da prescrio. Destacava que no poderia interpretar a norma de modo a prejudicar aquele a quem visaria beneficiar. Consignava que a lei no exigiria a publicao da denncia, apenas o seu recebimento e, quer considerada a data de seu recebimento ou de sua devoluo ao cartrio, a prescrio j teria incidido. RE 548181/PR, rel. Min. Rosa Weber, 6.8.2013. (RE-548181)

Вам также может понравиться